segunda-feira, 9 de outubro de 2023

Como usar o storytelling pode transformar o seu marketing digital?

 



Storytelling de marca: saiba mais sobre as histórias criativas que te destacam no marketing digital e conquistam seu público-alvo

Storytelling

Você já ouviu falar sobre o uso de formas mais informais de comercializar produtos e serviços?

Talvez um que envolva narrativas criativas em vez de roteiros linha por linha?

É provável que você tenha, e isso se chama storytelling de marca.

A narrativa da marca existe há anos, mas sua popularidade está disparando à medida que o marketing digital supera seu antecessor impresso.

storytelling no marketing digital atende às necessidades de uma sociedade em ritmo acelerado, na qual as pessoas procuram receber informações cada vez mais rapidamente.

E é importante que você saiba como utilizá-lo em suas estratégias de vendas.

Como o storytelling afeta o marketing digital?

A narrativa digital não é diferente de sua contraparte tradicional — além de como essas histórias são entregues.

Hoje em dia, muitas pessoas usam plataformas online para desenvolver e transmitir suas mensagens para outras pessoas.

O storytelling no marketing digital combina essas várias formas de comunicação e estratégias de marketing para formar pontos de venda persuasivos.

Aqui estão três maneiras pelas quais o storytelling impacta o marketing digital:

 

1. Ajuda você a se conectar com seu público-alvo

Hoje em dia, as pessoas são inundadas com anúncios de marketing.

Você dificilmente pode clicar em um link de site sem uma enxurrada de pop-ups atravancando a tela do seu computador ou anúncios em cascata em ambos os lados de qualquer artigo que você lê.

Isso condicionou o cérebro a ignorar informações e descartar qualquer coisa simples e mundana.

É preciso uma história criativa que vá além do tradicional para chamar a atenção do leitor.

 

2. Constrói confiança

Materiais de marketing padronizados não ajudam você a formar um vínculo com os consumidores.

Em vez disso, é um conteúdo informativo e sem graça que geralmente parece instruções de montagem.

Contar histórias é muito mais profundo. Elas abordam os pontos problemáticos do consumidor e não emitem as vibrações frias e impessoais de uma venda difícil.

As pessoas querem saber que você tem os melhores interesses em mente.

 

3. Parece menos insistente

Os consumidores tendem a evitar vendas agressivas e diretas.

No mundo atual das compras online, as pessoas podem facilmente evitar esses confrontos e conversas desconfortáveis clicando no “x” do navegador.

Você deve procurar atrair um consumidor fazendo-lhe perguntas e relacionando-se com ele em um nível mais íntimo.

Como o storytelling é usado no marketing?

Depois de entender como o storytelling afeta sua abordagem de marketing digital, você deve observar como o storytelling no marketing digital pode transmitir sua história aos consumidores-alvo.

Três dessas abordagens são as seguintes:

 

1. Narrativa gerada pelo cliente

Nada vende melhor do que as aprovações do cliente.

À medida que as tecnologias de comunicação continuam avançando, os consumidores têm mais plataformas para compartilhar suas avaliações de produtos e serviços.

Por razões óbvias, as pessoas tendem a confiar mais em seus colegas do que nos profissionais de marketing corporativo.

Como tal, é essencial fornecer uma plataforma semelhante para seus clientes e permitir que eles contem suas histórias.

 

2. Narrativa baseada em dados

Os dados digitais estão em toda parte e continuam a crescer em ondas.

Aproveitar quaisquer dados disponíveis para você que desenvolvam histórias envolventes é crucial para manter o ritmo no mundo ultracompetitivo do marketing digital.

As pessoas processam as imagens muito mais rapidamente do que o texto e, ao utilizar dados digitais para criar histórias visualmente impactantes, seus anúncios atrairão mais atenção.

É importante lembrar que um anúncio (ou uma história!) nem sempre precisa se basear em palavras.

 

3. Minianúncios

Um efeito colateral do avanço das tecnologias é que o tempo de atenção da pessoa média está diminuindo.

As formas mais tradicionais e prolongadas de publicidade estão perdendo espaço para os “minianúncios”, que são pequenos trechos de informações de teaser.

Eles não dizem muito, mas são longos o suficiente para despertar o interesse do consumidor sem se arrastar ao ponto do tédio.

Cinco maneiras de usar storytelling no marketing digital

Por trás da publicidade digital eficaz está uma série de estratégias comprovadas que ajudam você a se conectar com o cliente.

Cinco dessas estratégias são:

 

1. Conheça a história da sua marca

A publicidade tradicional é bastante formal e processual.

Ela descreve o que uma empresa está vendendo, fornece informações sobre esse produto ou serviço e explica como os consumidores podem obtê-lo.

Uma história de marca é uma narrativa que se conecta com um consumidor emocionalmente, ao mesmo tempo em que fornece informações.

Em vez de inundar o consumidor com detalhes, ele responde à pergunta mais crítica de todas: por que sua marca está na minha tela?

 

2. Mostre, não conte

Este conceito é um método comprovado e eficaz usado por escritores criativos para atrair o leitor.

Em vez de sair e dizer o que um personagem está pensando ou sentindo, o autor faz implicações específicas que permitem ao leitor interpretar e experimentar os pensamentos e emoções por si mesmos.

O conceito funciona de forma semelhante no marketing digital. Isso ajuda seu público a reconhecer o valor de seu produto ou serviço por meio de uma história descritiva em vez de uma venda difícil.

 

3. Mantenha sua história consistente

Quando você procura vender um produto ou serviço a um consumidor, nunca deve mudar a narrativa. Sua mensagem deve permanecer consistente em todo o anúncio.

Caso contrário, o consumidor pode sentir o cheiro de propaganda falsa. Esta é uma maneira fácil de perder a confiança do consumidor. 


4. Crie uma conexão emocional

As pessoas tendem a ser emocionais e isso geralmente afeta os padrões de compra.

Como o nome sugere, o marketing emocional visa as emoções do consumidor por meio de mensagens sutis, mas poderosas e persuasivas.

Essas mensagens desencadeiam (o que muitos analistas de marketing acreditam ser) os impulsos de compra subconscientes do consumidor.

Isso desenvolve uma conexão íntima entre a marca e o consumidor.

 

5. Teste A/B

O teste A/B refere-se a um teste aleatório em que várias variáveis (como uma página da Web e elementos específicos da página) são apresentadas a diferentes visitantes da página da Web ao mesmo tempo.

O objetivo é determinar qual versão dessa página da web ou elemento de página resulta em mais “cliques”.

Um click-through significa que o anúncio gerou interesse suficiente para que o visualizador clique no link do anúncio e visite a próxima página.

Em um mundo de dados transbordantes, informações em movimento rápido e curtos períodos de atenção, contar histórias no marketing digital é essencial para se conectar com consumidores em potencial.

Longe vão os dias de scripts chatos e sobrecarga de informações.

Em vez disso, as pessoas buscam anúncios que eliminam o ruído digital e ressoam com eles em um nível pessoal.

sexta-feira, 22 de setembro de 2023

Growth Marketing: o que é e quais os benefícios para sua empresa?

 


Talvez você já tenha ouvido falar em Growth Marketing e Growth Hacking, mas é possível que não saiba exatamente o que significam na prática. Afinal, as ferramentas e estratégias de marketing surgem e se reinventam com frequência. As transformações digitais e no comportamento do consumidor acontecem de modo acelerado, e o marketing é diretamente impactado por isso. São novos termos, novos conceitos e novas formas de investir.


Pensando nisso, criamos este post para abordar o conceito de Growth Marketing , explicar a diferença em relação ao Growth Hacking e mostrar a importância dessa estratégia para o crescimento de um negócio. Ao final, você vai encontrar as principais etapas para implementá-la com eficiência. Confira!

 

Qual a diferença entre Growth Marketing e Growth Hacking?

Podemos dizer que a estratégia de Growth Marketing é um "filhote" do Growth Hacking. O primeiro usa uma abordagem abrangente para impulsionar o crescimento acelerado do negócio. O segundo, tem uma abordagem experimental, focando em testar estratégias para o crescimento exponencial da empresa.

Na prática, o Growth Marketing é realizado com o uso das seguintes ferramentas:

  • CRM;
  • CMS;
  • automação das campanhas de marketing e fluxo de nutrição;
  • SEO;
  • e-mail marketing;
  • redes sociais;
  • landing pages.

Já o Growth Hacking utiliza os seguintes mecanismos para viabilizar as estratégias do marketing de crescimento:

  • ferramentas para analisar dados como tráfego do site, comportamento do usuário e conversões;
  • teste A/B para otimização de um site e seu conteúdo, bem como de landing pages;
  • rastreamento do comportamento do consumidor durante a jornada e o funil de vendas;
  • identificação das tendências de mídias sociais, com base no monitoramento de tráfego, marketing de conteúdo, tráfego pago, entre outras estratégias de marketing digital.

Qual a importância e benefícios do Growth Marketing para um negócio?

Growth Marketing é de suma importância para os negócios. Não é à toa que além de ser uma estratégia, é uma ação que integra departamentos comerciais e marketing de empresas antenadas, cujo propósito é o crescimento exponencial e a longevidade do negócio. 

Sendo assim, podemos elencar como principais benefícios:

  • estimula o desenvolvimento sustentável do negócio;
  • retém e fideliza clientes, aumentando as receitas e o ticket médio;
  • melhora a experiência do cliente, pois, foca em suas necessidades e desejos;
  • maximiza o ROI, já que os recursos são alocados de maneira estratégica e orientada por dados;
  • contribui com a adaptação das estratégias às tendências de mercado, por meio do acompanhamento contínuo das novidades e agilidade em empregá-las.

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Como implementar essa estratégia?

Veja as principais etapas para implementar a estratégia de Growth Marketing

Identifique o público-alvo

Provavelmente, você já sabe quem é o seu público-alvo, mas não custa reforçar a importância de identificar o perfil das pessoas que apresentam maior probabilidade de fechar negócio com a sua empresa. 

Saber a faixa etária e de renda, nível de escolaridade, região onde vive, períodos em que fazem as compras, entre outras informações sobre o comportamento, obtidas por meio da análise de dados, é essencial para identificar o comportamento desses clientes na jornada de compras. 

Dessa forma, é possível adotar estratégias assertivas de conteúdo, apostar nos canais de comunicação certos e concentrar esforços nos ambientes digitais onde essas pessoas se encontram.

Invista em conteúdos de qualidade

A receita para conteúdos de qualidade é ter assuntos compatíveis com o perfil do seu público, proporcionar uma boa experiência de leitura e estar adequado em tamanho e linguagem para cada canal de comunicação.

Em se tratando do ambiente online, obedecer aos requisitos da engenharia de dados, que proporciona entrega ao maior número de pessoas e posiciona as páginas nas primeiras posições dos buscadores, também é importante.

O marketing e o conteúdo também podem ser comercial. Exemplo disso, é oferecer recompensas para coletar dados, como cupons de descontos para cadastramento de e-mails e indicações, e cashback em compras de campanhas específicas. 

Otimize suas plataformas

Além de estar nos mesmos espaços onde se encontram clientes fidelizados e os em potencial, otimize as plataformas. Os sites devem ter boa usabilidade, com navegação agradável e intuitiva. 

As redes sociais precisam imprimir a imagem do negócio. Os canais de comunicação necessitam de integração, desde o Instagram até o WhatsApp.

Deixe que a automatização trabalhe organizando os contatos e as intenções de compra para você, com sistemas projetados para isso, como o Software de Marketing da HubSpot!

Teste os resultados 

O Growth Marketing não finaliza com a sua implementação. A estratégia exige atualização constante, afinal, o mercado muda com frequência, assim como o comportamento do seu público. A adequação ao contexto e às mudanças no perfil do consumidor é possível quando o acompanhamento é contínuo. 

Teste seus resultados constantemente e analise os dados com profundidade, lembrando sempre que o que define o sucesso de uma ação de Marketing, não é o lucro imediato. Às vezes, você ainda não tem um alto volume de vendas, mas conquistou mais leads do que o habitual, por exemplo.

A grande vantagem da implementação de uma estratégia de Growth Marketing é que toda a integração entre as estratégias do marketing tradicional com o marketing de crescimento é orientada por dados, focando no aumento da receita e na melhoria da experiência do cliente.

Além de ser uma estratégia que proporciona melhor desempenho, o Growth Marketing na prática propõe uma mudança no mindset do negócio. A partir do momento que a empresa decide adotar essa estratégia, deve ter em mente que tudo deve ser testado, o aprendizado é contínuo e o acompanhamento do mercado precisa ser constante.

Rebranding: como funciona e quando fazer

 


Uma marca é muito mais do que a sua logo ou nome. É um conjunto de elementos que levam as pessoas a identificar o seu produto. Assim, tudo aquilo que envolve sua identidade visual representa a sua marca, diferenciando-a das demais.

Use as dicas desse guia para criar uma marca de sucesso

O que é uma marca bem sucedida, exemplos de marcas de sucesso no Brasil, como se posicionar interna e externamente e muito mais.

A ideia é acertar em todos os elementos, de forma que as características da marca possam se manter ao longo do tempo. Só que os conceitos mudam, a moda passa e tudo precisa ser ressignificado. Então, é aí que entra o rebranding, que deve ser feito de forma estratégica, na hora certa, para adaptar sua marca e garantir o sucesso com seu público-alvo no longo prazo.

Neste artigo, vamos abordar o conceito de rebranding: o que é, para que serve e como pode ser implementado. Também mostraremos alguns cases de sucesso com esse processo para você se inspirar. Continue a leitura!

Assim, o rebranding é um conjunto de ações pensadas e estudadas para mudar o posicionamento de uma marca no mercado, de forma que os consumidores passem a ter uma visão diferente dela.

Uma empresa recorre ao rebranding, na maioria das vezes, quando não está alcançando a audiência desejada, seja porque deseja mudar seu público-alvo ou porque a imagem do produto ficou negativa para os consumidores.

O rebranding também serve para fazer alcançar um posicionamento mais preciso da marca, condizente com o seu atual momento. Isso acontece, por exemplo, quando um negócio passou por problemas ou uma má comunicação com os clientes e, por isso, busca corrigir essas arestas e demonstrar a sua evolução.

Como fazer rebranding?

O rebranding não pode ser feito sem um uma análise precisa dos dados e do contexto da empresa. Ou seja, é necessário criar um relatório detalhado da situação atual para avaliar os problemas que estão se manifestando.

Ainda, é importante estudar os concorrentes para entender que tipo de imagem atrai o consumidor desejado e encontrar as soluções adequadas para entrar nessa competição em pé de igualdade.

Com esse estudo completo, a imagem do negócio pode ser recriada para conquistar um novo posicionamento no mercado, de acordo com o propósito da marca.

A seguir, você confere alguns dos principais pontos que precisam ser analisados com atenção para que seu processo de rebranding seja bem-sucedido!

1 - Identidade visual

identidade visual envolve a logo, a embalagem, a linguagem utilizada com o consumidor, o slogan, as cores escolhidas, a configuração das redes sociais, a fonte escolhida, o site, enfim: tudo que identifica e diferencia o produto e a marca!

É fundamental que todos esses elementos estejam no mesmo padrão e sigam um único conceito para que a empresa ou produto seja facilmente identificado por aquela imagem criada.

Em um processo de rebranding, você precisa tomar cuidado com todos os aspectos relevantes para que o objetivo seja alcançado. Além disso, as mudanças não podem ser tão drásticas a ponto de descaracterizar a marca.

Você também pode recorrer à psicologia das cores, que mostra o efeito que cada cor pode causar em contato com as pessoas, para ajudar na composição do jogo de cores da sua marca nos diversos canais.

2 - Posicionamento da marca nas redes sociais

Sua marca precisa estar bem posicionada nas redes sociais que mais combinam com os seus produtos. Dessa forma, estabeleça um plano estruturado para o uso das redes sociais, de acordo com seus objetivos de marketing.

Vale a pena escolher as redes sociais mais relevantes para o seu público-alvo, pesquisar os horários que têm mais acessos e entender qual tipo de linguagem atrai seus consumidores.

3 - Envolvimento com seu público

Envolver o seu público é um pilar de qualquer estratégia que visa fortalecer o Inbound Marketing. Assim, vale a pena fazer uma boa comunicação sobre o processo de rebranding, de forma a gerar curiosidade e chamar a atenção do seu público. Busque ações que permitam criar uma expectativa nos seus consumidores sobre a mudança que está por vir — e acompanhe as suas reações à medida que a marca é recriada.

Também é possível envolver seu público no processo de mudança de forma mais direta, por meio de questionários ou enquetes nas redes sociais. Lance mão da criatividade para gerar interesse e evitar o risco de as mudanças não serem notadas.

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1 - Logo ultrapassada

Como a logo representa a identidade visual da sua marca, se ela estiver ultrapassada, deixará de chamar a atenção dos consumidores. Como consequência, o público poderá ser atraído por uma proposta mais moderna, de outra empresa.

Por isso, uma alternativa para recriar a imagem da marca e a alinhá-la com as expectativas atuais é fazer um rebranding da logo. Com essa mudança, os consumidores percebem que sua empresa está preocupada em acompanhar a evolução do mercado, o que gera mais confiança.

2 - Marca desatualizada

O rebranding também permite a atualização das marcas. Além das alterações de caráter mercadológico, temos mudanças na sociedade que afetam significativamente a atuação das empresas e pedem uma revisão do posicionamento.

Alguns exemplos de aspectos que costumam evoluir com frequência são:

3 - Lançamento de um novo produto

Um rebranding pode ser necessário também no contexto do lançamento de um novo produto — ou linha completa — que acaba impactando a imagem da marca no geral. Encontramos um exemplo interessante na Toyota, que adotou a cor azul na logo para os seus carros híbridos, de modo a destacar a mudança de tecnologia.

4 - Entrada em um novo segmento

Alguns negócios precisam considerar um rebranding ao incluir um novo segmento de atuação. Podemos pensar, por exemplo, no caso de uma empresa que trabalhava só com alimentos e está planejando uma entrada no mercado de bebidas. Com essa perspectiva, a marca precisa ser ajustada para ter uma imagem coerente nos dois segmentos.

5 - Expansão internacional

Acontece de uma marca ter uma atuação inicial em um só país, mas ampliar sua atividade para outras regiões do mundo. Sabemos que existem inúmeras diferenças culturais entre os países, e a marca precisa considerá-las. Um rebranding pode ser uma boa solução nesses casos.

6 - Competitividade

Novas marcas surgem, enquanto outras se fortalecem para se manter competitivas. Para acompanhar essa evolução, muitas vezes é necessário revisar o posicionamento da marca e implementar algumas mudanças. Dependendo do contexto, um rebranding pode ser a chave para reforçar a competitividade do seu negócio.

7 - Processo de up-marketing

O conceito de up-marketing consiste no reposicionamento em razão de uma mudança de público-alvo, para um perfil de consumidor mais exigente. É o que ocorre quando uma marca passa a trabalhar com produtos de luxo ou de categoria superior à habitual.

Como a marca precisa transmitir esse maior valor agregado e o posicionamento premium dos produtos, o processo de rebranding costuma ser de grande ajuda.

8 - Imagem negativa

Vamos supor que uma marca tenha ficado manchada pelo mau atendimento ao cliente, baixa qualidade dos produtos, problemas com a entrega, entre outros fatores prejudiciais à imagem do negócio.

Como as experiências negativas ficam marcadas na mente dos consumidores, é preciso sinalizar ao mercado que a marca superou os obstáculos e aprimorou seus processos.

O rebranding permite implementar as mudanças necessárias, uma vez que contempla uma revisão profunda de todos os aspectos da marca e dos processos que estão por trás.

9 - Erros na criação de um ou mais elementos da imagem da marca

Como vimos, a criação de uma marca é multifatorial, envolvendo logo, slogan, paleta de cores, embalagens, além dos processos da empresa e qualidade dos produtos.

Nessa construção, falhas podem ocorrer, levando à deterioração da imagem da marca. Para corrigir essas imperfeições, a empresa pode lançar mão de um rebranding.

Cases de sucesso no rebranding de marcas

Vamos conhecer agora alguns cases de sucesso de rebranding com exemplos de marcas brasileiras!

Caso Skol

Por muitos anos, a Skol abordava suas campanhas publicitárias buscando relacionar a bebida a momentos de diversão. Para isso, colocava mulheres com roupas leves servindo a cerveja para atrair seu público-alvo — que era, em sua maioria, composto por homens.

No entanto, com o crescimento de movimentos feministas e a conscientização de que a mulher não deve ser vista ou colocada como um objeto sexual, a empresa sentiu a necessidade de mudar esse posicionamento. Além disso, precisava se comunicar melhor com o público feminino.

Em 2017, a Skol lançou uma campanha de rebranding, utilizando muitas estratégias para mostrar essas mudanças aos consumidores. A primeira delas foi escolher o Dia Internacional da Mulher para lançar a campanha. Essa decisão foi muito interessante, uma vez que, além de chamar atenção do público feminino, homenageou as mulheres em um dia de marco histórico para os movimentos feministas.

Outra estratégia foi lançar em suas redes sociais a seguinte mensagem: “Já faz alguns anos que algumas imagens do passado não nos representam mais”, deixando claro que a empresa desejava encerrar campanhas com cunho machista.

Para consolidar ainda mais a ideia, a Skol chamou seis ilustradoras para atualizar imagens de campanhas passadas, de forma a adaptá-las à nova mensagem transmitida pela marca. Essas produções mostraram a força da mulher e seu empoderamento.

Por último, mas não menos importante, foi lançado um novo slogan: “Redondo é sair do seu passado”. Essa reformulação veio acompanhada de novas embalagens e produtos, além de uma logo mais atual.

Havaianas

Inicialmente, a marca tinha como público-alvo pessoas de baixo poder aquisitivo e comercializava poucos modelos de sandália, com apenas a tira colorida. No entanto, com o crescimento da pirataria, a clientela de baixo poder aquisitivo deixou de adquirir o produto, comprando outros mais baratos.

É por isso que a empresa sentiu a necessidade de mudar seu público-alvo e tornar o produto algo mais nobre. Então, em 1994 foi lançada a linha top das Havaianas, com mais de 40 modelos com cores diferentes — e a opção de ter toda a sandália na mesma cor. O preço dos itens também aumentou, e a marca passou a exibir comerciais no horário nobre na televisão, contando inclusive com a participação de artistas famosos.

A campanha mudou a percepção da marca para a classe alta, ao passou que reconquistou o público perdido das classes baixas. O slogan atual da marca é: todo mundo usa.

Natura

Em uma reavaliação interna por meio de pesquisas com consumidores e revendedores, a Natura percebeu que precisava resgatar sua sofisticação, inovação e sustentabilidade.

Para mostrar essas mudanças, algumas alterações foram feitas na logo, com cores e um design que traziam a ideia de leveza e constante movimento da empresa. A partir disso, a identidade visual foi alterada em cartazes, catálogo e embalagens; e isso de forma gradativa, para facilitar a aceitação pelos clientes.

Neste artigo, abordamos o que é rebranding, como fazer, e quando ele pode ser aplicado. Além disso, mostramos algumas marcas que fizeram rebranding, alcançando o sucesso almejado. Essa estratégia, se bem pensada e utilizada no momento e formas corretas, permite conquistar resultados significativos. Ao longo do processo, também vale a pena lançar mão de ações para envolver o público nesse processo.