sexta-feira, 23 de fevereiro de 2024

Por que fazer análise de marketing e quais dados observar?


Escrito por Marcio Veiga 

porque fazer a análise de marketing


análise de marketing é um processo extremamente importante para o sucesso de uma estratégia digital. Essa etapa está relacionada à avaliação e interpretação de informações relacionadas às atividades de marketing de uma empresa, o que é muito útil para compreender o desempenho das ações realizadas.

O procedimento de análise de marketing envolve diferentes aplicações para obter resultados, como observar o comportamento do público-alvo, conhecer recursos para produzir insights, instituir abordagens analíticas e outras ações. Dessa forma, é possível identificar oportunidades de melhoria e tomar decisões informadas para atingir os objetivos do negócio.

Neste artigo, você vai descobrir por que é tão importante fazer análise de marketing e conhecer o recurso ideal para suas ações tenham o alcance desejado. Acompanhe!

Quais as aplicações?

A análise de marketing digital ajuda as empresas a tomarem decisões estratégicas, informadas e baseadas em dados (data driven). Isso pode incluir:

  • escolha de segmentos de mercado-alvo;
  • desenvolvimento de produtos;
  • definição de preços;
  • estratégias de distribuição;
  • posicionamento de marca.

Normalmente elas costumam ser medidas baseadas no valor econômico e nas iniciativas tomadas pelos consumidores. 

Nos últimos anos, os processos de compra tomaram uma dimensão mais dinâmica e influenciada por diferentes aspectos. Logo, obter novas fontes de dados é uma maneira que pode ajudar a tomar decisões precisas. 

Outras aplicações que podem ajudar a desenvolver um marketing promissor são:

  • análise mercadológica do cenário;
  • observação das tendências do mercado;
  • canais de compra do consumidor.

Qual a importância da análise de marketing?

A análise de marketing é fundamental nas estratégias e operações de uma empresa. A fase de avaliação final das ações tem grande importância para que a marca possa tomar decisões por meio de informações plausíveis, e saber como direcionar bem os recursos.

O alcance que o marketing atingiu também é um dos motivos que tornam a análise de marketing necessária. Isso envolve saber se a campanha superou as expectativas e chegou ao público desejado. Porém, isso só é possível a partir da segmentação do público e do conhecimento profundo da sua persona.

Nesse contexto, conferir as métricas e dados é essencial para a redução dos riscos, assim como fazer a análise de concorrência em marketing. Esse procedimento ajuda a identificar possíveis ameaças e a descobrir riscos futuros. Com isso, o setor de marketing estuda táticas para enfrentar esses desafios. 


Como fazer análise de marketing?

Por ser um fator que trata da percepção de como o marketing atuou sobre as vendas ou serviços de uma empresa, é fundamental que a análise seja feita de forma minuciosa a partir de alguns aspectos e dados precisos.

Fazer uso de análise preditiva é uma excelente iniciativa para que o marketing da sua empresa tenha o alcance esperado. Esse tipo de análise pode ser feito a partir de ferramentas de machine learning, inteligência artificial, dados históricos e algoritmos estatísticos que sinalizam o acontecimento de perspectivas futuras.

A análise preditiva ajuda em diversos aspectos, entre eles:

  • perceber e detectar perigos;
  • otimizar as campanhas de marketing;
  • manter a segurança dos dados.

Você pode, ainda, otimizar a análises de marketing do seu negócio, assim que entender quais são as métricas de marketing consideradas fundamentais. Isso ajuda a elevar os resultados. Veja o que fazer:

  • defina métricas por área;
  • realize análises com frequência;
  • saiba quais são as métricas mais importantes;
  • tome decisões e aja segundo os resultados coletados;
  • use ferramentas de alto padrão.

Estar preparado para o que há de vir orienta a empresa a criar abordagens próprias para as ocasiões.

Quer se destacar e deixar a concorrência para trás? Baixe nosso guia completo "Análise de mercado: um guia completo para um diagnóstico inteligente" e obtenha insights valiosos para se destacar no seu nicho de atuação!

Como analisar o marketing da sua empresa com a ajuda da HubSpot?

É indispensável fazer um planejamento estratégico de marketing para entender se o alcance de suas campanhas e ações atingiu o objetivo. A partir disso, é imprescindível que as análises de marketing sejam baseadas em dados reais que possam ser coletados por meio de um recurso seguro e altamente confiável.

A HubSpot conta com um ecossistema de ferramentas e softwares que permitem avaliar o desempenho de todos as suas estratégias de marketing em um único lugar.

CRM Inteligente HubSpot permite fazer análises, relatórios e muito mais por meio de painéis integrados e altamente intuitivos. 

Com ele, você pode:

  • fazer a identificação dos ativos de melhor desempenho no comportamento dos clientes;
  • conferir a performance do site;
  • mensurar o tráfego;
  • fazer a análise de relatórios detalhados em variados canais de marketing.

A HubSpot também tem uma ferramenta completa de marketing analytics que você pode começar a usar gratuitamente. Confira maiores detalhes do que a plataforma permite.

Acompanhamento do movimento dos clientes

A ferramenta possibilita a criação de relatórios que fazem análise dos dados de CRM para detectar quais as principais tendências. Dessa maneira, você pode acompanhar as ações dos leads e clientes para observar seus comportamentos e, com isso, dar continuidade às campanhas por meio de automação. 

Uso de painel com dados

O software da HubSpot dispõe de um painel que permite que os profissionais de marketing e vendas tenham acesso a uma quantidade expressiva de dados. Ao ter maior número de informações por meio do painel, os profissionais podem tomar decisões inteligentes.

Relatórios detalhados

Ao fazer uso do software da HubSpot, as análises são incluídas em todas as atividades que você pratica. Ao realizar suas campanhas, todos os dados vão estar presentes em um relatório bem detalhado. Os dados vêm dos movimentos do site, e-mails, redes sociais, postagens etc.

E mais: ter um conhecimento afinado sobre a realidade do mercado da área do seu negócio é considerada uma estratégia quase infalível para a criação de marketing.

Percebeu como a análise de marketing é uma estratégia que interfere diretamente no desenvolvimento do seu negócio? Mas não apenas isso: é fundamental ter ferramentas inovadoras para ajudar em todo o processo, pois cada dado é indispensável para contribuir com a análise.

quinta-feira, 22 de fevereiro de 2024

Autoridade digital: como construir em seu nicho de atuação?



No vasto oceano virtual de informação da internet, em que a competição pela atenção do público é acirrada, como mostrar o valor da sua marca e ter autoridade digital? Não há dúvidas que a credibilidade e confiança que a audiência tem em seu serviço ou produto faz toda diferença, mas como fazer isso na prática?

 Use as dicas desse guia para criar uma marca de sucesso

O que é uma marca bem sucedida, exemplos de marcas de sucesso no Brasil, como se posicionar interna e externamente e muito mais.

A autoridade digital é muito mais do que apenas um status. Ela é a chave para conquistar a confiança, a influência e o respeito de um público cada vez mais exigente e conectado. No entanto, conquistar essa autoridade não é uma tarefa simples. É preciso apostar em estratégias, técnicas e ferramentas digitais para se transformar em uma voz respeitada e reconhecida em seu nicho. 

Neste artigo, você vai entender o que é e como se tornar uma autoridade digital. Vem com a gente!

Quando sua empresa é reconhecida como uma autoridade online, as pessoas confiam em seu produto, serviço ou opinião e se voltam a você em busca de orientação, conselhos e informações relevantes. Isso, por sua vez, pode se traduzir em benefícios significativos para o seu negócio, como aumento de tráfego, conversões e reconhecimento de marca.


Qual o impacto positivo de construir autoridade online?

Quando a sua marca é considerada uma autoridade, as pessoas acreditam em sua competência e conhecimento, o que aumenta sua credibilidade e confiabilidade.

Autoridades digitais geralmente atraem mais tráfego para seus sites e canais de mídia social. Dessa forma, a sua empresa pode ser uma autoridade em marketing digital ao mostrar que sabe o que faz e detém conhecimento profundo na área.

Tudo isso parte da criação de relacionamentos sólidos com seu público, o que é essencial para o sucesso a longo prazo. Como autoridade, você tem o poder de influenciar as decisões de compra e as opiniões de seu público por meio de ações de marketing digital.

Qual a importância da autoridade digital?

A autoridade digital desempenha um papel fundamental no marketing digital e nos negócios online. Sua importância pode ser resumida em vários aspectos cruciais:

  • credibilidade e confiança: para ter autoridade digital, é necessário criar uma marca que seja especialista em seu nicho, o que gera confiança e leva as pessoas a preferir fazer negócios com aqueles que consideram autoridades;
  • maior audiência: como autoridade online, você vai ter uma audiência maior e mais engajada, o que resulta em um aumento no tráfego para seus canais online, como sites, blogs e redes sociais;
  • influência: sua empresa tem a capacidade de influenciar as decisões de compra e opiniões de sua audiência, o que é valioso em estratégias de marketing e permite que você promova produtos ou serviços de forma mais eficaz;
  • oportunidades de negócios: autoridades digitais frequentemente recebem convites para colaborações, parcerias e oportunidades de negócios com outras marcas e profissionais, como no caso de guest posts, o que aumenta o branding;
  • engajamento e fidelização: sua audiência tende a ser mais engajada e leal quando você é uma autoridade em seu nicho, fazendo com que as pessoas retornem para consumir seu conteúdo, interajam ativamente e façam compras recorrentes;
  • diferenciação da concorrência: em mercados altamente competitivos, a autoridade digital pode ser o diferencial para que você se posicione como líder em seu nicho, ganhando vantagem competitiva;
  • valor agregado: a autoridade digital permite que você forneça valor constante à sua audiência. Isso não apenas fortalece os laços com seus seguidores, mas também cria uma base sólida para o sucesso a longo prazo.

Depois de entender a importância, agora você quer saber como ser autoridade no seu nicho, certo?

Confira os passos de como construir autoridade digital de forma eficaz dentro do nicho de atuação da sua empresa.

1 - Foque no público-alvo

Um dos primeiros passos para construir autoridade digital é conhecer profundamente o seu público. Compreender suas necessidades, desafios e interesses é fundamental. 

Quando você sabe exatamente para quem está criando conteúdo, pode oferecer informações relevantes e soluções específicas para suas dores. Essa abordagem direcionada não apenas atrai a atenção do seu público, mas também constrói confiança, pois mostra que você entende suas necessidades.

2 - Reconheça as dores da persona

A construção da autoridade digital está intrinsecamente ligada à capacidade de resolver os problemas da sua persona. 

Você precisa ser um recurso confiável para as soluções que eles buscam. Isso significa identificar as dores e os desafios comuns dentro do seu nicho e criar conteúdo que ofereça respostas e orientações. Ao demonstrar expertise na resolução dessas questões, você se torna uma referência em seu campo.

3 - Crie conteúdo de qualidade

O conteúdo é a espinha dorsal da autoridade digital. Criar conteúdo relevante, informativo e de alta qualidade é essencial, e isso inclui criar um blog, vídeos, infográficos, podcasts, webinars e muito mais. 

Certifique-se de manter uma voz autêntica e original, compartilhando seu conhecimento de maneira acessível. O conteúdo é a ferramenta pela qual você compartilha sua autoridade com o mundo.


4 - Tenha consistência e autenticidade

A construção da autoridade digital não acontece da noite para o dia. É um processo contínuo que requer consistência e autenticidade. 

Mantenha um cronograma regular de publicação de conteúdo e mantenha sua voz autêntica. Seja honesto sobre o que sabe e o que não sabe, e esteja disposto a aprender e crescer junto com sua audiência.

5 - Interaja e gere engajamento

A autoridade digital não é uma via de mão única. Envolver-se com sua audiência é crucial.

Responda a comentários, participe de discussões em redes sociais e esteja disposto a ouvir o feedback. O envolvimento ativo demonstra que você valoriza sua audiência e está disposto a ser parte da comunidade.

Quais as estratégias para construir autoridade digital?

A autoridade digital é construída por meio de conteúdos valiosos, conexões poderosas e uma forte presença online. Ou seja, são os pilares do marketing digital.

Para isso, o Marketing de Conteúdo é uma das principais estratégias, uma vez que a criação de conteúdos relevantes e úteis para a sua persona é um dos pilares para criar autoridade. Além disso, faça o compartilhamento em redes sociais, e-mail marketing e outros métodos de divulgação. 

Para complementar, o investimento em uma boa estratégia de SEO é fundamental, já que, quando a sua marca é encontrada de forma orgânica nas ferramentas de busca, ela passa mais credibilidade. Assim, você vai ter melhores resultados em marketing

Por fim, desenvolva histórias cativantes com técnicas de storytelling, pois as pessoas amam uma boa narrativa e tendem a se conectar muito mais. A partir disso, para construir um relacionamento duradouro, deixe claro o seu “porquê”, quais são os valores e missão da sua empresa e como sua marca ajuda o público.

Autoridade digital não é apenas sobre ser reconhecido, mas sobre agregar valor e ser uma fonte confiável de informação e soluções. Ao seguir as dicas e estratégias apresentadas neste artigo, sua marca estará no caminho certo para ser autoridade no seu nicho. E lembre-se, a consistência é a chave para o sucesso a longo prazo! 

Minha marca viralizou. E agora?

 


Empresas precisam estar atentas e responder rapidamente aos virais para proteger marca e atender demanda urgente


Por Priscilla Oliveira 
Minha marca viralizou. E agora?

Imagine que você é responsável pelo Marketing de uma marca e está focado nas demandas atuais quando começa a chegar uma análise de que, repentinamente, sua marca viralizou. E o melhor: espontaneamente. O primeiro pensamento pode ser o medo do que catapultou esse nome, mas a resposta é uma só: um influenciador falou dela naturalmente e as buscas pelo seu produto aumentaram a partir disso.

O cenário acima vem acontecendo com frequência nas redes sociais, mas ainda maior dentro do TikTok. São resenhas, análises, mini vlogs e dicas que fazem com que, de repente, um item se torne desejo. Os virais da internet possuem um poder enorme tanto de altas vendas quanto de acabar com a reputação de uma marca.

Isso porque as resenhas de produtos podem ser a fama ou a lama de uma marca. Quando as “dicas de ouro” chegam com apelo em busca de like, a atenção deve ser redobrada pois algumas mentiras podem ser propagadas.

Recentemente um perfil sobre dicas de limpeza ensinou a desencardir roupas de cama e toalhas com Veja Desengordurante – aquele que é utilizado para tirar crostas do fogão, de azulejo e pisos. A dica, que resolve uma dor do consumidor, inconsequentemente pode trazer prejuízos não só para a Veja, quanto para as fabricantes de máquinas de lavar. Afinal, o produto não foi desenvolvido para tal fim, nem testado em tecidos. As peças internas da máquina de lavar também não foram projetadas para receber aquele composto químico.

Qualquer doença de pele que venha a ocasionar no consumidor, recairá na fabricante. “Não recomendamos o uso de Veja desengordurante em tecidos, roupas ou em ciclos de lavagem em máquinas de lavar. Para tecidos, recomendamos o uso de Veja Power Action que limpa e desinfeta pisos, paredes e tecidos. Buscamos sempre enfatizar aos consumidores a importância de ler atentamente o rótulo e seguir as especificações de uso presente no rótulo dos produtos”, respondeu em comunicado a área responsável da Reckitt Hygiene Comercial.

Misturinhas mais seguras

Encontradas aos montes na internet, as misturinhas caseiras nem sempre se mostram eficazes e ainda podem causar acidentes, como intoxicação. Em tempos onde quem dá a dica mais diferente viraliza – e muitos só querem números -, a internet virou um enorme catálogo de dicas infalíveis para serem testadas.

O problema maior é quando envolvem produtos com formulações que impedem a combinação com qualquer outro aditivo químico. “Não recomendamos misturinhas caseiras, que na maioria das vezes, podem gerar substâncias prejudiciais à saúde, como gases tóxicos e demais substâncias, podendo causar irritações na pele e mucosas. Veja tem uma linha completa de produtos que podem ser usados em diferentes aplicações e superfícies. No nosso portfólio temos Veja Power Fusion, que traz a combinação do poder de Veja com misturinhas prontas, seguras e que trazem a praticidade que o consumidor merece”, pontuou a equipe composta por MKT, P&D e E-Commerce no comunicado.

A linha Veja Multiuso Power Fusion foi lançada em três versões: laranja, limão e coco e, mais recentemente, a marca apresentou ao mercado o Power Fusion com Bicarbonato + Álcool + Limão e Power Fusion com Cloro + Detergente + Eucalipto. “Com o lançamento do Veja Limpeza Pesada Power Fusion, temos a combinação do poder de Veja com misturinhas, trazendo funcionalidade, superioridade na limpeza do seu piso, e diversos outros benefícios”, reforçou.

Se as dicas da internet ajudam no desenvolvimento de produtos, será que poderia haver um lançamento de Veja para roupas, como tivemos Omo para pisos? Segundo a Reckitt Hygiene Comercial a resposta é não! “A linha Veja Power Action é a única linha de produtos Veja que pode ser usada para a lavagem e desinfecção de tecidos. Além disso, possuímos marcas específicas para a limpeza, remoção de manchas e higienização de tecidos, como Vanish”, concluiu.

Viralizar e estar pronto para as vendas

A maioria dos brasileiros (77%) são influenciados pelas redes sociais na hora de decidir o que comprar, segundo o Global Consumer Insights Survey 2018, da PwC. Na pesquisa, o Brasil está acima da média mundial em relação à influência das redes e, ainda, é o país que mais se preocupa com as mídias sociais.

Prever quando um viral vai chegar até sua marca não é possível, mas quando a empresa está pronta para responder a demanda, o furacão chega com menos impacto. Um cuidado que se deve ter é quanto a entrega do produto, de fato. Hit no Tiktok, o hidratante labial Carmed Fini esgotou nas farmácias, superando a meta anual em semanas. Enquanto na rede social só se falava dele, o produto sequer era achado nas lojas.

A demanda pelos três produtos com sabores das balas de gelatina da Fini – Beijo, Banana e Dentadura – foi dez vezes maior do que o esperado e o volume planejado para um ano de parceria já foi vendido em 20 dias. Atualmente o produto já é encontrado com facilidade, mas enquanto estava em alta nos trending topics e em falta, gerou gatilhos de escassez em muitos consumidores.

Fato semelhante aconteceu com a Granado, que teve a fragrância Époque Tropical esgotada em pouco tempo após uma resenha no TikTok. A empresa buscou atender aos pedidos que chegavam de repente e ainda apostou em continuar investindo em ações com influenciadores para divulgar o produto.

A ação paga não teve o retorno como na primeira viralização, que foi orgânica, mas serviu para a marca ficar mais atenta às conversas “O cliente pode ser impactado por muito tempo, porque ele vai buscar experimentação e a melhor ocasião para ele adquirir. Os gerentes nos passam os dados de itens que vieram por indicação de alguém, como o perfume que uma TikToker indicou – o Époque Tropical viralizou e esgotou recentemente”, explicou Higo Lopes, Gerente de Marketing na Granado Pharmácias durante o Clube Mundo do Marketing.