quinta-feira, 24 de outubro de 2019

Instagram supera Facebook em engajamento


Socialbakers comparou interações em ambas as redes no último ano e formatos publicitários que geraram melhor performance
Socialbakers comparou interações em ambas as redes no último ano e formatos publicitários que geraram melhor performance
21 de outubro de 2019 - 11h43
Crédito: Omkar Patyane/Pexels
ASocialbakers acaba de lançar um levantamento que compara o engajamento no Facebook e Instagram no último ano. A empresa analisou interações de milhares de postagens de usuários e de 50 grandes marcas globalmente, entre o segundo trimestre de 2018 e o mesmo período de 2019. No período analisado, o engajamento dos usuários no Instagram foi em média três vezes maior do que no Facebook.
Apesar do destaque do Instagram, 60% do volume de investimento das marcas analisadas foi direcionado a anúncios no feed do Facebook durante o período. Outros 20% foram direcionados a posts no feed do Instagram, e o restante distribuído entre formatos como Instagram stories, vídeos sugeridos e vídeos instream no Facebook.

Já no facebook, os posts patrocinados que mais geraram interações foram de marcas de e-commerce, com 17% de participação; varejo, com 12%; moda, com 8%; e serviços, com 7%.  Considerando os formatos publicitários disponíveis em ambas as redes sociais, o que gerou maior taxa de cliques foi o anúncio na timeline do Facebook, seguido de vídeos sugeridos no Facebook, posts patrocinados no feed no Instagram, vídeos instream no Facebook e Instagram Stories, nessa ordem.
No Instagram, o setor com maior número de posts patrocinados foi o de de moda, contabilizando 27% das postagens. Em seguida, aparece o setor de beleza, com 15% de participação, seguido de marcas de e-commerce, com 13% de participação, e eletrônicos, representando 8%. Moda e beleza foram os segmentos que mostraram maior performance na rede social.
A maioria dos anúncios, 95%, foram vistos em dispositivos mobile, e apenas 4,9% foram vistos via desktop. O custo por Click (CPC) para anúncios desktop, em ambas as redes, se mostrou em média duas vezes mais caro em relação a anúncios mobile – com custo médio de US$0,3 dólares para anúncios desktop e US$0,15 para anúncios mobile.
O custo por click para o mobile subiu ligeiramente desde 2017, quando costumava ser de US$012. Já a taxa de cliques em posts patrocinados caiu de 1,6% para 1,1% entre maio de 2018 e maio de 2019. O estudo também identificou que o número de influenciadores que utilizaram a hashtag “#Ad” subiu 33% no último ano.
Formatos de maior engajamento
Considerando o engajamento dos usuários, o formato mais compartilhado no Facebook foram imagens, com 69% de participação, seguidas de vídeos (16%), e links (10%). As transmissões ao vivo, embora correspondam a apenas 4% do conteúdo compartilhado na rede social, são as que mais geram engajamento orgânico, seguidas de fotos, vídeos, links e notificações de status.
No Instagram, as fotos representaram 73% das postagens, seguidas de vídeos (13%) e carrosséis de fotos (12%). Os carrosséis, apesar da menor participação, são os que melhor performam organicamente, seguidos de imagens e vídeos. Os resultados refletem a base de dados da Socialbakers.

Parabéns pra você' e outras 4 ideias simples que viraram negócios multimilionários


  • 13 outubro 2019

Menina celebrando aniversárioDireito de imagemGETTY IMAGES
Image captionA letra original de 'Parabéns a você', de 1893, dizia 'Bom dia para você'
Milhões de pessoas cantam essa música pelo menos uma vez por ano.
A canção "Parabéns a você", de 1893, é atribuída a Mildred Hill, uma professora pré-escolar americana. Mas a letra original – com a mesma melodia que conhecemos hoje – dizia "bom dia para você".
Até que um dia, um desconhecido, do estado americano de Kentucky, substituiu o "bom dia" pelo "parabéns".
Em 1924, a música foi publicada com as duas letras, e os advogados da família Hill começaram a trabalhar para que ninguém a utilizasse sem pagar os devidos direitos autorais.
Eles processaram o compositor americano Irving Berlin por incluí-la em um de seus musicais. E, depois disso, canais de televisão e produtoras de cinema tiveram que pagar até US$ 30 mil (R$ 123 mil) para usar a música.
Há três décadas, a Warner Music comprou os direitos da canção e faturou até US$ 2 milhões por ano.
Celebração de aniversárioDireito de imagemGETTY IMAGES
Image captionWarner Music teve que devolver grande soma de dinheiro a clientes quando juiz determinou que 'Parabéns a você' não tinha direitos autorais
Em 2016, no entanto, um juiz de Nova York determinou que a canção nunca deveria ter tido direitos autorais, porque ninguém sabe ao certo quem escreveu a letra.
A Warner Music teve, então, que devolver milhões de dólares àqueles que tinham pago para usá-la.
Atualmente, "Parabéns a você" está livre de direitos autorais.
Conheça outras ideias simples que se tornaram negócios milionários.

1. O guarda-chuva

Na China, o guarda-chuva é usado há mais de 10 mil anos. Mas no Ocidente, particularmente na Europa, começou a ser usado por mulheres ricas para se proteger do sol.
Mais tarde, no século 18, o britânico Jonas Hanway começou a usar um guarda-chuva comprado no Oriente para se proteger da chuva.
Pessoas usando guarda-chuva em LondresDireito de imagemGETTY IMAGES
Image captionPessoas zombavam de britânico Jonas Hanway porque ele usava guarda-chuva para se proteger da chuva – e não do sol
O problema foi que as pessoas começaram a tirar sarro de Hanway, e os taxistas jogavam comida nele toda vez que passava de guarda-chuva, receosos de que poderia roubar seus clientes.
No entanto, pouco a pouco, o guarda-chuva se tornou parte do figurino dos "cavaleiros britânicos", até que em 1830 foi aberta, em Londres, a primeira loja de guarda-chuvas do mundo ocidental.
E, em 1928, Hans Haupt inventou o guarda-chuva compacto, o mesmo usado até hoje.

2. Água engarrafada

A Evian foi a primeira empresa a vender água engarrafada. Em 1929, começou a engarrafá-la na Suíça. As vendas dispararam, uma vez que naquela época as pessoas estavam aterrorizadas com a possibilidade de contrair cólera ao beber água encanada.
Mas as cidades logo começaram a desinfetar a água com cloro, e as vendas de água engarrafada despencaram.
Água engarrafada em gôndolaDireito de imagemGETTY IMAGES
Image captionEm 1977, surgiu água engarrafada com gás
Em 1977, surgiu a água engarrafada com gás. A Perrier fez um grande lançamento da sua água mineral, vendendo como um produto francês altamente sofisticado.
As vendas atingiram US$ 3 bilhões por ano. E nessa mesma década, as garrafas de vidro foram substituídas pelas de plástico.
Neste contexto, a Coca-Cola e a Pepsi viram uma grande oportunidade comercial e inundaram o mercado com marcas mais baratas.
Atualmente, consumimos 400 bilhões de litros de água engarrafada por ano – e pagamos cerca de US$ 100 bilhões por isso.
O custo é 3 mil vezes mais caro do que beber água encanada.

3. O saco plástico

Antes da invenção dos sacos de plástico, os clientes usavam sacolas de papel para levar os produtos para casa. O problema é que elas não eram tão seguras, e os produtos costumavam cair.
Mas, em 1965, um sueco chamado Sten Gustaf Thulin teve a ideia de vender sacolas plásticas que podiam transportar produtos com mais de mil vezes seu próprio peso.
Pessoa levando bolsas de plásticoDireito de imagemGETTY IMAGES
Image captionEm 1965, sueco chamado Sten Gustaf Thulin teve ideia de vender sacolas plásticas
Em 1982, os supermercados americanos Kroger e Safeway começaram a usá-las – e atualmente as lojas utilizam bilhões de sacolas plásticas por ano.
Mas essa indústria tem causado problemas ambientais gigantescos. As sacolas plásticas demoram de 100 a 400 anos para se decompor, devastam a vida marinha e causam inundações em todo o mundo ao bloquear os sistemas de drenagem.
4. O marca-texto
No início dos anos 1960, o japonês Yukio Horie inventou a caneta com ponta de feltro, conhecida hoje como marca-texto.
Sua tinta à base de água fazia o traçado deslizar suavemente sobre o papel e permitia destacar certas partes de um texto sem cobrir as palavras.
Marcadores de textoDireito de imagemGETTY IMAGES
Image captionJaponês Yukio Horie inventou caneta com ponta de feltro, conhecida hoje como marca-texto
Isso aconteceu em meio ao movimento hippie – foi quando as cores fluorescentes começaram a ser usadas em todas as partes, incluindo roupas, pôsteres e capas de discos.
O segredo dessa explosão de cores está no tipo de tinta, que absorve a luz ultravioleta e infravermelha, convertendo em luzes visíveis.
Em 1971, a empresa alemã Stabilo transformou a cultura hippie das cores em uma "cultura corporativa" com os marcadores Stabilo Boss.
Atualmente, são vendidos por ano mais de US$ 300 bilhões em marca-texto.

segunda-feira, 21 de outubro de 2019

Advocate marketing e seu efeito no sucesso de sua empresa


O meio digital oferece um mundo de oportunidades para as empresas atingirem seus clientes potenciais – conteúdos, anúncios nos mais diversos formatos e metodologias diferentes, como o advocate marketing.
O uso da prova social, por exemplo, pode ser uma das melhores estratégias para demonstrar confiabilidade e conquistar novos clientes. Ao utilizar avaliações, depoimentos, estudos de caso e mídias sociais, sua empresa pode mostrar o que seus clientes mais satisfeitos realmente sentem por sua marca e suas soluções. Muitas dessas táticas se enquadram na estratégia de advocate marketing – saiba mais a seguir e descubra como colocar em prática na sua empresa.

Por que Advocate Marketing?

É muito frustrante quando sua marca se perde no barulho dos concorrentes e dos algoritmos das redes sociais. E sem visibilidade da marca, não importa quão bom seja o seu produto ou serviço, porque ninguém vai saber quem é sua empresa ou por que ela é importante.
É por isso que as empresas se esforçam para produzir bons planejamentos de marketing digital todos os anos e colocar em práticas as melhores estratégias para atrair leads, gerar crescimento em vendas e de operação e obter bons números para o balanço financeiro ao fim do ano.
Sabemos o que você pode estar pensando: quando você acha que o crescimento de uma empresa já é desafiador o suficiente, surgem outras partes dos negócios em que suas equipes precisam se concentrar.
Isso, no entanto, é um caminho sem volta e a tendência continuará com a transformação digital, o poder da Internet e das tecnologias emergentes que mudam a maneira como sua empresa se torna uma marca reconhecível e como ela se relaciona com seus clientes, parceiros e fornecedores.
Sem ter uma sólida estratégia de marca que espelhe os esforços de marketing da sua empresa, sua empresa será basicamente um ativo oculto esperando atenção e alguém que note suas soluções.
É por isso que o Advocate Marketing é um aspecto essencial para organizações – tanto para as grandes quanto para aquelas que estão em crescimento. Para entender por que isso é importante para sua empresa, é importante entender o conceito de Advocate Marketing e definir alguns elementos-chave.

Advocate Marketing – a definição

Provavelmente, você pode adivinhar o que significa Advocate Marketing, mas é importante ter uma definição clara para manter todos na mesma página.
O conceito significa simplesmente que as pessoas que amam a sua marca continuarão apoiando sua empresa e promovendo seus serviços ou produtos para novos clientes de forma orgânica.
Dessa forma estes incentivadores ajudarão sua marca a se tornar visível para públicos maiores e aumentar a receita sem usar apenas seu orçamento para fazer investimentos em publicidade ou outras iniciativas de marketing digital integrado.
Mas é importante ressaltar o termo “apenas” aplicado na última frase. É claro, outros esforços de marketing, como marketing de conteúdo e publicidade paga, também podem impulsionar a marca da sua empresa – mas isso pode ser visto como um complemento aos seus esforços de Advocate Marketing.
O foco nas estratégias de marca pode ajudar a otimizar seus investimentos com publicidade da sua empresa.
Em paralelo às veiculações pagas, as provas sociais permitem que sua marca conte com uma “equipe de vendas” que funciona de maneira orgânica.
O motivo pelo qual é importante levar as pessoas a apoiar e promover sua marca é que os clientes potenciais geralmente confiam nas recomendações e no conteúdo de colegas, familiares e amigos sobre outras formas de marketing.
Portanto, embora o marketing digital ainda seja uma parte essencial de seu planejamento anual, vale explorar o fato de que as pessoas gostam e confiam no toque humano familiar quando se relacionam com as grandes empresas e seus próprios serviços ou produtos.
Além disso, um aspecto principal do Advocate Marketing é descobrir quem são os advogados dedicados à sua marca e, em seguida, garantir que eles continuem promovendo seu sucesso.

O que é um agente de Advocate Marketing?

Então, agora que você entende a definição do conceito, passaremos aos agentes de Advocate Marketing.
Um agente de Advocate Marketing é aquela pessoa que compartilha pró-ativamente sobre a empresa em suas redes sociais, faz propaganda positiva boca a boca, por e-mail ou compartilha conteúdo produzido pela empresa sem outro incentivo que não seja o amor à marca.
Você também pode ter visto ou ouvido o termo “embaixador da marca”, que é um significado bastante intercambiável com um agente de Advocate Marketing. Esse defensor da marca ou “embaixador da marca” representará sua empresa, mostrando apoio e até influenciando os hábitos de compra de outras pessoas. Confira alguns perfis de

Clientes

Os clientes convertidos e fidelizados são a parte mais importante do advocate marketing e são seus maiores defensores.
Se eles escolherem seu produto ou serviço e amarem sua empresa, irão além de recomendar sua marca a outras pessoas. Eles confiam na sua empresa e no valor que você fornece, ajudando assim a aumentar o crescimento e a receita da sua marca.
Esse tipo de pessoa ama seu produto e valorizam o sucesso que obtém através dele, o que leva esses clientes a recomendarem sua solução para outras empresas com as quais eles têm contato.
Além disso, quando estas pessoas partem para outra empresa, as chances de elas recomendarem sua solução para sua nova empresa e gerar novos negócios é bem alta.
É exatamente por isso que seus clientes são uma parte importante da Advocate Marketing.
No entanto, sem um ótimo produto e a construção de uma relação de confiança com seus clientes, sua empresa não vai obter isso facilmente.
Esse é um dos motivos pelos quais aqui na UP2Place Digital nos concentramos fortemente na felicidade e no sucesso de nossos clientes e valorizamos muito seus comentários e opiniões.

Funcionários

Ao longo dos anos, os funcionários também passaram a ter um papel de destaque ainda maior nas estratégias de marca e marketing digital.
Aqui aquela estatística mencionada na introdução deste artigo vale mais do que nunca: as pessoas confiam mais na opinião de amigos, colegas e familiares do que em qualquer outra forma de marketing. Isso pode ter um peso ainda mais relevante quando a pessoa lida com a solução diariamente, trabalhando com ela ou por ela.
Se os funcionários estão compartilhando conteúdo e constantemente defendendo a empresa em que trabalham, isso pode alcançar mais empresas e pessoas.
Seus funcionários ajudam sua marca e as boas mensagens a crescer exponencialmente, enquanto também transformam seus funcionários em líderes de pensamento e ímãs de conhecimento.
Uma situação ganha-ganha para os funcionários e a empresa – que conta com uma nova força de vendas indireta através de seus agentes de Advocate Marketing.

Como encontrar clientes que podem se tornar agentes de Advocate Marketing?

Ter clientes conversando com sua marca é uma coisa ótima, mas como é possível encontrar esses clientes em primeiro lugar?
Se sua empresa usa o sistema Net Promoter Score (NPS) para avaliar a lealdade do cliente, essa é a sua aposta mais fácil para encontrar clientes que amam seus produtos. Quanto mais forte sua lealdade, maior a probabilidade de eles compartilharem seu amor por sua empresa entre seus contatos.
Outra estratégia para encontrar possíveis defensores da marca é monitorar ativamente as mídias sociais. Isso pode envolver algum trabalho braçal ou investimento em ferramentas de monitoramento digital, mas pode valer a pena.
Examine suas contas de mídia social para ver quem gosta, comenta e compartilha suas mensagens de forma consistente. Você também pode procurar em alguns sites de avaliação como o Trip Advisor ou Foursquare para ver se existem usuários em particular postando novamente.
Vale também envolver as equipes de atendimento ao cliente, de vendas ou de customer success para sentir a temperatura de sua marca junto aos leads e clientes atuais. Os clientes que podem ter começado sua experiência com a marca de forma negativa e que tiveram suas mentes alteradas por meio de uma excelente experiência de atendimento ao cliente podem acabar sendo grandes defensores da marca.
Além disso, é uma boa ideia tentar fazer com que seus funcionários se tornem agentes de advocate marketing. Faça com que compartilhem algumas de suas postagens sociais, poste sobre suas próprias experiências com a marca e até fale sobre a vida como funcionário lá.

Como transformar seus clientes em agentes de advocate marketing?

Antes de abordarmos que tipo de ações podem motivar seus clientes a compartilhar sobre a experiência deles com a sua marca, há um ponto que devemos reconhecer: a experiência do cliente.
A experiência de seus clientes com a marca deve sempre ser sua principal prioridade. Esse é o combustível para qualquer coisa que eles compartilharão sobre sua marca. Sem uma experiência do cliente de alta qualidade, ninguém se tornará um defensor da marca para o seu negócio. Isso começa com um ótimo produto.
Embora um bom atendimento ao cliente possa transformar um cliente insatisfeito em um cliente feliz (isso não deve ser subestimado), seu produto deve ser capaz de se sustentar como algo único que o cliente adora.
Certamente, algumas coisas podem dar errado com a entrega ou embalagem aqui e ali. Suas equipes de atendimento ao cliente podem realmente ajudar a transformar essas situações negativas em experiências positivas (o que é incrível), mas no final do dia, o melhor serviço ao cliente não pode compensar um produto ruim. Dito isto, seu serviço ao cliente ainda deve ser de alto nível.
Voltando à ideia de convencer seus clientes a ajudar sua marca a ter mais visibilidade, é importante lembrar que clientes satisfeitos ainda são pessoas. Isso significa que eles querem ser levados a sério e querem ser apreciados. Se eles pretendem defender sua marca, você deve recompensá-los de acordo.
Isso pode ser algo tão simples quanto fornecer pontos extras em seu programa de fidelidade, cupons de descontos exclusivos ou acesso à pré-venda de um novo produto. Além disso, você pode criar um sistema de referência que recompensa os clientes que trouxerem novos clientes para a sua empresa.
Isso pode ser algo tão simples quanto fornecer pontos extras de fidelidade em seu programa de fidelidade. Além disso, você pode criar um sistema de referência que recompensa os

Em que atividades os agentes de advocate marketing podem participar?

Portanto, se você acha que tem agentes em potencial para gritar o nome da sua empresa do topo das montanhas, aqui estão algumas coisas que você pode incentivá-los a fazer:
  • Escrever uma revisão do produto para um item que eles compraram;
  • Participar de um estudo de caso / depoimento em seu site ou rede social;
  • Falar sobre sua marca no espaço para avaliações nas plataformas de mídia social;
  • Participar de um próximo evento;
  • Indicar um novo cliente diretamente;
  • Responder a um comentário sobre sua empresa em fóruns, plataformas de opinião e nas redes sociais.

Por que o Advocate Marketing é importante para sua empresa?

Até agora você tem uma definição clara sobre a metodologia, quem pode ser o defensor da marca e provavelmente já está vendo por que isso é importante para os seus negócios.
No entanto, aqui estão apenas algumas razões pelas quais o advocate marketing precisa ser uma grande inclusão para suas estratégias de negócios e de marketing:
  • Aumenta a visibilidade da marca organicamente: como mencionado acima, o advocate marketing contribui para o crescimento da marca de uma maneira mais natural. Em vez de gastar milhares apenas em publicidade, você tem agentes divulgando a mensagem da sua empresa com pouco esforço. Dependendo do tamanho da sua empresa, isso pode ser um aumento exponencial;
  • Mostra como seus produtos / serviços são bons: como as pessoas confiam em conhecidos mais do que nas mensagens corporativas, sua marca se torna mais valorizada. As pessoas confiam nos clientes em detrimento dos líderes corporativos, e também confiam na percepção dos funcionários que compartilham conteúdo educacional, conteúdo do setor e cultura de trabalho. Essas questões combinadas vão gerar mais negócios, atrair o interesse dos principais talentos do mercado e de mais pessoas que desejam usar os produtos ou serviços da sua organização;
  • Mídia e publicações são mais notadas: quando mais pessoas falam sobre sua marca, publicações e agências de notícias são notadas. Agora sua empresa tem mais oportunidades de ser mencionada em artigos ou notícias naturalmente. Isso abre sua marca para públicos ainda maiores e aumenta o alcance do seu marketing digital;
  • Os agentes de advocate marketing têm um alcance mais amplo: o foco destes agentes ajuda sua empresa a gerar mais negócios. Aqui está algo que diferencia os defensores da marca da multidão: os defensores têm uma probabilidade três vezes maior de compartilhar informações da marca com alguém que não conhecem;
  • Libera mais tempo para outras iniciativas da empresa: quando você tem um exército de funcionários e consumidores compartilhando constantemente sua marca, libera tempo da empresa para se concentrar em outros aspectos dos negócios. Talvez haja mais tempo livre para o marketing experimentar ações novas, os executivos podem se concentrar em novas divisões, as equipes de relações públicas poderão trabalhar menos em canais pagos ou lidar com notícias negativas em menor volume, entre outros.
No entanto, antes de concentrar todos os seus esforços nos agentes de advocate marketing, a cultura, o produto / serviços e o ambiente da sua empresa precisa checar alguns pontos:
  • Se sua cultura é ruim, por que os funcionários defenderiam em nome da sua empresa?
  • Se o seu produto ou serviço é péssimo, por que alguns consumidores gostariam de compartilhar positivamente sua empresa com as redes?
Sua empresa precisa criar um ambiente confiável que estimules os funcionários a terem orgulho de compartilhar os valores e a qualidade de sua marca. Assim como seu produto deve ser bom o suficiente para despertar nos consumidores a vontade de falar sobre eles.
É importante lembrar sempre: sem seus funcionários e clientes, sua empresa não vai a lugar algum.
Construir ótimos produtos, fornecer serviços impressionantes, estabelecer uma cultura de trabalho autêntica é o que facilitará o crescimento da sua marca.

Por que as marcas B2B precisam de Advocate Marketing?

Os defensores de sua marca podem ajudar os profissionais de marketing B2B a aproveitar a paixão de seus fãs mais fiéis para a agregar valor aos negócios.
Quando os clientes ficam insatisfeitos com seus produtos, serviços ou com a experiência obtida, eles têm muito mais poder para atrapalhar sua marca do que no passado. Isso é ainda mais importante no setor B2B, que vem observando um novo comportamento do consumidor nos dias de hoje.
Estudos da Forrester mostraram que 75% dos compradores B2B fazem pesquisas online para suas decisões de compra e mais da metade prefere a pesquisa on-line do que a abordagem de sua equipe de vendas. Mas isso não significa que eles não estejam conversando com ninguém – eles estão compartilhando seus pensamentos e experiências com colegas em sites como o LinkedIn.
Por isso, sua estratégia de Advocate Marketing deve aplicar estratégia, orçamento e recursos para incentivar os clientes a agirem em nome da sua empresa, sem necessariamente esperar um benefício específico – amplificando o alcance de seus esforços de marketing digital.
Os clientes capacitados serão grandes agentes – especialmente se sua empresa estender sua mão primeiro: coisas maravilhosas acontecerão como resultado, mas é preciso estar disposto a correr esse risco.
Ao criar um plano de Advocate Marketing, pense no ciclo de vida do cliente, e não no funil de vendas. Siga as etapas dos clientes na maneira como eles seguem sua jornada com sua marca.
Existem vários elementos importantes no plano de defesa do cliente, incluindo educação e validação. Certos tipos de clientes gostam de ajudar outras pessoas, eles querem compartilhar e ser vistos como um especialista. Esses “orientadores” serão ativos em sua comunidade e nos fóruns sociais. Considere pedir que eles façam revisões e ofereçam dicas e feedback sobre suas soluções.
Outro ponto importante é que as pessoas querem ser vistas fazendo a coisa certa pelos colegas da empresa. Novamente, os possíveis agentes preocupados com a validação pessoal são os principais candidatos a oferecer referências para sua marca, análises de produtos on-line e estudos de caso.
Obviamente, para ter sucesso na criação de agentes de Advocate Marketing, é preciso ter clientes satisfeitos. Por isso analise: se tudo der errado, não pense que o agente de Advocate Marketing vai resolver tudo sozinho para sua marca. O segredo aqui é pensar no cliente primeiro.

Concluindo:

Os consumidores – sejam eles B2B ou B2C – estão sempre procurando marcas autênticas. A melhor maneira de parecer autêntica é fazer com que seus clientes reais deem opiniões reais sobre sua marca.
Seu trabalho é garantir que eles tenham apenas coisas positivas a dizer sobre sua empresa, fornecendo um ótimo produto e uma experiência incrível para o cliente.