segunda-feira, 5 de outubro de 2015

5 passos para um e-mail marketing eficiente

Em tempos de Facebook, LinkedIn e WhatsApp, o e-mail marketing pode até parecer obsoleto. No entanto, continua sendo a ferramenta mais eficiente para obter um desempenho melhor em vendas. Para isso, é preciso usar essa ferramenta da maneira correta e aliada a estratégias bem elaboradas.
São diversas as pesquisas realizadas acerca da efetividade do e-mail marketing. As mesmas também informam que ele é o preferido pelos usuários no momento de receber informações, novidades e promoções.
A McKinsey&Company realizou uma pesquisa na qual se constatou que o e-mail marketing é mais eficaz que a união entre as redes sociais Facebook e Twitter. Sabe quantas vezes? 40 vezes mais eficaz! E os dados não param por aí, a velocidade para compra em comparação às redes sociais é 3x superior.
Já a Channel Preferences Survey apontou que o e-mail marketing é o canal de relacionamento utilizado com mais frequência em todo o universo digital. Além disso, surpreendeu ao relatar que 91% das pessoas pesquisadas olham seus e-mails diariamente, enquanto que 57% e 30% das pessoas verificam o Facebook e Twitter, respectivamente. Ainda, a Soasta informou através de sua pesquisa que cerca de 67% das pessoas conferem os seus e-mails antes mesmo de tomar o café da manhã.
Outros dados interessantes são oriundos de pesquisa feita pela mediapost.com, através da qual denota-se que o ROI em e-mail marketing é de 40 dólares faturados a partir de 1 dólar investido. Assim, é um fator que deve ser valorizado, afinal, outras publicidades geram apenas 17 dólares faturados a partir de 1 dólar investido.

Evoluções do e-mail marketing

Inicialmente o e-mail marketing era realizado através das newsletter. Dessa maneira, simples e prática, um e-mail era enviado para cada usuário cadastrado na base de contatos, não havendo qualquer tipo de segmentação ou filtragem.
Posteriormente, foi necessária a utilização de e-mails segmentados para que os e-mails fossem focados de acordo com os interesses dos usuários cadastrados na base de contatos. Em sequência, iniciou-se a automação do marketing, também conhecido como auto-responder. As séries de e-mails eram previamente programadas e depois enviadas de maneira automática.
Uma atualização foi necessária nesse sistema, criando-se uma lista dinâmica dividindo os usuários cadastrados na base de contatos por estágio de compras. Dessa forma, o usuário (lead) era pesquisado e verificava-se em qual estágio de compras ele estava inserido.
Por fim, o Workflow completo trouxe a automação necessária para o e-mail marketing. O lead não precisa ser pró-ativo fazendo requerimento por um produto ou serviço. O próprio software é que faz a interação com o lead e procede com a compra.

5 maneiras de aumentar o potencial do seu e-mail marketing

Planeje

Não basta enviar um e-mail. Para desenvolver uma campanha de e-mail marketing que dê resultados é preciso planejar. Atualmente, as campanhas geralmente envolvem sequências de e-mails. Em cada parte desta sequência, é oferecido um conteúdo útil para o potencial cliente (ou “lead”). Até que, no final, é realizada a venda.
Esse processo é ideal para estabelecer a autoridade e competência da sua empresa. Além disso, ele aos poucos leva o lead a perceber uma necessidade ou desejo pelo que você tem a oferecer. Essa é uma abordagem mais sutil e eficiente do que os e-mails marketing tradicionais, que não possuem continuidade e vão direto ao ponto: vender.

Atenção ao texto

Existem vários aspectos textuais que precisam ser observados para desenvolver um e-mail marketing que dê resultados de verdade. Isso vai desde a frase escolhida para o assunto, que é a “primeira impressão” do seu e-mail, até o cuidado com a forma da mensagem.
Atualmente, a maioria dos especialistas recomenda uma abordagem mais informal – como uma conversa entre amigos. Isso tem duas vantagens: engana o serviço de e-mail, evitando que sua mensagem seja enviada diretamente para a caixa de SPAM; e ainda desperta a curiosidade e a empatia no lead.
Porém, tome cuidado. A abordagem informal significa ser curto, direto e amigável. Mas ainda é preciso ter atenção ao bom uso da língua portuguesa. E lembre-se: nada de ficar enrolando! Se o conteúdo não for interessante, você pode até ter taxas altas de abertura nos seu e-mail marketing, mas a conversão continuará baixa.

Visual atrativo e responsivo

Se o texto é importante, o visual do seu e-mail marketing é ainda mais crucial. Ele deve ser atrativo, mas sem exageros. Cuidado com a escolha de cores muito agressivas. Além disso, atenção para não criar e-mails com muitas imagens e pesados demais, isso pode causar problemas técnicos (como dificuldade e lentidão para abrir).
Além de ser agradável aos olhos, o visual precisa também ser otimizado para aparelhos móveis – já que muitas pessoas acessam o e-mail o dia todo através do smartphone. Para completar, garanta que o seu e-mail tenha botões de call-to-action. Eles facilitam e aceleram as ações que dependem do lead; por exemplo, botões de comprar ou curtir.

Contrate uma consultoria

Embora não seja impossível criar sozinho uma campanha de e-mail marketing que dê resultados, é preciso saber o que você está fazendo. E a melhor maneira de começar é contratando uma consultoria. Consultores podem ensinar você a pescar o peixe do e-mail marketing eficiente.
Os consultores irão ajudá-lo nos estágios iniciais. Basicamente, este trabalho consiste em avaliar o perfil da sua empresa e dos seus clientes, e definir as melhores técnicas. Tudo é feito com base em tendências e na expertise acumulada. Este é um serviço que a Marketeria se orgulha de oferecer. Com o tempo, as bases estarão solidamente estabelecidas, e você poderá dar andamento a este processo sozinho.

Monitore os resultados

Não basta criar uma campanha de e-mail marketing, soltá-la no mundo e torcer para que dê resultados. É preciso monitorar. Alguns dos principais números que você precisa observar são as taxas de rejeição, de abertura e de cliques.
Se as taxas de rejeição (ou seja, e-mails deletados ou enviados para o SPAM) forem muito altas, isso aponta para um provável problema no assunto do seu e-mail. Se a taxa de abertura for alta, mas a taxa de cliques for baixa, você tem um bom assunto – mas o conteúdo ou o visual não estão atendendo às expectativas. Para concluir, se você tiver altas taxas de cliques, parabéns! Esse é o resultado que todos desejam alcançar com uma campanha de e-mail marketing.
Fonte:http://marketeria.net.br/5-passos-para-um-e-mail-marketing-eficiente/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+marketeria-mktdigital+%28Marketeria+-+Neg%C3%B3cios+na+Internet%29

domingo, 4 de outubro de 2015

Para combater a Rádio Peão aposte em uma estratégia eficaz de comunicação

Por Vanessa Guimarães
A Rádio Peão ou Rádio Corredor, nomes mais populares para as famosas conversas paralelas que acontecem nos ambientes de trabalho e nos bate-papos durante os intervalos, é o canal informal mais utilizado pelos funcionários para propagar acontecimentos recentes e se manter bem informado de tudo o que acontece dentro da instituição.
A troca de informações entre os colaboradores pode causar ruídos na comunicação interna das empresas, uma vez que a fonte das notícias não é confiável e normalmente é baseada em fofoca.
O problema deste tipo de comunicação é que na maioria das vezes, a informação chega de forma deturpada e causa transtornos, preocupações e até estresse entre os funcionários.
Em empresas de médio e grande porte, o problema pode ser ainda mais grave, pois quanto maior o quadro de funcionários, mais o rumor cresce. Um mal entendido pode causar uma crise interna se não for identificado a tempo e bem administrado.
Uma pesquisa realizada pela FSB Pesquisa, sobre Comunicação Organizacional, titulado como Mapa da Comunicação Brasileira 2011, entrevistou 100 empresas, sendo que 85 dos entrevistados se declararam responsáveis também pela Comunicação Interna em suas organizações. Participaram da pesquisa 30 gestores da Comunicação em órgãos públicos, 40 em empresas brasileiras e 30 em empresas estrangeiras com operações no Brasil.
pesquisa revelou que as equipes de comunicação que estão diretamente ligadas ao setor de RH da empresa, fazem o papel apenas de repasse das informações solicitadas pela alta gestão, na maioria das vezes, sem um conhecimento prévio do seu público, afinal, existe uma grande diferença entre informar e comunicar.
Os dados revelaram também que a participação dos funcionários na elaboração dos conteúdos é mais comum nas empresas brasileiras.
Dentre os canais de comunicação interna pesquisados, os que mais tiveram adesão ao longo dos anos foram o e-mail marketing e a comunicação face a face, que alcançou um percentual de 80% de aceitação entre os funcionários brasileiros. Isso mostra que o diálogo entre os líderes e seus subordinados é eficaz e indispensável dentro das organizações.
Ser um bom líder significa se comunicar adequadamente com sua equipe. O papel da comunicação interna também é a relação interpessoal através de um bom diálogo. O famoso ditado que diz que não se deve misturar a vida pessoal com a vida profissional, pode não ter valor neste momento. Muitas vezes as experiências pessoais influenciarão no comportamento e até no rendimento dos profissionais durante o expediente.
Entender a fase pela qual os colaboradores estão passando pode ser fundamental para melhorar o ambiente de trabalho. Escutá-los e conversar com eles é muito importante. Tornar a comunicação mais “humanizada” e aproximar mais a liderança dos funcionários é uma das estratégias que impactam diretamente no comportamento e no desenvolvimento daquele funcionário.
Muitas vezes cumprimentar o colaborador, perguntar como foi o seu dia, como está sua família e se ele se identifica com o que faz, também são formas de valorizá-lo e uma oportunidade para mostrar interesse no seu desenvolvimento pessoal e profissional.
A valorização da cultura institucional, informando com transparência e veracidade sobre as decisões que movem a empresa, também é outro ingrediente importantíssimo que não pode faltar quando se trata de comunicação interna.
Toda empresa precisa deixar claro seus objetivos e suas metas, tendo como base sua missão, sua visão e seus valores. Algumas ideias simples podem fazer toda a diferença, como a distribuição de um Manual de Boas-Vindas durante o evento de integração, a atualização periódica do Jornal Mural, palestras internas com convidados externos, vídeos institucionais e motivacionais, publicações impressas (House Organ e revistas com conteúdo específico para os stakeholders) e TV Corporativa.
Seguindo algumas premissas é possível elaborar um Plano de Comunicação completo e personalizado, que se adeque às necessidades da empresa e atinja todos os stakeholders, “cortando pela raiz” as principais causas da Rádio Peão. As palavras de ordem são: planejar, traçar objetivos específicos, estabelecer metas para os objetivos, usar indicadores para medir o desempenho e definir as mensagens que se deseja medir. 
A realização de uma pesquisa interna ajudará a mensurar os resultados das ações implementadas a curto e médio prazo. Com as informações em mãos, estruture, mapeie, crie gráficos e comece a divulgar. Com dedicação e foco, os resultados aparecerão. Mãos à obra!

terça-feira, 29 de setembro de 2015

5 megatendências que impactarão o futuro, segundo a PwC


Cenário global vem sendo revolucionado por grandes transformações que mudarão a forma de consumo e a maneira com que as marcas lidam com seus clientes

Por Priscilla Oliveira | 28/09/2015

priscilla@mundodomarketing.com.br


As constantes transformações no cenário mundial estão trazendo novas oportunidades para o mercado e consumidores. São movimentos relacionados ao deslocamento do centro do poder econômico, urbanização, alterações climáticas e demográficas, além dos avanços na tecnologia. A todo momento surgem novidades relacionadas aos impactos que esses movimentos causam na sociedade e criam questionamento nas áreas estratégicas das companhias de como lidar com essas forças.
Conseguir manter o controle da situação e criar situações favoráveis a si é um dos maiores desafios das marcas, segundo o relatório de Megatendências da PwC. Se posicionar como passivo a tudo que acontece no mundo pode ser prejudicial à empresa, contudo, as que se posicionarem de maneira adaptável ao que ocorre tendem a se sobressair e ganhar a confiança do consumidor.
O momento atual do mundo traz inovações a todo instante. Em nenhuma outra fase da história as transformações sociais ocorreram em períodos tão curtos. Apenas no século XX foram criadas, pelo menos, sete tecnologias que ainda se refletem em outras mudanças – internet, biotecnologia, automóvel e produção de massa são alguns exemplos. Enquanto isso, no século anterior, as ferrovias e a eletricidade eram as grandes sensações. Para a atualidade, a nanotecnologia já não é novidade e nos traz possibilidades variadas em diversos segmentos.
Do mesmo modo, tradicionais pensamentos e conceitos estão sendo deixados para traz, como os países tidos como potenciais mundiais, definição de privacidade, questões de mobilidade e preocupações ambientais. Líderes de empresas dos mais diversos portes já sentem algumas dessas megatendências se desenhando em suas rotinas e estão se preparando para não perder mercado. Essas ações são importantes para enfrentar os percalços que podem surgir junto com essas novidades e impedir que as empresas fiquem paradas no tempo e sejam engolidas pela concorrência melhor preparada.
A seguir mostramos as cinco transformações que o mundo está vivendo e analisamos como é possível se adaptar a ela e prosperar.
1 - Mudanças demográficas
Algumas sociedades estão envelhecendo rapidamente, enquanto outras são jovens e estão crescendo, o que criará mais mão de obra e ampliará o mercado consumidor. Essas divergências trazem impactos na economia, seja no suprimento de recursos ou em aspirações pessoais. Embora haja uma tendência de expansão da população mundial, há um novo comportamento nas famílias quanto ao número de integrantes, que altera a taxa de natalidade e a longo prazo pode afetar a economia com baixa mão-de-obra, além de impactar o sistema previdenciário. Esse caminho já é esperado no Brasil, onde o bônus demográfico que impulsiona o crescimento do país deve estacionar em 2030.
A Índia, por outro lado, deve alimentar o mercado com um milhão de trabalhadores a cada mês nos próximos 20 anos. Na Europa, a idade média da população deve ser de 43 anos em 2020 e na China de 38 anos. Em paralelo, o mundo está ficando mais rico, principalmente na Ásia, o que mudará as formas de consumo das pessoas – principalmente nas áreas de cultura, serviços e saúde. Haverá também uma pressão em relação à produção de alimentos, já que haverá diminuição da pobreza. Com isso, será preciso encontrar soluções e tecnologia para reduzir desperdícios e aumentar a produtividade no campo.
No Brasil, a tendência é de que haverá uma pressão social maior em relação ao setor de empregos, especialmente para os mais velhos. Uma das grandes dificuldades dos empregadores será encontrar e reter talentos. Para isso, essas companhias precisarão fornecer treinamentos e ferramentas digitais de comunicação a fim de permitir que os colaboradores trabalhem de forma independente e gerenciem seu próprio tempo. Com tudo isso, uma nova base de clientes virá mais alerta e atenta às próprias necessidades.
2 - Urbanização acelerada
O rápido processo de urbanização tende a acelerar ainda mais nas próximas décadas e forçará toda a infraestrutura das grandes cidades. Nos países emergentes novas metrópoles surgirão, indo muito além de capitais ou regiões tradicionalmente conhecidas. Para que tudo ocorra de maneira ordenada, no entanto, será preciso investimentos e soluções inteligentes. Segundo o Departamento das Nações Unidas para Assuntos Econômicos e Sociais, a previsão é de que em quatro décadas a população urbana mundial aumente 72%.
Um dos maiores problemas está em como oferecer condições básicas de qualidade em transporte público, saúde e abastecimento de água, além de educação, segurança e habitação. Será preciso intervenção para organizar o fluxo de pessoas nesses centros, uma vez que o número de pessoas que vivem em favelas urbanas aumentou cerca de 30% no mundo desde a década de 1990. O desafio do Brasil será buscar novas fontes de financiamento, diante das limitações orçamentárias do governo.
Nesse sentido, o uso da tecnologia será crucial nos projetos de planejamento urbano, incluindo questões de mobilidade. Isso reduzirá tanto o trânsito, quanto a poluição. Com necessidades cada vez mais urgentes, os consumidores buscam conveniência e estão dispostos a pagar mais caro por isso. As empresas devem inovar para ganhar destaque e confiança da população.
Para que no futuro o crescimento urbano não prejudique a população será preciso transformar a concepção do que é entendido por “cidade” atualmente. Isso inclui questões como consumo colaborativo, que alterará a percepção do que “é meu e seu”. Desde já as empresas podem pensar como se reinventarão para estarem inseridas nessa nova metrópole.
3 - Deslocamento do poder econômico
Nos últimos anos, o equilíbrio global do poder econômico vem mudando, saindo das mãos dos países desenvolvidos para aqueles que estão em processo de crescimento. Essa nova frente trará oportunidades para mercados internos e até mesmo externos que estão consolidados em suas regiões e almejam crescimento. Brasil, Índia, Rússia, México, Indonésia, Turquia e China estão entre as futuras potências, apesar das quedas e riscos que o ano de 2015 vem trazendo a essas regiões. Antes tidos como centros de produção e trabalho, agora são reconhecidos como economias orientadas para o consumo.
As previsões não tiram os Estados Unidos do centro mundial, mas desmembra toda a força em outras regiões que mantêm suas particularidades – a China, por exemplo, deve manter-se totalitária e voltada ao seu público interno. Essa reordenação mundial desencadeará um realinhamento nas atividades de negócios e no poder de consumo global, afetando não apenas o PIB, como consumo de água, energia, alimento e o comércio. As economias dessas nações avançarão acima da média global graças à ascensão social de suas populações, sustentada pelo aumento de consumo e investimentos em setores básicos.
As nações que souberem aproveitar melhor suas vantagens internas terão maior poder de negociação e poderão estabelecer acordos comerciais com diversos parceiros ao invés de se concentrarem em blocos específicos, o que trará mais oportunidades de ampliação de mercados. Além disso, as pressões exercidas pelo aumento do consumo podem fazer suscitar conflitos ou flexibilidades de determinadas áreas, como o agronegócio, por exemplo. No momento em que os líderes de todo mundo buscam alternativas para suas populações, alguns países podem se destacar e demonstrar potencial para suprir outras demandas.
Tratar os demais mercados de maneira diferenciada e respeitando as diferenças - que entre as futuras potências é grande – pode fazer com que as empresas criem laços promissores. Por outro lado, será importante ficar longe de conflitos, principalmente os cibernéticos que tendem a surgir entre as atuais potências globais.
4 - Mudanças climáticas e escassez de recursos
As emissões globais de carbono pela queima de combustíveis fósseis devem crescer 16% até 2030, segundo levantamento da PwC. No mesmo período, a temperatura média do planeta subirá entre 0,5 e 1,5 graus Celsius. O aumento da população mundial, principalmente nas capitais, afetará nosso meio ambiente mais ainda e provocará disputas por recursos naturais. A demanda aumentará de forma intensiva nos próximos 15 anos, segundo o Conselho Nacional de Inteligência dos Estados Unidos.
Essa megatendência já gera uma preocupação nas companhias, porque resultará em uma maior competição por esses bens. Desde já os empresários devem se antecipar a possíveis crises, identificando e gerenciando riscos e oportunidades. A colaboração da indústria com fornecedores será de extrema importância com investimentos em soluções que tragam benefícios na cadeia de abastecimento.
As comunidades por si só pressionarão as empresas a utilizarem conscientemente os recursos, o que poderá resultar em novos produtos e serviços para as pessoas. O que hoje causa algum tipo de impacto já não será mais tolerado, isso porque independente de qual recurso seja, ele afetará outro. A agricultura precisa de água para gerar alimentos, assim como precisa de energia, que para ser gerada precisa de bacias hídricas cheias. A sustentabilidade deixará de ser algo à parte ou complementar para se tornar essencial para a sobrevivência da empresa. Criar novas tecnologias que ajudem a repensar esse tipo de consumo é algo que os empresários e CEOs já podem fazer.
No Brasil, a falta de água já é uma realidade, principalmente na região sudeste, onde concentram-se grandes cidades. Apesar de um grande clima de tensão pairar sobre o mundo dos negócios por conta da pior estiagem em 84 anos, companhias sustentáveis e criativas estão se destacando. O momento é de alerta muitos, mas também de crescimento e lucros altos outros.
5 - Avanços tecnológicos
Um fluxo permanente de inovações está criando tecnologias cada vez mais poderosas – da nanotecnologia à robótica -, cuja utilização é limitada apenas pela imaginação humana. Um caminho de oportunidades está aberto a todas as companhias que buscarem uma ruptura de seus modos de trabalho. Cerca de 93% dos líderes de grandes grupos afirmaram em pesquisa da PwC que inovar tornou-se o principal motor de crescimento e geração de valor para elas.
O impacto de soluções digitais tem aparecido cada vez mais frequentes nas estratégias – podem ser social (mídias), ora no mobile (aplicativos), analytics (uso de dados) e cloud (flexibilidade). Essas soluções ligadas à segurança cibernética serão de máxima importância nos próximos cinco anos e precisará ser constante para sobrevivência de uma companhia. A revolução digital deu origem a uma nova geração de usuários-consumidores, preparados para divulgar muito de si mesmos e reclamar quando insatisfeitos. O número de dispositivos móveis e pessoas conectadas também aumentará oferecendo mais um leque de opções para as marcas trabalharem.
No Brasil, 64% das marcas não investem no canal mobile.  O tempo gasto pelos brasileiros com smartphones já é superior ao passado diante da televisão, mas a maioria das empresas ainda negligencia plataforma para dispositivos. De acordo com a Cisco Internet Business, em 2020 haverá sete vezes mais aparelhos conectados do que habitantes no planeta.
Com isso, saem na frente as companhias que já conseguem aliar a inovação em suas estratégias de Marketing, reescrevendo novas regras para o mercado. Para quem ainda se sente acuado ao pensar em disrupção, as oportunidades são muitas: avanços na automação, pesquisa e desenvolvimento em biotecnologia, tecnologia verde e robótica. Todas elas podem ser aplicadas em diversas áreas como saúde ou mesmo nas indústrias. 

sexta-feira, 25 de setembro de 2015

8 melhores destinos brasileiro para viajar sozinho


viajar sozinho







Viajar sozinho é uma experiência única, que muda a forma de interagir com o mundo e vivenciar suas belezas. Antes de pegar a mochila e sair por aí, no entanto, vale a pena avaliar se o destino escolhido é a melhor escolha para viajantes solitários. Para facilitar sua busca, selecionamos os 8 melhores destinos brasileiros para viajar sozinho. Confira:

Recife

O povo hospitaleiro da capital de Pernambuco é uma das grandes razões para que Recife seja uma excelente escolha para quem vai viajar solo. Fazer amizades por lá não será nada difícil e, de quebra, é possível curtir uma cidade que oferece festas animadíssimas e diversas opções de atrações culturais. Não deixe de visitar o Recife antigo e andar sem pressa por suas ruas.

Ouro Preto

Uma das joias do estado de Minas Gerais, Ouro Preto conjuga o espírito jovem de uma cidade universitária com algumas das maiores heranças culturais do Brasil. Se perca pelas ladeiras da cidade mineira, respire a história de algumas das igrejas mais bonitas do país e não deixe de visitar outras cidades históricas que ficam pertinho, como Mariana.

Bonito

Tem espírito aventureiro, não dispensa atividades diurnas e gosta do contato com a natureza? Então Bonito, no Mato Grosso do Sul, é a pedida para você. Mergulho em águas doces, trekking e muita vida selvagem estão entre as atrações locais.

Inhotim

Arte, cultura e história são mais a sua praia? Não tenha dúvidas: pegue suas malas, escolha alguns livros e vá direto para Inhotim, em Minas Gerais, que abriga um dos mais importantes acervos de arte contemporânea do Brasil.

Blumenau

A região sul do país também tem seus atrativos para quem vai viajar sozinho. Um deles é Blumenau, em Santa Catarina. Escolha perfeita para quem não dispensa uma cerveja gelada, a cidade é bem cuidada e não nega suas origens europeias. Além disso, oferece para seus visitantes diversas opções de cervejarias para quem deseja degustar delícias sem pressa.

Vila Velha

O estado do Espírito Santo também reserva surpresas para quem vai viajar sem companhia. Vila Velha oferece diversas opções de lazer: é possível visitar uma das seis praias que cercam a cidade para relaxar e ler um bom livro, comer bem e se divertir nos quiosques e restaurantes da praia da Costa ou até mesmo se arriscar em cima da prancha junto com a galera do surfe na Ponta da Fruta e Barra do Jucu.

Serra do Cipó

Em Minas Gerais, a Serra do Cipó é a pedida para os amantes da natureza. No local, é possível fazer caminhadas e descansar em contato com verde nos intervalos.

Florianópolis

Quem quer descansar, mas não abre mão de estar na cidade grande pode optar por Florianópolis, que conjuga diversas opções de lazer com algumas das mais belas praias do Brasil. Bares, clubes e muita gente bonita são uma combinação que fazem com que a capital de Santa Catarina seja um dos destinos mais procurados do país.
E você, já viveu a experiência de viajar sozinho? Como foi a aventura? Conta pra gente nos comentários!

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Respostas a 4 dúvidas comuns sobre marketing

Você sabe como atrair os primeiros clientes para um novo empreendimento?


meuSucesso.com, 




Afinal, o que é mesmo marketing? E quais são as principais tendências da área para este ano e os próximos? Sou um empreendedor iniciante e não sei como atrair clientes para minha base com pouco investimento. O que posso fazer? Quais as estratégias mais eficientes para que meu negócio não seja engolido pela famigerada guerra de preços? Essas são algumas das dúvidas de assinantes do meuSucesso.com que foram respondidas no Ask, pelo diretor de marketing da T-BDH Capital, Sandro Serzedello.
Com a mediação de Elisia Munareto, Sandro respondeu a questionamentos enviados pelos assinantes por e-mail e em vídeos. Abaixo, reunimos algumas das respostas, que esclarecem dúvidas bastante comuns e que podem ser bastantes úteis para você também. Confira:

Como definir o marketing?

Como explica Sandro, existem várias definições, elaboradas por diferentes pensadores. Alguns dizem que é uma ciência, outros dizem que é arte. Há quem diga que é uma união dessas duas coisas. É um processo, uma atividade. Mas, no fim das contas, todas se direcionam para uma mesma conclusão, que o diretor de marketing da T-BDH resume de maneira mais objetiva.
"Para mim, marketing é criar relacionamento entre pessoas e marcas, visando satisfação e lucro, respectivamente. Existe também uma outra definição que diz que marketing nada mais é do que conquistar e fidelizar clientes. Conquistar e fidelizar clientes é o que resume todo o pensamento, toda a ideia do que é o marketing", afirma Sandro.

Tendências

Um dos assinantes quis saber de Sandro quais são, na análise dele, as principais tendências do marketing para 2015 e os anos seguintes. "Falar sobre tendência é sempre um prazer, mas é um desafio também, porque quando você fala de tendência, você faz uma análise do mercado, uma análise de para onde esse mercado está indo e um pouquinho de futurologia", ressalta Sandro.
"Mas, respondendo à pergunta, quero dizer que a tendência é algo que não vai ser mais uma tendência, que é o marketing digital. Dentro dele é que você vai ver uma tendência muito forte das marcas a investirem cada vez mais em conteúdo e experiência. As marcas estão investindo para um relacionamento cada vez mais próximo com seus consumidores e, por isso, o investimento em marketing de conteúdo e de experiência deve ser cada vez maior", explica Sandro.

Estou começando e tenho poucos recursos. Como gerar leads?

À pergunta deste tópico, Sandro respondeu com uma palavra-chave: ralar. "Embora pareça simplista, a resposta é o que você tem que fazer quando está começando um negócio: tem que ralar, tem que correr atrás, tem que criar diferenciação no teu produto, para você poder atrair uma base de leads cada vez maior. Quem está começando tem que ser criativo. Tem que ralar para inovar, para ter ideias que atraiam seu público. Isso dá muito trabalho. Mas quem vence é quem trabalha muito", destaca.

Quais as estratégias mais eficientes para fugir da guerra de preço e diferenciar um projeto?

A pergunta acima, de certa maneira, já traz a resposta. Diferenciar o produto é o primeiro passo para fugir da guerra de preços. "Se você for brigar por preço, provavelmente vai ficar refém disso. E nessa busca pelo preço melhor, pelo preço menor, muitas vezes você vai ter a qualidade do seu produto colocada em xeque. E isso não é bom, eu não recomendo. Eu sou fã de criar valor para o seu negócio, de criar valor para seu produto, para que seu cliente compreenda que está comprando benefícios e não um produto qualquer", afirma Sandro.

5 conselhos que eu gostaria de ter ouvido nos meus 20 e poucos anos

Quando olho para trás, penso que se eu soubesse de tudo isso quando tinha 20 e poucos anos, talvez eu tivesse aproveitado mais algumas coisas e perdido menos tempo com outras


Seguir + Fernanda Nêute


Em junho desse ano, eu fiz – INACREDITÁVEIS – 34 anos.
Sim, eu sei que não parece (por favor, digam que não parece, tá?), mas nem eu consigo acreditar que já tenho toda essa idade. Na minha cabeça, eu ainda tenho 24.
O engraçado é pensar que quando eu tinha 24, eu não conseguia sequer imaginar como seria a minha vida aos 34 anos. Estava tão, tão distante que era difícil até mesmo vislumbrar.
Não fazia muito tempo que eu tinha terminado a faculdade e tinha acabado de realizar 2 sonhos: conseguir um emprego em uma grande agência e comprar o meu primeiro carro (parcelado em 60 vezes, claro!).
Muita coisa mudou de lá para cá e, como a grande maioria dos meus leitores tem 20 e poucos anos, decidi fazer a tiazona e escrever sobre aquilo que eu gostaria que alguém tivesse me dito quando eu tinha essa idade. Mesmo que talvez, eu não tivesse ouvido.

1. Não se endivide

Por se endividar entenda ter tantas coisas para pagar todo mês que você mal vê o dinheiro passar pela conta bancária no dia do pagamento ou estar sempre no negativo. Quando isso acontece, você se torna refém do seu emprego, do seu salário e esse é o primeiro passo para o descontentamento com a vida.
Será que você realmente precisa comprar tudo o que compra ou viver nos padrões que você vive? Será que você está gastando o seu dinheiro de forma inteligente, com coisas que te fazem realmente feliz? Eu gostaria de ter percebido muito antes que não.

2. Guarde dinheiro

Não para comprar uma casa, um carro melhor ou para viajar nas férias. Guarde dinheiro para ter liberdade de escolha. Quando não temos nenhuma reserva ou guardamos dinheiro com apenas um propósito em mente, deixamos passar oportunidades que poderiam mudar totalmente a nossa vida no futuro.
Eu só fui começar juntar dinheiro depois dos 30 anos. Por isso, quando eu decidi usar esse dinheiro para viajar em vez de comprar um apartamento, muita gente achou que eu estava completamente louca.
A verdade é que eu não tomei essa decisão antes porque estava sempre endividada e sem dinheiro. Além disso, uma casa eu vou ter a vida toda para comprar, mas essa viagem com certeza não seria a mesma se eu fosse ainda mais velha.

3. Invista no seu bem-estar

Acho que a única coisa a qual eu me arrependo na vida é isso. Como eu queria que alguém tivesse me forçado a fazer exercícios físicos, a comer de forma mais saudável, a não tomar sol como uma louca sem protetor, a usar anti-rugas desde os 25 anos e a beber mais água.
Gente, sério, a coisa mais importante que nós temos na vida é a nossa saúde. Eu aprendi isso quando perdi meu pai ainda muito jovem e quanto mais cedo você se der conta disso, melhor. O seu “eu” mais velho vai te agradecer.

4. Não namore ou case com alguém só porque você está com ele ou ela há muito tempo ou porque “é o melhor que você pode arranjar”

Quando eu era mais nova, eu conhecia um cara num dia e no dia seguinte achava que ele era o amor da minha vida. Passava mais duas semanas, eu já estava apaixonada de novo, por outro. Isso sempre me fez pensar se eu realmente saberia quando o cara era realmente O CARA, sabe?
Aí eu comecei namorar para valer. Achei que ele fosse o tal cara. Depois de quase 5 anos, por mais amor que eu sentisse e por mais perfeito que ele fosse, eu não me via casada com ele.
Mesmo com quase 29 anos e achando que eu nunca mais arranjaria um namorado tão bacana, eu decidi terminar e hoje tenho certeza que foi o melhor para nós dois.

5. Assuma a responsabilidade pelas suas escolhas

Eu recebo muitos emails de pessoas cheias de sonhos que, por causa dos pais, do namorado, do que os outros vão pensar, desistem do que sonham.
Cada sonho que deixamos passar vira um fantasminha. E, pode acreditar em mim, um dia ele vai te assombrar.
Se você não muda de cidade por causa dos seus pais, você escolheu abrir mão disso porque não quer decepcioná-los. Se você deixou de tirar um sabático por causa do seu namorado, você escolheu não querer lidar com as consequências de ir mesmo contra a vontade dele.
Nunca culpe os outros pelas coisas que você fez ou deixou de fazer. Mesmo que você não perceba, você fez uma escolha e precisa ser responsável por ela.
Quando olho para trás, penso que se eu soubesse de tudo isso quando tinha 20 e poucos anos, talvez eu tivesse aproveitado mais algumas coisas e perdido menos tempo com outras.
Mas se soubesse, com certeza não teria aprendido nem metade do que aprendi e não poderia escrever esse texto dando alguns pequenos toques para você quem tem 20 a poucos anos, não é?
Por isso, não me arrependo de absolutamente nada. Tudo o que fiz me ajudou a estar aqui.
Agora, aos 34 anos, a minha vida é muito mais maravilhosa do que eu jamais poderia sonhar 10 anos atrás e espero que continue assim nos próximos!
Ah, e aproveitando o texto, quero pedir uma coisa para vocês! Se você está lendo esse texto e tem mais de 44 anos, que tal escrever nos comentários qual a sua idade e o que você gostaria de ter sabido nos seus 30 e poucos anos?

Revista lança campanha pedindo que leitores mandem 'nudes'


"Bora espalhar seus nudes por esse mundão", escreveu a revista TPM em sua página do Facebook


Redação, www.administradores.com, 



Nesta segunda-feira (21), a revista TPM lançou uma campanha nas redes sociais que vem causando polêmica entre o público feminino. Em uma postagem no Facebook, a TPM convida os leitores e leitoras para tirar uma foto sem roupa e enviar para o inbox da página: "bora espalhar seus nudes por esse mundão", escreveu. 
Os "nudes" serão selecionados para ilustrar a edição de outubro da revista, que vai tratar do tema sexo e tecnologia. Foi realizada uma edição na postagem, que acrescentou a informação de que é necessário ser maior de 18 anos para participar. Há também a recomendação de que a foto enviada não apareça o rosto da pessoa, e também que só envie "os seus nudes". 
No entanto, a repercussão da campanha não vem sendo positiva. Diversas pessoas se posicionaram contra a ideia e a classificaram como "desastrosa" e "irresponsável". Os dois primeiros comentários no Facebook da TPM já têm mais curtidas que a própria publicação. Até o momento, a revista não se pronunciou sobre o caso ou reagiu às críticas das leitoras em sua página.
Confira abaixo a postagem feita pela revista TPM no Facebook e os comentários mais curtidos:
A revista então, postou um pedido de desculpas em sua página. "Antes de qualquer coisa, pedimos desculpas. Desculpa. Mesmo. A intenção era outra, e como definitivamente ela não ficou clara, lamentamos e vamos tentar explicar melhor. O tema das próximas revistas é a relação entre sexo e tecnologia. O #mandanude é um dos símbolos dessas novas possibilidades, situações e limites que vêm sendo descobertos, experimentados e discutidos -- gostemos ou não. Um símbolo poderoso, como mostra a repercussão do post", revela a postagem. "Mas #mandanude não é sobre revenge porn. Revenge porn é crime. É a tecnologia a serviço da imbecilidade, e já foi assunto da Tpm", se defendeu ainda a marca dos comentários que reclamavam sobre o uso da palavra vazar.
Confira o post na íntegra: