terça-feira, 17 de maio de 2016

Bom negócio: delivery de salada de frutas dá grana e saúde


Quando foi demitido do seu emprego, Simão estava sem dinheiro, cansado e abaixo do peso. Hoje lucra R$ 2 mil por mês, trabalha nos seus horários e tem disposição!

Reportagem: Christiane Oliveira
SIMÃO PEDRO OLIVEIRA | <i>Crédito: Arquivo Pessoal
SIMÃO PEDRO OLIVEIRA | Crédito: Arquivo Pessoal
Comecei 2013 com o pé esquerdo. Logo em janeiro fui demitido do supermercado onde trabalhava como repositor de mercadorias. Fiquei transtornado. Eu ganhava pouco, só um salário mínimo, mas era com esse dinheiro que ajudava a pagar as contas da casa onde vivo com meus pais e irmãos. Cansado de ter minha sorte decidida por outros, decidi virar meu próprio patrão. Até pintou uma vaga num lugar bacana, mas não queria mais ser funcionário. Como sou religioso, pedi um sinal a Deus antes de tomar uma decisão e Ele respondeu. De repente, senti uma forte convicção de que trabalhar pra mim era o caminho a seguir e me agarrei a essa sensação. Ainda bem. Hoje sou empresário e ganho duas vezes mais que no emprego! 

Apesar de ter uma certeza espiritual de que deveria empreender, não sabia por onde começar. Achava que deveria vender alguma coisa, porque já tinha experiência vendendo produtos de limpeza de porta em porta. Além disso, meu sonho é fazer faculdade de contabilidade e aprender a gerenciar meu próprio negócio. Passei um mês pensando no que fazer e nenhuma ideia me arrebatava. As possibilidades eram muitas, mas nenhuma parecia ser mais promissora que a outra. Enquanto isso, as contas acumulavam e minha preocupação aumentava. 

Foi Deus quem me falou para vender. Só obedeci 

Foi nesse ponto que Deus entrou na minha história de novo. Um dia, eu estava na igreja quando um homem, que eu só conhecia de vista, chegou pra mim: “Filho, Deus está pedindo para eu falar que é para você vender salada de frutas!”. Olhei pra ele desorientado. Como ele sabia que eu pensava em vender alguma coisa? Pego de surpresa, apenas agradeci e disse que ia obedecer. 

No caminho para casa, não parava de pensar naquilo. “Mas salada de frutas? Como e onde vou vender isso?” Eu nunca tinha feito uma salada de frutas antes. Só comido. Mas, se Ele tinha falado, então estava dito. Falei sobre isso pra minha mãe e mais uma coincidência: uma mulher da igreja havia dito a mesma coisa pra ela! Encorajado pela minha fé, pedi ajuda ao Daniel, um amigo que trabalhava numa distribuidora. Falei pra ele do meu projeto e perguntei se poderia comprar embalagens fiado para pagar no dia seguinte. Comprei 50 potes por R$ 7. Depois, peguei R$ 30 com minha mãe e comprei as frutas. Como a maçã, a banana e a pêra ficam pretas muito rápido, peguei mamão, melão, abacaxi, manga e laranja. São frutas refrescantes que ainda têm um caldinho e estão à venda o ano todo.

Comecei com o básico e acrescentei as coberturas 

Naquela noite, deixei as frutas cortadas na geladeira em potes com tampa e acordei cedo para espremer as laranjas e fazer o caldo da salada. Peguei os 15 potinhos, coloquei num isopor com gelo, amarrei na bicicleta e fui para o centro. Vendi todos por R$ 2! Depois, comprei mais ingredientes. Como já tinha os potes, gastei menos. Fiz isso por seis meses. Conseguia ajudar nas contas da casa e economizei R$ 800, que usei para dar entrada num freezer e num computador. 

Era hora de expandir. Eu já vendia salada de frutas em lanchonetes e lojas do centro, porque o comércio é o melhor cliente. As pessoas já me recomendavam, o que fez meu número de pedidos crescer. Aí, incrementei os potinhos. Passei a oferecer coberturas de kiwi, morango, uva, mel, leite condensado, farinha láctea, leite em pó e granola. Cobro R$ 2,50 nos potes de 200 ml e R$ 3 nos de 250 ml. A que mais sai até hoje é a de leite condensado. Também passei a vender potes de 1 kg por R$ 12. 

Pago as contas, tenho moto e junto dinheiro! 

Como já estava conhecido, comecei a oferecer meu telefone para os clientes. Disse que aceitava encomendas e fazia entregas. Assim nasceu meu delivery. Meu slogan é “Viva saudável evitando gorduras. Coma salada de frutas”. As pessoas gostam. De lá pra cá, conquistei clientes fixos, como uma lanchonete que compra 20 potes de 200 ml por semana e um comerciante que compra 12 de 1 kg. Estou na boca do povo! Além disso, toda semana vendo ao menos 60 potinhos nas ruas a R$ 2,50. Lucro cerca de R$ 2 mil por mês, o dobro do que ganhava como repositor! 

Para agilizar as entregas, comprei uma moto. Agora eu posso! Tenho mais qualidade de vida que no passado. Antes, trabalhava todo fim de semana, mesmo doente. Hoje, se acordo ruim, fico até mais tarde na cama. Estava abaixo do peso e me alimentava mal. Agora sou pura saúde! Agradeço a Deus pela oportunidade, mas não parei por aqui. Estou juntando dinheiro para alugar um ponto e vender saladas de fruta, sorvete e açaí. Também quero estudar. Com a graça do Senhor, alcançarei tudo isso e muito mais! - SIMÃO PEDRO OLIVEIRA, 23 anos, vendedor, Souza, PB

“Minhas dicas para montar os potes e vender muito!”

✓ Faça o suco de laranja no dia da venda. Se fizer de véspera, ele fica passado e pode estragar o sabor da salada. 

✓ Evite frutas que escurecem, como maçã, banana e pera. Se quiser usá-las, mergulhe-as em água com limão após cortar. 

✓ Prefira frutas que soltem suco: abacaxi, melão e melancia. Elas formam um caldo próprio. 

✓ Cubra as frutas com filme plástico antes de tampar o pote. 

✓ Congelar as frutas tira o frescor. Guarde-as na geladeira. 

✓ Evite misturar frutas muito duras e azedas com as mais moles e doces. Prefira as que estão disponíveis o ano todo. 

✓ Acrescente coberturas para dar um toque especial às saladas e atrair mais clientes. Elas cobrem qualquer sabor azedinho.


sexta-feira, 13 de maio de 2016

8 filmes e séries que falam de política


A ficção explica os bastidores do poder político

POR THALITA LINHARES - EM 12.05.2016

Nos últimos meses não se fala em outra coisa além do cenário político brasileiro, e os próximos passos do Congresso. Para entender mais sobre o processo e os bastidores do poder político, preparamos uma lista com nove tramas que mostram o cenário. Confira:

House of Cards
A série do Netflix conta a história de Frank Underwood, congressista que tinha a promessa de um cargo no gabinete da presidência, caso assegurasse a eleição do presidente dos Estados Unidos. Após não receber o cargo prometido,  Francis, junto com sua esposa, Claire Underwood, elabora um plano para chegar ao poder.
A política brasileira, durante o processo de impeachment, foi comparada com a série em diversos aspectos. Entre eles, antes de perder o cargo, o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, estava sendo chamado de Frank brasileiro.

Getúlio
Com Tony Ramos como protagonista, o filme brasileiro conta a história e os bastidores do governo do ex-Presidente Getúlio Vargas.

Todos os Homens presidente
Baseado em fatos reais, o filme de 1972 conta a história de dois repórteres do jornal Washington Post que, alertados por uma fonte secreta, descobrem o que está por trás da invasão de cinco homens na sede do Partido Democrata. As investigações revelam o envolvimento do presidente republicano, Richard Nixon, que o leva à renúncia.

O mordomo da  Casa Branca
A trama gira em torno da vida do afro-americano Cecil Gaines que durante 34 anos serviu como mordomo na Casa Branca. Baseado numa história real, Gaines, durante oito governos presidenciais americanos, testemunhou diversos fatos e se envolve na turbulência política e social do período.

The West Wing – Nos bastidores do poder
West Wing é uma série que mostra acontecimentos da ala Oeste da Casa Branca e os bastidores do poder político. Estrelada Martin Sheen como Presidente, a trama de 1999, apresenta a vida do Presidente e suas movimentações políticas.

A dama de ferro
O filme biográfico de 2011 é baseado na vida de Margaret Thatcher, a primeira-ministra do Reino Unido do século 20 com mais tempo no cargo. Interpretada po Meryl Streep, a primeira-ministra teve que enfrentar diversos tipos de preconceitos em um mundo até então dominado por homens.  Ela tomou visibilidade quando durante a recessão econôminica causada pela crise do petróleo no fim da década de 70, tomou medidas impopulares, visando a recuperação do país. Seu maior desafio foi quando o Reino Unido entrou em conflito com a Argentina na conhecida e polêmica Guerra das Malvinas.

Scandal
A série conta a história de Olivia Pope, ex-funcionária da Casa Branca que abre uma empresa especializada em comunicação e gestão de crise. No decorrer da trama, ela passa a resolver os problemas de seus clientes com metodologias ilícitas e, muita vezes, antiéticas pra que a situação não chegue na boca do público.

Veep
Na série de comédia, a senadora Selina Meyer  integra a chapa que conquista a eleição presidencial norte-americana e assume o posto de vice-presidente dos Estados Unidos.  Ela então descobre que o trabalho político está longe de ser o que ela imaginava, e terá que lidar com a imprensa e com os constantes jogos do poder.

quinta-feira, 12 de maio de 2016

Veja 25 lições profissionais para aprender antes dos 25 anos


por: Afonso Bazoll
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Encontrar o que te faz feliz é a chave para uma carreira sólida. O empresário canadense Derrick Fun, um dos mais bem sucedidos com menos de 30 anos, listou 25 lições para alcançar seus objetivos
O canadense Derrick Fung está entre os melhores e mais bem sucedidos empresários com menos de 30 anos, selecionados por ninguém menos que a poderosa Forbes. Ele deixou seu emprego na carreira de investimentos para seguir o sonho no ramo musical e tecnológico. Aos 25 anos, é CEO da empresa de música Tunezy, e escreve textos inspiradores sobre carreira e mostra como nunca é tarde para se fazer o que gosta.
“Quando completei 25 anos, há alguns meses atrás, passei a anotar algumas coisas que aprendi durante esse meu curto período de existência no planeta. O meu último ano foi como um passeio louco de montanha-russa, no qual tive a oportunidade de perceber certas coisas que nunca tive chance anteriormente. No ano passado, eu estava trabalhando no que considerava meu ‘emprego dos sonhos’ – antes de descobrir o meu ‘trabalho’ atual (não gosto nem de chamar de trabalho)”, disse ele em um seu blog pessoal.
Derrick relacionou as 25 lições que aprendeu de pessoas que conseguiram alcançar certas coisas na vida – empresários, advogados, figurões, banqueiros e até mesmo políticos. Ele concluiu que não existe fórmula nenhuma para o sucesso, mas existem lições que podem ser aprendidas durante essa caminhada. Veja a lista baseada nas suas experiências:
1. Arrisque-se enquanto ainda é jovem. Quanto mais velho você ficar, será mais difícil assumir riscos – mas eles sempre devem ser calculados.
2. A coisa mais importante que você aprende na escola é como aprender. Uma vez que você já dominar isso, nada vai ficar em seu caminho. Nunca pare de aprender.
3. Eu prefiro dizer que tentei e falhei do que viver uma vida de arrependimentos. Se você não tenta, perde toda chance que passa por você.
4. Sonhe alto. A vida é muito curta para sermos medíocres.
5. Música é a solução mais simples e barata para os problemas da vida. Monte sua lista de música favorita, coloque fones de ouvido e saia para dar uma volta. Você se sentirá bem instantaneamente.
6. Beba cerveja. Latinhas e latinhas de cerveja. Vai fazer você se sentir mais criativo. Ah, e vinho também.
7. Frequente barzinhos e conheça pessoas de diferentes classes sociais. Isso irá ajudá-la a entender as pessoas, e a tornará uma comunicadora melhor.
8. Comece seu próprio negócio o mais cedo possível. Mesmo que seja uma barraquinha de limonada, isso irá ensiná-la lições de empreendimento que você usará para o resto da vida.
9. Se você vai fracassar, fracasse rápido e torne isso público. Não prolongue essa situação. Depois disso, dê a volta por cima. Saber que os outros viram seu fracasso vai encorajá-la a mostrar que ele estão errados.
10. Conheça pessoas diferentes. A vida dá diversas voltas, e você nunca sabe o que pode acontecer.
11. Quando a vida te der um limão, faça uma limonada. Então chame todos os seus amigos. Seja otimista. Isso o consumirá como um chama de fogo.
12. O sucesso não nos leva à felicidade. Você precisa ser feliz antes de se tornar uma pessoa de sucesso. Ache o que te faz feliz – e não pare até você alcançar isso.
13. Muitas pessoas não querem começar seu negócio porque têm medo. O sucesso empreendedor está para aqueles que estão dispostos. Se você tem medo de largar seu emprego de oito horas é porque isso não foi feito para você.
14. Cerque-se de pessoas que são mais inteligentes que você. Essa é a única maneira que você será desafiado para crescer.
15. Apenas aquelas pessoas que estão na luta com você merecem celebrar o seu sucesso.
16. Selecione seus desafios com cuidado. Existem apenas 24 horas no dia. Se algo não está valendo seu tempo, é hora de dizer não, ou terceirize tudo!
17. A coisa mais importante para se investir é em você mesmo. Assista aulas para se tornar uma pessoa melhor e nunca pare de aprender. Compre livros. Muitos.
18. Amigos de verdade nunca vão questionar porque você sumiu da face da Terra. Eles estarão ali por você incondicionalmente.
19. Quanto mais confortável você estiver em um trabalho que você não gosta, mais difícil fica largá-lo para seguir seus sonhos. Aprenda que você pode, e vá mudar o mundo.
20. O trabalho dos sonhos não existe. Você tem que criá-lo.
21. Viaje o quanto você puder. Você voltará com novas perspectivas do mundo e mais ideais de como pode mudá-lo.
22. “Obrigada” – A palavra mais poderosa do dicionário.
23. Deus nos deu um propósito. Não se acomode até você encontrar o seu. Eu não achava que o meu era sentar em frente a um computador e ficar procurando arquivos, então continuei procurando.
24. O mundo parece ser grande e assustador. Quanto mais velho você fica, mais você percebe que tudo tem um jeito. Nada está escrito em pedra. Não fique preso no status quo.
25. A vida não é fácil. Mas ter o apoio das pessoas certas durante sua jornada é essencial – e esse é um longo desafio.

O recrutamento via redes sociais já é realidade e dá frutos


por: Afonso Bazolli

Um estudo internacional da Jobvite, empresa norte-americana que atua no mercado de soluções para recrutamento, apontou que 92% dos profissionais que atuam na área de recursos humanos pretendem utilizar as redes sociais para contratação.
Outra pesquisa da Robert Half, especializada em recrutamento, mostra que 44% das companhias brasileiras usam redes sociais para avaliar candidatos a colaboradores, enquanto 39% falariam com o candidato antes de decidir sobre a contratação. Um dado importante: apenas 17% das empresas brasileiras disseram que não deixariam de contratar um candidato com ótimo currículo devido a alguma informação negativa ou foto inadequada em seu perfil no Facebook, Twitter ou Orkut.
É justamente nesse ponto negativo que as redes sociais têm influenciado às empresas. Dados da CareerBuilder, atuante no segmento de soluções em capital humano, indicam que, nos Estados Unidos, ao menos dois em cada cinco gerentes e profissionais de RH (43%) dizem ter obtido informações que levaram à eliminação de um determinado candidatos à vaga de emprego por conta das informações que ele compartilhava nas redes sociais. Em metade dos casos de exclusão, consideraram o conteúdo provocativo ou inapropriado.
48% encontraram indícios de consumo de drogas e álcool e 33% apontaram o uso de linguajar chulo. Foram desclassificados também candidatos com baixa capacidade de comunicação, representando 30%; comentários preconceituosos com 28%; e mentiras em relação às suas qualificações com 24%.
Contudo, os empregadores também relataram a descoberta de conteúdos que tornaram os candidatos mais atraentes: 57% mencionaram que o candidato transmitiu uma imagem profissional; 50% revelaram boa sensação em relação à personalidade do avaliado; e 50% se depararam com uma ampla gama de interesses do candidato.
É notável a utilização das redes sociais para vislumbrar o comportamento do candidato e sua personalidade fora da entrevista, identificando como o profissional se encaixaria na cultura da empresa. O recrutamento nas redes sociais é uma realidade e pode trazer frutos às corporações.
No Brasil a tendência também se confirma com o aumento no uso da Internet e Redes sociais. Segundo dados do IBOPE Media, no primeiro trimestre, o Brasil passou da casa dos 100 milhões de pessoas com acesso à Internet. Com 102,3 milhões, o período apresentou um crescimento de 9% em relação ao terceiro trimestre do ano anterior, que fechou com 94,2 milhões.
O brasileiro está mais online, e o principal, cada vez mais ágil na captura de informações. As redes sociais também são utilizadas intensamente: o Facebook já computa 67 milhões de perfis com origem nacional, registrando um crescimento de 458% em sua base de participantes no Brasil em um período de dois anos. O LinkedIn, rede social mais voltada para o mundo profissional, possui mais de 13 milhões de usuários brasileiros. De acordo com o próprio CEO da rede no país, o site pretende alcançar agora pessoas que não estão efetivamente procurando por vagas, mas que estariam dispostos a ouvir propostas.
A prática em utilizar redes sociais para fins profissionais está cada vez mais em alta, afinal, são rios de informações que podem auxiliar o recrutador a traçar um perfil do candidato.

3 coisas que você precisa saber sobre a criatividade


Primeira coisa: a criatividade não é um mistério

Redação, Administradores.com, 

Você dá valor à criatividade em seu negócio ou ambiente de trabalho? Se sua resposta não foi um grande e enfático "sim", saiba que está na hora de repensar sua postura. "A criatividade é geralmente negligenciada. As pessoas de negócios tendem a pensar que o que elas fazem é algo muito planejado, muito organizado, muito estratégico, e é claro que deveria ser, mas os negócios não poderão prosperar, especialmente sob condições de competitividade moderna, sem inovação, e a inovação depende da criatividade", afirma a professora da Universidade de Harvard Teresa Amabile, especialista em criatividade.
Amabile, que pesquisa sobre criatividade há mais de 35 anos e é autora do “The Progress Principle”, livro referência em criatividade corporativa, falou sobre o tema na nova temporada do"Leadership: a Master Class", disponível para assinantes do Administradores Premium. Abaixo, elencamos alguns pontos fundamentais para entender a criatividade, de acordo com Amabile:
1. A criatividade não é um mistério
Devemos à criatividade alguns dos maiores progressos da humanidade. Por ser uma força tão forte, acabamos criando ao redor dela uma aura de mistério. A verdade é que ela é bem simples. "Criatividade é a produção de tudo, seja uma ideia, um produto tangível, um desempenho, tudo que é moderno e adequado. Nos negócios, criatividade é fazer algo diferente do que já foi feito, algo que contribua para uma finalidade válida", afirma a professora Teresa Amabile.
2. A criatividade nasce em qualquer lugar
É um mito a ideia de que a criatividade ocorre apenas na área das artes. "Criatividade pode acontecer em qualquer domínio de esforço humano, em geral, contanto que as pessoas estejam fazendo algo novo que funcione, que seja possível", explica a especialista. 
3. É preciso conhecimento para ser criativo
Amabile defende que, para ser criativo, é preciso primeiro ter um conjunto de habilidades. "Você nunca será capaz de ser inovador em física nuclear a menos que você saiba algo, provavelmente muito, sobre física nuclear. Então você deve ter aprofundamento na
área que você trabalha, seja nas artes, matemática, marketing, qualquer que seja", afirma. A especialista conta que esse aprofundamento depende de talento, algo que nos é parcialmente inato, mas que também depende muito de experiência, e de
treinamento, seja formal ou informal.
Você pode assistir aqui ao trailer da nova temporada de Leadership: a Master Class. Para ver o conteúdo completo, além de ter acesso a outros cursos e workshops e uma série de benefícios como destaque para publicação de artigos, assinatura da revista digital Administradores, basta assinar o Administradores Premium. Saiba mais aqui: https://www.administradores.com.br/premium

quinta-feira, 5 de maio de 2016

7 lições de marketing que aprendi com os vendedores ambulantes de praia


POR   EM MAIO 4, 2016
Olá, eu sou a Izabela e vou estrear o “Enredos da Samba”, seção em que um funcionário que não seja do time de conteúdo, é convidado para escrever um artigo para este Blog. Sou designer de conversão no time de comunicação da Samba Tech e nunca havia escrito nada para a empresa. Porém, a partir do convite e de uma viagem à praia, tive inspiração para criar este artigo.
Recentemente, passei minhas férias no Rio de Janeiro, onde tive contato com vários vendedores ambulantes de praia e, durante esse tempo, observei asestratégias de marketing que eles, mesmo inconscientemente, utilizam para realizar suas vendas. Quando parei pra analisar, reparei que elas dão ótimas lições de marketing e podem ser aplicadas em qualquer negócio relacionado com vendas.
A concorrência entre esses ambulantes é grande, porque várias pessoas vendem o mesmo produto.  Sendo assim, é preciso “quebrar a cabeça” para encontrar meios de se destacar e ganhar a preferência do consumidor, e é nesse momento que ótimas estratégias de vendas são criadas.
Então, com base nessas observações, listei 7 lições de marketing para você se inspirar e aplicar no seu negócio.
Vamos lá!

01. Dê adjetivos para o seu produto para despertar mais interesse no consumidor

Imagine que você esteja na praia, morrendo de calor, e escute alguém gritando: “Olha a cerveja gelada!”. Você pode até não notar, mas o adjetivo “gelada”, provavelmente te remeterá a resolução do seu problema, que é o calor, e aumentará sua vontade de comprar a cerveja.
Esse caso exemplifica como mostrar as qualidades de um produto e a resolução de um problema logo na oferta inicial, é algo que acelera o desejo de compra. Não é sempre que o consumidor sabe o que ele quer comprar e o por quê, por isso, é importante você deixar os benefícios claros.
Além do mais, todo mundo prefere comprar a “cerveja gelada” ou a “empada quentinha”, em vez de somente a cerveja ou a empada. Os adjetivos ajudam a criar mais valor para seu produto, deixando-o claramente mais atrativo e desejado.
Experimente adicionar adjetivos em suas ofertas e meça os resultados!

02. Construa algum detalhe que te faça único

“Eu te darei o céu meu bem e um picolé cai bem”
Esse era o jingle cantado por um vendedor de picolés que conheci em uma viagem à praia que fiz anos atrás. Lembro dele até hoje não pelos picolés, pois vários outros vendedores  ofereciam produtos idênticos, mas pela paródia que ele cantava e que fazia com que eu o identificasse de longe.
Hoje em dia, com o mercado cada vez mais concorrido e com ofertas de mercadorias muito parecidas, é importante que você encontre formas de se destacar além do seu produto ou serviço. Procure algum ponto em que você seja único e inovador e invista nele para se destacar frente aos seus concorrentes.

03. Esteja sempre presente

Se o seu cliente estiver morrendo de sede e você não estiver por perto, mesmo que ele goste muito do seu serviço, provavelmente comprará a água do concorrente. Ele tem uma necessidade e ela precisa ser atendida, seja por você ou por outro.
Por isso é tão importante você estar sempre disponível para o seu cliente. Estar disponível não significa trabalhar de domingo a domingo, 24hrs por dia, mas ter canais, como por exemplo e-mails, sites, anúncios, formulários de contatos e telefones, que possibilitem que o cliente te encontre mesmo que você não esteja fisicamente do lado dele. Isso facilita a aproximação entre sua marca e o cliente, faz com que ele veja que a empresa está sempre presente e evita que ele “beba a água do concorrente.”.

04. Não passe despercebido mas também não incomode o seu cliente na abordagem

Sabe aquele vendedor que te aborda de forma invasiva para oferecer alguma coisa enquanto você está tranquilo curtindo uma praia? Da uma sensação de invasão horrível, né!? Porém se o vendedor passar pela areia mudo, sem mostrar nenhuma placa, e sem abordar ninguém, ele provavelmente não será notado e não fará nenhuma venda.
Assim como ocorre com esses vendedores ambulantes, uma empresa não deve ser invasiva, incômoda, mas também precisa marcar presença frente a concorrência. Ou seja, o segredo é achar um meio termo na divulgação para ser notada sem incomodar o cliente.
Tomar cuidado com a compra e venda de informações de pessoas, com a linguagem dos anúncios e suas estratégias de retargueting e interação, já é um bom começo.

05. Seja bem humorado

Já imaginou andar na praia de ponta a ponta, o dia todo, oferecendo o seu produto com aquele sol escaldante? Deve ser muito desgastante, né?! Mesmo assim é raro encontrar algum ambulante que transmita essa sensação para o cliente. Muito pelo contrário, a maioria dos vendedores de praia são bem humorados e simpáticos, o que ajuda muito nas vendas.
Siga esse exemplo e não leve o estresse do trabalho para suas negociações. Trate o cliente bem, não deixe que ele note qualquer problema interno da empresa e garanta sua satisfação do início ao fim.

06. Caracterize-se

É muito mais legal comprar um acarajé de alguém fantasiado de baiana, certo? E comprar aquela esfiha do vendedor vestido de Árabe? Tem até um gosto diferente!
Com essa caracterização, o vendedor traz toda a experiência do contexto do que ele está vendendo para o cliente e deixa seu produto muito mais atrativo. É como se fosse um storytelling, em que o vendedor utiliza recursos visuais para transmitir a história do seu produto e assim reforçar aspectos como tradição, gosto, cultura e muito mais!.
Seguindo esse exemplo, procure algo que represente a história do seu produto e tente inserir no seu marketing. Essa caracterização humaniza o que você está vendendo, e faz o seu cliente se envolver mais com sua marca.

07. Depois de fazer a venda, ofereça a melhor experiência possível para seu cliente

Não adianta vender um queijo coalho e entregar-lo para o cliente todo queimado, ou ser grosso na hora de se despedir. Afinal, você pode até ter garantido o dinheiro de uma venda, porém se o cliente não ficar satisfeito com o serviço e o tratamento, ele não voltará a comprar de você e nem te indicará para outras pessoas.
Em uma era em que todos estão conectados e o consumidor tem cada vez mais voz e representatividade, principalmente pela internet, não entregar o prometido em sua oferta, tratar as pessoas com indiferença ou rudeza, pode acabar com todas as suas chances de fidelizar um cliente e isso pode representar o fracasso do seu negócio.  
Lembre-se que tão importante quanto realizar uma venda, é garantir uma boa experiência para o cliente para que ele seja fidelizado e nem pense em apelar para a concorrência.

Agora que você já conferiu as 7 dicas, viu como elas não estão tão distantes assim da realidade do seu negócio? Tanto na praia quanto na sua empresa, elas são diferenciais para que você se torne mais competitivo e único.
E você, também aprendeu algumas lições de marketing de forma inusitada? Então compartilhe comigo nos comentários. Vamos trocar experiências!

quarta-feira, 4 de maio de 2016

20 perguntas de entrevista que medem inteligência emocional


por: Afonso Bazolli


02 de maio de 2016 - 18:00
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Por: Camila Pati
A maneira como você reage a situações adversas, conflitos e negociações no trabalho tem como base suas emoções.
Daí a importância da inteligência emocional no trabalho. Afinal, os sentimentos têm ação fundamental nas mais importantes decisões de carreira e podem ser usados a seu favor ou não.
Já há algum tempo que empresas e recrutadores sabem disso. Estatísticas indicam que, se uma pessoa é contratada por sua capacidade técnica ou estratégica, é o seu comportamento que vai decidir ou não pela sua permanência na empresa. Dificuldades de relacionamento são o motivo número um para demissões.
Por isso, questões com foco comportamental são frequentes em entrevistas de emprego. Phil Johnson, fundador do Master of Business Leadership (MBL), plataforma online de coaching, publicou algumas na sua página no LinkedIn. Confira 20 perguntas que recrutadores fazem quando querem saber o nível de inteligência emocional de um candidato:
1. Por que este cargo o interessa?
2. Quais resultados você quer alcançar?
3. Como este cargo vai ajudá-lo a alcançar o que você quer?
4. Quais são seus pontos fortes?
5. Quem é responsável pelos seus resultados?
6. O que faz você rir?
7. Qual foi a última vez que você se sentiu envergonhado?
8. O que aconteceu? Como lidou com a situação?
9. Que tipos de atividade te dão mais energia e ânimo?
10. Como você se diverte?
11. Diga dois hábitos que você acha que são bons para você.
12. O quão bom você é em aceitar ajuda a outras pessoas?
13. O quão bom você é em pedir ajuda a outras pessoas?
14. Fale sobre uma “batalha” interna que você enfrenta diariamente.
15. O que o deixa bravo?
16. Por qual aspecto do seu trabalho você é apaixonado?
17. Como você poderia trazer mais equilíbrio para sua vida?
18. Quem o inspira? Por quê?
19. Em um dia comum, você se considera uma pessoa com alto ou baixo nível de energia?
20. Em um dia comum, o seu foco está em tarefas e resultados ou em pessoas e emoções?