terça-feira, 19 de janeiro de 2016

12 truques mentais para você se dar bem profissionalmente



Como usar algumas características do

funcionamento do cérebro a seu favor
18/01/2016 - 16H45 - POR ÉPOCA NEGÓCIOS ONLINE



Cérebro; inteligência emocional ; estudos da mente ; mudança de comportamento ; carreira ;  (Foto: Dreamstime)
IInformações das mais diversas áreas podem ser relevantes para o seu crescimento profissional. Analisar e interpretar o comportamento dos colegas de trabalho pode trazer grandes benefícios na tomada de decisão e nos relacionamentos cotidianos.Travis Bradberry, coautor do best-seller Emotional Intelligence 2.0 (numa tradução livre Inteligência Emocional 2.0), descreveu em artigo à Inc. alguns truques que podem te ajudar nessa tarefa. Ele mostra como certos sinais do inconsciente alheio são úteis para captar mensagens muitas vezes não ditas. Confira: 
2. Quem lhe faz um favor acabará gostando mais de você por issoSeja observador e entenda os relacionamentos de todos ao seu redor com o auxílio deste sinal. Também observe de quem você se sente mais próximo.
Ao te ajudar, as pessoas irão, subconscientemente, justificar o porquê de estarem fazendo aquilo. Elas encontrarão justificativas como: “farei este favor porque gosto dele / ele é meu amigo / ele faria isto por mim”.

3. O silêncio gera respostas
Ao fazer uma pergunta e a pessoa demorar para responder, resista ao impulso de avançar com a conversa e permaneça em silêncio. Dessa forma, o outro sentirá a necessidade de prover uma resposta. Esta dica pode ser eficaz durante uma negociação.
4. Sinalizar com as mãos abertas gera confiança
Evite apontar para algo, faça indicações com a mão aberta de forma amigável. Apontar pode ser visto como um gesto agressivo e antipático, enquanto um gesto com a mão espalmada traduz confiança.
5. Acenar positivamente com a cabeça durante uma conversa ou ao fazer uma pergunta ajudará a convencer a outra pessoa a concordar com o que você disse
Experimente este truque para estimular outra pessoa a concordar com o que você está dizendo. As pessoas costumam, inconscientemente, espelhar seus movimentos e, ao acenar positivamente durante a conversa, você indica que está falando algo verdadeiro e interessante.
6. Caso você decida mentir para alguém, adicione detalhes embaraçosos à história
Este truque auxiliará a formar uma imagem nítida na mente das pessoas e os detalhes embaraçosos tornarão a história mais crível. Isso porque deduz-se que, em uma mentira, você contaria fatos para melhorar sua imagem e não para denegri-la.
7. Pessoas tendem a se lembrar melhor de tarefas incompletas
É uma tendência natural do cérebro conhecida como o efeito Zeigarnik. O ser humano apresenta esta tendência pelo desejo em completar a tarefa não terminada. Quando uma música fica presa em sua cabeça, tente cantar o final dela e logo ela sairá de sua mente.
8. Mascar chiclete ajuda a relaxar e manter o foco
Mascar chiclete melhora a circulação de sangue no cérebro e reduz os níveis de cortisol no corpo, o hormônio responsável pelo estresse, melhorando o desempenho de sua memória e te mantendo mais alerta. 
9. A posição dos pés pode indicar o interesse do indivíduo em uma conversa
Pés apontados para você durante uma conversa demonstram que a pessoa está interessada e ouvindo o que você está dizendo. Por outro lado, pés apontados para outras direções indicam que a pessoa está distraída e te ignorando.
10. Ao ser apresentado a alguém, repita o nome da pessoa para memorizá-lo mais facilmente 
Esta dica ajudará você a se lembrar do nome daquela pessoa. Introduza pelo menos 3 vezes o nome dela de forma natural para evitar constrangimentos.
11. Demonstrar entusiasmo faz com que as pessoas gostem mais de você
Retomando a idéia de espelhamento do comportamento, você deve mostrar empolgação ao encontrar alguém para causar uma boa primeira impressão. O seu entusiamo será refletido de volta para você.
12.  Mantenha contato visual durante 60% de uma conversa
Encarar durante a conversa inteira é visto como agressivo e deselegante, enquanto que manter contato visual limitado demonstra desinteresse ou acanhamento. O equilíbrio é a chave para você parecer interessado, amigável e confiável.

quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

16 dicas de liderança para elevar sua performance em 2016


Em 2016, os prognósticos indicam que os líderes e gestores terão inúmeros desafios pela frente. Sugerimos 16 dicas infalíveis para elevar a performance da liderança no ano que se inicia


 Marco Morsch
Francis Hesselbein, atual presidente do Instituto de Liderança Francis Hesselbein (ex-Fundação Peter Drucker para Gestão Sem Fins Lucrativos), em Nova York, nos Estados Unidos, é uma referência mundial em liderança. Sua missão é fortalecer e inspirar a liderança do setor social, dos parceiros de negócios e do governo, ligando os setores publico, privado e social para servir, evoluir e liderar juntos com base em uma liderança fundamentada na paixão de servir, na disciplina para ouvir, na coragem de questionar e no espírito de incluir.
Hesselbein, autora de vários livros sobre liderança e editora do Journal Leader to Leader, costuma definir a liderança como uma questão de “como ser”, e não de “como fazer”, dizendo: "Nós passamos metade de nossas vidas aprendendo a fazer, e ensinando outras pessoas como fazer. Mas sabemos que, no final, é a qualidade e caráter do líder que determina a performance - os resultados”.
Com foco nessa definição, nesta semana, a consultora e escritora norte-americana Marlene Chism, autora do livro “No-Drama Leadership”, sintetizou 16 maneiras para um líder elevar seu patamar de desempenho em 2016, com enfase naquilo que voce precisa “SER” para atingir os simples, mas muitas vezes negligenciados “FAZER” da liderança.

1. Invista em você mesmo

Os líderes que investem em si mesmos, não esperam que a empresa pague por isso. Eles leem, escutam podcasts, assistem webinários ou participam de cursos e congressos e não ligam fazer o pagamento de seu próprio bolso. Pagam até mesmo por sessões de coaching que julgam necessárias. Investir em si mesmo e no seu autodesenvolvimento profissional requer uma atitude muito mais de responsabilidade pessoal do que uma questão de posse de direitos.

2. Domine seus pensamentos

Como seres humanos pensamos mais de 60 mil coisas por dia e mais de 70% desses pensamentos são ou repetitivos ou negativos. Quando você pensa negativamente e se concentra no que não está funcionando, você cria novos neurônios com o propósito de negatividade. Para dominar o seu pensamento é preciso ter a firme vontade de ter uma força positiva.

3. Construa confiança

Para construir confiança,  um líder deve ser confiável. Isso requer o hábito de fazer o que você diz que vai fazer. Você mantém sua palavra. Você não diz simplesmente "Vamos ver isso depois” e frustra seu interlocutor. Você fala a verdade gentilmente. Você procura ser cuidadoso pra dar elogios imerecidos apenas para fazer alguém se sentir bem, nem usa a honestidade como uma desculpa para expressar sua raiva. A construção de confiança exige um alto grau de consciência e intencionalidade de ações.

4. Declare seu Valores

Às vezes os valores pessoais de um líder se chocam com os valores corporativos. Saber de antemão os valores que lhe são caros irá ajudá-lo nos tempos de mudança a ser corajoso e tomar uma posição coerente. Ele deve alinhar também os valores da equipe.

5. Use uma linguagem poderosa

A linguagem faz o líder. Sua linguagem pode tornar você e outras pessoas fracas ou fazer com que você e os outros sejam fortes. Sobre o que você fala mais: o que está funcionando ou o que não está funcionando? O que é possível ou o que é impossível? O que você quer ou o que você não quer? Usar uma linguagem poderosa requer a prática de novos hábitos de comunicação e expressão, que por sua vez exigem novas maneiras de pensar.

6. Conecte-se e se comunique

Não somente pelo fato de estarmos na era da comunicação, saber se comunicar é uma das habilidades mais importantes do líder. Líderes que se conectam sabem que é impossível ser multi-tarefa e ouvir com atenção as preocupações de alguém. Você tem que parar para ouvir. Prestar total atenção e ter um diálogo completo. Para isso, você precisa esculpir o tempo. A vantagem é que a conexão realmente poupa-lhe tempo, a longo prazo, porque você está construindo a confiança, você está acertando desde a primeira vez, e construindo, portanto, a lealdade do colaborador.

7. Estabeleça limites adequados

Uma das quatro razões para o relacionamento em casa e no trabalho se tornar dramático decorre da inabilidade de se estabelecer limites adequados. A chave para se estabelecer limites adequados é deixar de querer agradar as pessoas e prestar atenção às suas emoções. Se você está se sentindo sobrecarregado ou ressentido, é provável que você esteja tendo problemas de limites, e você esteja sacrificando a sua própria produtividade e necessidade de fazer os outros felizes.

8. Promova o empowerment

Você não tem que ter todas as respostas, mas você precisa fazer boas perguntas. Os líderes que promovem o empoderamento, delegando e dando autonomia aos colaboradores, estão dispostos a confiar em seu equipe e mostrar para cada um que eles são inteligentes e capazes; eles têm respostas, eles são engenhosos. Quando você define a sua escolha, você encontra o seu poder. Os líderes que promovem o empowerment param de socorrer e proteger os outros e em vez disso, ajudam os outros a encontrar as suas próprias escolhas.

9. Veja o todo

A imagem inteira, ou do todo, é diferente do quadro geral. A imagem inteira inclui todas as partes e peças da organização e seu ambiente, desde acionistas, funcionários, fornecedores, clientes, governo e sociedade. Os acionistas querem chegar logo à arca do tesouro em uma ilha, fazendo com que os líderes queiram que todos remem mais e mais rápido. Os colaboradores (remadores) querem uma almofada maior e mais confortável como assento no barco. E os vendedores? Eles estão lá para vender-lhe a chave do baú do tesouro e dar lhe a melhor almofada de assento do barco para tornar a sua viagem mais agradável. O governo e a sociedade esperam que todos sejam tratados de maneira ética e equitativa, sem deixar de pagar seus impostos para uma melhor qualidade dos serviços públicos. Quando você entender todos os pontos de vista, você vê toda a imagem inteira.

10. Ligue-se na certeza

Produzir e se ligar na certeza mantém todos calmos e produtivos. Ainda mais em tempos de volatilidade, complexidade e incerteza. Um líder pode estabelecer o fator de segurança através de uma comunicação constante e manter todos atualizados sobre o progresso e as próximas mudanças. Demasiada incerteza gera fofocas e a tendência de proteger o território. Líderes que querem os funcionários produtivos procuram mantê-los atualizados regularmente.

11. Olhe mais para os outros

Líderes que olham mais para os outros também esperam mais dos outros. Os líderes que vêem mais os outros são cuidadosos para não manter as pessoas em uma caixa enxergando, por exemplo, “fulano é apenas um caixa”, “beltrano só trabalha na contabilidade” Fale com a visão do que é possível e inspire o empregado a desejar atingir o seu pleno potencial.

12. Modele correções de curso

Todos somos passíveis de erros. A correção de curso é tão simples como admitir um erro do passado, ou responder por parte de algum problema que está sendo experimentado. Constantes modelos de correção de curso servem como mecanismos de ajuste e podem ou não ser eficazes. Mas permitem que os funcionários abraçem plenamente a responsabilidade pessoal e adotem uma mentalidade de aprendizagem. O resultado são funcionários que estão dispostos a aceitar a sua responsabilidade e se tornarem prestadores de conta ​​sem medo de julgamento.

13. Evite o ping-pong

Líderes perdem muito tempo produtivo ficando distraídos com argumentos, insinuações e suposições. Jogos de "Sim, você fez; Não, eu não fiz ", "por que isso não é justo", ou identificar "de quem é a culpa" são jogos de ping-pong sem nenhum vecedor real. Líderes esclarecidos sabem como re-direcionar a energia para falar sobre o resultado final desejado, enquanto eliminando quaisquer mal-entendidos ou erros passados.

14. Elimine mecanismos de defesa

Nós, seres humanos, estamos comumente no modo de crescimento ou no modo de proteção. Evidências do modo de proteção incluem os comportamentos observáveis ​​conhecidos como mecanismos de defesa. Mecanismos de defesa envolvem comportamentos passivo-agressivos, tais como revirar os olhos, uso de sarcasmo para expor um argumento e utilizar o silêncio como resposta. Em primeiro lugar, procure evitar seus próprios mecanismos de defesa, depois, defina as expectativas da mudança desejada, e por último questione aqueles que exibem esses mesmos comportamentos.

15. Crie um ambiente de aprendizagem

Quando as pessoas sentem liberdade para aprender elas ficam mais propensas a assumir total responsabilidade e realmente buscar a responsabilização. Quando a perfeição é mais valorizada do que a aprendizagem e correção de curso os empregados, eventualmente, aprendem como bater o sistema de responsabilização para garantir a segurança do emprego.

16. Seja a mudança

Dê o que você quer receber. Se você quiser mais paz, seja pacífico. Se você quiser mais respeito, seja respeitoso. Se você quer ser reconhecido, reconheça os outros. Sua maneira de ser vai inspirar as mudanças que você persegue.
Estas 16 dicas não esgotam as diversas atitudes e ações que um líder de alta performance deve cumprir no desempenho de seu papel, mas sintetizam aquelas que são valiosas e essenciais para elevar sua liderança a um patamar mais elevado de desempenho, sobretudo num ano de desafios como promete 2016.

segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

RP de A a Z: o dicionário de termos do bom comunicador


PalavrasPor Michele Boin
E hoje damos continuidade à série do VRP que fala sobre os jargões do mundo da Comunicação. No último textomostramos os termos de A a E, hoje seguimos com os que vão da letra F à K. E aí, já está ficando craque? Acompanhe a série e impressione os coleguinhas RPs com, acima de tudo, conhecimento de causa!
Feedback: Simplesmente é o retorno, o efeito retroativo de algo, uma reação que se dá correspondendo a uma ação. Em comunicação é muito usado para dar retorno à equipe ou funcionário sobre seu desenvolvimento e explicar os resultados de uma ação, ou seja, qual foi o efeito dela.
Fee: É o montante (dinheiro/verba) que um cliente paga para a execução de um job ou para que uma agência ou profissional desenvolva continuamente um trabalho para ela, seja em assessoria de imprensa, social media, comunicação interna, entre outros. Esse valor é firmado em contrato com tempo determinado com cláusulas específicas firmadas entre as partes, que delimitam horas dedicas à conta, número de profissionais envolvidos no projeto, principais serviços que estão no pacote etc.
Follow-up: É uma expressão que significa acompanhar ou supervisionar algo. Em comunicação é muito usada principalmente em assessoria de imprensa, quando você envia uma sugestão de pauta ou release ao repórter e entra em contato diretamente com ele por telefone para ter um retorno disso e ir acompanhando até que a pauta seja declinada ou publicada. Basicamente, quem faz follow-up, carinhosamente apelidado de FUP por muitos, faz a “venda” de uma pauta.
Fanpage: É a página do Facebook para divulgação de um profissional, celebridade, serviço, empresa, área, comunidade, ação, ideias etc. Quando você atua profissionalmente nesta mídia social, o ideal é que você não tenha um perfil, como uma pessoa física teria, e sim uma fanpage como pessoa jurídica ou como uma pessoa física que divulga seus trabalhos profissionais. Além disso, ela serve para divulgar projetos, ações, ideias e todo o tipo de coisas possíveis, desde que, nestes casos, represente uma “tribo”. Uma fanpage não deve ser usada para divulgar informações pessoais e pensamentos particulares, a não ser que isso faça parte do trabalho daquela pessoa, de forma estratégica e condizente com o perfil de atuação. RPs que atuam emsocial media trabalham, dentre outras coisas, com fanpages.
Gap: É uma lacuna, um vão. Em comunicação é quando você encontra uma falha.
Insight: Quando a sua mente clareia e de repente você visualiza as coisas de forma mais clara e objetiva, conseguindo realizar o que precisa. É como se fosse um estalo, uma ideia, uma solução. É como um highlight.
Invite: Convite para um evento, uma reunião ou uma ação.
Guest list: Lista de convidados para um evento ou uma ação. Muito usado na área de Eventos.
Highlight: Em tradução literal é luz alta ou ponto de luz. É quando a sua mente clareia e de repente você tem uma ótima ideia, uma solução. É como um insight.
House organ: Não é mais tão usual hoje em dia, mas há alguns anos atrás as empresas usavam muito para se comunicar com seus funcionários. É um instrumento de Comunicação Interna, como se fosse um informe semanal de poucas páginas. Hoje foi substituído pela revista corporativa, que pode ter uma maior periodicidade e tamanho, sendo assim mais vantajosa para a empresa e minimizado custos.
Inboud PR: É uma técnica recente voltada à gestão de um negócio, em que se atua com os métodos e não necessariamente com os processos dos mesmos. O modo como eles estão interligados afeta automaticamente o trabalho do comunicador. O profissional que atua com Inbound PR (lembrando que também existe o Inbound Marketing, com conceito similar), deve aplicar o método para fazer a conexão criativa entre estratégia e resultado. Essa técnica une a melhor maneira de se relacionar, pensando na expertisede cada cliente – tanto da empresa e negócio como um todo quanto do profissional -, a atração de pessoas interessadas na companhia e seu portfólio. “Processos orientam ações, métodos orientam resultados”.
Interface: Nada mais do que o contato do comunicador para com uma empresa, um fornecedor, uma agência. A sua interface é a pessoa que tem contato com você e faz a ligação entre você e o outro lado, como um intermediador de um serviço. É muito usado no ambiente de agências para se referir ao contato principal com o cliente ou outro fornecedor do mesmo, independente da área de atuação.
Intranet: Uma ferramenta de Comunicação Interna online, disponível em um ambiente digital onde só os colaboradores daquela empresa têm acesso. Normalmente seu acesso se dá pelo computador ou site da organização, utilizando um login e senha para tal. Nesse ambiente são disponibilizados comunicados internos, informativos de eventos a serem realizados, espaço para agendar reuniões, informações da empresa e seus produtos e serviços, ponto para marcar horário de entrada e saída, e-mailchat, entre outros. O conteúdo, formato e possibilidades varia de acordo com o que cada empresa necessita e planeja para o relacionamento com seu público interno. Ninguém de “fora” da empresa acessa ou pode acessar esse espaço.
Job: É simplesmente um trabalho a ser realizado. Termo muito usado por agências, independente de área, para definir o trabalho para um cliente que não é fixo, ou seja, que está realizando em parceria com a agência apenas um trabalho mais pontual. Também pode ser considerado como o conjunto de atividades que o profissional tem no seu escopo de trabalho.
KPIs: Sigla em inglês para Key Performance Indicator, que significa, em tradução literal, Indicador-chave de Desempenho. É uma ferramenta de gestão para analisar o desempenho e nível de uma organização em uma determinada ação ou processo, focando no “como” e quão bem esses processos estão, também auxiliando para a obtenção dos objetivos da mesma.
Por hoje é só. Até o próximo post! :*
Fontes de hoje: Wikipedia e blog Versátil RP.

11 EXEMPLOS DE ANÚNCIOS DO FACEBOOK QUE REALMENTE FUNCIONAM (E PORQUE)


Por Rodrigo Souto

Date
Como profissional de marketing, você já sabe que a maioria (se não todos) de seus potenciais clientes faz parte da enorme comunidade do Facebook. Há 890 milhões e pessoas que entram no Facebook todos os dias. Portanto, seja seu público alvo alunos de faculdade ou CEOs, eles provavelmente usam o Facebook e alguns deles, diariamente.
O problema é que publicar apenas no Facebook não é o suficiente para a maioria das marcas, especialmente aquelas que estão só começando. Jogar dinheiro no Facebook para levar as pessoas à sua página e mandá-las ao seu website funciona apenas se você fizer isso com inteligência.
Uma maneira de ser inteligente é criar anúncios otimizados do Facebook direcionados ao público certo. Anúncios otimizados podem ajudá-lo a usar seu orçamento de PPC com sabedoria e ver um retorno positivo em seu investimento.

Aprenda como criar anúncios bem-sucedidos do Facebook baixando esse guia passo a passo para publicidade no Facebook.

Então, como seria realmente um anúncio otimizado para Facebook? Se estiver procurando alguns bons exemplos, você veio ao lugar certo. Nesta publicação, vamos tratar dos dois formatos primordiais de anúncios no Facebook: os anúncios na coluna à direita e os anúncios no feed de notícias. Depois, vamos mostrar 8 tipos diferentes de anúncios no Facebook e incluir exemplos reais de cada um deles, junto com alguns insights em porque o anúncio é tão bem-sucedido.
Antes de chegar a esses exemplos, vamos conversar um pouco sobre os quatro componentes de um bom anúncio no Facebook (ou qualquer anúncio, na verdade), independente do seu tipo. Lembre-se de que as pessoas estão no Facebook para ficarem atualizados sobre suas vidas sociais, não necessariamente conferir seus produtos. Por isso, ter essas quatro coisas em mente é importante para qualquer anúncio do Facebook que você fizer.

4 componentes de anúncios bem-sucedidos no Facebook

1) Ele é visual

Conteúdo visual é tratado de forma mais favorável no algoritmo do Facebook. Além disso, conteúdo visual é mais envolvente no feed de notícias em constante mudança e, assim, é mais provável que chame a atenção do seu potencial cliente. 90% das informações transmitidas ao cérebro são visuais. Não importa que tipo de anúncio você crie, sua imagem precisa ser visualmente atraente e chamativa.
Confira essa publicação de blog (em inglês) para obter uma guia detalhado para tamanhos de imagem para várias unidades de anúncios no Facebook, junto com alguns tipos de publicação de conteúdo visual.

2) Ele é relevante.

A relevância é crucial para o sucesso ao usar publicidade no Facebook. Lembre-se, você está gastando dinheiro quando alguém visualiza ou clica em seu anúncio (dependendo das configurações usadas). Se estiver mostrando anúncios que não são relevantes ao seu público alvo, você está perdendo tempo e dinheiro e provavelmente não terá sucesso com nenhum tipo de publicidade.
A Facebook recentemente lançou um novo recurso na plataforma de publicidade do Facebook que classifica seus anúncios e fornece uma pontuação de relevância, similar ao Ad Rank, no Google AdWords. Quanto mais relevante a imagem do anúncio, cópia do anúncio e página de destino forem para seu público, maior será a pontuação e mais favoravelmente o Facebook tratará seus anúncios.

3) Ele inclui uma proposição de valor

Uma proposição de valor informa ao leitor o motivo pelo qual ele deveria clicar em seu anúncio e saber mais sobre seu produto. Como seu produto ou serviço se diferencia de outros? Por que ele deveria clicar no anúncio para ver seu website?
A proposição de valor deve ter credibilidade. Dizer as pessoas que você tem os melhores sanduíches do mundo não fará as pessoas visitarem a página da sua empresa, mas oferecer 20% de desconto talvez funcione. Ou, talvez adicionar prova social ajude. Algo como, "sanduíches amados por mais de 1 milhão de pessoas todos os anos, venha e experimente o seu hoje mesmo! Ganhe 20% de desconto em seu pedido com esse cupom".

4) Ele tem um call-to-action claro.

Um anúncio bonito e relevante é ótimo, mas sem um call-to-action (CTA), a pessoa que estiver vendo poderá não saber o que fazer em seguida. Adicione um CTA como "Compre agora e economize x%", ou "A oferta termina em breve" e acrescente um senso de urgência à pessoa que estiver vendo. Seu CTA deve incentivar as pessoas a clicarem em seu anúncio agora.

Os dois formatos primordiais para anúncios no Facebook (com exemplos)

O Facebook tem oferecido cada vez mais opções para publicidade no Facebook ao longo dos anos. Cada um dos 8 exemplos que vamos abordar podem se encaixar em uma de duas categorias: o anúncio de coluna à direita e o anúncio de feed de notícias.
A diferença principal aqui é a colocação do anúncio, além da quantidade de texto e tamanho da imagem que são permitidos. Quase todos os tipos de anúncios que tratamos podem ser usados em cada tipo de anúncio, por isso, vamos passar agora brevemente pelas diferenças nos dois formatos.

Formato 1: O anúncio da coluna à direita

Esse tipo de anúncio é o mais tradicional no Facebook. Ele aparece no lado direito do feed de notícias do usuário no Facebook. Ele foi o primeiro tipo de publicidade no Facebook e existe até hoje.
Embora os anúncios no feed de notícias tenham mais chance de obterem métricas maiores de envolvimento, devido aos seus recursos nativos de publicidade, os anúncios da coluna à direita não devem ser esquecidos. Encontramos frequentemente cliques e conversões menos caros ao usar esses anúncios. Para que um anúncio de coluna à direita seja bem-sucedido, ele precisa ser relevante, ter uma proposição de valor, um bom visual e um call to action. Vamos ver um exemplo abaixo da Club W: 

Formato 2: O anúncio do feed de notícias

Um anúncio de feed de notícias aparece diretamente no feed de notícias do usuário e se parece mais com publicidade nativa. Em nossa experiência, esses anúncios têm uma taxa de envolvimento maior que os anúncios da coluna à direita, mas também podem ser mais caros. Eles também devem seguir as práticas recomendadas de publicações orgânicas do Facebooke serem envolventes e visuais.
Um anúncio da Club W no feed de notícias teria essa aparência:
facebook wine ad
 Novamente, o que faz com que esse anúncio seja bom?
  • Ele é visual. A imagem é maior que no anúncio da coluna à direita, tornando-o mais atraente visualmente e chamativo que no exemplo anterior.
  • Ele é relevante. Assim como o anúncio da coluna à direita, esse anúncio é relevante para mim. (Nota: eu realmente comprei o vinho da Club W e gostei). 
  • Ele inclui uma proposição de valor atraente. Eles já pensaram por mim e recomendaram vinhos para a Páscoa. Embora não haja descontos nesse anúncio, eu ainda vejo valor em seu conteúdo. 
  • Ele tem um call-to-action claro. Eles me dizem para acessar seu blog e ler suas sugestões. Dessa maneira, sei exatamente o que fazer e o que esperar quando clicar.
Agora que tratamos dos dois formatos principais de anúncios, vamos examinar uma variedade maior de tipos de publicação que podem ser usados.

8 tipos de publicidade do Facebook e alguns dos melhore exemplos de anúncios no Facebook

1) O anúncio de vídeo do Facebook

Recentemente, a Facebook disse que trataria anúncios de vídeo de forma mais favorável na linha do tempo. Aproveite isso criando mais anúncios de vídeo!
Anúncios de vídeo são grandes no feed de notícias do usuário e oferecem conteúdo mais envolvente. O vídeo está se tornando cada vez mais popular entre marcas e pessoas. De fato, 50% das pessoas que visitam o Facebook diariamente assistem pelo menos um vídeo por dia e o número de publicações de vídeo por marcas aumentou 3,6X em apenas um ano. Se estiver procurando por um tipo de publicidade altamente envolvente, experimente o vídeo.
Precisa de alguma inspiração? Confira esse exemplo abaixo, além de nossa explicação de porque os anúncios de vídeo são ótimos e como sua empresa pode criá-los de forma atraente.
facebook video ad rue la la
O que faz com que esse anúncio seja tão bom?
  • Ele é visual. Embora seja um vídeo, tenho uma ideia geral do que estarei assistindo, graças a captura de tela com a qual eles começaram.
  • Ele é relevante. É relevante para mim por vários motivos. Primeiro, vi esse anúncio três semanas antes do Natal, bem quando percebi que não tinha comprado ainda nenhum presente para meus amigos e familiares. Segundo, eles destacam isso dizendo, "Você não é a única pessoa a sentir a pressão". Gosto quando eles podem ler minha mente. Terceiro, essa é uma página em que estive anteriormente e um website do qual eu já comprei, portanto, eu confio neles e tenho chance de comprar novamente.
  • Ele inclui uma proposição de valor atraente. A empresa está mostrando muitas opções que tenho em seu site para presentes de fim de ano. A partir do vídeo, fico sabendo que essa é uma loja completa. Posso conseguir tudo que preciso aqui.
  • Ele tem um call-to-action sólido. Ao chamar sua butique de "loja de último minuto para o fim de ano", sou incentivada a comprar agora.
Como você pode criar seu próprio anúncio de vídeo? Primeiro, compreenda as exigências de anúncios de vídeo do Facebook, incluindo tamanho e duração do vídeo. Sugerimos manter seu vídeo o mais curto possível, mesmo que o Facebook permita atualizar um vídeo muito maior. Crie um vídeo que exiba seu produto ou serviço e faça upload diretamente no gerenciador de anúncios do Facebook, seguindo essas instruções. 

2) O anúncio de foto

Outro tipo de publicidade de rich media no Facebook é uma publicação de uma imagem. Esse é um dos tipos mais populares de anúncio desde que a Facebook começou a favorecer o conteúdo visual. O tamanho ideal para anúncios de feed de notícias é 1200x628 pixels, caso contrário, sua imagem será cortada. Ajuste sua imagem dependendo das necessidades do público alvo e aquilo que for mais atraente a eles.
Esse é um exemplo de anúncio de foto da NatureBox:
naturebox-1
Por que esse anúncio funciona?
  • Ele é visual. A imagem mostra exatamente o que você recebe e eles destacam também o CTA de "amostra grátis".
  • Ele é relevante. Todos gostam de petiscos! Honestamente, a pessoa que viu esse anúncio é um fã de várias empresas de assinatura de estilo de vida, que é o que a NatureBox é. 
  • Ele inclui uma boa proposição de valor: Esse anúncio é cheio de valor. Primeiro, a chamada de "avaliação grátis" é a primeira coisa que seus olhos veem ao olhar a imagem. Segundo, eles mencionam claramente os aspectos saudáveis das guloseimas em seu produto.
  • Ele tem um call-to-action claro. Eles estão pedindo para que você experimente sua amostra grátis. Não poderia ser mais fácil saber seu próximo passo.
A Starbucks usou outra abordagem em um anúncio de foto criando um anúncio com várias imagens dentro de uma foto publicada, incluindo a data e hora do evento especial que estão organizando.
starbucks facebook ad
Por que isso é bom?
  • Ele é visual. Os elementos visuais são bem feitos e aprimorados. Os tópicos são atraentes tanto para viciados em cafeína, quanto em Starbucks. O texto é curto e agradável e usa uma fonte divertida, com um fundo vermelho e contrastante, que facilita passar os olhos no texto.
  • Ele é relevante. Eu sou fã tanto do Starbucks quanto de café em geral. (De fato, provavelmente irei ao Starbucks local após terminar essa publicação).
  • Ele inclui uma proposição de valor atraente. Esse anúncio joga com o desejo humano natural de ser parte de algo grande (a maior data do Starbucks) e o medo de perder algo. Eles também começam a descrever alguns dos cafés e guloseimas que os participantes irão gostar, fazendo todos ficarem com água na boca!
  • Ele tem um call-to-action claro. Na imagem e na descrição, eles são claros sobre onde e quando. Eu sei exatamente como me envolver.
As empresas podem usar a mesma tática durante todo o ano, jogando com um feriado nacional ou grande evento local.

3) O anúncio de vários produtos

Anúncios de vários produtos permitem que os anunciantes demonstrem vários produtos com um anúncio. A pessoas podem rolar através das imagens e clicar em links individuais de cada produto. Você pode promover várias coisas, não só produtos, como diferentes publicações de blog, e-books ou webinars. Esses anúncios podem ser criados no Facebook Power Editor.
Esse é um exemplo de anúncio de vários produtos da Shutterfly, junto com imagens adicionais que são usadas no anúncio. Cada imagem tem uma oferta diferente para ter apelo a vários segmentos demográficos em um anúncio.
shutterfly
Por que esse anúncio funciona?
  • Ele é visual. Eles usam as coisas de uma maneira muito legal aqui e as imagens são visualmente atraentes. (Ter um gatinho fofo não prejudica também!)
  • Ele é relevante. A pessoa que viu isso adora tirar fotos e criar presentes sentimentais. 
  • Ele inclui uma proposição de valor atraente: há um valor muito claro ao usuário, 40% de desconto em cada produto anunciado. O código e data de término da venda também estão claros na descrição do anúncio. Esse anúncio tem também um nível de valor agregado, está mostrando as várias maneiras que as pessoas podem usar o Shutterfly, de maneiras que muitos podem não conhecer.
  • Ele tem um call-to-action claro. Sei que preciso usar isso antes de 17/2 quando a oferta termina, portanto, sou incentivada a agir imediatamente.  

4) O anúncio local

Anúncios locais no Facebook funcionam apenas se sua empresa tem um endereço físico para o qual você está tentando enviar tráfego real. Se você se encaixar nessa categoria, anúncios localmente direcionados do Facebook podem ser excelentes para você, pois você poderá hiperdirecionar o Facebook para suas vizinhanças.
Se sua empresa tem uma oferta ou evento em andamento em sua loja, configure alguns anúncios do Facebook para aparecer apenas às pessoas que estão próximas de sua loja. Faça com que esses anúncios sejam exibidos alguns dias antes do evento e em dispositivos móveis, enquanto ele estiver acontecendo. Você pode querer entrar em contato com algumas pessoas no dia do evento, que possam estar nas proximidades, verificando suas contas do Facebook em seus smartphones.
Veja esse exemplo de anúncio da Mizzou Campus Dining:
ScreenShot2015-03-29at2.12.59PM
Por que esse anúncio é bom?
  • Ele é visual. Essa imagem tem um apelo estudantil, uma variedade de delícias salgadas e doces e um logotipo famoso para atrair estudantes universitários famintos. 
  • Ele é relevante. Esse anúncio, provavelmente, está sendo exibido apenas aos alunos no campus que estão em seu público alvo. Ele menciona também os jogos que estão em andamento e jogam com as necessidades atuais dos estudantes: lanches e sanduíches do Subway.
  • Ele inclui uma proposição de valor atraente. O mercado Mizzou está dizendo a estudantes universitários famintos (e preguiçosos) que ele têm tudo que eles precisam para o grande jogo. 
  • Ele tem um call-to-action claro. Esse anúncio tem a opção de mostrar direções, facilitando muito para um estudante universitário seguir as instruções para chegar ao mercado.

5) O anúncio de oferta

Um anúncio de oferta é uma nova forma de publicidade no Facebook, onde uma empresa pode promover um desconto em um produto ou serviço que pode ser resgatado no Facebook. O benefício disso? Ele elimina uma etapa na jornada do comprador, que termina por aumentar as vendas.
O Facebook permite criar esses tipos de anúncios no Ads Manager ou Power Editor. Você pode escolher exibir esses anúncios no feed de notícias de seu público, colunas à direita, ou em seus aplicativos móveis.
O anúncio da oferta tem muitos benefícios. Primeiro, ele conduz o usuário diretamente à oferta. O usuário resgata-a diretamente no Facebook, removendo qualquer atrito adicional da necessidade de ir ao seu website para obter a oferta. Você também pode atingir qualquer tipo de público que quiser, pois todas as opções de direcionamento no Facebook são possíveis. Finalmente, você pode incluir todas as informações necessárias para o usuário decidir se eles querem isso ou não, incluindo o período de tempo que elas são utilizáveis, o número de pessoas que já resgataram as informações e o valor exato da oferta. Isso eliminará cliques não qualificados, que custam dinheiro a você.
Esse é um exemplo uma oferta da Jasper's Market:
ScreenShot2015-03-29at12.36.32PM
Nesse exemplo, sabemos exatamente quanto vale a oferta, quando ela expira e como obtê-la.
Ele é bom, pois:
  • Ele é visual. A imagem é bastante colorida e bem arrumada.
  • Ele é relevante. Esse anúncio é oportuno, pois a oferta expira no mês seguinte. Além disso, ele promove uma loja onde provavelmente eu compraria.
  • Ele inclui uma proposição de valor atraente. Você ganha $10 de desconto em seu primeiro pedido, uma proposição de valor que é mencionada não uma, mas duas vezes. Além disso, há prova social: Mais de 5.000 pessoas resgataram essa oferta e você não quer ficar de fora.
  • Ele tem um call-to-action claro. O CTA "obtenha a oferta" é clara.

6) O anúncio de evento

Os anúncios de evento promovem (você adivinhou) um evento específico. O CTA nesses anúncios normalmente envia os usuários diretamente à página de compra de ingressos, seja onde for que esteja hospedada.
Usar esse tipo de anúncio ajudará a conduzir um grupo alvo de pessoas para participar do seu evento. Ele será exibido no feed de notícias do público específico escolhido. Eventos são parte importante da rotina da maioria das empresas, mas fazer com que as pessoas participem mesmo de um evento pequeno, pode ser complicado. Promover seu evento a um público alvo específico no Facebook pode ajudar a impulsionar o tipo certo de participantes.
Um bom anúncio nesse formato mostrará claramente os benefícios da participação no evento: O preço, datas e um CTA claro para comprar um ingresso. Os anúncios de eventos abaixo do Tortuga Music Festival exibe a data e hora em que as bandas tocarão:
event facebook ad
Por que esse anúncio é bom?
  • Ele é visual. A imagem por si só vale mais que mil palavras sobre o quanto esse concerto será divertido. Ele não só acontece na praia, como também em um dia lindo e o palco parece incrível. Além disso, ele representa claramente o que esperar durante o evento e chama a atenção de uma pessoa que esteja passando pelo feed de notícias. (A linda água do oceano realmente ajuda).
  • Ele é relevante. A pessoa que viu esse anúncio é fã de Kenny Chesney e já foi em outros shows antes. Ela também é originalmente da Flórida, onde esse evento acontece. 
  • Ele fornece uma proposição de valor atraente. Como a imagem é de um dia lindo, parece ser um lugar ideal para estar, especialmente para as pessoas que estejam vendo o anúncio em suas mesas de trabalho. O anúncio diz também claramente o preço do ingresso, para que você saiba antes de clicar. (Isso também é bom para o anunciante: ao incluir o preço, o anunciante permite que os usuários selecionem dependendo se podem arcar com o ingresso ou não. Se não puderem, eles não clicarão, economizando dinheiro do anunciante em cliques não qualificados).
  • Ele tem um call-to-action claro. O CTA é claro: "Compre". Os anunciantes também acrescentam um texto urgente com o título "O tempo está se esgotando!", incentivando a comprar seu ingresso antes que seja tarde demais.

7) O anúncio de redirecionamento

Um anúncio de redirecionamento promove um anúncio a uma lista específica de pessoas previamente identificadas. Já viu anúncios seguindo você pela Internet, após visitar certo website? Então, você viu um anúncio de redirecionamento. No meu caso, a Vineyard Vines me segue por todas as partes e geralmente é bem-sucedida em fazer eu comprar mais!
O Facebook tem o mesmo recurso. Um anunciante pode anunciar a uma lista de leads ou clientes fazendo upload de uma lista de endereços de e-mail que eles já têm no Power Editor para criar um público personalizado. Essa tática tem sido muito bem-sucedida para a HubSpot para obter reconversões a nosso banco de dados existente em nossas avaliações gratuitas e nosso CRM. Um bom anúncio de redirecionamento reconhece que a marca sabe que você já está interessado em seu produto. (Porque, encaremos os fatos, o redirecionamento pode ser um pouco assustador).
Semana passada, eu decidi planejar uma viagem à Grécia. Após pesquisar em vários sites, experimentei a Jetsetter para ver se poderia encontrar uma oferta de hotel. Alguns dias mais tarde, entrei no Facebook e vi o anúncio abaixo.
facebook ad retargeting example
Eles acertaram em cheio. Por quê?
  • Ele é visual. A imagem não é muito confusa e me dá uma boa ideia do que esperar ao reservar.
  • Ele é relevante. Novamente, eles destacam que eu já estava planejando as férias e me mostram um anúncio de um hotel que eu já havia visto. Eles acertam em cheio na relevância para mim.
  • Ele inclui uma proposição de valor atraente. Hotéis de luxo com 40% de desconto me fazem dar uma segunda olhada.
  • Ele tem um call-to-action claro. O texto na parte inferior da publicação é: "Ofertas exclusivas começam hoje!" Isso me incita a conferir nesse dia.
Então, eu cliquei para conferir esse hotel adorável? Claro! Santorini, lá vou eu.

8) A publicação impulsionada

Uma publicação impulsionada é uma publicação orgânica do Facebook que estava originalmente na página inicial do Facebook de uma empresa e que mais tarde foi impulsionada com dinheiro de publicidade.
A diferença em relação aos anúncios acima é que ela não é criada no gerenciador de anúncios. Você pode incluir mais texto na descrição, pois não há limite de contagem de palavras em publicações impulsionadas como nos anúncios. Você também pode ter um link na cópia.
Os contras? Publicações impulsionadas deixam menos opções para negociação, direcionamento e preço. Você também não pode executar nenhum tipo de teste A/B, pois está promovendo uma publicação que já foi criada e não criando uma do zero.
Esse é um exemplo de publicação impulsionada da Fabletics:
ScreenShot2015-03-25at9.00.27PM
O que faz com que esse anúncio seja bem-sucedido?
  • Ele é visual. A imagem de uma modelo em forma funciona muito bem para vender roupas de ginástica. As cores e a luz combinam com o texto e as cores de fundo da caixa de texto também.
  • Ele é relevante. Como uma mulher que gosta de malhar, diria que isso é relevante para meu grupo demográfico.
  • Ele inclui uma proposição de valor atraente. Uma roupa de ginástica por $25 mais frete grátis é um ótimo negócio, por isso eles destacam o desconto duas vezes, e não apenas uma. (E com um ENORME texto).
  • Ele tem um call-to-action claro. O anúncio pede para responder a um teste para ganhar a roupa de $25 e me fornece um link que me direciona diretamente ao teste.
Um bônus adicional? A prova social na parte superior me informa que três amigos já curtiram a página da Fabletics. Isso me incentiva a também curti-la, o que posso fazer sem mesmo sair do anúncio, clicando no botão "Curtir" na parte superior.
Aqui está: uma lista de diferentes tipos de publicações no Facebook e alguns exemplos incríveis de todas as diferentes marcas. A plataforma de gerenciamento de anúncios do Facebook ensinará como configurá-los com instruções simples e passo a passo, por isso, você não se sentirá sobrecarregado.
Agora, pare de ler e comece a criar!