Tudo aquilo que o homem ignora, não existe para ele. Por isso o universo de cada um, se resume no tamanho de seu saber. Albert Einstein (citação não confirmada)
O ano de 2016 está acabando. Com ele ficam os desejos, as metas e o anseio do que ficou para trás.
Nessa leva, às vezes ficam alguns livros empoeirados em cima da estante, não é mesmo?
Mas não se deprima: 2017 está chegando. E com ele, muita champanhe na virada do ano acompanhada de projetos e leituras interessantes. \O/ \O/ \O/
Aliás, você já fez a sua listinha de livros para ler o ano que vem?
Ainda não? Que tal então economizar o tempo que você ia usar para tirar o pó dos livros, listando apenas aqueles que realmente são interessantes?
Pensando nisso, fiz uma lista quente, exclusiva e que, acredite, vai fazer toda a diferença na hora de aproveitar o tempo livre.
Fiz questão de inclusive criar o rol de livros por tópicos. Daí se existe alguma área emergencial, você já sabe onde se focar.
Que tal então dar uma espiadinha? Prometo que a primeira dica de leitura já é bem divertida. Confira:
Produtividade
1 — A Arte da Procrastinação (John Perry)
Esta é uma daquelas deliciosas leituras em que você finaliza em uma tarde chuvosa de domingo.
Bem ao estilo Djavan essa, não? ♫ Um dia frio… ♪♪
Melhor voltar para o assunto principal…
O livro trata de um relato bastante divertido das histórias e problemas relacionados à procrastinação vivenciados pelo seu autor — um professor universitário que vivia oprimido pela ansiedade e traumas causados pela procrastinação.
É um resumo bem autêntico do autor, como se fosse um pequeno diário onde conta todas as dores de cabeça que as travessuras da procrastinação lhe traziam e como isso impactava negativamente em sua vida profissional e pessoal.
De fato, a obra não explica exatamente como parar de procrastinar, mas dá algumas dicas de mestre para contornar esse defeito e apresenta algumas formas para lapidar a si e reduzir o problema.
2 — A Arte da Meditação (Daniel Goleman)
Um livro (definitivamente) fora da curva.
Se a primeira dica te ensina a arte de procrastinar com estilo e se sentir menos culpado, este vai te inspirar a arte para sair da procrastinação definitivamente.
Daí você conclui apressadamente: “Livro de meditação, até parece que vai acabar com a minha procrastinação!”.
Ou ainda: “que raios isso tem a ver com empreendedorismo? ”.
Tem muito a ver, meu caro. Em absoluto.
Vou resumir em poucos pontos: paz de espírito, relaxamento mental e muscular e aumento da capacidade produtiva.
Afinal, é meio difícil ser produtivo quando se está mais preocupado com as contas a pagar, com as obras ocorrendo no prédio ou com os memes de catioríneos…
OWN, olha só que coisa fofa…
OPS…
Enfim, quer foco? Medite! E esse material do Goleman funciona muito bem para você que tem dificuldade em manter a atenção de forma contínua.
É um ótimo complemento ao A Arte da Procrastinação.
Planejamento
3 — O Segredo de Luisa (Fernando Dolabela)
Esse material é fantástico. É voltado para empreendedores em estágio mais inicial, e vale muito a pena ser citado.
É roteiro é bem criativo. O autor conta a estória de Luiza, personagem que decide empreender, mas que não sabe muito bem por onde começar.
Durante o livro, ele descreve os passos da personagem e explica como montar um Plano de Negócios com base no andamento da estória.
4 — A Startup Enxuta (Erick Ries)
Essa é uma leitura obrigatória para qualquer empresário que pretenda constituir uma startup.
Porém, a obra é tão ampla, que a forma de aplicação do método apresentado não se resume às startups.
O autor demonstra com cases que é possível operacionalizar o seu método em qualquer segmento.
A Startup Enxuta é um baita material para quem quer evitar uma série de erros de principiante, como investir muito tempo e dinheiro na criação de um produto majestoso, mas sem a certeza da existência de mercado para ele.
Ou seja, se quer evitar erros empreendendo, ou melhor, ter uma aprendizagem validada, leia este livro.
5 — Valuation — Um Guia Prático (José Odálio dos Santos)
Penso que li este material em uma época diferente do que supostamente deveria ter lido.
Motivo: não sou dono de um grande negócio nem um executivo do meio corporativo e, percebe-se pela carga da leitura, que este é o principal público a quem se destina.
Porém é um material bem interessante para se ler em qualquer etapa da vida profissional. Mesmo que pela surpresa do conteúdo denso.
Pelo seguinte: não é um tipo de leitura que se distancia completamente de quem está iniciando no mundo dos negócios. Sobretudo porque o autor facilita bastante, explicando todas as suas definições técnicas.
Além disso, demonstra a necessidade para o empreendedor em buscar informações para ter — no mínimo — uma ideia do valor (financeiro) do próprio negócio.
Para isso, o livro demonstra várias metodologias e abordagens para se ter uma ideia clara de quanto o próprio negócio vale.
Mentalidade Empreendedora
6 — Os Segredos da Mente Milionária (T. Harv Eker)
Esta obra é um verdadeiro clássico no mundo dos negócios: se baseia na análise da mentalidade de sucesso e ela como impacta na vida do empreendedor.
O autor demonstra com exemplos como a mudança de mentalidade pode transformar uma pessoa que vive em constantes apuros financeiros em alguém com uma situação realmente confortável.
Esse livro é imprescindível para todos que querem ficar #RYCOS =D.
7 — A Estrada do Futuro (Bill Gates)
Este material e o seu autor não poderiam faltar em minha lista.
O controverso empresário americano, Bill Gates, é realmente alguém que dita mudanças e que apresenta perspectivas para o futuro. É um ator que tem responsabilidade sem precedentes pela revolução na era da informação.
E esse livro traz a visão desse homem.
E é muito interessante pois o lançamento foi em 1995 e parece a descrição exata do que vivemos hoje com a internet, vinte anos depois.
A obra se trata de um exercício de futurologia baseado na experiência e visão empreendedora de Gates.
E impressiona: muitas das coisas às quais ele se refere pareciam completamente longínquas no meio da década de noventa — e eu estava lá para ver! — mas ainda assim ele acertou. E muito!
É impressionante como o autor explica coisas que se tornaram hoje essenciais para nós, mas que pareciam improváveis de ocorrerem da forma como previu naquela época.
8 — O Maior Vendedor do Mundo (OG Mandino)
Esse é um dos livros que coloquei nessa lista que pode ser considerado um pouco fora da curva.
Na verdade, não é um livro que te diz como você deve agir ou que explica uma visão, mas é um texto que transforma.
Sim. É um material que realiza uma transformação em quem o lê.
O Maior Vendedor do Mundo é uma proposta de mudança radical de vida, mas quase imperceptível, pois ocorre aos poucos, durante os doze meses diários de leitura.
Ao concluir o desafio de ler todos os textos, você será uma pessoa renovada no final dos doze meses!
Negociação
9— Consiga o que Você Quer (Stuart Diamond)
Livro extremamente recomendável!
Aparentemente, o nome Consiga o que Você Quer pode não soar muito bem aos ouvidos.
Vamos lá… Da primeira vez que ouvi, pareceu-me pretensioso.
Eu tive esse sentimento quando ouvi o nome. Mas ele sumiu bem rápido quando imergi na leitura fluída e bastante prática, que é baseada na ética e nas melhores práticas da negociação.
Sobretudo porque o autor deixa bem claro desde o início do livro que a parte que menos importa em uma negociação é você.
Recomendo este livro sobretudo para quem tem a dificuldade em conseguir clientes e firmar parcerias. Afinal, é um excelente conteúdo sobre o exercício da empatia.
Prevenção e Segurança
10 — A Arte de Invadir (Kevin D. Mitnick)
Definitivamente, este é o livro mais fora da curva que se possa encontrar em um post voltado principalmente para empreendedores.
De fato, esse livro não tem relação direta com o tema empreendedorismo. Mas é sempre bom ter a compreensão de temas que são complementares a nossa área de conhecimento.
O autor da obra é o famosos hacker Kevin Mitnick, que tem até filme contando a sua história e que hoje trabalha como especialista em segurança.
Em seu livro ele revela possibilidades de estrago que um hacker pode causar em uma empresa.
Porém, de forma alguma, o autor explica como invadir sistemas.
Apenas traz relatos consistentes de invasões cometidas por outros hackers e explica quais medidas são necessárias para que se evite ser vítima de um ataque.
E surpreende em seus relatos: demonstra que o ser humano é a peça mais suscetível a ser hackeada.
Lembra daquele seu funcionário desavisado, que gosta de clicar em links estranhos no computador que trabalha?
Pois é…
Gostou?
Aproveite para compartilhar então essas dicas, pois são leituras que me ajudaram bastante a e, acredito, que vão te ajudar muito também e a todas as pessoas nas quais este texto chegar.
A propósito, se ficou alguma dúvida ou está precisando de conteúdos que encantem, é só me procurar pelo WhatssApp (12) 97407–8499 ou pelo email fabio.seletti@gmail.com .
Ah! Não deixe de comentar. Os comentários são importantes para eu filtrar se estou atendendo às necessidades de quem acompanha os conteúdos!
Se não curtiu, pode reclamar também. Aqui não é o Twitter, mas o choro é livre.
E obrigado pela sua atenção! =D