quinta-feira, 13 de outubro de 2011

15 dicas para a sua empresa ser um case de sucesso


O que fazer para sua empresa obter o sucesso? No mundo dos negócios a primeira impressão é a que fica. E como diz um velho ditado popular; pelo simples fato que dificilmente teremos uma segunda chance de causar uma boa primeira impressão, precisamos usar todas as ações e ferramentas para causar esta primeira boa impressão.
As empresas que almejam bons resultados não devem se limitar ao tamanho do seu empreendimento, para isto tanto a missão como visão devem estar alinhadas a um caminho a se seguir, um sonho a se alcançar, e assim evitar o engessamento que deixam o público-alvo inseguro em confiar sua conta a uma empresa que no seu julgamento parece pequena demais, tendo em vista o primeiro contato, seja ele via website ou material promocional (cartão de visita), atualmente o mercado acredita que as empresas pequenas não alcançam suas expectativas e conseqüentemente desistem do negócio antes do primeiro contato. Nós da Equipe Acervo Publicitário acreditamos que compartilhar ferramentas para crescimento pessoal e profissional são atitudes que todos os seres humanos devem fazer, pois o reconhecimento deste compartilhar se dá em marcar a história de vida de pessoas através de informações relevantes.

1. Tenha um logotipo que mostre todo o seu potencial
A criação e o design de um logotipo, sem dúvida, é uma ação super valorizada e indispensável para uma empresa. É a “marca” sempre em evidência; algo que, “ao bater o olho”, o usuário já identifica de quem ou onde ela viu. Portanto, antes de mais nada, saber interpretar o que a empresa deseja passar através de um logotipo é crucial para o sucesso da mesma.

2. Crie um site atrativo e mostre profissionalismo
Faça o investimento que for necessário para mostrar "a cara" do seu site na rede, prezando sempre pelo profissionalismo, e assim passar credibilidade ao negócio, o que não é tão caro de se fazer hoje em dia, devido ao leque de empresas especializadas nesta área e se já tiver um bom relacionamento com clientes e parceiros, tente incorporar seus respectivos logotipos ou testemunhos falando bem da sua empresa/produto/serviço garantindo assim um bom apelo visual. Mencionar prêmios e reconhecimentos recebidos pela empresa, bem como o trabalho de serviço comunitário e iniciativas sustentáveis, também ajudarão a tornar o negócio muito atraente.

3. Contrate um SEO para otimizar seu site
A otimização de um site feita por um profissional SEO é considerado um investimento extremamente importante para posicionamento de marca, e uma marca que não está na rede simplesmente não existe, pois é notável o aumento de visitas, no trabalho de otimização de sites (SEO) um maior número de palavras-chave são trabalhadas e posicionadas para atender de forma eficaz os mecanismos de busca, ou seja, isto faz com que o site seja mais acessado por usuários e aumenta seu posicionamento na busca orgânica (gratuita); Conseqüentemente o aumento de vendas, uma vez que se tenha uma estratégia de ganho de visitantes e que esta estratégia funcione, os números de usuários que vêem seus produtos e/ou serviços tende a aumentar, possibilitando um maior número de vendas.

4. Instale o Google Analytics em seu site
O Google Analytics é uma ferramenta gratuita disponibilizada pela Google para fazer uma análise de determinados pontos chave do site, Para poder utilizar o serviço, basta que você possua uma conta ou e-mail Gmail (que também é gratuito), seu foco está em analisar sites de conteúdo empresarial, oferecendo recursos para medir a eficácia do marketing online que está sendo realizado no site, através de dados de tráfego, pois tem uma grande quantidade de relatórios, com várias métricas que você pode usar para tomar decisões sobre o futuro do seu site, campanha, ou negócio.

5. Monitore sua Marca e seus Concorrentes com o Google Alerts
O Google alerts é um serviço gratuito do Google para monitoramento de conteúdo. Para poder utilizar o serviço, basta que você possua uma conta ou e-mail Gmail (que também é gratuito). Daí, você pode cadastrar as palavras ou expressões que desejar. É uma ótima ferramenta não só para acompanhamento da sua marca, mas também para você saber o que andam falando sobre seus concorrentes. Outra grande dica é que você pode escolher palavras-chave referentes ao seu negócio e ficar acompanhando novos conteúdos relacionados.

6. Invista em Links Patrocinados (Google Adwords)
Com o Google AdWords, você pode criar e exibir anúncios de sua empresa com rapidez e facilidade. Você pode exibir os anúncios no Google e em rede de publicidade. Não importa o tamanho de seu orçamento, você pagará somente quando as pessoas clicarem em seus anúncios.
Os anúncios do Google AdWords são exibidos junto com os resultados de pesquisa quando um usuário faz uma pesquisa no Google usando uma de suas palavras-chave. Os anúncios são exibidos em "Links patrocinados" na coluna lateral de uma página de pesquisa e também podem aparecer em outras posições acima dos resultados de pesquisa gratuitos. Assim, você anuncia para um público-alvo que já tem interesse em sua empresa. Você também pode exibir seus anúncios em sites da Rede de Display na crescente Rede do Google. Além disso, você pode escolher os canais específicos da Rede de Display onde deseja que seu anúncio seja exibido ou permitir que a segmentação contextual associe suas palavras-chave ao conteúdo.

7. Invista nas mídias sociais
Agregar vídeos que mostrem a dinâmica da empresa é interessante para que o visitante crie proximidade com o negócio. Além disso, procure divulgar o link da sua página em redes sociais como Twitter, LinkedIn, Facebook e divulgue elas em sua assinatura de email.
Um aspecto realmente fascinante das mídias sociais é que, mesmo que você decida não investir em ações que utilize as redes sociais, sua marca provavelmente estará lá! São grandes as chances de seus consumidores estarem falando sobre seus produtos e serviços, comparando sua empresa com a concorrência, elogiando ou criticando sua empresa, mesmo que você não queira. Dependendo do caso, é plenamente possível ver consumidores insatisfeitos promovendo uma verdadeira cruzada contra sua empresa, uma vez que qualquer um hoje é capaz de produzir mídia espontânea, seja pelo Twitter, Facebook, Youtube e etc. Não seria inteligente deixar isso acontecer sem fazer nada.
Portanto, incluir as mídias sociais em seu planejamento de marketing desenvolvendo ações que permitam a sua empresa utilizar da melhor forma os recursos que ela é fundamental, ao menos para monitorar o que é dito nas redes sociais sobre sua empresa.

8. Crie planos de carreiras para seus colaboradores na rede LinkedIin
O Linkedin é uma das ferramentas essenciais que todo profissional que deseja alcançar o sucesso deve conhecer, o objetivo do Linkedin está ligado em cuidar de um item extremamente precioso: a nossa carreira e promover contatos profissionais, é uma rede de networking, que visa fortalecer parcerias entre clientes / empresas e colaboradores / empresas, além de poder expor potencialidades, como seus melhores Jobs, certificados e premiações, é uma ótima maneira também de “dar a cara pra bater na rede”, de um jeito profissional é claro. É possível desenvolver projetos para plano de carreiras para seus colaboradores, pois um dos focos principais desta ferramenta está neste sentido e sua importância se revela pela forte presença de grandes empresas e corporações e muitas delas inclusive recomendam que seus colaboradores criem seus perfis e se conectem uns aos outros.

9. Tenha um sistema de banco de dados
Além de proporcionar todos os dados necessários das pessoas que consomem e fornecem a sua empresa, ele também te oferece inúmeras ajudas, proporcionando a você todas as informações que precisar, o que vai economizar um bom tempo de trabalho. Fornecendo assim a essência da informação, sendo combustível para as ferramentas como BI (Business Intelligence), que segundo o site http://pt.wikipedia.org/wiki/business_intelligence, pode ser traduzido como inteligência de negócios. A partir desta ferramenta, é possível descobrir a importância dos sistemas de informações para suas tomadas de decisões, e começam a lincar estas ferramentas com estratégias para e-mail marketing consequêntemente alavancamento e expansão do negócio

10. Ações de E-mail Marketing
Através da possibilidade do visitante se cadastrar em seu site ou a extração dos contatos que estão no sistema de banco de dados da empresa o envio de email marketing será uma ferramenta importantíssima na geração de tráfego e, principalmente, do relacionamento com os clientes. Criar e enviar as newsletter (mala-direta) além de aumentar o tráfego no site, gerará receita.

11. Utilize um sistema Workflow
O Workflow é uma solução que permite sistematizar de forma consistente os processos ou fluxos de trabalho e informação de uma empresa, de forma a torná-los simples e transparentes aos vários intervenientes no processo. É uma solução que automatiza e traz agilidade aos processos corporativos. Flexível, adere-se a qualquer área de uma empresa que possua um fluxo de trabalho. É uma ferramenta web com interface totalmente intuitiva que possibilita o aumento da produtividade através do gerenciamento eletrônico de processos e documentos, suas vantagens:
- Rapidez na tomada de decisão
- Rastreabilidade dos processos
- Padronização do trabalho
- Disseminação do conhecimento
- Racionalização da burocracia
- Independência para a gestão
- Produtividade na rotina corporativa
- Visão estratégica dos processos

12. Invista em estagiários
Contratar estagiários é um bom investimento para a empresa. E isso não tem qualquer relação com mão-de-obra barata. Aliás, quem contrata estagiários pensando em ter alguém para fazer o trabalho pesado por pouco dinheiro está muito longe de ter a visão empreendedora que todo negócio precisa para ter sucesso. Na grande maioria dos casos – e desde que o estagiário selecionado esteja realmente interessado em investir em sua carreira –, incentivar o trabalho e colaborar para o crescimento profissional dos estudantes, pode significar a descoberta de um novo talento. Para a empresa, o investimento em um acadêmico traz a vantagem de poder moldar os funcionários de acordo com as necessidades e o perfil da companhia. Desde cedo, logo no início da formação profissional desse estudante, ele já aprende as condutas e os princípios da empresa e, se tiver a chance de continuar, já está com meio caminho andado para ter a identidade corporativa. Outra vantagem é que jovens acadêmicos convivem com profissionais experientes, o que cria e mantém um espírito de renovação. Isso proporciona um canal eficiente para o acompanhamento de avanços tecnológicos e conceituais e é um recurso eficaz de formação e aprimoramento de futuros profissionais. Além de ter um funcionário esforçado, interessado em aprender, as empresas que desenvolvem um programa de estágio são bem vistas perante o mercado, porque possibilitam a formação prática dos futuros profissionais. Essa boa imagem traz credibilidade e a admiração dos clientes em relação ao comprometimento social da empresa. Para os acadêmicos, os resultados de fazer um estágio em que se percebem bem recebidos e valorizados, as vantagens e benefícios são imensuráveis.


13. Invista em propaganda
Como o objetivo de toda empresa é vender seus produtos e serviços, quanto mais conhecida, melhor. E dificilmente se alcança este objetivo sem o uso de algum tipo de divulgação. Sem divulgação, a empresa simplesmente não aparece no mercado. E os consumidores em potencial apenas se transformarão em clientes depois de conhecerem o que a empresa tem efetivamente a oferecer. Fazer todos os seus materiais de boa aparência, e consistente, fará com que sua empresa pareça ser muito mais profissional e maior do que realmente ela é.

14. Exponha sua empresa em feiras
Participar de Feiras é uma oportunidade única de colocar a empresa e seus produtos em contato direto com um publico selecionado e interessado em fechar negócios. Fora de um ambiente convencional o cliente se desarma e fica mais fácil para a empresa detectar as necessidades a serem atendidas. Todas as ações são pensadas de forma a facilitar o contato entre quem tem o produto e quem necessita dele. Alem da perspectiva de conquistar novos clientes, as feiras proporcionam contatos com profissionais de todos os setores o que facilita futuras parcerias.
A utilização dos Coletores de Dados em feiras, já confirmou ser uma ferramenta de marketing direto pós evento das mais eficientes. Bem utilizada, poderá proporcionar aos seus clientes um banco de dados dos visitantes coletados no stand com rapidez e qualidade.
Poderá ainda proporcionar condições de o expositor efetuar pesquisas com os visitantes que entrarem em seu stand de forma a obter um melhor resultado em sua participação no evento.
Esta ferramenta auxilia o expositor a manter um contato pós evento com o visitante, seja através de email marketing, correio, telefone ou até mesmo envio de representantes.
É importante estar preparado para atender um número grande de visitantes de forma organizada e produtiva. Preparar produtos exclusivos e material promocional é investimento necessário para que a empresa permaneça na mente do consumidor após o encerramento do evento.


15. Alimente seu repertório de empreendedorismo com o blog Saia do Lugar
O Blog Saia do Lugar é escrito por jovens engenheiros, o blog tem uma linguagem simples e textos curtos. O objetivo deles é conseguir falar de carreira sem entrar nos “textos longos e filosóficos” que se encontra na web. Além de artigos rápidos, o blog traz uma categoria com slides e posts para quem quiser aprender sobre administração pela web. O blog tem ainda um perfil no Twitter o Empreendemia indicado ao prêmio Top of MindTwitter 2010, indicação anual das 100 personalidades mais criativas e relevantes da internet brasileira, sem somas de dúvida cada clique vale ouro, uma verdadeira aula de como ser um case de sucesso.



Sucesso a todos!
Equipe Acervo Publicitário
@acervocriativo

Medindo a presença das marcas nas redes sociais

By daniela on 11 de outubro de 2011


A audiência e o engajamento conquistados pelas marcas em seus perfis nas redes sociais já estão sendo medidos por um estudo específico, o IndexSocial. Como anuncia matéria publicada no blog do portal Época Negócios, o índice foi criado pela Agência Espalhe, especializada no chamado marketing viral ou de guerrilha, que visa utilizar o poder de comunização das redes.



A lógica seguida para medir a relação das marcas com seus consumidores nas redes sociais é a mesma da Bolsa de Valores no levantamento das ações mais negociadas. A medição da audiência utiliza um robô que acompanha diariamente a presença das empresas no Facebook, Twitter e Youtube. Durante o mês de setembro, por exemplo, foram monitoradas cerca de 300 marcas, levando-se em conta as que detêm 80% de audiência nas três plataformas a cada dia, conforme destaca o Época Negócios. A liderança de audiência no mês ficou com a Claro, que repetiu a posição alcançada em agosto.



No quesito engajamento – que engloba a quantidade de “curtir”conquistada no Facebook e as menções e retuítes no Twitter – o topo do ranking ficou com a Brahma Futebol Rio, que concentra os quatro perfis da empresa associados aos grandes times cariocas (Vasco, Fluminense, Flamengo e Botafogo).



O estudo também indica crescimento da utilização das redes sociais para a construção de relacionamento entre marcas e consumidores no Brasil. Conforme indica o Blog da Época Negócios, em abril, 177 marcas brasileiras se conectavam a 7,9 milhões de internautas. Em setembro, já são mais de 300 marcas conectadas a 22 milhões de usuários do Facebook, Twitter e Youtube.



Com informações de Época Negócios

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Lojas montadas em containers faturam R$ 12 milhões por ano

Criada no Brasil, rede de franquias Container Ecology Store reúne sustentabilidade, mobilidade e design moderno

Por Fernanda Salem, do Mundo do Marketing | 11/10/2011
fernanda@mundodomarketing.com.br

Transformar lixo em pontos de venda de sucesso, com base na sustentabilidade, apresentando ainda design moderno e mobilidade. Esta é a proposta da empresa Container Ecology Store, que, seguindo tendências mundiais, utiliza containers abandonados e transforma-os em lojas de roupas multimarcas. O negócio criado há dois anos já tem 40 franquias em todo país, além de contratos assinados para mais de 100 lojas só no ano que vem. A loja reúne produtos de 500 marcas, entre elas Coca-Cola Clothing, Triton, Abercrombie & Fitch, Pólo Ralph Lauren, Lacoste, Hollister e Aéropostale.

A ideia surgiu de uma necessidade. “Eu queria abrir uma rede de lojas no sul do país, mas os alugueis de terreno e em shoppings eram muito caros. Então pensei em adaptar um projeto que vi em Cingapura, de lojas em caixas de metal”, diz André Krai (foto), fundador da rede de franquias Container Ecology Store, em entrevista ao Mundo do Marketing.

Cada container custa cerca de R$ 10 mil, mas o valor mais alto vai para a reforma, que não sai por menos de R$ 20 mil. O maior investimento, portanto, é na estruturação, no suporte e na decoração. “Custa caro transformar lixo em algo útil”, conta Krai.

Mas dá resultado. O faturamento anual da empresa foi de R$ 12 milhões este ano e as perspectivas são de triplicar este valor com a ampliação da rede planejada para os próximos anos. Cada franquia paga à Container royalties de cerca de R$ 1,5 mil por mês. “O maior obstáculo para o empreendimento é encontrar terrenos livres em bons locais, principalmente na zona sul do Rio de Janeiro e em São Paulo”, diz Krai.

Chave na Mão
O modelo de negócios da Container Ecology Store, chamado Sistema Franquia Chave na Mão, provém diversos serviços para o franqueado. “A empresa busca o terreno que será o ponto comercial, instala a loja em uma semana com tudo pronto para o cliente e faz a gestão do negócio dele. O franqueado está comprando um pacote”, explica Krai.

Outra facilidade é a lista de 500 marcas, nacionais e internacionais, que já vêm como opção com a loja, disponíveis para o franqueado vender, como a Coca-Cola Clothing, a Fórum e a Abercrombie & Fitch. Todas voltadas para a moda jovem, que se relacionam com o target da empresa.

“O modelo exige um operador moderno devido ao tipo de loja, que é diferente. Podemos treinar qualquer um para o perfil, mas o franqueado precisa ter, acima de tudo, garra e tino para inovação”, diz Krai, explicando que para adquirir uma loja da Container o valor mínimo a ser investido é de R$ 100 mil.

Conquistando clientes
Uma das franquias de maior sucesso, segundo Krai, é a da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. O empreendimento tem dois containers e vende sete marcas: Abercrombie & Fitch, Hollister, Adidas Originals, Calvin Klein, Lança Perfume, Coca-Cola Clothing e Labellamafia, algumas delas conquistadas pelos próprios franqueados.

“O maior benefício que tirei com essa franquia é um aluguel muito mais barato do que em shoppings, então dá para vender os produtos a um preço mais acessível, além de poder remover o container para outro ponto, se achar necessário”, diz Luiz Otavio de Azevedo, dono da loja na Barra da Tijuca (foto), em entrevista ao Mundo do Marketing.

 A unidade foi inaugurada em setembro de 2010 e o faturamento mensal é de cerca de R$ 45 mil. “O valor ainda não pagou o investimento inicial. Estamos fazendo clientes neste primeiro ano. Acredito que a partir do ano que vem já ultrapassaremos o investimento inicial”, diz. “A previsão para 2012 é faturar de R$ 60 mil a R$ 70 mil por mês com a loja”.              

Solução ambiental
Um dos grandes trunfos do negócio é seu apelo ambiental e ecológico, tendência mundial que a rede aproveita na divulgação da empresa desde o nome até o texto no site, dizendo ser a única franquia totalmente sustentável do mundo e chamando os clientes a participar do movimento para salvar o planeta.

Efetivamente, a utilização de materiais reciclados como containers com mais de 20 anos de uso já é uma ação que contribui para o meio ambiente. Além disso, as lojas contam com itens como araras feitas de corrimão de ônibus e decks de casca de arroz na decoração. A rede também não usa nenhum produto que polua o meio ambiente e 50% do ponto de venda é reciclado.

 Modelos internacionais
A inovação já existe internacionalmente, com algumas lojas feitas em containers de navios. Nos Estados Unidos, a incubadora de design 3rd Ward criou em agosto deste ano uma loja utilizando o objeto, que foi chamado de Shopbox (foto).

Os produtos, como mochilas e objetos de decoração, ficam expostos no container e os consumidores podem escolher o produto desejado, sem a ajuda de um vendedor, e se cadastrar utilizando um iPad disponível no local. O cliente então envia uma mensagem de texto e a mercadoria é entregue em seu endereço.

No Canadá, a Nescafé fez recentemente uma ação de loja pop-up em um container para divulgar a linha Dolce Gusto. A instalação fez uma turnê pelos locais mais movimentados de Toronto e Montreal como uma cafeteria itinerante.

 Lojas viajam pelo mundo
A agência de design LOT-EK tem um histórico em trabalhar com projetos criados a partir de container abandonados, de instalações de arte a lojas. Há dois anos, a empresa criou um ponto de venda para a Uniqlo em Nova York, nos Estados Unidos, pequeno e eficiente.

Seu case de maior sucesso, no entanto, foi para a Puma, chamado de Puma City. O espaço de 24 containers criado em 2008 tem escritórios, área para a imprensa, um bar, local para eventos e ainda uma grande varanda aberta no teto. A loja é móvel, passando por algumas cidades dos Estados Unidos, e já foi até a Espanha e África do Sul, vendendo os produtos da marca durante a Copa do Mundo de 2010.

7 dicas para quem quer se tornar um bom empreendedor

Um bom empreendedor precisa ter iniciativa para criar um novo modelo de negócio, já que o empreendedorismo é uma característica do administrador que tem com objetivo o sucesso


Por Redação Administradores, www.administradores.com.br


Cada vez mais pessoas estão concretizando o sonho do próprio negócio. Em 2010, foram constituídas 1.370.464 empresas, o que revela um crescimento de 101% em relação a 2009, segundo dados do Departamento Nacional de Registros do Comércio (DNRC) da Secretaria de Comércio e Serviços (SCS) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC)




No entanto, apesar desse crescimento no número de negócios próprios, nem todas as pessoas sabem o que é preciso para se tornarem boas empreendedoras e, assim, se manterem no mercado. Não adianta, por exemplo, a vontade de trabalhar sem que se saiba usar a criatividade, ou disciplina na execução de tarefas sem um bom diálogo com os funcionários.



Para o empresário Rogimar Rios, "um bom empreendedor precisa ter iniciativa para criar um novo modelo de negócio, já que o empreendedorismo é uma característica do administrador que tem com objetivo o sucesso".



Além disso, o empresário dá outras dicas para quem quer se tornar um bom empreendedor. Confira:



1. Saiba lidar com personalidades desafiadoras. Ouça-as com o coração e com os olhos, não somente com os ouvidos.



2. Tenha determinação e disciplina. Anote idéias e faça seu planejamento com dia, hora e local em que tudo deverá acontecer.



3. Seja inteligente, saiba usar o seu pensamento a seu favor. Seus pensamentos determinam a sua freqüência e seus sentimentos lhe dizem imediatamente em que freqüência você está. Quando se sente mal, você está na freqüência que atrai coisas ruins, prejudicando o alcance de suas metas.



4. Tenha meta e siga um método. Quando uma pessoa tem os dois, ela rompe barreiras.



5. Tenha fé, mas não deixe de agir para modificar a realidade. Vá do pensamento à ação.



6. Empreendedor deve encontrar, avaliar e desenvolver a oportunidade de criar algo novo.



7. Tire proveito do fracasso. Saiba usar a experiência sem sucesso em aprendizado.

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Marcas não olham para os consumidores acima de 60 anos

Público que movimenta R$ 7,5 bilhões por mês no país ainda é deixado de lado pelas empresas

Por Sylvia de Sá, do Mundo do Marketing | 07/10/2011
sylvia@mundodomarketing.com.br

No último sábado, dia 1º de outubro, foi comemorado o Dia do Idoso. Se, ao pensar nisso, vem a sua cabeça uma senhora tricotando ou um avô jogando dominó é hora de rever conceitos. Mais preocupados com a saúde e o bem estar, com um orçamento menos comprometido e com tempo para aproveitar a vida, os seniores mostram-se consumidores em potencial.



Não é à toa que empresas como Natura, BRFoods, Bradesco, Pão de Açúcar, Avon, Coca-Cola e O Boticário investem cada vez mais em pesquisas para ampliar o conhecimento sobre este target. No Brasil, há 19 milhões de pessoas com mais de 60 anos, o equivalente a 10% do total, segundo informações do IBGE. Juntos, estes consumidores são responsáveis por uma renda mensal que soma R$ 7,5 bilhões.
Grande parcela desta população, no entanto, está insatisfeita. De acordo com um levantamento realizado pela Brasil Data Senior, que entrevistou 1.500 pessoas com mais de 60 anos entre 2009 e 2010, dois terços relataram que os produtos e serviços existentes não satisfazem suas necessidades.
Expectativa de vida cresce
Desde 1980, o brasileiro viu a expectativa de vida crescer 10,7 anos e, até 2050, tudo indica que a população estará vivendo, em média, 81 anos. Sem falar que os indivíduos com mais de 60 anos devem chegar a 64 milhões ainda na metade do século. Por isso, é bom que as marcas não percam tempo, redirecionem o olhar para este público e repensem a maneira de agir.
“A população madura tem novos hábitos e atitudes, completamente diferentes do que se fala da terceira idade. São pessoas mais ativas, otimistas em relação ao futuro, funsionais e, principalmente, independentes. Uma pessoa com 70 anos há três, quatro décadas, se preparava para os seus últimos dias. Hoje, ela faz planos para o futuro. O mercado está diante de grandes oportunidades a serem satisfeitas para esse público”, diz Arthur O'Leary Jr, Diretor Geral da Brasil Data Senior, em entrevista ao Mundo do Marketing.
Os setores mais explorados, como o financeiro, de saúde e turismo continuam em alta neste segmento de mercado.  Há, entretanto, categorias que despertam cada vez mais a atenção destes consumidores, mas ainda não atendem suas necessidades. É o caso do mercado de entretenimento, por exemplo, pensado fundalmentalmente para os jovens.
 Potencial do “Ninho Vazio”
As oportunidades aumentam ainda mais entre aqueles classificados como “Ninho Vazio”, ou seja, casais maduros que vivem sozinhos, e “Solitários”, que compreendem viúvos e descasados. Juntos, estes estágios familiares representam 40% dos consumidores seniores e apresentam renda per capta acima da média, sendo potenciais consumidores de super e hipermercados, feiras, açougues e padarias, medicamentos, cosméticos, telefonia celular, TV por assinatura, lazer fora de casa, planos de saúde e crediários.
O ticket médio em super e hipermercados do “Ninho Vazio” é de R$ 403,00, enquanto os “Solitários” gastam R$ 231,00. Já o grupo “Multifamiliar”, de domicílios compostos por mais de um núcleo familiar, consome, em média, R$ 413,00 e o “Ninho Cheio” (casas com filhos solteiros morando juntos), R$ 410,00.
Os números comprovam o maior gasto dos casais que vivem sós ou dos viúvos e separados. A renda familiar também é uma surpresa. Entre os seniores da classe A, o valor chega a R$ 9,3 mil mensais e os gastos com supermercados ficam em R$ 878,00.
Serviços e diálogo
Apesar da renda movimentada por quem já passou dos 60 anos, praticamente nenhuma empresa brasileira olha com atenção para este público. Há casos isolados, claro, como a Maturi, marca de cosméticos que nasceu para atender os seniores. Mas, de forma geral, ainda não se observam manifestações nesta direção.
“Não chegamos aos erros ainda. As empresas estão se dedicando pouco. Existe uma ausência de iniciativas para pensar em produtos para este público. Não se pode culpar muito as marcas, porque é um fenômeno recente no Brasil. Houve um aumento abrupto da população e isso vai acelarar nos próximos anos. É um momento para planejar e pensar na oportunidade”, acredita o executivo da Brasil Data Senior.
Na busca pela conquista deste consumidor, os serviços saem na frente, já que tratam muito mais diretamente com o ser humano e conseguem suprir os desejos do target. É o caso de academias de ginástica com departamentos que trabalham com as necessidades deste público, assim como as agências de turismo que pensam em roteiros específicos.
Outro ponto importante é o diálogo com o senior. Cabe às marcas tomar o cuidado para não passar a imagem inadequada destes consumidores. Não adianta tratá-los de maneira “especial”. “Pessoas com mais de 60 anos não querem se sentir velhas. Querem viver mais, ter espírito jovem. Não adianta lançar um produto para velho. É preciso tomar cuidado no posicionamento de Marketing. O produto ou o serviço deve atender a necessidade da pessoa vendendo um posicionamento com que ela se identifique”, ressalta O'Leary.

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Quatro em cada 10 brasileiros são usuários de redes sociais, diz pesquisa

Estudo da GfK aponta que 53% dos internautas presentes nestas plataformas são membros das classes AB.


Por Cláudio Martins, do Mundo do Marketing | 28/09/2011

Um total de quatro em um grupo de 10 brasileiros são usuários de redes sociais, segundo uma pesquisa realizada pela GfK. O estudo indica que 43% da população do país está presente em plataformas como Orkut, Facebook, Twitter ou Youtube. Outra informação relevante apontada pelo levantamento é que a maioria dos usuários destes sites de relacionamento são pertencentes às classe AB (53%), enquanto CD representam 33% do total.
A interação com as marcas nestas plataformas também foi um ponto verificado pela GfK,que entrevistou 1.000 pessoas nas regiões metropolitanas de Curitiba, Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Fortaleza, Belém, Goiânia, Brasília e Manaus. Segundo a pesquisa, 27% dos internautas utilizam as redes sociais para pesquisar informações sobre alguma marca e 17% costumam fazer recomendações. Já realização de críticas ou elogios relacionados a alguma empresa é citada por 4% dos entrevistados.

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Empreendimento digital – Dicas para seu negócio online decolar

Algumas dicas para seu empreendimento digital decolar

Dicas para o empreendedor digitalAo longo dos meus sete anos trabalhando com internet, vi muitos empreendimentos digitais nascerem e pouco tempo depois morrerem, mas também vi alguns dando certo. Eu mesmo já prestei consultoria e portanto participei de alguns startups que não saíram do chão. Essa bagagem me levou a escrever uma lista com uma série de considerações as quais acredito serem essenciais para que um empreendimento digital (seja ele um portal, um e-commerce ou até mesmo um blog) seja um empreendimento de sucesso.
Seguem as considerações, fique a vontade para contribuir com a lista:

Planejamento é vital

Montar um bom plano de negócios é básico para qualquer empreendimento seja ele virtual ou não. As pesquisas demonstram que 45% dos e-commerces fecham por falta de planejamento e informação sobre o ambiente.
Felizmente, hoje não é preciso ser administrador ou ter um MBA para fazer um bom plano de negócios: O SEBRAE disponibiliza gratuitamente diversos materiais na internet que podem ajudar nesse sentido. Para colher informações do cenário, também não precisa contratar um instituto de pesquisa, afinal, a grande maioria de seus competidores estão na internet. Além disso, existem também algumas ótimas opções de cursos sobre e-commerce em que você pode ter uma noção exata sobre o segmento e suas ferramentas.

Entenda a tecnologia do seu empreendimento digital

Entender como funciona a tecnologia e a estrutura básica por trás do seu negócio não é lei, mas ajuda, e muito. Conhecer as funcionalidades e as limitações de desenvolvimento pode acabar com o ruído de comunicação entre o empreendedor e o desenvolvedor. O que eu vou falar agora pode ser contraditório e muitos administradores vão descer a lenha em mim, mas selar sociedade junto a um programador pode ser uma ótima ideia!
Não são poucos os cases onde entendedores de tecnologia se deram muito bem no empreendedorismo digital. É só olhar para o Facebook nos EUA e para o Buscapé no Brasil, ambos são frutos de um trabalho conjunto entre investidores e programadores.

Seja pioneiro, tenha uma ideia diferente

Não lance só mais um endereço na internet. A internet já está cheia de Guias Telefônicos On-Line, Sites de Compras Coletivas e Sites Para Compra de Veículos. Se você realmente quer lançar um empreendimento para competir com esses modelos, faça bem feito: invista em tecnologia e divulgação. Porém prepare-se, pois se seu negócio é local você viverá com o estigma de ser o segundo ou o terceiro de sua cidade, e se seu negócio pretende abranger o país ou o mundo, acostume-se com a idéia de ser só mais um brigando pela maior fatia do bolo.

Pense grande, ou melhor, longe.

Se a internet reduziu todas as distâncias e modificou totalmente as dinâmicas do tempo-espaço, por que empreender só na sua cidade, se o Acre é logo ali? Se não for possível atuar em mais de um local logo de início, ao menos tenha um planejamento para logo em seguida iniciar um processo de expansão. Você acha que o Groupon seria o sucesso que é hoje se tivesse se ficado só em Pittsburgh?

Tire seu empreendimento do papel.

Planejar é importante, mas mais importante é ver o seu negócio se concretizar. Já vi vários negócios nem iniciarem por puro preciosismo do empreendedor, que quer lançar um projeto perfeito e é influenciado por cada sugestão de terceiros que lhe é dada. Veja bem, não estou dizendo que não é importante fazer up-dates à estrutura do seu empreendimento, mas para essas situações existem as versões Beta, e o Orkut é Beta até hoje. É fundamental que você consiga tirar a sua idéia do papel.
Para finalizar, gostaria de deixar claro que estas são apenas considerações que tenho de acordo com a minha experiência profissional e não são leis do empreendedorismo digital. Dito isto, espero profundamente que elas ajudem futuros empreendimentos digitais a decolar!
Fonte: Midiatismo