quinta-feira, 8 de fevereiro de 2024

Como estruturar uma equipe de trade marketing



equipe de trade marketing - Smarket

Para tornar o seu produto visível e desejado pelos consumidores é preciso investir em ações de trade marketing junto ao varejo.

Não basta ter um produto bom!

Você deve apresentá-lo ao shopper e mostrar suas qualidades e valores, principalmente em um ambiente competitivo como em uma loja. 

Construir ações e estratégias de trade marketing para “atingir em cheio” o público comprador são tarefas da equipe de trade.

Porém, para dar o pontapé inicial em uma equipe de trade marketing, você precisa saber quem contratar, quais as habilidades são necessárias para esta área e, o mais importante, quais são os cargos.

No blog de hoje, vamos contar tudo sobre como estruturar uma equipe de trade marketing para sua loja.

Você vai ler sobre:

  • Como estruturar uma equipe de trade marketing

  • Cargos de uma equipe de trade marketing

  • Gerente de Trade Marketing

  • Analista de Trade Marketing

  • Qual o momento certo para montar uma equipe

  • Tecnologia aliada ao trade marketing

Pegue seu café e vamos nessa!

Como estruturar uma equipe de trade marketing

Algumas empresas optam por iniciar com a área de trade marketing dentro do marketing, pois no início do desenvolvimento as duas áreas podem se ajudar e complementar-se uma a outra. 

No começo, possuem uma equipe para ambas as funções e estratégias. Principalmente empresas em início de desenvolvimento da área de trade marketing. 

Porém, com o crescimento da área, é natural que elas se dividam e passem a ter cada uma a sua coordenação.

Inicia-se como uma área de supervisão ou coordenação, mas logo deve-se evoluir para uma gerência de trade marketing

Mas antes, vamos entender quem são os colaboradores que compõem uma equipe de trade marketing.

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Cargos de uma equipe de trade marketing

Cada equipe de trade marketing é montada de acordo com as necessidades do varejo.

Antes de tudo, vamos apresentar uma equipe para o início das estratégias de trade. Portanto, vamos apresentar alguns tópicos sobre quais são os cargos e suas funções.

Gerente de Trade Marketing 

Em primeiro lugar, um dos objetivos mais importantes do gerente de trade marketing é desenvolver estratégias de marketing que impactem o público-alvo. Portanto, para atingir este objetivo são tarefas do gerente de trade:

Supervisionar todas as ações do departamento de trade marketing e os colaboradores da equipe. Ser o responsável por levantar estatísticas sobre as vendas dos produtos, juntamente com às indústrias e oferecer posições mais estratégicas dentro da loja. 

Ou seja, ele ajuda nas negociações com a indústria, realiza pesquisas analíticas de mercado e sobre o comportamento dos shoppers, para elaborar estratégias assertivas, tanto para o seu negócio quanto para a indústria.

Experiência sólida em marketing

O gerente de trade marketing deve ter uma experiência sólida em marketing e, principalmente, ser ótimo em negociações B2B, pois será ele quem irá negociar os espaços da sua loja com a indústria. 

Além disso, é o responsável por elaborar:

  • Campanhas de promoção;

  • Lançamentos de novos produtos;

  • Ações de degustação;

  • Programas de fidelidade.

Ou seja, tudo que houver para aumentar a demanda entre os parceiros da cadeia de suprimentos e potencializar a visibilidade da marca. 

Além disso, ele também irá organizar eventos e indicar os responsáveis por desenvolver materiais e estratégias para o PDV junto com a equipe de marketing. 

E também, fará o acompanhamento do estoque junto à equipe de supply. Para garantir estoque suficiente em loja. De modo que supra a necessidade de produtos de acordo com o tamanho da ação com o fornecedor. 

O gerente de trade deve acompanhar a equipe de vendas da loja e trabalhar em parceria com as áreas de supply e visual merchandising, devem estar sempre alinhados e trabalhando em cooperação.

Deu para entender que o gerente de trade marketing precisa ser alguém versátil. E com larga experiência em varejo, indústria e marketing, não é mesmo? 

Mas, para que ele consiga desempenhar diversas atividades, ele precisa contar com uma equipe. Agora, vamos conhecer por quem ela é composta.

Analista de Trade Marketing 

O analista de trade se reporta ao gerente de trade marketing. 

Ele acompanha e faz as análises dos dados gerados a partir das campanhas de trade marketing. Além disso, elabora relatórios e analisa os resultados das campanhas promocionais de cada produto.

Desenvolve estratégias e métodos mais eficazes para as ações de trade marketing, a partir da análise de dados e estudos. Ou seja, identifica oportunidades para atingir o público-alvo, melhorar as vendas dos produtos em loja e aumentar o giro das mercadorias. 

Realiza análises do comportamento do shopper, e também, apoia o gestor em negociações com a indústria, principalmente no que se refere ao sell-out

Trabalha em cooperação com a equipe comercial e marketing.

É o responsável por analisar o cenário de mercado e identificar oportunidades para o desenvolvimento de novos negócios junto à indústria.

O analista de trade marketing deve focar em pilares estratégicos para cada categoria e no melhor formato de ofertas para os canais de venda da sua rede.

Além disso, ele também supervisiona as ações na loja. Realiza visitas às unidades e garante a efetividade das ações e o bom cumprimento dos contratos. 

Bom, deu para entender que o analista de trade marketing é focado em análises de dados e o seu objetivo é extrair insights e melhorias para o setor.

Mas, e agora? Qual o momento certo para contratar e montar essa estrutura? Vamos entender!

Qual o momento certo para montar uma equipe

Você sabia que, em média, 47% das vendas no varejo alimentar do Brasil correspondem à venda de itens promocionais?

Ou seja, quase metade das vendas do varejo ocorrem através de promoções! 

Dessa forma, o momento certo para se ter uma equipe de trade marketing é o momento em que a sua rede decide aumentar as vendas a partir de estratégias, e não mais de achismos.

As ações promocionais são de extrema relevância para o varejo, adequar elas ao melhor formato e decidir quais devem estar presentes ou não em sua loja, são funções da equipe de trade marketing.

Afinal, são eles que estudam, avaliam e negociam diariamente com a indústria as melhores ofertas e os melhores locais para os produtos estarem em sua loja. 

Por exemplo:

  • Qual é o melhor PDV para este produto? 

  • E o melhor tipo de exposição?

  • Qual será a melhor oferta para ele? 

  • E qual o melhor dia e horário?  

São responsabilidades da equipe de trade marketing fazer estes estudos, com um único objetivo, aumentar as vendas dos produtos em sua loja e consequentemente o seu faturamento.

Mas calma!

Afinal, com tantas atividades, é normal se assustar, mas nós temos a solução para simplificar a sua vida!

Tecnologia aliada ao trade marketing

A sua equipe de trade marketing pode contar com a ajuda da tecnologia para gerenciar contratos de fornecedores e verificar as informações da sua negociação, como por exemplo: 

  • Vigência do contrato;

  • Ações de trade marketing;

  • Itens contratados. 

Ou seja, o ideal é que a sua equipe tenha organização e clareza dos contratos junto aos fornecedores. Posteriormente, sua equipe saberá quais decisões tomar baseada em dados para fazer melhores escolhas para sua rede.

A partir da tecnologia, a equipe de trade marketing consegue realizar o mapeamento dos espaços físicos da sua loja e negociar com a indústria um valor de m² valorizado de forma coerente.

Além disso, com ajuda da tecnologia é possível programar as ações de trade marketing e ter uma avaliação mais clara da performance de venda de cada PDV. Com estes dados é possível alocar melhor os seus produtos. 

Pensando nisso, a Smarket oferece um aplicativo para descomplicar a vida da sua equipe e torná-la mais estratégica. Nele são traçadas todas as ações que precisam ser executadas para o trade marketing.

Inclusive, a execução! 

Uma vez que as atividades vão automáticas para o aplicativo, dando a possibilidade de retornar às ações de trade marketing às indústrias, garantindo a transparência e permitindo assim, maior visibilidade dos produtos em suas lojas.


Fonte: https://smarket.com.br/trade-marketing-estrutura-equipe-no-varejo/?utm_campaign=trilha_de_conteudos_trade_-_semana_04_-_blog_post_como_estruturar_uma_equipe_de_trade_marketing&utm_medium=email&utm_source=RD+Station#:~:text=O%20analista%20de%20trade%20marketing,o%20bom%20cumprimento%20dos%20contratos.