Entre 1922 a 1950, o rádio e a televisão revolucionaram a vida da sociedade. Anos depois, Tim Berners-Lee inventou a World Wide Web, provavelmente sem saber que estava criando uma nova mídia que transformaria a vida de muita gente: a Internet.
Para aqueles que não acreditam na força do ambiente digital ou pensam que este é apenas um “puxadinho” para o marketing convencional, ou ainda, que é somente uma tendência, os indicadores a seguir mostram justamente o contrário:
· De acordo com o IBOPE Nielsen, em agosto de 2009 tínhamos 46,6 milhões de usuários acessando a Internet. Três anos depois, atingiu 70,9 milhões e em 2013 já passa dos 94 milhões de usuários. Nenhuma mídia apresentou um crescimento tão acelerado, em um curto espaço de tempo, como a Internet;
· O internauta passa mais de 6 horas por mês nos mecanismos de busca, acessa as redes sociais mais de 10 horas por mês, utiliza os smartphones mais de 1 hora por dia e 70% deles preferem desenvolver atividades na Internet quando tem 15 minutos livres, segundo índices do IBOPE e Interactive Advertising Bureau Brasil (IAB);
· De acordo com o Facebook, no ano de 2011, o Brasil possuia 12 milhões de usuários interagindo nessa mídia social. Em 2012, o número saltou para 67 milhões, e assim, em um ano cresceu mais que a própria Internet nos últimos tempos;
· Segundo o E-bit, mais de 42 milhões de brasileiros já realizaram pelo menos uma compra pela Internet;
· 52 milhões de pessoas tem acesso à web pelo celular, de acordo com o IBOPE Media.
Os números acima demonstram um panorama propício para que as empresas, dos mais variados portes, desenvolvam um programa de marketing digital para aproximar de seu target. Mas, para aqueles que ainda precisam de mais argumentos, vejam os resultados de uma pesquisa desenvolvida pelo Marketing Sherpa, que analisou como as empresas americanas estarão distribuindo o seu budget nas ações de comunicação neste ano:
· 69% das empresas expandirão o investimento em seus websites;
· 63% aumentarão os esforços em mídias sociais;
· 64% das empresas ampliarão o investimento em ações de e-mail marketing;
· 58% expandirão os esforços em links patrocinados;
· 48% aumentarão o investimento em mobile marketing;
· 24% reduzirão o investimento em anúncios impressos;
· 59% não utilizarão o rádio e a televisão e 11% diminuirão o investimento nessas mídias.
Neste ano, a IAB Brasil apresentou um estudo no qual 88% dos entrevistados indicaram a Internet como a mídia mais importante. Além disso, as pessoas consultadas apontaram que os anúncios no ambiente digital são mais informativos, incomodam menos, são mais criativos e verossímeis.
Se essas informações são insuficientes para concluir que o marketing digital deixou de ser uma tendência e se transformou em realidade, olhe para a concorrência e verifique se ela está presente na Internet. Se positivo, você está atrasado e deve correr atrás do prejuízo. Caso ela ainda não esteja, essa é uma ótima oportunidade para você sair na frente e ter o ambiente digital como diferencial competitivo para o seu negócio.