quarta-feira, 31 de agosto de 2016

O papel atual do administrador

Entenda o que o mercado espera do profissional dessa área e como a faculdade o prepara para a carreira




Publieditorial

Marcelo Tifaldi Franco, aluno de administração e economia no Insper
Luciana Yeung, professora e coordenadora da graduação em administração e economia do Insper














O administrador é o profissional que resolve estrategicamente os problemas de uma empresa. É ele quem ajuda a companhia a alcançar seus objetivos no dia a dia de maneira rápida, com qualidade e com o menor custo possível. Fundamental em praticamente todas as instituições, desde as privadas até as organizações não governamentais, esse profissional tem uma ampla área de atuação. Mas para se destacar para valer no mercado, é necessário entender a dinâmica da carreira e apostar em uma faculdade de renome. Confira algumas dicas nesta reportagem preparada pelo Insper.

Perfil do profissional

Quem quer seguir a carreira de administrador deve ter várias habilidades. É importante, por exemplo, saber interpretar dados de maneira inteligente. “Não dá para ficar só nos ‘achismos’. É necessário ter uma boa formação analítica para lidar com os números”, explica Luciana Yeung, professora e coordenadora da graduação em Administração e Economia do Insper. Ter espírito de equipe, saber trabalhar com pessoas em diferentes posições e conseguir transmitir suas ideias de maneira clara são outros pontos ressaltados na personalidade dos futuros administradores.
De acordo com Marcelo Tifaldi Franco, aluno de Administração e Economia no Insper, não existe o profissional que já nasce pronto. É a boa faculdade que molda o estudante para que ele se torne adequado para o mercado. “O aluno que vai se dar bem no curso de administração é aquele que se engaja nos projetos, tem curiosidade e busca sempre saber mais. Tenha na cabeça que você vai ser aquele que ‘veste a camisa’ da empresa. Se isso não combina com seu perfil, não aposte”, comenta.
Em relação às áreas de atuação, o leque de opções é amplo. O administrador pode ser desde um gestor geral de uma empresa até um profissional focado em determinados setores, como logística ou marketing digital. Também é possível trabalhar com recursos humanos, finanças, tecnologia. São diferentes atuações, mas sempre tendo como foco principal a resolução de problemas.

A escolha do curso

Por ter uma grande variedade de atuações, o curso de Administração acabou ganhando a fama de ser uma faculdade para quem não sabe qual carreira seguir. Essa alcunha, porém, passa longe de estar correta. “Isso não é uma característica apenas do administrador, pois ocorre o mesmo em outras áreas”, afirma Luciana. “São poucas as pessoas que de fato entram no curso sabendo exatamente o que querem fazer. E mesmo as que já sabem têm grandes chances de mudar de ideia ao longo do caminho”.
O próprio Marcelo não tinha a administração como sua primeira opção, já que levava a fama maldosa do curso em consideração. Na verdade, ciências sociais era sua principal escolha. “Eu tinha essa visão de que administração faz tudo. Hoje, sei que não é assim. O curso me trouxe uma bagagem grande e foi uma sábia escolha da minha parte”, conta.
Além do leque de áreas, Administração também é conhecida pelo grande número de faculdades que ofertam o curso. São cerca de 2 mil universidades, segundo o Censo da Educação Superior do Inep/MEC. “Quando existe uma quantidade enorme de instituições que oferecem a formação, o nome da faculdade pesa na contratação. Na verdade, o primeiro filtro é esse. Existe até anúncios de estágios e trainees que só aceitam estudantes de determinadas universidades”, afirma Luciana.
Isso não significa, entretanto, que saindo de uma boa faculdade você já está garantido. Esse é apenas um atalho. “O nome da faculdade tem relevância, mas é preciso ir além. Uma boa instituição consegue oferecer uma experiência diferenciada para os alunos, possui professores bem preparados e acaba atraindo estudantes que buscam uma formação sólida. Mas a agilidade mental, atitude e inovação devem ser algumas das características inerentes ao profissional para que ele possa potencializar o que a universidade oferece”, diz André Luiz Goncalves, gerente geral de relações com investidores da Fibria, empresa de produção de celulose de eucalipto.
Outras características que atraem os empregadores na contratação são: cursos extracurriculares, experiências vividas em intercâmbios, trabalhos voluntários e prática de esportes e lazer. Todos estes pontos sinalizam a aptidão do aluno por uma vida repleta de valores e objetivos.

Panorama do mercado

Por mais que o Brasil esteja passando por um período de crise, sempre há espaço no mercado de trabalho para bons profissionais. Ainda mais para aqueles que, por natureza, sabem lidar com resoluções de problemas. “Empresas que se deparam com desafios em seus mercados de atuação ou em sua estrutura de capital estão propensas à otimização dos negócios. É exatamente nesse cenário que estão as oportunidades para os administradores tomarem ações transformadoras”, revela André.
Acompanhando a tendência do macro, com muitas áreas de atuação e muitas ofertas de cursos, o Brasil é um país com uma economia enorme e que, independentemente da situação atual, vai sempre precisar de bons administradores para gerir empresas. Cabe a você procurar uma boa formação e ser proativo para ser tornar um profissional de sucesso na área.

Nenhum comentário:

Postar um comentário