terça-feira, 1 de agosto de 2017

Storytelling é uma ferramenta valiosa, se usada da forma certa. Neste artigo, vamos ver o que (não) fazer na hora de contar histórias da sua marca!





O ato de contar histórias (ou storytelling, para manter o jargão) também é amplamente utilizado em Marketing. Afinal, boas histórias alcançam exatamente o que toda marca quer: atenção do cliente, mudança de comportamento e que seja memorável e compartilhável.
Acho que todo mundo tem alguém na família – mães, avôs, tias – que gosta de contar histórias. Algumas para evitar erros nossos, outras para incentivar virtudes e valores morais, todas para marcar algo em nossas mentes e afetar, de algum modo, nossas atitudes.
Porém, como todo buzz na famigerada Era da Informação, é preciso que se adote alguns cuidados na hora de utilizar o Storytelling como parte da sua estratégia. Neste artigo, vamos ver boas práticas e o que não fazer na hora de contar histórias da sua marca. Boa leitura!

Como o Storytelling pode ajudar na sua estratégia de Marketing

O nível de atenção de um usuário está diretamente conectado ao seu estado emocional. Mas de um modo geral, o consumidor médio passa cada vez menos tempo em cada página da Web. Portanto, independente do número de segundos que cada estatística passa (são várias hipóteses para cada pesquisa), você tem pouquíssimo tempo para prender esse Lead em potencial.
O Storytelling tem essa qualidade. E é por isso que o conteúdo sempre será rei. É com uma chamada poderosa e uma entrada que chame a atenção que você terá um leitor ávido pelo seu conteúdo. Claro, o restante do texto deve ser igualmente valioso para ele, mas a história por trás da informação é que vai fazer com que seu conteúdo não seja “só mais um”.
Outro aspecto que se beneficia quando se conta a história de sua marca é o tom editorial. Uma coisa que eu bato na tecla sempre aqui na agência e em nossos clientes é a necessidade de manter um tom. Estilo, atitude, modo de dirigir-se. Tudo isso, mesmo que inconscientemente em alguns momentos, traduz-se em autoridade e transparência. Não somos robôs. Temos nossas histórias e elas precisam chegar em nossos clientes.

Mas como contar histórias

De fábrica, já nascemos com a habilidade de contar histórias – pense naqueles desenhos em paredes de cavernas. Histórias fazem mais do que informar, elas criam experiências. O poder das parábolas nas religiões, os contos de fadas para crianças, mitologia na História antiga e por aí afora.
Podemos fazer um primeiro recorte nesse ponto: não tem fórmula universal. Mas existem alguns componentes-chave que podem orientar sua narrativa, de forma que, mesmo com a história mais entediante, você consiga prender a atenção de seu cliente.
Então, a sua história, independente de qualquer coisa, deve ser:
  • Simples: Uma boa história é simples. Em palavras curtas, menos é mais. É a habilidade de destrinchar uma boa ideia em poucas (e efetivas) frases. Também é ter a capacidade de comunicar-se na linguagem do mercado desejado. Sem floreios ou virtuosismos exagerados.
  • Emocional: Impacto emocional tende se refletir no público. Com esse elemento, a história é capaz de inspirar e fazer as pessoas descobrir coisas sobre elas mesmas, nas quais elas nem pensavam antes. Nos identificamos com lutas e também com tempos felizes.
  • Autêntica: Esse ponto é fundamental. Uma história é a coisa real. Na maior parte das vezes, ser autêntico é contar algo que você (ou alguém que você conheça) viveu. Se quiser correr pelo caminho da ficção, aplique suas experiências reais em alguma das partes (se possível). Ou procure aqueles realmente viveram o que você quer relatar. Autenticidade leva a um senso maior de emoção e, como você já deve suspeitar, emoção vende. E não esqueça: também deve ser credível.
Estes pontos compõe o núcleo de uma boa história. Mas repito, não existe fórmula. Dependendo do produto que você está destacando, podem existir outros. Por exemplo, um elemento que também pode trazer aderência é o humor. Quando executado corretamente, pode ser ainda mais poderoso que os requisitos convencionais.

Tipos de histórias

Não estou dizendo que você deve usar um “conto de fadas” para contar a história de sua marca – embora você, sem dúvida, possa fazer isto:
Mas existem outras formas menos extravagantes, que talvez façam mais sentido para sua campanha. Aqui vão três delas:
  • Histórias de sucesso
Uma coisa é falar: “você vai conseguir ótimos resultados se fizer como eu digo”. Outra é mostrar pessoas que fizeram o que você está sugerindo e conseguiram ótimos resultados. A prova está no recheio. Um exemplo disso foi o que fez a Nextel, com suas propagandas com histórias de superação e sucesso.
  • Antes e depois
Não tem um exemplo da vida real para compartilhar? Nesse caso, descubra como seus clientes venciam suas dores antes de você aparecer. Como era o dia a dia sem suas soluções? Qual eram os desafios e brechas nos processos?
Conte essa história. Crie empatia com seus clientes e pinte o quadro de como seria se você fosse escolhido por outros.
  • Storytelling baseado em dados
Números duros são capazes de contribuir para provar um ponto de vista, sem dúvida – sejam dados próprios ou provenientes de uma pesquisa ampla -, mas podem tornar um conteúdo seco e sem engajamento. Agora, dados adaptados numa história, aí sim temos uma combinação vencedora. Infográficos, por exemplo, são experiências de dados que podem contar uma história interessante.

Cuidados com Storytelling

Um grande entrave na hora de contar histórias está na erosão desse formato. Mesmo que sejamos naturalmente mais atraídos por boas histórias, o uso exacerbado desse tipo de abordagem deixou o consumidor com a pulga atrás da orelha.
Não é qualquer conto apelativo que vai fazer o Lead se tornar Oportunidade ou um cliente de fato. E quando a história da marca não é mais verossímil para o cliente, o preço é – literalmente – bem caro. Como o caso do SeaWorld e da Theranos.

SeaWorld: perdendo credibilidade em seus parques

Em 2013, o documentário Blackfish foi lançado e o mote era polêmico: a denúncia de baleias orcas sendo maltratadas nos parques aquáticos do SeaWorld, nos EUA. O filme foi exibido pela CNN, para 21 milhões de americanos. À princípio, a diretoria do SeaWorld fez pouco caso da repercussão, afirmando que ele “não ajudou a levantar interesse sobre animais marinhos ou os parques”. Não foi bem assim.
O impacto foi geral. Artistas que se apresentariam nos parques cancelaram suas aparições. Em 2014, perdas foram contabilizadas em quase US$ 16 milhões. Ações na bolsa despencaram. No final, em março de 2016, o SeaWorld declarou encerrar o programa de criação de orcas.

Theranos: a startup que se tornou um castelo de areia

Se você é um empreendedor – sobretudo do mundo tech – e nunca ouviu falar de Elisabeth Holmes, essa é sua chance.
Elisabeth Holmes tinha 19 anos quando mergulhou no mundo das startups. Largou o curso de engenharia química e fundou a Theranos, uma startup do setor médico. A promessa era ousada: revolucionar o mercado de exames de diagnóstico com uma máquina, a Edison (nomeada em homenagem ao inventor Thomas Edison). Bastavam algumas gotas de sangue e seus equipamentos eram capazes de 150 exames, desde diabetes até câncer.
O problema é que não era verdade. Muito pelo contrário, os resultados eram bem inconclusivos e precisavam de apoio de outras máquinas, inclusive de concorrentes, como a Siemens. E quando isso caiu na mídia, a fortuna de Elisabeth Holmes – avaliada em US$ 4,5 bilhões – se tornou zero. Isso mesmo, nada.
A história do SeaWorld era diversão para família e segura para os animais, o que caiu por terra. A da Theranos era facilitar e revolucionar o mundo do diagnóstico, algo que se provou falso.
E o mercado não perdoa.

Contar ou não contar histórias, eis a questão

Comecei falando sobre familiares que temos e que gostam de contar histórias. A minha mãe me educou contando algumas histórias mas ela poderia simplesmente dizer que eu deveria fazer o que ela manda “por que sim” e pronto. Mas aí eu não aprenderia nada, nem mudaria meu comportamento a longo prazo.
Com histórias reais de vida, pude aplicá-las para mim e assim, modificar meu modo de ver as coisas. Com empresas, o conceito é o mesmo. Você não precisa fazer Storytelling. Não vou nem dizer que deveria. Mas imagine a força de seu conteúdo se fizesse isso?

Como usar o Facebook para empresas: As 25 dicas e truques de marketing do Facebook

27 Julho 2017
Escrito por | @
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Embora os mais novos estejam deixando o Facebook de lado e preferindo ferramentas como Instagram e Snapchat, o Facebook ainda domina o mercado.
Com 1,09 bilhão de pessoas conectas diariamente (um aumento de 16% a cada ano), ainda é a rede social mais popular. Isso é ainda mais evidente nos dispositivos móveis, onde o Facebook detém 77% das conexões a mídias sociais.
Se você quiser que o conteúdo da sua empresa alcance os consumidores, ter uma presença no Facebook será fundamental. Para aproveitar ao máximo a sua página do Facebook, para atrair e envolver visitantes, leve-o ao seu site e converta-os em leads (e, eventualmente, em clientes), você precisará otimizar sua presença no Facebook.
Compreendemos que aprender todas as nuances das diversas redes sociais pode ser complicado e demorado, especialmente considerando a frequência com que eles adicionam, removem e modificam recursos.
Para ajudá-lo a permanecer atualizado, reunimos um lista de dicas úteis que os empresários e os profissionais de marketing podem usar para aproveitar o Facebook ao máximo. A lista é dividida em três categorias principais dependendo de suas metas para o uso do Facebook:
  1. Dicas para sua página comercial do Facebook
  2. Dicas para anunciar no Facebook
  3. Outras dicas sobre Facebook
Vamos começar.

As 25 dicas e truques para fazer marketing no Facebook

Dicas para sua página comercial do Facebook

1) Crie uma página comercial, não um perfil pessoal.

Comece pelo início: Você precisa criar uma página comercial, não um perfil pessoal para representar sua marca. As páginas parecem perfis pessoais, mas incluem ferramentas exclusivas para empresas, marcas e organizações. Seus fãs podem Curtir sua página para ver atualizações nos feeds de notícias, o que não é possível nas páginas.
Isso maximizará o potencial comercial do Facebook para você e, na verdade, respeita os Termos de serviço do Facebook, que impedem o uso de uma conta pessoal para representar outra coisa além de uma pessoa, como, por exemplo, uma empresa. Se você já criou um perfil para sua empresa, converta-o para uma página comercial, que você pode aprender como fazer aqui.
Configurar uma página é simples. Acesse https://www.facebook.com/pages/create e siga as instruções passo a passo de configuração.
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2) Reivindique a URL encurtada da sua página.

Assim que você tiver criado sua página comercial, receberá aleatoriamente um número e uma URL, do tipo facebook.com/pages/yourbusiness/123456789. Para que sua página seja mais compartilhável e fácil de encontrar, crie uma URL encurtada reconhecível (por exemplo, http://www.facebook.com/hubspot).

3) Adicione uma ótima foto de capa.

O design da página do Facebook permite incluir uma foto de capa de 851 x 315 pixels no alto da sua página comercial. É importante otimizar essa foto de capa para atrair a atenção de novos visitantes, incentivá-los a explorar sua página e conhecer melhor sua marca, e otimizá-la para o app para dispositivos móveis do Facebook, sem esquecer de seguir as Diretrizes de página do Facebook.
Saiba o que fazer e o que não fazer em sua foto de capa do Facebook neste post de blog.
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4) Adicione uma foto de perfil reconhecível.

Escolha uma foto de perfil que seja fácil para os visitantes reconhecerem, por exemplo, o logotipo da sua empresa ou uma foto sua, se você for o único empresário responsável pela empresa. Ser reconhecível é importante para ser encontrado e Curtido, especialmente na Pesquisa do Facebook. Sua imagem de perfil fica no alto de sua página do Facebook e é também a imagem em miniatura exibida ao lado de todas as suas atualizações. Escolha com cuidado.
Ao escolher uma foto, lembre-se de que o Facebook exige que as dimensões da imagem sejam 180 pixels por 180 pixels (embora a imagem seja exibida como 160 pixels por 160 pixels em computadores de área de trabalho).
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5) Otimize sua seção "Sobre", especialmente quanto à sua visualização.

Sua seção "Sobre" é um dos primeiros lugares que as pessoas procurarão quando chegarem à sua página. Uma visualização dela fica no lado esquerdo da sua página, abaixo da sua imagem de perfil, e as pessoas também podem navegar para a seção completa clicando na aba "Sobre" no alto da página.
Otimize a seção de visualização no lado esquerdo da sua página com um texto descritivo resumido para dar aos visitantes uma noção de como é a sua página e a sua empresa antes de decidirem Curtir. Este texto será extraído da "Descrição resumida" que você fornece na aba "Sobre" completa.
Veja o exemplo de uma empresa de software de vídeo para marketing chamada Wistia:
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E outro de um restaurante chamado Tahaza Hummus Kitchen:
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Para editar sua própria aba "Sobre", clique nela, passe o mouse sobre a seção que você gostaria de editar e clique no ícone de lápis. 

6) Conquiste o selo "Responde rapidamente às mensagens".

Se você responder rapidamente à maioria dos usuários que enviam mensagens, conquistará o que o Facebook chama de selo "Responde rapidamente às mensagens". Você receberá um selo "Responde rapidamente às mensagens" abaixo da foto de capa da sua página se tiver uma taxa de resposta de 90% e um tempo de resposta de 15 minutos nos sete dias anteriores.
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Se você responder rapidamente a mensagens, mas ainda não tiver conquistado o selo, o Facebook ainda assim mostrará a sua frequência de resposta aos visitantes. Veja um exemplo da página da Zappos:
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Se você não responder muito rapidamente a mensagens, nada aparecerá. Portanto, embora não seja o fim do mundo se você não responder, ter um selo comunica aos usuários que a sua empresa está ouvindo e se preocupa com suas necessidades.
A propósito, há muito a ser explorado com a ferramenta "Mensagens" do Facebook para empresas. Recomendamos que você se informe e obtenha o máximo proveito do Facebook como uma ferramenta de comunicação e suporte.
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7) Adicione marcos.

O recurso "Marcos" permite destacar algumas das maiores conquistas da sua empresa, como prêmios recebidos, lançamentos de produtos, eventos importantes ou outras honras. Os marcos recentes serão postados na sua linha do tempo e os usuários poderão encontrá-los posteriormente na aba "Sobre".
Para adicionar marcos, clique na seção "Linha do tempo" da sua página e clique na opção "Oferta, evento etc." na ferramenta de composição de atualização no alto da página.
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9) Escolha um botão de call to action.

O Facebook adicionou um recurso muito útil em dezembro de 2014: a opção de colocar um botão simples de call to action no alto da página. 
Você pode escolher entre sete opções prontas de botão ("Cadastre-se", "Comprar agora", "Fale conosco", "Reservar agora", "Usar aplicativo", Assistir ao vídeo" e "Jogar") e vinculá-lo a qualquer site que se alinhe com os objetivos da sua empresa. Ele poderia vincular à sua página, landing page, folha de contato, vídeo ou qualquer outro lugar.
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Observação: os botões de CTA não aparecem no app para dispositivos móveis do Facebook. Evite integrar o design de sua foto de capa com seu CTA, o que poderá confundir os usuários.

10) Crie abas de página personalizadas.

Por padrão, as abas da sua página estão configuradas como Linha do tempo, Sobre, Fotos, Curtidas, dentre outras. Mas o Facebook permite criar e aproveitar abas personalizadas, que são basicamente landing pages dentro de sua página do Facebook, ou calls to action em que você pode apresentar estudos de caso, ofertas de marketing e outras promoções que está realizando.
Elas ficam no alto da sua página e permitem oferecer aos visitantes um caminho específico para fazerem o que você quer que eles façam na sua página. Por exemplo, se você está contratando muitas pessoas, pode criar uma aba personalizada para "Vagas" com links para seu site, como a Zendesk faz:
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Você pode criar abas personalizadas entrando em sua página, clicando na aba "Mais" e escolhendo "Gerenciar abas" no menu suspenso. 
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Dicas para a visibilidade no feed de notícias

11) Priorize qualidade em vez de quantidade.

Duas perguntas comuns que nos fazem sobre postar em uma página comercial do Facebook: "Com qual frequência devo postar no Facebook? Postar com mais frequência ajudará a alcançar mais pessoas?"
Em resumo, a resposta é não. No final das contas, a visibilidade de seus posts nos feeds de notícias das pessoas depende da qualidade de seus posts. Esses algoritmos são criados para filtrar os posts irrelevantes e de baixa qualidade para que os de qualidade mais alta sobressaiam e sejam exibidos para os usuários.
Sendo assim, não sobrecarregue seus clientes com conteúdo no Facebook e seja seletivo sobre o que você está publicando. Gaste mais tempo construindo posts melhores no Facebook e menos tempo postando o tempo todo. Lembre-se: É trabalho do profissional de marketing postar nas mídias sociais conteúdo interessante, divertido, útil e/ou relevante para o público. Isso significa escolher tópicos relevantes, escrever textos agradáveis e postar imagens e vídeos interessantes.

12) Poste nos melhores horários para seu público.

Outra pergunta comum: Quando é o melhor momento para postar no Facebook? Infelizmente, não existe uma resposta perfeita para isso. Empresas diferentes podem escolher dias e horários diferentes que sejam mais adequados. O momento depende normalmente do motivo pelo qual seu público usa o Facebook, a região para a qual você deseja direcionar, o conteúdo do seu post (por exemplo, engraçado ou sério), seus objetivos (por exemplo, cliques ou compartilhamentos) e assim por diante.
  • O melhor horário para postar no Facebook é às 15:00 às quartas-feiras. Outros horários ideais incluem 12:00 a 13:00 aos sábados e domingos, e 13:00 a 16:00 às quintas e às sextas.
  • As taxas de envolvimento são 18% mais altas às quintas e às sextas, e os dias de semana de 13:00 a 16:00 têm taxas de clickthrough mais altas. Às sextas, o Facebook usa picos de 10%. Como as pessoas tendem a estar mais felizes às sextas, Neil Patel sugere postar conteúdo divertido ou descontraído para combinar mais com o humor do público.
  • De acordo com a pesquisa da SurePayroll, os piores horários para postar no Facebook são fins de semana antes das 08:00 e após 20:00.
Pense nisso como uma recomendação geral e use essa informação para descobrir os horários ideais para a sua situação específica. 

13) Poste seu melhor conteúdo de blog.

Para as empresas, as mídias sociais continuam a ser orientadas pelo conteúdo. Para empresas de B2B especialmente, as mídias sociais podem ser transformadoras devido à base de clientes potenciais menor e ao preço médio mais alto.
É trabalho do profissional de marketing postar nas mídias sociais conteúdo interessante, divertido, útil e/ou relevante para o público. Comece preenchendo sua linha do tempo com conteúdo e escolhendo com cuidado seus posts de blog mais úteis e interessantes.
Se você tiver recursos limitados, mas mantiver um blog comercial, experimente conectar seu blog a links de publicação automática para os novos conteúdos de blog. Muitas plataformas de blog como o WordPress e a HubSpot oferecem automaticamente este recurso dentro do software; você apenas precisará ativá-lo e sincronizá-lo com sua página. Evite colocar muita ênfase em automação. Está bem publicar automaticamente algum conteúdo, mas tenha também um ser humano real para postar e se relacionar com seus fãs.

14) Verifique se as meta descriptions dos posts do seu blog estão completas.

Você percebeu que, quando você posta um link no Facebook, ele extrai uma descrição resumida e uma imagem?
As descrições são retiradas da meta description da página, que se refere ao atributo de HTML que explica o conteúdo de uma determinada página da Web. É a descrição resumida que você vê em uma página de resultados do mecanismo de pesquisa para "visualizar" o assunto da página e também é o texto que o Facebook automaticamente retirará ao preencher a descrição de um post.
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Sem uma meta description, o Facebook pode retirar o primeiro texto que encontrar, o que pode não ser uma experiência muito boa para o usuário. Além disso, meta descriptions são a sua chance de vender para seus visitantes o que você tem a oferecer - conteúdo informativo e valioso.
Sua meta description deve ser interessante o suficiente para que as pessoas cliquem e devem ter até 155 caracteres de comprimento. Leia este post de blog para saber mais sobre como escrever meta descriptions eficazes.

15) Remova links do texto do seu post.

Deixe seu texto sucinto e remova a URL longa horrenda ao compartilhar.
O local de armazenamento do seu post é precioso e você deve ter certeza de que os caracteres são empregados puramente para atrair a atenção do leitor. Além disso, qualquer usuário pode clicar na miniatura gerada ou no título dessa URL a fim de navegar até o post do blog, página da Web ou qualquer URL que você estiver vinculando, então não é necessário incluí-la no texto do seu post.
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16) Poste seu conteúdo visual mais interessante.

O novo design da página da linha do tempo do Facebook coloca mais ênfase no conteúdo visual como imagens e vídeos. Afinal de contas, os posts do Facebook com imagens têm 2,3 vezes mais envolvimento do que posts sem imagens. Um estudo descobriu que os posts do Facebook com fotos tiveram mais envolvimento do que qualquer outro tipo de post, representando um incrível percentual de 87% do total de interações.
Por isso, postar conteúdo visual interessante é uma das coisas mais importantes que você pode fazer para aprimorar a sua estratégia do Facebook. Use isso a seu favor ao postar seu melhor conteúdo visual na página do Facebook ou empenhar-se para adicionar elementos visuais ao conteúdo que você já tem. (Clique aqui para baixar mais de 100 imagens de mídias sociais gratuitamente.)
Uma estratégia de mídias sociais bem-sucedida geralmente incluirá fotos, vídeos e capturas de tela de infográficos e outros gráficos. Além de ser divertido de ver, é importante que seu conteúdo visual seja interessante e relevante para seu público.
Outro motivo para aumentar o conteúdo visual dos posts? Ele ajudará a preencher automaticamente as abas "Fotos" e "Vídeos", que são automaticamente adicionadas a todas as páginas do Facebook. O conteúdo visual atrai cliques, por isso é uma recomendação relevante.
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17) Verifique se suas imagens estão formatadas corretamente.

Não poste imagens só por postar. Para dar aos usuários a melhor experiência possível, você precisará otimizar suas imagens para o Facebook de modo que elas tenham os tamanhos e as dimensões certas. (Clique aqui para baixar modelos gratuitos de fotos de capa dimensionadas previamente para o Facebook e outras redes sociais.)
Veja abaixo alguns dos tamanhos de imagem mais comuns do Facebook:
  • Foto da capa: 851 pixels de largura por 315 pixels de altura
  • Imagem do perfil: 180 pixels de largura por 180 pixels de altura
  • Imagem destacada: 1200 pixels de largura por 717 pixels de altura
  • Imagem compartilhada: 1200 pixels de largura por 630 pixels de altura
  • Imagem miniatura de link compartilhado: 1200 pixels de largura por 627 pixels de altura
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18) Poste vídeos, especialmente vídeos ao vivo.

O pessoal no Facebook sabe que as pessoas gostam de assistir vídeos no Facebook. O número de pessoas que assistem conteúdo de vídeo está aumentando rapidamente: entre abril de 2015 e novembro de 2015, a quantidade de exibições diárias de vídeo no Facebook duplicou de quatro para oito bilhões.
O Facebook está continuamente ajustando como o algoritmo mede o interesse das pessoas em conteúdo de vídeo, mas a principal recomendação é criar vídeos visualmente envolventes, especialmente nos primeiros segundos.
Por quê? Embora todos os vídeos no Facebook sejam reproduzidos automaticamente nos feeds de notícias das pessoas, eles ficam sem som até que o usuário manualmente ligue o volume. Quanto mais visualmente interessante for seu vídeo, mais você motivará as pessoas a continuarem assistindo. Fazer as pessoas passarem mais tempo assistindo seu vídeo ajudará a classificá-lo melhor no feed de notícias porque, para o Facebook, os sinais do envolvimento do usuário com um vídeo incluem tempo gasto assistindo o vídeo, aumento do áudio, mudança para o modo de tela cheia ou ajuste para alta definição.
Como parte do esforço contínuo para promover conteúdo de vídeo em seu feed de notícias, o Facebook recentemente lançou o Facebook Live, um serviço de transmissão de vídeo ao vivo que permite que qualquer um transmita vídeos ao vivo de seus dispositivos móveis direto para o feed de notícias. Use o Facebook Live a seu favor, porque o Facebook classifica vídeos do Live melhor do que outros vídeos e outros tipos de posts.

19) Use o Facebook Insights.

O Facebook Insights é a ferramenta de análise interna do Facebook ideal que ajuda a medir e analisar sua presença no Facebook. A ferramenta oferece dados de análise sobre visitas de página e envolvimento aos administradores de página do Facebook, que pode ajudar a compreender qual conteúdo está envolvendo ou não seus fãs.
Acesse os Insights da sua página em http://www.facebook.com/insights ou clicando no "Painel do administrador" em sua página. Também publicamos um blog e vídeo informativoque apresenta como analisar os Insights do Facebook para melhorar sua estratégia de conteúdo.

20) Agende posts com antecedência.

Vasculhar o Facebook em busca de conteúdo não é um fenômeno novo. Temos reuniões. Estamos atrasados. Problemas surgem. Por isso, você talvez devesse usar um aplicativo de terceiros para o Facebook, como a ferramenta de publicação em mídias sociais da HubSpot para agendar seus posts do Facebook (e outros posts de mídias sociais) com antecedência.
Primeiro, baixe nosso modelo gratuito de calendário de conteúdo de mídias sociais para ajudar a planejar seus posts com antecedência. Você pode preenchê-lo no mesmo dia e horário toda semana para se preparar para o conteúdo de mídias sociais da próxima semana. Em seguida, pode usar o aplicativo de terceiros para o Facebook para agendar seus posts.
No entanto, da mesma forma que aconselhamos a não usar automação demais no Facebook com postagens automáticas de blog, o mesmo se aplica para agendamentos. Não entre na armadilha de transformar sua página em um robô e tenha certeza de que você está de fato se envolvendo com seus fãs.

21) Adicione botões de mídias sociais do Facebook ao seu blog e site.

Adicionar botões de mídias sociais do Facebook ajudará a incentivar que os visitantes que estão no seu site também se conectem e interajam com você no Facebook, assim como divulgar seu conteúdo e expandir o seu alcance.
O botão Seguir do Facebook permite expandir o alcance facilitando para os visitantes do seu site Curtirem a página da sua empresa no Facebook com apenas um clique. Ele mostra o número de curtidas na sua página e os rostos das pessoas que a curtem, usando a prova social para demonstrar sua eficácia.
A Caixa Curtir do Facebook permite promover a página da sua empresa no Facebook no seu blog e site, destaca outros usuários que já curtiram sua página, mostra seu número de seguidores e divulga os posts recentes na sua página. Com apenas um clique, as pessoas podem Curtir sua página comercial sem sair do seu site. 
O Botão Curtir do Facebook permite que as pessoas Curtam seu conteúdo com facilidade. Quando eles clicam no Botão Curtir, uma história é exibida na linha do tempo e no feed de notícias dos amigos deles. Ela inclui um link para o seu conteúdo, seja ele um post de blog ou uma página de entrada específica. (Observação: este botão não permite que eles adicionem mensagens personalizadas a links antes de compartilhá-los. Para isso, use o botão Compartilhar do Facebook (veja abaixo).
Botão Compartilhar do Facebook tem função semelhante à do Curtir, que consiste em compartilhar seu conteúdo na linha do tempo e nos feeds de notícias dos amigos, exceto que também permite incluir uma mensagem ou comentário no link durante o compartilhamento.

22) Inscreva-se no Blog oficial do Facebook para receber os comunicados futuros do Facebook.

Dê a si mesmo uma vantagem competitiva com as informações mais recentes do Facebook, por exemplo, novos recursos e ferramentas, inscrevendo-se no Blog oficial do Facebook.

Dicas para anunciar no Facebook

23) Escolha a ferramenta de publicidade certa. (Provavelmente o Gerenciador de Anúncios.)

O Facebook oferece aos usuários duas ferramentas diferentes para criar um anúncio pago: o Gerenciador de Anúncios e o Power Editor. O Power Editor geralmente é melhor para anunciantes de maior porte que buscam um controle mais preciso em várias campanhas. Se esse não é o seu caso, o Gerenciador de Anúncios funciona muito bem para a maioria das empresas. Descubra o melhor para o seu caso com base no porte da sua empresa e no número de anúncios que planeja veicular de uma vez. 

24) Use o Audience Insights para conhecer seu público.

Os melhores anúncios do Facebook são de alta qualidade, anúncios relevantes que se adaptam perfeitamente ao ambiente do usuário. Conheça melhor seus clientes e prospects usando o Audience Insights, que pode ser encontrado dentro do Gerenciador de Anúncios do Facebook no painel de navegação à esquerda.
Esta ferramenta ajudará a direcionar os anúncios com mais eficácia e aprenderá sobre seu público, mesmo que você não esteja anunciando para ele. Como? Os dados podem ajudá-lo a construir buyer personas mais fortes, criar conteúdo mais interessante e descobrir preciosidades para sua pesquisa competitiva. 

25) Teste várias versões de um único anúncio.

Veicular uma única campanha não ajudará muito a descobrir seu público, otimizar seus anúncios e, de uma maneira geral, saber se a publicidade no Facebook funciona para sua empresa. Você precisa estar disposto a veicular várias campanhas para testar e experimentar partes diferentes de uma única campanha.
Teste seu direcionamento primeiro, usando uma publicidade simples e imagem básica, sugere Brian Carter para a Convince & Convert. "Normalmente há pelo menos de cinco a dez maneiras de você direcionar publicidade para seus prospects", ele diz. "Descubra um ou dois públicos que tiverem a melhor conversão com o menor custo por lead."
Para atingir e testar em um público mais amplo, você precisará investir uma quantidade razoável de dinheiro em sua campanha. A BuzzSumo sugere que este montante esteja na casa dos milhares. Qual o motivo disso? Os anúncios do Facebook recompensam por testar mais anúncios e públicos. Embora o custo por clique não mude muito com a publicidade no Google ou LinkedIn, os anúncios do Facebook custam muito menos se você os testar com cuidado.
Em seguida, você pode testar o lado criativo do anúncio, incluindo imagens, títulos e texto. Teste de 20 a 25 variações em seu público comprovado: "Você só estará fazendo anúncios no Facebook bem se tiver criado de 15 a 20 peças", diz Carter.