segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Dicas importantes para elaborar um dashboard útil e profissional


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O Excel é um programa muito utilizado por gestores empresariais em vários segmentos. Além de permitir aos usuários uma organização de conteúdo informativo, pode ser potencializado ainda mais quando adicionamos a ele um dashboard.

Afinal de contas, o que é um Dashboard?

Na tradução simples um Dashboard é um painel de indicadores (ou painel de bordo), com seus principais indicadores e gráficos compilados em um único painel de fácil acesso, manuseio e visualização. Abaixo você pode ver um exemplo bem feito e claro de um dashboard com informações comparativas sobre 20 países.
Dicas importantes para elaborar um dashboard útil e profissional
O dashboard organizará e apresentará melhor os conteúdos informativos, dando a eles um design mais profissional e interativo. Todo resultado apresentado será mais facilmente analisado possibilitando uma melhor tomada de decisões. Abaixo, seguem algumas dicas importantes do que fazer e do que não fazer na hora de elaborar um dashboard útil e profissional.

Criação de dashboard – o que não fazer

É muito importante considerar algumas informações do que não fazer na hora de montar um dashboard para que ele funcione corretamente e obedeça as funções realmente necessárias.
- Não adicione muitas cores: O principal intuito de um dashboard é demonstrar, de forma organizada, os dados necessários para otimizar uma tomada de decisões. As cores são importantes, mas somente para dar um visual mais agradável ao dashboard. Adicionar muitas tonalidades de cores diferentes e vibrantes deixará o dashboard com um visual agressivo e cansativo, além de parecer desorganizado.
Dicas importantes para elaborar um dashboard útil e profissional
- Não insira muitos efeitos: Quando são utilizados muitos efeitos diferentes no dashboard, o usuário fica estressado com o excesso de sinais que desviam a sua atenção a todo instante e evitam que ele mantenha o foco no que realmente importa.
Dicas importantes para elaborar um dashboard útil e profissional
- Não faça uso de imagens desnecessárias: A utilização de muitas imagens deixa o visual do dashboard pobre, confuso e mal organizado, principalmente, se as imagens não tiverem relação com o real objetivo proposto no dashboard. O excesso de imagens desnecessárias tira o foco e desvia a atenção.
Dicas importantes para elaborar um dashboard útil e profissional
- Não escolha um tipo de gráfico inadequado: Muitas vezes, é realizado uma escolha errada do tipo de gráfico para ser configurado e visualizado no dashboard. A repetição do mesmo formato de gráfico fica cansativo aos olhos de um analista e ainda, não combina com todos os tipos de resultados apresentados.
Dicas importantes para elaborar um dashboard útil e profissional
- Não apresente dados irrelevantes: Dados irrelevantes, quando inseridos e apresentados no dashboard, fazem com o que o dashboard perca a sua função principal. Isto impede que o analista, responsável por analisar os dados, consiga mensurar com maior precisão, o que realmente precisa saber, para determinar as suas ações com base nas informações apresentados no dashboard.
Dicas importantes para elaborar um dashboard útil e profissional

Criação de dashboard – o que fazer

Para que o dashboard seja bem elaborado e apresente, com eficiência, os resultados desejados numa análise de dados, é necessária uma atenção especial às dicas apresentadas abaixo.
- Elabore o dashboard em uma única página: Quando o dashboard é desenvolvido para ter as suas funcionalidades apresentadas todas na mesma página, fica muito mais prática a visualização e interpretação dos resultados apresentados. É possível ter acesso a todas as informações necessárias ao alcance dos olhos ao mesmo tempo. Isto também vai dar muito mais agilidade ao processo de análise das informações apresentadas.
Dicas importantes para elaborar um dashboard útil e profissional
- Configure um sinal de alerta: Uma ferramenta de alerta deve ser configurada para que o responsável pelo dashboard, em meio a tantos dados informativos, seja avisado quando algum dado importante apresentar algum tipo de irregularidade. O dashboard ficará muito mais eficiente e profissional com o uso de uma ferramenta de alertas.
Dicas importantes para elaborar um dashboard útil e profissional
- Adicione símbolos no dashboard: Substitua as tradicionais cores verde, vermelho e amarelo, utilizadas para apresentar resultados, por “smileys”. As carinhas poderão ganhar expressões como indiferente, quando tudo correr normalmente, triste, quando algo apresentar um padrão negativo e sorridente, quando os dados apresentarem padrões acima do esperado. O dashboard ficará mais descontraído e divertido de ser analisado.
Dicas importantes para elaborar um dashboard útil e profissional
- Utilize poucas cores e suaves: As cores utilizadas na elaboração do dashboard devem seguir uma linha suave e constante para não atrapalhar o visual informativo. Os dados são mais importantes do que as cores. Procure utilizar o mesmo grupo de cores alternando sempre as tonalidades entre claro e médio.
Dicas importantes para elaborar um dashboard útil e profissional
- Configure somente os efeitos e imagens necessárias: Inserir os efeitos adequados e as imagens certas, na quantidade correta, pode ajudar o dashboard a fornecer um resultado superior ao esperado com relação as suas funcionalidades. Os efeitos devem ser suaves e contribuir para que o bom funcionamento do dashboard não perca a sua principal utilidade. Já nas imagens, utilize o mínimo possível e com informações visuais relevantes no processo de manipulação dos dados.
Dicas importantes para elaborar um dashboard útil e profissional
Utilize as dicas do que fazer e do que não fazer ao elaborar um dashboard, realmente eficaz e profissional, e tenha uma melhor organização e visualização para uma tomada de decisões mais adequada.
Para aproveitar melhor todas as funcionalidades do Excel e conhecer nossa variedade de planilhas, continue acompanhando nosso blog!

Jontex lança campanha inovadora com o lema #prazerseguro

#prazerseguro aborda o assunto de maneira inédita e envolvente e pretende conscientizar a população para o sexo seguro
THALES BRANDÃO
CidadeMarketing

Jontex, marca líder em preservativos no país, apresentou sua campanha para destacar o Dia Mundial de Combate à AIDS. Com o lema #prazerseguro, a marca produziu um vídeo que será transmitido online no site e fanpage oficiais de Jontex, fazendo um paralelo entre o prazer de praticar esportes radicais a dois, que intensifica a proximidade e cumplicidade do casal, e o prazer do sexo, o ápice da intimidade entre quatro paredes. Por meio de imagens de casais praticando esportes radicais juntos, a campanha reforça a importância de usar sempre o equipamento de segurança correto em qualquer que seja a ocasião: no rapel, no rafting, no mergulho e, por que não, na cama.

Para Daniella Brilha, Diretora de Marketing Jontex, a campanha vai ao encontro ao posicionamento da marca. "O comportamento sexual seguro sempre foi uma das principais bandeiras de Jontex e a marca está engajada em retomar temas que estavam esquecidos como a HIV/AIDS, uma doença que cresce escondida, sem visibilidade", afirma a executiva. "Este ano apoiamos a maior pesquisa sobre o tema já realizada no Brasil, o Atitude Abril, e estamos lançando essa campanha no Dia Mundial de Combate a Aids, que fala sobre a importância do uso do equipamento correto e obrigatório nas relações sexuais, o preservativo", completa.



A campanha #prazerseguro inaugura uma nova plataforma de comunicação digital da marca. A partir do seu lançamento, a presença online de Jontex contará com o paralelo entre sexo e a prática de esportes. A campanha conta também com interatividade entre os fãs da marca: Jontex convida seus seguidores a dividir histórias sobre momentos em que um equipamento de segurança fez toda a diferença.

Além do lançamento da campanha, neste Dia Mundial de Combate à AIDS, Jontex anuncia uma parceria com a médica e jornalista Karina Oliani. Por meio da profissional, a marca irá enviar preservativos para a luta contra o HIV/AIDS na África.

 Video: https://www.youtube.com/watch?v=BdQQoAwc4Ao

15 filmes que todo publicitário deveria assistir





Não se sabe ao certo se a arte imita a vida ou se é a vida que acaba por imitar a arte. Algumas realidades chegam a misturar-se hamoniosamente com mitosnas produções fílmicas e o que você puder aprender de verdades neles, vale um pouco para a vida.

Nesse post, viemos aqui para falar de Publicidade e Cinema. Ah, e Listas!

E é claro que para englobar esses três assuntos mágicos iremos compartilhar aqui com vocês a lista de filmes que todo o publicitário deveria assistir. Os filmes dialogam com o universo do marketing/publicidade e despertam questionamentos interessantes, mas nem sempre são tão agradáveis.

Se já escolheu o futuro profissional, vale conferir alguns mitos e verdades em filmes que retratam atividades como a dos publicitários. Por isso, separamos uma lista de filmes interessantes para fazer pensar sobre as belezas e os dissabores de se trabalhar com publicidade e propaganda.

Então, deixem o job de lado, peguem a pipoca, apaguem as luzes e senta que lá vem história.


1. O Lobo de Wall Street – 2013

Esse filme mostra fielmente o retrato do mundo capitalistano qual vivemos, onde dinheiro, status, mulheres e luxonunca são demais, não importa o quanto você já os tenha. Quem não se identifica com essa visão do capitalismo, com certeza se ofenderá com o filme. O filme mostra cenas espetaculares, como em reuniões de vendas que o líder conduz. Até eu, como espectadora, fiquei com vontade de pegar o telefone e sair discando para realizar vendas. Já falamos desse filme aqui.


2. Do que as Mulheres Gostam (What Women Want) – 2001

O sonho de todo o publicitário é poder literalmente ouvir o que o seu público alvo está pensando, certo? É justamente isso que acontece com Mel Gibson nessa comédia. “O grande mote do filme é saber ouvir o outro e melhorar orelacionamento”, analisa Rodolfo Nakamura, coordenador do curso de Publicidade e Propaganda da Uniban ABC.


3. Obrigado por Fumar (Thank you for Smoking) – 2005

O filme mostra um profissional de comunicação em situações desafiadoras e suas estratégias para defender o que parece ser “indefensável”, o cigarro. O poto forte da trama é a habilidade que ele tem para contornar os problemas, mascarar a verdade e, sob tudo, um poder depersuasão quase sobrenatural. Ele traduz com perfeição o cenário publicitário atual, onde não é suficiente (e nem aceitável) que um publicitário entenda só de propaganda - ele precisa conhecer as outras ferramentas disponíveis de marketing.


4. Lemonade – 2009

E quando o criativo perde seu emprego? O que ocorre com o publicitário desempregado? Este é o mote do documentário “Lemonade”, lançado em 2009. É indicado especialmente para aqueles que estão pensando em entrar nessa área tão conturbada da publicidade e do marketing. É bacana verificar o lado que não é glamuroso, o stress d dia a dia.

5. Se eu Fosse Você – 2006

E é claro que o cinema nacional não podia ficar de fora dessa lista. Ok, todo mundo está cansado de saber do que se trata esse filme, mas o que poucos devem ter parado pra pensar é que nele está oculta uma grande lição. Essa bem sucedida comédia tem um publicitário como foco da trama. A apresentação de uma campanha para um produtofeminino faz uma interessante discussão sobre o olhar masculino em relação ao “gosto” feminino.


6. Cidadão Kane (Citizen Kane) – 1941

Um filme obrigatório para qualquer comunicador, exemplo de como fazer uma narrativa eficaz. É uma uma aula de enquadramentos para o profissional do áudio visual e até mesmo de publicidade. De certa forma, ele fala do nosso meio, da parte da comunicação, o poder que aquele personagem do filme traz.  



7. A Rede Social (The Social Network) – 2010

Preciso mesmo explicar porque esse filme é tão importante assim? Tudo bem, farei isso através de uma única e singela pergunta: Quantas vezes você já entrou no Facebook hoje? O filme é ideal para entender como esta ferramenta foi idealizada e como esse mecanismo funciona, além disso, compreender “a visão do criador dessa rede” pode ajudar na criação de ideias e inspirar o empreendedorismo.

8. No – 2012

A obra mostra o papel do publicitário na formação da opinião pública em relação a um tema muito importante para o Chile e os chilenos: a continuidade de um presidente ou sua substituição. O que precisa ser feito para vencer, do ponto de vista publicitário, é fundamental para nossas discussões com clientes, em geral, sobre estratégias de campanha.


9. Clube da Luta (Fight Club) – 1999

O filme critica descaradamente o universo publicitário e o consumo desenfreado que se desencadeia a partir dele. E por que essa crítica social é tão importante para nós publicitários? É importante que a gente conheça as críticas que são feitas para sabermos nos posicionar na hora dedefender a nossa escolha. E, além disso, também somos consumidores. E como tais, temos obrigação de refletir sobre os dois lados dessa moeda.


10. Art & Copy – 2009

Este documentário apresenta a visão de publicitários norte-americanos sobre a criatividade e as formas de atuar em um sistema que exige “o novo” em meio à padronização. O interessante é que ele enfatiza o lado “glamuroso” da profissão, mas não esquece os detalhes menores.




11. Muitos Loucos (Crazy People) – 1990

E se um publicitário decidisse fazer uma campanha dizendo apenas a verdade? Seria taxado de louco? Este é o enredo por trás deste filme do início dos anos 90. “Há muitas lições para tirarmos desse verdadeiro ‘hospício’ que é a publicidade feita fora dos padrões dominantes. Somos todos loucos?”, questiona João Elias Nery, pós-doutor em Comunicação Social e coordenador do curso de Publicidade da Faculdade Cantareira.


12. 1,99-Um Supermercado que Vende Palavras – 2004

Esse filme critica abertamente o trabalho da publicidade e dos publicitários. "Avalio que é importante que estudantes da área conheçam as críticas que nos fazem, para saber seposicionar e defender sua escolha", explica Nery. "É [...] uma crítica bem inteligente ao consumo, ou melhor, ao consumismo. Tem uma dinâmica de cenário e filmagem muito diferenciada", complementa Caim.


13. Amor por Contrato (The Joneses) – 2009

Nesse filme uma grande empresa especializada emmarketing invisível, leva uma pseudo-família perfeita para uma pequena cidade, onde muitas pessoas tinham dinheiro, mas não eram tão consumistas como tinham o potencial de ser. A missão da família era de ganharpopularidade entre os habitantes e serem admirados ao ponto de se tornarem referencial do que todos deveriam ter para serem tão legais quanto eles! Sendo assim, eles ganhavam credibilidade e tudo que eles usavam ganhavavisibilidade e relevância, tornando fácil inserir novos produtos no mercado local e iniciar um boca a boca mais eficaz que milhares de comerciais!


14. Branded – 2009 


Tendencioso e extremista, esse longa serve para dar um choque nos profissionais da área de marketing e publicidade. Fotografia ruim, efeitos de baixa qualidade e um enredo com alguns momentos questionáveis não invalidam a ideia macro que o filme deseja passar, e para quem já está acostumado com filmes alternativos, não verá nada de tão terrível assim nessa produção. A trama se passa num período pós guerra fria, onde a entrada das marcas internacionais são finalmente liberadas e os grandes empresários se aproveitam da facilidade de domínio de público (a população nunca tinha sido tão exposta publicidade) e de um mercado quase virgem em certos seguimentos.

14. Mad Men – 2007

Essa é uma série que devia ser parada obrigatória para todos os profissionais de propaganda. A história se passa nos anos 60 e tem como foco a vida do Don Draper, um publicitário da área de criação que trabalha na Madison Square.
15. Cilada.com – 2011

O filme, que também é brasileiro, é uma comédia sobre amor e traição que mostra o poder da internet em transformar pequenas intimidades e deslizes em fama e constrangimentos globalizados. Como vingança de uma traição, a namorada humilha seu ex publicamente colocando um vídeo caseiro no Intube - site como o Youtube -, mostrando uma transa dos dois, onde seu ex não consegue levar por mais de alguns segundos. Como acontece com esses fenômenos virais na internet, aos poucos Bruno (o ex) vê seu trabalho, suas relações sociais e sua vida em geral modificada por este surto de fama que o transformou numa celebridade às avessas. 


fonte: http://www.revistamktnews.com/2014/12/14-filmes-que-todo-publicitario-deveria.html

sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

O que será da comunicação e das marcas daqui a 20 anos?


Postado por Bruno Mello - 05/12/2014

Meu filho mais novo tem dois anos e nove meses. Apesar de a irmã, de seis, utilizar o tablet para entretenimento durante uma parte da noite regularmente, ele só se interessou pelo gadget há pouco tempo, porque nunca o estimulamos. Quando está com o aparelho nas mãos, o que mais prefere fazer é assistir a vídeos de carros no YouTube. Reconhece o ícone e o acessa normalmente. Se você tem filhos pequenos, sobrinhos ou conhecidos, reconhece a cena imediatamente. Eles apresentam uma desenvoltura nata.
Acontece que, assim como a irmã, o menorzinho já fica irritado e pula os anúncios que são apresentados antes dos vídeos. Arrisco-me a dizer que mais de 90% das campanhas passam direto. Ele simplesmente as ignora. Já aperta o ícone para pular e segue em frente. Uma razão para ele ignorar os comerciais: a maioria não é produzida para o target dele. Alguns poucos são e, raramente, conseguem fisgá-lo. A questão é que, mesmo em uma nova plataforma e diante de um modo diferente de fazer comercial em vídeo, com entrega segmentada, os publicitários e profissionais de Marketing ainda não chegaram ao modelo de efetividade.
Ao mesmo tempo, pipocam tutorais e demonstrativos de produtos. Incrível como ele pula o comercial aos cinco segundos e pode ficar até uma hora inteira assistindo à demonstração de carrinhos, pistas de Hot Wheels e bonecos dos maios variados tipos. Fica claro aqui o que já vem sendo debatido no Marketing há alguns anos. Conteúdo para a marca é muito mais efetivo do que comerciais tradicionais. Ainda que em novas plataformas.
A verdade é que estamos ficando ultrapassados numa velocidade cada vez mais rápida e, o mais crítico: estamos deixando de entender as novas gerações. Sempre li relatos de pais que se surpreendem com a evolução dos filhos diante das novas tecnologias. Eles aprendem e se desenvolvem naturalmente. Pais na casa dos 30 e 40 anos, portanto, jovens, com filhos entre cinco e 12, se reconhecem nestas situações.
Enquanto você fica uma hora tentando entender como funciona um joguinho, em cinco minutos eles já passaram de fase. E aqui está um caminho. Precisamos aprender com os games e com o cinema. Devemos nos aproximar destas indústrias para que nossa comunicação, e principalmente, nossos negócios não se tornem obsoletos diante da nova geração. Depois das redes sociais, dos serviços e do entretenimento, os jogos estão entre os mais usados na internet. São neles que os pequenos passam horas a fio. Os games prendem a atenção e ganham o tempo do novo consumidor, enquanto muitas marcas perdem espaço.
No cinema, o sucesso estrondoso de Frozen também mostra como o entendimento dessa geração mudou, e nenhum outro filme recente conseguiu arrebatar tanto quanto a história das duas princesas. Exatos 20 anos atrás, O Rei Leão era o longa-metragem de animação infantil de maior sucesso. Você se lembra de como era o mundo há duas décadas? Não tínhamos a internet como temos hoje, não tínhamos celulares e smartphones, não tínhamos multiplicidades de canais de venda e mídia. Só em buscas no Google, O Rei Leão apresenta 356 mil resultados, enquanto Frozen tem nada menos do que 444 milhões.
A lista é extensa do que mudou, e os volumes abissais. Em 20 anos, o mundo se transformou rapidamente. Agora imagine como será a comunicação e os nossos negócios daqui a cinco anos. O que estamos vivendo hoje certamente sofrerá mutações. Temos muito pouco indício do que está num futuro distante de, pasmem, cinco anos. Melhor mesmo é se agarrar na base do sucesso de Frozen, que, no fundo, tem uma história de amor e um final feliz. O que não muda é o melhor caminho para enfrentar as mudanças.
Comunicação, nova geração, conteúdo, tendência

quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

CRIAR INTELIGÊNCIA DE MERCADO DE FORMA SISTÊMICA

INTELIGENCIA COMPETITIVA.jpg
A missão e a visão da empresa, que foram estabelecidas na fase de planejamento estratégico, devem orientar e direcionar o foco de pesquisa e desenvolvimento para novos produtos e serviços. 
O posicionamento da empresa que constrói sua Marca é materializado na cabeça do cliente pela oferta compreensível do portfólio de produtos e serviços.   


#1 - O CLIENTE 

Seu cliente pode ser uma empresa - Business to Business - Nesse caso, além de entender as "dores" do seu cliente empresa, você também deverá entender as dores e necessidades dos clientes do seu cliente.
O cliente empresa está na busca constante por redução de custo, seja por melhor eficiência ou por substituindo insumos, e principalmente por diferencial competitivo que leve a empresa para fora da guerra por preços.  
O relacionamento um a um - 1:1 - facilita o mapeamento e o entendimento das dores e necessidades portanto, a empresa que tem essa oportunidade não tem como errar, já que os próprios clientes relatam suas expectativas. 
Seu cliente pode ser o consumidor - Business to Consumer -Nesse caso, o relacionamento está mais disperso e portanto exigirá uma metodologia mais abrangente. A pesquisa poderá ser feita por um comitê, agrupando membros e influenciadores, que debatem e reportam suas experiências práticas do dia a dia.
Adicionalmente, devem ser conduzidas pesquisas qualitativas que oferecem estímulos diversos com objetivo de testar as reações dos consumidores. Os comitês devem ser conduzidos na empresa liderados e mediados pelos próprios diretores das áreas de negócio. As pesquisas devem ser confeccionadas e conduzidas por institutos de pesquisa qualificados. 

#2 - O MERCADO 

Mercado total - Estudar o mercado e "fatiá-lo" na busca por oportunidades é tarefa obrigatória. O tamanho do mercado total representa o volume de produtos e serviços que uma determinada indústria pode gerar e, respectivamente, seus consumidores podem consumir gerando vendas. 
O desafio é identificar segmentos, verticais e nichos que garantam um bom ambiente competitivo e que aumentem as chances da empresa em conquistar participação de mercado com rentabilidade. Calcular o tamanho do mercado é uma tarefa que exige estudo cuidadoso, já que é disputado por diversas empresas, de variados tamanhos, que concorrem pelos mesmos clientes, parceiros e fornecedores que formam o ecossistema específico.
O mercado disponível - É uma fração do mercado total que a empresa deverá focar, ou seja, é a fatia compatível com sua capacidade de empreender, criar, inovar, produzir e vender seus produtos e serviços. A empresa deve escolher entre ser “pequena e irrelevante” no mercado total, ou “grande e representativa” num mercado específico.
A tarefa de primeiro quantificar para depois qualificar mercado é um exercício matemático. A ausência ou negligência dos estudos são inaceitáveis porque comprometem os investimentos que podem ser empreendidos na direção errada. 
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A análise SWOT, no quadrante OPORTUNIDADES, deve demonstrar mercados, segmentos e nichos que a empresa poderia empreender.
Dependendo do cenário mercadológico que se apresenta, o sistema de inteligência pode auxiliar na tomar a decisão que melhor maximizam as vendas, focando sua energia em ações específicas. como nos exemplos abaixo:
  1. Lançar um novo produto
  2. Conquistar um novo segmento de mercado e/ou uma nova região
  3. Conquistar uma nova região
  4. Recuperar participação de mercado - market share - que é o desafio mais complexo. Uma vez perdido, seu concorrente se estabelece no seu lugar. Perder market share por negligência deve ser considerado um erro intolerável
  5. Reforçar o reconhecimento da marca

#3 - A CONCORRÊNCIA 

Sem distinção, todo cliente exige adaptabilidade e flexibilidade. A Marca que negligencia essa evidência está confinada a ofertas de produtos e serviços sem nenhum valor agregado, e portanto submetida a contínua guerra de preços que incondicionalmente leva à morte. 
As empresas com apetite de mercado e foco em resultados contratam líderes inquietos com visão sistêmica e analítica. Líderes esses que monitoram o ambiente competitivo e fazem benchmarks com empresas bem sucedidas - trend setters. Eles escolhem, cuidadosamente, as batalhas que desejam lutar. 

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Agrupe a concorrência conforme suas competências. Dessa forma, você poderá compreender a melhor forma de atacar e principalemente antecipar seus movimentos.
Monitore a concorrência por 4 perspectivas.  
  1. Competindo num segmento onde o preço é que determina a compra
  2. O valor agregado conquistado por planos bem executados permite melhor diferenciação e, consequentemente, margem
  3. Uma Marca bem construída que detém a  preferência dos seus clientes
  4. A barreira de saída é tão grande que os clientes acabam aprisionados, gerando receitas recorrentes
Dependendo do quadrante que seu concorrente se encontra, escolha conjunto de informações que melhor o represente.

#4 - A MARCA 

Uma pesquisa de satisfação de clientes bem elaborada determina como sua marca é reconhecida perante seus clientes e concorrentes. Ignore qualquer pesquisa que não tenha sido articulada e conduzida por um instituto de pesquisas experiente.
Durante a pesquisa, o instituto deverá considerar e entreter três níveis de interações com o público alvo pesquisado:
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  1. Identifique os Fatores Críticos de Sucesso. Nessa etapa a pesquisa deve identificar o que seu cliente espera de uma empresa que vende um produto ou opera um serviço como o seu. Para analisar, obedeça dois critérios: 1) Quais FCS - Fatores Críticos de Sucesso - que geram satisfação do cliente; e 2) Quais FCS promovem crescimento da empresa (veja tabela ao lado).
  2. Na sequência da pesquisa, pergunte para o entrevistado quais empresas concorrentes que melhor oferecem os FCS que foram identificados. Certamente o seu cliente vai lembrar espontaneamente das principais empresas. Essa lista – short list – corresponde as empresas que tem maior reconhecimento da marca. Sua empresa pode, ou não, estar no short list. A missão aqui é construir programas que reforcem o reconhecimento da marca – awareness - que por definição é volátil. Ou seja, se você parar com a campanha, o cliente vai esquecer da sua empresa.
  3. Pergunte, de forma comparativa e utilizando os mesmos FCS como referência, sobre como sua empresa atende os FCS versus seus concorrentes. Seu cliente vai ilustrar a distância entre o que ele deseja e o que sua empresa efetivamente entrega como produto e/ou serviço.

fonte: http://www.brandme.com.br/1-inteligenciacompetitiv/