quinta-feira, 28 de maio de 2015

3 provas que a sua empresa deve se preocupar em conversar com pessoas reais

Postado em 25 de maio de 2015 por Luciano Montelatto

Marcas reais para pessoas reais
Marcas reais para pessoas reais.
Conectividade e redes sociais estão no âmago da comunicação nos dias de hoje. As empresas não deixaram de lado canais massificados como a TV, as revistas e a rádio, mas há muito mais alternativas que são essenciais basicamente porque o público está presente por lá. E neste sentido cada vez mais companhias voltando suas atenções a maneiras mais efetivas para consolidar sua comunicação, direcionando estrategicamente seus esforços de mídia nos ambientes digitais. Esse perfil multicanal da comunicação contemporânea trouxe a necessidade das marcas se portarem de uma maneira diferente, mais realista e inteligente, com o foco no seu consumidor e não em uma massa que se encaixe dentro de um perfil amplamente desenhado.
Por isso, trouxemos 3 provas de que a sua empresa deve se preocupar em conversar com pessoas reais, construindo sua presença online em torno dos relacionamentos, ricos e frutíferos para os negócios em curto, médio e longo prazos:

1. Os canais de comunicação de hoje são multidirecionais

O mito de que a comunicação institucional é de via única já caiu faz tempo. A natureza do marketing digital, principalmente das redes sociais, é de que a conversação é multidirecional, partindo de todas as partes envolvidas. Isso significa que a comunicação institucional, a publicidade e o conteúdo produzido pela sua empresa serão vistos, mas que a voz do consumidor também é parte ativa nessa equação, e deve ser levada em consideração ao se buscar objetivos bem estabelecidos.
Lembre-se sempre que as pessoas vão procurar sua empresa em vários canais: no Facebook, no Twitter, no formulário de contato do site, nas comunidades e fóruns online, no Reclame Aqui, e muito mais. E elas vão procurar por motivos diversos. Observe a sequência de canais citados acima e responda: Em qual deles você prefere interagir com o seu público? É melhor fazê-lo proativamente quando viável, e reativamente quando necessário, da forma mais ágil possível.

2. Seus consumidores são pessoas reais

Em aulas de marketing e estratégias de negócios costuma-se ensinar técnicas para se tentar segmentar tanto seus produtos e serviços quanto a sua estratégia mercadológica ao público ideal. Mas o que poucos levam em conta é que personas criadas a partir de pesquisas e estudos não representam, necessariamente, cada um dos seus consumidores de verdade, pois cada um deles é um indivíduo com características e gostos próprios, um ser único que não pode ser 100% enquadrado dentro de rótulos e conceitos pré-estabelecidos por alguém.
Isso significa que a comunicação deve ser a mais pessoal possível, transmitindo ao consumidor segurança, sensação de que está sendo tratado como uma pessoa única e importante para todo o processo. O que, de fato, é verdade.

3. A linguagem das empresas está cada vez mais humanizada

Um dos perfis institucionais mais famosos entre todos no Twitter hoje em dia no Brasil é o Pinguim do Ponto Frio. Muitos podem pensar que é porque ele trata as mensagens transmitidas neste canal com humor, ou por se tratar de um personagem simpático, ou ainda pela agilidade que ele trata cada interação neste canal.
Todas essas afirmações podem ser verdadeiras, porém o sucesso do Twitter do Pinguim se deve à humanização da sua linguagem. O Pinguim fala a mesma língua dos usuários desta rede social, abusa do humor, mas tem por trás uma estrutura de suporte que o permite manter uma qualidade de atendimento que o brasileiro ainda não estava acostumado.
Assim como o Pinguim, as marcas podem (e devem) ser humanizadas. Não necessariamente é preciso fazer o uso do humor, e também não precisa adotar um mascote, mas é preciso falar a mesma língua do consumidor. E para isso, nada melhor do que conversar com pessoas de verdade. Afinal de contas, é o seu consumidor. Sua empresa ainda pode se beneficiar de um relacionamento com o público, coletando informações e entendendo melhor os seus hábitos de consumo. Para isso, é necessário se comunicar com honestidade e agilidade, mantendo o seu público-alvo no mesmo nível que você, tratando-o com respeito e cordialidade. Assim como uma conversa “presencial”. É necessário ser real para conversar com pessoas reais.
Sua empresa já atua em rede socias? Compartilhe suas experiências e compartilhe como são as suas interações com os seus clientes.

18 ferramentas que auxiliam os profissionais de Marketing


Plataformas no modelo SaaS facilitam a rotina dos gestores, que encontram aliados para simplificar sete tipos de tarefas, que passam pela gestão de equipes a criação de layout

Por Roberta Moraes, do Mundo do Marketing | 28/05/2015

roberta.moraes@mundodomarketing.com.br

Encontrar caminhos que simplifiquem processos e agilizem os trabalhos é sempre um desafio para os gestores de Marketing que precisam estar focados em suas estratégias e na operacionalidade delas. Dispor de ferramentas que facilitem o dia a dia é um dos trunfos daqueles que querem se dedicar especificamente às atividades fim e que não têm tempo para perder com gestão de pessoal, administração das finanças, produção de conteúdo, vídeos, pesquisa de mercado, entre outros.
Para focar os esforços e otimizar os resultados, existem plataformas online que permitem aos profissionais se dedicarem aos seus projetos e garantam a produtividade. Os serviços no modelo SaaS (Software as a Service), por exemplo, têm ajudado a descomplicar esses passos. Armazenadas em nuvens, essas ferramentas podem ser acessadas de qualquer lugar, permitindo que gestores acompanhem as tarefas de sua equipe por meio dos smartphones.
Uma das grandes vantagens em utilizar essa tecnologia é obaixo custo, já que, em alguns casos, eles são gratuitos ou têm modelos de degustação. “Um dos pontos positivos do SaaS é que são serviços em constante melhoria, sem que o usuário se preocupe com isso, pois o fornecedor se responsabiliza por toda a estrutura necessária para a operacionalização do sistema. Este é um bom caminho para aproveitar a tecnologia disponível para inovar nos negócios, especialmente para pequenas e médias empresas”, comenta Felipe Schepers, COO do Opinion Box, que apresentou as ferramentas durante o Circuito Mundo do Marketing de Tendências e Oportunidades para Inovar.   
1 - Organização de equipes
Tirar um projeto do papel é sempre um grande desafio para os gestores, que depois de muito planejamento precisam conduzir um grupo de trabalho e acompanhar os afazeres de cada um dos envolvidos. As atividades que muitas vezes são sacrificantes e desgastantes podem ser descomplicadas por meio de ferramentas simples que são capazes de gerenciar projetos de maneira versátil por meio de listas. Runrun.It e Trello são plataformas que ajudam os profissionais a organizarem suas atividades e conseguirem enxergar o desenvolvimento delas passo a passo.Esses canais permitem que as ações dos colaboradores sejam acompanhas e as tarefas priorizadas de acordo com as necessidades, o tempo de execução e prazos de entrega.
Os sistemas possibilitam o compartilhamento de arquivos, o envio de notificação para a caixa de correio eletrônico a cada mudança nas prioridades de tarefas e a troca de mensagens, evitando o acúmulo de e-mails e reuniões desnecessárias. Como o fluxo de informações ocorre dentro de cada atividade e elas permanecem no programa, os gestores podem analisar os dados, mesmo que o colaborador não trabalhe mais na empresa. A consolidação dos dados em relatórios permite que as decisões sejam tomadas com mais segurança.
2 – Criação de sites
Encontrar um consenso entre profissionais de Marketing e desenvolvedores, na maioria das vezes, é um caminho complicado. Enquanto um idealiza um canal inovador, o outro traz a realidade. Como nem sempre é fácil encontrar profissionais com os dois conhecimentos, três ferramentas oferecem os recursos necessários que permitem que os gestores coloquem na prática seus projetos. LocawebYolaWix se sobressaem entre os SaaS dedicados à construção de sites.
Com templates customizáveis, esses softwares permitem que a página seja construída de acordo com as necessidades e interesses de cada projeto de maneira simples e intuitiva, sem que seja necessário conhecimento prévio em programação. Simplificando todo o processo, as ferramentas também oferecem hospedagem gratuita de baixo custo e compra de domínio próprio. Além disso, como essas empresas estão sempre buscando melhorias, as ferramentas garantem a otimização do site nas mais diferentes telas.
3 – E-mail Marketing
Tão importante quanto ter um site responsivo e atualizado é manter uma comunicação direta e eficaz com o seu público. É por isso que, cada vez que a lista de contatos aumenta, torna-se necessário encontrar mecanismos que a administremde forma automatizada. Manter os dados atualizados, enviar mensagens com periodicidade e mensurar os resultados é fundamental para estabelecer contato com os clientes, prospectar novose alcançar os objetivos do negócio. Com tantas tarefas na rotina, aproveitar as ferramentas disponíveis para esta atividade é importante para agilizar as atividades.
Existem vários instrumentos criados com esta finalidade, mas pelo menos dois se destacam entre os profissionais de Marketing: Mail ChimpMad Mimi e Akna (utilizada pelo Mundo do Marketing). Com metodologia simples, essas plataformas permitem gerenciar contatos, personalizar as mensagens, fazer testes de abertura, mensurar resultados e ainda estão adequadas às leis AntiSpam, garantindo a entrega da campanha. Com o processo simplificado, sobra mais tempo para os profissionais pensarem melhor no conteúdo da ação de e-mail Marketing.
4 – Desenvolvimento de layout
Como a imagem é fundamental nas peças de comunicação, os profissionais devem estar atentos ao desenvolvimento de desenhos e ilustrações que simplifiquem as mensagens a serem passadas, ou que reforcem a imagem da marca. Com ferramentas adequadas, até aqueles que não têm muita habilidade com o design conseguem desenvolver artes criativas. Canva PiktoChart são duas importantes plataformas que ajudam a criar layouts. O primeiro, inclusive, conta com formatos específicos para capa de Facebook e Twitter e posts para o Instagram, possui centenas de imagens, fontes e cores que podem ser harmonizados nas peças. Já o segundo é destinado para aqueles que querem fazer um infográfico, de maneira simplificada, bastando apenas inserir os dados e escolher a formatação.
Os dois softwares utilizam o sistema drag and drop (arrastar e soltar), que permite que o usuário monte suas peças de maneira fácil, apenas arrastando os elementos escolhidos para a área de trabalho. As ferramentas permitem que os gestores consigam colocar em prática as próprias ideias, sem que elas passem por outros profissionais. “Ninguém é ótimo em tudo e é por isso que temos que aproveitar a tecnologia para melhorar as nossas fraquezas”, acrescenta Felipe Schepers.
5 –Criação de conteúdo e vídeos
Na era da informação, oferecer conteúdo relevante contribui para fidelizar clientes e aumentar as vendas, já que os consumidores estão cada vez mais cientes de suas decisões. Para muitos ainda é difícil produzir um material com qualidade e que faça a diferença na vida do leitor. É preciso olhar os concorrentes para saber qual poderá ser o seu diferencial competitivo. “Não adianta entrar com conteúdo fazendo mais do mesmo, pois alguém já está neste caminho. A não ser que tenha uma boa verba para tentar ter destaque, a iniciativa pode acabar sendo uma perda de tempo e dinheiro”, afirma Schepers.
Contentools Rock Content são duas empresas especializadas na produção de conteúdo e se responsabilizam pela criação da estratégia, curadoria, pesquisa, produção, redação e até pela publicação do texto. Para o cliente, basta apenas passar o briefing e aprovar o material produzido. Por depender de profissionais para executar o trabalho, as ferramentas não são gratuitas. Em geral, essas empresas possuem um banco de redatores especialistas em diversos assuntos espalhados pelo país.
Não são só os textos que devem preocupar os gestores. Os vídeosganham relevância nas ações de comunicação a cada dia e foram apontados como uma das tendências para o Marketing Digital que devem se consolidar em 2015. Mas com uma produção cara, os profissionais devem evitar produções caseiras para não correrem o risco de errarem. Para ajudar aqueles que querem passar suas mensagens com um filme, o sistema PowToon pode ser um grande aliado. A ferramenta permite que sejam feitas apresentações e vídeos animados também com o conceito drag and drop. As produções com até cinco minutos são exportadas gratuitamente para o Youtube.
6 – Gestão Financeira e de Leads
Para os profissionais que têm dificuldade em gerenciar verbas, duas ferramentas podem ajudar a simplificar a rotina: ContaAzul ZeroPaper. Os recursos são adequados para gestão de contas, permitem a integração bancária, envio de relatórios, controle de estoque (que pode ser de material de Marketing, como folders e brindes, por exemplo)fluxo de caixa, entre outras funcionalidades. As plataformas são cobradas e ideais para pessoa jurídica.
Outro desafio é o de administrar o relacionamento com os clientes até conquistar a venda. Esse é um processo longo que demanda tempo e envolve diversos setores de uma empresa, como comercial e atendimento. Para ajudar os profissionais de Marketing a preparem estratégias específicas de acordo com o estágio da compra, estão disponíveis as plataformas Plusoft Pipedrive. “Essas ferramentas permitem controlar o CRM de vendas, manter tudo organizado e saber qual etapa do funil de vendas está cada pessoa. Eles emitem relatório de previsão de vendas e o custo é acessível”, explica Felipe Schepers.
7 – Pesquisa de mercado
Para efetivar as vendas, é preciso cada vez mais conhecer a realidade do mercado e os anseios do consumidor. Em tempos de crise econômica, essas informações podem representar economia e assertividade. Para chegar a esses dados, a pesquisa é sempre o melhor caminho, mas muitas marcas esbarram no alto custo cobrado pelas grandes analistas, que também precisam de tempo para compilar os dados, mas esse está cada vez mais escasso. Para ajudar as empresas a definirem suas estratégias e a tomar decisões baseadas em informação, é possível encontrar uma ferramenta de pesquisa que atua no sistema do SaaS: a Opinion Box.
Com a ferramenta é possível criar um questionário, definir a base de respondentes, que podem ser os contatos da própria empresa ou o painel da pesquisadora, que conta com mais de 150 mil consumidores, e receber relatórios que poderão gerar insights sobre os temas levantados. “Tudo é feito online, de maneira simples, rápida, eficiente e que se adequa às mais variadas necessidades a um preço acessível, sem abrir mão de confiança e qualidade”, conclui Felipe Schepers.

terça-feira, 26 de maio de 2015

Slogan: O que é, conceito e referências que você deve ter.





Quantas vezes você já andou no seu carro com rádio ligado, distraído e, horas depois, você simplesmente começa a cantarolar aquele jingle publicitário?

Isto é considerado uma boa publicidade. O mesmo pode ser dito dos slogans publicitários.

Neste post irei mostrar como funcionam os slogans publicitários para que você possa compreender melhor as várias técnicas que as empresas utilizam para tornar seus produtos e serviços marcantes para você.

Slogan é uma frase curta, de efeito e de fácil memorização que se caracterizam, acima de tudo, pela brevidade, impacto, comunicação imediata e destinam-se a fixar na mente a associação entre uma marca e um argumento persuasivocapaz de fazer as pessoas se lembrarem de uma empresa, produto ou serviço. Por isso deve ter personalidade e credibilidade.

Originalmente significa "Grito de Guerra" e nesse sentido figurado, o uso do slogan para fins publicitários também corresponde a uma guerra entre empresasao disputarem a preferência do consumidor pelos seus produtos ou serviços. 

Alguns slogans ficam imortalizados pela criatividade e inteligência (além de verbas consideráveis de marketing). - Como “Desapega, desapega”, da Olx.

Outros são tão ruins que são irremediavelmente jogados na lata de lixo do esquecimento, após curtas temporadas de desperdício publicitário.

O propósito do tema publicitário ou slogan em um anúncio é deixar a mensagem-chave da marca na mente do alvo (público/consumidor). Ele é o texto que acompanha o logotipo e seu objetivo é fixar.


Slogans famosos

Bombril: "1001 utilidades"
Skol: "A cerveja que desce redondo" 
Colgate: "Sorriso Saudável. Sorriso Colgate" 
Doril: "Tomou Doril, a dor sumiu" 
Brastemp: "Não tem comparação"
American Express: "Não saia de casa sem ele"
Apple: "Pense diferente"
Polaroid: "A diversão é instantânea"

Os slogans frequentemente são tratados como marcas registradas. Se quiser ver uma lista com mais de 100 slogans, clique aqui.

Um bom slogan deve incluir um benefício-chave: "Projetado como nenhum outro carro do mundo" (Mercedes Benz), é uma declaração e dai? Você pode dizer "Eu quero um carro projetado como nenhum outro carro do mundo".

Existe um conselho bem conhecido no mundo do marketing: "venda o cheiro, não o bife". Isto significa, vender os benefícios, não os recursos.

Além disso, um bom slogan deve diferenciar a marca. A frase: "A Heinekenrefresca as partes que as outras cervejas não alcançam" faz isto brilhantemente. É um clássico.

Um bom slogan também deve lembrar o nome da marca. Qual é a vantagem de veicular um anúncio publicitário no qual o nome da marca não está claro? Ainda que milhões de dólares sejam gastos dessa forma, se o nome da marca não estiver no slogan, é melhor que ele seja sugerido com firmeza. Uma das melhores técnicas de lembrar o nome da marca é fazer um slogan com rimacom ele. "Dúvida porque? Detergente é Ypê"

Um slogan efetivo deve transmitir sentimentos positivos sobre a marca. Todos os slogans mencionados anteriormente fazem isto, alguns mais do que outros: "Dirija uma vez e se apaixone para sempre" ou "Coca-cola é isso aí!".

Um bom slogan deve ser estratégico. Algumas empresas podem efetivamente transmitir sua estratégia de negócio em seus slogans, como "Inovação" da 3M.

Para terminar, separei alguns slogans engraçados que coletei na internet:

Funerária São Cristóvão: "Nossos clientes nunca voltaram para reclamar"
3i: "Pense grande. Você já ouviu falar de Alexandre, o Médio?
Blockbuster: "As fitas não são virgens, mas, também hoje em dia quem é?"
Body Shop: "Há três bilhões de mulheres no mundo. Só oito são top models"
Fashion Clinic: "Economizar no vestuário não significa andar 30 anos com a mesma roupa"
Conhaque Martell: "Beba-o com respeito. é provável que ele seja mais velho que você."
Pinho Sol: "Se você é uma pessoa sensível, vai saber que o Pinho Sol mata os germes sem dor nem sofrimento"

Confira também alguns Slogans Sinceros divertidíssimos, clicando aqui!

















segunda-feira, 25 de maio de 2015

Vídeo em que gerente da Starbucks grita com cliente viraliza na web


Cliente afirma que acesso de fúria se deu por causa de mal entendido

Redação, www.administradores.com, 

Mais uma confusão entre empresa e cliente tomou conta da internet e a marca no centro do furacão, dessa vez, é a Starbucks. Conhecida pela excelência no atendimento, a rede se viu em uma saia justa depois que um vídeo em que uma gerente aparece gritando com uma cliente se espalhou pelas redes sociais.
O vídeo, postado pela cliente envolvida no caso, que se apresenta como Ruby Chen, mostra uma gerente identificada apenas como Melissa aos berros, dizendo que não atenderá a cliente e mandando-a procurar outra loja. O caso ocorreu nos Estados Unidos.
Na versão de Ruby, tudo começou por que uma atendente lhe perguntou o nome para colocar no copo e ela não ouviu, porque estava tentando acessar o site da Starbucks no celular. Foi quando a gerente lhe chamou a atenção, já aos gritos, tentando “agilizar” o atendimento.
Ruby conta que, nesse momento, percebeu que estava sendo chamada e pediu, em vão, que a gerente parasse de gritar.
A situação piorou quando a gerente viu que Ruby tinha na mão um canudo comestível – que, segundo a própria cliente, iria pagar naquele momento – e a acusou de estar tentando sair da loja sem pagá-lo.
O vídeo não mostra o início da confusão e somente a versão da cliente se tornou pública.
Veja o vídeo:

A Starbucks pediu desculpas pediu desculpas à cliente e prometeu entrar em contato para tratar do assunto com mais atenção. A empresa afirmou também que a funcionária foi demitida logo após o incidente.

Análise

Algumas questões valem ser destacadas desse episódio. A primeira é o fato de o vídeo não mostrar todo o caso e deixar margem para a impressão de que algo mais grave pode ter acontecido antes para despertar tamanha fúria na funcionária. E aí surgem as questões: independente do que tiver acontecido, o cliente tem sempre razão? Por outro lado: mesmo que a cliente tenha agido mal em algum momento, um gerente pode perder a compostura de tal maneira?
Sobre o impacto sobre a marca, uma observação: o caso aconteceu nos EUA, a milhares de quilômetros daqui. Provavelmente, foi um caso isolado, já que a Starbucks tem um trabalho muito forte voltado para o atendimento, já que a experiência é um dos seus diferenciais. Mesmo assim, algum respingo atingirá as unidades da rede no Brasil, mesmo que de maneira sutil.
Talvez daqui a alguns dias o público já tenha até esquecido o caso, mas você que está lendo esta matéria, se for a uma unidade da companhia mais tarde ou amanhã, lembrará do problema. Clientes globais são, definitivamente, um dos grandes desafios para as marcas globais.

O Código de Defesa do Consumidor e os direitos do comprador


por: Afonso Bazolli
em: Opinião
fonte: Redação
17 de maio de 2015 - 14:10
O-codigo-de-defesa-do-consumidor-e-os-direitos-do-comprador-televendas-cobranca
Por: Carlos Carlucci*
Saber dos seus direitos é o dever de todo cidadão, ainda mais com o aumento visível do consumismo no Brasil. Nos anos 90, foi criado o Código de Defesa do Consumidor (CDC), que visa à proteção e defesa dos direitos dos clientes. A novidade entrou em vigor em 91 e chegou fazendo algumas imposições às empresas: maior qualidade na fabricação dos produtos, satisfação no atendimento ao cliente, além de determinar prazos e penalidades em caso de não cumprimento da legislação.
Com o CDC, os consumidores começaram a se interessar pelos seus direitos e deveres e, com isso, o código se tornou um tanto quanto popular. Penso que essa evolução é muito plausível, pois quem é que não gosta de fazer compras e saber que se o produto não suprir suas necessidades ou apresentar algum defeito tem o direito de trocá-lo? Até mesmo, para os mais consumistas, a lei ainda garante que em caso de arrependimento de uma compra online ou por telefone no prazo de até sete dias, pode devolvê-la, sem constrangimentos.
Essa evolução despertou a curiosidade e fez com que os clientes procurassem saber mais sobre o código. Até o público mais jovem utiliza a lei para solucionar os seus problemas de consumismo.
Para mim, o Código de Defesa do Consumidor deu voz ao cliente, que hoje pode falar Eu estou no meu direito! com o respaldo da lei. Além disso, o CDC impôs que as empresas mudassem os seus produtos, padrões e processos de fabricação para adaptá-los às normas, com a proposta de oferecer mais qualidade, melhoria no atendimento e, consequentemente, satisfação do consumidor brasileiro.
Mas, antes de fazer qualquer reivindicação, o mais correto é avaliar a sua reclamação para ver se realmente tem fundamento e não passar por uma situação constrangedora ao querer algo ao qual não tem direito. Aquela história de que o “cliente tem sempre razão” não pode ser levada ao pé da letra, por isso é imprescindível conhecer os direitos do consumidor e também dos fabricantes e fornecedores dos produtos.
Outra novidade que entrou em vigor para beneficiar o consumidor foi a lei que permite o cancelamento dos serviços de telefonia celular, banda larga e TV por assinatura de forma eletrônica: via telefone, internet ou terminais de autoatendimento, regras definidas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que entraram em vigor em julho deste ano.
Após a solicitação do cliente, a operadora tem até dois dias úteis para cumprir a decisão. Mais uma regra: é que se durante o contato com um central de atendimento a ligação cair, é dever da empresa retorná-la ao consumidor. Para as operadoras de celular, também foi imposta uma nova norma: a validade mínima para os créditos dos telefones pré-pagos é de pelo menos 30 dias.
Com tantos benefícios, o consumidor atual pode sim ser mais exigente, mas não pode esquecer os seus deveres também. Ao fazer alguma reclamação ou queixa, procure a empresa em que fez a compra e explique a situação. Se a conversa não for satisfatória, leia a cláusula do Código de Defesa do Consumidor que se enquadra em sua reclamação – todos os estabelecimentos precisam disponibilizar o CDC para consulta. Se nada funcionar, a solução é procurar o Procon – órgão de proteção e defesa do consumidor, que orienta, informa sobre os direitos dos compradores e fiscaliza as relações de consumo.
Além do Procon, outros órgãos estão disponíveis para auxiliar o consumidor: Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (SNDC), MPCon (Associação Nacional do Ministério Público do Consumidor), Condege (Conselho Nacional de Defensores Públicos Gerais) e o Fonaje (Fórum Nacional de Juizados Especiais). E para as empresas, aqui vai um recado: cada vez mais teremos clientes sabedores dos seus direitos e deveres. Novas regras virão com certeza. Até a próxima.
* Carlos Carlucci é country manager da Vocalcom Brasil – empresa especializada em soluções para contact center.

Diagrama de Ishikawa: espinha de peixe ajudando sua startup


O diagrama de Ishikawa identifica possíveis causas para os problemas ou efeitos, em seu processo de produção



Marcelo Toledo
iStock

Conhecido popularmente como espinha de peixe, o diagrama de causa e efeito surgiu na década de 40 desenvolvida por Kaoru Ishikawa, como uma ferramenta com objetivo de identificar problemas no processo de produção de um produto. Já muitas décadas depois, a espinha de peixe ainda é uma das ferramentas mais utilizadas por empresas no mundo todo! Seu uso não se limita, entretanto, apenas às linhas de produção industrial e pode te ajudar a entender sua startup de acordo com a análise dos processos utilizados para alcançar os objetivos desejados.
O diagrama de Ishikawa identifica possíveis causas para os problemas ou efeitos, em seu processo de produção. Você pode usar a espinha de peixe na sua startup para entender os fatores que determinam os resultados que você deseja obter, e para, analisar as causas de problemas a serem evitados.
A espinha de peixe tem sua divisão baseada em causas primárias, que podem ser elas, os 6 M’s, ou 4 P’s, entre outras. Onde podemos identificar as causas dos problemas analisando o todo. São esses dois tipos de causas primárias:
6 M’s:
  • Método: da forma de execução do trabalho, de processos incorretos ou aplicados indevidamente.
  • Material: toda causa proveniente do material usado, na matéria-prima.
  • Máquina: causa que envolva a máquina, como ajustes incorretos ou defeitos mecânicos e elétricos.
  • Meio Ambiente: além dos fatores climáticos, agrega também situações políticas e de mercado que podem causar problemas.
  • Medição: avaliações feitas de forma incorreta e levantamento de dados impreciso.
  • Mão de obra: toda causa que envolva a ação de um colaborador.

4 P’s:
Os 4p’s são as causas primárias mais indicadas para efeitos de gestão, sendo: Políticas, procedimentos, pessoal e planta. A partir dessas causas primárias definimos as subcausas do efeito.
Aplicando a espinha de peixe em sua startup
Para montar seu diagrama primeiramente você deve definir o problema a ser analisado, ou o resultado esperado. Trace uma linha horizontal e escreva o resultado esperado no fim desta linha. Analise todo o processo necessário até o resultado final; analise como, e, por quem o processo ou cada etapa dele é desenvolvido.

Mantenha a hierarquia das causas, eliminando informações que não sejam relevantes à análise das causas.
Para identificar as causas precisa-se, de um bom brainstorming, levantando as possíveis razões a serem discutidas e analisadas. Organize as informações obtidas nas reuniões de brainstorming, se possível documente-as, para uma futura analise de evolução. Com as informações das possíveis causas definidas, defina as causas primárias.
Agora você já pode visualizar os fatores mais importantes que influenciam no resultado desejado por sua startup.
Pontos positivos para sua startup
Com as reuniões de brainstorming, todos sentirão que são importantes no processo de solução do problema, todos os envolvidos podem ter uma visão diferente do processo e poderão propor soluções que sejam mais eficazes e inovadoras. Essas discussões das causas ajudam a melhorar a comunicação na startup e nos grupos de trabalho. Entendendo as causas dos efeitos você poderá visualizar as melhores ações a serem tomadas.

5 filmes disponíveis no Netflix que todo profissional de marketing deveria assistir

 Por Andre Damasceno

5 filmes disponíveis no Netflix que todo profissional de marketing deveria assistir
Desde que me tornei assinante do Netflix tenho me surpreendido com a quantidade de filmes, séries e documentários que posso utilizar no meu dia a dia e nos meus negócios. Em minhas aulas e palestras sempre recomendo um filme o outro para que os novos profissionais de marketing possam assistir e colocar em prática o aprendizado.
“Ultimamente tenho ocupado minhas horas com duas séries: Lie to Me e Vikings. Depois faço um post com cada uma delas.”
Pensando nisso, separei uma humilde e pequena lista para que todo profissional de marketing possa assistir. Caso tenha algum filme que esteja disponível no Netflix e não esteja na lista, envie através do twitter ou deixe nos comentários.

1 – Sem limites
Sinopse fornecida: Um escritor em decadência vê sua vida mudar de rumo ao tomar uma droga capaz de aumentar sua inteligência e sua concentração.
Para aumentar minha concentração ultimamente tenho colocado meu celular no modo avião ou silenciado alguns grupos do WhatsApp. Brincadeiras a parte, quantas vezes você pegou aquele relatório para terminar, mas sempre é atrapalhado por qualquer barulho que seja? Ou então se distrai facilmente por qualquer situação?
O filme sugere uma reflexão bem positiva sobre o tema, além de alguns questionamentos importantes sobre nosso comportamento diário.
2 – Coach Carter – Treino para a vida
Sinopse fornecida: Jackson é um técnico polêmico que coloca o desempenho escolar antes dos esportes e impede que a equipe de basquete da escola jogue devido ao seu mau desempenho acadêmico.
Trabalho em equipe, equilíbrio, metas e objetivos são algumas características que você verá nesse filme, estrelado por Samuel L. Jackson.
Essa indicação veio da minha esposa.
3 – Deus não está morto
Sinopse fornecida: Um estudante religioso entra em conflito com um professor ateu que só aprova os alunos que professarem que Deus morreu.
Independente de qual seja a sua religião e se você tem uma, tenho certeza que algum dia na vida você já teve que defender uma ideia ou um propósito, não é mesmo?
Como criar mecanismos para que você possa defender aquela sua ideia maluca na hora de apresentar um projeto para o cliente? Como é possível converter as pessoas para que elas comprem a sua ideia e sejam embaixadoras da sua marca?
4 – À procura da felicidade
Sinopse fornecida: Um determinado pai solteiro luta para construir uma vida melhor para sua família e descobrir o verdadeiro sentido da felicidade.
O que falar da performance de Will Smith e de seu filho, Jaden Smith, nesse incrível longa com várias lições de vida e que todo profissional de marketing poderia adotar no seu dia a dia?
5 – O lobo de Wall Street
Sinopse fornecida: O emocionante drama de Martin Scorsese sobre Wall Street é baseado nas memórias do corretor Jordan Belfort, cuja frívola carreira culminou em sua prisão.
Estrelado por Leonardo DiCaprio, duas coisas que mais me chamaram a atenção nesse longa foram: O desenvolvimento de metas e o trabalho sob pressão. Até onde devemos ir para conquistar um objetivo?
Me fez lembrar do último ano da graduação e das aulas de comportamento e ética.
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Ficou algum filme de fora que você já tenha assistido? Utilize o espaço abaixo e faça a sua sugestão. Dessa maneira a lista poderá crescer e ajudaremos mais profissionais de marketing com bons filmes.
PS: Este não é um post patrocinado, mas caso o pessoal do Netflix queira nos dar uns meses de cortesia ficaremos felizes ;)