sábado, 6 de julho de 2024

Jornada do consumidor: como criar conteúdo para cada uma das etapas?

 

Por Wellinton Prates

Não há dúvidas da importância de conhecer a jornada do consumidor e suas etapas, tendo em vista que, por meio desse entendimento, é possível implementar as medidas que realmente vão contribuir com o sucesso do negócio.

 

Você quer entender melhor sobre a jornada do consumidor? Então, continue a sua leitura!

Compreender essas fases permite que as empresas personalizem suas estratégias de marketing, vendas e atendimento ao cliente. Com isso, elas visam oferecer uma experiência mais eficaz e satisfatória, o que, por sua vez, pode influenciar a lealdade do cliente à marca.

A jornada do cliente tomou uma proporção maior nos últimos anos, considerando que, com a facilidade proporcionada pela tecnologia, as pessoas pesquisam muito online antes de adquirir um produto ou serviço.

Em alguns casos, por exemplo, o cliente em potencial pode não ter reconhecido ainda seu real problema, ou necessita de ajuda. Logo, entre o completo desconhecimento do serviço ou produto ofertado pela empresa e a hora da compra, há várias etapas que integram essa jornada.

Essa jornada funciona como uma espécie de mapa que norteia as ações de marketing e vendas, conforme momento e grau de interesse dos leads. O intuito é sempre fazer com que o público percorra o caminho de forma natural, até chegar à última fase, que é a compra.

 

Pelo fato de proporcionar um grande volume de informações sobre os clientes, a jornada do consumidor gera uma série de vantagens. Veja as principais!

1. Identifica o momento da venda

A jornada do consumidor ajuda a descobrir o estágio comercial no qual o cliente se encontra, simplificando as vendas. Afinal, o vendedor vai saber qual é a melhor hora de entrar em contato, com uma abordagem mais assertiva.O trabalho da equipe de vendas fica mais otimizado, evitando o desperdício de tempo e esforço em tentativas de negociação com pessoas que ainda não estão preparadas para a compra.

2. Melhora o relacionamento com os clientes

jornada de compra do consumidor é feita totalmente com base nos comportamentos dos clientes em relação à aquisição de um produto ou serviço. Por este motivo, é comum que, ao fazer uma jornada eficiente, com o fornecimento de conteúdos relevantes para cada etapa, a empresa melhore o relacionamento com o seu público.

Para isso, o ideal é conhecer bem a persona, seus hábitos, gostos, demandas, interesses e até mesmo o tipo de linguagem que ela costuma usar. Desse jeito, será mais fácil conseguir uma aproximação e disponibilizar o que ela procura.

3. Otimiza a gestão

Manter uma gestão otimizada na empresa vai fazer com que os processos fiquem mais claros e bem definidos, tanto na comunicação externa, quanto interna. Nesse cenário, a jornada de compra é um recurso que vai ajudar a traçar os acertos e erros no marketing, possibilitando a criação de ações cada vez mais adequadas e que, consequentemente, contribuem com o aumento das vendas.

4. Promove as vendas consultivas

Identificar os detalhes da jornada do consumidor vai facilitar a personalização das campanhas de marketing digital e de vendas. Isso ocorre pelo fato de que, quanto mais a empresa conhece o seu público, mais vai conseguir humanizar o contato direcionado a ele.

Essa medida desenvolve um tipo de modelo consultivo de vendas, em que o time sabe quais informações ou problemas está buscando solucionar.

5. Aumenta a produtividade

Com uma jornada de compra bem estruturada, a equipe de vendas pode desenvolver abordagens direcionadas para cada etapa e, assim, ser mais rápida e assertiva. Com isso, os vendedores não perderão tempo tentando compreender o que, de fato, o consumidor deseja, e poderão ir direto ao ponto, tornando o atendimento mais objetivo e a experiência mais positiva.

Como a jornada do consumidor impacta na produção de conteúdos?

As etapas de decisão de compras são um percurso que, geralmente, o cliente passa até adquirir um produto ou serviço. Já o funil de vendas é o modelo estratégico que apresenta a trajetória ideal a ser seguida até realizar ele a compra.

Assim que o consumidor tem o primeiro contato com a empresa, ele entra no funil de vendas. No entanto, depende do desempenho da equipe de vendas para seguir até o final. Quanto mais avançar no funil, mais qualificado para a compra ele está, e maiores são as possibilidades de conversão:

  • topo de funil: representa a etapa de aprendizado e descoberta da jornada de compra, tendo em vista que o potencial cliente ainda não está em busca de um produto e serviço, necessariamente. Dessa forma, ele precisa descobrir que tem uma demanda a ser sanada;
  • meio de funil: é a fase em que os clientes estão em processo de reconhecimento, ou seja, a empresa precisa mostrar que tem a solução que eles precisam;
  • fundo de funil: é a última etapa do funil de vendas, quando o consumidor está na fase de consideração e decisão. Isso aponta que ele está mais perto de decidir pela compra, abrindo espaço para ser abordado pelo time de vendas.

Quando temos em mente a jornada do nosso consumidor, sabemos que muitas pessoas vão chegar no primeiro estágio, o topo do funil. Mas também sabemos que a quantidade que chega ao fundo do funil é bem menor.

Está gostando do conteúdo? Veja tudo que você precisa para montar uma estratégia de gestão de conteúdo eficiente aqui.

Quais as etapas da jornada do consumidor?

Entender e mapear a jornada do consumidor é essencial para a definição das fases do funil de vendas, de marketing de conteúdo e de estratégia digital. Com isso, a empresa vai identificar em qual etapa seus leads estão, e que tipo de ação deve ser tomada para avançar até a decisão final — o que vai ajudar no fluxo de nutrição

Conheça como a jornada do cliente é dividida:

  • aprendizado e descoberta — a finalidade é somente aprender mais a respeito de determinado tema. Aqui, o cliente não sabe muito bem que tem uma necessidade ou problema. Dessa forma, é preciso despertar seu interesse no assunto, com o intuito de reter a sua atenção;
  • reconhecimento do problema — após descobrir mais sobre o tema, o futuro cliente identifica que tem uma demanda e começa a entender como essa necessidade impacta seu dia a dia e sua vida. O objetivo é incitar esse entendimento nas personas para que se inicie a busca por soluções;
  • consideração das soluções — essa é a fase em que o cliente começa a compreender de que forma a empresa pode resolver seu problema. É a hora de falar a respeito das vantagens que a aquisição dos produtos e serviços pode gerar para esse consumidor, sem falar ainda diretamente sobre a solução;
  • decisão de compra — essa é a reta final, com o destaque dos objetivos dos produtos e serviços que vão atender à necessidade do consumidor. O intuito é deixar claro os ganhos que ele terá ao optar pela empresa.

Existem algumas dicas que você pode colocar em prática no momento de planejar a pauta dos conteúdos, considerando a jornada do consumidor. Esse cuidado é importante para definir os assuntos mais relevantes em cada etapa e como abordá-los da forma adequada.

Após entender qual é a persona, principais dores que serão solucionadas pela empresa e demais informações, entenda como os conteúdos podem ser desenvolvidos em cada fase.

1. Aprendizado e descoberta

Nessa etapa, o ideal é trabalhar com conteúdos mais amplos, introdutórios ao tema no qual a empresa quer chegar, com palavras-chave que tenham maior volume de buscas mensais.

Os usuários ainda se encontram no início de suas pesquisas e podem nem entender que têm um problema. Por esse motivo, falar diretamente do seu produto e serviço pode não proporcionar o valor esperado por esses consumidores.

Mais algumas sugestões de tipos de conteúdo:

  • blogposts informativos e educativos;
  • vídeos tutoriais e explicativos;
  • infográficos que destacam estatísticas relevantes;
  • e-books que aprofundam tópicos específicos;
  • webinars e podcasts educativos;
  • publicações em redes sociais para criar conscientização.

2. Reconhecimento do problema

Aqui, já é possível impactar diretamente as dores e problemas da persona, a fim de despertar sua atenção para algo que precisa ser solucionado. Afinal, na maioria das vezes, os futuros clientes da empresa não conseguem identificar sozinhos o problema.

O ideal é agir com mais assertividade e mostrar que a empresa tem a solução que o consumidor necessita. Nesse caso, os conteúdos podem apresentar dicas de como resolver essas possíveis demandas.

Mais algumas sugestões de tipos de conteúdo:

  • conteúdo que destaca os desafios e problemas enfrentados pelo público;
  • estudos de caso que mostram como outros resolveram problemas semelhantes;
  • pesquisas e relatórios sobre tendências de mercado relacionadas ao problema;
  • quiz ou questionários interativos para ajudar os consumidores a identificarem seus próprios problemas;
  • vídeos de depoimentos de clientes abordando como superaram obstáculos.

3. Consideração da solução

Depois da persona reconhecer que tem um problema, ela vai procurar uma forma de resolver essa questão. Então, é nessa fase que a empresa vai falar a respeito dos benefícios diretos e indiretos dos seus produtos ou serviços, que podem solucionar a demanda.

Nesse momento, podem ser trabalhados conteúdos que apresentem formas de realizar determinadas ações. A ideia é apresentar um cenário em que seja viável apontar as vantagens de contar com certo tipo de produto ou serviço, por exemplo.

Mais algumas sugestões de tipos de conteúdo:

  • comparativos entre diferentes soluções ou produtos;
  • guias de compra que explicam os recursos e benefícios de diferentes opções;
  • demonstração de produtos ou serviços por meio de vídeos;
  • estudos de caso detalhados sobre como a solução resolveu problemas específicos;
  • depoimentos de clientes satisfeitos;
  • webinars interativos para responder a perguntas e destacar características importantes.

4. Decisão de compra

Agora chegou a hora de fechar negócio. Nessa fase, os conteúdos devem ser pensados visando quebrar qualquer tipo de objeção que o cliente ainda possa ter. Além disso, vale apresentar cada uma das vantagens dos produtos ou serviços de maneira clara e objetiva.

É hora de demonstrar autoridade no assunto e comprovar os resultados adquiridos por outros clientes. Bons exemplos de conteúdo que podem ser trabalhados são os cases de sucesso, bem como aqueles que comprovam a eficácia das soluções da empresa.

Mais algumas sugestões de tipos de conteúdo:

  • ofertas exclusivas e descontos para incentivar a compra;
  • avaliações de produtos de clientes;
  • conteúdo que destaque garantias, suporte pós-venda e política de devolução;
  • demonstração prática do processo de compra;
  • depoimentos de clientes que destacam a satisfação após a compra;
  • e-mails personalizados com informações relevantes sobre o produto escolhido.

Lembrando que a chave é manter a consistência da mensagem e adaptar o conteúdo conforme as características de cada etapa da jornada do consumidor. Além disso, é importante monitorar o desempenho do conteúdo e ajustar a estratégia conforme necessário.

Além disso, a IA pode ser utilizada para análise de grandes conjuntos de dados (Big Data), personalização de conteúdo, automação de marketing e otimização de campanhas publicitárias, melhorando a eficácia das estratégias de marketing em cada etapa da jornada do consumidor.

Quando o assunto é criar conteúdo para cada etapa da jornada do cliente, algumas ferramentas são indispensáveis. Mas é importante notar que a implementação bem-sucedida requer uma compreensão cuidadosa do público-alvo, dados de qualidade e práticas éticas para garantir uma experiência positiva para o consumidor.

Com isso, é possível utilizar informações qualitativas e quantitativas, o que vai ajudar a identificar padrões, além de entender como nutrir o lead. Também é possível criar experiências personalizadas a partir de dados, desenvolvendo ações para encantar o público.

Conseguiu entender como funciona a jornada do consumidor e suas etapas? É importante ter essa compreensão para que a equipe de vendas e marketing faça um planejamento por meio de decisões assertivas e, assim, elaborar os conteúdos apropriados para atingir e influenciar o público-alvo e potenciais clientes — aumentando a taxa de conversão.

quinta-feira, 6 de junho de 2024

Marcas ignoram quantidade de seguidores e buscam por influencers mais autênticos

 


         

Apenas 4% as marcas entrevistadas em uma pesquisa da YouPix com a Nielsen se importam em fechar parcerias com influencers seguidos por multidões

quarta-feira, 29 de maio de 2024

10 estratégias de growth hacking para aumentar seus visitantes

Ana Paula Agostini

O mercado SaaS é cheio de histórias sobre produtos virais e estratégias que desbloquearam crescimentos massivos que transformaram pequenas startups em unicórnios.

E frequentemente esses resultados são atribuídos a estratégias de Growth Hacking – profissionais criativos e dispostos a testar toda e qualquer estratégia em prol de desbloquear a expansão do negócio.

Seguindo esse pensamento, podemos dizer que existe um número infinito de possibilidades, mas queremos te ajudar a pensar em seus próximos passos com nossa lista.

Reunimos aqui uma lista com algumas ideias de Growth Marketing que já tiveram sucesso em aumentar a atração de visitantes para outros SaaS.

E fique de olho que em breve publicaremos também ideias de Growth Marketing para outras etapas: conversão de Leads, vendas e encantamento.

1) Busque comunicados de imprensa, mas escolha bem

Buscar cobertura de imprensa pode parecer um tanto quanto old school para um mercado tão inovador. Mas conseguir publicações nos meios certos pode impactar enormemente seu crescimento.

Um comunicado de sucesso deve ser curto e agradável, concentrando-se na história da sua marca, e você pode contatar pessoalmente um pequeno número de veículos ou jornalistas que sejam altamente relevantes no mercado em que você está inserido.

2) Ofereça desconto para quem compartilha sua página

Se você já tentou conseguir depoimentos ou compartilhamentos de seus clientes, já deve ter descoberto que a prova social é difícil de conseguir, mesmo com clientes que amam seu produto.

O segredo para desbloquear a prova social é oferecer incentivos.

Uma boa estratégia de crescimento de redes sociais e de visitantes é oferecer um pequeno desconto para usuários que compartilham a sua oferta.

3) Libere contas gratuitas para influenciadores

Formadores de opinião – seja em blogs próprios ou em suas redes sociais – podem desempenhar um papel fundamental.

Eles podem ser tão influentes quanto veículos de imprensa e, escolhendo a dedo essas pessoas, você pode desbloquear pequenos mercados ainda não explorados.

Aborde essas pessoas e ofereça uma conta gratuita em troca de uma review do produto – assim você consegue um shoutout para os seguidores, e de quebra tem um depoimento de alguém influente para exibir em suas Landing Pages.

4) Crie um time de embaixadores

Para aumentar sua audiência rapidamente, é importante se relacionar com pessoas que já têm uma audiência estabelecida.

Crie uma lista de quem é uma referência e influência no mercado, e comece a interagir com seu conteúdo. Dessa forma você se aproximará de forma natural, e estará estabelecendo um rapport.

Mas lembre-se: você precisa de influenciadores cuja audiência tenha um perfil alinhado com o de sua Buyer Persona.

5) Conquiste uma menção em diretórios de startups

A sua familiaridade com o termo “diretório” pode dizer muito sobre sua idade. No passado os diretórios apareceram como formas de atribuir links para as empresas e, por mais que no mundo do SEO tenham caído em desuso, ainda podem ser muito importantes para escalar seus visitantes.

Diretórios como o B2B Stack podem ser uma fonte de tráfego qualificado e podem colocar sua empresa na mira não só de potenciais clientes, como também potenciais investidores.

6) Abuse de “easter eggs”

Easter eggs são aqueles elementos escondidos em jogos, sites e produtos, que só quem está imerso no ecossistema da marca pode conhecer.

Muitas empresas apostam em esconder esses segredos pelos seus produtos e, com isso, encorajam que seu público fale sobre a marca.

E, além do buzz, os easter eggs também ajudam a construir um senso de comunidade.

Leia mais: Easter Egg Marketing: How Snapchat, Apple, and Google Hook You (em inglês)

7) Crie sua própria rede social

Calma! Sei que seu primeiro pensamento foi algo na linha de “mas como?”, e eu te garanto que essa pode ser uma estratégia bastante simples.

Lembre-se: rede social nada mais é do que um espaço que reúne um grupo de pessoas e que permite a interação entre elas.

Isso pode ser feito até mesmo em uma comunidade do WhatsApp ou grupo no Telegram.

Esse é o momento de facilitar a criação de uma comunidade em torno de seu produto. Dessa forma você poderá engajar com seus usuários, melhorar seu SEO com UGC e coletar feedbacks dos usuários!

8) Crie sua versão do Yahoo! Respostas e Quora

Talvez você se lembre do Yahoo! Respostas, um lugar em que qualquer pessoa poderia fazer uma pergunta, e qualquer pessoa poderia responder. E, se você tem intimidade com o inglês, já deve ter esbarrado no Quora fazendo alguma pesquisa.

Apesar do Quora ter uma versão em português, ele ainda não é tão popular por aqui.

Mas quem sabe você não pode criar um site Q&A (perguntas e respostas) referência para seu mercado?

Existem plataformas que podem te ajudar a fazer isso sem precisar entrar no desenvolvimento de uma plataforma completa – como Answerbase e Qhub.

Para construir essa plataforma Q&A com sucesso, você precisará:

  • Garantir que seu site é encontrável nos buscadores;
  • Usar sites existentes para promover o seu;
  • Incentivar contribuições de usuários com recompensas ou algum tipo de gamificação;
  • Usar seu próprio time para enviar novas perguntas e respostas

9) Crie uma seção de FAQ

Se todo dia você responde perguntas sobre sua startup e sobre seu produto, você precisa testar criar uma seção de perguntas frequentes (FAQ – frequently asked questions) no seu site.

Peça que todo seu time documente as perguntas que recebem de clientes e prospects todos os dias, e busque criar um “placar” da frequência que cada dúvida aparece. Aquelas mais frequentes merecem ser publicadas em seu site.

Você pode até mesmo usar páginas diferentes para responder cada uma das perguntas em detalhes, e transformar essas respostas em conteúdo encontrável pelos buscadores.

Essa estratégia deve reduzir o tempo investido pelo seu time em responder dúvidas, além de promover confiança e aumentar as conversões.

10) Reaproveite seu conteúdo!

Já que falamos acima sobre a criação de páginas para responder às dúvidas mais frequentes, quero pular para essa dica que muitos profissionais esquecem:

Não é porque seu conteúdo foi criado para um canal que ele não pode ser usado em outros!

Se você investiu um tempão para produzir um eBook super completo, porque não buscar otimizar esse ROI e aproveitar esse material para desdobrar também:

  • Blogposts
  • Pauta para vídeos e podcasts
  • Posts para redes sociais
  • Uma sequência de emails

Lembre-se de adaptar o conteúdo para o novo propósito para garantir o melhor resultado possível!