segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Bombril investe R$ 70 milhões em Marketing para se atualizar

 

Após sua quase falência, companhia dobra o portfólio em dois anos e se adapta à nova mulher brasileira da classe média para alcançar a liderança no mercado

Por Isa Sousa, do Mundo do Marketing | 29/10/2012

isa@mundodomarketing.com.br

Bombril,reposicionamento,portfólio,produtos,mulheres evoluídasO protagonismo alcançado pelas mulheres de forma definitiva no mercado de trabalho foi o pontapé inicial para a Bombril entender que era o momento de mudar. Com 64 anos de dedicação quase exclusivos a um target mais velho, formado em sua base por donas de casa, a marca se reposicionou e rejuvenesceu, focando em mulheres entre 20 e 30 anos da nova classe média. A empresa também ampliou o seu portfólio de produtos, buscando a liderança em novas categorias.
A iniciativa só foi possível graças a um investimento pesado em estratégias de Marketing. Em 2011, foram aplicados R$ 70 milhões para ampliar a visibilidade. A compreensão de quem é e o que quer a nova consumidora da marca ajudou na elaboração de futuras ações. Boa parte delas é pensada para as redes sociais. “Esse target tem reflexo direto nas nossas iniciativas, na construção do que será veiculado nas redes sociais, na TV aberta. A mulher tem vida ativa e é um grande desafio dialogar com ela”, explica Marcos Scaldelai, Diretor Comercial e de Marketing e P&D da Bombril, em entrevista ao Mundo do Marketing.
O reposicionamento começou a ser comunicado por meio da ação Mulheres Evoluídas, protagonizada pelas atrizes Dani Calabresa, Marisa Orth e Monica Iozzi. Com o mote “Os produtos que evoluíram com as mulheres” a ideia é exatamente dialogar com uma mulher moderna, que busca conhecimento e se tornou mais exigente.
Bombril,reposicionamento,portfólio,produtos,mulheres evoluídasUm dos resultados é que o alcance dos produtos, com um target de até 29 anos, saltou de 65,8% em 2010 para 71,9% no último ano. A ação também foi reforçada com uma revista eletrônica homônima neste ano. “Mudamos todas as formas de falar com nossas consumidoras. Hoje essa mulher exige informação atual e rápida, é bastante conectada à internet. Ela não quer mais ouvir que um produto ‘lava mais branco’ ou que ‘tira mancha’. Ela quer saber sobre sua realidade e por isso o investimento é alto nesse tipo de comunicação”, explica Marcos Scaldelai.
Portfólio ampliado para novas categorias
A ampliação do portfólio também foi estratégica para a Bombril rejuvenescer, entrando em categorias mais modernas, antes impensáveis para o grupo. Em 2010 a empresa contava com 250 itens e, até o fim deste ano, o número chegará a 500. Para 2013 o objetivo é lançar de 25 a 30 produtos e continuar nessa mesma perspectiva para os próximos anos.
Entre os itens, alguns são novidades no mercado nacional varejista. A linha Pratice, por exemplo, possui limpador específico para telas LCD e Led, ou ainda um limpador para micro-ondas, com tecnologia antiodor para inibir o cheiro de alimentos aquecidos no eletrodoméstico. Até o fim do ano a marca também começa a concorrer na categoria de sapólio, que foi criado depois de pedido das consumidoras que desejam um limpa-quintal que não fizesse tanta espuma como o detergente em pó.
A ideia é que a consumidora entenda que a marca mudou e se adaptou a um novo momento. “A grande estratégia da Bombril é comunicar a evolução dos produtos com a evolução das mulheres brasileiras. Hoje começamos um processo de comunicação desses lançamentos. Estamos atualmente com oito ações no ar, por meio de quadros em diversas emissoras, que focam exatamente nesses novos produtos. Para o próximo ano teremos ações separadas”, afirma Diretor Comercial e de Marketing e P&D.
Outra estratégia da Bombril para ganhar mercado está na ampliação da distribuição de produtos para o Norte e Nordeste. No início dos anos 2000, a empresa perdeu a liderança nas regiões para a Assolan, até então do grupo Hypermarcas e vendida no ano passado por R$ 125 milhões a Química Amparo. Aproveitando a fragilidade da concorrência, a companhia criou o programa Arrastão, que levou a um aumento de 40% em número de distribuidores. Dados do Kantar WorldPanel indicam que a marca saiu de uma participação de 39% no mercado do Norte e Nordeste para 42,5% em 2011.
Bombril,reposicionamento,portfólio,produtos,mulheres evoluídasNome forte
Com uma ampliação tão ousada em seu portfólio e mesmo em um curto espaço de tempo, a Bombril conseguiu se estabilizar em algumas categorias e alcançar a liderança de outras. Os destaques, segundo o grupo, vão para o desentupidor de pia e ralo, que ultrapassou o até então líder absoluto Diabo Verde, e os alvejantes, já com o segundo lugar. “Sem dúvida, o sucesso da Bombril é pela força de marca que ela tem”, define Scaldelai.
Além da força, é fundamental avaliar as potencialidades do mercado e a absorção do consumidor, principal ator na hora de qualquer tomada de decisão. “Os consumidores não são eternos, mas a marca pode ser. O branding é um trabalho de continuidade. É dever da empresa contar uma história que nunca pode terminar. No caso da Bombril, a primeira coisa que os profissionais de Marketing associam é à limpeza, mas é necessário entender e se adequar a linguagem do público. A forma como a mulher vê a limpeza mudou, portanto é preciso mudar. Só as empresas mais espertas conseguiram olhar e trazer novos produtos”, avalia Ana Luisa Negreiros Diretora Sócia do Grupo Troiano de Branding, em entrevista ao Mundo do Marketing.
Do ponto de vista econômico, a iniciativa da Bombril também deve representar bons resultados para 2012. Após um período de quase falência, quando em 2006 estava com uma dívida de R$ 800 milhões, o grupo expandiu o faturamento em 7% em 2011, chegando a R$ 1, 16 bilhão. Para este ano, a expectativa é uma alta de 14%. “A Bombril vem crescendo mais que o setor e a meta é que nosso crescimento continue sendo de dois dígitos para os próximos anos”, pontua Marcos Scaldelai.

O Supermercado mais Inovador do Mundo


Postado em 29 de outubro de 2012 por Guilherme Lito

Quando pensamos inovação, logo surge a idéia de algo high tech, internet, tablets, checkout no smartphone e demais coisas hypadas do nosso dia a dia com nomes gringos. Um recente artigo da Mashable mostrou as tendências de modernização dos supermercados com localizador de produto no tablet, carrinhos com jogos eletrônicos para crianças e outros.

Supermercado inovador

O tempo tem me provado que, embora essas coisas sejam bonitinhas, nada mais são do que maquiagem. O verdadeiro valor muitas vezes não esta em como você entrega, mas sim no que você se propõe a ser. Embora o Mercadona seja um supermercado muito inovador na sua relação com fornecedores, como o Leandro já postou por aqui, acredito que há um ainda mais inovador: o People’s Supermarket, um mercado local que está gerando tanto rebuliço que acabou levando o primeiro ministro inglês, David Cameron, para ir lá aprender umas lições.

Peoples supermarket LUZ Loja de consultoria
 
Quando penso em supermercado, sempre me vem aquela idéia de concorrência pesada, de briga por preço, funcionário que ganha mal e rouba o dono, cliente que finge que escorregou para processar o estabelecimento e demais coisas antiquadas e bélicas, certo?
Hoje vou lhe apresentar o Peoples Supermarket, um supermercado que cobra menos do que o Wallmart, mas faz isso de uma maneira incrivelmente moderna e com baixo risco e investimento! Se você acompanha o blog da LUZ e/ou não fica apenas vendo novela, e repara o que está acontecendo à sua volta, você sabe: o mundo esta mudando, e muito. Nessa mudança, diversas verdades estão sendo questionadas. Cliente? Funcionário? Fornecedor? Será que essas figuras são sempre necessárias? O People’s mostra que não necessariamente!

Como funciona o peoples supermarket?

É quase uma ofensa chama-los de um supermercado. Acima de tudo, eles são, na minha opinião, a esperança de um mundo melhor. Eles são uma cooperativa que visa entregar produtos locais de qualidade a um preço justo para o produtor e consumidor inspirado na Food Coop, de Brooklyn. Lá você consumirá apenas produtos feitos por pequenos agricultores locais (equilibrando e geração de renda, fortalecendo a economia local, oferecendo produtos mais saudáveis para seu clientes e economizando o meio ambiente no transporte), promovem uma série de iniciativas para reduzir desperdício (compostando orgânicos que passaram da validade, por ex) e compram energia e outros inputs limpos.
Mas isso aí é, digamos assim, “o básico” no que tange uma empresa do século XXI. Eles vão muito além e foi justamente na parte mais crítica da empresa, o “”"RH”"” (entre muitas aspas mesmo), que eles simplesmente fizeram meu queixo cair. Lá, você paga 25 libras por ano para ser um associado e trabalha 4 horas por mês lá. Com isso você garante 20% de desconto.
O que isso gera?
a. Os seus “funcionários” são sempre os mesmos: pessoas que moram no bairro, interessadas em manter o local limpo e preservado tanto quando estão comprando quanto trabalhando.
b. Sua estrutura de custos é reduzida absurdamente, inclusive gerando alguma receita devido à taxa anual.
c. Você cria um censo de pertencimento muito grande, fortalecendo os laços comunitários e dando um significado maior a uma tarefa que, hoje, é quase que puramente processual e commoditizada.
d. Há pouco tempo atrás o supermercado estava devendo dinheiro e, numa mobilização rápida, conseguiu o investimento necessário do público local, e sem necessidade de retorna-lo! Quer dinheiro mais barato? É puro engajamento de comunidade.
O criador do mercado, que também introduziu a regra de que quem escolhe o que será vendido são os próprios clientes/funcionários, diz que comida é necessidade, não commodity, que achar que a vida, principalmente no que tange alimentação, é tão fast assim é uma tolice. Temos, segundo ele, que ressignificar a forma como tratamos a comida, a começar por repensar de onde consumimos e quanto valorizamos o trabalho bom feito por bons produtores, não apenas indústrias agrícolas que produzem nas toneladas com custo para o seu consumidor, funcionário e a própria terra.

O que você ganha com isso?

É o que sempre me perguntam quando conto esse caso. Essa mesma pergunta foi feita por um jornalista inglês a um professor de psicologia que é cliente-voluntário do supermercado. “Rotina e ritual. É o que você ganha com religião e também o que ganha com voluntariado.” Se você parou para fazer a conta se vale ou não a pena financeiramente você parar 1 hora por semana para trabalhar num supermercado para ganhar o desconto, você não entendeu bem a jogada aqui. O valor não é financeiro. O valor é o das pessoas se apoderarem de suas vidas, escolhendo o que consumirão, por que consumirão, de quem consumirão, o valor é o produtor ter maior estabilidade no seu futuro e ganhar mais dinheiro, o valor é criar um lugar onde todos tem o interesse de o manter o mais limpo e agradável o possível. Daí o por que dele ser o supermercado mais inovador do mundo. Sem tablets, sim, mas se propondo a ser uma nova forma de “fazer negócios” e ter acesso a comida.
Se amarrou? Amanhã falarei sobre esse e outros casos na palestra online “Empreenda Inovando” que acontecerá de 18 às 20h. Se você gostou disso aqui, gostará de muita coisa que falaremos por lá. Te aguardo?
Obs: algumas referências para quem quiser ler mais, infelizmente a maioria em inglês:
http://en.wikipedia.org/wiki/The_People’s_Supermarket
http://www.guardian.co.uk/theguardian/2012/mar/02/london-peoples-supermarket-cooperatives
http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/atitude/people-supermarket-mercado-comunitario-negocios-vidasimples-618917.shtml
http://super.abril.com.br/blogs/ideias-verdes/tag/the-peoples-supermarket/
http://www.independent.co.uk/news/uk/home-news/peoples-supermarket-revolution-spreads-2360512.html
http://www.telegraph.co.uk/foodanddrink/7779395/The-Peoples-Supermarket-communal-cheap-and-democratic.html
Abraços e até!

domingo, 28 de outubro de 2012

As datas sazonais no e-commerce

 

Datas sazonais no e-commerce. Como aproveitar as datas comemorativas para aumentar as vendas da sua loja virtual

Em todo o mundo as datas sazonais e-commerce são momentos de faturamento em alta e uma atividade frenética, o que faz dessas ocasiões, além de um grande termômetro do comércio eletrônico, um momento de grandes alterações no marketing digital. No caso brasileiro, onde temos um público ainda se acostumando com as compras em lojas virtuais, esse á, muitas das vezes, o momento de conhecer essa opção de compra.
A vantagem das datas sazonais no e-commerce não está, só no aumento do faturamento. Elas são também uma ótima chance de promover sua marca e atrair novos clientes para sua loja virtual. Basta que você adote uma estratégia de marketing adequada e crie atrativos diferenciados.

Aproveitando as datas sazonais no e-commerce

As principais datas sazonais no e-commerce brasileiro são o Dia das Mães, o Dia dos Namorados, o Dia dos Pais, o Dia das Crianças e, a maior de todas, o Natal. Ótimo, já dá para fazer uma festa com isso, mas será que podemos expandir esse leque? Sim.
Em um país tão cheio de datas sazonais, o e-commerce, seja ele do segmento que for, tem inúmeras oportunidades de promoções, mesmo em datas em que presentear não seja a tônica da comemoração. Mas para isso fazer sentido, é necessário em primeiro lugar, criar o clima e depois sugerir a compra para o cliente certo. Ou seja, um planejamento da ação e segmentação de clientes.

A divulgação em datas sazonais no e-commerce

A divulgação de lojas virtuais em datas sazonais é a base de toda a estratégia de criação de novas “datas comemorativas”. A criação do clima que mencionei antes, passa pela sugestão implícita da data nos elementos gráficos, por exemplo. Vejamos um caso prático.
Se você está pensando em fazer uma grande promoção no dia de início da Primavera, seria interessante que você começasse a incorporar flores ou outros símbolos que remetam à Primavera em seu e-mail marketing ou perfil no Twitter. Isso vai criando um clima de pré-temporada e com o lançamento da sua campanha efetiva, as pessoas já estarão um pouco mais motivadas e consequentemente fazer uma compra em função do seu marketing.
Se a sua loja virtual tem um blog associado a ela, publique posts que possam ir preparando o ânimo do público de forma a serem mais receptivos às suas ofertas. Crie a necessidade das pessoas consumirem o “produto” Primavera e elas certamente vão se lembrar de você.

Datas comemorativas no comércio eletrônico e segmentação

Outro segredo do uso de datas comemorativas no e-commerce é trabalhar com uma base de clientes muito bem segmentada, para identificar o público-alvo correto para suas ações. A segmentação é a chave para a maioria das campanhas de marketing online. Por isso é importante dispormos de uma base de dados sobre o cliente, a mais detalhada possível identificar grupos que poderiam ser usados em determinadas campanhas.
Em nosso curso sobre criação de lojas virtuais no Curso de E-commerce sempre chamamos atenção sobre a importância da segmentação da base de dados de clientes para a elaboração de campanhas de marketing digital mais eficientes. Se eu posso distinguir entre meus clientes e clientes em potencial, qual deles melhor se adequa ao perfil de consumidor que elaboramos para a Persona, maiores serão minhas chances de criar uma campanha realmente vencedora.
As datas comemorativas no comércio eletrônico podem ser melhor trabalhadas com uma segmentação avançada em canais como:
Algumas plataformas de e-commerce chegam até a oferecer opções para elaboração de pacotes de marketing para um determinado segmento dos clientes cadastrados.
Saber aproveitar as datas comemorativas no e-commerce é uma das principais ferramentas para alavancar as vendas de sua loja virtual, mas é preciso fazer um planejamento detalhado antecipadamente.

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Coca-Cola e Omo dividem maior premiação de Folha Top of Mind

 

Marcas são as mais lembradas pelos consumidores há 20 anos, independente da categoria de produtos que se encontram. A 22ª edição incluiu 50 premiações

Por Isa Sousa, do Mundo do Marketing | 25/10/2012

isa@mundodomarketing.com.br

A Coca-Cola e a Omo foram pela vigésima vez as marcas mais lembradas pelos consumidores no Folha Top of Mind 2012. A premiação é a mais importante dentre as 50 dadas pelo jornal Folha de São Paulo, que não leva em conta as categorias de produtos e sim a espontaneidade das respostas dos entrevistados.
Para este ano, o Top of Mind lançou cinco categorias especiais: Tops Higiene, com Colgate e Omo na liderança; Finanças, com Banco do Brasil e Bradesco; Alimentação, com a Sadia; Olimpíadas e Copa do Mundo. A Nike venceu em ambas as categorias ligadas ao esporte, com adição da Olympikus nos Jogos Olímpicos de 2016.
A Natura e a Ypê venceram no Top Meio Ambiente; Pirelli no Top Masculino; Pampers no Top Feminino; e Samsung e Suvinil no Top Performance, categoria que premia as marcas que mais cresceram de uma edição para outra da premiação. Listerine e Colgate são as mais lembradas na categoria Antisséptico Bucal; Samsung como Smartphone; Sky como TV por Assinatura; e Arno como Ventilador.

Confira a lista das categorias:
1. Top do Top
OMO 7%
Coca-Cola 5%

2. Top Performance
Samsung 10%
Suvinil 36%

3.Top Meio Ambiente
Natura 6%
Ypê 6%

4. Top Olimpíada
Olympikus 12%
Nike 9%

5. Top Copa do Mundo
Nike 13%

6. Top Masculino
Pirelli

7. Top Feminino
Pampers

8. Top Smartphone
Samsung 15%

9. Top Banda Larga
Oi 11%

10. Top Operadora de Celular
Vivo 32%

11. Top TV por Assinatura
Sky 41%

12. Top Finanças
Banco do Brasil 13%
Bradesco 10%

13. Top Bancos
Banco do Brasil 35%

14. Top Cartão de Crédito
Visa 37%

15. Top Plano de Saúde
Unimed 32%

16. Top Seguro
Bradesco 9%

17. Top Poupança
Caixa 48%

18. Top Agência de Viagens
CVC 11%

19. Top Alimentação
Sadia 12%

20. Top Leite
Itambé 12%
Ninho 12%
Parmalat 11%

21. Top Sorvete
Kibon 58%

22. Top Chocolate
Nestlé 33%

23. Top Adoçante
Zero-Cal 36%

24. Top Maionese
Hellmann´s 69%

25. Top Margarina
Qualy 27%

26. Top Supermercados
Extra 8%

27. Top Loja de Eletrodomésticos
Casas Bahia 27%

28. Top Tinta de Parede
Suvinil 36%

29. Top Sabão em pó
OMO 80%

30. Top Fogão
DAKO 22%
Brastemp 19%

31. Top Máquina de Lavar
Brastemp 35%

32. Top Geladeira
Consul 37%

33. Top Notebook
Samsung 10%

34. Top Aparelho de TV
LG 17%
Philips 14%

35. Top Ventilador
Arno 46%

36. Top Refrigerante
Coca-Cola 62%

37. Top Cerveja
Skol 40%

38. Top Higiene
Colgate 10%

39. Top Antisséptico Bucal
Listerine 20%
Colgate 17%

40. Top Pasta de Dente
Colgate 54%

41. Top Aparelho de Barbear
Gillette 42%

42. Top Protetor Solar
Sundown 18%

43. Top Fralda Descartável
Pampers 35%

44. Top Tintura de Cabelo
Koleston 12%

45. Top Shampoo
Seda 30%

46. Top Sabonete
Lux 31%

47. Top Desodorante
Rexona 40%

48. Top Carro
Volkswagen 29%

49. Top Combustível
Petrobras 20%

50. Top Pneu
Pirelli 42%
Top of Mind,Folha Top of Mind 2012,pesquisa,mais lembradas
Top of Mind,Folha Top of Mind 2012,pesquisa,mais lembradas

Cartão de crédito: uso consciente

 

Você sabe usar adequadamente o seu cartão de crédito? Sabe exatamente com o quê e quanto está gastando? Sabe se terá ou não condições de pagar sua próxima fatura?


Você sabe usar adequadamente o seu cartão de crédito? Sabe exatamente com o quê e quanto está gastando? Sabe se terá ou não condições de pagar sua próxima fatura? Para você, cujas respostas a essas perguntas não foi exatamente as que gostaria, este artigo lhe ajudará a entender o que é e como funciona o tentador cartão de crédito, também conhecido como o cartão de plástico.
Diversas pessoas não controlam adequadamente seu cartão e acabam pagando juros muito altos. Qualquer tipo de cartão de crédito possui um limite de compras, esse limite é em função do valor que acreditam que você tenha condições de pagar. Só que, ao efetuar uma compra, você é o responsável por esse controle. Ninguém melhor do que você para saber seus compromissos. E tem mais: o cartão de crédito, em caso de roubo ou perda pode e deve ser bloqueado imediatamente.
Sobre o pagamento da fatura, é importante ressaltar que mesmo podendo escolher se ele será realizado integralmente, em seu valor mínimo ou um valor intermediário, cada escolha gera uma nova condição, muitas vezes associada à cobrança ou não de juros. O pagamento integral, realizado antes ou no dia do vencimento, não acarreta a cobrança de multa e nem de juros. Já o pagamento mínimo ou de um valor intermediário, gera a cobrança de juros em cima do valor restante. Agora, quando o pagamento é feito com atraso, você paga multa e juros, e no caso dos juros eles costumam ser diários, ou seja, quanto maior o número de dias em atraso, maior será o valor dos juros. E estes juros, normalmente, são bastante elevados.
Foto: Shutterstock

Mas o cartão de crédito não é um vilão ou bicho de sete cabeças. Basta, apenas, que ele seja usado de forma consciente. E nesses casos, o que se tem são vantagens. Conheça algumas delas:
  • Não é preciso ter dinheiro físico ou cheque na hora das compras.
  • As despesas do mês são pagas em um único dia, normalmente o pagamento ocorre dez dias após o fechamento da fatura.
  • Se você efetuar uma compra logo após o fechamento da fatura, isso significa que terá até 40 dias após a compra para pagar.
  • Poderá, de acordo com o estabelecimento, realizar compras sem juros, ou parceladas sem juros ou, ainda, com prazo para começar a pagar (nesse caso é preciso cuidado, pois, muitas vezes, o que os estabelecimentos chamam de parcelas fixas nada mais é do que o valor da mercadoria com os juros, do pagamento futuro, já embutidos).
  • Com suas despesas todas descritas em uma única fatura, fica mais fácil lançá-las em um controle mensal de gastos, saber exatamente para onde está indo o seu dinheiro e quanto ainda se pode usar ou empregar em algum investimento ou poupança.
  • Dependendo da administradora do cartão, não há taxa de anuidade para utilização do cartão.

De qualquer forma, ao comprar, é bom verificar se consegue algum desconto para pagamento à vista. Pode ser que valha a pena pagar em dinheiro, mesmo com todas as vantagens do cartão.
Agora que você já entende os mecanismos de funcionamento dos cartões de crédito, fica mais fácil usá-lo de maneira consciente, evitando sustos futuros quando sua fatura chegar. Mas se você é do tipo que mesmo com essas dicas e entendendo sobre os benefícios e riscos do cartão, acabou estourando o seu limite e está em dificuldades para pagá-lo, talvez seja melhor optar por outra forma de pagamento para suas compras, pelo menos até que sua situação se estabilize novamente. Pense também na possibilidade de negociar com a administradora do cartão um parcelamento, geralmente, os juros são menores.

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Parmalat se reposiciona e lança produtos para ganhar mercado

 

Após quase cinco anos sem investir em ações de Marketing, marca adota novo mote “Porque nós somos humanos” com foco na ampliação das suas linhas de produtos

Por Leticia Muniz, do Mundo do Marketing | 25/10/2012

leticia.muniz@mundodomarketing.com.br

Parmalat,reposicionamento,LBR,leiteA Parmalat apresentou esta semana o novo posicionamento de marca que será utilizado para suplantar as extensões em suas linhas de produtos. Após quase cinco anos sem investir em ações de Marketing, a empresa pertencente ao grupo LBR Lácteos traz o mote “Porque nós somos humanos”. Com isso, a empresa prepara o terreno para vender novas categorias e deixar de focar basicamente no leite UHT. Entre os alimentos que passam a integrar o portfólio da marca estão o leite em pó, o creme de leite light e a linha de bebidas lácteas aromatizadas com foco nos adultos: a Parmalat Sabores.
O posicionamento utilizado até então pela Parmalat, “Porque nós somos mamíferos”, ajudou a construir uma relação emocional entre o consumidor e a marca, posicionando a sua linha de leites entre os mais vendidos do país, com 13% de market share. A ideia, a partir de agora, é usar a mesma conexão com o público para garantir o sucesso de diferentes produtos que serão lançados gradativamente no mercado.
Os lançamentos buscam migrar a marca para categorias mais rentáveis que o leite longa vida. Segundo dados da Nielsen, o leite em pó é o terceiro maior segmento do universo lácteo, com 13,2% de participação de mercado e faturamento anual de R$ 2,2 bilhões. O setor cresceu 4% no ano passado e está concentrado principalmente no Nordeste, com 65%.
Pesquisas de percepção
A nova forma de se apresentar para o público visa atrair os consumidores adultos, mantendo o mesmo vínculo obtido no passado. “O leite ainda está muito centrado nas crianças. Queremos agora mostrar a importância do consumo para a manutenção da qualidade de vida. Nossa ideia era manter a mesma lembrança emotiva que tínhamos com o posicionamento dos mamíferos, mas, agora, centrando nos humanos e nas relações afetivas”, explica Rodrigo Araújo, Gerente de Marketing da LBR Lácteos, em entrevista ao Mundo do Marketing.
Para criar o novo posicionamento, desde o ano passado a LBR vem fazendo pesquisas para entender a percepção que o consumidor brasileiro tem sobre a marca Parmalat. Segundo os estudos da empresa, a maior parte do público entende a marca como sinônimo de qualidade, afeto e inovação. “Um dado interessante é que a Parmalat é reconhecida quase como uma categoria de produto. Além disso, temos 13 prêmios Top of Mind”, conta Rodrigo Araújo.
Parmalat,reposicionamento,LBR,leiteVínculo emocional
Foi a sólida relação construída com o consumidor no passado que fez a Parmalat se manter em boas colocações de mercado mesmo não investindo em ações de Marketing e mídia desde 2007. O que LBR pretende é criar um vínculo emocional, ampliando seu escopo de atuação, gerando uma margem de capitalização.
A estratégia, no entanto, demanda um longo prazo. “O que a Parmalat está buscando é o vínculo emocional com o consumidor. Esse é um caminho interessante, porém, muito longo. Essa nova estratégia de posicionamento faz sentido e o sucesso desta ampliação vai depender se a marca carrega traços que tenham a ver com os produtos que serão lançados. Esse caminho é muito válido se enxergarmos que a principal participação hoje da Parmalat no mercado é o leite Longa Vida, que não é tão rentável”, explica Marcos Machado, CEO da Top Brand, em entrevista ao portal.
O desafio para a marca a partir de agora é manter com o novo posicionamento o mesmo encantamento obtido no passado para garantir uma relação de afeto com o público. “O interessante é que a Parmalat nunca perdeu a conexão com as pessoas, apesar de ter permanecido apagada. Manter este mesmo sentimento é o grande desafio”, comenta Ana Luísa Negreiro, Diretora Sócia do Grupo Troiano de Branding, em entrevista ao Mundo do Marketing.
É preciso aguardar para avaliar os frutos que serão obtidos com o trabalho focado na nova forma de se apresentar perante o consumidor. “Como estratégia de negócio, esse posicionamento é uma tentativa importante de evoluir, fazendo a expansão para outros produtos, mas temos que aguardar para vermos os resultados. A conexão existe. A porta no coração dos consumidores permaneceu aberta”, pondera Ana Luísa Negreiro.

A importância do plano de vendas para o planejamento estratégico


A partir do mês de outubro muitas empresas se ocupam do desenvolvimento do planejamento estratégico para o próximo ano.
Neste momento, as empresas se deparam com questionamentos de como foi o ano que passou e principalmente com será o próximo ano. Uma das dúvidas maiores é o quanto a empresa vai vender e qual sua capacidade de atender a esta demanda.
É preciso que neste momento a empresa tenha uma forma de estimar um plano de vendas. Normalmente as áreas comerciais se sentem pressionadas em informar este valor e qual a projeção de crescimento do mercado. Neste momento uma das alternativas que são interessantes é o uso de dados estatísticos do próprio desempenho da empresa, utilizando esta informação como uma projeção futura.
O uso de um software de planejamento pode ser muito útil, com exemplo o sistema SSPPCP, desenvolvido pela empresa SuperSoft Sistemas, que utilizando uma base de vendas passada, estima uma projeção futura e junto com este dado utiliza o sistema MRP do próprio software para gerar o CRP (planejamento da capacidade de recursos), que indicará se a empresa terá ou não capacidade de atender esta demanda.
Dentro deste aspecto é importante que este software também traga as informações que são básicas e necessárias a qualquer software de planejamento como o esquema abaixo que mostra as necessidades de uma boa sistemática de planejamento:
Este esquema foi utilizado pela empresa SuperSoft Sistemas no desenvolvimento de seu software de PPCP.
As respostas a estas questões identificam se a empresa terá ou não capacidade de desenvolver o plano de vendas previsto para o ano que se inicia, e haverá tempo suficiente para que ações sejam tomadas buscando o cumprimento dos objetivos propostos.
Depois de elaborado o plano de vendas e identificada a capacidade de fabricação o que será necessário é custear este plano para identificar seu retorno financeiro, tema que iremos abordar em artigos futuros.
MSc. Antonio Carlos de Campos
Antonio Carlos é Mestre em engenharia da produção, professor em cursos de Pós-Graduação, consultor e sócio da empresa ACC – Consultoria.