segunda-feira, 19 de maio de 2014

101 Frases Inspiradoras para Abrir sua Mente e Melhorar seu Dia

 

    
101frasessobremarketing [eBook] 101 Frases Inspiradoras para Abrir sua Mente e Melhorar seu Dia
Words have the power to both destroy and heal. When words are both true and kind, they can change our world. ~ Buddha
As palavras tem o poder de curar ou destruir. Quando as palavras são verdadeiras e generosas, elas podem mudar nosso mundo.
Seja você um empreendedor ou não, muitas vezes recorremos a pensamentos e frases inspiradoras para nos guiar no nosso dia-a-dia e na luta pela nossa missão de vida, nossos maiores objetivos.
A palavra marketing ainda é vista por alguns como uma estratégia para vender mais. Porém, eu acredito que o verdadeiro marketing vai muito além dessa simples definição.
Ele pode ser o responsável por brilhantes ideias chegarem até seu público, sejam elas resultantes de um produto ou um serviço que poderá ajudar a trazer novas soluções para velhos problemas.
Pensando nessa inspiração para que possamos lutar por um mundo melhor, onde ideias prevalecem sobre hierarquias, sobre cargos, separei algumas das frases de marketing mais brilhantes que encontrei.
Com ajuda das meninas Priscilla Stuani, Vanessa Alkmim e o designer Yuri Santos, montamos um eBook com 101 frases inspiradoras sobre marketing, que você pode baixar gratuitamente aqui.
 

10 frases de marketing inspiradoras: As minhas favoritas dentre as 101

1. “Design não é apenas o que se vê e o que se sente. O design é sobre como funciona.” — Steve Jobs
94 [eBook] 101 Frases Inspiradoras para Abrir sua Mente e Melhorar seu Dia
 
2. “Faça do cliente o herói da sua história.” – Ann Handley, Diretora de Conteúdo, MarketingProfs
18 [eBook] 101 Frases Inspiradoras para Abrir sua Mente e Melhorar seu Dia
 
3. “As pessoas certas para começar um vídeo blog são aquelas que têm paixão por contar historias.” – Steve Garfield
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4. “Quanto mais difícil fica, mais próximo está o sucesso.” – Chris Garrett
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5. “Você precisa manter o foco em sua jornada para realizar grandes coisas.” – Les Brown
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6“As escolhas levam a hábitos. Hábitos se transformam em talentos. Talentos são chamados de dons. Você não nasceu desse jeito, você se tornou assim.” – Seth Godin
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7. “Menos é mais. Ser simples requer tempo e esforço.” – Jeff Bullas
55 [eBook] 101 Frases Inspiradoras para Abrir sua Mente e Melhorar seu Dia
 
8. “Ninguém nunca terá sucesso sem ajudar aos outros.” — Jay Abraham
89 [eBook] 101 Frases Inspiradoras para Abrir sua Mente e Melhorar seu Dia
 
9. “Busque pela excelência, não pela perfeição.” — H. Jackson Brown Jr.
73 [eBook] 101 Frases Inspiradoras para Abrir sua Mente e Melhorar seu Dia
 
10. “Seu tempo é limitado, então não o desperdice vivendo a vida de outra pessoa. Não deixe que a opinião dos outros cale a sua voz interior.” – Steve Jobs. Universidade de Stanford (2005)
61 [eBook] 101 Frases Inspiradoras para Abrir sua Mente e Melhorar seu Dia
Gostou dessas 10 frases?
Elas são apenas um pequeno aperitivo das 101 frases de marketing para você se inspirar

sexta-feira, 16 de maio de 2014

Na Vida, Tudo se Resume a Levar Vantagem?

 


         
A dica de hoje é o excelente A Corporação, documentário Canadense (de 2003) sobre como “As Corporações” manipulam e lucram cada vez mais escravizando, degradando e proliferando doenças pelo mundo. Se você acredita que o Governo é o nosso único problema, precisa assistir documentários como esse.
Para você que pretende ou está empreendendo, espero que sirva de reflexão. Que lhe ajude a trilhar o caminho certo!
marketing-automation-is-an-advantageEu realmente fico triste, muitas vezes paralisado em olhar ao nosso redor e perceber como somos (no geral) tão miseráveis. Tudo se resume em “levar vantagem”. É mais do que simplesmente vender… é sugar o máximo de todos os lados. Mas o ponto é que um dia a coisa toda vai entrar em colapso e pior, não iremos e já não estamos percebendo isso. É a velha história do Sapo e a Água Quente. Para quem não conhece, segue:
Dizem que se você colocar um sapo em uma panela com a água do seu rio e, aos poucos, ferver a água, o sapo não pulará para fora! Ele morrerá sem ao menos ter ideia do que aconteceu.
Contudo, se você ferver a água e tentar colocar um sapo dentro dessa panela, ele pulará imediatamente para fora.
Estamos sendo fervidos e nem percebemos. Enquanto isso, vamos obedecendo e participando do sistema na esperança de um dia, sobrar “um trocado”, uma oportunidade para “nos darmos bem”.
Existe um trecho em que o CEO da Interface retrata muito bem a nossa percepção da realidade atual: “Desenhando a metáfora das primeiras tentativas de vôo. O homem saltando de um penhasco em seu avião…batendo as asas… O vento no rosto. O tolo pensa que está voando, mas está caindo. Ele ainda não sabe, porque o solo está longe… mas o avião vai se espatifar. Assim é a nossa civilização…“.
E sabe quem vai lucrar muito quando o colapso ocorrer? As corporações!! BINGO! Eles sempre ganham!

Então eu me pergunto: Na Vida, Tudo se Resume a Levar Vantagem?1

- Qual é a real vantagem de levar vantagem em tudo? Ser o espertão?
- Só eu percebo que o espertão um belo dia encontra outro espertão, que levará tudo aquilo que ele conquistou?
Realmente não entendo essa lógica. Não sou contra o capitalismo, não sou contra o lucro, não sou contra o desenvolvimento de empresas… sou contra esse sistema burro que nos é ensinado o tempo todo: LEVAR VANTAGEM A TODO CUSTO.
É na fila do cinema, no caixa do supermercado… No troco errado do restaurante, no pequeno lixo jogado na rua… nos péssimos hábitos que as crianças observam seus país cometendo…
Talvez você diga que não é possível, que não dá para fazer muita coisa, mas essa é a resposta fácil (ficar na panela com a água fervendo). A resposta difícil é se comprometer com algo!
Se você não tem a menor ideia do que fazer, comece pela raíz: incentive seus filhos (ou dos seus amigos) a fazerem a coisa certa! Pequenos bons hábitos terão um excelente impacto no futuro, pode ter certeza!
Se tiver a oportunidade de ensinar uma única coisa a algúem, por favor, ensine-a a pensar!!!
Aproveite o documentário e se gostar, compartilhe!

quinta-feira, 15 de maio de 2014

10 aplicativos para facilitar a vida do pequeno empreendedor

 

Em um universo bem extenso de aplicativos desenvolvidos, separamos 10 que são indispensáveis para que não haja erros em sua administração

Nícolás Párraga, www.administradores.com,


A maioria pode ser baixada gratuitamente
Gerir uma empresa não é das tarefas mais fáceis. Não importa o tamanho: principalmente no começo da gestão é preciso se valer de ajuda de confiança, pessoas empenhadas em realmente colaborar e projetos muito bem estruturados.
Além disso, parte desta ajuda está na tecnologia. Usar sistemas, mesmo que os mais simples (tabelas em Excel, por exemplo) para controlar fluxo de caixa, credores, pagamentos, funcionários, entre outros, demanda tempo e disposição para que nada fuja do controle.
No entanto, é a própria tecnologia, por meio de smartphones e tablets que promete auxiliar - e muito, o pequeno empresário. Em um universo bem extenso de aplicativos desenvolvidos, separamos 10 que são indispensáveis para que não haja erros em sua administração.
Aproveite! A maioria pode ser baixada gratuitamente (ao menos em uma versão mais simples).
Evernote
Armazenar arquivos de texto, imagens e áudio, de uma forma que estas ainda possam ser compartilhadas facilmente, por meio de sincronia entre smartphones, notebooks e tablets são as principais funções do Evernote. O aplicativo suporta muitos sistemas operacionais e ainda oferece uma versão gratuita e uma outra paga, um pouco mais abrangente.

SamCard
Empresa pequena geralmente depende de bons contatos tête-a-tête para obter sucesso. No entanto, carregar um calhamaço de cartões de visitas pode ser complicado. Este aplicativo, gratuito e disponível para iOS, fotografa o cartão de visita e transfere as informações diretamente para lista de contatos do celular.

Printcentral
Este serve para iPad e o transforma em uma central de impressões. Além disso, permite o envio de documentos, fotos e páginas web para impressoras que aparecerem em sua rede wi-fi. Ainda há a vantagem do programa aceitar muitas impressoras simultaneamente. Tem mais: se estiver na rua, aceita o envio de documentos via conexão 3G.

Pai
Desenvolvido pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), o Pai funciona como se pegasse o empreendedor pequeno e guiasse pela mão. Tem o objetivo de dar base ao negócio em fase inicial ou para empresas que precisam de um empurrãozinho para aprimorar sua gestão e crescer. Estão nele preços médios de mercadorias, serviços, custos, fluxo de caixa, projeção de custos... Ele realmente é um pai para o empresário! E o melhor: sai de graça para muitos sistemas operacionais.

Sendgine
Organizar o pardieiro de e-mails, por lista de correspondências indesejada, criar páginas para projetos novos e controlar prazos com avisos anteriores ao deadline de cada ação. Todas essas funções estão no Sendgine. Mais que um organizador, ele promete dar uma nova vida às caixas de e-mail.
BizExpense
Ótimo para controlar os gastos: cria categorias, subcategorias, faz gráficos e ainda exporta tudo facilmente para o Excel. Além disso, ainda usa a câmera fotográfica do próprio celular como scanner. E é grátis, para iOS.
Intercom
Autorizar negócios, filtrar informações e permitir acesso fácil aos contatos profissionais, separados por empresa, cargos e até cidade. Com a organização que o Intercom proporciona, nenhuma destas tarefas pode se transformar em um bicho de sete cabeças.

PdaNet
Arquivos importantes presos em seu notebook por falta de wi-fi? O fato é mais comum do que se imagina e pode acontecer com você mesmo, amanhã, quando estiver naquela viagem de negócios. Esse programa faz com que seu celular seja um modem e funcione por meio do cabo, do jeito mais primitivo. Pode salvar vidas, acredite!

HoursTracker
Seus horários e compromissos podem ser muito bem controlados. Basta que você tenha um iPhone e use o aplicativo HoursTracker. Ele é tão certinho que permite até o cálculo de tempo de seus projetos ou atendimento aos clientes.

TeamViewer
Esta é outra mão na roda para quem precisa acessar arquivos em seu notebook ou até mesmo supervisionar, mesmo de longe, a equipe de trabalho. Serve tanto para Android quanto para iPhone.
Nícolás Párraga é digital marketing analyst da Staples no Brasil e na Argentina.

Qual o impacto do Marco Civil da Internet no Marketing Digital

 

Quais os possíveis impactos que o MCI poderá causar nos seus investimentos de marketing digital.

Silvio Tanabe,   


A presidente Dilma Roussef sancionou no dia 23 de abril o Marco Civil da Internet (MCI) no Brasil, que deverá entrar em vigor até o final de junho. Como o próprio nome já diz, o Marco Civil é uma base para regulamentação do setor e não cabe aqui entrar na discussão geral sobre seus pontos polêmicos, mas esclarecer possíveis impactos que o MCI poderá causar nos seus investimentos de marketing digital.
Em princípio, o MCI estabelece os direitos de liberdade de comunicação e privacidade dos usuários sobre seus dados de navegação e responsabilidades de provedores em relação à qualidade dos serviços, neutralidade e sigilo de informações dos clientes. O único ponto que pode ser relacionado diretamente à publicidade diz respeito à obrigatoriedade das empresas (tanto provedores de acesso quanto sites) de manter em sigilo os dados pessoais e de acesso. Na prática, significa que qualquer empresa que possua um site na internet não pode, sem consentimento do visitante, divulgar seus dados de navegação (por exemplo páginas mais visitadas, palavas-chave utilizadas, assim como outros dados coletados pelo Google Analytics) ou utilizar essas informações para ações publicitárias individuais.
Conforme alguns especialistas na área avaliam, esta medida prejudicaria principalmente as campanhas de remarketing, em que os dados de navegação de um usuário (cookies) são utilizados para direcionar a publicidade para outros sites que ele visita. Embora essa possibilidade exista, é pouco provável que seja criada uma lei específica para proibir esse modelo de anúncio devido à complexidade do assunto e ao impacto econômico da medida no mercado. A própria definição sobre os dados a serem mantidos em sigilo estão sendo tema de debates.
Conforme o assunto seja desenvolvido, é mais provável que as próprias empresas de marketing digital criem uma autorregulamentação, a exemplo do que ocorreu com o e-mail marketing. Estabelecida pela Associação Brasileira de Marketing Direto (ABEMD) para distinguir as empresas que respeitam os direitos dos consumidores das que praticam indiscriminadamente o “spam”, o Código de Autorregulamentação para Prática de e-Mail Marketing é atualmente apoiado pelas principais entidades de classe, como Fecomércio, Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Pró Teste).
Por enquanto, a única recomendação para as empresas é cautela em relação ao uso de informações de visitantes do site.

10 respostas que o Marketing deve estar preparado para dar à alta direção

 

objetivosdemarketing
Com base num post que lemos no site da Visionedge e achamos de grande pertinência, segue uma adaptação do conteúdo:
Diversos estudos sugerem que as funções de marketing de muitas empresas não estão em sincronia com a estratégia geral. A área de marketing muitas vezes se perde em suas diferentes tarefas (aumento da receita, pesquisas de mercado e do cliente, coleta de dados de inteligência competitiva, definição de novos produtos e serviços e identificação de novas oportunidades de mercado). As empresas estão percebendo que existe um fosso entre o crescimento da receita real e as expectativas dos investidores.
A alta direção deve também ter um papel de liderança ativa para garantir que o departamento de marketing tenha as habilidades e os recursos necessários para enfrentar os desafios e oportunidades do mercado, a fim de produzir os resultados de negócios desejados. Ela precisa ter uma compreensão clara do papel do marketing e de como medir sua eficácia, além de melhorias a curto prazo nas vendas ou ROI da campanha.
É papel do CEO certificar-se de que a estratégia da área de marketing esteja alinhada com o plano estratégico da empresa. Com a orientação do CEO, o marketing pode concentrar suas atividades em iniciativas que gerem lucro.
O Marketing precisa estar alinhado ao resto da empresa se pretende assumir um papel de liderança em ajudar a organização a atingir seus objetivos estratégicos. Muitos CEOs dizem que, ao invés de focar nas questões táticas e relatórios sobre as taxas de resposta, leads gerados, o tráfego de eventos e outras atividades, gostariam de entender como o marketing é motor de crescimento, ou, entender quais são as métricas que demonstram que marketing efetivamente contribui para o lucro da empresa.
Se um CEO quer que o Marketing tenha como medir e transmitir o seu valor na mesma linguagem e métricas usadas pela empresa, ele precisa fornecer os meios para que Marketing tenha as ferramentas, sistemas e habilidades para fazer o trabalho.
Antes de se criar e implantar qualquer plano, o CEO e a equipe de marketing devem concordar com os indicadores de desempenho que serão utilizados para correlacionar o impacto do marketing sobre os resultados da empresa. É importante decidir no início, quais as métricas e indicadores-chave de desempenho terão o maior impacto, e, como serão rastreados estes resultados, para acompanhar o progresso. Para que as métricas sejam corretas, elas devem estar alinhadas com os objetivos do negócio e propósitos do marketing – geração de lucratividade.
Para garantir uma área de Marketing esteja alinhada com o negócio da empresa, medindo as coisas certas e que a organização tenha um conjuntos de habilidades adequadas, estão aqui 10 perguntas iniciais que um CEO deve fazer a sua área de Marketing e que o Marketing deve estar preparado para responder:
1- Como estão evoluindo as necessidades dos clientes e que recursos eles usam para fazer decisões de compra?
2- Quais segmentos de clientes oferecem as melhores oportunidades e quais estratégias de marketing são recomendáveis implantar para aproveitar essas oportunidades?
3- Onde podemos obter uma vantagem competitiva?
4- Que resultados de negócios marketing irá impactar diretamente?
5- Quais os fatores de marketing podem gerar maior contribuição para o nosso negócio e metas de receita?
6- Quais métricas e KPIs de desempenho Marketing vai apresentar para mostrar esse impacto?
7- Como Marketing planeja fomentar a colaboração entre a sua equipe e a equipe de Vendas?
8- Quais informações Marketing vai precisar ter acesso para medir seu impacto?
9- Que sistemas, ferramentas, processos, habilidades analíticas e de gestão de dados Marketing vai precisar adquirir para melhorar suas capacidades de medição?
10- Que investimentos a empresa precisa fazer para melhorar a capacidade do Marketing de medir sua contribuição?
Respostas satisfatórias a esses tipos de perguntas devem ajudar a manter um papel de liderança do Marketing, demonstrando que está no caminho certo para se capacitar em poder avaliar a sua contribuição. As respostas vão ajudar a estabelecer quais são as melhores métricas de marketing, bem como permitir que todos na equipe tomem decisões alinhadas ao negócio.

CRM: Como usar essa carta na manga para fechar mais vendas

 

Escrito por
Gustavo Paulillo

Vilão ou herói, não importa como você enxerga o CRM. O que importa é que ele pode ser um grande ativo de vendas.

Não é novidade para as empresas que vendas é sobre relacionamento e dedicação aos clientes.
Mas, o que fazer para conhecer o termômetro das negociações, não esquecer de cumprir as promessas que fazemos aos nossos clientes e, principalmente, não fazer com que o cliente se sinta passado pra trás depois da venda?
Como conseguir continuar conectado e comprometido com as necessidades dos clientes antes, durante e depois da venda?
Confira nessa apresentação de slides os benefícios do CRM para vendedores.


 
CRM: Como usar essa carta na manga para fechar mais vendas from Agendor Sistema de CRM Online

quinta-feira, 8 de maio de 2014

Como uma pequena indústria pode organizar a sua equipe comercial

 

Escrito por
Gustavo Paulillo

A sua indústria precisa colocar a casa em ordem para vender mais? Aqui está a maneira mais simples de fazer isso.

Organizar uma equipe comercial é sempre um desafio para gestores comerciais. Vendedores têm perfis e competências diferentes e precisam, acima de tudo, estarem entrosados dentro do processo comercial.
Como se já não bastasse, em algumas empresas, o desafio das vendas pode criar muito mais do que uma competição saudável entre os vendedores. No final, o atrito excessivo acaba atrapalhando o desempenho comercial.
Esse desafio costuma ser típico de um gestor comercial. Mas, como fazer para controlar uma empresa que possui vendedores, representantes comerciais e muitas vezes, vários segmentos de clientes.

Esse costuma ser o desafio de pequenas indústrias que, além de ter que administrar várias equipes de vendas, possuem vários segmentos de clientes com prazos decisórios, processo de vendas, necessidades, poder de barganha e volume de compra diferentes.
Para compreender melhor isso, vamos dar um exemplo de uma indústria de circuitos.
Uma indústria de circuitos, mesmo que seja uma pequena indústria, pode ter como clientes outras indústrias que integrem esses circuitos em seus produtos, revendas que revendem os circuitos para empresas de reparo de produtos que possuem circuitos semelhantes, empresas de serviços de manutenção.
Dessa maneira, uma pequena indústria acaba vendendo para grande parte dos setores: comércio, serviços e indústria.
Tendo diversos clientes de diferentes segmentos, a indústria precisa segmentar sua equipe de vendas para que ela esteja preparada para atender a cada tipo de negociação e processo comercial.
Assim, a melhor coisa a fazer é segmentar a equipe comercial, dividindo e capacitando os vendedores para atenderem cada perfil de clientes da melhor maneira possível.
Os desafios de pequenas industrias.
Os desafios de pequenas industrias.

Segmentando a equipe comercial

Quando uma indústria atende vários segmentos de clientes, o melhor a fazer é capacitar a equipe de vendas para lidar especificamente com apenas 1 segmento, ao invés de tentar fazer com que toda a equipe de vendas atenda os vários tipos de clientes.
Ao segmentar a equipe de vendas, cada vendedor se torna especialista no processo de vendas de cada tipo de cliente, conhecendo volume e periodicidade de compras, processo de tomada de decisão, valor, prazos e as necessidades de cada um.
O resultado disso é o aumento da eficácia nos resultados de vendas em diferentes perfis de clientes, mercados e até mesmo regiões geográficas.
Como gestor comercial, o seu papel é criar processos únicos para cada segmento e capacitar os vendedores de acordo com as necessidades do mercado.
Aqui estão algumas ideias de como segmentar a equipe comercial:
  • Entenda as diferenças de cada mercado.
  • Elabore o processo de vendas focado no ciclo de compras de cada segmento.
  • Divida a equipe de vendas para os diferentes mercados atendidos pela sua indústria.
  • Capacite os vendedores de acordo com o ciclo de compras de cada segmento, de maneira que eles sejam especialistas em cada tipo de cliente.
Dessa maneira, a equipe comercial de sua indústria estará fortalecida e preparada para entender cada cliente da melhor maneira possível.
Divida a sua equipe de vendas entre os setores que sua indústria atende.
Divida a sua equipe de vendas entre os setores que sua indústria atende.

Organizando os processos comerciais de sua indústria

Com uma equipe de vendas organizada e segmentada, sua indústria está pronta para usar o CRM para organizar os processos comerciais.
Aqui está o que fazer.

#1. Crie etapas personalizadas para as equipes de vendas

Como sabemos, cada mercado tem um processo decisório e maneiras diferentes de negociar os produtos.
A etapa de prospecção dentro de uma indústria é diferente de uma revenda e de empresas de serviços, bem como os volumes de vendas, periodicidade das compras e formas de pagamento, por exemplo.
No CRM, crie processos de vendas diferenciados de acordo com o mercado que cada equipe comercial atende.
Segmente as etapas de vendas por mercado, bem como as etapas essenciais para que a venda se concretize em cada mercado atendido pela sua empresa.
Com processos de vendas específicos, as equipes de vendas conseguem enxergar o processo comercial como um todo e entender as etapas pelas quais precisam passar até o fechamento.
Use o CRM para diferenciar cada processo de acordo com seus mercados. Não faz sentido ter um processo comercial único quando se vende para diferentes perfis de clientes e mercados.
Nem todos os clientes possuem as mesmas etapas de vendas e isso sempre acaba prejudicando o cliente que precisa de mais tempo para decidir, ou o cliente que precisar ser educado sobre o que a sua indústria faz.
Crie etapas específicas a cada setor que a sua indústria atende.
Crie etapas específicas a cada setor que a sua indústria atende.

#2. Crie metas específicas para cada equipe de vendas

Como dissemos, os diferentes segmentos para o qual uma indústria pode vender têm necessidades diferentes.
Já que os segmentos tem necessidades diferentes, nada mais justo do que estabelecer metas diferentes para as equipes de vendas.
Se uma indústria compra em maior volume do que uma empresa de revenda, ou de serviços, nada mais justo do que alinhar as metas ao comportamento de compra do mercado.
As metas de cada vendedor precisam estar ajustadas de acordo com o comportamento do mercado que ele atende. Caso contrário, metas que parecem muito altas para uma parte da equipe, poderão ser facilmente batidas por outra parte da equipe, apenas porque elas atendem segmentos de clientes diferentes.
As metas precisam ser adequadas para cada cenário específico. Isso vai ajudar com que todas as equipes deem o seu melhor para atingir metas que foram feitas levando em conta o comportamento de seus mercados.
Se a sua indústria vende para outra indústria, certamente essas indústrias compram em um volume muito maior do que uma empresa de serviços de manutenção, por exemplo.
Imagine então ter uma meta de vendas única em sua indústria, em que o vendedor que trabalha juntamente às revendas nunca consegue atingir a meta, e aquele que atende outras indústrias bate antes do dia 10. Essa não é uma meta justa, nem uma meta adequada a cada perfil e comportamento do mercado.
Quando isso acontece, o vendedor que nunca vai atingir a meta acaba sendo desestimulado, diminuindo ainda mais o seu desempenho, uma vez que vai se conformar em nunca atingir a meta.
Por outro lado, o vendedor que bate a meta em 10 dias vai se acomodar, não explorando o seu potencial como deveria, diminuindo o seu desempenho.
Nos 2 casos, quem sai perdendo sempre é sua indústria, que está com a força de vendas limitada por conta de metas mal estabelecidas.
Todas as metas precisam ser objetivas e focadas na realidade de cada vendedor. Se você quer aprender a estabelecer metas objetivas para a sua indústria, dê uma passadinha no artigo “10 dicas para organizar a agenda da equipe de vendas”. Lá você terá várias dicas sobre metas.

#3. Planeje diferentes rotinas de trabalho

Se cada mercado tem um tipo de comportamento, nada mais justo do que cada equipe tenha rotinas diferenciadas.
Por isso, é impossível que equipes que atendem mercados diferentes tenham a mesma rotina, atendam seus clientes da mesma maneira e cumpram os mesmos procedimentos.
Assim, é preciso organizar o trabalho, distribuindo o tempo e preparando uma agenda de cronogramas independentes.
Planeje as rotinas, abordagens, apresentações e promoções com foco em cada mercado diferente, levando em conta o que cada vendedor precisa fazer para atingir as metas.
Se equipes diferentes têm perfis diferentes de clientes, com rotinas diferentes e comportamentos diferentes, nada mais justo do que terem rotinas diferentes também.
Ser atendido por um comprador de uma grande indústria (potencial cliente da sua indústria), exigirá muito mais esforço presencial de seu vendedor, do que uma reunião com um prospect de uma pequena revenda, ou a participação em uma licitação.
Cada segmento de empresa tem as suas características peculiares de compras e o vendedor precisa se adaptar a todas elas.
Isso significa que não adianta ter as mesmas regras para todos os integrantes de uma equipe. Muitas vezes, o que um vendedor que vende para empresas de serviços consegue agendar por telefone ou e-mails, um vendedor que atende outras indústrias provavelmente só conseguirá fazer pessoalmente.
Estabeleça rotinas adequadas para cada vendedor.
Estabeleça rotinas adequadas para cada vendedor.

#4. Crie métricas de acompanhamento

Não adianta estabelecer metas específicas para cada tipo de cliente que a sua empresa atende, se cada equipe não tiver métricas únicas que asseguram que a meta geral será cumprida.
Isso significa que a rotina e a meta individual de um vendedor que vende para a indústria, precisa estar adequada aos hábitos desse mercado para que ele consiga bater a meta, cumprindo todas as métricas .
O mesmo vale para o vendedor que atende revendas e empresas de serviços. Ele precisa ter métricas e indicadores que garantam que se ele cumprir todas as etapas, a meta estará batida.
Métrica é o conjunto de indicadores que garantem que os vendedores estão caminhando em direção a uma meta. É como a rota de um GPS: o motorista só vai saber que chegou ao seu destino se seguir passo-a-passo a rota traçada pelo equipamento.
As metas são as coordenadas (o destino que você coloca no seu GPS) e as métricas são justamente as rotas (o passo-a-passo) que você precisa para chegar ao seu destino.
Sem métricas específicas para cada etapa da venda segmentada em cada mercado que a sua indústria atende, seus vendedores não serão capazes de bater a meta, por maior que sejam seus esforços.
Crie, para cada perfil de vendedor, métricas adequadas à meta de seu segmento e à sua rotina de trabalho. Isso vai dar direção e deixar claro o que ele precisa fazer para chegar onde precisa.
A métricas são como a rota do GPS.
A métricas são como a rota do GPS.

Use essas técnicas para aumentar a performance de seus vendedores

O crescimento é um grande desafio para as indústrias. Explorar novos mercados pode ser um grande obstáculo quando a equipe comercial não tem direcionamento e não sabe para onde deve seguir.
Ao dividir a sua equipe comercial para superar os desafios de atuar em diferentes setores, a sua indústria mostra que tem uma estratégia de vendas madura e alinhada com o discurso de cada mercado.
Capacitando os vendedores para serem experts em cada setor, mostra a preocupação maior da sua indústria em criar valor para os seus clientes, independentemente de qual seja o mercado.
Com essa atitude eles enxergam que, acima de qualquer meta e objetivo de crescimento da sua indústria, a sua estratégia comercial está focada em auxiliá-los a serem bem sucedidos e a superarem seus próprios desafios.
Quando seus clientes começarem a perceber isso, a sua equipe comercial será um grande diferencial na estratégia de crescimento de sua indústria.