O Linkedin, em termos pessoais, e este post é direcionado para a optimização orgânica de perfis pessoais,é um exercício de popularidade ainda maior que o Twitter. Numa fase mais básica, se não tiver conexões no seu Linkedin não irá ser encontrado. A maioria das pesquisas feitas no Linkedin utilizam os campos de filtragem cujo primeiro critério é o nível de relação com determinada pessoa. Optimizar o SEO do seu perfil e as relações nesta plataforma são pontos de igual importância e farão a diferença entre ter zero ou mil visitas.
Aqui ficam algumas Dicas Linkedin
1. Use os URL do seu perfil enriquecidos
Todos os perfis do Linkedin podem conter até 3 links. As opções por defeito são para o Blog, o website da empresa onde trabalha e nestes casos não são muito usáveis em termos de SEO. Estes links podem ser costumizados por outros que contenham as palavras chave como por exemplo: “O meu blog sobre Digital Academy”.2. Termine o seu perfil
Esta é uma das dicas que parecem mais evidentes. No entanto, a verdade é que a maioria dos perfis do Linkedin não estão completos. Peça recomendações e devolva recomendações, preencha cada uma das opções não deixando nenhuma por preencher. Use a ajuda para todos os detalhes que não domine ao completar o perfil.3. Use as keywords pelo qual quer ser encontrado nos titulos dos seus trabalhos
Uma das questões transversais a todas as optimizações de SEO é a questão do enriquecimento das keywords nos titulos dos documentos. Incluir alguns dos termos pelo quais quer ser encontrado é fundamental. Por exemplo, em vez de “Formador”, porque não “Formador de Marketing Digital para Profissionais de Marketing”, uma vez que, permite capitalizar em vários termos com interesse.4. Participe em Grupos
Uma vez que os nomes dos grupos ficam disponíveis na Wall, os motores de pesquisa acabam por associar os títulos dos Grupos ao seu perfil. Assim seleccione os grupos também em função das keywords que está a potencial. Aproveite também a dica para pertencer a grupos locais e melhorar a sua relevância local. Ou seja, pertença a grupos como Profissionais de Maketing, mas também Profissionais de Marketing em S. Paulo.5. Expanda a sua rede de contactos
Use todas as formas para aumentar a sua rede.. veja os seus emails, veja amigos de amigos, amigos de conhecidos e arranje forma de se relacionar com eles. Quando maior a rede maior a probabilidade de ser detectado. Adicione todos os responsáveis por recrutamento, não apenas porque eles têm de facto interesse em ter o máximo de relacionamentos sociais possíveis, como são agregadores de ligações e como tal potenciam a sua própria rede de contactos.6- Optimize a sua descrição
A sua descrição no Linkedin deve ser, de acordo com a maioria dos head-hunters: criativa, verdadeira, descritiva e sucinta. Emvez de optar por escrever vários parágrafos, use uma variedade de palavras-chave relevantes separados pontos e listas. Ao formatar o perfil também está a facilitar o trabalho aos motores de pesquisa.7- Use o seu Vanity URL (URL parametrizado)
É apenas um pequeno detalhe e com impacto reduzido mas em termos profissionais pode ajudar em muito a ser encontrado. Permite ser encontrado mais facilmente por conexões reais através de outros motores como o Google, Bing ou Yahoo.8 – Não coloque demasiadas Keywords
Escreva um texto lógico com as palavras chave distribuidas. As práticas de encher os textos de palavras chave são chamadas de stuffing e uma má prática que desaconselhamos em todas as instâncias. Seja ponderado e não exagere .9 – Promova o seu link Linkedin e faça autopromoção
Coloque o seu link noutras plataformas sociais como Facebook, Google +, Pintrest, Instagram para que outros motores possam ter uma ligação ao seu perfil.Não tenha vergonha e faça auto-promoção de todos os projectos onde esteve envolvido. Faça upload dos seus projectos e promova-os activamente.