quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Planejamento estratégico como ferramenta de competitividade na construção civil


 04 de outubro de 2016 em Noticias de Mercado
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As mudanças, sejam elas econômicas ou tecnológicas, tendem a desestabilizar os mercados e aumentar a competitividade entre as organizações. Isto acaba obrigando os gestores a buscarem formas de diferenciar a sua empresa da concorrência. E se eles falharem nesta tarefa, acabarão correndo o risco de perderem importantes vantagens competitivas e de verem a sua marca sem posta para fora do mercado.
Um dos setores que também estão sujeitos à este cenário é o da construção civil. Contudo, existe uma ferramenta que pode ajudar os gestores a tornarem suas companhias mais competitivas e ganharem ganharem posições nesse importante mercado: o planejamento estratégico. Este não só pode auxiliá-los na criação de novas oportunidades de negócio, como também na maximização dos resultados dos seus esforços.
A seguir, você verá o que exatamente é planejamento estratégico e como ele pode fazer a sua empresa ser mais competitiva no mercado da construção civil. Acompanhe:

O conceito de planejamento estratégico

Antes de explicarmos a importância do planejamento estratégico, precisamos mostrar-lhe o seu conceito. O planejamento estratégico nada mais é do que a definição da missão da empresa, de seus objetivos e das estratégias que serão elaboradas para que eles possam ser alcançados a curto, médio e longo prazos. Ele influencia tanto as decisões tomadas pelos responsáveis como as ações realizadas pela sua equipe.
É a partir desse planejamento que os gestores podem identificar oportunidades de negócio, melhorar a alocação de recursos, reduzir possíveis riscos, otimizar o orçamento e direcionar os trabalhos de uma maneira mais eficaz. Assim, eles conseguem aumentar a entrada de receitas, obter resultados mais satisfatórios e sustentar ou expandir a sua participação no mercado competitivo da atualidade.

A aplicação desse planejamento no setor da construção civil

Infelizmente, nem todas as empresas do setor da construção civil aplicam o planejamento estratégico em seu ambiente empresarial. Seus gestores dão, na verdade, mais atenção aos processos de planejamento e execução de projetos. Segundo uma pesquisa realizada por professores da Escola Politécnica da USP (Universidade de São Paulo), apenas 60% das empresas brasileiras fazem o planejamento estratégico.
Este dado é preocupante, já que 100% das empresas norte-americanas entrevistadas na pesquisa declararam realizar um planejamento estratégico. E quando questionadas sobre o motivo de não pensarem estrategicamente, algumas participantes brasileiras afirmaram que não tinham recursos ou conhecimento suficiente sobre o assunto, enquanto outras disseram que o seu porte não as permitia realizar tal planejamento.
Nessa pesquisa, fica claro que ainda existem certas dificuldades para a elaboração do planejamento estratégico, principalmente devido à visão operacional, e menos tática, que predomina na cultura do setor. Mas a mentalidade dos gestores precisa mudar, já que as incertezas da economia brasileira e do mercado da construção em geral está aumentando o nível de competitividade entre as construtoras.
Somente destinando mais tempo à execução de um bom plano estratégico e fazendo os colaboradores trabalharem em prol de suas estratégicas é que os gestores poderão tornar suas empresas mais competitivas e driblar as dificuldades que o mercado apresenta atualmente. Aquelas companhias que tiverem uma visão estratégica hoje poderão ganhar posições quando a economia estiver a favor.

Os benefícios que ele gera para as empresas

Como já sabemos, o planejamento estratégico ajuda os gestores a desenvolverem novas oportunidades de negócios, que melhoram os resultados da empresa e também a sua posição no mercado. Isso acontece porque eles passam a trabalhar em projetos realmente estratégicos, focados nos objetivos da empresa, em vez de desperdiçar tempo e recursos com atividades que não geram benefício algum para os negócios.
Ao colocar sua equipe para trabalhar em prol desses projetos estratégicos, os gestores conseguem concentrar esforços e recursos e fazer com que toda a organização caminhe em uma única direção, rumo ao alcance de todos os seus objetivos. E ao contarem com um software especialista em construção civil, que apoie o planejamento estratégico, os responsáveis conseguem maximizar as chances de sua empreitada ser um sucesso.

terça-feira, 8 de novembro de 2016


Seja para prospecção de novos clientes, para fidelização de antigos ou também com recursos nas vendas, confira algumas estratégias que podem auxiliar dentro de um negócio


Fábio Bandeira
Istock
As pessoas gostam muito dessa palavra: Marketing. Mas a verdade é que muita gente se atrapalha sobre a definição ou a plenitude de sua aplicação. Então, só para adiantar: Marketing não é apenas publicidade. Marketing não é ter uma fanpage bonitinha no Facebook. Marketing não é apenas o desconto ou a promoção em uma loja.
Se seguirmos a risca sua definição, vamos encontrar que “o Marketing é uma atividade, um conjunto de instituições e processos para criar, comunicar, entregar e trocar ofertas que tenham valor para os consumidores, clientes, parceiros e sociedade em geral” (definição da American Marketing Association).
Trocando em miúdos, é uma série de estratégias e técnicas que buscam agregar valor a marcas ou produtos. Não necessariamente o Marketing é utilizado com o intuito de vender algo, apesar de que, em geral, é o principal objetivo utilizado. Mas esse artigo não tem como missão esmiuçar o que é Marketing ou apresentar a sua definição. O real objetivo é elencar várias estratégias que considero matadoras e que podem ser aplicadas em seu negócio. Seja para prospecção de novos clientes, para fidelização de antigos ou também com recursos nas vendas.
Mas antes de adentrar nas estratégias, vale a pena indicar algo salutar em qualquer processo ou estratégia de marketing. Nada adianta você ler as estratégias a seguir - ou outras que encontrar - e tentar colocá-las todas em prática ao mesmo tempo. Já adianto que nem todas ajustaram ou funcionaram para a sua empresa. O que dá certo para um negócio, não quer dizer que será a melhor solução para o outro. Por isso, existe um passo fundamental nessa estratégia: métrica.
É importante definir métricas para quaisquer ações que optar seguir. Você só saberá o real resultado dessa estratégia se definir quantitativos para avaliar posteriormente. E nesse aspecto é fundamental medir o quanto você pretende gastar, quantas pessoas deseja impactar. Fazer uma verdadeira avaliação sobre a eficiência e eficácia dela. Se você tem dúvida sobre os dois termos, recomendo assistir esse vídeo aqui.
O que aconselho é escolher três estratégias iniciais, definir como será realizado, quem são os clientes que deseja atingir,, a duração (o tempo) que a ação vai ocorrer e testar. Esse tipo de abordagem ajudará você a identificar possíveis falhas, fazer ajustes necessários e focar naquilo que realmente trará mais resultados. Com esse alerta, agora sim, podemos começar com as estratégias. 

#1 - Busca Paga

Nós somos efetivamente bombardeados o tempo todo por anúncios. Do momento que acordamos, na hora que saímos, no sinal, na TV, em tudo. Mas a verdade é que em boa parte desses momentos o nosso foco está em outras atividades. Ou seja, o nosso nível de atenção está compartilhado. E aí, quando desejamos saber mais informações sobre determinado produto ou serviço: o que fazemos? Google! Buscadores na internet.
A verdade é que é nesse momento que os usuários estão efetivamente buscando pelo assunto e, em muitos casos, “prontos” para executar uma compra. Se você cria estratégias de anúncios através de adwords bem segmentadas, com palavras chaves que realmente despertem o interesse do seu público-alvo, bingo! A probabilidade deles serem convertidos é bem maior. E para essa estratégia a métrica é fundamental. Existem palavras-chaves e anúncios que não terão conversão alguma. O segredo para os testes é colocar valores pequenos com diversas possibilidades de palavras e aumentar o valor naquelas que trouxerem melhores conversões.
Fique de olho também no Google Trends - que indica as buscas mais procuradas; no Google Meu Negócio, na qual você pode indicar mais detalhes do seu negócio físico para o público de forma gratuita, e nas mil e uma possibilidades do Facebook Ads (o poder de mensuração deles é incrível).

#2 - Marketing boca-a-boca (viral)

Viralizar um vídeo, uma campanha, ou uma ação entre milhares de pessoas pode ser uma tarefa árdua, difícil e extremamente custosa. Afinal, apesar de verificarmos centenas de vídeos sendo viralizados de forma amadora, sabemos que existem outros milhares que permanecem no limbo. Por isso, a pretensão aqui não é que você viralize um vídeo, mas que crie ações que possam gerar um compartilhamento natural dos seus clientes para a rede de contato deles. Um exemplo bem bacana sobre esse aspecto é o Dropbox, que fornece mais capacidade de armazenamento aos clientes que conseguirem trazer outras pessoas para o serviço. Bingo, de novo! A plataforma criou um verdadeiro exército de "novos vendedores"e difusores da marca.
Uma outra forma eficiente é a gameficação. Além de fidelizar o usuário dentro da plataforma, é possível oferecer vantagens, ganhos e pontos para quem recomenda os seus serviços em suas respectivas redes de contato. Atribuir cupons promocionais para quem indica seus produtos ou serviços também funciona. Ou seja, o boca-a-boca, a recomendação real, é ainda uma das mais fortes formas de engajar novos clientes. Apostar nela em suas estratégias de Marketing é apostar em uma ferramenta extremamente eficaz.

#3 - Redes Sociais

Onde estão os seus clientes? Você sabe responder essa pergunta? Eu não conheço o seu negócio, possivelmente ainda também não nos conhecemos, mas posso afirmar que a maior parte deles está conectado nas redes sociais. Só os usuários ativos no Facebook ultrapassam 1,65 bilhão. O WhatsApp também possui mais de 1 bilhão de inscritos, no Instagram são mais de 400 milhões de pessoas que compartilham fotos, vídeos e histórias.
E é uma premissa básica de qualquer negócio: esteja presente onde seus clientes estão presentes. Agora, não adianta ter simplesmente um perfil ou colocar apenas os seus produtos. As pessoas querem se conectar, querem trocar, se motivar, então, faça conteúdo mais informativo, estimule o engajamento e o compartilhamento. Isso ajudará a prospectar, fidelizar e trazer mais notoriedade para a sua marca. Sim, é fundamental que esse trabalho tenha uma frequência. Nada de intervalos muito longos. Para isso, é possível programar as postagens, inclusive, no Instagram. E aproveite o WhatApp ao seu favor como canal de relacionamento ou como uma forma de distribuir conteúdo.

#4 - SEO

Se você nunca ouviu essa sigla é bom começar a entender o que ela pode fazer por você. SEO significa Search Engine Optimization, trata-se de uma uma forma de otimização de sites. Mas o que ele pode fazer? Colaborar e aumentar os acessos do seu site através de um melhor posicionamento nos resultados dos mecanismos de busca. Mas isso a busca paga já não faz? Sim, ela faz, mas de forma paga por cada palavra-chave que você busca. O SEO ajudará você a chegar na primeira página dos buscadores de forma orgânica. Como? Através de um conjunto de técnicas e estratégias que permitem que o site melhore seu posicionamento nos resultados.
Caso você não entenda nada de SEO, é bom contratar alguém que entenda. Ao todo, são mais de 200 variáveis que o Google considera para determinar a posição de cada link na hora da busca. Entre elas está o título, variações, negritos, nomes das imagens, referências, links apontando para o seu site de origem, PageRank, quantidade de links da página, experiência e feedback dos internautas navegando pelo site... Enfim, são muitas variáveis. Mas ter um SEO alinhado será sinônimo de mais pessoas em seu site/portfólio. Ah, um detalhe: não adianta nada ter um SEO todo ajustado se você não gerar conteúdo… Conteúdo relevante é a palavra chave para se destacar na internet.

#5 - Email Marketing

O e-mail marketing é uma estratégia curiosa. Quando você envia o e-mail para uma base, a certeza que terá é que a ação não chegará para todos ou, ao menos, nem todas as pessoas irão abrir. Quando se tem uma base muito extensa e conseguir 50% de taxa de abertura, pode abrir um champanhe - você conseguiu um feito. Inclusive, algumas pessoas dizem que o e-mail marketing está perto do fim e um dia vai morrer, já que a nova geração usa cada cada vez menos o e-mail. Então, por que apostar nela?
Pelo simples fato de ainda funcionar muito bem, com o custo relativamente bem pequeno. O e-mail marketing é ótimo para criar relação com os usuários, para conseguir mais vendas, para atingir muitas pessoas de uma vez. Há muitas ferramentas no mercado que podem lhe auxiliar, com preços variáveis e boas execuções. Mas sempre vale o alerta: nada de spam, apenas opt-in, ou seja, as pessoas precisam consentir em receber sua comunicação e fornecem o seu endereço de e-mail.
Através dessas ações, você já poderá dar passos bem largos em suas estratégias de Marketing Digital. Há pelo menos outras 15 diferentes, mas deixemos para um futuro bate-papo.

domingo, 6 de novembro de 2016

Análise SWOT - Um Guia prático em 5 passos

A análise SWOT é um acrônimo formado pelas palavras inglesas Strengths (forças), Weaknesses (fraquezas), Opportunities (oportunidades) e Threats (ameaças), que consiste em uma lista de prós e contras que auxiliam a gestão da organização na tomada de decisão. Os elementos integrantes da análise SWOT podem ser observados na figura abaixo.
Desenvolvida pela escola do design, do grupo de administração geral da Harvard Business School, o modelo proposto consiste em formular estratégias que busquem atingir uma adequação entre as capacidades internas e as possibilidades externas à organização. Atribui-se, no entanto, a Sun Tzu, em seu livro A Arte da Guerra, a base do pensamento da SWOT. O objetivo principal da SWOT é realizar um levantamento do estado atual da organização considerando dois ambientes:
Ambiente Interno: Composto por Forças e Fraquezas.
Forças são as características positivas internas que a organização pode explorar para atingir suas metas. Exemplo: processos organizacionais bem definidos, equipe treinada e capacitada, produtos de alta qualidade. Já as fraquezas são as características negativas internas que podem inibir ou restringir o desempenho da organização. Exemplo: falta de planejamento estratégico formal, ausência de controle financeiro, falta de investimento em capacitação.
Ambiente Externo: Composto por Oportunidades e Ameaças.
Entende-se por oportunidades as características do ambiente externo, não controláveis pela organização com potencial para ajudá-la a crescer e atingir ou exceder suas metas planejadas. Exemplo: realização de parcerias, novas tendências de mercado, mudanças no gosto do consumidor. Já as ameaças são as características do ambiente externo, não controláveis pela organização que podem impedi-la de atingir as metas planejadas e comprometer o crescimento organizacional. Exemplo: novos concorrentes, produtos substitutos, mudanças na legislação que afetam negativamente a organização.
  Como elaborar uma análise SWOT?
Abaixo você pode conferir os cinco passos que poderá utilizar quando for elaborar a análise SWOT de sua organização ou da organização onde você trabalha ou presta serviço.
1º passo – Workshop com a gestão
Realize um workshop com os principais gestores da organização (quão mais alta for à hierarquia melhor) para iniciar um levantamento referente aos ambientes interno e externo à organização. Nesse primeiro momento é importante tentar absorver ao máximo a percepção dos gestores referente às forças, fraquezas, oportunidades e ameaças que influenciam e impactam a organização. Os principais gestores têm uma visão ampla do negócio e conseguem entender bem os pontos positivos e negativos relacionados aos ambientes.
2º passo – Entrevista com os colaboradores
Após o workshop com a gestão, é muito importante elaborar uma Análise SWOT preliminar que servirá de guia durante a coleta de dados com os colaboradores. Nesta etapa, poderá realizar entrevistas individuais ou em grupos, buscando relatar a percepção dos colaboradores em relação ao ambiente interno e externo.
Obs1: Em muitos casos os colaboradores possuem uma visão limitada do ambiente externo, contudo possuem uma percepção muito apurada do ambiente interno. Caso perceba que esta hipótese é verídica, foque seus esforços na análise do ambiente interno.
Obs2: Caso a organização possua muitos colaboradores, de forma que inviabilize a realização de entrevistas, poderá realizar um ou mais workshops para coletar os dados.
3º passo – Observação in loco
A observação in loco tem por objetivo verificar se os dados obtidos durante as etapas anteriores estão aproximados da realidade da organização. Nesse sentido, é importante consolidar a análise SWOT elaborada após o workshop com a gestão com os dados obtidos durante entrevista com os colaboradores. O seu papel neste momento é buscar evidências que comprovem se o que foi identificado nas etapas anteriores está de acordo com a prática diária da organização.
4º passo – Análise de mercado
Realizada a observação in loco, provavelmente perceberá que em muitos casos, os dados relacionados ao ambiente externo também carecem de averiguação. Nessa perspectiva, poderá dedicar esforços para verificar se os aspectos relacionados ao ambiente externo estão ou não aproximados da realidade da organização.
5º passo – Validação da SWOT com a gestão
Finalmente, é importante que ao término das etapas anteriores você consolide os dados em uma matriz conforme indicado na figura abaixo, buscando estabelecer uniformidade da análise SWOT que guiará os passos da organização nos próximos períodos. Após esta consolidação é importante marcar uma nova reunião com os gestores para validar a análise realizada.
Dicas importantes:
Importante1
A elaboração da análise SWOT é apenas o primeiro passo do gerenciamento contínuo do ambiente organizacional. Após a SWOT ser validada pela gestão é importante planejar o gerenciamento do ambiente, levando em consideração o período de validade da análise e como ela deverá ser gerenciada, monitorada e controlada.
Importante2
A análise SWOT é uma ferramenta que compõe o diagnóstico organizacional. O diagnóstico organizacional é normalmente realizado durante a elaboração do planejamento estratégico da organização. Contudo, a rápida mudança de cenário revela que a análise SWOT deve ser uma ferramenta de uso contínuo, um hábito, um componente essencial no modelo de gestão de qualquer organização.

terça-feira, 1 de novembro de 2016

Como identificar necessidades dos consumidores?


Busca de estudos já prontos e disponíveis nas mídias e na internet é um dos caminhos

3M Inovação
iStock
A inovação é um processo que compreende uma série de etapas e, sem dúvidas, a identificação de necessidades é uma das mais importantes delas. Isso porque é a partir da visualização de uma demanda que uma oportunidade começa a se transformar em solução. E aí há vários fatores a se levar em conta, desde a viabilidade de execução da iniciativa até sua validação junto ao público.

Atendo-nos a esse passo fundamental, temos uma primeira questão: quais as ferramentas que podemos utilizar para identificar as necessidades do consumidor? "Em um mundo tão conectado como o de hoje, existem vários caminhos para ouvir a voz do consumidor, tudo depende do nível de profundidade, da frequência e do propósito da análise", ressalta Carolina Nucci, gerente de produto da 3M, responsável pela marca Nexcare no Brasil.

Carolina explica que podemos dividir as principais ferramentas em três grupos. São eles:

Investigação de pesquisas existentes

Busca de estudos já prontos e disponíveis nas mídias e na internet. "Grandes empresas sempre publicam estudos sobre grandes tendências de mercado, comportamentos de consumo e perfis de grupos de consumidores. Por exemplo: há pesquisas muito interessantes sobre o comportamento de Millenials ou tendências de comportamento do consumidor durante uma crise. Nessas pesquisas, é possível ter uma visão macro do mercado e filtrar uma macro tendência para investigar em profundidade", afirma a gerente.

Pesquisas de mercado

Essas podem ser quantitativas ou qualitativas, dependendo dos objetivos ou da fase do processo. Carolina explica que as primeiras têm a função de "identificar numericamente a frequência e intensidade de padrões e tendências". Já as segundas ajudam a "investigar e entender comportamentos, atitudes e motivações que demonstram uma necessidade ou influenciam ou determinam a escolha de produtos e marcas".

Ela acrescenta ainda que "dentro do grupo de pesquisa qualitativa, não podemos descartar a importância da observação do comportamento de compra do consumidor na gôndola. Como ele compra, o que ele busca, o que está faltando na gôndola, onde ele busca informações. A necessidade do consumidor às vezes não está nem ligada a um novo produto, pode ser uma necessidade de formato de embalagem, de falta de informação, de posicionamento na gôndola por exemplo", explica. Igualmente importante é a observação do consumidor no momento do uso ou da necessidade de uso de um produto. “É nesse momento que podemos ver as dificuldades de uso e aplicação, a real importância dos benefícios de um produto e as necessidades ainda não atendidas”, complementa.

Vozes dos consumidores nas redes

"A internet é um banco de dados sem fim para investigação de necessidades. O consumidor hoje expressa suas opiniões, necessidades e desejos nas redes sociais, nos blogs, nos sites das empresas", explica Carolina.

Explorar essas vozes que estão online também é uma forma de identificar necessidades em grupos específicos. Por exemplo: supomos que temos uma marca de produtos estéticos para grávidas. Existe uma quantidade imensa de blogs, páginas no Facebook e grupos de apoio em que essas mães estão publicando seus desejos, anseios, problemas e necessidades não atendidas", complementa a gerente da 3M.

Case Nexcare

A marca Nexcare, que compõe o portfólio da 3M em Primeiros Socorros e no Brasil fica sob o comando de Carolina, é um exemplo interessante de como esse processo de identificação de necessidades é importante para colocar produtos no mercado com maiores chances de sucesso. Depois de passar por todas as etapas citadas acima, investigando uma necessidade muito específica de um grande grupo de mulheres, a companhia colocou no mercado uma linha de produtos que imediatamente se tornou um grande sucesso: a linha de Cuidados para os Pés (Footcare).

A equipe Nexcare, ao investigar o tipo e frequência de uso de curativos em mulheres, percebeu que muitas tinham maior incidência de machucados nos pés por causa de alguns sapatos e, para não deixarem de usar essas peças, acabavam fazendo algumas gambiarras de proteção da pele com produtos que não foram feitos para essa aplicação. Em muitos casos, esses "jeitinhos" acabavam gerando mais danos.


Esse foi um típico caso em que as consumidoras tinham uma necessidade mas não tinham total consciência disso. Para elas, as gambiarras do dia a dia eram suficientes. Mas a equipe da Nexcare investigou, mergulhou no universo feminino, fez testes e criou uma solução para resolver aquele problema.

"Foi observando essa consumidora que lançamos nossa linha de cuidados com os pés, que vai da prevenção e proteção até o tratamento de machucados nos pés. É uma linha de sucesso que teve início no Brasil e que muitos países estão lançando agora, ganhando espaço no mundo", ressalta Carolina.

quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Cacau Show apresenta nova marca em um novo modelo arquitetônico de loja

Marca foi redesenhada e será inaugurada junto com uma unidade inovadora, com modelo arquitetônico exclusivo.



THALES BRANDÃO
CidadeMarketing
Seguindo as tendências de varejo, as quais são oferecidas algumas alternativas de lojas para os consumidores, a Cacau Show continua a estratégia de ampliar seu portfolio lançando um espaço em que a experiência do café ganha grande destaque. Junto com a novidade, a empresa apresenta também um novo logotipo, com foco no fortalecimento de sua comunicação como especialista.
A primeira unidade do novo modelo de loja foi inaugurada nessa semana, no Shopping Pátio Paulista, em São Paulo. Com cores mais sóbrias e materiais nobres, o projeto foi desenvolvido pelo escritório de arquitetura norte-americano JGA, um dos mais renomados em retail design. O local é apresentado como um ambiente exclusivo e aconchegante, com arquitetura totalmente inovadora, trazendo o conceito de cozinha gourmet. O espaço traz dois grandes ícones: o primeiro é uma grande janela aberta, aplicada em toda a esquina da fachada, que será um balcão onde consumidores poderão, ao sentar para degustar o café, ver o interior da loja e assistir ao preparo de sobremesas exclusivas. O segundo é uma luminária composta por fouets cobreados, que ambientam essa "cozinha contemporânea".

Loja Cacau Show Pátio Paulista. Divulgação.


Na nova unidade, o consumidor poderá saborear sobremesas diferenciadas como petit gateau, sticks com ganache, waffle belga e fondue. Além disso, será possível personalizar o gelato tipo italiano ou mini trufas com ingredientes especiais.
Além da novidade em seu projeto, a loja também apresenta em primeira mão o redesign da marca. Será a primeira materialização do novo logo, aplicado na fachada e em embalagens inéditas de presentes com fitas e sacolas exclusivas para o ambiente, assim como nos uniformes da equipe. A nova identidade traz uma mudança completa, pois lança a nova tipologia, que altera a relação das estrelas, as quais agora passam para a base do desenho, fortalecendo o aval de especialista trazido pela Cacau Show. O logo ainda incorpora um monograma, que traz as iniciais CS como um selo que passa a assinar pela marca em diversas aplicações. O projeto foi desenvolvido pelo head de design da Cacau Show, Rafael Altavista.
O novo logo será implantando nos produtos e lojas da Cacau Show em 2017. "Sabemos que nossos chocolates atendem com excelência às expectativas do consumidor. Mas essa nova loja também tem um grande foco no café, que harmoniza muito bem com chocolate, duas paixões do brasileiro. O consumidor será recebido pela marca num ambiente muito amigável mas ao mesmo tempo sofisticado, o que representa muito bem o DNA da Cacau Show", ressalta Monica Ogawa, gerente de comunicação da Cacau Show e responsável pelo projeto.
Serviço
Cacau Show - Shopping Pátio Paulista
Endereço: Rua Treze de Maio, 1947 - Piso Paraíso, loja 437
Horário: de segunda a sábado, das 10h às 22h; domingos, das 12h às 20h

sábado, 15 de outubro de 2016

5 livros para desenvolver (e melhorar) habilidades de liderança


Coach especializado no tema, João Cordeiro indica obras de pensadores que vão de Peter Drucker ao neurocientista David Rock; saiba quais são

Ana Pinho, do , em 05.10.2016
[Na Prática]
Psicólogo formado pela PUC-Campinas, João Cordeiro tem muita experiência como coach de altos executivos. Começou a atuar na área em 1985 e defende, entre outros temas, o autodesenvolvimento contínuo e os benefícios da tomada de responsabilidade para si como boas medidas de liderança, que ele discute em livros como “Desculpability” e “Accountability”.
Em entrevista ao Na Prática, ele recomenda que interessados em liderança desenvolvam uma biblioteca especializada aos poucos e deem atenção também à miríade de opções online, como TED Talks. “Podem ser muito úteis em seu desenvolvimento”, diz. 
Para começar a coleção, ele indica cinco pensadores essenciais para aprimorar seus conhecimentos. Confira abaixo:
1. “A cabeça de Peter Drucker”, de Jeffrey KramesConsiderado inventor da administração moderna, o austríaco Peter Drucker, que viveu entre 1909 e 2005, cresceu rodeado por grandes mentes, como Sigmund Freud e Albert Einstein. O autor Jeffrey Kames resume suas lições mais importantes – que influenciaram empresários como Bill Gates e Jack Welch – de maneira acessível e direta. “É talvez o mais importante de todos”, fala João. “Você se impressiona com como muito do que ele dizia ou pensava sobre administração é atual.”
2. “Empresas feitas para vencer”, de Jim CollinsTido por alguns como sucessor de Peter Drucker, Jim Collins elegeu um caminho baseado em estudos e pesquisas científicas para pensar administração, sucesso e fracasso. Em seu livro mais famoso, ele mapea as empresas que mais valorizaram na bolsa de valores no longo prazo e entrevista seus CEOs e presidentes em busca das razões para o sucesso. A chave, descobre, é ser um líder nível 5. “Que liderança é essa? É quando o CEO ou presidente consegue balancear alta competência técnica com humildade”, explica João. “Ao invés de ter um espelho, ele tem uma janela para ver seu time.”
3. “Paixão por vencer”, de Jack WelchUm dos empresários mais famosos do mundo, Jack Welch ganhou fama à frente da General Electric (GE). “Ser presidente de uma empresa de capital aberto por um ou dois anos é uma coisa. Por vinte e um anos é outra”, fala João. Ao longo desse tempo, Welch revolucionou a multinacional, focou e investiu em áreas específicas e criou uma nova cultura corporativa, fundada numa visão mais crítica dos negócios. No livro, voltado para pessoas em todos os níveis organizacionais, ele apresenta seus princípios básicos de negócios, gestão e liderança, entre outros temas.
4. “Blink: A decisão num piscar de olhos”, de Malcolm GladwellUm dos grandes bestsellers do jornalista Malcolm Gladwell, traz uma série de histórias e trata da tomada de decisões e dos fundamentos da chamada intuição. Baseado em estudos científicos, o livro defende que a tomada de decisões importantes não precisa necessariamente se basear em muito tempo de deliberação. “A intuição é algo que menosprezamos muitas vezes, mas é impressionante”, diz João. “E está disponível para todos, não é privilégio.”
5. “Quiet leadership: Six steps to transforming performance at work”, de David RockOs avanços da neurociência fazem mais do que fascinar: são úteis para muita gente. O neurocientista David Rock, da Universidade Columbia, especializou-se encontrar maneiras de aprimorar a capacidade de liderança através da observação da mente. Neste livro, que vem em formato de guia, ele apresenta mudanças que influenciam performance, produtividade e satisfação no trabalho.
“Recursos como ter água na sala, janelas com luz natural, alimentos que fazem bem como frutas e nozes fazem do que as pessoas se engajem melhor e retiram a tensão do ar”, exemplifica João. Ele aproveita para falar que Rock organiza um evento anual em novembro, em Nova York, onde discute novidades na áreas. “Se puder, vá e dê um grande salto na sua carreira como líder.”