Storytelling de marca: saiba mais sobre as histórias criativas que te destacam no marketing digital e conquistam seu público-alvo
Você já ouviu falar sobre o uso de formas mais informais de comercializar produtos e serviços?
Talvez um que envolva narrativas criativas em vez de roteiros linha por linha?
É provável que você tenha, e isso se chama storytelling de marca.
A narrativa da marca existe há anos, mas sua popularidade está disparando à medida que o marketing digital supera seu antecessor impresso.
O storytelling no marketing digital atende às necessidades de uma sociedade em ritmo acelerado, na qual as pessoas procuram receber informações cada vez mais rapidamente.
E é importante que você saiba como utilizá-lo em suas estratégias de vendas.
Como o storytelling afeta o marketing digital?
A narrativa digital não é diferente de sua contraparte tradicional — além de como essas histórias são entregues.
Hoje em dia, muitas pessoas usam plataformas online para desenvolver e transmitir suas mensagens para outras pessoas.
O storytelling no marketing digital combina essas várias formas de comunicação e estratégias de marketing para formar pontos de venda persuasivos.
Aqui estão três maneiras pelas quais o storytelling impacta o marketing digital:
1. Ajuda você a se conectar com seu público-alvo
Hoje em dia, as pessoas são inundadas com anúncios de marketing.
Você dificilmente pode clicar em um link de site sem uma enxurrada de pop-ups atravancando a tela do seu computador ou anúncios em cascata em ambos os lados de qualquer artigo que você lê.
Isso condicionou o cérebro a ignorar informações e descartar qualquer coisa simples e mundana.
É preciso uma história criativa que vá além do tradicional para chamar a atenção do leitor.
2. Constrói confiança
Materiais de marketing padronizados não ajudam você a formar um vínculo com os consumidores.
Em vez disso, é um conteúdo informativo e sem graça que geralmente parece instruções de montagem.
Contar histórias é muito mais profundo. Elas abordam os pontos problemáticos do consumidor e não emitem as vibrações frias e impessoais de uma venda difícil.
As pessoas querem saber que você tem os melhores interesses em mente.
3. Parece menos insistente
Os consumidores tendem a evitar vendas agressivas e diretas.
No mundo atual das compras online, as pessoas podem facilmente evitar esses confrontos e conversas desconfortáveis clicando no “x” do navegador.
Você deve procurar atrair um consumidor fazendo-lhe perguntas e relacionando-se com ele em um nível mais íntimo.
Como o storytelling é usado no marketing?
Depois de entender como o storytelling afeta sua abordagem de marketing digital, você deve observar como o storytelling no marketing digital pode transmitir sua história aos consumidores-alvo.
Três dessas abordagens são as seguintes:
1. Narrativa gerada pelo cliente
Nada vende melhor do que as aprovações do cliente.
À medida que as tecnologias de comunicação continuam avançando, os consumidores têm mais plataformas para compartilhar suas avaliações de produtos e serviços.
Por razões óbvias, as pessoas tendem a confiar mais em seus colegas do que nos profissionais de marketing corporativo.
Como tal, é essencial fornecer uma plataforma semelhante para seus clientes e permitir que eles contem suas histórias.
2. Narrativa baseada em dados
Os dados digitais estão em toda parte e continuam a crescer em ondas.
Aproveitar quaisquer dados disponíveis para você que desenvolvam histórias envolventes é crucial para manter o ritmo no mundo ultracompetitivo do marketing digital.
As pessoas processam as imagens muito mais rapidamente do que o texto e, ao utilizar dados digitais para criar histórias visualmente impactantes, seus anúncios atrairão mais atenção.
É importante lembrar que um anúncio (ou uma história!) nem sempre precisa se basear em palavras.
3. Minianúncios
Um efeito colateral do avanço das tecnologias é que o tempo de atenção da pessoa média está diminuindo.
As formas mais tradicionais e prolongadas de publicidade estão perdendo espaço para os “minianúncios”, que são pequenos trechos de informações de teaser.
Eles não dizem muito, mas são longos o suficiente para despertar o interesse do consumidor sem se arrastar ao ponto do tédio.
Cinco maneiras de usar storytelling no marketing digital
Por trás da publicidade digital eficaz está uma série de estratégias comprovadas que ajudam você a se conectar com o cliente.
Cinco dessas estratégias são:
1. Conheça a história da sua marca
A publicidade tradicional é bastante formal e processual.
Ela descreve o que uma empresa está vendendo, fornece informações sobre esse produto ou serviço e explica como os consumidores podem obtê-lo.
Uma história de marca é uma narrativa que se conecta com um consumidor emocionalmente, ao mesmo tempo em que fornece informações.
Em vez de inundar o consumidor com detalhes, ele responde à pergunta mais crítica de todas: por que sua marca está na minha tela?
2. Mostre, não conte
Este conceito é um método comprovado e eficaz usado por escritores criativos para atrair o leitor.
Em vez de sair e dizer o que um personagem está pensando ou sentindo, o autor faz implicações específicas que permitem ao leitor interpretar e experimentar os pensamentos e emoções por si mesmos.
O conceito funciona de forma semelhante no marketing digital. Isso ajuda seu público a reconhecer o valor de seu produto ou serviço por meio de uma história descritiva em vez de uma venda difícil.
3. Mantenha sua história consistente
Quando você procura vender um produto ou serviço a um consumidor, nunca deve mudar a narrativa. Sua mensagem deve permanecer consistente em todo o anúncio.
Caso contrário, o consumidor pode sentir o cheiro de propaganda falsa. Esta é uma maneira fácil de perder a confiança do consumidor.
4. Crie uma conexão emocional
As pessoas tendem a ser emocionais e isso geralmente afeta os padrões de compra.
Como o nome sugere, o marketing emocional visa as emoções do consumidor por meio de mensagens sutis, mas poderosas e persuasivas.
Essas mensagens desencadeiam (o que muitos analistas de marketing acreditam ser) os impulsos de compra subconscientes do consumidor.
Isso desenvolve uma conexão íntima entre a marca e o consumidor.
5. Teste A/B
O teste A/B refere-se a um teste aleatório em que várias variáveis (como uma página da Web e elementos específicos da página) são apresentadas a diferentes visitantes da página da Web ao mesmo tempo.
O objetivo é determinar qual versão dessa página da web ou elemento de página resulta em mais “cliques”.
Um click-through significa que o anúncio gerou interesse suficiente para que o visualizador clique no link do anúncio e visite a próxima página.
Em um mundo de dados transbordantes, informações em movimento rápido e curtos períodos de atenção, contar histórias no marketing digital é essencial para se conectar com consumidores em potencial.
Longe vão os dias de scripts chatos e sobrecarga de informações.
Em vez disso, as pessoas buscam anúncios que eliminam o ruído digital e ressoam com eles em um nível pessoal.