terça-feira, 22 de março de 2016

Análise SWOT – Por que ela é importante para sua empresa?


Análise SWOT
O planejamento é um grande diferencial para qualquer empresa. Isso porque os gestores que entendem o conceito no qual está inserido seu negócio e possuem o maior volume de informações relevantes têm maiores chances de tomar decisões acertadas, seguindo os melhores caminhos e alcançando os melhores resultados.
Nesse sentido, a Análise SWOT desempenha um papel fundamental para os tomadores de decisão. Ela funciona como um guia para posicionar as características específicas da empresa dentro de um contexto, analisando o negócio, o mercado e seus concorrentes.
Continue lendo esse artigo e entenda porque você deve fazer sua análise o quanto antes!

O que significa SWOT?

O termo proveniente do inglês é um acrónimo das palavras Strengths (forças), Weaknesses (fraquezas), Opportunities (oportunidades) e Threats (ameaças). Algumas empresas e instituições de ensino no Brasil utilizam o acrónimo FOFA para referir-se à mesma técnica.
De qualquer maneira, a ideia central da metodologia é que cada uma dessas palavras leve a uma reflexão acerca da empresa e de seu contexto – tanto interno quanto externo –, oferecendo um panorama completo para uma tomada de decisão mais assertiva e inteligente.

Análise dos contextos interno e externo

Apesar de parecer demasiado simples, a metodologia tem sua eficácia comprovada em inúmeras organizações ao redor do mundo. Talvez, inclusive, sua simplicidade de concepção e execução seja a fonte de tamanho sucesso.  Normalmente sua aplicação se divide em duas partes: análise interna e externa.
Análise interna – Podemos dizer que interno é tudo aquilo que está sob controle dos gestores, como por exemplo os recursos financeiros, físicos e humanos da empresa. Aqui deve-se buscar as vantagens competitivas do negócio, seus pontos fracos, oportunidades e possíveis ameaças quando comparado aos concorrentes diretos.
A compreensão total do contexto interno é fundamental para considerar os fatores externos relevantes à análise. Por isso é indicado que os gestores comecem por aqui antes de seguir para fora dos muros da empresa. Também é interessante que representantes de diferentes setores opinem, a fim de ampliar a análise para além da diretoria.
Análise externa – Fatores externos são todos aqueles alheios à vontade dos tomadores de decisão, mas que possuem influência sobre a empresa, seus produtos e mercado de maneira geral. Questões políticas, climáticas e econômicas são consideradas macro-ambientais. Já fornecedores, parceiros e clientes são pontuadas como micro-ambientais.
Esses fatores variam de acordo com a realidade de cada negócio, por isso vale ressaltar a importância de realizar uma análise interna eficiente a fim de otimizar tempo e recursos na análise dos fatores externos micro e macro-ambientais.

Algumas dicas para uma Análise SWOT eficiente

Separamos algumas dicas práticas para que você possa fazer uma Análise SWOT eficiente:
#1 – Posicione a análise no tempo. Você está analisando o momento presente ou o futuro da empresa?
#2 – Caso sua empresa seja grande e/ou possua diferentes áreas de atuação considere analisar cada uma delas separadamente.
#3 – Seus concorrentes são a base de comparação da análise, portanto busque o maior número possível de informações acerca dos principais competidores.
#4 – Mantenha a simplicidade. Prefira palavras e termos simples à explicações e análises muito complexas. Isso ajudará a entender melhor o contexto geral.
#5 – Lembre-se que essa não é uma análise objetiva. Ou seja, a menos que a informação seja 100% confiável trata-se de informação subjetiva.

Lembre-se da ação!

De nada adianta investir seu tempo para fazer uma Análise SWOT completa se ela não servir de base para mudanças e melhorias na instituição. Por isso, lembre-se de deixá-la em um lugar visível e desenvolver o hábito de atualizá-la sempre que possível.
E você, já tentou fazer uma Análise SWOT em sua empresa? Teve alguma dúvida? Deixe um comentário no post e participe da discussão!

Fonte: http://www.blog.stratec.com.br/2015/dezembro/analise-swot?utm_campaign=dez_2_swot&utm_medium=email&utm_source=RD+Station

Nenhum comentário:

Postar um comentário