quinta-feira, 10 de agosto de 2017

O que leva às compras por impulso - e como educar a mente para fugir delas

Katie Beck

  • 8 agosto 2017

Bolsas de comprasDireito de imagemGETTY IMAGES
Image captionComprar pode melhorar o humor, segundo um estudo publicado em revista científica

Poucas sensações são tão prazerosas quanto a de uma compra por impulso.
Comprar pode melhorar o humor, segundo um estudo publicado na revista científica Psychology and Marketing, e gera em nosso cérebro um efeito semelhante ao sentido por usuários de drogas.
Uma pesquisa feita em 2016 com mais de mil adultos nos Estados Unidos revelou que 96% deles disseram ter comprado algo para fazê-los sentir melhor.
Mas os benefícios da "terapia da compra" geralmente duram pouco e podem gerar efeitos colaterais negativos a longo prazo.
Emoções negativas podem levar à perda da autoestima, e isso frequentemente acaba incentivando as pessoas a comprar quando se sentem deprimidas. A contrapartida: essas mesmas emoções negativas acabam voltando, em forma de remorso e culpa, se comprarmos mais do que devemos ou do que planejamos.

Terapia focada em compaixão

Mas há algumas formas lidar com essa impulsividade sem se endividar no cartão de crédito ou mergulhar numa espiral descendente de tristeza.
"Ao comprar impulsivamente estamos na verdade tentando controlar nossas emoções", afirma Joanne Corrigan, psicóloga clínica especializada em terapia focada em compaixão e baseada em Sydney, na Austrália.
Trata-se de um tipo de psicoterapia voltada para ajudar pessoas com problemas de saúde mental relacionados à vergonha e à autocrítica.
"Não gostamos de emoções angustiantes ou desconfortáveis. Então, fazemos coisas de curta duração para nos sentirmos bem naquele momento", explica Corrigan.
Segundo estudos, quando nos sentimos deprimidos ou aflitos, nossa capacidade de autocontrole diminui, aumentando a probabilidade de tomarmos decisões erradas. A tristeza nos leva ter pensamentos mais imediatistas e um desejo por uma recompensa imediata à custa de maiores ganhos futuros.

Mulheres se abraçandoDireito de imagemGETTY IMAGES
Image captionSegundo estudos, quando nos sentimos deprimidos ou aflitos, nossa capacidade de autocontrole diminui, aumentando a probabilidade de tomarmos decisões erradas

Angústia míope

Esse fenômeno foi batizado como "angústia míope" por Jennifer Lerner, professora de psicologia da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, e por suas colegas Ye Li e Elke Weber, da Universidade de Columbia, em um artigo sobre o assunto.
Mas se podemos entender por que queremos comprar coisas quando estamos deprimidos, e sabemos que comprar nos faz sentir bem, poderíamos enganar nossos cérebros de modo a desencadear sentimentos positivos sem ter de gastar dinheiro?
Corrigan diz que sim. Se pudermos motivar nosso "cérebro passional" - a parte que acalma sentimentos de ansiedade - então não precisamos dar vazão ao impulso e buscarmos esses pequenos estímulos prazerosos de curta duração.
"Quando estamos ansiosos, nosso cérebro libera adrenalina, cortisol e dopamina, mas você pode reduzir os níveis dessas substâncias ao ativar a parte do cérebro que libera endorfina e oxitocina, e você vai acabar reagindo de forma diferente", diz ela.

Homem pensativoDireito de imagemGETTY IMAGES
Image captionAutocontrole é chave para combater impulso para comprar quando estamos deprimidos

Autocontrole

Segundo Robert Frank, economista da Universidade de Cornell, nos EUA, a chave para combater o impulso para comprar quando estamos deprimidos é o autocontrole.
Ele cita o trabalho do psicólogo Walter Mischel, da Universidade de Stanford, que realizou na década de 60 o "experimento do marshmallow", a fim de pesquisar sobre psicologia infantil e gratificação retardada.
O objetivo era analisar o autocontrole de crianças ao oferecer entre uma pequena recompensa imediata ou duas pequenas recompensas se elas esperassem por curto período de tempo.
Estudos posteriores descobriram que as crianças que estavam dispostas a esperar mais tempo pelas recompensas tendiam a obter melhores pontuações ao longo da vida, seja em testes cognitivos, seja até mesmo no IMC (Índice de Massa Corporal).
Assim, na opinião de Frank, para atingir uma sensação de bem-estar mais duradoura, precisamos ir além do impulso da gratificação imediata.
"Você precisa ter uma visão de longo prazo do que realmente vale a pena, mas esse é um ponto que as pessoas têm muita dificuldade para entender: dar peso suficiente a coisas que acontecem não agora, mas no futuro."
Para muitas pessoas, a impulsividade dificulta a reflexão, a lógica e o autocontrole. Apesar disso, a psicóloga Corrigan defende que temos os instrumentos necessários para controlar tais impulsos.
Segundo ela, nossos cérebros estão equipados com o que precisamos para nos sentir contentes e felizes se focarmos em sentimentos de gratidão e compaixão, sem ter de recorrer a nenhuma compra.

Conexões neuraisDireito de imagemGETTY IMAGES
Image captionPara especialista, nossos cérebros estão equipados com o que precisamos para nos sentir contentes e felizes se focarmos em sentimentos de gratidão e compaixão

Sentir-se grato

David DeSteno, professor de psicologia na Universidade de Northeastern em Boston, passou décadas pesquisando os efeitos das emoções positivas no processo decisório. Sua pesquisa indica que sentir-se simplesmente agracecido pode mudar a forma como agimos.
Em seu Social Emotions Lab (Laboratório de Emoções Sociais), DeSteno deu aos participantes a opção entre escolher receber US$ 30 (R$ 94) imediatamente ou US$ 70 (R$ 220) em três semanas.
Segundo ele, quando se sentiam agradecidos, os voluntários eram capazes de sobrepor o desejo por gratificação imediata e escolher a segunda opção.
Além disso, ao acompanhar o grupo por algumas semanas, DeSteno concluiu que aqueles que se sentiram agradecidos com mais frequência tinham maior capacidade de resistir a compras impulsivas e também demonstraram maior senso de autocontrole.
"Quando você se sente agradecido, não apenas isso o ajuda a resistir a vontade de fazer uma compra impulsiva, mas também o deixa se sentir bem da mesma forma que comprar algo. Então, trata-se de uma experiência prazerosa que também lhe permite valorizar o futuro e ter maior autocontrole", explica ele.
Pode ser tão simples quanto pensar em alguma coisa pela qual você se sente grato, independentemente do que seja, reforça o especialista.
Mas focar nas mesmas coisas, ressalva, significa reduzir seu poder influência.
Em vez disso, DeSteno aconselha refletir sobre coisas pequenas que acontecem com você: "alguém que lhe cedeu a vez numa fila, alguém que lhe fez um gesto de generosidade".
Ajudar os outros, como parar o que você está fazendo para colaborar com um colega, reforça esse ciclo de gratidão, defende o especialista.

O poder do altruísmo

Mas se, apesar de tudo isso, você ainda sente uma vontade muito forte de comprar, seja altruísta.
Elizabeth Dunn, professora de psicologia da Universidade de British Columbia, no Canadá, estuda a ligação entre felicidade e dinheiro.
Ela realizou um estudo no país e em Uganda pelo qual deu uma pequena quantidade de dinheiro aos participantes. Em seguida, pediu à metade do grupo para gastá-la consigo mesma, enquanto os outros deveriam gastar com alguma outra coisa.
Aqueles que compraram algo para outra pessoa tinham um sentimento de bem-estar mais duradouro, revelou a pesquisa, comparado com aqueles que gastaram o dinheiro consigo mesmos.
"As pessoas se sentiram significativamente mais felizes quando olharam para trás e refletiram sobre o momento em que gastaram dinheiro com os outros, ao invés delas mesmas", disse Dunn em uma palestra recente.
Por isso, da próxima vez que você sentir a necessidade de comprar algo impulsivamente, reflita sobre alguma coisa pela qual você se sinta agradecido; se isso não funcionar, considere presentear outra pessoa.
Os benefícios decorrentes dessas ações podem ser um passo rumo ao melhor autocontrole.
"Quanto mais você se sentir agradecido em seu dia a dia", diz DeSteno, "mais preparado você vai estar para ter maior controle e resistir a essas tentações quando elas aparecerem."

segunda-feira, 7 de agosto de 2017

Seis perfis de shopper masculino com comportamentos distintos no ponto de venda


por: Afonso Bazolli

06 de agosto de 2017 - 14:05
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Diferentes padrões comportamentais dos homens nos supermercados representam oportunidades ao varejo
Solteiros ou casados, jovens ou idosos, o público masculino já divide os corredores dos supermercados com as mulheres de forma mais expressiva. Os múltiplos perfis de homens que vão às compras fazem com que esse target represente, ao mesmo tempo, uma oportunidade e um desafio para o comércio, que ainda está se adaptando à presença deles. De acordo com pesquisa da Toolbox, a faixa etária de 18 a 70 anos concentra seis tipos distintos dessa categoria de shopper.
Conhecendo esses padrões comportamentais, as empresas podem desenhar a melhor estratégia para atingir cada cliente no ponto de venda. Na análise utilizada no estudo, as características foram divididas em grupos como “totalmente responsável pelas decisões domésticas”, “totalmente dependente das decisões domésticas de terceiros”, “chefe de família, decisor e contribuinte da casa” e “dependente de terceiros, não decisor e não contribuinte nas contas da casa”.
Em todos os casos, a ida ao varejo acontece ao menos uma vez por mês, mas cada nicho se interessa por alguma seção específica. “Em geral, os homens são objetivos e sabem exatamente o que querem comprar, mas também gostam de receber ajuda. Demonstradores ou explicações de utilização de um produto podem conquistá-lo e leva-lo a voltar mais vezes ao ponto de venda”, conta Rafael DŽAndrea, CEO da Toolbox. Veja a seguir os seis perfis do shopper masculino.
Expert
Correspondem a 53% dos homens que vão ao supermercado. Esse perfil encontra-se, em média, com 42 anos, pertence à classe A e B, frequenta o varejo entre uma e duas vezes por semana e divide as contas de casa com o cônjuge. Os Experts são bastante planejados e utilizam listas de compras. Metade deles vai sozinha ao ponto de venda, mas, quando acompanhados, esses homens tendem a gastar mais.
Esse perfil é mais aberto a conhecer novas marcas e suscetível a promoções. Ao mesmo tempo, tem maior conhecimento dos processos de compra e entende os valores em caso de descontos. Para as empresas trabalharem com esse público é recomendado que criem ações que se baseiem no custo-benefício, porque ele procura otimizar a renda da casa.
Executador de tarefas
Apesar de representar 15% dos homens em supermercados, esse perfil tende a diminuir futuramente. Isso porque ele faz parte da parcela masculina que faz compras até duas vezes ao mês, sempre acompanhado das esposas. O grupo é composto por maridos que trabalham em tempo integral e deixam a responsabilidade da casa para a companheira.
Eles não gostam de gastar e optam por um produto apenas pelo preço, principalmente materiais de limpeza e higiene pessoal. As empresas enfrentam um grande desafio ao trabalhar com esse cliente, uma vez que ele parece impermeável a ações de Marketing. Como esse nicho vai ao ponto de venda apenas uma vez ao mês, em média, o ideal é focar em estratégias que facilitem o abastecimento do lar.
Selfie
São jovens consumidores, que ainda moram com os pais e não têm participação nas compras da casa. Eles frequentam o supermercado menos de quatro vezes ao mês e compram principalmente produtos de uso individual. Esse cliente corresponde a 13% público do gênero que vai às compras. Ele é caracterizado como infiel às marcas e suscetível a lançamentos. Os homens desse perfil costumam ir ao ponto de venda apenas quando solicitados pelos pais ou em momentos em que se envolvem mais na seleção dos produtos.
Gostam de comprar produtos para si, principalmente os de linhas específicas “for men”. Como ainda não possuem conhecimento de mercado, são influenciados pelo uso de personalidades nas ações do produto. Para uma empresa conquistar esse consumidor é recomendado que associe alguma celebridade às campanhas de divulgação ou mesmo em rótulos.
Dono de casa
É o perfil do homem que vive sozinho e é responsável pelas contas da casa. Engloba solteiros ou divorciados, que fazem home office e vão até quatro vezes por semana ao mercado – o que dá a eles 12% de presença nesse comércio. As empresas podem explorar esse nicho de diversas formas, porque eles respondem de forma rápida a promoções relâmpagos e ofertas especiais, já que possuem uma renda menor e arriscam menos. Marcas pouco conhecidas enfrentam dificuldades de conquistar esse cliente, já que ele tem receio do desconhecido.
Caçador de especialidade
São solteiros ou divorciados que moram com os pais e vão a hipermercados uma vez por semana ou menos, sendo responsáveis por 5% dos frequentadores masculinos. Eles são mais céticos a experimentarem novas marcas e preferem produtos destinados aos homens. A maioria deles faz compras de forma solitária e prefere pontos de venda maiores, nos quais podem encontrar uma variedade maior de itens de uma só vez. Para convencê-lo a optar por uma marca é necessário oferecer algo que ele entenda como valor, como, por exemplo, embalagens econômicas.
Iniciante no ponto de venda
São jovens, na idade média de 27 anos, que moram sozinhos ou com amigos e possuem hábitos saudáveis. Vão ao supermercado para comprar itens para si e dependem de ajuda para escolher algum produto. Essa fatia insegura corresponde a 2% dos shoppers masculinos e podem ser conquistados por meio dos canais nos quais eles mais gostam de estar: a internet, por exemplo

quinta-feira, 3 de agosto de 2017

Jogo das marcas. Faça o teste

Quantas marcas vemos por dia? Dezenas, centenas, milhares? E quantas ficam na nossa mente? Faça o teste e veja se você conhece mesmo a marca que consome a partir da logo. Clique aqui para baixar o jogo que foi indicado pela nossa publicitária e internauta Fernanda Araújo. São 99 logos esperando que você acerte. No final tem resultado.

quarta-feira, 2 de agosto de 2017

35 dicas para quem vai viajar para a Europa




1. Use janelas anônimas quando for reservar voos e hotéis pela internet.



Sites de viagem rastreiam as suas visitas e aumentam o preço quando sabem que você já os acessou antes.



2. Organize cabos soltos guardando-os em caixas de óculos.




3. Use canudos para levar pequenas quantidades de cremes em viagens.




4. Coloque uma folha de papel “dryer sheet” no topo de sua mala para que as suas roupas não fiquem com cheiro de mofo.




5. Use a mola de uma caneta velha para proteger os fios de carregadores.




6. Fuja das longas filas dos banheiros de aeroportos.




Pode parecer senso comum, mas o primeiro banheiro do terminal é o mais cheio. Use o próximo para evitar a perda de tempo em filas.

7. Use um prendedor do tipo “binder clip” para proteger as lâminas de barbear.




8. Se esquecer a parte que prende na tomada, carregue seus dispositivos conectando o cabo USB nas entradas da TV.




9. Enrole as roupas, ao invés de dobrá-las, para economizar espaço nas malas.




10. Se você tem roupas que precisam ser dobradas, use lenços de papel para evitar que elas amassem.




11. Use um porta pílulas para manter as bijuterias organizadas.




12. Salve imagens dos seus documentos antes de viajar.




No caso de perda ou furto, é muito útil ter cópias extras do passaporte, da sua identidade e dos documentos que mostram seus voos e reservas salvas no seu smartphone ou tablet.

13. Guarde seu sabonete e lave roupas com esse embrulho fácil de fazer.




14. Uma touca de banho é a melhor forma de embalar os sapatos para colocar na mala.




15. Coloque seu smartphone no modo avião para economizar bateria.




16. Evite os nós nos fones de ouvido enrolando-os em um prendedor do tipo “binder clip”.




17. Mantenha seus grampos de cabelo organizados dentro de uma caixinha vazia de Tic-Tac.




18. Ao fazer as malas, coloque cintos enrolados nas golas de camisas, para manter sua forma.




19. Sente-se nos assentos próximos das asas do avião para evitar turbulência.




Os assentos próximos das asas normalmente têm menor turbulência porque têm uma estrutura que dá maior suporte.

20. Ao invés de comprar de novo, guarde as embalagens pequenas e reponha os produtos.




21. Para usar o Google Maps offline, digite “OK Maps” e a área visível será salva para acessos futuros.

22. Ao invés de comprar água no aeroporto, leve uma garrafa vazia e encha-a após passar pelo raio-x.

23. Quando reservar poltronas para duas pessoas no avião, escolha o corredor e a janela.

Se ninguém pegar o assento do meio, você fica com a fileira toda. Se alguém pegar, é só pedir para trocar de lugar para sentar perto da pessoa com quem você está viajando.

24. Se tiver que levar paletó, dobre-o do avesso, para mantê-lo limpo e sem amassar.

25. Espere para comprar suas passagens às 15h de terça-feira.

Normalmente, é nesse dia que as grandes companhias aéreas reduzem seus preços para competir com empresas menores. Se você quiser economizar, esse é o horário para comprar.

26. Evite vazamentos desagradáveis na sua mala.

Tire a tampa dos recipientes, embrulhe filme plástico em volta e tampe de volta. Isso vai prevenir qualquer líquido de sujar suas coisas (e estragar sua viagem!).

27. Consiga a senha do Wi-Fi de vários estabelecimentos checando os comentários do lugar no FourSquare.

28. Use seu GPS quando estiver no exterior.

Se você está viajando sem um plano internacional de celular, ative o modo avião e desligue a rede para usar o GPS sem se conectar à internet. Faça o download da área que será visitada no Google Maps enquanto ainda estiver no hotel e você terá um mapa completo para usar durante o passeio.

29. Consiga um carregador de celular se você esquecer o seu em casa.

Esqueceu o carregador? Muitos hotéis têm uma caixa cheia de carregadores esquecidos por outros hóspedes.

30. Não perca tempo esperando sua bagagem chegar no aeroporto.

Mesmo que não seja, colocar uma etiqueta de “frágil” faz com que manejem suas malas com mais cuidado. Além disso, elas são colocadas no topo da pilha de bagagens, o que significa que a sua mala será uma das primeiras a ser colocada na esteira.

31. Ganhe tempo fazendo as malas.

Pendurar cabides organizadores pode ser muito útil na hora de arrumar suas malas, simplesmente colocando-os dentro da sua bagagem. Já vai estar tudo em ordem!

32. Consiga Wi-Fi de graça no aeroporto.

Quando estiver no aeroporto, coloque “?.jpg” no final de qualquer URL para conseguir contornar o Wi-Fi ridiculamente caro. Você também pode se sentar perto das salas VIP, já que às vezes o sinal pega fora.

33. Para ganhar pontos, viaje com uma régua com várias tomadas e seja o herói do aeroporto.

34. No seu ultimo dia em outro país, pegue todos os seus trocados e dê aos moradores de rua.

35. E o mais importante… Continue viajando!


Desejamos sucesso a todos!