quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Webempreendedorismo: novo modelo de negócios

 

Criar um negócio na era digital é sentir-se inserido em um novo mundo, no qual você é o que você compartilha


O momento econômico pede o empreendedorismo. O mundo pede a inovação. Sai a classe média de carteira assinada e entram os revolucionários empreendedores. Criar um negócio na era digital é sentir-se inserido em um novo mundo, no qual você é o que você compartilha. O conceito de modernidade foi cunhado no século passado, mas acabou a era do ter. Esta é a era do ser.
Vivemos o tempo da "dissonância cognitiva", ou seja, ninguém sabe as regras, ninguém foi ensinado. Por que não empreender? Por que não experimentar? Ouse, arrisque, experimente. Muitos erros acontecerão, erraremos mais e mais. Será empírico, mas aprenderemos como fizeram tantos "gênios digitais". A pergunta é como aprendemos com o erro das gigantes e dos profissionais que venceram? O que de bom eles fizeram para conter a ira das pessoas? Temos muito a aprender, e que bom que não existe receita de bolo. E que bom que há gente saindo para se molhar na chuva.
Empreender é o melhor remédio para a depressão e para o vazio existencial. Vivemos uma abertura sem precedentes para novas ideias, novas abordagens e novos negócios. Lá vem você com a pergunta simplista: "E onde arranjo tempo?". Sim, o tempo linear acabou. Esqueça o relógio e foque nas ações e no objetivo final. Sei que você tem dúvidas e medos: "E a bolsa de estudos que eu ganhei da empresa?"; "E a prestação do carro?". Então, faça como milhares de pessoas: separe duas horas por dia, sacrifique um pouco seu lazer e seu tempo diante da televisão e vá empreender na era digital.
Imagem: Shutterstock

Um grande amigo escreveu em seu blog uma vez que os concorrentes no mundo do empreendedorismo digital são os programas de trainees, os donos de bares e os vendedores de drogas. São eles que tiram os corações e as mentes de jovens que poderiam criar novas empresas.
É hora de reagir. Não tenha medo de demitir da sua vida os chefes que gritam e de renunciar aos trabalhos chatos. Olhe à sua volta e perceba o olhar dos empreendedores. Repare nas perguntas questionadoras e inventivas dos curiosos. Os novos poetas do "mundo.com" estão deixando uma marca digital, quebrando o silêncio e começando uma revolução.
São milhares de empreendedores em todo o Brasil, inquietos, que trocam empregos pelo sonho de fazer seu negócio. São executivos que trabalham à noite e na madrugada para montar a própria empresa. Essa revolução não usa armas, mas mentes inventivas. Um Brasil inventivo já nasceu. Já existe um Brasil empreendedor, digital, vanguardista e ético. Pessoas estão criando novos negócios e novas formas de pensar na economia criativa e no webempreendedorismo. Precisamos valorizar o que nosso país tem de bom, principalmente as boas ideias.

Faculdades criam estratégias para acompanhar velocidade do mercado

 

Instituições de ensino de graduação e pós-graduação em Marketing desenvolvem soluções para oferecer aos seus estudantes assuntos sempre atualizados

Por Leticia Muniz, do Mundo do Marketing | 30/10/2012

leticia.muniz@mundodomarketing.com.br

Universidades,Anhembi,ESPM,BSP,Estácio,MarketingEscolas e faculdades de Marketing precisam acompanhar o mercado constantemente para se manterem na dianteira. Na contramão do ensino tradicional, os assuntos que são tratados em Marketing partem do meio profissional para o acadêmico, exigindo que professores e instituições de ensino lancem mão de estratégias alternativas para se seus cursos estejam atualizados. A agilidade com que conceitos surgem obriga as instituições de ensino a fazerem revisões curriculares e disciplinares frequentes.
Escolas como a Universidade Estácio de Sá, Universidade Anhembi Morumbi, Business School - BSP e Escola Superior de Propaganda e Marketing mantêm conselhos que avaliam periodicamente as disciplinas e estruturas curriculares tanto dos cursos de graduação quanto nos de pós para analisar a sua adequação com o mercado. O objetivo é oferecer um ensino que traga assuntos atuais que estão sendo discutidos e utilizados pelas empresas e profissionais do setor.
Para garantir que seus cursos em Marketing estejam em conformidade com as exigências profissionais, a Universidade Estácio de Sá montou o que chama de Sistema de Gestão do Conhecimento. Trata-se de um grupo que conta com a participação de professores e profissionais de diferentes áreas que analisam as disciplinas e a grade curricular.
Velocidade de Informação
O maior desafio é garantir que o conteúdo ministrado aos alunos dentro das salas de aula esteja afinado com o que é praticado nas empresas. “O que vemos hoje é uma área que muda com uma velocidade muito grande no mundo digital. Todos os dias vemos um conceito novo e acompanhar tudo isso é o nosso maior desafio. Temos que estar cientes dessas mudanças, passá-las para nossos alunos e ir articulando até o final”, explica o professor Décio Moraes, Coordenador Nacional de Marketing da Universidade Estácio de Sá.
Uma das estratégias encontradas pela instituição foi a integração entre os profissionais atuantes dentro das empresas e os estudantes para que eles possam trocar experiências. Ao longo do curso são promovidas diferentes atividades extracurriculares para que os alunos possam ter contato com esses profissionais.
Já na Universidade Anhembi Morumbi, uma das saídas para acompanhar um mercado tão mutável foi dar flexibilidade aos professores, que possuem um certo grau de independência para aplicarem mudanças nas cadeiras em que lecionam. Esta mobilidade, chamada de Aprendizagem Ativa, faz com que os profissionais levem para as salas de aula questões do cotidiano, que são debatidas entre os alunos e fundamentadas na teoria. Ao final de cada aula é aplicado um teste para avaliar se o assunto foi compreendido.
Isso faz com que o que é ensinado esteja sempre atualizado, já que os conceitos básicos do Marketing permanecem os mesmos, embora as estratégias mudem. “O Marketing é uma disciplina diferente das outras. Primeiro os assuntos surgem no mercado para depois chegarem na academia. É diferente de uma ciência exata, por exemplo, onde a questão surge dentro de um laboratório, vai para o livro, e depois para as escolas. Esse dinamismo faz com que tenhamos que estar sempre muito atentos para formar profissionais extremamente atualizados”, comenta Sérgio Luis Ignácio de Oliveira, professor no curso de Graduação em Marketing da Universidade Anhembi Morumbi
Universidades,Anhembi,ESPM,BSP,Estácio,MarketingComissão de professores
A formação de uma comissão de professores e profissionais foi a estratégia encontrada pela Business School SP- BSP para manter seu ensino sempre atualizado com as exigências do mercado. Anualmente os currículos das disciplinas são revisados para avaliar a necessidade de ajustes. A instituição também conta com as sugestões de alunos e busca pelos assuntos que estão em alta nas redes sociais.
Para ajudar neste processo, a escola busca parcerias com empresas e mantém um diálogo constante com ex-alunos, que ajudam a trazer para o mundo acadêmico as novidades. “Nossos alunos são muito antenados e ajudam trazendo as novidades para as salas de aula. Quase que anualmente fazemos mudanças curriculares. Uma das últimas incluiu disciplinas que fazem parte do Marketing atual e que não existiam como Sustentabilidade, Marketing Social e Branding”, diz a Marcia Auriani, Coordenadora Geral de Pós-Graduação Lato Sensu/Master, da BSP - Business School São Paulo.
A liberdade para que os próprios professores proponham os conteúdos e mudanças nas disciplinas também é uma estratégia praticada pela Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM. A instituição atua com um corpo docente formado principalmente por profissionais atuantes no mercado que sugerem ajustes curriculares ou a inserção de novas disciplinas.
Para garantir que os assuntos que são passados aos alunos estejam sempre atualizados, os professores procuram levar para as salas de aula assuntos que estão em alta no cotidiano. “Tanto a graduação quanto a pós-graduação são focadas no mercado. Periodicamente os currículos são reavaliados e hoje, por exemplo, já incluem disciplinas que não tínhamos antes como Marketing de nichos e Trade Marketing. A pós-graduação nos dá uma maior flexibilidade de ação, o que significa que a cada dois anos pelo menos podemos fazer mudanças. Nos cursos de graduação isso não é tão simples”, conta Marcos Bedendo, Professor de Gestão de Marcas e Marketing Estratégico dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação da ESPM.
Cursos Procurados
As mudanças no mercado vêm fazendo crescer a procura por alguns cursos de pós-graduação e tecnológicos específicos. O Marketing Digital continua sendo uma das áreas mais buscadas pelos profissionais que procuram por uma especialização. Outra carreira em alta é a de Trade Marketing que, apesar de não ser tão recente, continua entre as mais procuradas nas instituições de ensino superior. A área antes só contava com cursos de pós-graduação e foi transformada em graduação tecnológica em diversas instituições.
Outra área que vem provocando uma corrida às escolas é o Marketing Esportivo, por conta da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016, eventos realizados no Brasil. “Acredito que essa será uma boa oportunidade de termos daqui para a frente profissionais bem preparados para atuarem nesta área. Hoje temos muita gente trabalhando com o Marketing Esportivo, porém, boa parte sem a formação específica. Creio que esta será uma oportunidade de sedimentar esta área”, comenta Prof. Sérgio Luis Ignácio de Oliveira da Universidade Anhembi Morumbi.

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Bombril investe R$ 70 milhões em Marketing para se atualizar

 

Após sua quase falência, companhia dobra o portfólio em dois anos e se adapta à nova mulher brasileira da classe média para alcançar a liderança no mercado

Por Isa Sousa, do Mundo do Marketing | 29/10/2012

isa@mundodomarketing.com.br

Bombril,reposicionamento,portfólio,produtos,mulheres evoluídasO protagonismo alcançado pelas mulheres de forma definitiva no mercado de trabalho foi o pontapé inicial para a Bombril entender que era o momento de mudar. Com 64 anos de dedicação quase exclusivos a um target mais velho, formado em sua base por donas de casa, a marca se reposicionou e rejuvenesceu, focando em mulheres entre 20 e 30 anos da nova classe média. A empresa também ampliou o seu portfólio de produtos, buscando a liderança em novas categorias.
A iniciativa só foi possível graças a um investimento pesado em estratégias de Marketing. Em 2011, foram aplicados R$ 70 milhões para ampliar a visibilidade. A compreensão de quem é e o que quer a nova consumidora da marca ajudou na elaboração de futuras ações. Boa parte delas é pensada para as redes sociais. “Esse target tem reflexo direto nas nossas iniciativas, na construção do que será veiculado nas redes sociais, na TV aberta. A mulher tem vida ativa e é um grande desafio dialogar com ela”, explica Marcos Scaldelai, Diretor Comercial e de Marketing e P&D da Bombril, em entrevista ao Mundo do Marketing.
O reposicionamento começou a ser comunicado por meio da ação Mulheres Evoluídas, protagonizada pelas atrizes Dani Calabresa, Marisa Orth e Monica Iozzi. Com o mote “Os produtos que evoluíram com as mulheres” a ideia é exatamente dialogar com uma mulher moderna, que busca conhecimento e se tornou mais exigente.
Bombril,reposicionamento,portfólio,produtos,mulheres evoluídasUm dos resultados é que o alcance dos produtos, com um target de até 29 anos, saltou de 65,8% em 2010 para 71,9% no último ano. A ação também foi reforçada com uma revista eletrônica homônima neste ano. “Mudamos todas as formas de falar com nossas consumidoras. Hoje essa mulher exige informação atual e rápida, é bastante conectada à internet. Ela não quer mais ouvir que um produto ‘lava mais branco’ ou que ‘tira mancha’. Ela quer saber sobre sua realidade e por isso o investimento é alto nesse tipo de comunicação”, explica Marcos Scaldelai.
Portfólio ampliado para novas categorias
A ampliação do portfólio também foi estratégica para a Bombril rejuvenescer, entrando em categorias mais modernas, antes impensáveis para o grupo. Em 2010 a empresa contava com 250 itens e, até o fim deste ano, o número chegará a 500. Para 2013 o objetivo é lançar de 25 a 30 produtos e continuar nessa mesma perspectiva para os próximos anos.
Entre os itens, alguns são novidades no mercado nacional varejista. A linha Pratice, por exemplo, possui limpador específico para telas LCD e Led, ou ainda um limpador para micro-ondas, com tecnologia antiodor para inibir o cheiro de alimentos aquecidos no eletrodoméstico. Até o fim do ano a marca também começa a concorrer na categoria de sapólio, que foi criado depois de pedido das consumidoras que desejam um limpa-quintal que não fizesse tanta espuma como o detergente em pó.
A ideia é que a consumidora entenda que a marca mudou e se adaptou a um novo momento. “A grande estratégia da Bombril é comunicar a evolução dos produtos com a evolução das mulheres brasileiras. Hoje começamos um processo de comunicação desses lançamentos. Estamos atualmente com oito ações no ar, por meio de quadros em diversas emissoras, que focam exatamente nesses novos produtos. Para o próximo ano teremos ações separadas”, afirma Diretor Comercial e de Marketing e P&D.
Outra estratégia da Bombril para ganhar mercado está na ampliação da distribuição de produtos para o Norte e Nordeste. No início dos anos 2000, a empresa perdeu a liderança nas regiões para a Assolan, até então do grupo Hypermarcas e vendida no ano passado por R$ 125 milhões a Química Amparo. Aproveitando a fragilidade da concorrência, a companhia criou o programa Arrastão, que levou a um aumento de 40% em número de distribuidores. Dados do Kantar WorldPanel indicam que a marca saiu de uma participação de 39% no mercado do Norte e Nordeste para 42,5% em 2011.
Bombril,reposicionamento,portfólio,produtos,mulheres evoluídasNome forte
Com uma ampliação tão ousada em seu portfólio e mesmo em um curto espaço de tempo, a Bombril conseguiu se estabilizar em algumas categorias e alcançar a liderança de outras. Os destaques, segundo o grupo, vão para o desentupidor de pia e ralo, que ultrapassou o até então líder absoluto Diabo Verde, e os alvejantes, já com o segundo lugar. “Sem dúvida, o sucesso da Bombril é pela força de marca que ela tem”, define Scaldelai.
Além da força, é fundamental avaliar as potencialidades do mercado e a absorção do consumidor, principal ator na hora de qualquer tomada de decisão. “Os consumidores não são eternos, mas a marca pode ser. O branding é um trabalho de continuidade. É dever da empresa contar uma história que nunca pode terminar. No caso da Bombril, a primeira coisa que os profissionais de Marketing associam é à limpeza, mas é necessário entender e se adequar a linguagem do público. A forma como a mulher vê a limpeza mudou, portanto é preciso mudar. Só as empresas mais espertas conseguiram olhar e trazer novos produtos”, avalia Ana Luisa Negreiros Diretora Sócia do Grupo Troiano de Branding, em entrevista ao Mundo do Marketing.
Do ponto de vista econômico, a iniciativa da Bombril também deve representar bons resultados para 2012. Após um período de quase falência, quando em 2006 estava com uma dívida de R$ 800 milhões, o grupo expandiu o faturamento em 7% em 2011, chegando a R$ 1, 16 bilhão. Para este ano, a expectativa é uma alta de 14%. “A Bombril vem crescendo mais que o setor e a meta é que nosso crescimento continue sendo de dois dígitos para os próximos anos”, pontua Marcos Scaldelai.

O Supermercado mais Inovador do Mundo


Postado em 29 de outubro de 2012 por Guilherme Lito

Quando pensamos inovação, logo surge a idéia de algo high tech, internet, tablets, checkout no smartphone e demais coisas hypadas do nosso dia a dia com nomes gringos. Um recente artigo da Mashable mostrou as tendências de modernização dos supermercados com localizador de produto no tablet, carrinhos com jogos eletrônicos para crianças e outros.

Supermercado inovador

O tempo tem me provado que, embora essas coisas sejam bonitinhas, nada mais são do que maquiagem. O verdadeiro valor muitas vezes não esta em como você entrega, mas sim no que você se propõe a ser. Embora o Mercadona seja um supermercado muito inovador na sua relação com fornecedores, como o Leandro já postou por aqui, acredito que há um ainda mais inovador: o People’s Supermarket, um mercado local que está gerando tanto rebuliço que acabou levando o primeiro ministro inglês, David Cameron, para ir lá aprender umas lições.

Peoples supermarket LUZ Loja de consultoria
 
Quando penso em supermercado, sempre me vem aquela idéia de concorrência pesada, de briga por preço, funcionário que ganha mal e rouba o dono, cliente que finge que escorregou para processar o estabelecimento e demais coisas antiquadas e bélicas, certo?
Hoje vou lhe apresentar o Peoples Supermarket, um supermercado que cobra menos do que o Wallmart, mas faz isso de uma maneira incrivelmente moderna e com baixo risco e investimento! Se você acompanha o blog da LUZ e/ou não fica apenas vendo novela, e repara o que está acontecendo à sua volta, você sabe: o mundo esta mudando, e muito. Nessa mudança, diversas verdades estão sendo questionadas. Cliente? Funcionário? Fornecedor? Será que essas figuras são sempre necessárias? O People’s mostra que não necessariamente!

Como funciona o peoples supermarket?

É quase uma ofensa chama-los de um supermercado. Acima de tudo, eles são, na minha opinião, a esperança de um mundo melhor. Eles são uma cooperativa que visa entregar produtos locais de qualidade a um preço justo para o produtor e consumidor inspirado na Food Coop, de Brooklyn. Lá você consumirá apenas produtos feitos por pequenos agricultores locais (equilibrando e geração de renda, fortalecendo a economia local, oferecendo produtos mais saudáveis para seu clientes e economizando o meio ambiente no transporte), promovem uma série de iniciativas para reduzir desperdício (compostando orgânicos que passaram da validade, por ex) e compram energia e outros inputs limpos.
Mas isso aí é, digamos assim, “o básico” no que tange uma empresa do século XXI. Eles vão muito além e foi justamente na parte mais crítica da empresa, o “”"RH”"” (entre muitas aspas mesmo), que eles simplesmente fizeram meu queixo cair. Lá, você paga 25 libras por ano para ser um associado e trabalha 4 horas por mês lá. Com isso você garante 20% de desconto.
O que isso gera?
a. Os seus “funcionários” são sempre os mesmos: pessoas que moram no bairro, interessadas em manter o local limpo e preservado tanto quando estão comprando quanto trabalhando.
b. Sua estrutura de custos é reduzida absurdamente, inclusive gerando alguma receita devido à taxa anual.
c. Você cria um censo de pertencimento muito grande, fortalecendo os laços comunitários e dando um significado maior a uma tarefa que, hoje, é quase que puramente processual e commoditizada.
d. Há pouco tempo atrás o supermercado estava devendo dinheiro e, numa mobilização rápida, conseguiu o investimento necessário do público local, e sem necessidade de retorna-lo! Quer dinheiro mais barato? É puro engajamento de comunidade.
O criador do mercado, que também introduziu a regra de que quem escolhe o que será vendido são os próprios clientes/funcionários, diz que comida é necessidade, não commodity, que achar que a vida, principalmente no que tange alimentação, é tão fast assim é uma tolice. Temos, segundo ele, que ressignificar a forma como tratamos a comida, a começar por repensar de onde consumimos e quanto valorizamos o trabalho bom feito por bons produtores, não apenas indústrias agrícolas que produzem nas toneladas com custo para o seu consumidor, funcionário e a própria terra.

O que você ganha com isso?

É o que sempre me perguntam quando conto esse caso. Essa mesma pergunta foi feita por um jornalista inglês a um professor de psicologia que é cliente-voluntário do supermercado. “Rotina e ritual. É o que você ganha com religião e também o que ganha com voluntariado.” Se você parou para fazer a conta se vale ou não a pena financeiramente você parar 1 hora por semana para trabalhar num supermercado para ganhar o desconto, você não entendeu bem a jogada aqui. O valor não é financeiro. O valor é o das pessoas se apoderarem de suas vidas, escolhendo o que consumirão, por que consumirão, de quem consumirão, o valor é o produtor ter maior estabilidade no seu futuro e ganhar mais dinheiro, o valor é criar um lugar onde todos tem o interesse de o manter o mais limpo e agradável o possível. Daí o por que dele ser o supermercado mais inovador do mundo. Sem tablets, sim, mas se propondo a ser uma nova forma de “fazer negócios” e ter acesso a comida.
Se amarrou? Amanhã falarei sobre esse e outros casos na palestra online “Empreenda Inovando” que acontecerá de 18 às 20h. Se você gostou disso aqui, gostará de muita coisa que falaremos por lá. Te aguardo?
Obs: algumas referências para quem quiser ler mais, infelizmente a maioria em inglês:
http://en.wikipedia.org/wiki/The_People’s_Supermarket
http://www.guardian.co.uk/theguardian/2012/mar/02/london-peoples-supermarket-cooperatives
http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/atitude/people-supermarket-mercado-comunitario-negocios-vidasimples-618917.shtml
http://super.abril.com.br/blogs/ideias-verdes/tag/the-peoples-supermarket/
http://www.independent.co.uk/news/uk/home-news/peoples-supermarket-revolution-spreads-2360512.html
http://www.telegraph.co.uk/foodanddrink/7779395/The-Peoples-Supermarket-communal-cheap-and-democratic.html
Abraços e até!

domingo, 28 de outubro de 2012

As datas sazonais no e-commerce

 

Datas sazonais no e-commerce. Como aproveitar as datas comemorativas para aumentar as vendas da sua loja virtual

Em todo o mundo as datas sazonais e-commerce são momentos de faturamento em alta e uma atividade frenética, o que faz dessas ocasiões, além de um grande termômetro do comércio eletrônico, um momento de grandes alterações no marketing digital. No caso brasileiro, onde temos um público ainda se acostumando com as compras em lojas virtuais, esse á, muitas das vezes, o momento de conhecer essa opção de compra.
A vantagem das datas sazonais no e-commerce não está, só no aumento do faturamento. Elas são também uma ótima chance de promover sua marca e atrair novos clientes para sua loja virtual. Basta que você adote uma estratégia de marketing adequada e crie atrativos diferenciados.

Aproveitando as datas sazonais no e-commerce

As principais datas sazonais no e-commerce brasileiro são o Dia das Mães, o Dia dos Namorados, o Dia dos Pais, o Dia das Crianças e, a maior de todas, o Natal. Ótimo, já dá para fazer uma festa com isso, mas será que podemos expandir esse leque? Sim.
Em um país tão cheio de datas sazonais, o e-commerce, seja ele do segmento que for, tem inúmeras oportunidades de promoções, mesmo em datas em que presentear não seja a tônica da comemoração. Mas para isso fazer sentido, é necessário em primeiro lugar, criar o clima e depois sugerir a compra para o cliente certo. Ou seja, um planejamento da ação e segmentação de clientes.

A divulgação em datas sazonais no e-commerce

A divulgação de lojas virtuais em datas sazonais é a base de toda a estratégia de criação de novas “datas comemorativas”. A criação do clima que mencionei antes, passa pela sugestão implícita da data nos elementos gráficos, por exemplo. Vejamos um caso prático.
Se você está pensando em fazer uma grande promoção no dia de início da Primavera, seria interessante que você começasse a incorporar flores ou outros símbolos que remetam à Primavera em seu e-mail marketing ou perfil no Twitter. Isso vai criando um clima de pré-temporada e com o lançamento da sua campanha efetiva, as pessoas já estarão um pouco mais motivadas e consequentemente fazer uma compra em função do seu marketing.
Se a sua loja virtual tem um blog associado a ela, publique posts que possam ir preparando o ânimo do público de forma a serem mais receptivos às suas ofertas. Crie a necessidade das pessoas consumirem o “produto” Primavera e elas certamente vão se lembrar de você.

Datas comemorativas no comércio eletrônico e segmentação

Outro segredo do uso de datas comemorativas no e-commerce é trabalhar com uma base de clientes muito bem segmentada, para identificar o público-alvo correto para suas ações. A segmentação é a chave para a maioria das campanhas de marketing online. Por isso é importante dispormos de uma base de dados sobre o cliente, a mais detalhada possível identificar grupos que poderiam ser usados em determinadas campanhas.
Em nosso curso sobre criação de lojas virtuais no Curso de E-commerce sempre chamamos atenção sobre a importância da segmentação da base de dados de clientes para a elaboração de campanhas de marketing digital mais eficientes. Se eu posso distinguir entre meus clientes e clientes em potencial, qual deles melhor se adequa ao perfil de consumidor que elaboramos para a Persona, maiores serão minhas chances de criar uma campanha realmente vencedora.
As datas comemorativas no comércio eletrônico podem ser melhor trabalhadas com uma segmentação avançada em canais como:
Algumas plataformas de e-commerce chegam até a oferecer opções para elaboração de pacotes de marketing para um determinado segmento dos clientes cadastrados.
Saber aproveitar as datas comemorativas no e-commerce é uma das principais ferramentas para alavancar as vendas de sua loja virtual, mas é preciso fazer um planejamento detalhado antecipadamente.

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Coca-Cola e Omo dividem maior premiação de Folha Top of Mind

 

Marcas são as mais lembradas pelos consumidores há 20 anos, independente da categoria de produtos que se encontram. A 22ª edição incluiu 50 premiações

Por Isa Sousa, do Mundo do Marketing | 25/10/2012

isa@mundodomarketing.com.br

A Coca-Cola e a Omo foram pela vigésima vez as marcas mais lembradas pelos consumidores no Folha Top of Mind 2012. A premiação é a mais importante dentre as 50 dadas pelo jornal Folha de São Paulo, que não leva em conta as categorias de produtos e sim a espontaneidade das respostas dos entrevistados.
Para este ano, o Top of Mind lançou cinco categorias especiais: Tops Higiene, com Colgate e Omo na liderança; Finanças, com Banco do Brasil e Bradesco; Alimentação, com a Sadia; Olimpíadas e Copa do Mundo. A Nike venceu em ambas as categorias ligadas ao esporte, com adição da Olympikus nos Jogos Olímpicos de 2016.
A Natura e a Ypê venceram no Top Meio Ambiente; Pirelli no Top Masculino; Pampers no Top Feminino; e Samsung e Suvinil no Top Performance, categoria que premia as marcas que mais cresceram de uma edição para outra da premiação. Listerine e Colgate são as mais lembradas na categoria Antisséptico Bucal; Samsung como Smartphone; Sky como TV por Assinatura; e Arno como Ventilador.

Confira a lista das categorias:
1. Top do Top
OMO 7%
Coca-Cola 5%

2. Top Performance
Samsung 10%
Suvinil 36%

3.Top Meio Ambiente
Natura 6%
Ypê 6%

4. Top Olimpíada
Olympikus 12%
Nike 9%

5. Top Copa do Mundo
Nike 13%

6. Top Masculino
Pirelli

7. Top Feminino
Pampers

8. Top Smartphone
Samsung 15%

9. Top Banda Larga
Oi 11%

10. Top Operadora de Celular
Vivo 32%

11. Top TV por Assinatura
Sky 41%

12. Top Finanças
Banco do Brasil 13%
Bradesco 10%

13. Top Bancos
Banco do Brasil 35%

14. Top Cartão de Crédito
Visa 37%

15. Top Plano de Saúde
Unimed 32%

16. Top Seguro
Bradesco 9%

17. Top Poupança
Caixa 48%

18. Top Agência de Viagens
CVC 11%

19. Top Alimentação
Sadia 12%

20. Top Leite
Itambé 12%
Ninho 12%
Parmalat 11%

21. Top Sorvete
Kibon 58%

22. Top Chocolate
Nestlé 33%

23. Top Adoçante
Zero-Cal 36%

24. Top Maionese
Hellmann´s 69%

25. Top Margarina
Qualy 27%

26. Top Supermercados
Extra 8%

27. Top Loja de Eletrodomésticos
Casas Bahia 27%

28. Top Tinta de Parede
Suvinil 36%

29. Top Sabão em pó
OMO 80%

30. Top Fogão
DAKO 22%
Brastemp 19%

31. Top Máquina de Lavar
Brastemp 35%

32. Top Geladeira
Consul 37%

33. Top Notebook
Samsung 10%

34. Top Aparelho de TV
LG 17%
Philips 14%

35. Top Ventilador
Arno 46%

36. Top Refrigerante
Coca-Cola 62%

37. Top Cerveja
Skol 40%

38. Top Higiene
Colgate 10%

39. Top Antisséptico Bucal
Listerine 20%
Colgate 17%

40. Top Pasta de Dente
Colgate 54%

41. Top Aparelho de Barbear
Gillette 42%

42. Top Protetor Solar
Sundown 18%

43. Top Fralda Descartável
Pampers 35%

44. Top Tintura de Cabelo
Koleston 12%

45. Top Shampoo
Seda 30%

46. Top Sabonete
Lux 31%

47. Top Desodorante
Rexona 40%

48. Top Carro
Volkswagen 29%

49. Top Combustível
Petrobras 20%

50. Top Pneu
Pirelli 42%
Top of Mind,Folha Top of Mind 2012,pesquisa,mais lembradas
Top of Mind,Folha Top of Mind 2012,pesquisa,mais lembradas

Cartão de crédito: uso consciente

 

Você sabe usar adequadamente o seu cartão de crédito? Sabe exatamente com o quê e quanto está gastando? Sabe se terá ou não condições de pagar sua próxima fatura?


Você sabe usar adequadamente o seu cartão de crédito? Sabe exatamente com o quê e quanto está gastando? Sabe se terá ou não condições de pagar sua próxima fatura? Para você, cujas respostas a essas perguntas não foi exatamente as que gostaria, este artigo lhe ajudará a entender o que é e como funciona o tentador cartão de crédito, também conhecido como o cartão de plástico.
Diversas pessoas não controlam adequadamente seu cartão e acabam pagando juros muito altos. Qualquer tipo de cartão de crédito possui um limite de compras, esse limite é em função do valor que acreditam que você tenha condições de pagar. Só que, ao efetuar uma compra, você é o responsável por esse controle. Ninguém melhor do que você para saber seus compromissos. E tem mais: o cartão de crédito, em caso de roubo ou perda pode e deve ser bloqueado imediatamente.
Sobre o pagamento da fatura, é importante ressaltar que mesmo podendo escolher se ele será realizado integralmente, em seu valor mínimo ou um valor intermediário, cada escolha gera uma nova condição, muitas vezes associada à cobrança ou não de juros. O pagamento integral, realizado antes ou no dia do vencimento, não acarreta a cobrança de multa e nem de juros. Já o pagamento mínimo ou de um valor intermediário, gera a cobrança de juros em cima do valor restante. Agora, quando o pagamento é feito com atraso, você paga multa e juros, e no caso dos juros eles costumam ser diários, ou seja, quanto maior o número de dias em atraso, maior será o valor dos juros. E estes juros, normalmente, são bastante elevados.
Foto: Shutterstock

Mas o cartão de crédito não é um vilão ou bicho de sete cabeças. Basta, apenas, que ele seja usado de forma consciente. E nesses casos, o que se tem são vantagens. Conheça algumas delas:
  • Não é preciso ter dinheiro físico ou cheque na hora das compras.
  • As despesas do mês são pagas em um único dia, normalmente o pagamento ocorre dez dias após o fechamento da fatura.
  • Se você efetuar uma compra logo após o fechamento da fatura, isso significa que terá até 40 dias após a compra para pagar.
  • Poderá, de acordo com o estabelecimento, realizar compras sem juros, ou parceladas sem juros ou, ainda, com prazo para começar a pagar (nesse caso é preciso cuidado, pois, muitas vezes, o que os estabelecimentos chamam de parcelas fixas nada mais é do que o valor da mercadoria com os juros, do pagamento futuro, já embutidos).
  • Com suas despesas todas descritas em uma única fatura, fica mais fácil lançá-las em um controle mensal de gastos, saber exatamente para onde está indo o seu dinheiro e quanto ainda se pode usar ou empregar em algum investimento ou poupança.
  • Dependendo da administradora do cartão, não há taxa de anuidade para utilização do cartão.

De qualquer forma, ao comprar, é bom verificar se consegue algum desconto para pagamento à vista. Pode ser que valha a pena pagar em dinheiro, mesmo com todas as vantagens do cartão.
Agora que você já entende os mecanismos de funcionamento dos cartões de crédito, fica mais fácil usá-lo de maneira consciente, evitando sustos futuros quando sua fatura chegar. Mas se você é do tipo que mesmo com essas dicas e entendendo sobre os benefícios e riscos do cartão, acabou estourando o seu limite e está em dificuldades para pagá-lo, talvez seja melhor optar por outra forma de pagamento para suas compras, pelo menos até que sua situação se estabilize novamente. Pense também na possibilidade de negociar com a administradora do cartão um parcelamento, geralmente, os juros são menores.