sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Qual a Diferença entre Metas e Objetivo?

METAS E OBJETIVO

Realmente, é muito bom estar contigo novamente.

Nesse artigo, falarei sobre a diferença entre metas e objetivo.


Mas vamos dividir um pouco as coisas!
Como assim Nalvo Santos?
Assim, falaremos agora das metas, e depois do objetivo tudo bem?

Metas:

Segundo o dicionário Aurélio, Limite ou Alvo.
Agora falaremos do Objetivo!
Metas e Objetivos

Objetivo:

Ainda segundo o Aurélio, significa:
Alvo, Fim e Propósito.
Agora, vamos deixar de lado o Aurélio, e vou colocar o meu ponto de vista.
Objetivo:
Aquilo que queremos para a nossa vida ou seja, onde deve estar o nosso foco!
Por exemplo:
Um jovem que sonha em ingressar na faculdade e um dia de destacar na carreira profissional
No meu modesto modo de ver, o objetivo dele, é ser um grande profissional, uma autoridade no assunto, um mestre naquilo que ele escolheu para fazer.
Vimos exemplos disso, nesses quatro meses que teve o julgamento do mensalão, onde as AUTORIDADES CONSTITUÍDAS, julgavam os réus, e o que eles determinassem, estava determinado pronto e acabou!
Agora, vamos ser sinceros!
Você acredita que na época o ministro JOAQUIM BARBOSA, hoje PRESIDENTE DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL, chegou onde ele chegou da noite para o dia ou por acaso?
Pois posso te afirmar que não!
Penso que ele localizou o seu objetivo, e teve o bem definido.
Depois dividiu o seu objetivo em metas, cumpriu uma a uma das metas, e assim pode abraçar o sucesso!
Na nossa vida,não é diferente.
O nosso objetivo é ter sucesso, é vencer, é dar uma vida melhor a nossa família, é ter uma velhice com segurança…
Agora o que,é que estamos fazendo para que isso aconteça?
Vamos ser sincero conosco mesmo!
Temos nosso objetivo bem definido?
Ao entrar no táxi, estamos falando:
Vai logo que estou com pressa!
ou estamos dando para o motorista as coordenadas corretas para o nosso destino?
Paramos de nos enganar!
Sejamos sinceros!
Vamos definir nosso objetivo.
Dividi-lo me metas, metas cabíveis, cumpríveis( por que se não vamos ficar frustados) e vamos cumprir meta a meta.
Infalivelmente…
Cada meta que riscar-mos do papel, estaremos mais perto de alcançar o nosso objetivo.
Espero que essa dica tenha sido útil para você.
Termino um forte abraço e com a seguinte mensagem:
” A maior caminhada que já existiu, começou com o primeiro passo”
O destino era OBJETIVO,os passos a METAS
O OBJETIVO É O ALVO.
AS METAS É O CAMINHO PERCORRIDO PELA FLECHA.
Um forte abraço.
NalvosantoS

Montar uma sorveteria exige planejamento e estratégia

 

Montar uma sorveteria exige planejamento e estratégia

Se você está pensando em montar uma sorveteria encontramos algumas dicas bastante interessantes para que você possa estruturar o seu projeto. O sorvete está incluído na categoria genérica de gelados comestíveis. Seus ingredientes básicos são leite, açúcar, gordura, água, aromatizantes, estabilizantes e emulsificantes. Com eles é feita uma mistura, ou calda, que é pasteurizada, homogeneizada e congelada. No processo de congelamento, além da retirada rápida de calor, é feita uma agitação da calda, para incorporação de ar, a fim de se obter um produto macio e leve.
Longe de ser apenas uma guloseima que refresca, o sorvete, além de agradar tanto crianças como adultos, é um alimento com alto valor nutritivo, rico em proteínas, açúcares, gordura, vitaminas A, B1, B2, B6, C, D, K, cálcio, fósforo e outros minerais essenciais numa nutrição balanceada. De acordo com especialistas, é recomendável consumir de duas a três porções por dia do grupo dos laticínios, o que corresponde a duas bolas de sorvete.

O mercado para quem deseja montar uma sorveteria

Para quem deseja montar uma sorveteria, uma boa notícia. O mercado brasileiro ainda é muito grande. O Brasil está entre os países com menor consumo por pessoa. Isso indica que temos um grande potencial de aumento, permitindo a entrada de novos empresários no setor, com grandes chances de sucesso. O baixo consumo se explica pela concepção generalizada de que o sorvete é um artigo de luxo ou apenas uma sobremesa fria, boa para os dias de calor. As pessoas o evitam no inverno, pois acreditam que provoca doenças. Por isso, um dos grandes desafios da atividade é a sazonalidade, com pico de vendas no verão, quando a produção é quase triplicada, e acentuada queda no inverno. Na verdade o sorvete pode ser consumido em qualquer época do ano, como acontece em outros países como Nova Zelândia, Canadá e Suíça, grandes consumidores do gelado.
Se você deseja montar uma sorveteria e também fabricar sorvetes, saiba que para fabricar sorvetes, devem ser adotadas boas práticas de fabricação, de acordo com a determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, garantindo a qualidade dos produtos. Além dessas, é importante estar atento à qualidade dos ingredientes, e também, aos equipamentos, correto balanceamento da formulação, métodos de processamento adequados, empregados saudáveis e conscientes, limpeza e procedimentos de sanitização eficazes.

Curso sobre montagem e gestão de sorveterias

Como qualquer outro negócio, montar uma sorveteria exige muito planejamento e organização. Com o objetivo de levar informações sobre a administração de uma sorveteria, o CPT – Centro de Produções Técnicas, elaborou o curso Como Montar e Operar uma Sorveteria, no qual você receberá informações do professor Ronaldo Sant’Ana Oliveira, analista de marketing, com grande experiência no segmento de sorveteria. Após fazer o curso e ser aprovado na avaliação, o aluno recebe um certificado de conclusão emitido pela UOV – Universidade On Line de Viçosa, filiada e mantenedora da ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância.

O sorvete é um produto fácil de fabricar e de baixo custo de produção. Portanto, é um negócio que pode trazer bons lucros. É importante ressaltar que a entrada no mercado requer estratégias de vendas bem definidas e trabalhadas. Portanto, ter um produto de qualidade é de fundamental importância.
Montar uma sorveteria é uma boa opção para o empreendedor que deseja ter seu próprio negócio, mas é necessário o devido planejamento e plano estratégico. Para saber mais sobre como montar uma sorveteria e outros tipos de negócio, assine nosso Boletim Informativo.

 

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quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

A profissão de cada signo





Com as constantes mudanças no cenário global e o surgimento de novas áreas de atuações, está ficando cada vez mais dificil, principalmente para os jovens, escolher que profissão seguir, existem ainda muitas dúvidas, pois já não bastassem a grande quantidade de profissões que existem, ainda tem aquelas que são modismos, cada ano tem aquela profissão que está no topo das mais disputadas.

Na minha opinião , um dos requisitos mais importantes na escolha de uma profissão, é aquela que você mais se identifica e que você sabe que vai ter aquelas habilidades e competências que aquela profissão necessita. E para dar uma ajudinha, trouxe para vocês que ainda estão em   dúvida qual profissão escolher, veja aqui algumas dicas de algumas profissões indicadas para o seu signo:


  1. ÁRIES:  Atividades ligadas a medicina e cirurgia, psiquiatria e psicologia; comando e chefia; polícia e militarismo; máquinas, mecânica, metalurgia, mineração, engenharia e indústria; esportes, artes marciais e lutas em geral. 
  2.  TOURO: Atividades ligadas a alimentação e culinária; artes em geral; estética e beleza; arquitetura e construção; administração; economia, bancos e finanças; agricultura, pecuária, terras, jardins; contabilidade; animais e veterinária. 
  3. GÊMEOS: Atividades ligadas a palavra escrita e falada, conhecimento, ensino, comunicação (e telecomunicação), jornalismo, informação, literatura, editoração, publicidade, locução; relações públicas; advocacia; desenho; comércio, vendas; viagens e turismo; transportes; atividades manuais. 
  4. CÂNCER: Atividades ligadas a alimentação, nutrição e culinária; questões relacionadas à casa, moradia, propriedades, arquitetura, construção; cenografia; história; cargos públicos, política, assessoria; enfermagem, medicina, veterinária; crianças; animais; artes em geral; água (rios e oceano), bebidas e líquidos, bancos. 
  5. LEÃO: Atividades ligadas a administração, chefia, comando, governo, direção; joalheria e ouriversaria; bolsa de valores; artes em geral; lazer e entretenimento, "show business"; crianças e pedagogia; medicina, cardiologia. 
  6. VIRGEM:  Atividades ligadas a saúde, higiene; alimentação, nutrição; medicina; veterinária; psicologia; laboratórios e farmácias; administração e organização; assessorias; contabilidade e matemática; escrita e desenho; advocacia; bibliotecas e arquivos; análise de sistemas; consertos e oficinas; jardins, natureza, agricultura, plantas e animais; atividades manuais. 
  7. LIBRA: Atividades ligadas a artes em geral, beleza, estética, design, arquitetura e decoração, moda, jóias, adornos, cosméticos; relações públicas e sociedade; direito, diplomacia, política; trabalho intelectual e atividades manuais. 
  8. ESCORPIÃO: Atividades ligadas a administração, estratégia, comando e direção; psiquiatria e psicologia; medicina e cirurgia; química; ciências; pesquisa e investigação; polícia; fiscalização; finanças e mercado de capitais; indústria e engenharia; computadores e computação. 
  9. SAGITÁRIO: Atividades ligadas a turismo e viagens; comércio exterior e questões ligadas ao estrangeiro, importação e exportação;línguas; publicidade; ensino e educação; universidade; direito; filosofia; religião e espiritualidade; jogos e esportes; cultura; literatura e escrita, publicação, editoração.
  10. CAPRICÓRNIO: Atividades ligadas a construção, arquitetura, engenharia, indústria; imóveis, agricultura e terras; matemática e contabilidade; geologia, mineração, pedras e metais; administração; política; direção de empresas, gerenciamento, negócios; história; ciência e pesquisa. 
  11. AQUÁRIO: Atividades ligadas a tecnologia, eletricidade, informática, telecomunicação, ciência; invenção, vanguarda e inovação; atividades intelectuais e criativas, literatura; trabalho humanitário, grupos, sindicatos e entidades. 
  12. PEIXES: Atividades ligadas a medicina, homeopatia, psiquiatria e psicologia, enfermagem, saúde, hospitais, medicamentos; química, laboratórios e farmácias; água e assuntos marítimos, líquidos e bebidas; artes visuais e artes em geral, cinema, fotografia, televisão; publicidade; misticismo; assistência social. 
Apesar de haver relação entre os signos e as profissões, não se pode afirmar que determinada profissão é a mais indicada para alguém com base somente no signo solar. Existem vários outros fatores que tem que ser analisado na escolha de uma profissão. Mas pelo menos minha profissão combinou com o meu signo, sou de peixes e minha profissão é psicóloga, tudo haver comigo .

E você, sua profissão tem haver com seu signo?

Os 5 estágios da evolução do Blog Marketing

Publicado por: Géssica Hellmann | em: 07/12/2012 |
Já avaliamos exaustivamente os múltiplos benefícios da publicação periódica de artigos em um blog empresarial: oportunidades de rankings no Google, aumento no número de visitas ao site, aumento no número de oportunidades de vendas, posicionamento de sua marca como autoridade no segmento, aumento geral da credibilidade de sua empresa, entre muitos outros objetivos de comunicação e marketing.
Ou seja, é inegável que o blog empresarial é uma ferramenta eficiente. A questão agora é saber como essa eficiência se manifesta na prática. Em poucas palavras: o que você deve esperar de seu blog empresarial após três meses, seis meses ou um ano?
Para responder a essa pergunta, consolidamos em um único gráfico os estágios típicos de evolução de um blog empresarial com uma periodicidade entre 4 e 8 publicações mensais ao longo de seus 12 primeiros meses de existência. Observe a figura a seguir.
Estagios de evolucao do blog marketing durante os primeiros 12 meses de atividade. Imagem por Géssica Hellmann & Cia.
Estagios de evolucao do blog marketing durante os primeiros 12 meses de atividade. Imagem por Géssica Hellmann & Cia.
  1. Entrada. Neste primeiro estágio, o conteúdo do blog estabelece o seu primeiro contato com um número relativamente reduzido leitores. O estágio de “Entrada” é o momento em que os editores do blog procuram conhecer os públicos da empresa, testando temas, abordagens e estratégias de SEO (otimização de sites), medindo resultados e realizando ajustes. Quanto ao público, pode-se dizer que, neste estágio, ainda está “pagando para ver” se a publicação vai realmente se consolidar ou se vai se tratar de mais um blog empresarial de vida curta como tantos outros.
  2. Crédito. No segundo trimestre de atividade constante de publicações, os editores certamente já terão “acertado a mão” no gosto do público. A sequência de publicações de cada vez mais alta qualidade faz com que o público aumente gradativamente o crédito de confiança na publicação como fonte de informação útil e abalizada.
  3. Buzz. O início do segundo semestre de publicações constantes no blog da empresa costuma mostrar a conquista de uma base de fãs que começa a criar burburinho (em inglês, “buzz”) em torno da publicação. Este é o momento em que se começam a se multiplicar os links espontâneos em outros blogs, as menções em artigos, o compartilhamento espontâneo de conteúdo nas redes sociais. É comum observar uma rápida evolução no número de visitas e o ganho rápido de visibilidade nos buscadores.
  4. Solidez. O quarto trimestre costuma mostrar a consolidação do blog empresarial como fonte de informação privilegiada em seu mercado. A espiral de crescimento iniciada no terceiro trimestre, na fase de “Buzz”, pode se manter alta ou continuar se acelerando nesta fase. Tornam-se cada vez mais comuns na web as citações, menções espontâneas e compartilhamento do conteúdo do blog da empresa nas redes sociais. Caso o blog tenha um objetivo explicitamente comercial/promocional, é comum observar também um forte crescimento na taxa de conversão, com geração de um número crescente de leads por 1000 visitas.
  5. Força para a Marca. Após 12 meses de atividade, o blog da empresa já se consolidou como um importante ativo para desenvolvimento marca. Este é o momento de utilizá-lo de outras forma ainda mais integradas à estratégia da marca, buscando ampliar sua influência sobre um público mais amplo e variado.
Essa evolução do blog empresarial pode ser mais lenta ou mais rápida conforme a ação de algumas variáveis. Vamos ver as três mais importantes.
  • Número de publicações mensais. É fato comprovado em pesquisa que mais conteúdo traz mais visitas mais rapidamente. Se tudo o mais permanecer constante, um site com 8 publicações mensais tenderá a crescer mais rapidamente do que um blog com 4 publicações mensais e mais lentamente do que outro blog com 12 publicações mensais.O número ideal de publicações mensais é o que equilibra a necessidade de rapidez na busca de resultados com a disponibilidade orçamentária da empresa. Quanto maior o número de publicações, mais rapidamente cresce o número de visitas ao site e mais rapidamente ele atravessa os estágios de desenvolvimento.Em termos práticos, um número menor do que 4 publicações mensais só é recomendado em casos de limitação orçamentária extrema, sendo queum número menor do que 2 publicações mensais é absolutamente não recomendado. Os números típicos ideais para a periodicidade de um blog empresarial se situam entre 4 e 12, isto é, entre 1 e 3 publicações semanais.
  • Concorrência. Quando o seu blog entra em um mercado com pequeno número de concorrentes com conteúdo de qualidade menos do que razoável, o progresso tende a ser muito mais rápido do que nas situações em que ele terá de enfrentar competidores experientes, que já tenham adquirido reputação como bons provedores de conteúdo.
  • Divulgação. Quando a empresa opta por adotar uma divulgação mais intensiva para o blog, por exemplo, adotando uma campanha publicitária de apoio, ele tende a progredir muito mais rapidamente do que quando a empresa decide apenas esperar pela evolução do conteúdo do blog nos resultados orgânicos do Google.
Em resumo, o blog empresarial deve ser encarado como um projeto cujo retorno depende da continuidade e da intensidade dos esforços nele depositados. Ao adotar um blog para sua marca, a empresa faz a opção de exercer influência direta sobre seus públicos, um objetivo de importância inegavelmente estratégica que demanda a alocação de recursos compatíveis. A empresa deve equilibrar sua disponibilidade orçamentária com os resultados desejados, ajustando o número de publicações mensais conforme a concorrência e, preferivelmente, apoiando esse conteúdo com uma campanha publicitária específica pelo menos em seu estágio inicial. Agindo assim, a sua empresa contará, em 12 meses, com uma importante publicação exercendo influência direta sobre os principais públicos de interesse da sua marca.


Leia mais em: http://gessicahellmann.com/estagios-de-crescimento-do-blog-empresarial/#ixzz2Eg2pOCOe
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As cinco escolhas que você deve fazer para ter uma produtividade extraordinária

 

Em entrevista exclusiva, Luciano Meira, vice-presidente da FranklinCovey Brasil, revela dicas para os profissionais serem mais produtivos

 
Por Fábio Bandeira de Mello, Administradores.com

Reunião, trabalho, família, internet, saídas, e-mails, tecnologia, relatório, informação... Você já reparou quantas coisas precisamos dar atenção em nosso dia-a-dia?

E claro, manter o foco e não se distrair em diversas dessas atividades, principalmente no trabalho, é um desafio constante para a maioria das pessoas. Mas há solução. Isso quem garante é Luciano Meira, vice-presidente da FranklinCovey Brasil, empresa especializada na performance profissional e empresarial.
De acordo com o consultor existem cinco escolhas que podemos tomar para elevar a nossa produtividade ao extraordinário. Pasmem, trabalhar demais não é uma delas. "É um engano achar que ser produtivo é trabalhar sem parar", alerta Luciano.
O Administradores.com conversou com o consultor para descobrir algumas dicas de como o profissional pode ter mais foco em seu dia-a-dia e quais são as cinco escolhas para a produtividade extraordinária. Confira!

Cada vez mais as pessoas tem dificuldade de aumentar o foco e manter a sua atenção. Qual é a chave para o profissional melhorar a sua produtividade?

Tem que fazer escolhas sábias. Começa com o entendimento daquilo que tem valor. O que é que tem valor em sua vida? Se você definir isso com muita clareza, comece a focar mais o seu tempo, sua energia, a sua mente e a sua concentração nisso. Quando o ser humano quer - e ele foca - as coisas acontecem. A história é a prova disso. Tudo o que o ser humano fez de interessante, de diferente, extraordinário surgiu de alguém que conseguiu colocar foco naquilo.
Para sermos produtivos hoje, não podemos pensar em uma simples gestão do tempo, mas sim em uma gestão da produtividade pessoal. E temos cinco escolhas que nos levam a essa produtividade pessoal maior.

Quais são essas cinco escolhas para aumentar a produtividade?

Primeiro: cuidado com as urgentes. Hoje estamos em uma crise. As pessoas estão confundindo urgência com importância como se fosse a mesma coisa, mas não é. Muito do que fazemos com cara de urgência, não vai nos levar a lugar nenhum. Nós temos até uma matriz do tempo, bastante conhecida, tem quatro quadrantes revelando a urgência e a importância de cada tarefa. E o quadrante que nós devemos aumentar é o quadrante 2 que são as tarefas importantes e não urgentes (veja foto abaixo). Então, preparação, planejamento, estudo, relacionamento com as pessoas, essas questões são essências para aumentar a produtividade.

Imagem: reprodução

Colocar tudo como urgente desgasta mais o profissional, então?

Não só isso. Se você vive uma cultura de urgência, além de se desgastar, você não alavanca grandes resultados. A urgência está associada a apagar incêndio. Ninguém constrói nada fantástico apagando incêndio. A construção de projetos significativos depende de coisas não urgentes que são importantes.

Essa foi a primeira escolha. E as outras?

A segunda é buscar o extraordinário, achar algo que faça a diferença para você. É um trabalho de autoconhecimento. Eu diria que uma pessoa que está muito em dúvida sobre o que ela quer fazer sobre sua vida, tem dificuldade de ser produtiva nos dias de hoje.

Então, no caso, a produtividade tem que estar ligada a metas?

As metas realizadoras para o indivíduo e importantes para as empresas também. Geralmente quando os dois andam juntos é que a coisa acontece melhor.

Imagem: Shutterstock

Sobre a terceira escolha...

A terceira escolha é você programar o seu tempo. Aí já é uma habilidade. Como você faz o planejamento da sua semana, de seus dias? Você usa uma agenda, uma ferramenta eletrônica? Hoje em dias as pessoas estão usando o Outlook, o Google como ferramentas de gestão do tempo. É preciso planejamento semanal e diário. Planejamento semanal tem a ver com pensar as prioridades em cada papel e alocar o tempo antes da semana começar. Não comece a sua semana sem você saber as prioridades que deve realizar.

Sobre essa questão da produtividade, um dos grandes vilões é o e-mail. As pessoas param muito tempo nele.

Isso faz muito parte da 4ª escolha. Como domino minha tecnologia. Porque a tecnologia é uma faca de dois gumes. Eu posso melhorar ou piorar a minha produtividade. Usada sem muita consciência, a tecnologia atrapalha, você se dispersa. Por exemplo, você conhece algum viciado em tecnologia? Será que ela é uma pessoa que está sendo muito produtiva? Pense nisso depois... Geralmente o vício na tecnologia não é um bom caminho para a produtividade.

Mas há formas de tentar resolver essa questão, pelo menos no e-mail?

Com certeza. Existem regras que você pode colocar para evitar a chegada de spams em sua caixa. Ativar essa regra é uma maneira de ganhar muito tempo. Arquivar automaticamente aquilo que você não vai ler agora é outra forma. Você cria pastas e o sistema de e-mail vai colocar o arquivo nelas sem que chegue em sua caixa de entrada.
Outra coisa, por exemplo, é arrastar e-mails de reuniões direto para o calendário. O ideal já é transformá-lo em um compromisso. Então, existem várias práticas e ações que você pode fazer para melhorar a sua produtividade com a tecnologia. O que você não deve fazer é ficar muito passivo e deixar que a tecnologia atue sobre você. Tem gente que acha que passar o dia inteiro na caixa de e-mail é produtivo. Essa é uma das maiores armadilhas e mitos que vivemos hoje.

Ainda em relação ao e-mail: um profissional que recebe um volume grande diariamente deve olhar a caixa de entrada quantas vez por dia? O que você recomenda?

Existem algumas recomendações nesse sentido, mas não tem uma regrinha, uma receita fixa para todo mundo. Existe sim uma ideia que você não deve ver o dia inteiro. Um bom exemplo seria aquele executivo que vê o e-mail pela manhã, após o almoço e no final do dia. Ele não vê o dia inteiro, porque ele tem mais coisas a fazer. Ele se regra e cria os horários para responder. Interessante que, quando você cria essa regra para você mesmo, naturalmente, acaba educando os outros sobre isso. Elas sabem que você vê e-mail em alguns horários e que não adianta ficar esperando o e-mail antes daquele período. Então, é isso, ter limites. O ideal é ver menos vezes. Eu diria quer uma ou duas vezes por dia está de bom tamanho.

Chegamos, então, a quinta escolha. Qual seria ela?

É a energia. Energia tem a ver com se cuidar. Você realimentar a sua energia todo dia e toda a semana. Um esporte é muito importante, você se alimentar de maneira adequada também. Existem, inclusive, alimentos que aumenta o nível energético e, têm alimentos que tiram energia. Você relaxar, ter uma vida espiritual mais profunda. Tudo isso pode ajudar você a aumentar o seu nível energético e, por tanto, sua capacidade produtiva.

Então o descanso também é uma forma de ser produtiva?

Claro! É um engano achar que ser produtivo é trabalhar sem parar. Seria a mesma coisa dizer que eu vou chegar a um lugar bem distante dirigindo o dia inteiro, sem parar para abastecer. Não, a gente tem que parar para abastecer para chegar ao local.

Agora que você falou sobre as cinco escolhas. Para encerrar: como um líder pode colocar a produtividade como algo agregado a cultura da empresa?

Acredito que está muito relacionado ao que falamos sobre a implamentação da cultura do quadrante 2. Nessa matriz podemos separar entre as coisas importantes e não urgentes. Exemplo: preparação, prevenção, treinamento de pessoas, delegação. É importante conseguir transmitir isso para a equipe. É aquela questão: como é que você vai ter realização de tarefas de qualidade, entrega no prazo, com todas as especificações que o cliente deseja, dentro do custo e sem retrabalho? Todo líder tem que pensar nisso e uma excelente solução é trabalhar essa cultura de quadrante 2.

As cinco escolhas que você deve fazer para ter uma produtividade extraordinária

 

Em entrevista exclusiva, Luciano Meira, vice-presidente da FranklinCovey Brasil, revela dicas para os profissionais serem mais produtivos

 
Por Fábio Bandeira de Mello, Administradores.com

Reunião, trabalho, família, internet, saídas, e-mails, tecnologia, relatório, informação... Você já reparou quantas coisas precisamos dar atenção em nosso dia-a-dia?

E claro, manter o foco e não se distrair em diversas dessas atividades, principalmente no trabalho, é um desafio constante para a maioria das pessoas. Mas há solução. Isso quem garante é Luciano Meira, vice-presidente da FranklinCovey Brasil, empresa especializada na performance profissional e empresarial.
De acordo com o consultor existem cinco escolhas que podemos tomar para elevar a nossa produtividade ao extraordinário. Pasmem, trabalhar demais não é uma delas. "É um engano achar que ser produtivo é trabalhar sem parar", alerta Luciano.
O Administradores.com conversou com o consultor para descobrir algumas dicas de como o profissional pode ter mais foco em seu dia-a-dia e quais são as cinco escolhas para a produtividade extraordinária. Confira!

Cada vez mais as pessoas tem dificuldade de aumentar o foco e manter a sua atenção. Qual é a chave para o profissional melhorar a sua produtividade?

Tem que fazer escolhas sábias. Começa com o entendimento daquilo que tem valor. O que é que tem valor em sua vida? Se você definir isso com muita clareza, comece a focar mais o seu tempo, sua energia, a sua mente e a sua concentração nisso. Quando o ser humano quer - e ele foca - as coisas acontecem. A história é a prova disso. Tudo o que o ser humano fez de interessante, de diferente, extraordinário surgiu de alguém que conseguiu colocar foco naquilo.
Para sermos produtivos hoje, não podemos pensar em uma simples gestão do tempo, mas sim em uma gestão da produtividade pessoal. E temos cinco escolhas que nos levam a essa produtividade pessoal maior.

Quais são essas cinco escolhas para aumentar a produtividade?

Primeiro: cuidado com as urgentes. Hoje estamos em uma crise. As pessoas estão confundindo urgência com importância como se fosse a mesma coisa, mas não é. Muito do que fazemos com cara de urgência, não vai nos levar a lugar nenhum. Nós temos até uma matriz do tempo, bastante conhecida, tem quatro quadrantes revelando a urgência e a importância de cada tarefa. E o quadrante que nós devemos aumentar é o quadrante 2 que são as tarefas importantes e não urgentes (veja foto abaixo). Então, preparação, planejamento, estudo, relacionamento com as pessoas, essas questões são essências para aumentar a produtividade.

Imagem: reprodução

Colocar tudo como urgente desgasta mais o profissional, então?

Não só isso. Se você vive uma cultura de urgência, além de se desgastar, você não alavanca grandes resultados. A urgência está associada a apagar incêndio. Ninguém constrói nada fantástico apagando incêndio. A construção de projetos significativos depende de coisas não urgentes que são importantes.

Essa foi a primeira escolha. E as outras?

A segunda é buscar o extraordinário, achar algo que faça a diferença para você. É um trabalho de autoconhecimento. Eu diria que uma pessoa que está muito em dúvida sobre o que ela quer fazer sobre sua vida, tem dificuldade de ser produtiva nos dias de hoje.

Então, no caso, a produtividade tem que estar ligada a metas?

As metas realizadoras para o indivíduo e importantes para as empresas também. Geralmente quando os dois andam juntos é que a coisa acontece melhor.

Imagem: Shutterstock

Sobre a terceira escolha...

A terceira escolha é você programar o seu tempo. Aí já é uma habilidade. Como você faz o planejamento da sua semana, de seus dias? Você usa uma agenda, uma ferramenta eletrônica? Hoje em dias as pessoas estão usando o Outlook, o Google como ferramentas de gestão do tempo. É preciso planejamento semanal e diário. Planejamento semanal tem a ver com pensar as prioridades em cada papel e alocar o tempo antes da semana começar. Não comece a sua semana sem você saber as prioridades que deve realizar.

Sobre essa questão da produtividade, um dos grandes vilões é o e-mail. As pessoas param muito tempo nele.

Isso faz muito parte da 4ª escolha. Como domino minha tecnologia. Porque a tecnologia é uma faca de dois gumes. Eu posso melhorar ou piorar a minha produtividade. Usada sem muita consciência, a tecnologia atrapalha, você se dispersa. Por exemplo, você conhece algum viciado em tecnologia? Será que ela é uma pessoa que está sendo muito produtiva? Pense nisso depois... Geralmente o vício na tecnologia não é um bom caminho para a produtividade.

Mas há formas de tentar resolver essa questão, pelo menos no e-mail?

Com certeza. Existem regras que você pode colocar para evitar a chegada de spams em sua caixa. Ativar essa regra é uma maneira de ganhar muito tempo. Arquivar automaticamente aquilo que você não vai ler agora é outra forma. Você cria pastas e o sistema de e-mail vai colocar o arquivo nelas sem que chegue em sua caixa de entrada.
Outra coisa, por exemplo, é arrastar e-mails de reuniões direto para o calendário. O ideal já é transformá-lo em um compromisso. Então, existem várias práticas e ações que você pode fazer para melhorar a sua produtividade com a tecnologia. O que você não deve fazer é ficar muito passivo e deixar que a tecnologia atue sobre você. Tem gente que acha que passar o dia inteiro na caixa de e-mail é produtivo. Essa é uma das maiores armadilhas e mitos que vivemos hoje.

Ainda em relação ao e-mail: um profissional que recebe um volume grande diariamente deve olhar a caixa de entrada quantas vez por dia? O que você recomenda?

Existem algumas recomendações nesse sentido, mas não tem uma regrinha, uma receita fixa para todo mundo. Existe sim uma ideia que você não deve ver o dia inteiro. Um bom exemplo seria aquele executivo que vê o e-mail pela manhã, após o almoço e no final do dia. Ele não vê o dia inteiro, porque ele tem mais coisas a fazer. Ele se regra e cria os horários para responder. Interessante que, quando você cria essa regra para você mesmo, naturalmente, acaba educando os outros sobre isso. Elas sabem que você vê e-mail em alguns horários e que não adianta ficar esperando o e-mail antes daquele período. Então, é isso, ter limites. O ideal é ver menos vezes. Eu diria quer uma ou duas vezes por dia está de bom tamanho.

Chegamos, então, a quinta escolha. Qual seria ela?

É a energia. Energia tem a ver com se cuidar. Você realimentar a sua energia todo dia e toda a semana. Um esporte é muito importante, você se alimentar de maneira adequada também. Existem, inclusive, alimentos que aumenta o nível energético e, têm alimentos que tiram energia. Você relaxar, ter uma vida espiritual mais profunda. Tudo isso pode ajudar você a aumentar o seu nível energético e, por tanto, sua capacidade produtiva.

Então o descanso também é uma forma de ser produtiva?

Claro! É um engano achar que ser produtivo é trabalhar sem parar. Seria a mesma coisa dizer que eu vou chegar a um lugar bem distante dirigindo o dia inteiro, sem parar para abastecer. Não, a gente tem que parar para abastecer para chegar ao local.

Agora que você falou sobre as cinco escolhas. Para encerrar: como um líder pode colocar a produtividade como algo agregado a cultura da empresa?

Acredito que está muito relacionado ao que falamos sobre a implamentação da cultura do quadrante 2. Nessa matriz podemos separar entre as coisas importantes e não urgentes. Exemplo: preparação, prevenção, treinamento de pessoas, delegação. É importante conseguir transmitir isso para a equipe. É aquela questão: como é que você vai ter realização de tarefas de qualidade, entrega no prazo, com todas as especificações que o cliente deseja, dentro do custo e sem retrabalho? Todo líder tem que pensar nisso e uma excelente solução é trabalhar essa cultura de quadrante 2.

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Como usar QR-Code?

Como usar QR-Code?

QR-Code é um código de barras em 2D que pode ser lido pela maioria dos celulares modernos. Um código inicialmente criado para a indústria de peças automotivas do Japão, agora está disponível ao público para as mais diversas finalidades.Sua grande vantagem é a capacidade de armazenar um grande volume de informação e texto interativo. No dia-a-dia, o mais comum é encontrar QR-Codes que direcionam para sites ou vídeos na internet.
Este padrão de código possui um potencial enorme para facilitar a sua vida. Mas, infelizmente o Brasil ainda está muito atrasado em relação ao uso de QR-Code. Aqui, a maioria das empresas coloca apenas um link para levá-lo ao seu site, que, por vezes, nem é adaptado para mobile.
Um grande tiro no pé! As possibilidades com QR-Code são enormes. Nós da wSoMa  Lab, por sermos uma empresa que foi fundada no Japão e por estarmos presentes na época em que o QR-Code começou, estamos usando o QR-Code de maneira inovadora. Desenvolvemos uma metodologia em que você pode fazer um acesso seguro ao nosso sistema, o CRM Zen, sem ter que colocar seu Login e Senha no computador. Caso você esteja usando uma máquina que não é confiável ou em uma rede que não é confiável, é possível apontar o Leitor de QR-Code para o QR-Code que temos na tela, fazendo seu login no computador através do seu Smartphone e Tablet. (Veja o vídeo). Portanto, você não corre o risco de ter sua senha roubada naquele computador. Nós também usamos QR-Code para exportar dados dos nossos contatos dentro do CRM ZEN. Então, imagine que você foi visitar seu cliente. Para não ter que inserir manualmente todos os dados dele no seu celular, como número, endereço, nome e etc., com o o QR-Code, todos os dados do cliente são salvos na sua agenda do celular ou Tablet. (Veja o Vídeo). Bom, se desejar usar QR-Code, utilize com criatividade e sempre para facilitar a vida das pessoas. Não se esqueça de adaptar a página montada para os aparelhos móveis. Assim, verá resultados surpreendentes! Aproveite esta facilidade do mundo moderno.

Dennis Szyller - wSoMa Lab
 

QR-Code é um código de barras em 2D que pode ser lido pela maioria dos celulares modernos. Um código inicialmente criado para a indústria de peças automotivas do Japão, agora está disponível ao público para as mais diversas finalidades.Sua grande vantagem é a capacidade de armazenar um grande volume de informação e texto interativo. No dia-a-dia, o mais comum é encontrar QR-Codes que direcionam para sites ou vídeos na internet.
Este padrão de código possui um potencial enorme para facilitar a sua vida. Mas, infelizmente o Brasil ainda está muito atrasado em relação ao uso de QR-Code. Aqui, a maioria das empresas coloca apenas um link para levá-lo ao seu site, que, por vezes, nem é adaptado para mobile.
Um grande tiro no pé! As possibilidades com QR-Code são enormes. Nós da wSoMa Lab, por sermos uma empresa que foi fundada no Japão e por estarmos presentes na época em que o QR-Code começou, estamos usando o QR-Code de maneira inovadora. Desenvolvemos uma metodologia em que você pode fazer um acesso seguro ao nosso sistema, o CRM Zen, sem ter que colocar seu Login e Senha no computador. Caso você esteja usando uma máquina que não é confiável ou em uma rede que não é confiável, é possível apontar o Leitor de QR-Code para o QR-Code que temos na tela, fazendo seu login no computador através do seu Smartphone e Tablet. (Veja o vídeo). Portanto, você não corre o risco de ter sua senha roubada naquele computador. Nós também usamos QR-Code para exportar dados dos nossos contatos dentro do CRM ZEN. Então, imagine que você foi visitar seu cliente. Para não ter que inserir manualmente todos os dados dele no seu celular, como número, endereço, nome e etc., com o o QR-Code, todos os dados do cliente são salvos na sua agenda do celular ou Tablet. (Veja o Vídeo). Bom, se desejar usar QR-Code, utilize com criatividade e sempre para facilitar a vida das pessoas. Não se esqueça de adaptar a página montada para os aparelhos móveis. Assim, verá resultados surpreendentes! Aproveite esta facilidade do mundo moderno.
Dennis Szyller - wSoMa Lab