sexta-feira, 8 de maio de 2015

9 livros recomendados por nosso time para profissionais de marketing


ação-de-marketing
Neste 08 de maio, Dia do Profissional de Marketing, pedimos para nosso time recomendar livros inspiradores para aqueles que trabalham com o desafio de atender às necessidades de uma sociedade cada vez mais exigente. Confira as dicas nesse post.
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1- A Estratégia do Oceano Azul – Como Criar Novos Mercados e Tornar A Concorrência Irrelevante, de W. Chan Kim, Renée Mauborgne
“Indico este livro porque ensina como investir em mercados inexplorados e se sair bem. Ele analisa cases de grande sucesso em todo mundo, como o do Cirque Du Soleil e do Starbucks, e como essas empresas criaram novos nichos, fazendo da concorrência um fator irrelevante. O livro apresenta uma nova forma de pensar sobre estratégia, o que é importante!” – Aline Viana, marketing institucional.
2- Administração de Marketing, de Philip Kotler e Kevin Lane Keller
“Essa obra é uma verdadeira bíblia do marketing e indispensável para quem quer absorver de forma simples conceitos e preceitos que, por mais que este seja um segmento dinâmico e se reinvente com o avanço constante das tecnologias da comunicação, são essenciais para fazer marketing com efetividade em qualquer tempo” – Bruno Guedes, especialista em relações com a imprensa
3 – O Estrategista em Mídias Sociais, de Christopher Barger
“Recomendo esse livro por ser o assunto da atualidade e também porque as mídias sociais são a nova maneira de se comunicar e de ser ouvido. O desafio é prender a atenção em um mundo disperso” – Jean Acêdo, criação e multimídia.
4 – O Herói e o Fora-Da-Lei – Como construir marcas extraordinárias usando o poder dos arquétipos, de Carol S. Pearson e Margaret Mark
“O livro apresenta uma visão quase mitológica aplicada a uma tecnologia, de um pensamento racional e ao mesmo tempo tradicional. As autoras discutem grandes marcas e nomes na mídia, explicando a teoria dos arquétipos. ‘Para uma identidade de marca ser irresistível, ela precisa ser simples e fácil de reconhecer. Com isso a marca deve se identificar com um arquétipo que é um farol motivador correspondente a cada indivíduo’” – Jessica Tavares, analista de mídias sociais.
5 – Marketing na Era Digital – Conceitos, Plataformas e Estratégias, de Martha Gabriel
“Martha Gabriel é daquelas pesquisadoras que compartilham hoje o que veremos no mercado amanhã. Esse livro é a base para qualquer profissional de comunicação que quer entender o essencial do marketing no contexto atual da participação e das rápidas mudanças tecnológicas. Fundamental na biblioteca de todo profissional de marketing!” – Kleber Pinto, especialista em comunicação e co-fundador da midiaria.com.
6 – Pai Rico, Pai Pobre, Robert T. Kyiosaki e Sharon Lechte
“Recomendo esse livro pois nos dá uma boa visão financeira” – Léo Olmos, especialista em TI, WEB e SEO.
7 – FREE, de Chris Anderson
“O livro fala sobre a necessidade das empresas se adaptarem à ideia do grátis. Na era digital, os usuários esperam que a internet seja gratuita e isso afeta as empresas” – Lucas Lima, especialista em branding e co-fundador da midiaria.com.
8 – Design Thinking, de Tim Brown
“Aborda o design como uma ferramenta de inovação para produtos, serviços e organizações. Proporcionando uma visão geral de projetos interdisciplinares com objetivo de inovar em projetos que façam a diferença em praticamente qualquer situação” – Natália Arcieri, atendimento de contas.
9 – Por que todos estão sorrindo?, de Paul Spiegelman
“O livro aborda o Marketing de Relacionamento que começa internamente para depois ser aplicado aos clientes externos. Nessa obra o autor conta sobre o sucesso da Beryl. Esse sucesso se deve a cultura da organização que valoriza o capital humano. Na filosofia deles os colaboradores são donos do negócio. E a satisfação deles gera um crescimento constante nos negócios da empresa. Além disso, eu me identifiquei muito com a atitude do Paul; ele sempre escreve cartas e bilhetes de próprio punho para agradecer e valorizar seus colaboradores e quem for preciso” – Tami Arita, especialista em design e branding.
O décimo livro a gente espera você recomendar!

10 filmes que todo administrador deve assistir


O presidente do Conselho Federal de Administração (CFA), Sebastião Luiz de Mello, elaborou uma lista com 10 filmes que todo profissional de administração deve assistir

CFACFA, 
Reprodução
Assistir a um filme é, para muitos, um momento de lazer e diversão. Contudo, o cinema pode oferecer, além do entretenimento, importantes lições para a carreira profissional. O presidente do Conselho Federal de Administração (CFA), Sebastião Luiz de Mello, lista 10 filmes que, segundo ele, todo profissional de administração deveria ver para aprender sobre gestão, superação, liderança, trabalho em equipe, entre outros temas.
Confira, abaixo, a lista preparada por Sebastião Mello.

Invictus

Direção: Clint Eastwood
O filme conta a história a partir da eleição de Nelson Mandela (Morgan Freeman) para presidente da África do Sul, quando o país ainda mantinha resquícios do apartheid. Para contornar a grave situação social e econômica, Mandela se une ao time nacional de rúgbi. “Este filme é interessante para os Administradores, pois o presidente Mandela terá uma relação próxima com o capitão do time, atuando como coach não para dar respostas, mas para fazer o atleta refletir sobre as situações e mudar seus comportamentos”, diz o presidente.

Amor sem Escalas

Direção: Jason Reitman
Ryan Bingham (George Clooney) tem por função demitir pessoas. Por estar acostumado com o desespero e a angústia alheiros, ele mesmo se tornou uma pessoa fria. Ele viaja para todas as cidades dos Estados Unidos demitindo pessoas. Mas seu chefe decide contratar Natalei Keener (Anna Kendrick), profissional que desenvolveu um sistema de demissão por videoconferência e, caso o sistema seja implementado, Ryan corre o risco de ficar sem emprego.  O filme mostra para os Administradores o conflito de gerência tradicional e gerência nova, que salta das escolas de negócios transformando as relações.

Um Sonho Possível

Direção: John Lee Hancock
“Este é um filme muito emocionante, baseado em um fato verídico”, opina Sebastião Mello. O jovem negro Michal Oher (Quinton Aaron) cresceu em lares adotivos. Sua vida muda quando ele conhece, no meio da rua, Leigh Ann (Sandra Bullock) que, sensibilizada pela situação do rapaz, decide leva-lo para dormir em sua casa. Ela e sua família decidem apostar no potencial de Michael, dando-lhe uma família, uma escola e a chance de jogar no time de futebol. O filme aborda temas como superação, esperança e como é importante a pessoa acreditar nela mesma. “Além disso, nos faz perceber que existem muitos talentos escondidos na empresa, esperando apenas uma oportunidade para fazer a diferença”, defende.

O homem que mudou o jogo

Direção: Bennett Miller
Esse é mais um filme que usa o esporte para nos ensinar importantes lições que valem para a vida pessoal e profissional. A película conta a história de um time de baseball com orçamento modesto que vem perdendo importantes atletas. O gerente do time, Billy Beane (Brad Pit) tenta conter os problemas, mas sem sucesso até conhecer Peter Brand (Jonha Hll). Beane adota as ideias de Brand e decide abrir mão de velhos conceitos de administração e passa a contratar jogadores pelo método defendido por Brand. A metodologia dá certo e o time vence vários jogos. O filme mostra como lidar com mudança, aborda princípios, obstinação, perseverança, além de deixar a mensagem da possibilidade de mudar o rumo das nossas vidas a partir da crença e da defesa inabalável de um princípio.

De pernas pro ar

Direção: Roberto Santucci 
Segundo Sebastião Mello, este é um filme muito divertido. Ele mostra a vida de Alice (Ingrid Guimarães), uma mulher workaholic que perde o emprego e o marido no mesmo dia. Mas tudo muda quando ela conhece a vizinha, que é dona de um sex shop em decadência. Alice percebe que o negócio está de mal a pior por falta gestão e decide, então, virar sócia da amiga. Para o presidente, como Alice tem amplo conhecimento na área de administração, ela consegue alavancar as vendas do sex shop e descobre que é possível dar a volta por cima, ser uma profissional de sucesso e ainda ter tempo para a família.

A fuga das galinhas

Direção: Peter Lord e Nick Park
Esta é uma animação britânica que conta a história de uma galinha que decide fugir do galinheiro após descobrir que seu futuro é virar comida. Ela e seus amigos vão viver várias aventuras para conseguirem alcançar seus objetivos. “O filme é interessante para os Administradores, pois traz lições como trabalho em equipe, estratégia e criatividade”, conta.

Monstros SA

Direção: Pete Docter
Neste filme, Mike e Sulley são monstros empregados da empresa Monstros S/A. A energia que a empresa gera provém dos gritos das crianças, mas como elas já não se assustam mais, o lucro da empresa começa a cair. Mas Sulley conhece uma garotinha e descobre que o riso dela também é capaz de gerar energia. O filme fala de reorganização na empresa, além de mostrar como é possível superar dificuldades se soubermos enxergar oportunidades, mesmo diante da crise.

Coach Carter - Treino Para a Vida

Direção: Thomas Carter
“Inspirado em uma história real, este filme é muito motivador”, fala Sebastião Mello. Ele conta a história de Ken Carter (Samuel L. Jackson), técnico de basquete que aceita treinar a equipe de um colégio da periferia. No local, ele precisa enfrentar a desmotivação de pais e alunos. Mesmo assim, ele consegue impor um rígido regime que, além de ajudar a melhorar as notas dos alunos, leva o time da escola a ganhar vários títulos. Para o presidente, o filme fala sobre liderança e do papel do líder para o bom trabalho em equipe.

Wall Street – O dinheiro nunca dorme

Direção: Oliver Stone
Gordon Gekko (Michael Douglas) sai da prisão após cumprir pena por fraude financeira e, impossibilitado de operar no mercado financeiro, ele passa parte do tempo palestrando e escrevendo livros. Até conhecer Jacob Moore (Shia LaBeouf), um operador idealista do mercado de Wall Street.  “O filme nos faz questionar até onde podemos ir para garantir sucesso e fama no mundo corporativo. Além disso, ensina a trabalhar com riscos”, afirma.

O discurso do Rei

Direção: Tom Hooper
Este é um filme que conta a história real de o rei da Inglaterra George VI, pai da atual rainha Elizabeth II. Ele sofria de uma gagueira que o impedia de discursar para grandes públicos, até conhecer o terapeuta Lionel Logue. Para Sebastião, esta relação entre os dois traz grandes ensinamentos para a Administração. “Uma delas é a importância dos líderes saberes se comunicar com eficiência e eficácia. Outra lição deste filme é a de que servir não significa dizer ‘sim’ a tudo. Apesar de estar atendendo ao Rei, Lionel mantém uma postura firme e exigente. Muitas vezes, diante de uma situação, um gestor precisa ser tão firme quanto Lionel, mas sem perder a delicadeza e o bom humor”, finaliza o presidente do CFA. Sebastião Mello.

quinta-feira, 7 de maio de 2015

A essência do marketing pessoal

Dentro desse caos que é o mundo e o mercado hoje, você jamais deve esquecer da alma do marketing


Bruno Perin

Estava aqui preparando uma palestra e pensando: "nossa tem tanta coisa para falar sobre marketing pessoal, com esse mundo dos experts bombando, as ferramentas online e os novos conhecimentos. Confesso que me animei tanto que já queria sair falando naquele instante. 
Foi quando pensei: “ok, tudo isso parte de um lugar, que é a essência do marketing”. Mas será que eles sabem qual é? Há algum tempo falávamos mais disso, lá pelos idos de 2007 e 2008, mas percebi que paramos de discuti-la. Você sabe qual é essa essência?

Eu adoro a definição de que marketing é “entender e atender os clientes”, mas não acredito que a mágica dele, o ponto central, esteja aqui. Precisamos entender o mercado, óbvio, até porque não existiria um negócio, nem tampouco um setor, se não fosse para atendê-lo. E a importância de se ter um preço? Ué, precisamos vender e o valor é estratégico para tudo. E quanto ao lugar? Também é importante, pois não queremos vender picolé no Alasca. Na verdade, todos os P’s ou E’s do marketing são importante, mas não são o seu cerne.

São muitas as variáveis em que o marketing atua, mas tem uma que realmente aponta quem são os caras do marketing e que os distingue da galera que apenas brinca de tentar aparecer: a diferenciação.

É aqui que a mágica acontece: os profissionais incríveis e empresas excelentes sabem ser únicos, da forma mais relevante para o mercado. E, obviamente, para você criar essa diferenciação vai precisar entender dos outros artifícios sobre preço, necessidade do mercado, praça, promoção, emoção e outros itens de uma lista imensa.

Mas o que vai para cada pensamento de marketing parte da seguinte questão: "O que nos torna singulares?”

Essa questão está ainda mais presente no marketing pessoal, pois o preço e a praça são artifícios que podem ser melhor explorados pelas empresas, até como fatores de diferenciação. O profissional é distinto por aquilo que ele sabe (conhecimento prático e teórico) e a imagem que ele tem no mercado. Na verdade, é essa combinação que define o valor dele.

Logo, o "valor do seu valor" é aquilo que você está mostrando ao mundo, ou seja, o que você conhece e pode fazer. Mas, o grande ponto é que quanto mais diferente, melhor será para se destacar e prosperar. Como você vai adquirir um produto, serviço ou profissional se não sabe por que ele é diferente? A decisão vai para o preço.

Portanto, quando pensar em como anda sua imagem, seu marketing pessoal, lembre-se de que todas as ações e atitudes devem partir da alma do marketing – que é o seu grande diferencial.

Tão importante quanto ser um profissional diferente é mostrar esse valor para o mercado.”

quarta-feira, 6 de maio de 2015

“Não é preciso enxergar para ver” é mote de ação da Chilli Beans


Marca celebra o Dia das Mães com vídeo no qual pessoas cegas descrevem suas genitoras, frente a frente com elas. Iniciativa é realizada em parceria com Fundação Dorina Nowill

Por Priscilla Oliveira, do Mundo do Marketing | 05/05/2015

priscilla@mundodomarketing.com.br

“Não é preciso enxergar para ver” é o mote da campanha de Dia das Mães da Chilli Beans, marca que busca emocionar seus consumidores na data -  a segunda mais importante para o varejo. A fabricante de óculos e acessórios se uniu à Fundação Dorina Nowill, que atende deficientes visuais, e produziu um filme publicado nas redes sociais. Nele, oito pessoas que deixaram de enxergar descrevem suas genitoras, frente a frente com elas.
Ao serem questionadas sobre “como é a sua mãe”, falam das memórias que guardam, incluindo alguns relatos sobre como foi o apoio que receberam após a descoberta da limitação. Com isso, a empresa busca reforçar o braço social na atuação às causas que envolvem deficiência visual. O vídeo disponível na página do Facebook da marca gerou um retorno positivo nos comentários, incluindo relatos de pessoas que se emocionaram assistindo ao curta.
Os portadores de deficiência visual também foram homenageados na ação de Dia das Mães da Huggies. A fabricante de fraldas imprimiu uma ultrassonografia de gestantes cegas em impressora 3D, para que elas pudessem conhecer o rosto de seus bebês por meio do tato.
Como é a sua mãe? A Chilli Beans convidou para responder essa pergunta oito pessoas que enxergam de um jeito muito especial. Assista.
Posted by Chilli Beans on 

terça-feira, 5 de maio de 2015

Por que o maior erro da Coca-Cola pode ter sido um sucesso


No livro "O fim do marketing como nós conhecemos", Sergio Zyman, responsável pela campanha que durou apenas 77 dias, defende sua iniciativa

Redação, www.administradores.com, 

Mudar o diálogo entre consumidor e marca é um conceito complicado. A relação emocional que se tem com um produto bem sucedido que já está no mercado há tempos é uma conexão poderosa. Especialmente se esse produto é a Coca-Cola e a estratégia utilizada é mudar uma fórmula de sucesso que já durava 99 anos. Assim, em 1985, a companhia apresentou a New Coke, que ficou conhecida como o maior erro da história da marca.
Nós falamos aqui sobre a campanha, que durou apenas 77 dias, mas existe uma coisa a mais a ser revelada sobre a história: o maior erro da Coca-Cola pode ter sido um sucesso. Isso é o que conta Sergio Zyman, ex-diretor de marketing da empresa e responsável pela campanha, ao fazer uma espécie de auto-defesa no livro "O fim do marketing como nós conhecemos".
"Quando dou uma palestra, quase sempre sou apresentado como o responsável pelo maior fracasso na história do marketing da Coca-Cola. Adoro isso. É uma apresentação ótima, porque me leva a falar sobre marketing e a explicar por que a New Coke não foi de maneira alguma um fracasso", escreveu ele.
"Sim, ela deixou os consumidores enfurecidos, consumiu uma tonelada de dinheiro e durou apenas 77 dias, até reintroduzirmos a Coca-Cola clássica", resume Zyman. "Contudo, a New Coke foi um sucesso, porque revitalizou a marca e criou um novo elo entre o público e a Coca-Cola. Não funcionou exatamente como planejamos, mas atingiu nosso objetivo de mudar o diálogo fundamental entre consumidor e marca", completa.
Para Zyman, a situação de apuros vivida com a New Coke, serviu para provar à Coca-Cola que ela não era imbatível e que precisava se reinventar, algo que já se mostrava desde os anos 1970, mas que a empresa não havia levado a sério, segundo ele. "A Coca-Cola Company entendeu a mensagem. Ela supôs (nos anos 1970) que teria consumidores automaticamente. Sabe o que aconteceu? Ela era apreciada, mas não estava sendo consumida", disse Zyman.

Não são só os atributos do produto...

O grande erro do lançamento da New Coke começou com uma decisão: mudar a fórmula simplesmente porque uma pesquisa junto ao público mostrou que os consumidores preferiam o novo sabor. "Realizamos pesquisas que disseram que o público preferia o sabor da New Coke. Por isso, a lançamos. Depois, o público disse: 'Gostamos do sabor, mas simplesmente lembramos que essa não é a única razão para comprarmos Coca-Cola. Compramos pelo conjunto do produto, e isso inclui o fato de ela ser antiga e familiar e de nos sentirmos bem com ela'", lembra Zyman.
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"Então, dissemos tudo bem, se gostam da Coca-Cola Classic vocês a terão, contanto que lembrem de comprá-la. E eles lembraram", finaliza o ex-diretor.

Testar, errar e reconhecer

Zyman reforça que o que fez com a New Coke é o que todo empreendedor, diretor, gestor ou administrador deve fazer: testar. Se não der certo, aceitar mudar de ideia. "Gastamos muito dinheiro com a campanha. Fizemos um lançamento com muito estardalhaço", diz Zyman. Em poucos meses, interromperam a produção.
"A bebida não cumpriria seus objetivos. Tínhamos pensado que sim. Mas não aconteceu e rapidamente nos demos conta disso. Mudamos de opinião. Se tivéssemos nos preocupado mais com os nossos egos do que com os nossos acionistas, talvez nos agarrássemos ao plano original mesmo depois de termos sabido que ele não era mais viável", afirma.
Dois anos depois, Sergio sairia da empresa. Não pelo seu erro - tanto que acabaria voltando em 1993, como principal executivo de marketing e primeiro vice-presidente da companhia - mas para trabalhar com algo que, segundo ele, a Coca-Cola não estava preparada para fazer naquele momento.
Apesar de conhecido pelo "fracasso da New Coke", durante o período em que passou na Coca-Cola, Sergio e sua equipe deram algumas boas alegrias à companhia. Ele faz questão de ressaltar que aumentaram as vendas em 50%, de 10 bilhões de caixas vendidas por ano para 15 bilhões, em apenas 5 anos. E no fim, ele conseguiu isso com a New Coke, de um jeito ou de outro.

Saiba como usar a estratégia de Inbound Marketin


Postado por Sandra Turchi - 04/05/2015
Os tempos mudaram e o marketing mudou. O advento da internet transformou o comportamento de consumo das pessoas e hoje em dia não há quem faça uma compra sem antes buscar na rede por boas referências do produto ou serviço visado, além da empresa fornecedora. E é justamente por isso que ter uma presença digital bem estabelecida é tão importante para quem quer se destacar no mercado atual.
Ao contrário das estratégias publicitárias tradicionais, que impunham produtos e valores e conceitos através da mídia (tv, rádio, jornais e revistas), hoje para se conquistar um lugar de destaque na rede é preciso investir na atração espontânea de leads ou clientes em potencial. E este é exatamente o foco do Inbound Marketing, Marketing de Entrada ou ainda, Marketing de Atração.
O Inbound Marketing se caracteriza pelo uso de estratégias para atração orgânica e espontânea de novos clientes no ambiente digital. A oferta de conteúdos e informações muito bem segmentadas, que vão ao encontro das necessidades e interesses do público é a base dessa nova forma de fazer marketing.
Além do ganho de visibilidade, o Inbound Marketing prioriza a construção de uma relação de confiança entre a empresa e seu público como forma de cativar e fidelizar clientes que passam a ser porta-vozes da marca, contribuindo também para sua consolidação na rede. Ao contrário do Outbound Marketing, que de certa forma invadia o espaço e empurrava produtos e serviços através da publicidade tradicional, o Inbound Marketing trabalha para atrair e ganhar a confiança do público-alvo, despertando seu interesse e, no momento certo, depois que esse público já deu os sinais de que está pronto para a compra, parte para uma abordagem de venda mais efetiva.
Ganhando novos clientes com o Marketing de Atração
Investir na produção de conteúdo original, de qualidade e otimizado para os mecanismos de busca; ter uma presença constante e relevante nos canais digitais (site, blog, redes sociais) e aproximar-se do público pretendido para construir uma comunicação efetiva com ele são os primeiros passos do Marketing de Atração ou Inbound Marketing. Isso porque é mais fácil vender para alguém que chegou a uma empresa de maneira orgânica, através de uma busca no Google ou atraída por um post compartilhado nas redes sociais, do que tentar convencer alguém que sequer conhece uma marca a se tornar um cliente.
Depois de atrair é preciso investir no relacionamento com novos leads nutrindo os mesmos com o envio de conteúdos ricos e acompanhar como esses interessados interagem com as ações de marketing, sejam elas campanhas de e-mail ou postagens no site e blog. Esse acompanhamento possibilita a otimização das ações, através da segmentação dos contatos e do estabelecimento de uma relação de qualidade com o público-alvo.
Acompanhando e qualificando esses leads é possível determinar em que momento eles podem receber, por exemplo, campanhas promocionais, ou mesmo serem abordados por uma equipe de vendedores. Depois de feita a venda é hora de trabalhar pela fidelização desses clientes através do envio de conteúdos ricos e promoções exclusivas.
Vale a pena investir em Inbound Marketing?
De acordo com a empresa Hubspot, criadora do Inbound Marketing, a estratégia já se consolidou como uma das mais eficientes e baratas para atração, geração e conversão de leads no ambiente digital. Segundo pesquisa realizada por eles, Inbound Leads custam, em média, 60% menos que Outbound Leads. Isso significa, na prática, que os investimentos em Marketing de Atração são consideravelmente menores e mais rentáveis do que com o Marketing Tradicional. Pronto para começar?

segunda-feira, 4 de maio de 2015

EMPRESAS FAMILIARES... "CASES x LIÇÃO DE CASA” - Case 3




Autor: Prof.João Mariano de Almeida


CASE III : empresário com apenas 01 filho, estudante de administração de empresas, em torno dos 20 anos, atuando na empresa, fabricante de barcos, em funções operacionais, na mesma sala do pai, numa mesa pequena, observando ele o dia todo...

O pai criador da empresa há cerca de 20 anos, vinha tocando do seu “jeito”, empírico, já que não tinha formação escolar e havia aprendido o “ofício” em outros concorrentes, quando mais jovem.   Insistiu com o filho para que estudasse e este estava no 3º ano de administração de empresas. Estudava à noite e durante o dia ficava na empresa.  O pai concentrava o poder em si e apenas passava atividades operacionais mais simples para o filho, sentado numa mesa pequena perto da sua na sala da Diretoria.  A dele, uma mesa enorme e bem ao lado a do filho.   Ao perguntarmos como treinava seu filho, ele comentou, que ele  ficando alí perto, vía como as coisas eram resolvidas e aprendia.  Comentamos que poderia enviar o filho para visitar os fornecedores de chapas de alumínio para os barcos, visitar os distribuidores e lojistas do setor. Ele retrucou que não, que era muito novo ainda, que era melhor ficar do jeito que tava na empresa.....Resultado, fechou cerca de três anos depois da nossa visita....

Lição de casa :
  1. a preparação dos filhos na gestão familiar precisa ser adequadamente direcionada, a partir do momento em que tomar contato com as atividades operacionais e administrativas, o que recomendamos seja feito em torno dos 15 anos (no máximo), para que defina sua vocação em tempo hábil, sem iludir os pais ou a ele mesmo…

  1. pais que acreditam que os filhos ficando sentadinhos ao seu lado estarão aprendendo, cometem um erro grave : adultos aprendem fazendo, experimentando, sofrendo as pressões da decisão.  Coloquem seus filhos para viajar, visitar fornecedores, clientes, lojistas, negociar preços e aprenderão mais rápido.

  1. os filhos também tem que se definir o mais cedo possível, se vão seguir a sua vocação e se ela é compatível com o que a empresa da família oferece. Caso decidam partir para experiências pessoais fora dos negócios da família, estarão possibilitando também que estes sejam profissionalizados, mesclando familiares com profissionais do mercado, uma das receitas mais produtivas existentes.

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Autor: Prof.João Mariano de Almeida, administrador de empresas, com pós em RH e mestrando em Gestão de Negócios, atuando desde 1981, em Projetos de Melhorias de Resultados (produtividade/processos/qualidade, reduzir custos/desperdícios, marketing/vendas/gerar novos negócios, RH/motivação), em negócios familiares. É autor dos áudios (cd´s/voz) “As 10 Dicas para Sucesso da Empresa Familiar” e “Sugestões para Solucionar Problemas na Gestão Familiar”, já disponíveis na região.  Realiza também palestras gratuitas, com fins sociais, para recolher alimentos para entidades sociais. Cel. (17) 9702-1007 / em: pmr.mariano@bol.com.br / joaomarianoalmeida@gmail.com