6 dicas certeiras para atrair mais clientes para sua loja
Abrir uma empresa não é uma tarefa fácil, e a dificuldade começa logo na escolha do tipo de negócio que você planeja ter. Depois de tomar esta primeira decisão, vem a preocupação de escolher um ponto de vendas adequado ao seu negócio, que tenha bom custo-benefício e permita exposição aos potenciais clientes.
Você, enfim, cumpre os primeiros passos, consegue colocar a sua loja de roupas para funcionar, e finalmente fazer as suas primeiras vendas. Contudo, à medida que o tempo passa, você nota que a quantidade de vendas realizadas não será a mesma todos os dias e que a variação pode comprometer as suas finanças. A saída para contornar a situação e manter as contas em dia é aumentar as suas vendas e conseguir melhores lucros.
Para conseguir um movimento crescente nos lucros, é necessário ter sucesso em cinco passos: fazer o cliente passar pela sua loja, fazê-lo parar, fazê-lo olhar a vitrine, fazê-lo entrar e, por fim, fechar uma venda com ele.
Ter um bom ponto, em que haja um bom fluxo de pessoas, garante o primeiro passo, que é fazer o comprador em potencial passar pela sua loja. Mas como atrair mais clientes para dentro do seu negócio e fazê-los comprar? Aprenda com as nossas dicas no artigo de hoje!
Conheça o seu consumidor
Muitos empreendedores acreditam que é preciso atender às expectativas dos seus clientes para consolidar sua marca. Mas, na verdade, o seu objetivo não deve ser cumprir a expectativa do consumidor, mas superá-la. Essa é a melhor maneira para fidelizar seus clientes. E como fazer isso? Conhecendo o perfil do seu comprador.
Estude sempre o perfil do seu cliente potencial. Conversando com eles, você perceberá qual o estilo particular de cada um, suas cores e tamanhos mais procurados, o padrão de qualidade que cada um espera encontrar nas roupas da sua loja, e isso trará novas ideias para o seu negócio, permitindo que você faça as adaptações necessárias.
Ofereça inovação
É importante perguntar a si mesmo: o que sua loja de roupas oferece de diferente e de inovador para os clientes? Uma marca só ganha força no mercado quando é capaz de oferecer alguma inovação que leve os consumidores a buscarem seu produto, e não os da concorrência. Portanto, é preciso trabalhar em umdiferencial, uma característica própria da sua empresa que fará com que os clientes a escolham.
Quando você possui uma loja física, o diferencial ofertado pode estar na variedade das roupas em sua loja, na qualidade desses produtos, nos diferentes nichos de mercados atendidos pelo seu negócio e até em um atendimento personalizado.
Se você pretende cobrar mais caro do seu consumidor para oferecer uma inovação, é preciso justificá-la. Por isso, veja cada pessoa que entra na sua loja como especial e ofereça a ela o melhor tratamento e um bom catálogo de produtos. Assim, você conquista a fidelidade do seu consumidor e ainda ganha no marketing boca a boca.
Aposte no marketing boca a boca
Imagine a seguinte situação: você frequenta uma loja de roupas que atende a nichos específicos de mercado, como alta costura, moda masculina ou lingeries exclusivas. Você decide frequentar a loja e se surpreende com os produtos oferecidos, e por isso a indica para os seus amigos e familiares. Eles provam, aprovam e também contam para os seus próprios familiares e amigos, e logo a loja recebe uma grande quantidade de novos clientes.
É assim que o poderosíssimo marketing boca a boca funciona. Sua eficiência é grande porque ele vem junto da opinião de um conhecido. Não se trata de uma marca tentando vender um produto para você, mas de um amigo te indicando um produto que acredita que você irá gostar. Isso dá credibilidade ao produto e traz mais gente para dentro da sua loja.
Agora que você conhece a importância dessa divulgação, volte ao item anterior e repense o que você está oferecendo de inovador no seu negócio. Será que os diferenciais da sua loja farão com que seus compradores comentem com terceiros e isso traga mais gente para o seu negócio?
Realize promoções
O preço é um fator dominante no momento em que um cliente opta por determinada loja. Portanto, realize promoções e dê descontos em produtos quando possível! Essa é uma ótima estratégia para atrair mais clientes para o seu empreendimento. Mas fique atento: caso o planejamento das promoções e descontos não seja cuidadosamente pensado, isso pode causar problemas financeiros para a sua empresa.
Se os vendedores oferecem muitos descontos como maneira de fidelizar os clientes, a sua loja pode estar perdendo muito em lucro — e pode chegar a ter prejuízos graves no fim do mês. Muitas vezes, os vendedores oferecem o desconto por puro hábito, e não por insistência do cliente. Na verdade, normalmente não é preciso oferecer descontos para que uma compra seja fechada, e a melhor opção é trabalhar com preços justos.
Se você considerar, por exemplo, uma comissão de 5% para o vendedor sobre cada venda, impostos no valor de 5% e mais os custos direto de um produto, oferecer descontos pode comprometer o seu orçamento.
Imagine a situação: os custos diretos de uma camisa polo têm valor de R$ 45 e este produto será vendido por R$ 100. Tirando-se R$ 5 de comissão para o vendedor e mais R$ 5 de impostos sobre o produto, a sua loja lucraria R$ 45 com esta venda.
Se o seu vendedor dá um desconto de R$ 10, e o vestido acaba vendido para o cliente por R$ 90, em vez de lucrar R$ 45,00 a loja irá lucrar apenas R$ 36,00 . Portanto, somando-se esses pequenos descontos, o prejuízo pode ser grande.
Apesar de hipotética, a situação mostra que nem sempre oferecer descontos é a melhor opção. As promoções e descontos devem estar alinhadas com a sua estratégia e datas importantes do comércio e da sua cidade para serem eficientes. Uma alternativa é trabalhar com preços justos para o consumidor e demonstrar a eficiência do seu serviço no atendimento e na qualidade do produto. O cliente se dispõe a pagar mais quando você mostra que o produto que ele está comprando tem, além de preço, valor.
Cuide da informação visual
A imagem que a sua marca transmite é parte essencial do processo para firmá-la no mercado e atrair mais compradores. A escolha de um visual impactante começa no logotipo, mas deve se estender ao exterior e interior da sua loja.
Se o seu objetivo é que os clientes potenciais parem, observem as vitrines e entrem, é seu dever chamar a atenção dessas pessoas. Tenha na vitrine produtos chamativos, uma fachada que atraia olhares, sempre bem iluminada e organizada.
Apostar em manequins diferenciados, que remetam ao foco de sua loja, é uma excelente alternativa para se destacar em meio à concorrência. O cuidado com a informação visual fará com que as pessoas observem melhor os produtos que a sua empresa oferece e tenham desejo de entrar e conhecer mais.
Promova o seu negócio
É claro que, para atrair clientes para a loja, investir em campanhas de marketing é um passo essencial. Para ser lembrado pelo seu comprador, você precisa estar onde ele está.
Com a extensão das redes sociais, o alcance do marketing cresceu exponencialmente nos últimos anos. Para o empresário, essa é uma ótima notícia, pois, além de as redes sociais estarem presentes no dia a dia de seus clientes, o recurso é barato e de fácil uso. Então, o que você está esperando para montar umapágina no Facebook e um perfil no Instagram inteiramente destinados à sua loja?
Mas é claro que não basta estar presente na rede e não apresentar um conteúdo relevante para o seu cliente. Por isso, volte ao cuidado com a informação visual da sua empresa! Divulgue na empresa conteúdo atrativo, peça que seus clientes testemunhem sobre o que gostam no seu negócio e faça boas conexões na rede. Use também hashtags que remetam ao seu negócio. Elas funcionam como uma espécie de filtro, que levará o seu conteúdo especificamente para quem deseja vê-lo.
Agora, você conhece as melhores dicas para atrair mais clientes para o seu negócio! Tendo o seu consumidor potencial dentro da sua loja, é hora de oferecer o melhor tratamento para encantá-lo e fidelizá-lo. Gostou das nossas dicas de hoje? Então, compartilhe nosso artigo com os seus amigos nas redes sociais e ajude-os a conquistar mais clientes!
Fonte: http://mpollo.com.br/blog/2016/02/dicas-para-atrair-mais-clientes-para-sua-loja/?utm_campaign=fluxo_manual_1_-_agosto_2016&utm_medium=email&utm_source=RD+Station