quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

A evolução do mobile marketing em 2011

Por Roberto Saretta


Há algum tempo, estamos esperando pelo ano do mobile marketing, e posso afirmar que 2011 será o tão esperado ano. Como provar isso? Simples: no Brasil, há mais de 21 milhões de celulares 3G, novas tendências surgem todos os dias desde o lançamento do iPhone em 2007 - a popularização dos smartphones, o lançamento do iPad e a expansão do mercado de tablets fizeram parte da propagação da cultura móvel.


Podemos observar que o mobile marketing está se consolidando no Brasil através de alguns conceitos-chave. Seguem abaixo alguns tópicos resumidamente, pois existem milhares.

SMS: Praticamente todas as empresas integraram as tradicionais campanhas publicitárias ou de endomarketing com interações por texto no celular do target;

Torpedo de Voz: Para reduzir equipes de call-center, pode-se gravar mensagens de voz de até 30 segundos e enviar para milhares de números ao mesmo tempo. É o melhor, é possível incluir call-to-action, o usuário pode interagir teclando números ou até mesmo ser transferido para algum ramal da empresa;

Short Code: Principal substituto da carta em ações promocionais. Antigamente, o envio de selos e de códigos de barras era feito para caixas postais especiais. Agora, é feito através do envio de um simples SMS;

Bluetooth Marketing: Consegue imaginar zonas de interatividade em shoppings centers, onde é possível receber conteúdos multimídia (wallpapers, ringtones, games, aplicativos e outros conteúdos) para dispositivos móveis? É, já existem alguns pontos de hotspots de Bluetooth em São Paulo e em alguns shoppings em outros estados. Outra novidade que deve aparecer este ano são ofertas coletivas, enviadas nas zonas de interativas, com descontos de até 90% para compra de produtos ou serviços.

Serviços Baseados em Localização (Location Based Services): Tendência fácil de perceber quando vivenciamos o crescimento das redes sociais como: Foursquare, Gowalla e o recém-lançado Google Hotpot. Dessa forma, é possível mostrar para todos seus amigos onde está neste momento, realizando o check-in;

Aplicativos Móveis ou Advergames: É possível desenvolver aplicativos ou games patrocinados, incluindo marcas nos cenários ou no background;

Mobile Payments (ou m-commerce): O pagamento através de dispositivos móveis é uma tendência cada vez maior no mundo; no Brasil, algumas operadoras investiram em serviços como o Oi Paggo, mas eles ainda não fazem sucesso. Há notícias de que um site de compras coletivas irá lançar essa tecnologia em breve.

Tendências para o ano de 2011? Existem duas: acesso às redes sociais via internet móvel e ações baseadas em geolocalização. Porém, acredito em outras duas: zonas de interatividade via Bluetooth e aplicativos móveis. Vivenciamos uma época em que o consumidor interage com as marcas e espera resposta imediata, o Bluetooth será o grande propagador de conteúdos para celular. Em outras palavras: será o meio, e o aplicativo móvel é o conteúdo propriamente dito.

Como Analisar Dados nas Mídias Sociais

Por Maria Fernada


A tão aclamada possibilidade de mensuração de números na Internet encontra algumas barreiras quando tentamos aplicá-la nas mídias sociais – devido ao seu carater subjetivo. Considerar quais páginas de um site o usuário percorreu até o momento da compra final é uma ótima medida. Desconsiderar que, este mesmo usuário, já foi anteriormente influenciado por blogs, portais, contatos e amigos, no entanto, seria uma visão míope.



Em face desta situação, Prashant Suryakumar sugeriu algumas ideias no site Mashable, que podem facilitar a análise deste panorama. Confira abaixo:



A.Investir em Informação

Segundo o autor, é imperativo que as organizações tenham boas ferramentas de monitoramento e, ainda, que estas possam ser facilmente integradas aos processos da empresa. Segundo ele, só desta forma é possível ter uma visão 360º – unindo dados tanto do mundo on-line como do mundo off-line.

B.Monitoramento em Tempo Real

A informação em tempo real possibilita resposta rápida a qualquer contingência. As redes sociais exigem que isso seja feito, pois caso contrário, a conversa se perde e você adquire um consumidor insatisfeito. Além disso, a informação em tempo real torna possível verificar o desempenho das diversas ferramentas e das pessoas que fazem uso delas.

C.Análise Emocional

Entende-se análise emocional como a compreensão de que o consumidor toma decisões de compra considerando aspectos não somente racionais, mas também psciológicos e emocionais. Em termos práticos, podemos entender esta análise como a percepção do contexto em que se passa uma conversa, e não somente em seu conteúdo.

D.Novas Métricas

Cada empresa possui necessidades distintas, mas três categorias precisam ser contempladas com métricas eficazes. São elas:métricas que ajudem a compreender a conversa e suas relações (ex.: sentimentos demonstrados), métricas que encontrem pessoas influentes acerca da sua marca (ex.:pontuação de influência) e métricas que demonstrem o real resultado das mídias sociais no negócio.

E.Relacionar Buzz, Marca e Vendas

Pois estas variáveis estão intrinsecamente relacionadas e, freqüentemente, é possível observar relações de causa e efeito entre elas.

F.Testar Mecanismos

O ambiente das mídias sociais é bastante propício para experimentos que podem responder perguntas como “Qual o melhor horário para postar atualizações” ou “Como o buzz influencia este mercado?“.

G.Comportamento de massas

Uma das possibilidades mais incríveis das mídias sociais consiste em poder observar comportamentos e conversas de pessoas em seu ambiente natural. Ou seja, sem o estímulo de pesquisa (que geralmente foca a resposta a uma pergunta, e não o que o consumidor realmente pensa) e sem interferências no discurso. Se um consumidor falar bem da sua marca, é porque ele teve interesse espontâneo em fazê-lo. Explore esta oportunidade de aprender.

H.Design de Produtos

Afinal, a facilidade de comunicação através das mídias sociais não deve ser desperdiçada. Converse com seu consumidor e o que ele pensa do seu produto. Em alguns casos até, pense em produto em conjunto com ele – a colaboração costuma obter resultados espantosos.

Se as dicas foram úteis para você, comente o que acha. A realidade de cada empresa exige uma adaptação total das teorias.



Abraços!

As virtudes aristotélicas

1-Coragem -Um compromisso de fazer o que é correto , apesar da ameaça de perigo.



2-Autocontrole-Uma moderação racional e um autodomínio adequado em nossos prazeres.



3-Liberalidade-A liberdade de dar a outros o lhes pode ser de ajuda.



4-Grandiosidade-A capacidade de agir em grande escala.



5-Orgulho-Um verdadeiro senso de honra e dignidade.



6-Bom – humor-Calma interior manifestada por comportamento exterior apropriado.



7-Autenticidade-Forte disposição para a honestidade em todas as coisas.



8-Cordialidade-Conduta de tratar os outros jovialmente e de maneira sociável.



9-Presença de espírito-Capacidade para ver e expressar o humor apropriadamente.



10-Justiça -Disposição fundamental de tratar os outros bem e imparcialmente.



"A finalidade da arte é dar corpo à essência secreta das coisas, não copiar sua aparência."

( Aristóteles)

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Geração de conteúdo e o Marketing Digital – 13 dicas

A geração de conteúdo é de suma importância para o Marketing de uma empresa que já aderiu as estratégias on-line, se você ainda não tem está atrasado, não perca tempo e planeje ações on-line, pois é uma forma de você manter contato, expor sua empresa e gerar tráfico para o seu site.




O artigo Por que o conteúdo é rei fala da importância do conteúdo, são vários os motivos. Com certeza essa é apenas uma de várias outras estratégias que sua empresa poderá adotar para o Marketing Digital, mas, o nosso foco nesse artigo é apenas a geração de conteúdo.



Os conteúdos podem ser feitos de várias formas como: Notícias, novidades, vídeos, podcast, apresentações e diversas outras maneiras, e todas elas quando feitas com qualidade e objetivamente podem dar destaque para sua empresa, seja por meio de RT no Twitter, Compartilhamento ou artigo Curtido no Facebook, por visualizações do Vídeo no Youtube ou Vimeo, por visitas vindas de agregadores de notícias que publicaram seu artigo, ou provenientes de outros sites que mencionaram o seu conteúdo, enfim, são diversas as formas que sua empresa poderá ganhar destaque e visualização.



No exemplo citado acima, as visitas vindas de outros sites, o seu site ganha mais do que uma visita, pois ao sua página ser citada por outrem ela ganha pontos com os sites de busca (Google, Bing, Yahoo…), e ajudam a melhorar o posicionamento nas pesquisas, mas, esse é um outro assunto que não vamos prolongar nesse post.



É verdade que gerar conteúdo é importante para o Marketing Digital , mas, devemos tomar alguns cuidados para não gerar efeito contrário e é bom se atentar para tirar maior proveito desse trabalho e você obter bons retornos, assim, veja algumas dicas para você tirar melhor proveito na geração conteúdo no Marketing Digital da sua empresa.



• Primeiro, crie um plataforma específica para fazer suas atualizações;

• Escreva com clareza e cuidado com os erros de português, esse é um ponto muito importante, pois se você gerar conteúdos ruins e com erros você não ganhará notoriedade e, o que é pior, estará expondo sua empresa, site ou blog com amadorismo e não ficará bom para sua imagem;

• Só fale de assuntos que você domine, se você não entende de determinado assunto escolha por não escrever sobre ele, pois dessa maneira a situação é ainda pior uma vez que você poderá gerar informações erradas. Se quiser escrever sobre determinado tema que não domine, procure quem conheça e firme parcerias;

• Crie um título que desperte o interesse da pessoa ver seu conteúdo. Mas cuidado o título é só porta de entrada;

• Use imagens interessantes. Após você convidar o leitor a entrar no seu conteúdo, por se interessar no título, você deverá “convencê-lo” a começar a desfrutar do que você está oferecendo a ele e nada do que boas imagens para fazer esse;

• Se o seu público é composto por pessoas relacionadas à tecnologia gere conteúdo com temas que irão agradá-los, como, por exemplo, novidades tecnológicas;

• Não copie conteúdo de outros sites, seja criativo e escreva novidades, de preferência o que não foi escrito ainda, você poderá fazer uma Pesquisa On-line para ver o que ainda não foi falado. Por incrível que pareça tem muitas empresas e pessoas que fazem isso. Geramos conteúdo para um portal e o que vejo as pessoas copiando nosso conteúdo, esquecendo, em alguns casos, até de tirar os anúncios que estão no meio dos artigos e o pior, nem ao menos citam a fonte;

• Se inspirar em algum post ou usar algum conteúdo alheio, de credito ao autor;

• Cite outros sites/blogs no meio do seu conteúdo para complementar. Quem foi citado poderá, em um dia oportuno, lembrar de você e te citar também. Essa ação poderá te dar links externos no futuro. Faça sua parte bem feita para depois ter a recompensa;

• Não mencione o seu produto em hipótese nenhuma, se a sua intenção é vender, ótimo, mas isso só ocorrerá de forma indireta como falado no post As Redes Sociais Vendem?

• Veja o impacto de cada nova geração. É importante você buscar um feedback ver o que pode ser melhorado e o que está dando resultados positivos;

• Não use técnicas que não são consideras éticas (Black Hat SEO) pelos buscadores para obter resultados mais altos no posicionamento das buscas. Como, por exemplo, criar conteúdos duplicados ou esconder palavras-chaves textos invisíveis;

• Use os links internos apontando para outros conteúdos que foram gerados pela sua empresa;

Essas são algumas dicas que te ajudarão a usar melhor os conteúdos gerados pela sua empresa, site ou blog. Se você tiver outras dicas deixe nos comentários abaixo;



Escrito por Ricardo Euclydes Nazar Autor do blog do Venderon.blogspot.com.

Camiseteria.com.br: uma aula de relacionamento

Eu sou fã! A Camiseteria.com.br é um grande exemplo brasileiro de como tornar seus clientes, fãs da sua marca. Em tempos de internet, o consumidor é quem decide o futuro da sua marca. E no caso da Camiseteria.com.br isso vai além. Lá os consumidores criam e decidem os produtos que serão vendidos na loja.

A ideia é bem simples. (Depois que Colombo colocou o primeiro ovo em pé, colocar o segundo é mais fácil, não é?) A loja é uma rede social. E como tal, para se cadastrar você deve oferecer uma série de informações, entre elas, os seus contatos em outras redes, como Orkut, Twitter e MSN.

Percebam duas coisas importantes. Por si só a loja já é uma rede social. Por que ela iria querer saber em quais outras redes você se relaciona? Você já pensou quantos amigos seus, que ainda não conhecem a Camiseteria.com.br são possíveis consumidores dos produtos que eles vendem? É…vai vendo.

A segunda é que, sendo uma rede social, a Camiseteria possibilita a você se relacionar com outros consumidores da loja. E como em todas as redes sociais, existem aquelas pessoas que apenas consomem o conteúdo, existem pessoas que geram esse conteúdo. E é aqui que está o barato do negócio.

As estampas das camisetas vendidas na loja virtual são criações dos próprios consumidores cadastrados! As estampas postadas por esses consumidores são avaliadas por todos os outros consumidores. Aqueles que tiverem as melhores avaliações têm suas criações impressas e colocadas a venda! O consumidor que criou a estampa ainda é premiado com uma graninha extra em reconhecimento pela sua criação. Isso é o que eu chamo de aplicação da verdadeira era da colaboração e interatividade.

Mas isso não para por aí. Você acha que a pessoa que teve sua estampa escolhida não vai contar para todos os amigos e estimular que eles comprem pelo menos uma como recordação? Inicia-se aí um ciclo virtuoso extremamente bem sucedido.

Os consumidores que não criam estampas também não ficam para trás. A loja criou um programa de fidelidade, onde pode-se acumular pontos através de compras ou indicações de amigos e trocar por outros produtos da loja. Sem falar na possibilidade de acumular pontos enviando sua foto vestindo uma camiseta comprada na Camiseteria.com.br.

O resultado de todas essas ações é único. A percepção da cultura e dos valores da empresa por seus consumidores cria um vínculo estreito que chega muitas vezes a ser percebido como um vínculo de amizade pessoal e conseqüentemente o surgimento de um alto nível de confiança e credibilidade que acaba tornando o consumidor um fã incondicional da sua marca.

Bons exemplos existem para serem aplicados. Rumo à prática.

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Por: Rafael Forte - via E-Commerce News

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Gerenciando a Metade do Investimento em Marketing Que Vai para o Lixo

Por Pedro Henrique Mello*

Existe uma máxima dentre os profissionais de marketing de que “metade do dinheiro investido em marketing vai para o lixo, só não se sabe qual metade”. Apesar de dita sempre em tom de sátira ou de gozação, o fundo de verdade desta afirmação não deixa de transparecer: se o Marketing não gera resultados tangíveis ou perceptíveis através de indicadores como aumento de vendas ou market-share, parte do investimento certamente foi jogada no lixo.



Porém, essa forma de compreender os investimentos em Marketing como despesa ou custo desconsidera seu principal valor. Um valor qualitativo, de difícil mensuração pelos instrumentos de gestão tradicionais, mas que representa a principal arma para a competitividade das empresas hoje: o Valor do Marketing como potencializador dos chamados Ativos Intangíveis, como Marcas, Imagem, Conhecimento, Relacionamento, dentre outros. Nessa visão, os investimentos em ações de marketing, comunicação, relacionamento e demais ações não são jogados no lixo, mas sim contabilizados como parte do valor intangível da empresa, traduzido pelo delta de seu valor de mercado menos seu patrimônio líquido.



Gerenciar o Marketing como gerador de valor nos ativos intangíveis, porém, além de exigir uma profunda revisão de conceitos e premissas de negócios de forma sistêmica, deve endossar a construção de uma nova cultura de Gestão da Percepção dos Principais Públicos de Interesse da Empresa – como clientes, acionistas e funcionários – pautada na construção e proteção da Reputação como efeito primordial da excelência na gestão dos Intangíveis do Marketing. Dentre as ferramentas essenciais para tal construção, o Marketing se destaca como a mais óbvia e tradicional. Porém, a relevância do Relacionamento interativo e qualificado/segmentado – online e offline – com estes públicos ganha cada vez mais espaço no contexto dos Multicanais e das Redes Sociais.



Dessa forma, o marketing amplia seu escopo de atuação, da Reputação para o Relacionamento, como forma de potencializar a geração de valor e percepção de diferenciação nos principais públicos de interesse. Em maiores detalhes, o Marketing de Reputação abrange o âmbito estratégico do Marketing, que se utiliza de práticas e elementos da cultura corporativa que agregam Reputação, Credibilidade e Transparência à Imagem Corporativa em um processo de Branding integrado. Dentre estes podemos citar a Sustentabilidade, Governança Corporativa, Marketing Institucional, Visão e Valores Corporativos, Comunicação Corporativa, Relações com o Mercado/RI, dentre outros, que trazem valor econômico intangível de percepção aos stakeholders da empresa.



Já o Marketing de Relacionamento traduz o cotidiano do Marketing pautado na geração e aproveitamento das oportunidades de negócio, suportando as atividades comerciais/ transacionais. Representa o dia-a-dia do relacionamento proveniente da compreensão do perfil e necessidades dos diversos clusters de cliente/stakeholdes (em um modelo de Visão 360º) e formatação de produtos, serviços, ações, mensagens e abordagens personalizadas como forma de fidelização e lealdade, traduzidas na evolução de indicadores tangíveis como cross-sell, up-sell, wallet-share, entre outros.



A mudança do mind-set corporativo em relação às responsabilidades e atividades de Marketing com a quebra dos paradigmas atuais – que em última instância significam a quebra do Marketing em duas vertentes dissociadas – tem como implicações diretas a potencial alteração da arquitetura de corporativa, do processo de definição de budget, a reorganização de papéis e atribuições e, principalmente, a adoção de novas dinâmicas de gestão.



Este último aspecto demanda a adoção e evolução de uma ferramenta ainda pouco utilizada, mas de papel fundamental para as empresas nesta era de racionalização dos ativos intangíveis: o Marketing ScoreCard. Porém, mais do que gerenciar apenas o Valor da Marca ou a Penetração de Mercado das empresas, este ScoreCard deverá contemplar a forma como a Reputação Corporativa (Imagem e Credibilidade) é percebida pelos diversos stakeholders de relevância, como o Relacionamento é construído com cada um deles e como se dá a entrega das promessas corporativas, ou seja, a aderência da Identidade com Imagem da empresa.



Estamos, portanto, tratando de algo mais amplo, de um Marketing ScoreCard, estruturado por um composto de indicadores e métricas (KPIs) de valor gerado, associados aos objetivos estratégicos da empresa – e das áreas responsáveis pela nova divisão de atividades tradicionais de marketing – e indicadores de performance dos diversos veículos (canais, ações, iniciativas, projetos, mídias, etc) na entrega dos objetivos de Reputação e Relacionamento.



Tal Marketing ScoreCard é representado por um dashboard de indicadores de valor e performance que mensura o Valor Gerado e/ou Protegido (intangível e tangível, tanto econômicos, como financeiros) e permite o desenvolvimento de Planos de Ação assertivos (uma vez que estão alinhados com o resultado dos stakeholders em termos de percepção) para sua potencialização.



Uma vez implementado, o Marketing ScoreCard permite que a empresa compreenda suas alavancas de agregação, proteção e destruição de valor em função da qualidade e do nível da performance da empresa no relacionamento com seus públicos, em seus diversos momentos da verdade, pontos de contato, ações de relacionamento e canais de comunicação. Mensurar, perceber e avaliar essas trocas ajuda as companhias a terem maior aderência em estratégias versus execução; feedbacks corretivos para os novos ciclos de planejamento estratégico; engajamento de stakeholders em torno das metas corporativas; visão de relacionamento como ativo e valorização de imagem e reputação.



Em outras palavras, o Marketing ScoreCard, além de evidenciar os óbvios KPIs tangíveis de resultado do Marketing, como ROI do Marketing, Market Share, Aumento de Vendas, dentre outros, permite a potencialização da Reputação e do Relacionamento da empresa a partir do monitoramento e da mensuração da performance e do valor dos Intangíveis do Marketing, como Marcas e Imagem, e seus KPIs específicos, transformando investimentos que antes eram jogados no lixo em Ativos de Valor, Diferenciação e Competitividade.



* Pedro Henrique Mello é Consultor de Estratégia da DOM Strategy Partners.

Frases e Reflexões para empreender mais em 2011!

"O maior capital que podemos ter nos dias de hoje está em conseguir despoluir a palavra conhecimento, garimpando-a pela procura de coisas uteis a sua evolução."

"Se tivesse que ensinar algo a alguém, diria para andar por aí aprendendo com os outros, para se chegar com firmeza em algo que te deixe feliz e seguro por acreditar e escutar a si mesmo."

"O momento certo das mudanças depende da maturidade e experiências para que se organizem os créditos, sem distanciar dos débitos. Mudar faz parte e nisso até um simples corte de cabelo já influencia o seu espírito."

"Empreender é estar bem preparado para fazer algo que oferte boas possibilidades de se dar bem, no mais, devemos ter ritmo, pois é difícil subir, mas muito fácil descer e ser esquecido!"


"A pró-atividade é um remédio que o faz soltar a franga. A receita vem com a dedicação e evolução da sua qualidade rumo à obtenção dos diplomas da utilidade e popularidade."

"O mundo continuará sendo seletivo pela busca dos qualificados. O que se espera de cada um de nós é um fôlego adicionado de razões para que possamos vencer em cima do que está sempre se transformando."

"É pensando nas próprias insatisfações como consumidor, que devemos partir para pesquisar, apontar e corrigir os pontos comuns que fazem com que os outros nos evitem."

"Negócios de sucesso são feitos de detalhes para que o enriquecimento te traga a visão contemporânea do conjunto, seu entendimento e contribuição para as ações."

"De um líder espera-se que o resultado das escaladas produzam grandes negociadores. Toda iniciativa deve incluir componentes que de fato terminem em acabativas."

"Carreiras bem sucedidas dependem do equilíbrio entre o que se faz e o quanto se gosta de fazer. Algo como, um combinar de prazeres repletos de coisas tangíveis para o bolso e intangíveis para um bater saudável do coração."

"Quando se tem um projeto, seja qual for o seu objetivo, deve-se em primeiro lugar identificar, aprender e saber conviver com as regras do jogo que hoje fazem a condução positiva dos que já atuam no meio."

"Seja qual for a sua geração, aprenda que para se chegar ao sucesso temos que ser a média ponderada dos que pensam juntos!"

"As informações são importantes, mas seu trunfo está na capacidade de utilizá-las no fortalecimento das direções por onde pretendemos trilhar."

"A gente só muda quando deixa de ficar surdo, partindo de um tímido mudo pelas buscas que a vida poderá nos ofertar com novos ensinamentos e modificações."

"Não fique achando que as coisinhas estão definidas, pois nunca estarão e a sua evolução não depende somente do que os outros esperam de você, mas de um conjunto de valores que reúnam a sua melhor condição pelo fazer."

"To aqui com meus 50 anos, e sempre dou uma paradinha para pensar no como trilhar a minha estrada, e ai vale tudo para fazer o futuro, das ruas que já criei aos buracos que vão me ensinar a tapar."

"As pessoas são diferentes, pintam quadros diferentes e por muitas vezes isso é um incômodo a ser superado, pois o mundo pede pela capacidade de saber lidar com as diversas tribos."

"Nossas atenções devem estar na procura dos diferentes, pelos ambientes e inclusões que justifiquem as trocas pela produção das novidades e inovações."

"Na rota pelo empreendedorismo e competitividade temos que atentar pelas formas do como conduzir nossos desejos transformando as atitudes em algo que resulte a favor, pois as decisões mesmo quando sábias sempre dependem das melhorias e aceitação."

"Para que o marinheiro não seja de uma só viagem, toda empolgação deve ter base para decisão, enquanto um lado brinda os resultados, o outro se antena com as investigações contínuas, visões gerenciais e financeiras."

"O segredo de tudo é deter o todo acompanhado de um jeitão que nos transforme em seres comunicadores, aptos para uma gestão frente à construção dos relacionamentos, sua integração e aceitação."

"A empatia significa que antes de se obter a quantidade e qualidade que se espera, é necessário ter mais harmonia e prazer nos contatos com quem temos que manter e conquistar."

"Em 2011, não fique de cabeça baixa e nem empinada. Levante a poeira ou desça do céu. Saia pelo encontro das coisas que faltam. Seja doador, quando de algo bom a oferecer." (Sérgio Dal Sasso)

Fonte: Sérgio Dal Sasso