quarta-feira, 21 de junho de 2017

Tudo que você precisa saber sobre Marketing Digital!

Marketing Digital, muito têm se falado sobre isso ultimamente. Todos os dias toneladas de conteúdo jorram sobre esse assunto. É tanta informação solta e desconexa que não dá pra entender direito. O que é Marketing Digital, afinal? Essa coisa funciona mesmo?

Nesse guia eu vou te mostrar o que é, e como fazer do jeito certo pra ter resultados!
O marketing sempre existiu. A estrutura publicitária como conhecemos hoje só se tornou possível graças a cultura de massa financiada pelos meios de comunicação e pela migração de boa parte das pessoas para zonas urbanas, sumérios, babilônios e egípcios já possuíram, há quatro mil anos, estruturas arcaicas de convencimento e venda.
No Egito antigo, haviam profissionais que eram responsáveis por venderem os artigos trazidos do oriente, até que os navios fossem totalmente descarregados. Quem fizesse isso mais rápido, faria mais viagens, que resultaria em mais negócios. Esses eram os primeiros experts em vendas.
Na Roma antiga existiam outdoors e anúncios, e uma espécie de encartes publicitários, para os principais eventos da cidade. Os próprios debates públicos entre os sofistas, em Atenas, eram nada mais nada menos do que cartas de vendas, para captura de alunos.
Publicidade Científica - Publicado em 1923
Até que em 1923 Claude Hopkins lançou a obra Scientific Advertising (Publicidade Científica). Até então, o marketing ainda era compreendido e executado como uma espécie de alquimia. Você colocava na rua uma série de tentativas, geralmente justificadas pela preferência estética do comunicador ou do contratante, e pagava para ver.
Claude foi o primeiro a desenhar um sistema de reconhecimento e de validação da atenção, informação e da conversão desses seguidores em clientes e, depois, em recorrentes. A obra foi tão importante para o surgimento da propaganda moderna que até os dias de hoje ainda justifica a sua leitura.
Duas décadas depois, David Ogilvy, tidos por muitos como o maior redator publicitário da história, produziria o pensamento que abriria as portas de vez para uma nova forma de se fazer propaganda:

O Surgimento do Marketing Digital

Esse termo Marketing Digital foi popularizado no início dos anos 2000, com o aumento da utilização da internet. Mas assim como o marketing tradicional o marketing digital já existe a bastante tempo, mas bastante tempo meeeeesmo.
Esse foi o primeiro profissional de marketing digital da história.
Primeiro profissional de marketing digital - (Fonte da imagem Wikipedia)
Esse é Guglielmo Marconi, em 1896 ele foi a primeira pessoa a demonstrar uma “transmissão pública de sinais wireless.”
Foi esse cara que inventou o rádioPouco depois da sua primeira demonstração na Inglaterra, sinais em código morse foram transmitidos através de águas abertas.
E enquanto demoraram outros 10 anos para o rádio alcançar o público geral, certamente não demorou muito para os criadores descobrirem que eles poderiam usar isso para vender coisas.
A primeira transmissão ao vivo foi de uma performance de ópera no Met, e adivinhe o que as pessoas fizeram depois disso? Compraram ingressos!

Assim nasceu o marketing digital.

Você deve está surpreso pois no surgimento do marketing digital não haviam computadores, internet, Smartfones, aplicativos, anúncios no Google e nem Facebook. Isso porque o marketing digital (de raiz) não tem nada a ver com internet.

O que é Marketing Digital?


A Wikipedia define de forma errada quando diz que: Marketing digital são ações de comunicação que as empresas podem se utilizar por meio da Internet e da telefonia celular e outros meios digitais para divulgar e comercializar seus produtos... [grifo meu].
Eu uso uma definição mais real e mais fácil de lembrar:
Marketing digital é qualquer forma de marketing de produtos ou serviços, que envolva aparelhos eletrônicos.
Por isso o marketing digital tem estado por aí desde sempre (porque aparelhos eletrônicos também têm) e porque isso não tem necessariamente a ver com o Google Ads, Remarketing ou retargeting.
O marketing digital pode ser feito tanto online quanto offline, esse último veio primeiro e sempre dá bons resultados desde que usado da forma correta.

 Por que o marketing digital é importante?

Isso é simples, porque hoje todo mundo está conectado! Certamento o seu smartphone está ao alcance de suas mãos agora. No mundo todo a quantidade de pessoas conectadas só aumenta. No Brasil, mais da metade da população tem acesso constante a internet.
Poi isso a forma tradicional de se fazer publicidade e marketing está migrando para o mundo digital, simplesmente porque tudo e todos agora são "digitais".
A participação de pessoas gastando mais tempo usando aparelhos eletrônicos só vai crescer daqui por diante.
Com os Brasileiros gastando 11 horas ou mais em aparelhos eletrônicos todos os dias, não falta muito até nós gastarmos TODO o nosso tempo no mundo digital.
E enquanto sim, o marketing online é a razão pela qual garotos de 25 anos podem agora sentar na sua sala de estar e ganhar 2 milhões por ano jogando vídeo-games.
Os 2 grandes grupos do marketing digital são o online e o offline. Essas são as diferentes áreas do marketing online.
As 7 grandes categorias do marketing online são:
  1. Otimização para os mecanismos de busca (SEO)
  2. Marketing dos mecanismos de busca (SEM)
  3. Marketing de conteúdo
  4. Marketing de Mídia Social
  5. Anúncio pague-por-clique (PPC)
  6. Marketing de afiliados
  7. Email marketing
Essas são apenas algumas linhas onde podemos atuar com marketing digital. Esse campo de atuação é bastante vasto, e constantemente surgem novas formas de atuar e ter mais resultados.
Agora eu pergunto se você e o seu negócio já estão atuando de maneira efetiva e estratégica, afim de extrair todos os recursos que o marketing digital tem?
Saiba que nesse exato momento centenas de pessoas estão no Google fazendo pesquisas referentes ao produto ou serviço que você vende. A pergunta agora é: Eles conseguem te encontrar? Se a resposta for negativa, lamento dizer, mas você está deixando o dinheiro na mesa e seus concorrentes vão pegá-lo pra si.
Eu sou especialista em marketing digital.

Posso ajudar você e o seu negócio a alcançar resultados excepcionais utilizando o poder do Marketing Digital. Entre em contato comigo, estou a disposição para alavancar os seus resultado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário