A produtora de encenações publicitárias 1one Productions criou uma campanha inusitada, talvez até polêmica, para se promover. O vídeo mostra Jesus com seus discípulos no que parece ser uma reunião com uma agência publicitária, para discutir o futuro de sua "marca". Seus milagres, então, seriam ações de marketing. A ideia é mostrar que a produtora é capaz de tornar qualquer "façanha" possível.
segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015
quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015
10 filmes de motivação e liderança para a força de vendas
Escrito por
Gustavo Paulillo
Está precisando de uma dose de motivação para seguir em frente? Fizemos uma lista de 10 filmes que vão ajudar
Um bom vendedor sempre pensa em como melhorar e aumentar a sua motivação, porque sabe que são os responsáveis por ela.
Nem sempre as coisas vão estar bem. Muitas vezes precisamos retirar forças para conseguir nos manter na linha e continuar buscando nossos objetivos.
Uma ótima maneira de se manter motivado é assistindo filmes que podem nos dar o exemplo para continuar seguindo em frente em meio a adversidades e superando obstáculos.
Nós fizemos uma lista com os filmes mais inspiradores. Seria muito bom que você assistisse todos os filmes para ter uma dose extra de motivação.
Dê o play e aumente a sua dose de motivação do dia.
#1. À Procura da felicidade
Este filme dá a cada pessoa de negócios a capacidade de ver a luz no fim do túnel. Com Will Smith e seu filho Jaden Smith.
Baseado em fatos reais e na vida de Chris Gardner, que lutou com a falta de abrigo, enquanto estava tentando vencer na vida, e acabou se tornando um milionário.
Mantenha a cabeça erguida e a fé.
#2. O Homem que Mudou o Jogo
Este filme, também baseado em fatos reais e estrelado por Brad Pitt, conta a história de um treinador de beisebol. Ele mostra o longo caminho de luta que, um dia ou outro, cada empreendedor tem que passar.
Tenha em mente que nada vem fácil, e nunca desista.
Hoje, o modelo desenvolvido pelo time de beisebol é unanimidade no jogo, o que mostra porque o nome nacional do filme é o homem que mudou o jogo. Depois das técnicas implementadas, o beisebol nunca foi o mesmo.
#3. A Rede Social
A existência da rede social Facebook não foi um caminho fácil.
Esse filme mostra que as coisas podem ficar difíceis, a lealdade é fundamental, e portanto, um dos aspectos mais importantes de um parceiro de negócios, empregado e co-fundador.
O mundo lá fora não é justo. Você precisa estar pronto para lidar com todo o tipo de pessoas para fazer o seu trabalho ser excepcional.
#4. Piratas da Informática
Uma visão muito agradável na competitividade no Vale do Silício e da história de Steve Jobs e Bill Gates.
O filme conta a ascensão das 2 maiores empresas de tecnologia do mundo, e como Steve Jobs e Bill Gates se enfrentaram em uma guerra de bastidores para que fossem um empreendedor melhor do que o outro.
O filme mostra um pouco sobre as ações e estratégias que ajudaram Apple e Microsoft a serem as grandes empresas e corporações milionárias que são hoje por conta das atitudes de seus fundadores.
Você está disposto a fazer o trabalho sujo?
#5. Jobs
Todo mundo conhece a história por trás da Apple.
Este filme mostra a vida difícil e emocionante de Steve Jobs, um dos empreendedores mais influentes que já existiu na história, até hoje.
Desde a sua conversa para convencer Steve Wozniak, passando pelos protótipos do Apple I e II, até chegar no Macintosh, o computador pessoal que revolucionou o mercado da tecnologia, o filme mostra que, a paixão e o propósito pelo que fazemos é o maior indicador de sucesso de um empreendedor.
#6. Margin Call – O Dia Antes do Fim
Um grande banco de investimento precisa escolher entre ir à falência ou iniciar uma crise com a venda de pacotes de investimento de alto risco.
Isso tudo precisa ser decidido em uma noite. Faz você pensar sobre a ética do processo de vendas e se você faria qualquer coisa para vender.
#7. O Primeiro Milhão
Nas palavras de Jim Young:
“Não existe tal coisa como uma chamada e nenhuma venda. A venda é feita em todas as ligações que você faz. Ou você vende para o cliente o seu produto, ou ele vende a você uma razão por que não pode comprar de você”.
O filme mostra a vida além da chamada fria, ajuda a pensar em vender e em chegar ao topo.
#8. Wall Street: O Dinheiro Nunca Dorme
Gordon Gekko mostra que a ganância, por falta de uma palavra melhor, é boa. Fazer as coisas nos primeiros dias de Wall Street não é fácil. É uma selva lá fora.
Então, você vai fazer o que é preciso? Se sua reposta for sim, em seguida, saia da cadeira e comece a fazer as coisas.
#9. O sucesso a qualquer preço
Esse é um grande filme sobre vendas, e sobre a rotina sob pressão que os vendedores vivem, diariamente, sobre suas vendas e sobre fazer o seu negócio crescer.
Aqui temos algumas citações no mínimo inusitadas, como “o café é apenas para quem fecha vendas”, e “ABC – always be closing (esteja sempre fechando)”.
O filme mostra a vida de corretores imobiliários (uns mais bem sucedidos do que outros) no início dos anos 90.
Esse filme certamente vai tornar você mais motivado para fazer as coisas acontecerem na sua rotina de vendas.
#10. O Lobo de Wall Street
Baseado na história real do corretor Jordan Belford, em Nova Iorque, do sonho americano à ganância corporativa. Belford vai da miséria para uma vida de corrupção no final dos anos 80.
O que podemos aprender com ele, com exceção da parte da corrupção é que não importa quem você é, ou de onde você é, você pode ter sucesso se você trabalhar para alcança-lo.
Transforme a sua motivação em ação
Agora que você já está pronto e com a sua bateria recarregada, que tal partir para a ação?
Comece a fazer primeiro as atividades de vendas que você tenha mais dificuldade, não esqueça de que, muitas vezes, elas são as que dão os maiores resultados, e não perca o ritmo.
É importante que você esteja preparado para enfrentar os desafios, sem perder a energia e sem pensar em desistir.
Procure pessoas inspiradoras e motivadoras para estarem ao seu lado. Isso vai ajudar a manter a motivação em alta. Se você é um líder ou gestor, vai ainda gostar de saber qual o papel da liderança na motivação da força de vendas.
Certamente os resultados começarem a aparecer, todos saíram ganhando.
quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015
MARKETING DE ATRAÇÃO – COMO FAZER COM QUE OS CLIENTES ACHEM VOCÊ?
Aprenda como o Marketing de Atração ajudará a dobrar o faturamento do seu negócio digital.
Você sabia que cerca de 42% de falência de empresas são causadas por falta de planejamento e 15,41% da mortalidade dessas empresas acontece logo no primeiro ano de funcionamento.
Dados desanimadores não é mesmo? Mas nem tudo está perdido…
Ter novos clientes todos os dias e aumentar o faturamento do seu negócio é algo que todo empreendedor deseja, mas infelizmente apenas uma pequena parte sabe como e o que fazer.
É muito comum iniciar qualquer empreendimento online sem antes ter um planejamento. Acredite, é mais normal do que você imagina!
Existe uma frase que acho muito pertinente, que diz assim:
[Tweet “”O brasileiro nunca tem tempo para planejar, mas sempre precisa arrumar tempo e dinheiro para fazer de novo.””]
Eu já passei por isso…
Cerca de 2 anos atrás resolvi tentar obter uma renda extra. Conversei com alguns amigos no trabalho e me falaram pra vender produtos importados como celulares, roupas e perfumes.
Decidi que iria vender celulares ching-ling(aqueles da China que você comprou). Eu era totalmente inexperiente no assunto. Não tinha nenhum planejamento, não sabia como vender, para quem e como vender..
Por sorte vez ou outra eu conseguia fechar uma venda com algum amigo ou algum parente.
Dava certo? Mais ou menos. Tomei bastante calote.
O fato é que eu não tinha uma estratégia por trás do negócio. Não sabia planejar, não sabia nada sobre estoque e muito menos sabia controlar minhas finanças. Estava totalmente perdido.
Com o passar dos dias eu comecei a estudar e pesquisar na internet s0bre marketing e vendas. Aprendi que investir em marketing é pensar no meu planejamento e na minha saúde financeira. Tenha isto em mente!
Como eu não quero que você passe as mesmas dores de cabeça que tive no passado, espero que este artigo lhe ajude a clarear as coisas e seja como um norte para sua vida.
Neste artigo bastante informal e de fácil compreensão, vou mostrar qual ferramenta poderosa de marketing vem sido utilizado por grandes empresas para conquistar novos clientes.
Continue lendo este artigo para saber mais sobre:
- O que é Marketing de atração ou Inbound Marketing?
- Como aplicar o marketing de atração nos seus negócios.
- Como aplicar o marketing de atração no seu e-commerce.
- Por que investir em Marketing de atração? (parte 2)
- Como utilizar esta estratégia nas mídias sociais? (parte 2)
O QUE É MARKETING DE ATRAÇÃO?
Nos últimos anos, o mundo digital tem crescido de forma assustadora. Segundo uma pesquisa feita pelo IBOPE, cerca de 100 milhões de pessoas com acesso à internet dedicam mais tempo ao digital do que a qualquer outro meio de comunicação, como a TV por exemplo.
Imagine a situação: sexta-feira à noite, final da novela das 9 na TV Globo. O Brasil literalmente para e assisti o tão esperado último capítulo.
Entre um intervalo e outro as empresas apresentam informações sobre um produto, alguma marca ou empresa. visando influenciar a atitude de uma audiência para uma causa, posição ou atuação.
Trata-se de uma propaganda comercial ou publicidade.
Uma pesquisa publicada pelo portal Mashable, 84% dos consumidores entre 25 e 34 anos já deixaram de utilizar uma marca por estas lhe oferecem propaganda invasiva e/ou irregular. (Tweet esta frase)
Outros 44% dos e-mails marketing nunca são abertos; 91% dos consumidores já sedescadastraram do recebimento de newsletters e mais de 200 milhões de consumidores americanos já se cadastraram para não receber telefonemas de empresas(fonte: http://ecommercenews.com.br). (Tweet esta frase)
Este modelo tradicional de marketing, chama-se Outbound marketing e vem sido cada vez menos utilizados pelas empresas justamente por apresentar ao seu consumidor propagandas intrusivas e muito das vezes chata.
Onde eu quero chegar com isso?
Nos dias atuais, o comportamento e atitudes dos consumidores mudaram, ou seja, o usuário quer muito mais interação, muito mais do que uma comunicação unilateral onde as empresas relatam somente aquilo que desejam para o usuário.
Precisamos entender alguns pontos sobre os seu clientes. Anote isso:
- Os consumidores já não são indivíduos isolados;
- As suas decisões não são mais inconscientes, buscam informações, pesquisam, comparam, avaliam, etc.
- Não são mais passivos; através das Mídias Sociais dão seu Feedback.
- Querem referência. Cerca de 90% pessoas são influenciadas por opinião de um amigo e opiniões postadas na Web.
- Querem detalhes e informação de qualidade.
Sabendo disso, as empresas passaram a adotar uma nova forma de marketing, uma nova estratégia. Agora aquele velho marketing onde somente as empresas ditavam aquilo que queriam, está perdendo as forças e dando lugar ao marketing de atração.
Mas afinal, o que é marketing de atração?
Criado desde 2006 e vigorando no Brasil a partir de 2008, o marketing de atração(Inboud Marketing ou Marketing de conteúdo) vem sido utilizado por grande parte dos profissionais de marketing digital como estratégia para atrair o consumidor.
Como o próprio nome diz, o marketing de atração é fundamentado em atrair o cliente até você. É uma teoria contrária ao marketing tradicional.
COMO APLICAR O MARKETING DE ATRAÇÃO?
O jeito mais comum de se aplicar esta estratégia é através das mídias sociais, ou seja, a internet é o local certo para esta prática. O marketing de atração tem como metodologia ensinar ao seu potencial cliente com intuito de educá-lo antes do mesmo realizar uma compra.
As formas de utilização são:
- Blogs
- Podcasts
- Vídeos
- Ebooks
- SEO e entre outras.
Na minha opinião, utilizar o blog é a forma mais barata e a melhor opção para iniciar no marketing de atração.
Existe uma frase que rola no marketing digital que diz: “Não importa o quanto corremos atrás das borboletas (clientes), elas sempre escolhem aqueles jardins mais floridos. Então, cultive flores no seu jardim (blog), de todas as cores”.
É a mais pura verdade…
Dentre as diversas ferramentas que um blog lhe concede, entre elas estão a criação de artigos para seu visitante. É através de artigos como este que você irá conseguir atrair o cliente até você. Você ensina até ele comprar.
Mas não basta apenas ter um blog…
Você precisa ser de alguma forma ser um mentor ao seu visitante. Os seus leitores, o seu cliente ou o seu público alvo, têm que ver você ou sua empresa como líder naquilo que faz.
Você precisa ter os conhecimento e ferramentas necessárias para ensina-los, ter o know-how, de forma que você seja uma solução daquilo que elas procuram.
FIQUE ATUALIZADO!
Receba GRÁTIS dicas exclusivas para meus assinantes. Insira seu email no campo abaixo!
A partir do momento que você tem isso…
Você passa a ser uma pessoa atrativa e de autoridade no seu nicho de atuação. Para onde você for ou o que você indicar elas iram contigo(Atração,amizade/contato e venda).
MARKETING DE ATRAÇÃO NO E-COMMERCE
Um bom e-commerce é aquele que sabe que nem todo visitante da sua loja, é necessariamente um cliente. Nem todos que entram em sua loja virtual realmente querem comprar algo.
Muitos deles são apenas curiosos, estão ali para comparar seu site com os demais, ver preços, prazos, etc…
O que fazer então para atrair o visitante e levá-lo até o botão de compra?
Como já sabemos, o marketing de atração tem a função de educar seu visitante durante a estadia dele no site, até que o mesmo realize uma compra.
O ponto chave para fazer isso é visar o desenvolvimento do seu cliente a partir de conteúdo e informações criadas especificamente para um determinado público.
Quanto mais informação, mais confiança o cliente terá em seu e-commerce.
COMO CRIAR CONTEÚDO DE VALOR PARA O CLIENTE?
Estas dicas servem para quem possui um e-commerce ou não. Antes de começar a criar conteúdo, você precisa saber qual o seu público alvo, a quem seus artigos serão direcionados. Uma das técnicas mais comuns e eficientes é através da criação de buyer personas.
Buyer Persona são apenas representações simplificadas dos clientes ideais de uma empresa. Uma persona é, como o nome sugere, um personagem criado para ajudar sua empresa a compreender melhor quem é o cliente e do que ele precisa.
-> Se você deseja saber mais sobre Buyer Persona, clique aqui para aprender.
Uma vez que você já tenha definido o seu público, está na hora seguir em frente. Vamos a criação do conteúdo!
O profissional responsável por esta parte poderá ser alguém formado emjornalismo, marketing, comunicação ou como na maioria dos casos, você mesmo. Sim você aí meu amigo!
Como já vimos aqui neste artigo, a melhor forma para criar conteúdo é através do blog.
–> Se você não sabe como criar um blog, clique aqui para aprender.
O Processo na hora da criação de conteúdo(artigos) está dividido teoricamente em 3 etapas:
- Descoberta e interesse. O conteúdo criado deve ser atrativo para solucionar algum problema do cliente.
- Consideração e intenção. Nesta etapa o cliente já visitou seu blog, tem a ciência do seu problema e deseja solucioná-lo.
- Avaliação e compra. Neste ponto o cliente faz uma avaliação do seu produto, compara e compra.
Esse processo desde a descoberta do cliente sobre sua loja ou seu negócio, até o ponto final da compra, é o que chamamos de Funil de vendas.
Vamos a um exemplo prático disso.
O e-commerce Bico da Bota, que trabalha com diversas marcas de tênis, publica em seu blog o seguinte artigo:
- Título do artigo: Você pratica atividade física? Saiba qual o tênis ideal para o seu perfil. (Processo 1 do nosso funil de vendas)
- Desenvolvimento do artigo: As melhores marcas que você precisa comprar hoje antes de iniciar sua atividade física. (Processo 2 do nosso funil de vendas)
- Final do artigo: Separamos pra você os 5 tênis utilizados por profissionais no ramo. (Processo 3 do nosso funil de vendas)
Se existe alguma coisa que todos nós queremos, é estar no primeiro lugar dos mecanismos de busca. Um dos maiores e um dos mais conhecidos mundialmente é o gigante Google.
É aí que entra o Blog…
O Google hoje conta com alguns algoritmos que rodam em toda web, avaliam a qualidade e relevância de cada site os adiciona numa espécie de ranking. O predominante nos dias atuais que faz com que seu blog esteja nas primeiras páginas do Google, é justamente o que aprendemos hoje, criar conteúdo e ter relevância.
RESUMO DO ARTIGO
1 – O Marketing de atração tem como metodologia educar o seu visitante até que o mesmo realize uma compra.
2 – O marketing tradicional tem sido cada vez menos utilizado pelas empresas por apresentar excesso de publicidade intrusa aos seus clientes.
3 – A melhor forma de criar conteúdo de valor para seu cliente é através de um blog. Além de ser um investimento barato, o blog lhe dá diversas ferramentas para atrair novos visitantes e clientes.
4 – Para quem possui um e-commerce, utilize o marketing de atração como estratégia de negócio. Não esqueça de praticar o funil de vendas para transformas seus visitantes e clientes.
Se você gostou deste artigo, compartilhe com seus amigos no Facebook e aguarde que em breve teremos a parte 2.
Fonte: http://vendefacil.blog.br/marketing-de-atracao-o-guia-completo/
quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015
Marketing do turismo ainda engatinha no Brasil mesmo depois da Copa
País não explora a diversidade de seu território e maioria dos viajantes, tanto estrangeiros quanto nacionais, concentra-se nas regiões Sudeste e Nordeste
Por Priscilla Oliveira, do Mundo do Marketing | 11/02/2015
priscilla@mundodomarketing.com.br
Diversas cidades e alguns países do mundo já investem em Place Branding, utilizando os fundamentos do Marketing para a construção de uma imagem que atraia o interesse de turistas. O Brasil, no entanto, ainda não consegue colocar a seu favor a diversidade de seu vasto território mesmo depois de um evento do porte da Copa do Mundo de Futebol. Globalmente, os estrangeiros associam o país a praias, a curtição e, até mesmo, a um destino para turismo sexual. As regiões Sudeste e Nordeste concentram a maioria dos viajantes, tanto nacionais quanto de fora do país, o que demonstra a oportunidade latente para explorar outras localidades.
Apesar de o Brasil ter implantado um plano nacional de turismo, os resultados ainda não alcançaram as expectativas, já que a repetição dos roteiros tradicionais continua. Os reflexos ficam evidentes em períodos de festa e em feriados, como o carnaval. Durante a folia, o Rio de Janeiro é a cidade mais procurada, sendo o destino de 33% dos bilhetes aéreos comprados no período, de acordo com pesquisa da agência online ViajaNet. Em seguida, aparecem São Paulo (28%), Salvador (16%), Recife (12%) e Fortaleza (11%).
Não é só a imagem do país que precisa melhorar, mas também o atendimento oferecido aos visitantes. “O brasileiro é um povo muito caloroso. Temos essa fama de sermos muito receptivos, mas precisamos buscar a profissionalização desse carisma e focar mais em experiência. Falta investir na formação de profissionais para clientes exigentes, falando o maior número de línguas, e sofisticar o atendimento. Temos o perfil para crescer nisso”, afirma Rosana de Moraes, Professora da ESPM-Rio e especialista em luxo, Marketing de varejo e serviços, em entrevista ao Mundo do Marketing.
Ação para movimentar economia
O Marketing de lugares tem a capacidade de enriquecer uma região. Desde que algumas cidades dos Estados Unidos passaram a permitir a união civil entre pessoas do mesmo sexo, multiplicaram-se as oportunidades junto ao público LGBT. A preocupação em atrair novos nichos que têm como hábito gastar em viagens e lazer veio na esteira da recessão. Outras nações como a Argentina, Uruguai e Holanda vêm ganhando destaque entre os homossexuais, o que ajudou a impulsionar o mercado de turismo desses países.
O Marketing de lugares tem a capacidade de enriquecer uma região. Desde que algumas cidades dos Estados Unidos passaram a permitir a união civil entre pessoas do mesmo sexo, multiplicaram-se as oportunidades junto ao público LGBT. A preocupação em atrair novos nichos que têm como hábito gastar em viagens e lazer veio na esteira da recessão. Outras nações como a Argentina, Uruguai e Holanda vêm ganhando destaque entre os homossexuais, o que ajudou a impulsionar o mercado de turismo desses países.
No Brasil, apesar dos eventos voltados para a comunidade gay, ainda são poucos os estabelecimentos e as agências que adotaram serviços especializados nesse público. Da mesma forma, é baixo o investimento destinado a pessoas com alto poder aquisitivo. “O país ainda está engatinhando na questão do luxo e temos muito a crescer. Os investidores estrangeiros já têm essa percepção e começam a fazer projetos para cá, quando nós deveríamos iniciar. Temos culturas muito heterogêneas que podem ser um ponto chave para um ótimo atendimento”, conta Rosana de Moraes.
Diferente do que muitos imaginam, o luxo nem sempre vem associado à ostentação. A experiência é o mote para a exclusividade, fator que no Brasil é pouco explorado. “Temos alguns hotéis que se destacam entre os melhores do mundo, um deles é um hotel de selva próximo a Manaus. A Floresta Amazônica é um destino de luxo, bem como regiões de falésias, como Trancoso. Precisamos criar ações como fez a Namíbia, que hoje é um polo de turismo de experiência. Há muito a se desbravar nessa área, temos situações peculiares que não são valorizadas”, afirma Rosana.
Profissionalização
A realização dos Jogos Pan-Americanos no Rio de Janeiro, em 2007, levou o setor turístico a começar a se preparar para o alto número de visitantes que chegariam ao país. Foram implantados sistemas de capacitação para a área hoteleira, além de outros serviços para empresas e profissionais. Garçons, taxistas e recepcionistas foram alguns dos que receberam incentivos para aprender uma segunda língua e a lidar com estrangeiros. A comunicação, no entanto, não é o único entrave no atendimento a outras culturas.
A realização dos Jogos Pan-Americanos no Rio de Janeiro, em 2007, levou o setor turístico a começar a se preparar para o alto número de visitantes que chegariam ao país. Foram implantados sistemas de capacitação para a área hoteleira, além de outros serviços para empresas e profissionais. Garçons, taxistas e recepcionistas foram alguns dos que receberam incentivos para aprender uma segunda língua e a lidar com estrangeiros. A comunicação, no entanto, não é o único entrave no atendimento a outras culturas.
As companhias também se movimentaram para que a recepção a diferentes culturas fosse satisfatória. “Na Copa do Mundo, recebemos diversas delegações e cada uma tinha seus rituais diários. Nossa equipe foi treinada para lidar com orientais e muçulmanos. Nosso café da manhã passou a ser servido mais cedo para que eles pudessem manter suas tradições”, conta Tomas Ramos, Diretor Comercial e Marketing dos Hotéis Othon, em entrevista ao Mundo do Marketing.
Observar a origem e os hábitos de quem irá se hospedar é mais do que um agrado, já que uma ação bem feita gera fidelização. “O boca a boca de quem conheceu um lugar é algo fantástico. As pessoas replicam sua experiência e é nisso que queremos focar. Quando elaboramos um menu próximo da culinária do hóspede, ele reconhece. Mostramos que esse turista é bem-vindo em nossa cidade, a começar por onde ele supre sua necessidade básica de sono, higiene e alimentação”, conta Tomas Ramos.
Chineses em alta
Apesar da desaceleração econômica da China, o país hoje é o que mais envia turistas para outras regiões do mundo. Os chineses gastaram US$ 164,8 bilhões em 2014, em suas viagens ao exterior - uma quantia recorde, com 28% a mais do que em 2013, segundo o Escritório de Administração Estatal de Divisas Estrangeiras. Esse movimento é retrato do aumento da renda disponível naquele país que subiu 10,1% no ano passado, superando o crescimento nominal da economia de 8,2%.
Apesar da desaceleração econômica da China, o país hoje é o que mais envia turistas para outras regiões do mundo. Os chineses gastaram US$ 164,8 bilhões em 2014, em suas viagens ao exterior - uma quantia recorde, com 28% a mais do que em 2013, segundo o Escritório de Administração Estatal de Divisas Estrangeiras. Esse movimento é retrato do aumento da renda disponível naquele país que subiu 10,1% no ano passado, superando o crescimento nominal da economia de 8,2%.
Os Estados Unidos são um dos grandes pontos de atração dos turistas chineses, tendo recebido um total de 1,8 milhão de viajantes em 2014. O perfil de destino de compras e diversão é um dos fatores que definem a escolha deles. “Os chineses são muito tranquilos e buscam lugares onde eles possam vivenciar uma experiência diferente da que encontram em sua terra natal. Assim como os Estados Unidos, a Europa vem recebendo esse público. O Brasil tem muito potencial para recebê-los, principalmente se souber inovar em outros mercados, como o de luxo”, aponta a especialista de Varejo e Serviços, Rosana de Moraes.
De olho nessa fatia de hóspedes, o Ministério do Turismo divulgou o resultado final de um processo de credenciamento de agências aptas a receber grupos de turistas chineses. Esta foi uma exigência da Administração Nacional de Turismo da China, que impõe algumas regras para outros países. Foram selecionadas 23 empresas brasileiras, que obedeceram aos critérios para a seleção, dispostos em memorando de entendimento denominado Status de Destino Aprovado.
Novos perfis de turistas
Mesmo aqueles que não têm como foco o mercado internacional, buscam estabelecer uma comunicação com seus públicos-alvo. Apenas 2% dos hóspedes do Rio Quente Resorts são estrangeiros, proporção que é resultado da estratégia de Marketing da empresa, que mira atualmente no público do Nordeste. “Ainda não esgotamos nossas capacidades com o cliente nacional e vemos muitas oportunidades nos estados que mais vem crescendo. Queremos atuar fortemente com esses turistas, fazendo-os se sentir em casa. Sabemos que, culturalmente, eles gostam de destinos onde possam se sentir acolhidos”, conta Fernanda Brunetta, Gerente de Experiência e Marketing do Rio Quente Resorts, em entrevista ao Mundo do Marketing.
Mesmo aqueles que não têm como foco o mercado internacional, buscam estabelecer uma comunicação com seus públicos-alvo. Apenas 2% dos hóspedes do Rio Quente Resorts são estrangeiros, proporção que é resultado da estratégia de Marketing da empresa, que mira atualmente no público do Nordeste. “Ainda não esgotamos nossas capacidades com o cliente nacional e vemos muitas oportunidades nos estados que mais vem crescendo. Queremos atuar fortemente com esses turistas, fazendo-os se sentir em casa. Sabemos que, culturalmente, eles gostam de destinos onde possam se sentir acolhidos”, conta Fernanda Brunetta, Gerente de Experiência e Marketing do Rio Quente Resorts, em entrevista ao Mundo do Marketing.
Por ter um target voltado a famílias com filhos, o grupo possui atrações para todas as idades e grupos. Com isso, os meses de alta temporada são concentrados nos períodos de férias escolares – janeiro e julho – e, no restante do ano, a empresa atende a diversos públicos com eventos corporativos, produtos para formandos e parque aquático. Como a região em que o empreendimento se localiza fica no Centro-Oeste, a companhia busca reforçar o apoio ao turismo local, que é pouco lembrado entre os destinos mais procurados.
Com sólida base de hóspedes no Sul e Sudeste, a rede busca levar o nome Rio Quente a quem ainda não possui o hábito de frequentar resorts. “Somos um destino mais conhecido que o próprio município, também chamado de Rio Quente. O trabalho de Marketing nos consolidou como um sinônimo de polo de lazer e descanso, e buscamos abocanhar um público que é pouco cativado pelas agências. Somos genuinamente brasileiros e utilizamos isso a nosso favor”, conta Fernanda Brunetta.
Leia também: Panorama do mercado de turismo. Estudo do Mundo do Marketing Inteligência. Conteúdo exclusivo para assinantes.
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