quinta-feira, 15 de setembro de 2016

O lado negro do empreendedorismo que nunca te contaram

Por Daniel Scott
O empreendedorismo é muitas vezes visto exclusivamente pelo prisma das histórias de sucesso. Pessoas se fascinam com o potencial de poder montar seus horários, trabalhar de onde você estiver e não ter que responder a um chefe. Porém, existe o outro lado da moeda, e que você não costuma ouvir em livros e palestras do gênero: a solidão.
“A maior doença do mundo hoje é a solidão – Madre Teresa de Calcutá”
Há uma razão simples para ninguém falar sobre o assunto: as pessoas só compram aquilo que elas querem ouvir. E, de forma geral, seres humanos não gostam de ouvir a realidade, eles preferem ouvir promessas intangíveis.
Com isso, acabam se proliferando os ditos "empreendedores de palco", que só apontam o lado bom do empreendedorismo, e vivem anunciando que você irá realizar seus sonhos facilmente e será feliz eternamente. Já o lado ruim nunca está presente em seus discursos.
O maior desserviço ao empreendedorismo é falar apenas das vitórias, como se derrotas não existissem também. E o pior: as derrotas são muito mais comuns que as vitórias.
Essa falsa ilusão passada pelos “gurus” do empreendedorismo acaba levando muitas pessoas para as cadeiras de psicanálise, após elas entrarem em contato com a realidade.
A realidade é que a grande maioria dos empreendedores acaba sofrendo de solidão. Não uma solidão por não ter pessoas ao seu redor, mas uma solidão por não ter com quem conversar honestamente sobre suas experiências e preocupações. Especialmente em uma sociedade onde o tradicional é ser trabalhador CLT e onde o empreendedorismo ainda é muito visto como aposta.
É muito difícil para quem está de fora entender a cabeça de um empreendedor. Enquanto seus amigos estão passando o fim-de-semana na praia, você está trabalhando e se dedicando à sua empresa. Ou, no mínimo, está com a cabeça nos seus negócios. E eles simplesmente não conseguem entender a razão.
Espaços coworking podem até ser uma alternativa para mitigar o problema. Lá você acaba conhecendo outras pessoas com a mesma mentalidade que a sua. Porém, não são todos os lugares que possuem esses espaços e, se você está em um estágio inicial da sua empresa, o aluguel pode ser impraticável.
Empreendedores estão constantemente sofrendo dificuldades mentais e emocionais. Dúvidas sobre o futuro e o risco de tudo dar errado são o lado negro do empreendedorismo.
Além disso, pode ser complicado ser vulnerável na frente dos seus amigos, já que você precisa mostrar uma atitude confiante. E, para muitos empreendedores, o seu próprio nome é a sua marca, portanto qualquer sinal de fraqueza pode prejudicar sua imagem.
Durante muito tempo me perguntei como eu poderia ajudar empreendedores que compartilham esse sentimento de solidão. E mais: como todos podemos nos fortalecer mutualmente de maneira colaborativa?
Diariamente tenho recebido mensagens de pessoas com ideias de negócio querendo minha opinião ou se eu posso apresentar alguém que pode ajudá-las.Isso acabou me dando uma ideia que eu gostaria de botar em prática.
Meu plano é intermediar conexões entre meus contatos e facilitar o surgimento de novos empreendimentos. Você precisa de um designer para sua empresa, um sócio para uma startup, um contador, arquiteto ou até um advogado? Qualquer tipo de parceria que seja! Ou você está na outra ponta e pode ajudar alguém com suas habilidades?
Às vezes tem alguém precisando da sua habilidade, mas simplesmente não sabe da sua existência!
Não importa o quão doidas e diferentes forem suas ideias ou capacidades,sempre existe uma pessoa em algum lugar que pode agregar valor para você. E eu tentarei ajudar, apresentando alguém entre meus contatos que pode colaborar com você!
A minha proposta é ser capaz de conectar ideias e fomentar novos negócios, de forma inteiramente gratuita, somente na base da colaboração.
Quem tiver interesse em participar, deixe um comentário ou mande um InMail. E convide seus amigos para entrarem na rede também. Ainda preciso pensar no modelo que será adotado, mas gostaria de ouvir opiniões.
Acho que com pequenas colaborações como essa, todos podemos nos desenvolver juntos!

 

-- Daniel Scott

quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Organizar as finanças: 5 filmes que vão te ajudar

A vida imita a arte ou a arte imita a vida? Independentemente da resposta, os desafios do cotidiano continuam a nos instigar. Organizar as finanças é um exemplo que aparece a todo momento e, por isso, existem uma infinidade de livros, aplicativos, cursos e palestras para todos os gostos e perfis.
Pensando na influência e no poder de transformação que o cinema tem em nossas vidas, separamos 5 filmes que abordam o tema finanças e ajudam a usar a criatividade na hora de organizar esta questão primordial. Confira com a gente:

1. Jerry Maguire: A Grande Virada (1996)

Tom Cruise dá nome ao personagem do título em uma história fascinante sobre um agente esportivo ultra competitivo que, de repente, busca ética em seu trabalho. O filme aborda as dificuldades de comunicação existentes em todo ambiente corporativo, além de levar o protagonista ao limite de suas forças em busca de uma nova vida pessoal e profissional.
Como organizar as finanças quando tudo começa a dar errado? Assista e acompanhe os percalços da narrativa. Jerry Maguire é um filme inspirador que contínua muito atual, indicado para todas as idades e aclamado pela crítica e público.

2. Os Delírios de Consumo de Becky Bloom (2009)

Mais voltado para o público adolescente e jovem adulto, Os Delírios de Consumo de Becky Bloom acompanha uma recém formada em busca do primeiro emprego como jornalista financeira ao mesmo tempo em que sofre com sua compulsão por compras.
Uma coisa não combina com a outra. E é exatamente isso que transforma a história em uma narrativa fascinante. Uma comédia muito divertida, mas que aborda temas sérios comoorganizar as finanças e os perigos de levar uma vida por impulso.

3. Inside Job: Trabalho Interno (2010)

Chegou a hora de aprender com os erros dos outros. Trabalho Interno é um documentário que investiga as razões que levaram os Estados Unidos à sua maior crise financeira, levando consigo uma série de países e empresas na conhecida crise mundial de 2008, onde milhões de pessoas perderam seus empregos e lares a um custo total de mais de vinte trilhões de dólares!
Narrado pelo ator Matt Damon, acompanhamos entrevistas com especialistas de diversas áreas do mundo financeiro em uma história real tão impressionante que mais parece ficção. Indicado para todas as idades, Trabalho Interno foi aclamado pela crítica e público, além de vencedor do Oscar de melhor documentário.

4. O Lobo de Wall Street (2013)

Cuidado com o excesso. Esta frase é um dos pilares na hora de organizar as finanças. Mas no filme O Lobo de Wall Street vemos como o corretor de valores Jordan Belfort quebra todas as regras que existem para conquistar uma vida financeira saudável.
Leonardo DiCaprio dá vida à história real de um homem que vai lhe ensinar o que nunca deve ser feito. Divertido, com uma edição rápida e moderna, o filme vai te deixar na ponta da cadeira para saber o que acontece na próxima cena.

5. Amor Sem Escalas (2009)

O que fazer quando o seu emprego está por um fio graças à uma inovação tecnológica? Este é o drama que George Clooney encarna em Amor sem Escalas. O personagem principal tem um trabalho delicado: demitir pessoas. Mas nunca se preparou para o dia em que estaria sentado no lugar oposto da mesa.
O filme toca em questões delicadas que todos nós teremos de enfrentar mais cedo ou mais tarde. Além de falar de como organizar as finanças, a história aborda vida pessoal, metas que almejamos, planos de carreira e muito mais. Indicado para todas as idades.
Se você ainda não tinha a motivação suficiente para organizar as finanças, estes 5 filmes vão te ajudar muito. Aproveite as histórias para fazer uma reflexão sobre a sua biografia. Aprenda com os erros dos outros e copie as boas ideias.

Fonte: https://blog.guiabolso.com.br/2016/09/12/organizar-as-financas-5-filmes/

segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Como o Inbound Marketing pode ajudar médicos e clínicas a atrair novos pacientes

Escrito por

doctor-metrics.jpgAssim como em outras indústrias e setores de atividade, a indústria médica também passa por transformações influenciadas pelos meios digitais. Cada vez mais as pessoas estão buscando respostas para seus problemas relacionados a saúde através de uma rápida pesquisa na internet. Basta digitar seus sintomas que uma série de páginas lhe retornará com detalhes sobre causas, prevenção, tratamentos e recomendações.  Do mesmo modo, ao digitar um tratamento específico, a pessoa terá à disposição várias clínicas especializadas, cabendo-lhe decidir pela melhor clínica de acordo com seus critérios de valor, como credibilidade, reputação, acessibilidade, referências de outros pacientes.
E é exatamente nesse contexto que o Inbound Marketing pode ajudar médicos e clínicas a atrair novos pacientes! A metodologia do Inbound é voltada a fazer com que o consumidor, ao final de um ciclo, vire um divulgador natural de um produto ou serviço.
E como o Inbound funciona para médicos e clínicas?  Sabemos que ainda mais do que em outros setores de atividade, as indicações e recomendações possuem um alto nível de influência na medicina. Os pacientes procuram por clínicas especializadas que transmitam confiança, credibilidade e a sensação de que terão um tratamento que só ela pode proporcionar.  A seguir, vamos apresentar 4 pilares do Inbound Marketing que podem impulsionar os resultados de médicos e clínicas.

1) Um site adaptado aos seus pacientes

Não há dúvidas de que no contexto até aqui apresentado, um site é indispensável para qualquer clínica que deseja atrair novos pacientes. Como dissemos, ao digitar um tratamento específico o paciente encontrará diversas clínicas especializadas. Porém, apenas ter um site não basta. Clínicas podem utilizar seu site como uma preciosa fonte na conquista de pacientes. Quais são os pontos de atenção que clínicas devem ter em seu site?
  • A linguagem e terminologia do paciente: Pense no que o seu paciente estará procurando e use o seu site para lhe dar as respostas usando a mesma linguagem que eles usam. Ao usar a linguagem que seus pacientes usam, seu site dará a verdadeira impressão de credibilidade e confiança, reforçando sua autoridade no assunto e transmitindo informação de valor ao paciente.
  • Design Responsivo: As pessoas podem acessar o site da sua clínica de diversas formas: computadores de mesa, laptops, smartphones e tablets. Assegure-se de que o site da sua clínica esteja adaptado a dispositivos móveis e a diferentes tamanhos de tela.
  • Imagens que inspirem confiança: Assim como adequar seu vocabulário à linguagem do paciente, imagens que inspirem confiança são fundamentais no site de qualquer clínica. Pessoas não querem ser confrontadas com imagens que remetam a doenças, sofrimento, angústia ou a procedimentos cirúrgicos explícitos. Pessoas entram em seu site em busca de solução, portanto, pense na utilização de imagens que estejam relacionadas a saúde e bem-estar. Estas imagens proporcionarão conforto aos potenciais pacientes.
  • Formulário de contato: Ao entrar em seu site, na maioria das vezes os potenciais pacientes não tem urgência ou simplesmente estão avaliando a possibilidade de realizar um tratamento em sua clínica em um futuro indefinido. Com esta intenção, eles não entrarão em contato com a sua clínica através de um contato telefônico. Sendo assim, um formulário de contato servirá tanto para os pacientes com menor urgência, como para sua clínica – que poderá criar uma base contatos e manter uma comunicação constante por e-mail.

2) Otimização para os sites de busca

Vamos supor que você tenha uma clínica médica especializada em tratamentos cardiovasculares localizado na cidade de Campinas. O que aconteceria caso um potencial paciente digitasse o termo “Clínica Cardiovascular Campinas” no Google e o site da sua clínica não aparecesse logo nos primeiros resultados de pesquisa? Agora pense nesta situação ocorrendo em grande escala. Inúmeras oportunidades de conquistar novos pacientes seriam desperdiçadas, justamente por não ter um website otimizado para os mecanismos de busca como o Google.
Para que este tipo de situação não ocorra, você precisa otimizar o conteúdo do seu site para os mecanismos de busca. Isto significa que seu site deve prover um conteúdo relacionado com a intenção de busca dos potenciais pacientes.
Existem diversas ferramentas que estimam o volume de pesquisa de palavras-chave, como o Google Keyword Planner ou o Übbersugest. Pesquise por palavras chave das quais gostaria de ser encontrado e otimize o seu conteúdo em torno dessas palavras.
Utilizar palavras chave no título e no corpo de texto do conteúdo, referenciar outros sites especializados e cadastro no Google Negócios são algumas das ações de SEO que comprovadamente trazem resultados.

3) Conteúdo notável e educacional

Um conteúdo educativo e notável é o que vai diferenciar a forma como seus pacientes enxergam sua clínica em relação às outras. Além de lhe dar uma enorme vantagem para aparecer nas primeiras posições do Google, um bom conteúdo transmitirá maior credibilidade da sua clínica para o seu público. Abaixo, alguns dos tipos de conteúdo que sua clínica pode produzir para atrair novos pacientes.
  • Blog Posts: Um blog é a forma mais eficaz de atrair visitantes para o seu site e construir credibilidade. Imagine se a cada pesquisa relacionada à sua especialidade o paciente encontrasse um artigo seu esclarecendo suas dúvidas e lhe dando alternativas. Agora imagine se você tivesse diversos artigos que respondessem a diversas dúvidas de diversos pacientes. Muito provavelmente você se tornaria uma referência no assunto e cada vez mais pacientes seriam conquistados.
  • E-Books: Muitos anos de estudo e dedicação pela profissão dão a médicos um grande conhecimento técnico. E se este conhecimento fosse revertido em conteúdo educacional como uma forma de ampliar sua base de contatos? Este tipo de conteúdo é altamente indicado para aumentar sua lista de potenciais pacientes. Você pode preparar um E-Book sobre um tema específico de sua especialidade e oferecê-lo gratuitamente a quem acessar o seu blog ou site através do preenchimento de um simples formulário com algumas informações de contato, como nome e e-mail. Esta é uma excelente forma de construir sua reputação online e aumentar sua lista de contatos para futuras comunicações por e-mail.
  • Webinars: Sua clínica está fazendo algo inovador ou utilizando equipamentos com tecnologia de vanguarda? Você pode realizar um webinar para mostrar ao seu público como estes equipamentos funcionam e aguçar seu interesse por tais técnicas.

4Marque presença nas redes sociais

Embora as indicações e recomendações boca a boca não tenham deixado de ser uma importante fonte na atração de novos pacientes, as mídias sociais podem impulsionar a geração de pacientes da sua clínica para um nível nunca antes experimentado.
Ao ter uma página profissional bem estruturada, com publicações constantes e uso adequado de linguagem e imagens, clínicas estarão aptas a:
  • Aumentar sua visibilidade
  • Aumentar sua credibilidade
  • Atrair novos pacientes que não conhecem a clínica
  • Receber avaliações positivas de pacientes atuais
Sua clínica pode usar as redes sociais como forma de reforçar sua autoridade no assunto e divulgar os conteúdos que você produziu, como Blog Posts e E-Books. Você também pode e deve utilizar as redes sociais da sua clínica para interagir com seu público ao responder dúvidas, agradecer elogios e adicionar informações complementares às suas dúvidas.
Todas estas ações citadas ao longo deste post visam maiores oportunidades para médicos e clínicas conquistarem a preferência de novos pacientes através de um conteúdo que seja notável e esclarecedor. Todas estas ações estão em conformidade com o manual de publicidade médica do Conselho Federal de Medicina, e, se aplicadas de modo sincronizado, fortalecerão sua presença e credibilidade na internet.

10 incríveis filmes para você aprender mais sobre História


01/09/2016 16:06

Não tem como escapar: administrar o tempo entre a diversão e os estudos é um desafio e tanto. Mas você sabia que é mais que possível conciliar ambos? Basta conferir a nossa lista de 10 filmes para estudar História que vão ajudar seu filho no vestibular! Assim, além do conteúdo que eles devem assimilar em sala de aula e das horas complementares, em casa, fazendo exercícios e revendo anotações, eles terão outro reforço. Pronto para contribuir com o aprendizado deles com uma ótima seleção cinematográfica, capaz de entreter e informar? Então prepare o balde de pipoca!

Spartacus (1960)

A megaprodução comandada por Stanley Kubrick deu movimento a imagens até então só presentes nos livros de História. Na trama, o escravo Spartacus comanda uma verdadeira revolução libertária durante o Império Romano, vivenciando dias de glória como gladiador nas arenas do Coliseu.

Por que assistir?

Importante período de estudo da História geral, a Roma Antiga é retratada com a grandiosidade do seu próprio império, ampliando o leque de discussão entre a prática do pão e circo e a corrupção que regia os bastidores políticos da época.

Alexandre (2004)

A história de Alexandre, o Grande é envolta por uma infinidade de lendas e rumores. Mas nesse meio do caminho há um fato inegável: a imensidão de territórios conquistados por ele e seu vasto exército. Sob a ótica do diretor Oliver Stone, o filme resgata o homem e a lenda por trás da trajetória do conquistador Alexandre, que chegou a ter sob sua vigília e ordens 90% do mundo até então conhecido.

Por que assistir?

Por mais que a recepção da crítica não tenha sido das melhores, o longa-metragem inspira a diversidade cultural que existia na Ásia, no Egito e na Grécia à época. Vale para compreender, inclusive, a estética política desses lugares, que era moldada a partir dos desejos de seus conquistadores, ficando refém de seus caprichos.

Lutero (2002)

Avançando alguns milênios, seus filhos podem encontrar em Lutero uma das principais aulas entre os filmes para estudar História que selecionamos. Com Joseph Fiennes no papel que dá nome à película, a obra retrata a fundação da Igreja Luterana, que resistiu bravamente às ideias até então inquestionáveis da igreja católica.

Por que assistir?

O episódio é fundamental em qualquer base de ensino histórica do século XIV. Como fonte de educação, apresenta os rigores da igreja católica em um período em que a instituição mandava e desmandava até mesmo em reis e rainhas.

Tempos modernos (1936)

Presença obrigatória entre os principais filmes de todos os tempos (e não apenas entre os melhores filmes para estudar), Tempos modernos escancara uma franca crítica de Charlie Chaplin à revolução industrial. No filme, Chaplin encarna um operário de uma linha de montagem em uma época em que atitudes sustentáveis ainda eram impensáveis, abordando as consequências desse desenvolvimento pouco salubre ao bem-estar das pessoas.

Por que assistir?

Com o peculiar humor físico de Charlie Chaplin, a trama evidencia um sistema avassalador, focado em lucros e demandas em vez de nas pessoas. É importante para aprofundar os conhecimentos sobre os períodos das 2 primeiras revoluções industriais.

A queda: as últimas horas de Hitler (2004)

A Segunda Guerra Mundial não só costuma ter presença garantida nos vestibulares e provas do ENEM como tem grande destaque entre os principais filmes para estudar! Um deles é a produção alemã A queda, que resgata os últimos dias do ditador alemão Adolf Hitler, refugiado em um bunker à espera de sua iminente derrota na guerra.

Por que assistir?

O registro cinematográfico foca na figura humana de Hitler e, consequentemente, menos em suas conquistas. O foco do filme se concentra nos dias que precedem a rendição dos alemães. De toda forma, é de grande valia para quem deseja conhecer um pouco mais sobre um capítulo pouco explorado dessa ampla (e violenta) parte da história.

Adeus, Lênin (2002)

Com um humor sensível e um apurado senso histórico, Adeus, Lênin atua como um bom complemento para quem está com o livro de História aberto no período da Guerra Fria. A trama se passa em 1989, quando o Muro de Berlim vem abaixo e a mãe de Alex subitamente passa mal. Para evitar fortes emoções no coração fragilizado da mãe, o jovem conta com muita criatividade para fazê-la acreditar que o socialismo ainda vive na União Soviética.

Por que assistir?

O filme trata com delicadeza tanto os rigores do capitalismo quanto os do socialismo, apresentando-os em uma crítica bem-humorada sobre esse período ao mesmo tempo bem dividido e caótico.

O que é isso, companheiro? (1997)

Tendo como inspiração o livro de Fernando Gabeira, o longa-metragem de Bruno Barreto foca em um momento específico da Ditadura Militar no Brasil para discutir esse conturbado período político nacional.

Por que assistir?

A Ditadura está entre as principais temáticas dos vestibulares sobre a História do Brasil. Por isso é que contar com diferentes perspectivas é fundamental para compreender um pouco mais o período, consequentemente tendo mais chances de se sair bem nas provas.

Desmundo (2003)

O período colonial brasileiro ganha contornos artísticos nessa produção, que foca nos primeiros anos após a chegada dos portugueses ao que viria a ser o litoral brasileiro.

Por que assistir?

Baseado na obra homônima de Ana Miranda, o filme é um retrato cru sobre a sociedade européia e a relação dos lusitanos com os costumes e as culturas indígenas, que conseguiram encantar e assombrar igualmente.

A lista de Schindler (1993)

Que as histórias estimulam o desenvolvimento infantil, disso ninguém duvida. Mas o cinema também pode ajudar a estimular a curiosidade e o interesse sobre diversos assuntos, viu? É o o caso d’A lista de Schindler, filme dirigido por Steven Spielberg e baseado na obra de Thomas Keneally sobre um empresário alemão que salvou a vida de milhares de judeus durante a Segunda Guerra Mundial.

Por que assistir?

Aliada à natural violência de tempos de guerra, a romantização garante uma apreensiva sessão diante da TV e um posterior interesse em saber mais sobre o assunto, que ainda é bem recente nas páginas dos livros de História e nos vestibulares.

Fahrenheit 11 de setembro (2004)

O documentário escolhido para essa lista tem como pano de fundo o desabrochar do século XXI a partir do atentado de 11 de setembro de 2001. No filme, o polêmico diretor Michael Moore investiga o que levou os Estados Unidos a se tornarem o principal alvo de terroristas. Para isso, estabelece uma série de relações, inclusive a do então presidente estadunidense George W. Bush e Osama Bin Laden.

Por que assistir?

O filme desmonta a ideia de que existem mocinhos e vilões nessa guerra contra o terrorismo, chegando até a apontar o dedo para as vítimas — nesse caso, o governo norte-americano. Vale para investigar a fundo os mais recentes episódios da nossa história contemporânea.

Agora que você já conhece ao menos 10 filmes para estudar História que ajudarão seu filho no vestibular, aproveite para ampliar a sessão de cinema caseira e conhecer 10 filmes educativos para assistir e discutir com seus filhos!

Fonte: https://catracalivre.com.br/geral/educacao-3/indicacao/10-incriveis-filmes-para-voce-aprender-mais-sobre-historia/

sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Como fazer um plano de negócios prático?

O plano de negócios é uma ferramenta importante, independentemente do tamanho da empresa, pois sua função é reunir todas as questões relevantes para atingir os objetivos

Diego Carmona, Administradores.com, 
iStock
Existe um longo caminho entre uma ideia e um negócio. E nesse caminho, é fundamental prever obstáculos, definir paradas e listar tudo o que é necessário para que a caminhada alcance o destino pretendido. No mundo do empreendedorismo, a ferramenta que utilizamos para definir o caminho que será trilhado é chamada de plano de negócios.
O plano de negócios é um documento que funciona como guia estratégico para o gerenciamento do seu empreendimento. É uma forma de estruturar todos os pontos importantes do seu negócio de forma integrada, verificando novas possibilidades, potencializando oportunidades e prevendo problemas, para que estes possam ser gerenciados e resolvidos.
O plano de negócios é uma ferramenta importante, independentemente do tamanho da empresa, pois sua função é reunir todas as questões relevantes para atingir o objetivo e apresentar a forma como essas questões serão gerenciadas.

O Plano de Negócios é um documento prático

Chamar o plano de negócios de “documento” pode soar um pouco burocrático e complexo, mas não é bem por aí. O ideal é que o plano seja objetivo e focado, escrito de forma clara e que possa ser facilmente apresentando para todos os envolvidos com o sucesso da empresa.
Uma excelente ferramenta para te ajudar a pensar no plano de negócios da sua empresa é o Canvas de Modelo de Negócios, apresentado pela primeira vez por Alexander Osterwalder no livro Business Model Generation, publicado em 2011. Trata-se de um quadro dividido em nove campos, em que cada um desses campos apresentam fatores que precisam ser estruturados para que o negócio funcione.
A ideia do Canvas é apresentar, resumidamente, a estratégia de cada um dos fatores em um só quadro, formando uma visão geral do modelo de negócios. A principal função do canvas é justamente essa visualização integrada dos fatores e estratégias. O que muitas pessoas se esquecem é que, para preencher o Canvas, é preciso ter um conhecimento mínimo sobre os detalhes do seu negócio.
Portanto, antes comprar uma caixa enorme de blocos adesivos coloridos e sair colando no Canvas, é importante coletar informações sobre cada um dos fatores.

Dicas para elaborar o seu Plano de Negócios

Tenha em mente que a praticidade do seu plano de negócios está diretamente ligada à forma como esse documento te auxilia a verificar oportunidades e problemas em seu negócio, para que seja possível tomar atitudes coerentes em relação ao objetivo que você pretende atingir.
Para isso, confira essas cinco dicas valiosas que vão te ajudar a formular seu plano de negócios e alcançar seu sucesso.
1. Mantenha o foco no consumidor
Uma grande questão que precisa ser respondida o quanto antes sobre o seu negócio é: existem pessoas interessadas no seu produto? E, mais do que isso: elas estão dispostas a pagar quanto para adquiri-lo?
Eric Ries, autor do livro “A Startup Enxuta”, comenta que existe atualmente um grande número de empresas que possuem produtos de qualidade técnica excelente, mas que não apresentam soluções para problemas reais das pessoas. Portanto, para garantir o sucesso da sua ideia, procure apresentar e testar o seu produto junto ao seu potencial consumidor o quanto antes.
Assim, no momento de construir seu plano de negócios, você terá em mãos informações relevantes sobre os comportamentos do seu cliente em relação ao seu produto, e poderá criar soluções cada vez melhores.
2. Conheça o mercado
Outro detalhe importante sobre a construção do plano de negócios é o conhecimento sobre o mercado em que você pretende atuar. Colete o máximo de informações possíveis — liste todos os seus potenciais concorrentes, verifique como eles se posicionam no mercado, conheça as forças e fraquezas de cada um — para que você possa apresentar um resultado mais eficiente do que os outros.
Caso a sua empresa esteja criando um produto em um novo mercado, é preciso investir na educação do consumidor, apresentando de forma clara quais problemas o seu produto pode resolver. Uma ótima forma de fazer isso é utilizando o marketing de conteúdo. Neste post falamos um pouco sobre como a educação do mercado pode fortalecer seu negócio.
3. Defina a Missão da Empresa
A missão da sua empresa deve ser algo que inspire ações concretas e, ao mesmo tempo, determine onde a empresa pretende chegar. Por isso, ao formular a missão é necessário estabelecer um propósito que reflita os valores que a empresa pretende por em prática.
No momento de estabelecer a missão, pense em algo que possa motivar as pessoas envolvidas no sucesso da empresa a correr atrás do objetivo geral. Mais do que apenas oferecer um determinado produto ou solução, busque sempre demonstrar para o seu cliente que sua empresa trabalha com profissionalismo e conceito.
Isso é o que Steve Jobs, o fundador da Apple, chamava de “criar um grande produto”. Jobs deixou várias lições sobre estratégia que podem ser muito úteis, e muitas delas você pode conhecer neste post.
4. Defina suas metas
Com a missão da empresa definida, fica claro qual é o objetivo que se pretende alcançar. Para alcançá-lo, é preciso que você desmembre o caminho em pequenos passos até os objetivos que deverão ser realizados, um a um. E esses passos são o que chamamos de metas.
Já explicamos como estabelecer metas de forma prática neste post sobre a metodologia S.M.A.R.T., que apresenta cinco passos para estabelecer metas e acompanhar resultados que podem ajudar você a alcançar ser sucesso mais rápido.
5. Mantenha seu plano atualizado
Um detalhe importante, que nem sempre é observado, é que o plano de negócios não é um documento estático, pelo simples fato de depender do mercado, que por si só está sempre em movimento. Para manter o plano sempre atualizado, é preciso definir quais fatores são influenciadores diretos na tomada de decisões sobre o futuro da empresa.
Isso pode incluir a entrada de novos concorrentes, a perda ou aquisição de determinados clientes, ou alterações na legislação vigente. Assim que algum destes fatores se altere, o documento deve ser atualizado.
Diego Carmona é especialista em Marketing Digital

quarta-feira, 31 de agosto de 2016

O papel atual do administrador

Entenda o que o mercado espera do profissional dessa área e como a faculdade o prepara para a carreira




Publieditorial

Marcelo Tifaldi Franco, aluno de administração e economia no Insper
Luciana Yeung, professora e coordenadora da graduação em administração e economia do Insper














O administrador é o profissional que resolve estrategicamente os problemas de uma empresa. É ele quem ajuda a companhia a alcançar seus objetivos no dia a dia de maneira rápida, com qualidade e com o menor custo possível. Fundamental em praticamente todas as instituições, desde as privadas até as organizações não governamentais, esse profissional tem uma ampla área de atuação. Mas para se destacar para valer no mercado, é necessário entender a dinâmica da carreira e apostar em uma faculdade de renome. Confira algumas dicas nesta reportagem preparada pelo Insper.

Perfil do profissional

Quem quer seguir a carreira de administrador deve ter várias habilidades. É importante, por exemplo, saber interpretar dados de maneira inteligente. “Não dá para ficar só nos ‘achismos’. É necessário ter uma boa formação analítica para lidar com os números”, explica Luciana Yeung, professora e coordenadora da graduação em Administração e Economia do Insper. Ter espírito de equipe, saber trabalhar com pessoas em diferentes posições e conseguir transmitir suas ideias de maneira clara são outros pontos ressaltados na personalidade dos futuros administradores.
De acordo com Marcelo Tifaldi Franco, aluno de Administração e Economia no Insper, não existe o profissional que já nasce pronto. É a boa faculdade que molda o estudante para que ele se torne adequado para o mercado. “O aluno que vai se dar bem no curso de administração é aquele que se engaja nos projetos, tem curiosidade e busca sempre saber mais. Tenha na cabeça que você vai ser aquele que ‘veste a camisa’ da empresa. Se isso não combina com seu perfil, não aposte”, comenta.
Em relação às áreas de atuação, o leque de opções é amplo. O administrador pode ser desde um gestor geral de uma empresa até um profissional focado em determinados setores, como logística ou marketing digital. Também é possível trabalhar com recursos humanos, finanças, tecnologia. São diferentes atuações, mas sempre tendo como foco principal a resolução de problemas.

A escolha do curso

Por ter uma grande variedade de atuações, o curso de Administração acabou ganhando a fama de ser uma faculdade para quem não sabe qual carreira seguir. Essa alcunha, porém, passa longe de estar correta. “Isso não é uma característica apenas do administrador, pois ocorre o mesmo em outras áreas”, afirma Luciana. “São poucas as pessoas que de fato entram no curso sabendo exatamente o que querem fazer. E mesmo as que já sabem têm grandes chances de mudar de ideia ao longo do caminho”.
O próprio Marcelo não tinha a administração como sua primeira opção, já que levava a fama maldosa do curso em consideração. Na verdade, ciências sociais era sua principal escolha. “Eu tinha essa visão de que administração faz tudo. Hoje, sei que não é assim. O curso me trouxe uma bagagem grande e foi uma sábia escolha da minha parte”, conta.
Além do leque de áreas, Administração também é conhecida pelo grande número de faculdades que ofertam o curso. São cerca de 2 mil universidades, segundo o Censo da Educação Superior do Inep/MEC. “Quando existe uma quantidade enorme de instituições que oferecem a formação, o nome da faculdade pesa na contratação. Na verdade, o primeiro filtro é esse. Existe até anúncios de estágios e trainees que só aceitam estudantes de determinadas universidades”, afirma Luciana.
Isso não significa, entretanto, que saindo de uma boa faculdade você já está garantido. Esse é apenas um atalho. “O nome da faculdade tem relevância, mas é preciso ir além. Uma boa instituição consegue oferecer uma experiência diferenciada para os alunos, possui professores bem preparados e acaba atraindo estudantes que buscam uma formação sólida. Mas a agilidade mental, atitude e inovação devem ser algumas das características inerentes ao profissional para que ele possa potencializar o que a universidade oferece”, diz André Luiz Goncalves, gerente geral de relações com investidores da Fibria, empresa de produção de celulose de eucalipto.
Outras características que atraem os empregadores na contratação são: cursos extracurriculares, experiências vividas em intercâmbios, trabalhos voluntários e prática de esportes e lazer. Todos estes pontos sinalizam a aptidão do aluno por uma vida repleta de valores e objetivos.

Panorama do mercado

Por mais que o Brasil esteja passando por um período de crise, sempre há espaço no mercado de trabalho para bons profissionais. Ainda mais para aqueles que, por natureza, sabem lidar com resoluções de problemas. “Empresas que se deparam com desafios em seus mercados de atuação ou em sua estrutura de capital estão propensas à otimização dos negócios. É exatamente nesse cenário que estão as oportunidades para os administradores tomarem ações transformadoras”, revela André.
Acompanhando a tendência do macro, com muitas áreas de atuação e muitas ofertas de cursos, o Brasil é um país com uma economia enorme e que, independentemente da situação atual, vai sempre precisar de bons administradores para gerir empresas. Cabe a você procurar uma boa formação e ser proativo para ser tornar um profissional de sucesso na área.

sexta-feira, 26 de agosto de 2016

IDEIAS INOVADORAS NO TRABALHO: 4 DICAS SIMPLES DO DIA A DIA QUE DÃO UM IMPULSO NA CRIATIVIDADE


Está provado: o melhor lugar para ter ideias inovadoras é fora do escritório. Confira 4 dicas simples do dia a dia que dão um impulso na criatividade!
Startup Stock Photos
Para ter sucesso, as pessoas e as empresas precisam de inovação, e isso exige opensamento criativo. O ex-diretor de uma agência de publicidade, Jack Foster, diz que novas ideias são consideradas as “rodas do progresso”, e adverte que sem elas ficamos sempre estagnados.
“Nunca houve um tempo em toda a história que nem atualmente, em que as ideias são tão necessárias e tão valiosas”, ele escreve em seu livro How To Get Ideas“Nós vivemos em uma geração inundada com tantas informações que às vezes nos sentimos afogadas nelas, uma geração que exige um fluxo constante de novas insights, seja para atingir o seu potencial ou realizar os seus sonhos.”
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Parece ótimo, mas tem dias que realmente a inspiração e a criatividade não dão as caras. Felizmente, é possível tornar-se mais criativo, inspirado e propenso a novas ideias, e alguns dos exercícios para isso, são fáceis, fazem parte da nossa rotina e acontecem do lado de fora do escritório. Confira:
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1 – TOMAR BANHO
Não sei vocês, mas eu vivo tendo novas ideias enquanto tomo banho. Cheguei a comprar até um bloquinho de notas impermeável para anotá-las. Quando falava isso na agência em que trabalhava, riam da minha cara. Mal sabem elas que muitas pessoas tem grandes ideias no chuveiro. Segundo estudos, além do chuveiro, uma banheira pode impulsionar a sua criatividade também, diz Paulette Kouffman Sherman, psicóloga e autora de livros relacionados ao assunto.
Estudos feitos com estudantes universitários mostram isso. Muitos escritores e artistas afirmam ter mais inspiração perto da água. Para você ter uma ideia, a roteirista Dalton Trumbo sempre escrevia enquanto estava na banheira, e Agatha Christie, gostava de comer maçãs, enquanto pensava e flutuava na água.
Se você não pode pagar uma viagem para um spa ou fazer um retiro na praia no fim de semana, a banheira ou chuveiro funcionam muito bem. Kouffman diz que seu ritual de banho diário envolve meditação e isso ajudou-a a escrever 21 livros.
Dica: Muitos especialistas dizem que a criatividade precisa de um espaço de incubação e isso envolve deixar para lá seu ego e suas críticas. Banhos permitem que você faça isso. Você deixa de lado seu ego, preocupações e bloqueios, e entende muitas vezes o propósito maior enquanto está ali relaxando.
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2 – OBSERVAR
Várias ideias circulam ao nosso redor todos os dias, basta você ter tempo, parar e olhar. Muitas pessoas não enxergam que elas também estão do lado de fora do ambiente de trabalho. Tina Seelig, autora e palestrante, em seu curso sobre criatividade, inovação e empreendedorismo na Universidade de Stanford, faz um exercício disso bem interessante: envia seus alunos para um shopping local e os fazem procurar lojas e produtos com novos olhos.
“Monto um questionário detalhado para eles: A porta estava aberta ou fechada? Qual é a fonte e o nome da loja? Quanto tempo leva para alguém para vir e cumprimentá-lo na entrada? Quão alto são os tetos? Como são os pisos? Qual é a trilha sonora? O cheiro remete a que?”
Dica: Observar o mundo com foco realmente aguça a criatividade. Muitas vezes quando você presta atenção às pequenas coisas que estão ao seu redor, você consegue reconhecer problemas que logo podem ser transformados em oportunidades.
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3 – TRABALHAR EM UMA CAFETERIA
Em um estudo, pesquisadores da University of British Columbia realizaram experimentos de brainstorming em três ambientes para medir o impacto do ruído na criatividade. Os participantes trabalharam em ambientes silenciosos perto de 50 decibéis, em ambientes barulhentos de 85 decibéis, e em ambientes de médio ruído em 70 decibéis.
O local em que o nível de ruído era médio – como o de uma cafeteria – mostrou ser perfeito quando se trata em fazer um trabalho criativo. Ruídos moderados ao fundo criam a distração perfeita para a mente forçar as pessoas a pensarem mais criativamente, mas não tão altos o suficiente para que você perca o seu foco.
“Em vez de enterrar-se em uma sala silenciosa tentando descobrir uma solução, saia da sua zona de conforto e vá trabalhar em um ambiente relativamente barulhento. Isso pode ajudar o cérebro a pensar abstratamente e, assim, gerar ideias mais criativas”, escreveram os autores da pesquisa no Journal of Consumer Research.
Dica: existe até um site que simula o barulho de uma cafeteria para te manter mais concentrado. Veja só aqui.
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4 – CAMINHAR
Mark Zuckerberg é conhecido por suas reuniões em que não para de andar pelo Facebook e há uma boa razão para isso: colocar um pé na frente do outro está relacionado a geração de ideias. Pesquisadores da Universidade de Stanford descobriram que o ato de caminhar aumenta a inspiração criativa, seja feito dentro de um ambiente ou fora.
estudo envolveu experimentos que relacionava o pensamento criativo dentro de quatro diferentes condições: caminhar em uma escada rolante, sentar-se dentro de uma sala de frente para uma parede em branco, caminhar ao ar livre, e sentar-se ao ar livre. Os pesquisadores mediram o pensamento dos participantes e a sua capacidade de gerar insights. Os níveis de criatividade foram consistentemente e significativamente maior nos que andaram em comparação com aqueles que se sentaram.
“Muitas pessoas informalmente afirmam que elas tem melhores pensamentos ao caminhar. Nós finalmente pudemos dar um passo, ou dois, e estamos descobrimos o porquê”, disse a co-autora do estudo Marily Oppezzo em uma entrevista ao Stanford News. “Nós não estamos dizendo que a caminhada pode transformá-lo em um Michelangelo, mas ela pode ajudá-lo nos estágios iniciais da criatividade.”
Dica: Se estiver cansado e sem ânimo, saia do escritório ou de casa e dê uma volta nem que se for até a padaria. Isso já vai ajudar você a dar uma relaxada, melhorar o humor e estimular seus pensamentos.
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Legal, não? Agora você está pronto (a) para ter boas ideias e pensamentos inovadores, onde estiver! Confira aqui, outras dicas e um infográfico exclusivo para você exercitar a criatividade durante o ano todo.
* Texto original: Fast Company. Imagens: Pexels.