segunda-feira, 19 de maio de 2014

Caem mitos sobre comportamento do shopper masculino

 

Público já representa quase um terço dos clientes dos supermercados e busca cada vez mais produtos for men, segundo levantamento realizado pela Toolbox

Por Renata Leite, do Mundo do Marketing | 19/05/2014

renata.leite@mundodomarketing.com.br


Não são só donas de casa que percorrem os corredores dos supermercados. Embora o público feminino ainda seja maioria, hoje quase um terço dos shoppers que vão ao menos uma vez ao mês a esse tipo de estabelecimento é homem. Uma realidade que exige do varejo adequações em sortimento, comunicação, oferta e ambiente de loja, pensando especificamente nesse perfil. Enquanto as mulheres passaram a dividir as contas com os maridos, os homens assumiram parte da responsabilidade pelas compras.
Engana-se também quem pensa que a maioria desse público masculino que frequenta supermercados é solteiro e mora sozinho ou está recém-divorciado. Segundo pesquisa realizada pela Toolbox, 66% deles são casados. Já entre os solteiros que buscam esse segmento do varejo, 58% moram com os pais. Apenas 29% deles moram sozinhos e 13% com amigos. O levantamento realizado pela consultoria derrubou esses e alguns outros mitos.
O intuito da Toolbox é desvendar quem é o shopper masculino. “A pesquisa surgiu da tendência que existe em mercados mais desenvolvidos de segmentar produtos específicos para homens. Começamos  a observar que já existem diversas categorias com produtos for men, mas a indústria tem lançado esses itens com pouco embasamento sobre o real comportamento de compra dos homens”, explica Rafael D’Andrea, Sócio-Diretor da Toolbox, em entrevista à TV Mundo do Marketing.
Família moderna
A indústria conhece o perfil masculino do ponto de vista do consumidor – como ele consome produtos –, mas sabe pouco sobre seu processo de compra. As informações a respeito desse público, em especial no segmento de supermercados, costuma se limitar ao fato de que o número de homens nos estabelecimentos aumenta em períodos de jogos de futebol e outras festividades.
Sua participação nas compras, no entanto, está longe de se concentrar apenas nesses momentos. A crescente responsabilidade dos pais no dia a dia das famílias, incluindo nas atividades domésticas, gera impactos também nas idas ao supermercado. Segundo a pesquisa da Toolbox, 32% dos homens não trabalham em expediente normal e, como têm horários flexíveis, assumem a responsabilidade de abastecer a dispensa com mais regularidade.
As novas composições familiares também devem ter atenção do varejo. Entre os homens ouvidos pela pesquisa, 10% se declararam homossexuais, sendo que um terço desse grupo afirmou morar com o parceiro. “Os homossexuais têm um nível de despesa mais alto do que os heterossexuais, chegando a ser até três vezes superior em determinadas categorias. Isso é uma grande oportunidade para o varejo, que pode adequar a loja para todos esses públicos”, analisa Rafael D’Andrea.
Influente na decisão de compra
Outro mito derrubado pela equipe da Toolbox é o de que homens odeiam ir ao supermercado. Apenas 12% deles de fato afirmam detestar a incumbência, percentual menor do que o verificado em outros países, como os Estados Unidos, onde 33% fogem dos mercados. Como o brasileiro tem menos resistência em ir ao ponto de venda, o que acaba facilitando sua conquista.
Além de estarem fisicamente presentes na hora das compras, eles fazem mais do que empurrar o carrinho, como mostrou a pesquisa: 70% dos homens têm grande influência na decisão de quais produtos e marcas adquirir. “Ir ao ponto de venda aqui no Brasil é uma atividade considerada de lazer para muitas pessoas. E para o homem também é. Não é uma questão de gênero”, afirma Fernando Dandas, Consultor da Toolbox responsável pela pesquisa, em entrevista à TV Mundo do Marketing.
A crença de que o homem gasta mais quando vai ao supermercado sozinho tampouco se confirmou no levantamento. Quase três quartos deles afirmaram que a conta fica mais alta quando vão ao ponto de venda com as mulheres. “Como estão fazendo compras para a família toda, acabam adquirindo mais itens do que quando vão sozinhos. Via de regra, esse mito de que o homem gasta mais e gasta errado não é verdadeiro”, garante Rafael D’Andrea.
Comprador mais planejado
Já a característica de o shopper masculino ser mais planejado na hora das compras se confirmou no levantamento da Toolbox. Isso ocorre por eles não estarem tão suscetíveis aos produtos em promoção. Enquanto as mulheres querem passar nos corredores para checar se não estão perdendo nada, se há algo com desconto, 83% dos homens compram apenas o que estava planejado e 18% sequer passam por corredores que não façam parte de sua lista mental.
Esse comportamento comum entre o target masculino pode influenciar o modo como o varejo organiza seu ponto de venda. “Lojas que apresentam um caminho determinado e obrigatório para ser percorrido, como Etna e Tok Stok, prejudicam bastante a experiência de compra dos homens. Eles se sentem incomodados”, ressalta Rafael D’Andrea.
Os produtos for men também foram colocados à prova na pesquisa. Muitas pessoas acreditam que apenas metrossexuais gastam tempo escolhendo shampoo, creme e desodorante nas gôndolas, mas esse se mostrou mais um mito falso. De acordo com a pesquisa, 76% dos homens são adeptos às versões for men presentes no mercado e 65% dizem que leem a embalagem para saberem a diferença entre os produtos de acordo com as marcas.
Mais produtos for men
Além de estar atento aos itens idealizados especificamente para ele, o público masculino também gostaria de ver esse tipo de preocupação para além da higiene pessoal. Entre as categorias mais citadas está a de iogurtes. “Hoje, existem vários produtos lácteos direcionados à mulher, à família e à criança, mas nenhum ao homem. No comércio europeu já há uma opção direcionada a ele, com mais vitamina E, proteína e gordura, e tem funcionado”, ressalta Rafael D’Andrea.
A pesquisa derrubou ainda mais um mito: o de que homens ficam perdidos em supermercados e tendência a não pedir informação. Apenas 25% deles reconheceram ficarem perdidos no ponto de venda. Um percentual ainda menor, de 18%, afirmaram se sentirem desconfortáveis para pedir informações aos atendentes dos estabelecimentos. A partir de agora, o varejo e a indústria precisam se desvencilhar desses preconceitos, baseados num perfil de homem que ficou no passado, se quiserem atender e consequentemente fidelizar esse público.

101 Frases Inspiradoras para Abrir sua Mente e Melhorar seu Dia

 

    
101frasessobremarketing [eBook] 101 Frases Inspiradoras para Abrir sua Mente e Melhorar seu Dia
Words have the power to both destroy and heal. When words are both true and kind, they can change our world. ~ Buddha
As palavras tem o poder de curar ou destruir. Quando as palavras são verdadeiras e generosas, elas podem mudar nosso mundo.
Seja você um empreendedor ou não, muitas vezes recorremos a pensamentos e frases inspiradoras para nos guiar no nosso dia-a-dia e na luta pela nossa missão de vida, nossos maiores objetivos.
A palavra marketing ainda é vista por alguns como uma estratégia para vender mais. Porém, eu acredito que o verdadeiro marketing vai muito além dessa simples definição.
Ele pode ser o responsável por brilhantes ideias chegarem até seu público, sejam elas resultantes de um produto ou um serviço que poderá ajudar a trazer novas soluções para velhos problemas.
Pensando nessa inspiração para que possamos lutar por um mundo melhor, onde ideias prevalecem sobre hierarquias, sobre cargos, separei algumas das frases de marketing mais brilhantes que encontrei.
Com ajuda das meninas Priscilla Stuani, Vanessa Alkmim e o designer Yuri Santos, montamos um eBook com 101 frases inspiradoras sobre marketing, que você pode baixar gratuitamente aqui.
 

10 frases de marketing inspiradoras: As minhas favoritas dentre as 101

1. “Design não é apenas o que se vê e o que se sente. O design é sobre como funciona.” — Steve Jobs
94 [eBook] 101 Frases Inspiradoras para Abrir sua Mente e Melhorar seu Dia
 
2. “Faça do cliente o herói da sua história.” – Ann Handley, Diretora de Conteúdo, MarketingProfs
18 [eBook] 101 Frases Inspiradoras para Abrir sua Mente e Melhorar seu Dia
 
3. “As pessoas certas para começar um vídeo blog são aquelas que têm paixão por contar historias.” – Steve Garfield
20 [eBook] 101 Frases Inspiradoras para Abrir sua Mente e Melhorar seu Dia
 
4. “Quanto mais difícil fica, mais próximo está o sucesso.” – Chris Garrett
64 [eBook] 101 Frases Inspiradoras para Abrir sua Mente e Melhorar seu Dia
 
5. “Você precisa manter o foco em sua jornada para realizar grandes coisas.” – Les Brown
67 [eBook] 101 Frases Inspiradoras para Abrir sua Mente e Melhorar seu Dia
 
6“As escolhas levam a hábitos. Hábitos se transformam em talentos. Talentos são chamados de dons. Você não nasceu desse jeito, você se tornou assim.” – Seth Godin
41 [eBook] 101 Frases Inspiradoras para Abrir sua Mente e Melhorar seu Dia
 
7. “Menos é mais. Ser simples requer tempo e esforço.” – Jeff Bullas
55 [eBook] 101 Frases Inspiradoras para Abrir sua Mente e Melhorar seu Dia
 
8. “Ninguém nunca terá sucesso sem ajudar aos outros.” — Jay Abraham
89 [eBook] 101 Frases Inspiradoras para Abrir sua Mente e Melhorar seu Dia
 
9. “Busque pela excelência, não pela perfeição.” — H. Jackson Brown Jr.
73 [eBook] 101 Frases Inspiradoras para Abrir sua Mente e Melhorar seu Dia
 
10. “Seu tempo é limitado, então não o desperdice vivendo a vida de outra pessoa. Não deixe que a opinião dos outros cale a sua voz interior.” – Steve Jobs. Universidade de Stanford (2005)
61 [eBook] 101 Frases Inspiradoras para Abrir sua Mente e Melhorar seu Dia
Gostou dessas 10 frases?
Elas são apenas um pequeno aperitivo das 101 frases de marketing para você se inspirar

sexta-feira, 16 de maio de 2014

Na Vida, Tudo se Resume a Levar Vantagem?

 


         
A dica de hoje é o excelente A Corporação, documentário Canadense (de 2003) sobre como “As Corporações” manipulam e lucram cada vez mais escravizando, degradando e proliferando doenças pelo mundo. Se você acredita que o Governo é o nosso único problema, precisa assistir documentários como esse.
Para você que pretende ou está empreendendo, espero que sirva de reflexão. Que lhe ajude a trilhar o caminho certo!
marketing-automation-is-an-advantageEu realmente fico triste, muitas vezes paralisado em olhar ao nosso redor e perceber como somos (no geral) tão miseráveis. Tudo se resume em “levar vantagem”. É mais do que simplesmente vender… é sugar o máximo de todos os lados. Mas o ponto é que um dia a coisa toda vai entrar em colapso e pior, não iremos e já não estamos percebendo isso. É a velha história do Sapo e a Água Quente. Para quem não conhece, segue:
Dizem que se você colocar um sapo em uma panela com a água do seu rio e, aos poucos, ferver a água, o sapo não pulará para fora! Ele morrerá sem ao menos ter ideia do que aconteceu.
Contudo, se você ferver a água e tentar colocar um sapo dentro dessa panela, ele pulará imediatamente para fora.
Estamos sendo fervidos e nem percebemos. Enquanto isso, vamos obedecendo e participando do sistema na esperança de um dia, sobrar “um trocado”, uma oportunidade para “nos darmos bem”.
Existe um trecho em que o CEO da Interface retrata muito bem a nossa percepção da realidade atual: “Desenhando a metáfora das primeiras tentativas de vôo. O homem saltando de um penhasco em seu avião…batendo as asas… O vento no rosto. O tolo pensa que está voando, mas está caindo. Ele ainda não sabe, porque o solo está longe… mas o avião vai se espatifar. Assim é a nossa civilização…“.
E sabe quem vai lucrar muito quando o colapso ocorrer? As corporações!! BINGO! Eles sempre ganham!

Então eu me pergunto: Na Vida, Tudo se Resume a Levar Vantagem?1

- Qual é a real vantagem de levar vantagem em tudo? Ser o espertão?
- Só eu percebo que o espertão um belo dia encontra outro espertão, que levará tudo aquilo que ele conquistou?
Realmente não entendo essa lógica. Não sou contra o capitalismo, não sou contra o lucro, não sou contra o desenvolvimento de empresas… sou contra esse sistema burro que nos é ensinado o tempo todo: LEVAR VANTAGEM A TODO CUSTO.
É na fila do cinema, no caixa do supermercado… No troco errado do restaurante, no pequeno lixo jogado na rua… nos péssimos hábitos que as crianças observam seus país cometendo…
Talvez você diga que não é possível, que não dá para fazer muita coisa, mas essa é a resposta fácil (ficar na panela com a água fervendo). A resposta difícil é se comprometer com algo!
Se você não tem a menor ideia do que fazer, comece pela raíz: incentive seus filhos (ou dos seus amigos) a fazerem a coisa certa! Pequenos bons hábitos terão um excelente impacto no futuro, pode ter certeza!
Se tiver a oportunidade de ensinar uma única coisa a algúem, por favor, ensine-a a pensar!!!
Aproveite o documentário e se gostar, compartilhe!

quinta-feira, 15 de maio de 2014

10 aplicativos para facilitar a vida do pequeno empreendedor

 

Em um universo bem extenso de aplicativos desenvolvidos, separamos 10 que são indispensáveis para que não haja erros em sua administração

Nícolás Párraga, www.administradores.com,


A maioria pode ser baixada gratuitamente
Gerir uma empresa não é das tarefas mais fáceis. Não importa o tamanho: principalmente no começo da gestão é preciso se valer de ajuda de confiança, pessoas empenhadas em realmente colaborar e projetos muito bem estruturados.
Além disso, parte desta ajuda está na tecnologia. Usar sistemas, mesmo que os mais simples (tabelas em Excel, por exemplo) para controlar fluxo de caixa, credores, pagamentos, funcionários, entre outros, demanda tempo e disposição para que nada fuja do controle.
No entanto, é a própria tecnologia, por meio de smartphones e tablets que promete auxiliar - e muito, o pequeno empresário. Em um universo bem extenso de aplicativos desenvolvidos, separamos 10 que são indispensáveis para que não haja erros em sua administração.
Aproveite! A maioria pode ser baixada gratuitamente (ao menos em uma versão mais simples).
Evernote
Armazenar arquivos de texto, imagens e áudio, de uma forma que estas ainda possam ser compartilhadas facilmente, por meio de sincronia entre smartphones, notebooks e tablets são as principais funções do Evernote. O aplicativo suporta muitos sistemas operacionais e ainda oferece uma versão gratuita e uma outra paga, um pouco mais abrangente.

SamCard
Empresa pequena geralmente depende de bons contatos tête-a-tête para obter sucesso. No entanto, carregar um calhamaço de cartões de visitas pode ser complicado. Este aplicativo, gratuito e disponível para iOS, fotografa o cartão de visita e transfere as informações diretamente para lista de contatos do celular.

Printcentral
Este serve para iPad e o transforma em uma central de impressões. Além disso, permite o envio de documentos, fotos e páginas web para impressoras que aparecerem em sua rede wi-fi. Ainda há a vantagem do programa aceitar muitas impressoras simultaneamente. Tem mais: se estiver na rua, aceita o envio de documentos via conexão 3G.

Pai
Desenvolvido pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), o Pai funciona como se pegasse o empreendedor pequeno e guiasse pela mão. Tem o objetivo de dar base ao negócio em fase inicial ou para empresas que precisam de um empurrãozinho para aprimorar sua gestão e crescer. Estão nele preços médios de mercadorias, serviços, custos, fluxo de caixa, projeção de custos... Ele realmente é um pai para o empresário! E o melhor: sai de graça para muitos sistemas operacionais.

Sendgine
Organizar o pardieiro de e-mails, por lista de correspondências indesejada, criar páginas para projetos novos e controlar prazos com avisos anteriores ao deadline de cada ação. Todas essas funções estão no Sendgine. Mais que um organizador, ele promete dar uma nova vida às caixas de e-mail.
BizExpense
Ótimo para controlar os gastos: cria categorias, subcategorias, faz gráficos e ainda exporta tudo facilmente para o Excel. Além disso, ainda usa a câmera fotográfica do próprio celular como scanner. E é grátis, para iOS.
Intercom
Autorizar negócios, filtrar informações e permitir acesso fácil aos contatos profissionais, separados por empresa, cargos e até cidade. Com a organização que o Intercom proporciona, nenhuma destas tarefas pode se transformar em um bicho de sete cabeças.

PdaNet
Arquivos importantes presos em seu notebook por falta de wi-fi? O fato é mais comum do que se imagina e pode acontecer com você mesmo, amanhã, quando estiver naquela viagem de negócios. Esse programa faz com que seu celular seja um modem e funcione por meio do cabo, do jeito mais primitivo. Pode salvar vidas, acredite!

HoursTracker
Seus horários e compromissos podem ser muito bem controlados. Basta que você tenha um iPhone e use o aplicativo HoursTracker. Ele é tão certinho que permite até o cálculo de tempo de seus projetos ou atendimento aos clientes.

TeamViewer
Esta é outra mão na roda para quem precisa acessar arquivos em seu notebook ou até mesmo supervisionar, mesmo de longe, a equipe de trabalho. Serve tanto para Android quanto para iPhone.
Nícolás Párraga é digital marketing analyst da Staples no Brasil e na Argentina.

Qual o impacto do Marco Civil da Internet no Marketing Digital

 

Quais os possíveis impactos que o MCI poderá causar nos seus investimentos de marketing digital.

Silvio Tanabe,   


A presidente Dilma Roussef sancionou no dia 23 de abril o Marco Civil da Internet (MCI) no Brasil, que deverá entrar em vigor até o final de junho. Como o próprio nome já diz, o Marco Civil é uma base para regulamentação do setor e não cabe aqui entrar na discussão geral sobre seus pontos polêmicos, mas esclarecer possíveis impactos que o MCI poderá causar nos seus investimentos de marketing digital.
Em princípio, o MCI estabelece os direitos de liberdade de comunicação e privacidade dos usuários sobre seus dados de navegação e responsabilidades de provedores em relação à qualidade dos serviços, neutralidade e sigilo de informações dos clientes. O único ponto que pode ser relacionado diretamente à publicidade diz respeito à obrigatoriedade das empresas (tanto provedores de acesso quanto sites) de manter em sigilo os dados pessoais e de acesso. Na prática, significa que qualquer empresa que possua um site na internet não pode, sem consentimento do visitante, divulgar seus dados de navegação (por exemplo páginas mais visitadas, palavas-chave utilizadas, assim como outros dados coletados pelo Google Analytics) ou utilizar essas informações para ações publicitárias individuais.
Conforme alguns especialistas na área avaliam, esta medida prejudicaria principalmente as campanhas de remarketing, em que os dados de navegação de um usuário (cookies) são utilizados para direcionar a publicidade para outros sites que ele visita. Embora essa possibilidade exista, é pouco provável que seja criada uma lei específica para proibir esse modelo de anúncio devido à complexidade do assunto e ao impacto econômico da medida no mercado. A própria definição sobre os dados a serem mantidos em sigilo estão sendo tema de debates.
Conforme o assunto seja desenvolvido, é mais provável que as próprias empresas de marketing digital criem uma autorregulamentação, a exemplo do que ocorreu com o e-mail marketing. Estabelecida pela Associação Brasileira de Marketing Direto (ABEMD) para distinguir as empresas que respeitam os direitos dos consumidores das que praticam indiscriminadamente o “spam”, o Código de Autorregulamentação para Prática de e-Mail Marketing é atualmente apoiado pelas principais entidades de classe, como Fecomércio, Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Pró Teste).
Por enquanto, a única recomendação para as empresas é cautela em relação ao uso de informações de visitantes do site.

10 respostas que o Marketing deve estar preparado para dar à alta direção

 

objetivosdemarketing
Com base num post que lemos no site da Visionedge e achamos de grande pertinência, segue uma adaptação do conteúdo:
Diversos estudos sugerem que as funções de marketing de muitas empresas não estão em sincronia com a estratégia geral. A área de marketing muitas vezes se perde em suas diferentes tarefas (aumento da receita, pesquisas de mercado e do cliente, coleta de dados de inteligência competitiva, definição de novos produtos e serviços e identificação de novas oportunidades de mercado). As empresas estão percebendo que existe um fosso entre o crescimento da receita real e as expectativas dos investidores.
A alta direção deve também ter um papel de liderança ativa para garantir que o departamento de marketing tenha as habilidades e os recursos necessários para enfrentar os desafios e oportunidades do mercado, a fim de produzir os resultados de negócios desejados. Ela precisa ter uma compreensão clara do papel do marketing e de como medir sua eficácia, além de melhorias a curto prazo nas vendas ou ROI da campanha.
É papel do CEO certificar-se de que a estratégia da área de marketing esteja alinhada com o plano estratégico da empresa. Com a orientação do CEO, o marketing pode concentrar suas atividades em iniciativas que gerem lucro.
O Marketing precisa estar alinhado ao resto da empresa se pretende assumir um papel de liderança em ajudar a organização a atingir seus objetivos estratégicos. Muitos CEOs dizem que, ao invés de focar nas questões táticas e relatórios sobre as taxas de resposta, leads gerados, o tráfego de eventos e outras atividades, gostariam de entender como o marketing é motor de crescimento, ou, entender quais são as métricas que demonstram que marketing efetivamente contribui para o lucro da empresa.
Se um CEO quer que o Marketing tenha como medir e transmitir o seu valor na mesma linguagem e métricas usadas pela empresa, ele precisa fornecer os meios para que Marketing tenha as ferramentas, sistemas e habilidades para fazer o trabalho.
Antes de se criar e implantar qualquer plano, o CEO e a equipe de marketing devem concordar com os indicadores de desempenho que serão utilizados para correlacionar o impacto do marketing sobre os resultados da empresa. É importante decidir no início, quais as métricas e indicadores-chave de desempenho terão o maior impacto, e, como serão rastreados estes resultados, para acompanhar o progresso. Para que as métricas sejam corretas, elas devem estar alinhadas com os objetivos do negócio e propósitos do marketing – geração de lucratividade.
Para garantir uma área de Marketing esteja alinhada com o negócio da empresa, medindo as coisas certas e que a organização tenha um conjuntos de habilidades adequadas, estão aqui 10 perguntas iniciais que um CEO deve fazer a sua área de Marketing e que o Marketing deve estar preparado para responder:
1- Como estão evoluindo as necessidades dos clientes e que recursos eles usam para fazer decisões de compra?
2- Quais segmentos de clientes oferecem as melhores oportunidades e quais estratégias de marketing são recomendáveis implantar para aproveitar essas oportunidades?
3- Onde podemos obter uma vantagem competitiva?
4- Que resultados de negócios marketing irá impactar diretamente?
5- Quais os fatores de marketing podem gerar maior contribuição para o nosso negócio e metas de receita?
6- Quais métricas e KPIs de desempenho Marketing vai apresentar para mostrar esse impacto?
7- Como Marketing planeja fomentar a colaboração entre a sua equipe e a equipe de Vendas?
8- Quais informações Marketing vai precisar ter acesso para medir seu impacto?
9- Que sistemas, ferramentas, processos, habilidades analíticas e de gestão de dados Marketing vai precisar adquirir para melhorar suas capacidades de medição?
10- Que investimentos a empresa precisa fazer para melhorar a capacidade do Marketing de medir sua contribuição?
Respostas satisfatórias a esses tipos de perguntas devem ajudar a manter um papel de liderança do Marketing, demonstrando que está no caminho certo para se capacitar em poder avaliar a sua contribuição. As respostas vão ajudar a estabelecer quais são as melhores métricas de marketing, bem como permitir que todos na equipe tomem decisões alinhadas ao negócio.

CRM: Como usar essa carta na manga para fechar mais vendas

 

Escrito por
Gustavo Paulillo

Vilão ou herói, não importa como você enxerga o CRM. O que importa é que ele pode ser um grande ativo de vendas.

Não é novidade para as empresas que vendas é sobre relacionamento e dedicação aos clientes.
Mas, o que fazer para conhecer o termômetro das negociações, não esquecer de cumprir as promessas que fazemos aos nossos clientes e, principalmente, não fazer com que o cliente se sinta passado pra trás depois da venda?
Como conseguir continuar conectado e comprometido com as necessidades dos clientes antes, durante e depois da venda?
Confira nessa apresentação de slides os benefícios do CRM para vendedores.


 
CRM: Como usar essa carta na manga para fechar mais vendas from Agendor Sistema de CRM Online