sexta-feira, 29 de setembro de 2017

Como e por que trabalhar com micro-influenciadores?



Em meio à tanta oferta de produtos e serviços na internet, é muito comum se deparar com consumidores à procura de indicações nas redes sociais e em sites de busca antes de realizar uma compra a fim de garantir comodidade, segurança e, claro, preço compatível com a qualidade do produto/serviço negociado. 

É com o chamado “marketing de influência” que o poder da comunicação boca a boca ganha ainda mais força. Afinal, são cerca de 83% de consumidores – hoje, mais exigentes e criteriosos – que confiam e tomam decisões com base na opinião de outros consumidores.

E é por esse motivo que alguns usuários de redes sociais (ou influenciadores digitais) se destacam em um nicho por causa das opiniões e pelo bom conteúdo oferecido, se mostrando peças fundamentais para empreendedores que desejam obter ótimos resultados em ações de marketing e fazer escolhas mais assertivas no online.

Como unir ações de marketing e micro-influenciadores?

Hoje, muitos gestores utilizam celebridades digitais como uma solução para alavancar as estratégias de marketing, mas, o que muitos não sabem é que, na verdade, são os micro-influenciadores que se destacam pelo maior poder de influência digital. 

Uma recente pesquisa identificou que influenciadores com até mil seguidores geram engajamento de até 9,7%, ou seja, 5 vezes mais do que o engajamento de influenciadores com mais de 100 mil seguidores. Em outras palavras, os micro-influenciadores possuem maior visibilidade do que um Youtuber consagrado, por exemplo, porque o retorno, que até então estava garantido, gerava muito mais visibilidade e nem sempre garantia uma venda.

A eficácia deles, geralmente, se deve ao engajamento e valor agregado, já que os micro-influenciadores são focados em apenas um nicho e tornam suas ideias e conhecimentos relevantes para os seguidores, além de serem mais ativos nas redes sociais também. 
 

Baixo custo, maior relevância e retorno certo

Quando uma empresa decide trabalhar com esses micro-influenciadores, ela garante um custo mais baixo nas ações, maior credibilidade na comunicação e também maior relevância e autenticidade, já que esses micro-influenciadores são considerados uma fonte mais confiável quando se trata de recomendações e de maior impacto no comportamento de outros consumidores.

Além do mais, micro-influenciadores dão mais valor ao seu dinheiro e ao voto de confiança dado a eles, fazendo muito mais pelo seu negócio e disponibilizando muitos dados relevantes para você utilizar a favor das suas estratégias de marketing digital.

Como escolher o micro-influenciador ideal para a marca?

Assim como no marketing, é preciso conhecer o seu público-alvo para construir um relacionamento e atrair novos consumidores. Portanto, procure saber quem são seus consumidores, como se comportam na internet, quais as necessidades e anseios. 

Com essas respostas aliadas ao marketing de conteúdo de outros influenciadores, é possível utilizar as melhores estratégias para fomentar o interesse do público-alvo e ofertar os seus produtos ou serviços na internet, além de estimular o consumo de maneira inteligente e eficaz.

Dicas para começar a trabalhar com micro-influenciadores

Conheça algumas dicas importantes para você iniciar o uso de micro-influenciadores em suas estratégias de marketing digital.

1. Identifique um nicho e encontre um micro-influenciador que é autoridade no assunto. Afinal, micro-influenciadores só se propõem a falar sobre algo que dominam.

2. Procure por nichos que ainda não foram totalmente explorados, mas que possuem internautas super engajados.

3. Se for preciso, utilize celebridades digitais para gerar consciência e ativar micro-influenciadores, mas lembre-se que 10 micro-influenciadores com 1000 seguidores (cada), dão mais retorno do que um único influenciador de 10000 seguidores.

4. Avalie os custos por engajamento (CPE) dos micro-influenciadores potenciais para a sua marca

5. Deixe que o micro-influenciador crie um modelo para trabalhar a sua marca com os seguidores dele. Afinal, nada melhor do que ele para saber como dialogar e envolver naturalmente o seguidor. Você pode somente orientá-lo o que quer que seja abordado, mas a forma como será feito, deixe com ele.

6. Os micro-influenciadores costumam participar de eventos e, principalmente, divulga-los em suas redes sociais sem necessariamente ter um contrato assinado. Por isso, se tiver a oportunidade, convide-o para uma ação off-line da sua marca e deixe que os posts sejam produzidos de forma natural.

Por fim, caso você precise de ajuda para elaborar uma estratégia para começar a trabalhar com influenciadores, entre em contato com a nossa equipe pelo formulário ou pelos telefones: (13) 3040-6158 | Whatsapp (13) 98132-5919.

quinta-feira, 28 de setembro de 2017

GUIA ILUSTRADO PARA CRIAR SUA PRIMEIRA CAMPANHA NO GOOGLE ADWORDS

Passo a passo ilustrado para criar a primeira campanha no Google AdWords, uma solução capaz de trazer resultados de forma praticamente imediata!
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Quando alguém faz uma pesquisa online sobre algum produto ou serviço, geralmente usa o Google, a maior plataforma de buscas da web. Não seria errado considerar que nesse exato momento vários clientes em potencial estão provavelmente fazendo pesquisas relacionadas ao seu negócio.
Para poder figurar em destaque entre os resultados de busca dos usuários, muitas empresas utilizam a ferramenta de Publicidade do Google, o Google AdWords, com o intuito de trazer mais clientes e Leads Qualificados.
No artigo de hoje vamos mostrar um passo a passo ilustrado sobre como criar a primeira campanha no Google AdWords, uma solução que, diferente de outras ações de Marketing Digital, é capaz de trazer resultados de forma praticamente imediata. Confira!

Passo 1: Crie uma conta no AdWords

Para começar a usar a ferramenta, o primeiro passo é configurar uma conta, para isso na página do AdWords, clique em “começar agora”.
Passo 1 - AdWords - 1
Na próxima tela, você pode escolher entre preencher os dados sobre sua empresa. Lembrando que aqui é importante usar um e-mail que nunca utilizou em nenhum conta de AdWords.

Passo 1 - AdWords - 2

Depois de concluir os procedimentos e de verificar sua conta, você já pode partir para os próximos passos. Contudo, antes de criar a sua primeira campanha, indicamos que primeiro configure sua forma de pagamento, que é o nosso próximo passo.

Passo 2: Insira sua forma de pagamento

O Google Adwords possui um sistema de cobranças bastante flexível para quem deseja customizar as finanças de marketing digital. Permitindo trabalhar tanto com pré-pago quanto com pós pago. As formas de pagamento são:

2.1 – Boleto bancário

A forma mais simples de cobrança do Adwords. É pré pago e o usuário só precisa clicar na engrenagem no canto superior do painel e selecionar “Faturamentos e pagamentos” . Na tela, encontrará o botão em destaque “efetuar um pagamento”. Ele apenas há de gerar o boleto  com o valor escolhido e imprimir. O vencimento será sempre para 20 dias após a impressão. Caso seja gerado com o valor errado o deixe de ser pago. O Adwords apenas não contará, não havendo qualquer encargo ou multa para o titular da conta.

2.2 – Cartão de Crédito (pré pago)

O usuário pode escolher inserir o seu cartão de crédito e faturar um valor a ser gasto com os anúncios, devendo ter que faturar novamente quando o montante acabar. É uma forma prática, pois dispensa ter que pagar boleto sempre e segura, pois garante um controle maior de investimentos. Após inserir o cartão de crédito, deve selecionar “pagamentos manuais” na guia configurações.

2.3 – Cartão de Crédito (pós pago)

Método mais ágil de gerir investimentos, porém requer maior cuidado por parte do gestor, pois efetua as cobranças de maneira automática ao acumular montantes progressivos até o teto de R$2000,00. O valor é sempre pago após a aquisição da campanha. Para usar essa opção, basta selecionar “pagamentos automáticos” na guia configurações.

Passo 3: Faça uma lista de palavras-chave

Agora antes de seguir na configuração da campanha, será importante fazermos um “planejamento estratégico” para a oferta que irá anunciar. Considere sempre fazer esse procedimento nas suas campanhas, mas fique tranquilo é bem simples.

3.1 – Liste as palavras ligadas a sua oferta

Pense em todas as palavras que você acredita que seus clientes usariam para pesquisar o que estará anunciando e anote todas em uma lista de palavras-chave, que pode ser em um bloco de notas.
Passo 2 - AdWords - 1
Se você possui um e-commerce de bonés de times de futebol, por exemplo, poderia anotar em sua lista palavras abrangentes como “comprar bonés online” e também palavras-chave específicas como “bonés de clubes estrangeiros”, e etc.

3.2 – Utilize o Planejador de Palavra-chave

Agora, para aumentar a sua lista e entender como as pessoas pesquisam o seu produto, considere utilizar uma ferramenta do AdWords chamada Planejador de Palavras-chave (ou Keyword Planner).
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Com o uso dessa ferramenta você poderá encontrar outros exemplos relacionados aos termos que já anotou ou relacionados a uma ulr (que pode ser a página da sua oferta). Para o exemplo acima, poderão aparecer sugestões como “Loja bones”, “Bones baratos” ou então “Boné Feminino”.
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Você irá observar que a ferramenta já separa algumas ideias de grupos de anúncios, afinal esse será o próximo passo.

3.2 – Separe a lista de palavras em grupos de similaridade

Ao fazer essa separação, deixe apenas termos que são variações de forma de pesquisa. Quanto mais você for criterioso nesse passo será melhor, afinal a intenção é separar as palavras para formarem grupos que vão refletir nos seus anúncios.
Passo 2 - AdWords - 3

Passo 4: Comece a criar sua campanha

Depois de planejado, podemos voltar no Google AdWords, considerando que é possível criar diversos anúncios para uma mesma campanha. Por padrão o indicado são dois anúncios (para testar duas abordagens diferentes). Você pode fazer maiores testes, mas considere sempre ter mais de uma opção para poder otimizar (pausar ou acelerar) um anúncio conforme o seu desempenho.
Passo 3 - AdWords - 2
Nesse ponto é importante entender um pouco a estrutura das campanhas no AdWords. Cada campanha é composta por grupos, que por sua vez são formados conjuntos de palavras e anúncios interligados. Ou seja, cada grupo de anúncio possui sua própria lista de palavras-chave que, ao serem pesquisadas em mecanismos de busca, poderão ativar os anúncios criados para esse grupo, participando do Leilão do AdWords.

4.1 – Cadastrando sua primeira campanha no AdWords

Para começar a cadastrar uma campanha é bem simples, basta ir em “campanhas” no menu superior e usar o botão “+ Campanha”.
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Aqui você pode escolher para onde quer direcionar seus anúncios, ou seja, você pode escolher “Rede de Pesquisa”, para aqueles usuários que buscam diretamente pelo Google Search, “Rede de Display”, para veicular em espaços nos websites que usam AdSense, ou até mesmo para ambas (e outras opções que surgem).
Neste caso, a exposição é maior, porém só a rede de pesquisa já é suficiente para quem está começando e quer aparecer na busca ativa para as suas palavras-chave, e vamos continuar a ilustrar o processo considerando a escolha “apenas rede de pesquisa”.
Em seguida começará os detalhes da configuração:
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Aqui nomeie sua campanha (livre escolha) e defina “todas as funcionalidades”. Vamos passar por ela para entendermos o que todas as opções que você tem no cadastro das suas campanha. No próximo passo vamos escolher o local de veiculação dos anúncios:
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Aqui você poderá escolher por países, estados ou cidades utilizando o buscador, ou até se aventurando no “Pesquisa avançada” onde teremos a opção de segmentar por raio (conforme o mapa) entre outras opções. No começo considere as opções entre estado e uma lista de cidades.
Durante a criação da primeira campanha, também é preciso definir seu orçamento global diário e a sua estratégia de lances. Dependendo do tipo de lance escolhido, o pagamento da campanha poderá ser por clique (CPC), impressão (CPM, ou custo por mil impressões), ou por conversão (CPA, ou custo por aquisição). Aqui, você deve ter em mente os objetivos da sua campanha e o quanto você possui para bancá-la. Para facilitar, você pode fazer um cálculo mensal do orçamento e dividir por 30,2. O resultado será o valor máximo a ser pago por dia.
estrategias de lances
Escolha o tipo de lance que funciona melhor para o seu negócio. Na ilustração acima colocamos no caso de clicar em “opções avançadas” onde abre uma lista com maiores opções. O CPC (custo por clique) é uma boa opção para quem quer aumentar as visitas, pois a cobrança só é feita quando alguém clica no seu anúncio.
Já no CPA a cobrança é feita ainda por clique, mas o Adwords conta com uma I.A que otimiza a campanha para mostrar os anúncios quando há maior probabilidade de  conversão, como uma compra, um cadastro, ou um download, mas essa opção só funciona quando tiver as conversões configuradas, opção essa que vamos conversar em outro artigo.
Por hora indicamos colocar “O Google definirá meus lances…” , indicar um limite de CPC e registrar o seu orçamento diário. Feito isso, aparecem ainda algumas opções, qual pode manter a configuração padrão, e em “guardar e continuar” chegamos na hora de começar a escrever seus anúncios.

4.2 Crie Grupos e Anúncios

Agora que a campanha já está criada, você pode criar também seus grupos de anúncio. Começo colocando um nome para seu grupo de anúncios, utilizando nomes relevantes que resumem do que se trata os anúncios. Assim fica mais fácil lembrar do conteúdo do grupo ao longo da campanha.
Dentro do grupo, você vai criar os anúncios que serão usados na campanha, considerando título, linhas, url de visualização e url final.
grupos anuncios
Você pode optar por anúncios que contenham imagens, texto e até versão para celular. No caso da nossa ilustração pode ficar apenas na versão “Anúncio de texto”. O anúncio de texto do Google AdWords é dividido em quatro partes:
– O título 1, que é a primeira linha do anúncio, deve ter no máximo 25 caracteres e refletir o que o usuário está pesquisando, já que é a parte mais chamativa do anúncio
– O título 2, Funciona igual o título 1, ajudando a dar uma frase complementar ao anúncio;
– Descrição, permite inserir um breve resumo de 80 caracteres ao anúncio.
– A URL de visualização, que nada mais é que um endereço “fictício”, também de no máximo 35 caracteres, onde você vai sintetizar o próprio domínio da empresa e a oferta por trás do clique.
– A URL de destino, que é o endereço real para onde o usuário será levado após o clique e que deve ter perfeita relação com o anúncio e conter exatamente o que ele procurou.
Para criar bons anúncios, deve-se sempre ter em mente alguns pontos: Quanto maior for a relevância das suas palavras-chave e página de destino do site, melhores serão os desempenhos do seu anúncio. Você também deve mostrar ao potencial cliente o valor do seu produto ou serviço, como descontos, gratuidades, qualidade superior aos demais, enfim, algo que faça com que a pessoa tenha mais interesse naquilo que você está oferecendo.
Depois de passar por todas estas etapas, o seu anúncio será revisado e liberado pela equipe de qualidade do AdWords. Em alguns casos são solicitadas algumas revisões por base das políticas do AdWords.

quarta-feira, 27 de setembro de 2017

Ambev contrata novos talentos para o Marketing


Cervejaria realiza terceira edição de seu Marketing Challenge para contratar estagiários para atuar na cidade de São Paulo. Interessados podem se inscrever até 22 de outubro

Por 27/09/2017

pauta@mundodomarketing.com.br

A Ambev está com inscrições abertas para a terceira edição do Marketing Challenge - uma maratona que busca encontrar estudantes que queiram fazer parte do time de Marketing da cervejaria. Para participar do desafio, a companhia convoca cerca de 60 universitários para que passem um final de semana em sua sede, na cidade de São Paulo. O principal objetivo do processo é proporcionar experiências que contribuam com o desenvolvimento de cada um dos participantes, além de identificar jovens talentos para compor o quadro de estagiários da companhia. 
Na edição deste ano, os candidatos terão contato com a cultura da empresa por meio dos cases e dinâmicas propostas. A alta liderança de Marketing da cervejaria estará presente. O desafio será realizado nos dias 10, 11 e 12 de novembro. Universitários de qualquer curso podem se inscrever até o dia 22 de outubro no site da ação. Os requisitos básicos são: estar matriculado no penúltimo ou último ano da faculdade a partir de janeiro de 2018 e ter disponibilidade para estagiar na cidade de São Paulo.
 Leia também: Tecnologia no Marketing exige novo perfil profissional - estudo exclusivo para assinantes do Mundo do Marketing Inteligência.