Criador da maior
rede de franquias do Brasil – O Boticário, de acordo com o
ranking anual da ABF – Associação Brasileira de Franchising, Miguel Krigsner,
62, é visto como um exemplo de empresário de sucesso por muitos empreendedores.
O Grupo Boticário –que também
engloba as marcas Eudora, Quem disse, Berenice? e The Beauty Box– fechou o ano
de 2013 com mais de 3.600 lojas no país. Praticamente o dobro de unidades da
segunda colocada no ranking da ABF, a Unepxmil 48Horas, franquia de
rastreamento veicular, que contabilizada quase 1.800.
Para ajudar
empreendedores a tirarem a ideia de negócio do papel em 2014, o empresário
listou, dez dicas para criar um negócio de sucesso.
Escolha um ramo do qual goste
Segundo Krigsner, o
empresário precisa ter paixão pelo que faz e ser feliz no dia a dia da empresa,
afinal a maior parte do tempo será dedicada a ela. “Eu gosto muito de
empreender e do segmento em que atuo. Acordo todo dia com vontade de trabalhar”,
diz.
Tenha um diferencial
Para o fundador da
rede O Boticário, ter um diferencial competitivo é fundamental para que
pequenas empresas consigam fazer frente às grandes. E não precisa ser algo
inovador, segundo ele. Atender bem o cliente, cumprir prazos e oferecer
produtos de qualidade são pontos que podem fazer um cliente se
tornar fiel ao negócio.
Assuma riscos
Empreender é uma
atividade de risco, segundo Krigsner. Por isso, é preciso sempre se planejar e
calcular cada passo da empresa para minimizar as chances de fracasso. “É
preciso coragem para assumir riscos e enfrentar as dificuldades, principalmente
no início”, afirma.
Valorize a equipe
Nenhum empresário
alcança o sucesso sozinho, ele precisa de uma equipe que faça o negócio a
prosperar. Segundo Krigsner, é importante que todos os funcionários envolvidos
nas conquistas da empresa sejam reconhecidos, valorizados e estimulados a
permanecerem na corporação.
Seja transparente
A credibilidade de
uma empresa se constrói com honestidade e transparência, de acordo com o
criador da rede O Boticário. Prometer apenas o que pode ser cumprido e não
subestimar clientes e fornecedores são algumas atitudes que podem contribuir
para a construção de uma imagem sólida.
Tenha visão de negócio
Segundo
Krigsner, o empreendedor precisa olhar à frente, ter clareza de onde quer
chegar. Ele precisa ter objetivos e metas claras e não enxergar o negócio
apenas como um ganha-pão.
“Nunca me passou pela cabeça que O Boticário chegaria aonde
chegou. Mas sempre me passou pela cabeça o sonho de fazer algo grande”,
declara.
Preocupe-se com a comunidade
Uma empresa, no entanto, não deve ser focada somente em
resultados financeiros, segundo Krigsner. É preciso considerar o impacto
causado na comunidade e pensar em formas de melhorar a vida dessas
pessoas.
Aperfeiçoe-se com o tempo
Para Krigsner, o empresário não pode parar no tempo e deve
investir no aperfeiçoamento pessoal.
“Não existem fórmulas prontas para o sucesso, mas o empreendedor
tem de buscar informação e usar a própria experiência no mercado para melhorar
o negócio e fazer a empresa crescer”, diz.
Levante-se após um tombo
Para o criador do Grupo Boticário, um empresário deve ter a
capacidade de se levantar após um tombo e retomar o curso do negócio. Segundo
ele, nem todas as ações de um negócio são bem-sucedidas e, por isso, é
necessário avaliar os erros e recomeçar de uma maneira diferente.
Tenha paciência
É normal que um empreendedor, especialmente no início do
negócio, espere resultados e lucro rápidos. No entanto, Krigsner diz que
prosperidade, maturidade e experiência vêm com o tempo.
“Uma empresa sólida não é construída de uma hora para outra. É
preciso ter paciência para entender e aceitar isso como um processo natural.”
Fonte:
UOL Economia