segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Uma ideia simples resulta numa grande sacada do marketing promocional 2013


Em meio à mesmice que o período natalina nos impõe, uma ideia simples, porém altamente criativa irrompe com toda força das grandes sacadas criativas. A caminho de se tornar peça de museu, a NBS fez do tradicional Orelhão da OI o centro de uma ação mágica que nos remete para longínquas fantasias de Natal.
Um orelhão instalado próximo da ong Oi Futuro, no Rio de Janeiro, se transforma em instrumento da realização dos sonhos e das fantasias das crianças moradoras em comunidades da vizinhança. E o mais simples se torna uma viagem onírica com a participação de dois atores do Retiro dos Artistas que dialogam com as crianças e os convidam a pressionar a tecla Estrela, ativando uma projeção mapeada na fachada do prédio da Ong, uma intervenção do Coral da Comunidade Cantagalo e outras surpresas.
O brilho nos olhos das crianças é a melhor demonstração do acerto da ação criada pela NBS. Confira:


* Além das crianças do entorno da OI Futuro, da participação dos artistas e dos membros do Coral, a ação criada pela NBC reverteu o valor arrecadado com os telefonemas para  o Retiro dos Artistas e para o Coral da Associação Harmonicando Musica e Cidadania da Comunidade Cantagalo

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

15 erros fatais na gestão de redes sociais

A sua presença online pode estar cometendo 15 erros que irão estragar a sua marca nas redes sociais

Embora as mídias sociais não seja algo novo, a maneira com que muitas pessoas e empresas usam (bem ou mal) acaba surpreendendo.
Cada pessoa ou empresa tem a sua própria jornada e estratégia de publicação e acabamos usando ferramentas diferentes de diversas maneiras – nem sempre bem acertadas.
No entanto ainda se cometem muitos erros comuns nas mídias sociais, sejam por blogueiros, sejam por algumas marcas. Esses erros tê o potencial para fazer as suas mídias serem sufocadas e, no longo prazo podem colocar em xeque a sua carreira e sua marca.
Pense nisso: as mídias sociais são um espaço público, muito mais público e acessível do que blogs e sites. Apesar de não estarmos conscientes, cada vez que fazemos uma atualização de status nas mídias temos o potencial de atingir uma audiência enorme de pessoas que não conhecemos através de outras pessoas que compartilham as nossas mensagens.
E isso pode acontecer para o bem ou para o mal, seja as suas mensagens boas ou ruins.
Fique atento a esses 15 erros que podem fazer com que você transmita uma mensagem errada…
A sua marca pode estar cometendo erros graves nas mídias sociais.
A sua marca pode estar cometendo erros graves nas mídias sociais.

#1. Usar a mídia social como meio de transmissão

Todos nós já sabemos que as mídias sociais são uma ferramenta de engajamento, mas quantos de nós realmente a tratam dessa maneira?
Qual é a sua relação de difusão para as atualizações diretas e as atualizações que abordam os outros usuários individualmente? E essas atualizações são apenas para amigos e familiares que você se sente seguro em interagir, ou você está chegando a novos leitores, contatos e possíveis clientes dentro do seu mercado?

#2. Não responder aos contatos

Enquanto você não puder se conectar com todas as pessoas em todas as redes, se quiser construir uma presença online precisa se concentrar em responder aos contatos de outras pessoas nas redes sociais.
Evite um modelo de resposta padrão e procure maneiras de se conectar facilmente com cada pessoa que se aproxima de você para que seja possível desfrutar dos reais benefícios das mídias sociais.

#3. Não se juntar aos leitores

Aonde estão os seus leitores? Quais redes que eles utilizam? Você está nessas redes, ou está adiando a sua presença porque acha que não tem tempo ou energia para enfrentar uma nova rede social?

#4. Não oferecer botões de compartilhamento em seu conteúdo

No seu conteúdo, você oferece aos leitores opções de compartilhar a sua mensagem nas redes sociais e a oportunidade de seguir você através delas?
Oferecer uma coisa ou outra é melhor do que não oferecer nada. Mas, oferecer opção de compartilhamento para todas as redes é muito importante, além de botões para os usuários seguirem você pelas redes sociais.
É importante oferecer as duas opções para os leitores.

#5. Não seguir seus leitores

Se um leitor contata você através das mídias sociais, você o segue?
Ao seguir as pessoas que fazem contato com você, o número de pessoas participando das suas redes e compartilhando as suas mensagens pode ser esmagador.
A conexão essas pessoas é uma ótima maneira de aproveitar o máximo as mídias sociais e fazer com que seus leitores ajudem a aumentar a sua rede.

#6. Não seguir os contatos da indústria

Conectar com as pessoas do seu mercado é uma excelente maneira de ficar por dentro das notícias e novidades sobre o seu mercado, ou sobre um mercado que você se interessa.
Por outro lado essas empresas podem seguir você de volta e compartilhar as suas atualizações com os seus seguidores. Mas, mesmo se não o fizerem você tem ótimas fontes de informação para o seu conteúdo.


#7. Não apresentar a sua marca de forma consistente em uma rede

Cada marca tem uma série de aspectos que precisam ser cuidadosamente gerenciados com um trabalho detalhado de curadoria se você quiser dar aos seus seguidores uma ideia clara de quem você é.

#8. Não apresentar a sua marca de forma consistente em todas as redes

Na sequência do ponto anterior, é normal uma marca ter leitores que os acompanhem por todas as redes e por isso é preciso se apresentar e se comportar de maneira consistente em todas as redes.
O Twitter, Facebook, Google+ e Pinterest devem ter as mesmas características da sua marca, mesmo que as informações que são compartilhadas sejam selecionadas individualmente.

#9. Só fazer o básico

As redes sociais percorreram um grande caminho desde que foram lançadas. Mesmo as que chegaram mais recentemente estão evoluindo com novos recursos o tempo todo.
Mesmo assim, muitos de nós ignoram esses movimentos e apenas mantemos o mesmo estilo de postagem, dia após dia.
Você está por dentro das características das redes sociais que se utiliza? Você está atualizado ao que cada rede oferece ao seu blog? Caso contrário você pode estar perdendo oportunidades valiosas de promover o seu conteúdo para os leitores.

#10. Não monitorar o tráfego

No nível mais básico, vale a pena saber que parte do seu tráfego de seu blog vem de mídia social, e de quais redes ele vem.
Este conhecimento vai te auxiliar a concentrar seus esforços, priorizar o seu trabalho e gerir o seu tempo da melhor forma possível.

#11. Não rastrear o quanto seu conteúdo é compartilhado

No outro lado, também é importante mensurar o quanto o seu conteúdo é compartilhado. Isso é importante para saber qual tipo de conteúdo funciona em uma rede e não funciona e outra rede.

#12. Não ouvir as discussões sobre o mercado

Da mesma forma, é muito importante acompanhar não apenas o que as pessoas dizem nas redes sobre a sua marca, mas sim sobre o que dizem sobre o mercado.
Isso pode lhe dar ideias de conteúdo, oportunidades de contatos com leitores sobre temas da atualidade e até mesmo outras ideias úteis para a sua presença online.
Social media é sobre uma maneira de conhecer o que o seu público está pensando e sentindo.

#13. Não ouvir os seus concorrentes

A escuta não para por aí. Você precisa estar atento às discussões de seus principais concorrentes e descobrir o que o público tem a dizer sobre eles.
Isso vai te ajudar a encontrar e preencher lacunas em sua inteligência e dar-lhe ideias sobre produtos e serviços.

#14. Não postar consistentemente durante o dia

Este é um grande problema. Mesmo se os seus seguidores estiverem no seu fuso-horário, existem os melhores e os piores momentos para compartilhar em redes sociais.
Se você está atento para entender qual é o caminho do seu público nas mídias sociais, você precisa saber quando seus ouvintes estão mais ativos e mais online.

#15. Não perceber que a promoção não para nas redes sociais

As redes sociais têm a sua importância, mas são apenas uma maneira de alcançar as pessoas que você deseja que participem da sua comunidade online.
É uma peça de um quebra-cabeça. Mas se você só quer usar a rede social para levar pessoas ao seu site, vai matar qualquer audiência que criou. E é por esse motivo que as redes sociais devem ser usadas como parte de um amplo conjunto de ferramentas na criação de engajamento e audiência.
Entenda a importância das redes sociais na presença online de um website
Entenda a importância das redes sociais na presença online de um website.

Cuidado com a sua presença digital

A sua marca pode estar cometendo alguns desse erros, que são fatais na sua estratégia de gestão de redes sociais e que pode reduzir o engajamento dos seus leitores e trazer também danos à sua imagem online.
Procure sempre aproximar a sua estratégia online de algo que seja coerente com os seus princípios e que leve coisas positivas aos seus leitores, para que a sua comunidade online seja fortalecida e a sua reputação seja a de uma empresa altamente envolvida naquilo que você faz.
Caso contrário, as redes sociais, de aliadas, podem se transformar em inimigas da sua presença digital.
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Este artigo foi inspirado no “15 Social Media Mistakes that are Strangling Your Success”, do Problogger.

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Walt Disney: o homem que virou negócio

 

Costuma-se dizer que grandes criações são realmente grandes quando conseguem mostrar que são capazes de sobreviver à morte dos seus criadores. Concomitantemente, criadores admiráveis eternizam-se ao tornar inacabáveis suas criaturas. E, na história, poucas figuras e poucos empreendimentos representam tão bem essas máximas quanto Walt Disney, tanto o homem quanto o negócio.

Por Por Simão Mairins, Revista Administradores

Nascido em Chicago, na alvorada do século XX, Walt Elias Disney saiu de casa cedo. Aos 16 anos, durante a 1ª Guerra Mundial, tentou se alistar ao exército norte-americano, mas foi barrado, por ainda ser menor de idade. Mesmo assim, conseguiu uma vaga na Cruz Vermelha, através da qual trabalhou na França, dirigindo ambulâncias.

No entanto, por incrível que pareça, a grande reviravolta da sua vida não foi deixar o lar e estar em meio a um dos conflitos mais sangrentos da história. A entrada no mundo da arte na volta aos Estados Unidos foi a mudança de percurso que, de fato, revolucionou sua vida.
Com a pequena produtora Laugh-O-Gram, que montou com o irmão Roy e o amigo Ub Iwerks, Disney começou a fazer animações de contos de fada, que eram exibidas na abertura dos filmes do cinema local. Nos anos seguintes capitaneou diversas transações e, mesmo entre prejuízos e calotes que sofreu, conseguiu lançar no mercado sua mais célebre criação: o Mikey Mouse.
Walt Elias Disney, um dos empreendedores mais bem-sucedidos do século XX, revolucionou a indústria do entretenimento (Foto: divulgação)

Depois do lançamento do simpático camundongo, diversos personagens foram sendo incorporados à hoje bem extensa lista de figuras conhecidas da Walt Disney Company, como a Minnie, o Pato Donald e o Pluto. Além disso, ainda em vida, o empreendedor viu pronto o seu primeiro parque temático, a Disneylândia de Anaheim, na Califórnia.
Essa história de sucessos foi permeada também por diversas polêmicas, entre fatos históricos e boatos até hoje não comprovados. A mais conhecida delas é a que associa Disney à caçada anticomunista na época que ficou conhecida como macarthismo.
Vários relatos dão conta de que Disney delatou artistas de Hollywood à chamada "Comissão das Atividades Antiamericanas". Segundo o pesquisador Álvaro de Moya, autor de uma das inúmeras biografias do empreendedor, tudo começou "quando funcionários de seu estúdio entraram em greve por causa dos baixos salários". De acordo com o pesquisador, a mobilização teria sido arquitetada por um ativista ligado a uma organização socialista, o que despertou a ódio do empreendedor por tudo ligado aos ideais marxistas.
Nesses mesmos anos 1940, Walt Disney esteve no Brasil contribuindo para os esforços dos EUA no sentido de conseguir aliados durante a Segunda Guerra Mundial, o que ficou conhecido como "Política da boa vizinhança". Foi nessa época que o malandro Zé Carioca foi criado.
Entre sua ação política e a inventividade que o tornaram um dos mais aclamados gênios da nossa história recente, o fato é que – mesmo décadas depois da sua morte – Disney continua muito vivo. Na verdade, tão vivo que alguns fanáticos vão mais longe e acreditam nessa existência de forma quase literal. A lenda que ficou conhecida como "O congelamento de Walt Disney" dá conta de que o corpo do empreendedor foi congelado numa clínica de criogenia humana (técnica que mantém cadáveres intactos com o fim de ressuscitá-los um dia) à espera do momento em que – finalmente – a ciência será capaz de colocar sua genialidade de volta no mundo.
Para a história oficial, Disney morreu em dezembro de 1966, em Los Angeles.

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Qual a Diferença entre Metas e Objetivo?

METAS E OBJETIVO

Realmente, é muito bom estar contigo novamente.

Nesse artigo, falarei sobre a diferença entre metas e objetivo.


Mas vamos dividir um pouco as coisas!
Como assim Nalvo Santos?
Assim, falaremos agora das metas, e depois do objetivo tudo bem?

Metas:

Segundo o dicionário Aurélio, Limite ou Alvo.
Agora falaremos do Objetivo!
Metas e Objetivos

Objetivo:

Ainda segundo o Aurélio, significa:
Alvo, Fim e Propósito.
Agora, vamos deixar de lado o Aurélio, e vou colocar o meu ponto de vista.
Objetivo:
Aquilo que queremos para a nossa vida ou seja, onde deve estar o nosso foco!
Por exemplo:
Um jovem que sonha em ingressar na faculdade e um dia de destacar na carreira profissional
No meu modesto modo de ver, o objetivo dele, é ser um grande profissional, uma autoridade no assunto, um mestre naquilo que ele escolheu para fazer.
Vimos exemplos disso, nesses quatro meses que teve o julgamento do mensalão, onde as AUTORIDADES CONSTITUÍDAS, julgavam os réus, e o que eles determinassem, estava determinado pronto e acabou!
Agora, vamos ser sinceros!
Você acredita que na época o ministro JOAQUIM BARBOSA, hoje PRESIDENTE DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL, chegou onde ele chegou da noite para o dia ou por acaso?
Pois posso te afirmar que não!
Penso que ele localizou o seu objetivo, e teve o bem definido.
Depois dividiu o seu objetivo em metas, cumpriu uma a uma das metas, e assim pode abraçar o sucesso!
Na nossa vida,não é diferente.
O nosso objetivo é ter sucesso, é vencer, é dar uma vida melhor a nossa família, é ter uma velhice com segurança…
Agora o que,é que estamos fazendo para que isso aconteça?
Vamos ser sincero conosco mesmo!
Temos nosso objetivo bem definido?
Ao entrar no táxi, estamos falando:
Vai logo que estou com pressa!
ou estamos dando para o motorista as coordenadas corretas para o nosso destino?
Paramos de nos enganar!
Sejamos sinceros!
Vamos definir nosso objetivo.
Dividi-lo me metas, metas cabíveis, cumpríveis( por que se não vamos ficar frustados) e vamos cumprir meta a meta.
Infalivelmente…
Cada meta que riscar-mos do papel, estaremos mais perto de alcançar o nosso objetivo.
Espero que essa dica tenha sido útil para você.
Termino um forte abraço e com a seguinte mensagem:
” A maior caminhada que já existiu, começou com o primeiro passo”
O destino era OBJETIVO,os passos a METAS
O OBJETIVO É O ALVO.
AS METAS É O CAMINHO PERCORRIDO PELA FLECHA.
Um forte abraço.
NalvosantoS

Montar uma sorveteria exige planejamento e estratégia

 

Montar uma sorveteria exige planejamento e estratégia

Se você está pensando em montar uma sorveteria encontramos algumas dicas bastante interessantes para que você possa estruturar o seu projeto. O sorvete está incluído na categoria genérica de gelados comestíveis. Seus ingredientes básicos são leite, açúcar, gordura, água, aromatizantes, estabilizantes e emulsificantes. Com eles é feita uma mistura, ou calda, que é pasteurizada, homogeneizada e congelada. No processo de congelamento, além da retirada rápida de calor, é feita uma agitação da calda, para incorporação de ar, a fim de se obter um produto macio e leve.
Longe de ser apenas uma guloseima que refresca, o sorvete, além de agradar tanto crianças como adultos, é um alimento com alto valor nutritivo, rico em proteínas, açúcares, gordura, vitaminas A, B1, B2, B6, C, D, K, cálcio, fósforo e outros minerais essenciais numa nutrição balanceada. De acordo com especialistas, é recomendável consumir de duas a três porções por dia do grupo dos laticínios, o que corresponde a duas bolas de sorvete.

O mercado para quem deseja montar uma sorveteria

Para quem deseja montar uma sorveteria, uma boa notícia. O mercado brasileiro ainda é muito grande. O Brasil está entre os países com menor consumo por pessoa. Isso indica que temos um grande potencial de aumento, permitindo a entrada de novos empresários no setor, com grandes chances de sucesso. O baixo consumo se explica pela concepção generalizada de que o sorvete é um artigo de luxo ou apenas uma sobremesa fria, boa para os dias de calor. As pessoas o evitam no inverno, pois acreditam que provoca doenças. Por isso, um dos grandes desafios da atividade é a sazonalidade, com pico de vendas no verão, quando a produção é quase triplicada, e acentuada queda no inverno. Na verdade o sorvete pode ser consumido em qualquer época do ano, como acontece em outros países como Nova Zelândia, Canadá e Suíça, grandes consumidores do gelado.
Se você deseja montar uma sorveteria e também fabricar sorvetes, saiba que para fabricar sorvetes, devem ser adotadas boas práticas de fabricação, de acordo com a determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, garantindo a qualidade dos produtos. Além dessas, é importante estar atento à qualidade dos ingredientes, e também, aos equipamentos, correto balanceamento da formulação, métodos de processamento adequados, empregados saudáveis e conscientes, limpeza e procedimentos de sanitização eficazes.

Curso sobre montagem e gestão de sorveterias

Como qualquer outro negócio, montar uma sorveteria exige muito planejamento e organização. Com o objetivo de levar informações sobre a administração de uma sorveteria, o CPT – Centro de Produções Técnicas, elaborou o curso Como Montar e Operar uma Sorveteria, no qual você receberá informações do professor Ronaldo Sant’Ana Oliveira, analista de marketing, com grande experiência no segmento de sorveteria. Após fazer o curso e ser aprovado na avaliação, o aluno recebe um certificado de conclusão emitido pela UOV – Universidade On Line de Viçosa, filiada e mantenedora da ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância.

O sorvete é um produto fácil de fabricar e de baixo custo de produção. Portanto, é um negócio que pode trazer bons lucros. É importante ressaltar que a entrada no mercado requer estratégias de vendas bem definidas e trabalhadas. Portanto, ter um produto de qualidade é de fundamental importância.
Montar uma sorveteria é uma boa opção para o empreendedor que deseja ter seu próprio negócio, mas é necessário o devido planejamento e plano estratégico. Para saber mais sobre como montar uma sorveteria e outros tipos de negócio, assine nosso Boletim Informativo.

 

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quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

A profissão de cada signo





Com as constantes mudanças no cenário global e o surgimento de novas áreas de atuações, está ficando cada vez mais dificil, principalmente para os jovens, escolher que profissão seguir, existem ainda muitas dúvidas, pois já não bastassem a grande quantidade de profissões que existem, ainda tem aquelas que são modismos, cada ano tem aquela profissão que está no topo das mais disputadas.

Na minha opinião , um dos requisitos mais importantes na escolha de uma profissão, é aquela que você mais se identifica e que você sabe que vai ter aquelas habilidades e competências que aquela profissão necessita. E para dar uma ajudinha, trouxe para vocês que ainda estão em   dúvida qual profissão escolher, veja aqui algumas dicas de algumas profissões indicadas para o seu signo:


  1. ÁRIES:  Atividades ligadas a medicina e cirurgia, psiquiatria e psicologia; comando e chefia; polícia e militarismo; máquinas, mecânica, metalurgia, mineração, engenharia e indústria; esportes, artes marciais e lutas em geral. 
  2.  TOURO: Atividades ligadas a alimentação e culinária; artes em geral; estética e beleza; arquitetura e construção; administração; economia, bancos e finanças; agricultura, pecuária, terras, jardins; contabilidade; animais e veterinária. 
  3. GÊMEOS: Atividades ligadas a palavra escrita e falada, conhecimento, ensino, comunicação (e telecomunicação), jornalismo, informação, literatura, editoração, publicidade, locução; relações públicas; advocacia; desenho; comércio, vendas; viagens e turismo; transportes; atividades manuais. 
  4. CÂNCER: Atividades ligadas a alimentação, nutrição e culinária; questões relacionadas à casa, moradia, propriedades, arquitetura, construção; cenografia; história; cargos públicos, política, assessoria; enfermagem, medicina, veterinária; crianças; animais; artes em geral; água (rios e oceano), bebidas e líquidos, bancos. 
  5. LEÃO: Atividades ligadas a administração, chefia, comando, governo, direção; joalheria e ouriversaria; bolsa de valores; artes em geral; lazer e entretenimento, "show business"; crianças e pedagogia; medicina, cardiologia. 
  6. VIRGEM:  Atividades ligadas a saúde, higiene; alimentação, nutrição; medicina; veterinária; psicologia; laboratórios e farmácias; administração e organização; assessorias; contabilidade e matemática; escrita e desenho; advocacia; bibliotecas e arquivos; análise de sistemas; consertos e oficinas; jardins, natureza, agricultura, plantas e animais; atividades manuais. 
  7. LIBRA: Atividades ligadas a artes em geral, beleza, estética, design, arquitetura e decoração, moda, jóias, adornos, cosméticos; relações públicas e sociedade; direito, diplomacia, política; trabalho intelectual e atividades manuais. 
  8. ESCORPIÃO: Atividades ligadas a administração, estratégia, comando e direção; psiquiatria e psicologia; medicina e cirurgia; química; ciências; pesquisa e investigação; polícia; fiscalização; finanças e mercado de capitais; indústria e engenharia; computadores e computação. 
  9. SAGITÁRIO: Atividades ligadas a turismo e viagens; comércio exterior e questões ligadas ao estrangeiro, importação e exportação;línguas; publicidade; ensino e educação; universidade; direito; filosofia; religião e espiritualidade; jogos e esportes; cultura; literatura e escrita, publicação, editoração.
  10. CAPRICÓRNIO: Atividades ligadas a construção, arquitetura, engenharia, indústria; imóveis, agricultura e terras; matemática e contabilidade; geologia, mineração, pedras e metais; administração; política; direção de empresas, gerenciamento, negócios; história; ciência e pesquisa. 
  11. AQUÁRIO: Atividades ligadas a tecnologia, eletricidade, informática, telecomunicação, ciência; invenção, vanguarda e inovação; atividades intelectuais e criativas, literatura; trabalho humanitário, grupos, sindicatos e entidades. 
  12. PEIXES: Atividades ligadas a medicina, homeopatia, psiquiatria e psicologia, enfermagem, saúde, hospitais, medicamentos; química, laboratórios e farmácias; água e assuntos marítimos, líquidos e bebidas; artes visuais e artes em geral, cinema, fotografia, televisão; publicidade; misticismo; assistência social. 
Apesar de haver relação entre os signos e as profissões, não se pode afirmar que determinada profissão é a mais indicada para alguém com base somente no signo solar. Existem vários outros fatores que tem que ser analisado na escolha de uma profissão. Mas pelo menos minha profissão combinou com o meu signo, sou de peixes e minha profissão é psicóloga, tudo haver comigo .

E você, sua profissão tem haver com seu signo?

Os 5 estágios da evolução do Blog Marketing

Publicado por: Géssica Hellmann | em: 07/12/2012 |
Já avaliamos exaustivamente os múltiplos benefícios da publicação periódica de artigos em um blog empresarial: oportunidades de rankings no Google, aumento no número de visitas ao site, aumento no número de oportunidades de vendas, posicionamento de sua marca como autoridade no segmento, aumento geral da credibilidade de sua empresa, entre muitos outros objetivos de comunicação e marketing.
Ou seja, é inegável que o blog empresarial é uma ferramenta eficiente. A questão agora é saber como essa eficiência se manifesta na prática. Em poucas palavras: o que você deve esperar de seu blog empresarial após três meses, seis meses ou um ano?
Para responder a essa pergunta, consolidamos em um único gráfico os estágios típicos de evolução de um blog empresarial com uma periodicidade entre 4 e 8 publicações mensais ao longo de seus 12 primeiros meses de existência. Observe a figura a seguir.
Estagios de evolucao do blog marketing durante os primeiros 12 meses de atividade. Imagem por Géssica Hellmann & Cia.
Estagios de evolucao do blog marketing durante os primeiros 12 meses de atividade. Imagem por Géssica Hellmann & Cia.
  1. Entrada. Neste primeiro estágio, o conteúdo do blog estabelece o seu primeiro contato com um número relativamente reduzido leitores. O estágio de “Entrada” é o momento em que os editores do blog procuram conhecer os públicos da empresa, testando temas, abordagens e estratégias de SEO (otimização de sites), medindo resultados e realizando ajustes. Quanto ao público, pode-se dizer que, neste estágio, ainda está “pagando para ver” se a publicação vai realmente se consolidar ou se vai se tratar de mais um blog empresarial de vida curta como tantos outros.
  2. Crédito. No segundo trimestre de atividade constante de publicações, os editores certamente já terão “acertado a mão” no gosto do público. A sequência de publicações de cada vez mais alta qualidade faz com que o público aumente gradativamente o crédito de confiança na publicação como fonte de informação útil e abalizada.
  3. Buzz. O início do segundo semestre de publicações constantes no blog da empresa costuma mostrar a conquista de uma base de fãs que começa a criar burburinho (em inglês, “buzz”) em torno da publicação. Este é o momento em que se começam a se multiplicar os links espontâneos em outros blogs, as menções em artigos, o compartilhamento espontâneo de conteúdo nas redes sociais. É comum observar uma rápida evolução no número de visitas e o ganho rápido de visibilidade nos buscadores.
  4. Solidez. O quarto trimestre costuma mostrar a consolidação do blog empresarial como fonte de informação privilegiada em seu mercado. A espiral de crescimento iniciada no terceiro trimestre, na fase de “Buzz”, pode se manter alta ou continuar se acelerando nesta fase. Tornam-se cada vez mais comuns na web as citações, menções espontâneas e compartilhamento do conteúdo do blog da empresa nas redes sociais. Caso o blog tenha um objetivo explicitamente comercial/promocional, é comum observar também um forte crescimento na taxa de conversão, com geração de um número crescente de leads por 1000 visitas.
  5. Força para a Marca. Após 12 meses de atividade, o blog da empresa já se consolidou como um importante ativo para desenvolvimento marca. Este é o momento de utilizá-lo de outras forma ainda mais integradas à estratégia da marca, buscando ampliar sua influência sobre um público mais amplo e variado.
Essa evolução do blog empresarial pode ser mais lenta ou mais rápida conforme a ação de algumas variáveis. Vamos ver as três mais importantes.
  • Número de publicações mensais. É fato comprovado em pesquisa que mais conteúdo traz mais visitas mais rapidamente. Se tudo o mais permanecer constante, um site com 8 publicações mensais tenderá a crescer mais rapidamente do que um blog com 4 publicações mensais e mais lentamente do que outro blog com 12 publicações mensais.O número ideal de publicações mensais é o que equilibra a necessidade de rapidez na busca de resultados com a disponibilidade orçamentária da empresa. Quanto maior o número de publicações, mais rapidamente cresce o número de visitas ao site e mais rapidamente ele atravessa os estágios de desenvolvimento.Em termos práticos, um número menor do que 4 publicações mensais só é recomendado em casos de limitação orçamentária extrema, sendo queum número menor do que 2 publicações mensais é absolutamente não recomendado. Os números típicos ideais para a periodicidade de um blog empresarial se situam entre 4 e 12, isto é, entre 1 e 3 publicações semanais.
  • Concorrência. Quando o seu blog entra em um mercado com pequeno número de concorrentes com conteúdo de qualidade menos do que razoável, o progresso tende a ser muito mais rápido do que nas situações em que ele terá de enfrentar competidores experientes, que já tenham adquirido reputação como bons provedores de conteúdo.
  • Divulgação. Quando a empresa opta por adotar uma divulgação mais intensiva para o blog, por exemplo, adotando uma campanha publicitária de apoio, ele tende a progredir muito mais rapidamente do que quando a empresa decide apenas esperar pela evolução do conteúdo do blog nos resultados orgânicos do Google.
Em resumo, o blog empresarial deve ser encarado como um projeto cujo retorno depende da continuidade e da intensidade dos esforços nele depositados. Ao adotar um blog para sua marca, a empresa faz a opção de exercer influência direta sobre seus públicos, um objetivo de importância inegavelmente estratégica que demanda a alocação de recursos compatíveis. A empresa deve equilibrar sua disponibilidade orçamentária com os resultados desejados, ajustando o número de publicações mensais conforme a concorrência e, preferivelmente, apoiando esse conteúdo com uma campanha publicitária específica pelo menos em seu estágio inicial. Agindo assim, a sua empresa contará, em 12 meses, com uma importante publicação exercendo influência direta sobre os principais públicos de interesse da sua marca.


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