quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Descubra os problemas da sua empresa com o diagrama de causa e efeito




O que é: Diagrama de Causa e Efeito, Diagrama de Ishikawa, Diagrama Espinha de peixe ou diagrama 6M, são os nomes dados ao diagrama elaborado pelo engenheiro químico Kaoru Ishikawa em 1943, que se propõe a representar graficamente os processos de um projeto para facilitar o gerenciamento e o Controle de Qualidade.
Por que fazer: Com ele, é possível maior eficiência na detecção de problemas da empresa e melhor condição de agir sobre eles. Na estrutura do Diagrama de Causa e efeito, as causas possíveis de um problema recebem seis tipos diferentes de classificação de forma hierarquizada. É uma das mais importantes ferramentas de gestão existentes.
Componentes do Diagrama de Causa e Efeito
Planilha-de-Diagrama-de-Ishikawa-Screenshot-2
As causas podem ser provenientes dos seguintes componentes:
  1. Método
  2. Matéria-prima
  3. Mão-de-obra
  4. Máquinas
  5. Medição
  6. Meio ambiente
Com esses 6Ms, é possível ter um panorama sobre os diferentes causadores de uma desarmonia em um processo e então, pode-se agir de forma isolada ou coletiva, partindo do ponto onde houve a identificação do problema. Isso é muito eficaz para poupar custos e tempo, bem como traçar um mapa preciso sobre efeitos de cada problema sobre a qualidade dos produtos e, as ações tomadas.
Em grande parte, esse tipo de diagrama é elaborado por toda a equipe de agentes que compõem um determinado processo, tendo como base um estudo de cada variação reportada por cada responsável de cada setor.
Como elaborar um Diagrama de Causa e Efeito
Para elaborar um Diagrama de Causa e Efeito, alguns passos devem ser dados:
  1. Sem usar palavras vagas ou abstratas, aponte no diagrama o problema a ser analisado, juntando informações de forma mais completa possível;
  2. Junte uma equipe que possa ajudar a montar o diagrama e informe-a dos dados pertinentes ao problema específico no intuito de iniciar uma sessão de brainstorming;
  3. Coloque as informações de maneira ordenada e resumida, detectando as que forem dispensáveis no processo;
  4. Desenhe o diagrama tendo como base os componentes referentes aos 6Ms já mencionados.
O que deve constar em um Diagrama de Causa e Efeito
Planilha-de-Diagrama-de-Ishikawa-S2creenshot-3
O padrão do diagrama é composto pela estrutura a seguir:
  • Cabeçalho: com o título, autores e a data de elaboração;
  • Efeito: contendo o indicador de qualidade e o problema que será investigado, geralmente no lado direito da folha;
  • O Eixo Central: em forma de flecha horizontal apontando para o Efeito, ocupando o centro da folha;
  • Categoria: indicando o conjunto de fatores de maior relevância que tenham relação com o efeito. Devem partir do eixo central e ser inclinadas;
  • Causa: descrita de forma categorizada para analisar-se a possível influencia que exerce sobre um efeito; as flechas são desenhadas em forma de linhas horizontais apontando para a flecha da categoria;
  • Sub-causa: potencial desencadeadora da causa.
Com essa ferramenta, pode-se montar um modelo de planilha ou formar-se de maneira muito clara, um competente gráfico para que se identifique e resolva problemas, guardando como referência para futuras ações.
Que tal aplicar o Diagrama de Ishikawa para identificar os problemas em sua empresa? A LUZ.vc desenvolveu uma Planilha de Causa e Efeito voltada especialmente para aplicar essa solução em sua empresa! Adquira já e aprimore seu negócio cada vez mais!

10 dicas de empreendedorismo do dono da maior franquia do país




10 dicas de empreendedorismo do dono da maior franquia do país 
Criador da maior rede de franquias do Brasil – O Boticário, de acordo com o ranking anual da ABF – Associação Brasileira de Franchising, Miguel Krigsner, 62, é visto como um exemplo de empresário de sucesso por muitos empreendedores.
O Grupo Boticário –que também engloba as marcas Eudora, Quem disse, Berenice? e The Beauty Box– fechou o ano de 2013 com mais de 3.600 lojas no país. Praticamente o dobro de unidades da segunda colocada no ranking da ABF, a Unepxmil 48Horas, franquia de rastreamento veicular, que contabilizada quase 1.800.
Para ajudar empreendedores a tirarem a ideia de negócio do papel em 2014, o empresário listou, dez dicas para criar um negócio de sucesso.
Escolha um ramo do qual goste
Segundo Krigsner, o empresário precisa ter paixão pelo que faz e ser feliz no dia a dia da empresa, afinal a maior parte do tempo será dedicada a ela. “Eu gosto muito de empreender e do segmento em que atuo. Acordo todo dia com vontade de trabalhar”, diz.
Tenha um diferencial
Para o fundador da rede O Boticário, ter um diferencial competitivo é fundamental para que pequenas empresas consigam fazer frente às grandes. E não precisa ser algo inovador, segundo ele. Atender bem o cliente, cumprir prazos e oferecer produtos de qualidade são pontos que podem fazer um cliente se tornar fiel ao negócio.
Assuma riscos
Empreender é uma atividade de risco, segundo Krigsner. Por isso, é preciso sempre se planejar e calcular cada passo da empresa para minimizar as chances de fracasso. “É preciso coragem para assumir riscos e enfrentar as dificuldades, principalmente no início”, afirma.
Valorize a equipe
Nenhum empresário alcança o sucesso sozinho, ele precisa de uma equipe que faça o negócio a prosperar. Segundo Krigsner, é importante que todos os funcionários envolvidos nas conquistas da empresa sejam reconhecidos, valorizados e estimulados a permanecerem na corporação.
Seja transparente
A credibilidade de uma empresa se constrói com honestidade e transparência, de acordo com o criador da rede O Boticário. Prometer apenas o que pode ser cumprido e não subestimar clientes e fornecedores são algumas atitudes que podem contribuir para a construção de uma imagem sólida.
Tenha visão de negócio
Segundo Krigsner, o empreendedor precisa olhar à frente, ter clareza de onde quer chegar. Ele precisa ter objetivos e metas claras e não enxergar o negócio apenas como um ganha-pão.
“Nunca me passou pela cabeça que O Boticário chegaria aonde chegou. Mas sempre me passou pela cabeça o sonho de fazer algo grande”, declara.

Preocupe-se com a comunidade

Uma empresa, no entanto, não deve ser focada somente em resultados financeiros, segundo Krigsner. É preciso considerar o impacto causado na comunidade e pensar em formas de melhorar a vida dessas pessoas.

Aperfeiçoe-se com o tempo

Para Krigsner, o empresário não pode parar no tempo e deve investir no aperfeiçoamento pessoal.
“Não existem fórmulas prontas para o sucesso, mas o empreendedor tem de buscar informação e usar a própria experiência no mercado para melhorar o negócio e fazer a empresa crescer”, diz.

Levante-se após um tombo

Para o criador do Grupo Boticário, um empresário deve ter a capacidade de se levantar após um tombo e retomar o curso do negócio. Segundo ele, nem todas as ações de um negócio são bem-sucedidas e, por isso, é necessário avaliar os erros e recomeçar de uma maneira diferente.

Tenha paciência

É normal que um empreendedor, especialmente no início do negócio, espere resultados e lucro rápidos. No entanto, Krigsner diz que prosperidade, maturidade e experiência vêm com o tempo.
“Uma empresa sólida não é construída de uma hora para outra. É preciso ter paciência para entender e aceitar isso como um processo natural.”
Fonte: UOL Economia

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

7 Cursos de Marketing Digital que você deve avaliar


Cursos Marketing Digital 
O mercado de marketing digital está crescendo e a cada dia torna-se necessário para os profissionais das áreas de comunicação, marketing e vendas aprender mais sobre as principais estratégias e ferramentas digitais aplicadas aos negócios.
Por este motivo listamos estes 7 cursos de marketing digital de qualidade no Brasil, que você deve avaliar para buscar aperfeiçoamento.

1) Cursos da Resultados Digitais

Produzido pelo CEO da empresa, Eric Santos, e o diretor de Marketing, André Siqueira, apresentam uma visão completa da filosofia e das práticas que garantem mês a mês resultados efetivos em leads e vendas, frutos de uma experiência de mais de 10 anos com empresas em diferentes contextos e tamanhos, além do próprio case da Resultados Digitais.

2) Cursos da Digitalks

A Digitalks é uma das maiores promotoras de eventos, fóruns e conteúdo sobre marketing digital do Brasil. Eles oferecem alguns cursos com professores experientes como por exemplo o Felipe Moraes, grande fera em planejamento digital.

3) 8P’s de Marketing Digital – Conrado Adolpho

Conrado Adolpho é um profissional que já ministrou cursos para mais de 20.000 profissionais, desenvolveu o conceito de 8 P’s do marketing digital e conhece muita da aplicação para negócios. Suas palestras e cursos são muito bem recomendados.

4) Semana de Imersão em Marketing Digital – Martha Gabriel

Sem palavras para descrever Martha Gabriel! Você fica sem folêgo nas suas palestras! Ela oferece a Semana de Imersão em Marketing Digital voltado para executivos e gestores que desejam desenvolver estratégias nesta área.

5) O essencial do marketing digital – ESPM

A ESPM dispensa apresentações, é uma das maiores e melhores instituições de ensino de marketing do Brasil. Há alguns cursos focado em marketing digital. Vale a pena avaliar.

6) Facebook para Empresa – Camila Porto

Particularmente não conheço a Camila Porto e foi uma surpresa assistir a uma palestra gratuíta e baixar o seu e-book com muitas dicas e estratégias interessantes para o Facebook.
Analise este curso caso esteja buscando aprofundar mais no facebook para empresas.

7) SEO com a Mestre Academy

Oferece cursos de SEO básico, avançado e de e-commerce com os profissionais esperientes Fábio Ricotta e Frank Marcel. É muito importante o SEO para as estratégias de marketing digital sendo trivial a busca por este conhecimento.
Estes cursos foram selecionados de acordo com o nosso conhecimento, sem parâmetros de comparação e medição. Há diversos outros cursos digitais de qualidade, caso tenha feito algum diferente destes que citamos, comente!
Boa avaliação e mantenha-se sempre atualizado.

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Como gerenciar uma equipe de vendas em várias cidades

 

Escrito por
Gustavo Paulillo

A sua empresa precisa de ajuda para gerenciar equipes de vendas em várias cidades? Preparamos um pequeno guia para ajudar

O desafio dos gerentes comerciais muitas vezes tem proporções geográficas. O que fazer quando a sua equipe, não está distribuída em departamento ou bairros de uma cidade, mas sim em várias cidades e/ou estados?
Como acompanhar, gerenciar, aconselhar e medir a performance de seus vendedores, de suas equipes estando muitas vezes há centenas de quilômetros de distância?
Hoje, com os negócios estando cada vez mais online é muito comum profissionais se reportarem a seus chefes que estão em cidades e, muitas vezes até mesmo, estados diferentes.

As empresas sentem cada vez mais a necessidade de expandir o seu alcance em novos mercados, tanto nacional quanto internacionalmente.
Como resultado dessa expansão, cada vez mais líderes e gestores estão se esforçando para gerenciar vários locais e supervisionar funcionários em escritórios distantes.
Não importa o quanto esteja difundida uma empresa, o gestor ou gerente sempre vai precisar trabalhar duro para manter o espírito de equipe, independentemente do local de trabalho.
Para enfrentar esses desafios, os gestores precisam se concentrar em 3 áreas chave: sistemas, tecnologia e comunicação.

Criando sistemas para gerenciar vários locais de trabalho

Existe um velho ditado que diz que sistemas de gestão conduzem as empresas e as pessoas conduzem os sistemas.
Para isso, a sua empresa precisa ter sistemas para ser capaz de padronizar a qualidade de suas comunicações, produtos e resultados. Os sistemas lhe permitem duplicar escritórios e crescer mais rápido reduzindo o tempo de treinamento e supervisão.
Se a gestão de equipes dentro de um mesmo escritório já não é fácil, em várias cidades é mais difícil ainda.
Se a gestão de equipes dentro de um mesmo escritório já não é fácil, em várias cidades é mais difícil ainda.
A chave para isso é estabelecer responsabilidades, limites e autoridades.
Responsabilidades vagas criam rachaduras em toda as empresas, limites confusos criam desastres que vão desde problemas de pessoal até os problemas legais, enquanto a autoridade insuficiente pode se tornar uma fonte de atraso e desmotivação.
A questão então é fazer com que as responsabilidades de cada funcionário estejam claras através de uma estrutura organizacional combinada com um sistema que mede cada funcionário e monitora suas responsabilidades independente do local onde estejam.

Adotando tecnologias para gerenciar vários locais de trabalho

Com a internet, e o aumento no número de ferramentas colaborativas que tivemos a partir dela, a tecnologia tornou-se parte integrante para empresas se organizarem.
Embora muitas organizações dependam de plataformas e intranets, algumas ferramentas mais simples, e até mesmo gratuitas, podem ser utilizadas por pequenas empresas.
Algumas opções são:
  • Google Apps: fornecem e-mail, agendas e compartilhamento de arquivos para comunicação e treinamento interno.
  • Runrun.it: Uma ferramenta útil e simplificada de gerenciamento de projetos e tarefas.
  • Facebook: a mídia social mais usada do mundo pode ser útil para aplicações pessoais e até mesmo interação entre grupos e equipes.
  • Skype: permite que equipes de trabalho se comuniquem de maneira gratuita entre si e de maneira eficaz.
  • Agendor: O Agendor é um sistema de CRM para controle comerciais. Com o Agendor você pode controlar a equipe de vendas remotamente e colaborar em tempo real para a manutenção do pipeline de vendas da sua empresa.
A tecnologia ajuda não apenas o monitoramento entre equipes de trabalho e gestores, mas também a interação entre ambas, permitindo que trabalhem melhor e em conjunto para facilitar o trabalho e atingir as metas.
Torne a tecnologia sua aliada na gestão de equipes.
Torne a tecnologia sua aliada na gestão de equipes.

O foco na comunicação para gerenciar vários locais de trabalho

O sistema de gestão é uma obrigação de toda empresa, a tecnologia uma ferramenta importante para facilitar o trabalho, mas nenhuma delas irá funcionar se a comunicação falhar.
A comunicação é a chave para a colaboração com escritórios, filiais, colegas de trabalho e clientes.
Se você negligenciar este aspecto da gestão do negócio, o risco de algo dar errado é muito grande.
Dedique-se a ter um pouco de tempo com seus funcionários – nem que seja 1 vez ao ano apenas, mesmo que para isso você precisa passar um tempo se revezando entre escritórios.
Outras dicas para promover a comunicação entre funcionários baseados em diversos locais incluem:
  • Criar uma agenda de reunião semanal com toda a equipe via telefone ou webinar para reunir todo o grupo.
  • Se possível, tenha webcams para que os membros de sua equipe possam ver uns aos outros.
  • Transforme cada local em responsável por um tipo de trabalho específico, em vez de atribuir tarefas aleatórias.
  • Estabeleça reuniões semanais individualmente com cada grupo remoto.
  • Se possível, reúna todos os grupos presencialmente 1 ou 2 vezes ao ano para reuniões de equipes e brainstorming.

A força de trabalho global

Gerenciair vários locais de trabalho em um país como o Brasil, de dimensões continentais pode ser um desafio e tanto.
Mas, quando somamos a tudo isso um novo escritório em um novo país, você imediatamente adiciona uma série de novos desafios de comunicação que podem incluir:
  • Fuso horário: Muita coisa muda quando temos diferenças de fuso que, aumenta drasticamente nossa jornada (quando somamos a jornada de trabalho de cada país).
  • Idioma: Mesmo que todos tenham a linguagem em comum (inglês ou espanhol, por exemplo), as diferenças, sotaques, fluência no idioma e uso de gírias pode tornar a comunicação muito difícil.
  • Normas culturais: as diferenças culturais dos países podem causar tensão, constrangimento e falta de comunicação.
  • Férias: reuniões agendadas, prazos, fluxo de caixa e processos de negócios podem ser prejudicados ou atrasados com base na programação de férias em todos os locais da empresa.
  • Leis trabalhistas: leis sobre contratação, demissão de funcionários, horas extras, demissão e tudo que rege a legislação trabalhista difere de acordo com a legislação de cada país.
  • Etiqueta de negócios e ética: os negócios são guiados de maneiras muito diferentes em cada país.
Ao expandir para outros países, o desafio é ainda maior.
Ao expandir para outros países, o desafio é ainda maior.

Uma tarefa nada fácil

Se parecia fácil administrar equipes remotamente, certamente você mudou a sua opinião. Diversos fatores mostram que a gestão de equipes em várias cidades envolvem vários detalhes e, uma organização completa por parte do gestor.
Por outro lado, depois que o processo estiver implementado e os resultados estiverem ocorrendo conforme planejado, fica mais fácil acompanha-lo e implementar os ajustes para que ele produza os resultados esperados.
Ao colocar essas diretrizes em prática, não esqueça de estabelecer uma metodologia para acompanha-las e mensurar se estão funcionando.
É muito importante saber se o plano de ação adotado está funcionando e, se algo não estiver dando certo, deverá ser substituído o quanto antes.
Agora que você já sabe por onde começar, e já sabe que existe um método para tornar a gestão de equipes à distância de maneira funcional, crie um plano de ação para a sua implementação e avaliação constante.
Com isso você não apenas aumenta a sua eficácia como líder, mas melhora o comportamento de toda equipe.

Cross Selling no E-commerce

 

Cross Selling no E-commerce. Como usar essa estratégia para aumentar as vendas da sua loja virtual.
Cross Selling no E-commerce. Aumente suas vendas

O conceito de Cross Selling no e-commerce foi uma das primeiras sacadas do marketing nas abas acessórias de lojas virtuais. Na verdade, não é nenhuma novidade. O cross selling é uma técnica aplicada há muitos anos no mundo físico que também encontrou na Internet sua versão digital.
Aplicando as técnicas de Cross Selling no e-commerce você pode conseguir um aumento considerável em seu ticket médio sem que sejam necessárias grandes alterações em termos de plataforma de e-commerce, inclusive, muitas delas já contam com tal funcionalidade em seu leque de recursos. No roteiro para criação de lojas virtuais que distribuimos em nosso curso de e-commerce, esse é um item de destaque na planilha para escolha de plataformas de e-commerce. O cross selling no varejo online é uma estratégia que já se incorporou aos padrões técnicos do negócio.

O que é Cross Selling no e-commerce

O Cross Selling é a técnica de venda onde se oferece um produto complementar ao que está sendo adquirido. No ambiente físico essa técnica funciona muito bem , basta ir a uma rede varejista de grande porte e aguardar na fila para ver uma série de “produtos complementares “ à sua compra sendo expostos em locais estratégicos.
Nos corredores de pagamento, sejam eles de supermercados ou redes varejistas, você é exposto a uma série de ofertas em prateleiras convenientemente dispostas no caminho da fila. Incrível, mas certamente simples assim, marketing de display com o pomposo nome de cross selling.
O cross selling em lojas virtuais funciona da mesma forma. A partir do momento em que o consumidor escolhe comprar um determinado produto, o sistema passa a apresentar uma série de outros produtos que complementam a compra inicial. O cross selling no comércio eletrônico é a reprodução digital da estratégia que dá muito certo no mundo físico.

Cross Selling no e-commerce não é empurrismo

Uma estratégia de Cross Selling no e-commerce deve estar fundamentada na filosofia de relacionamento com o cliente. Não faz o mínimo sentido, oferecer ao cliente, como compra complementar, um item que não faz o mínimo sentido dentro do contexto da compra que ele está efetuando.
Algumas plataformas de comércio eletrônico oferecem opções bem específicas sobre os produtos que devem ser exibidos como sugestões complementares àquela compra. Isso aumenta o Ticket Médio da loja, já que é um dos nossos principais objetivos em termos de gestão de e-commerce. Quanto mais segmentada e personalizada for a oferta do produto complementar, maior será a taxa de conversão dessas sugestões.
Cross Selling no E-commerce. O que é e como funciona.
Cross Selling no E-commerce

Best Buy!

Uma outra forma de estabelecer um relacionamento com seu cliente é cumprimenta-lo por ter feito a melhor escolha. A forma é simples. Se o usuário entrou na sua loja e fez a escolha de um determinado artigo, ou artigos, que são percebidos pelo sistema como top de linha, não exiba outras opções de compra, e sim, uma mensagem de cumprimentos por ter escolhido um produto de alta performance.
Você pode até perder algumas vendas de novos visitantes, mas com aqueles consumidores que você conseguiu sensibilizar com um simples elogio ou menção na hora da escolha do produto, você terá um retorno a médio e longo prazo em função da criação de um certo grau de relacionamento que começa por ações simples assim.

Curiosidade do cross selling no comércio eletrônico

Em alguns segmentos do comércio on-line, o produto principal não apresenta uma margem de lucro razoável, mas seus produtos complementares oferecem margens bem mais interessantes em termos de retorno econômico. Nesse caso, vale a pena elaborar uma engenharia de venda que possibilite oferecer até mesmo um preço menor no produto principal e recompensar essa perda na aquisição dos produtos acessórios a serem oferecidos na estratégia de cross selling.
Alguns produtos acessórios, principalmente do tipo suprimento de manutenção, podem criar um fluxo de caixa tão estável, que podem justificar a redução do preço de aquisição do produto principal.
A implementação de uma boa esttratégia de cross selling no e-commerce pode ser uma medida que fará muita diferença no resultado da sua loja virtual.

Planejamento de Marketing Digital

                 

 

Como posicionar sua empresa em mídias sociais, blogs, aplicativos móveis e sites

Planejamento de Marketing Digital

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Crie Apresentações como um Designer faria




21/01/14
O que é: O design de uma apresentação é a elaboração estética dos elementos que serão mostrados a um público, bem como a informação a ser transmitida nela. Envolve os gráficos, as fontes, as cores utilizadas na apresentação e a forma que elas são exibidas.
Por que fazer: Toda boa ideia precisa ser apresentada da melhor maneira possível. Uma apresentação bem elaborada graficamente ajuda a trazer importância ao conteúdo, além de facilitar a compreensão da mensagem a ser transmitida.
Mas como fazer boas apresentações sem domínio das ferramentas gráficas? Não é necessário ser especialista no assunto. Basta seguir os 5 passos abaixo para criar uma apresentação de sucesso:
1. Diagnostique o cenário
É essencial saber com quem você esta falando, qual o objetivo dessa apresentação e principalmente, como falar com a sua audiência. Se faça as seguintes perguntas:
·         Defina o contexto – Qual o momento da apresentação? Reunião? Seminário?
·         Qual o objetivo da apresentação?
·         Quem vai assistir?
·         Qual a linguagem mais apropriada para esse público?
2. Monte um roteiro
Essa é uma das etapas essenciais, por isso, não subestime essa parte. Aqui você define o conteúdo, como e quando deve ser abordado. Use as informações do diagnóstico para complementar o roteiro. Pegue uma folha de papel e responda as perguntas abaixo:
·         De acordo com o diagnóstico, quais são as informações mais relevantes para vender sua ideia? Use palavras-chave para chegar ao que realmente importa. Por exemplo: “evolução semestral”, “pontos críticos”.
·         Que tópicos poderiam ser levantados para instigar o público?
·         Quanto tempo você tem disponível para falar com clareza sobre cada slide?
Por fim, divida um tópico importante por slide.
3. Montando os slides
Abra o Power Point, escolha um tema clicando em “Design” na Barra de Ferramentas. Você pode baixar mais temas no site da microsoft. Depois da escolha do tema, fonte, título e imagens de fundo vão aparecer padronizados. Adicione novos slides e coloque o título de cada tópico por slide, depois insira o conteúdo preparado.
4. O Apresentador
Após a apresentação estar pronta, é necessário cuidar do outro item principal: o seu desempenho. Por isso, separamos alguns elementos para prestar atenção e cuidar antes de começar a apresentação.
·         Domine o assunto para ser capaz de defender depois.
·         Seja objetivo: vá direto a mensagem principal e defenda com argumentos e dados.
·         Humor facilita a aproximação com a sua audiência, use, mas cuide para não causar constrangimento.
·         Use metáforas para explicar temas de alta complexidade.
·         Após o momento que o problema é apresentado, mostre a melhor solução encontrada.
5. Como eu sei se a minha apresentação é satisfatória?
Após cuidar desses elementos, é importante avaliar o produto final de sua apresentação. Por isso, seja sincero e analise sua apresentação da seguinte forma:
·         É simples de entender?
·         É objetivo?
·         Desperta curiosidade do público?
·         É visualmente atrativa, com slides bem definidos?
·         Desenhos, imagens e gráficos são fáceis de ler?
·         Tema, fonte e cores estão padronizados?
·         Estou preparado para falar sobre cada tópico?