sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Como Publicar nos Grupos do Face sem ser um Chato!

 

by neimaia on 8 de janeiro de 2014

I like you

Dias atrás eu li uma solicitação de uma colega de um dos grupos do Facebook do qual eu faço parte.
Ela perguntou pro pessoal como ela poderia postar uma mensagem em algum grupo que ela fizesse parte e ao mesmo tempo essa publicação fosse para o feed de notícias ou pelo menos para o seu mural.
Coincidentemente eu havia há uns 10 dias atrás comprado o AutoSender PRO BOT, um software especialmente desenvolvido para a plataforma Facebook. E esse produto permite que a publicação seja também inserida no mural. Além disso, automatiza as publicações permitindo que a mensagem seja disparada ( a cada 2 minutos) para até 60 grupos.
Pois bem,
Recomendei a ela o produto.
Algum dias depois li um comentário (muito pertinente, por sinal) sobre minha recomendação e com o qual concordei, em partes.
Um participante escreveu que não concorda com produtos que automatizam as postagens pois as pessoas estão publicando seus produtos indiscriminadamente, sem ao menos terem interesse em interagir com o grupo do qual fazem parte.
Respondi a ele que concordo sim com esse aspecto e isso acontece mesmo na maior parte dos grupos relacionados a marketing de rede, renda extra ou similares.
Ou seja, essas pessoas, na ânsia de ganhar dinheiro com seus produtos ou produtos de afiliados estão esquecendo de contribuir de outras formas com os grupos aos quais pertencem. E esse é o aspecto da crítica com o qual concordo.
Agora o outro lado da moeda!
    E se você tem produtos para vender e participa de grupos cujo perfil das pessoas tenha tudo a ver com o seu produto?

      E se você tem cuidado em saber se aquele grupo permite (e tem alguns que até incentivam) a divulgação de produtos e serviços?

      Concluindo,
      Abaixo deixo duas sugestões que podem contribuir para que alguém não se torne um CHATO ao fazer publicações em grupos!
      Frequência – Publicar cada anúncio a cada 02 horas de intervalo, no mínimo.
      Conteúdo – Alternar anúncio de produtos com conteúdo de valor para os participantes do grupo.
      E você, publica com frequência nos grupos dos quais participa? Tem algo a acrescentar sobre esse assunto?

      Perspectivas 2014: mudanças rápidas e mensuração precisa no digital

       

      Possibilidade de mensuração faz da web uma ferramenta de inteligência competitiva, mas mercado exigirá profissionais cada vez mais qualificados e adaptáveis

      Por Lilian Calmon, do Mundo do Marketing | 08/01/2014

      lilian@mundodomarketing.com.br


      digital,Big Data,Martha Gabriel,Nino Carvalho,perspectiva,amadurecimento,2014,Entrevista,mensuração,Tendência,sustentabilidade,marketing,social,mobile,data economyNo Marketing Digital, a principal tendência para 2014 é de mudanças cada vez mais rápidas nas tecnologias e possibilidades de mensuração mais precisas e complexas. Nesse cenário, o profissional de Marketing precisa estar preparado tecnicamente e pronto para usar de criatividade, ganhando agilidade nas decisões. A maior complexidade do ambiente cria uma dependência e necessidade de colaboração e multidisciplinaridade, não como uma opção, mas por questão de sobrevivência.

      De maneira resumida, as cinco macrotendências para esse ano são mobile, data economy, tempo real, social e sustentabilidade. Cada uma delas pode ser subdividida em 20 ou 30 microtendências, que também estão interligadas. Para dar conta de tantas vertentes, os profissionais que atuam nesta área devem se preparar com atualizações constantes, mas também com jogo de cintura para lidar com o novo.
      Embora seja difícil dizer se o ano é do mobile, dos dispositivos vestíveis ou do Big Data, é possível afirmar que essas macrotendências servem como pistas do que virá daqui para frente. “O mobile é a primeira tendência e alavanca uma série de outras. O acesso aos smartphones começou em 2011, mas só como a pontinha do iceberg. Agora começamos a usar tablets, a ter uma cultura de uso de aplicativos e uma banda melhor e isso tem afetado consideravelmente o comportamento das pessoas”, diz Martha Gabriel, autora do best seller Marketing na Era Digital, em entrevista à TV Mundo do Marketing.
      Maturidade do mercado digital
      O amadurecimento do mercado passa pela educação de quem compra, vende e faz Marketing Digital. Atualmente, as companhias sabem que devem adquirir produtos e serviços de qualidade para serem competitivas no mercado. As agências, por sua vez, já entenderam que o comprador está mais experiente e buscam profissionais que dominem o assunto. “Acho que esse processo de amadurecimento vem acontecendo desde 2012. Com esse movimento cíclico, começamos a andar a passos mais largos na evolução do mercado, o que é bom para todos”, afirma Nino Carvalho, Coordenador dos Programas de MBA e pós-MBA de Marketing Digital da FGV e CEO da Nino Carvalho Consultoria, em entrevista ao Mundo do Marketing.
      Em diversas áreas do digital, as pessoas já sabem qual é o tipo de serviço prestado, para que serve e até podem optar por contratar algo mais barato, mas dificilmente serão enganadas. “Imagina quando você vai consertar um carro. Se não entende nada do assunto, até perceber que o veículo está todo arrebentado, passará anos andando de carro ruim e o problema acaba sendo ainda maior”, compara Nino Carvalho.
      Em 2013, montadoras como Hyundai, Toyota e GM realizaram concorrências para escolher suas agências digitais. “Isso ocorreu num setor altamente conservador como o das montadoras. Acho que em 2014, vamos ter uma consolidação desse ciclo virtuoso, com uma separação maior entre o joio e o trigo. O mercado começa a ser contagiado de uma forma positiva e todos são estimulados a melhorar”, prevê o Coordenador dos Programas de MBA em Marketing Digital da FGV.
      Qualificação cada vez mais exigida
      Embora o mercado de Marketing Digital ainda seja emergente, ele vem evoluindo bastante e, por essa razão, a demanda por bons profissionais cresce. “O Big Data é uma grande tendência, mas não é tão simples de aproveitar se não tivermos uma ferramenta e pessoas preparadas para isso. Capacitação e infraestrutura são dois grandes gargalos. Poucas empresas se digitalizaram tanto no Brasil quanto no mundo”, comenta Martha Gabriel.
      A suposta urgência das organizações para estarem presentes na web provocou o aparecimento tanto de profissionais competentes como de outros que não sabiam o que faziam. “No Brasil, quem comprava adquiria o que aparecia sem pensar, porque não tinha conhecimento, mas via urgência. E uma urgência que acho ilusória. Trabalho com internet há 15 anos e quais companhias, inclusive as grandes, tiveram suas vidas transformadas com a internet?”, questiona Nino Carvalho.
      Hoje as empresas estão mais estruturadas e investem mais recursos em Marketing, mas o mercado ainda não é um bom pagador. “Ao contrário do que esperava, vejo pessoas com qualificação interessante que reclamam dos salários, porque isso ainda é um resquício das agências que vendiam gato por lebre”, avalia.
      Demanda por inteligência e mensuração
      No digital, as empresas anunciantes hoje demandam mais inteligência do que simplesmente a execução do trabalho. “Vejo as agências comentando que o cliente agora pede planejamento e esse movimento começou muito forte em novembro do ano passado. Acho que, pela primeira vez, a preocupação com estratégia vai superar a preocupação com design, tecnologia e com estrutura técnica. Aqueles que investirem nisso vão se diferenciar em 2014”, pontua Gustavo Pereira, Presidente da Associação Brasileira de Agências Digitais do Rio de Janeiro (Abradi-RJ) e CEO da NoBlind, em entrevista ao Mundo do Marketing.
      A possibilidade de mensuração dos esforços de Marketing na web faz dela uma ferramenta de inteligência competitiva, como não existia antes. “Nunca nenhum instrumento foi tão eficiente, potente, forte, correto e transparente. Antes era sempre um achismo, aquela coisa de que, já que não sei como mensurar, falo que é branding”, afirma Nino Carvalho, CEO da Nino Carvalho Consultoria.
      Ao mensurar as ações, aprende-se mais sobre o mercado e, consequentemente, é possível direcioná-las da melhor maneira. “Com isso, o cliente consegue falar para a agência que pagará pelo o que ela trouxer de retorno. Essa ideia está tão evoluída que, em 2013, uma grande multinacional brasileira me pediu uma pesquisa para ver qual é a forma de remuneração adotada pelas grandes agências para mídia online. Por que isso? Porque ela tem milhões para investir em publicidade online e quer se aparceirar com quem trabalhe com base na competência e entrega”, conta Nino Carvalho.
      Aproveite e leia também: Entrevista com Nino Carvalho, Coordenador dos Programas de MBA e pós-MBA de Marketing Digital da FGV e CEO da Nino Carvalho Consultoria. Conteúdo exclusivo para assinantes + Mundo do Marketing. Acesse aqui.

      quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

      Vendedor não vale nada

       

      Bem vindo! Você está na área de vendas - a faixa de Gaza do mundo corporativo

      Fabricio Medeiros,


      O bom de trabalhar na área de vendas é saber que no primeiro dia do ano você não vale absolutamente nada. Você vai ter que construir um 2014 do ZERO. É assim que a banda toca.
      Se você sente um gosto de enxofre na boca, receios e medos, bem vindo! Você está na área de vendas, a faixa de Gaza do mundo corporativo. Ter a obrigação de se reinventar todos os anos para provar que você é bom é tão excitante quanto ganhar um closet repleto de sandálias, certo meninas?
      Vendedor vacinado que arrebentou no ano anterior já sabe que a roda gigante vai começar novamente. O primeiro ranking do ano já serve como ponto de partida e se vosso nome não estiver no topo é bem provável que seu chefe já inicie o ano achando que você ainda está de ressaca.
      O grande dilema de um gestor na área de vendas é saber qual será sua performance no ano que começa. Muitos focam nos números da economia, informações de mercado, boatos e até mesmo o esoterismo.
      Eu olho os números, claro, mas salvo raras exceções de crises mundiais complexas eu acredito que a chave da meta está na equipe, principalmente na forma como analisamos, escalamos e delegamos as metas.

      Como ter um indício de que você vai arrebentar em 2014?

      Eu uso um critério para alinhar minhas expectativas sobre a galera de vendas e com isso eu tenho a noção clara de quem vai continuar andando na roda gigante e quem vai sair da cadeirinha. Meu método consiste inicialmente em segmentar a equipe em 4 categorias:
      Os vendedores de pico – nesse grupo estão os caras que fecham um grande pedido no ano anterior, mas não têm histórico e verticalizam a venda. Esses são os piores porque um único pedido pode maquiar o ano inteiro e iludir o vendedor, que deixa de formar uma carteira consistente e vive como um morcego que conseguiu abater uma vaca gorda. Esses vendedores são como um  sismógrafo de um vulcão, que entre em erupção em um mês e no mês seguinte volta a dormir.
      Os vendedores regulares – esses caras vendem sempre a mesma coisa, a variação é pequena, mas não quer dizer que são bons, eles podem ser regulares em vender sempre abaixo da meta, a única diferença é que não variam muito. É um grupo perigoso, pois entra na zona de conforto e faz você confundir o mercado achando que se as vendas são regulares é porque o mercado em que atuam tem realmente aquele tamanho.
      Os vendedores potenciais – São caras mais novos que entraram na empresa agora ou há pouco tempo. Eles têm um mercado potencial pela frente, que normalmente pode apresentar grande variação em decorrência da atuação dos mesmo. Os vendedores potenciais podem ser a válvula de escape para momentos em que os mercados mais conhecidos apresentarem estagnação.
      Os vendedores #FacaNaCaveira – Esse grupo é o mais forte e o melhor para trabalhar porque seus membros crescem sua carteira de forma sistemática e sempre realizam resultados superiores às metas propostas. Mas não se engane, eles não fazem resultados estratosféricos, isso inclusive pode ser nocivo para a organização, só vendedores amadores trabalham com grandes “mangas”. A venda boa, por incrível que pareça, é justamente aquela que bate a meta ou a ultrapassa levemente.
      Bater uma meta de forma desproporcional é um desconforto para a produção e para todo o planejamento que foi feito pela empresa no ano anterior. Muitos se vangloriam de terem ultrapassado substancialmente a meta. Esse é um tipo de comemoração errada. Você no mínimo denota que enganou a empresa, maquiou os números e só pensou em você.
      Após segmentar, você pode focar sua atenção em executar três ações estratégicas:
      1.  Coloque alguns vendedores #FacaNaCaveira para treinar os vendedores potenciais. Uma maneira bacana é mudar o nome do cargo para (vendedor- apoiador) por exemplo. Remunere e reconheça de alguma forma essa nova atribuição desse vendedor especial.
      2.  Ajuste a meta dos vendedores regulares com foco no potencial do mercado e não no histórico que ele vem fazendo. Coloque um supervisor na cola para que os resultados possam crescer sistematicamente. Lance um incentivo de vendas focado em recuperar clientes e abertura de novos.
      3.  Selecione os piores vendedores de pico e mande com carta de recomendação para concorrência. Cole um supervisor no que sobrar e peça metas de produtividade focadas em mais visitas, clientes novos e número de pedidos. Aposte na venda horizontal para que esse cidadão "gaste a sola do sapato".
      Eu sei que todo mundo quer transformar sua equipe em um time de elite. Quem não quer ver o BOPE defendendo sua marca? Mas você sabe como é: não é todo mundo que é #FacaNaCaveira, não é todo mundo que aguenta pressão, não é todo mundo que deseja provar ano após ano que é bom. Acostume-se! Muita gente vai pedir para sair.
      O ano começou agora, acabei de fazer uma venda, ora bolas! Já estou valendo alguma coisa.
      Welcome to the jungle! Boas vendas!

      terça-feira, 7 de janeiro de 2014

      O SEGREDO DO MAIOR VENDEDOR DO MUNDO

       



      O SEGREDO DO MAIOR VENDEDOR DO MUNDO
      Artigo publicado na revista Venda Mais – Agosto 2004
      Este é um mês especial para nós vendedores, é quando exaltamos o Vendedor. Pensei, então, porque não escrever sobre um vendedor, mas não um vendedor comum e sim o Maior Vendedor do Mundo. Ele foi eleito, em 1997, pelo Guiness Book ® – o famoso livro dos recordes, como O Maior Vendedor do Mundo, pela magnífica marca alcançada vendendo automóveis.
      Este homem vendia sozinho mais automóvel que a concessionária inteira junta; enquanto um vendedor comum leva em média 5 anos para vender 600 automóveis ele vendeu em um ano mais de 600 carros, só com indicações.
      Este fenômeno em vendas chama-se Joe Girard, e quando perguntaram a ele qual seria o seu segredo, ele disse:
      - A venda não acaba quando o cliente compra, ela está apenas começando… Joe, como gosta de ser chamado mantinha um forte relacionamento com seus clientes, após cada venda ele fazia um rápido registro de seus clientes com informações básicas e iniciava o seu pós-venda através do envio de correspondências simples, ex: . Aniversário de seu cliente: “Caro John, feliz aniversário que você seja muito feliz! Um abraço Tio Joe”. .
      Aniversário do filho do John: “Olá pequeno John Jr., parabéns e muitas felicidades, tenho certeza que quando crescer você será como seu pai, um homem de muito sucesso! Um abraço Tio Joe”. .
      Dia de Natal: “Amigo John, desejo a você e toda sua família um ótimo Natal com muito amor e que Deus ilumine a todos! Tio Joe”. .
      Dia das mães: ”Prezada Sra. Mary (mãe de John), parabéns a senhora nesta data tão especial, que Deus lhe saúde e muitos anos de vida para poder acompanhar de perto o sucesso de seus filhos e netos, atenciosamente Tio Joe”.
      Agora eu lhe pergunto: Quando o John for trocar o carro, ele irá procurar quem? Quando o filho dele for comprar o primeiro carro, após ter recebido cartas de feliz aniversário durante anos seguidos, ele irá procurar quem? Quando o pai dele for trocar de carro irá procurar quem? Quando um amigo de John comentar que está pensando em trocar de carro quem ele indicará? E quando a amiga da mãe de John comentar, que está precisando trocar aquele traste que tem em casa (estou falando do carro velho não do marido), quem ela indicará?
      Provavelmente você deve ter respondido Tio Joe às perguntas acima e notado o poder desse tipo de atitude, que gera uma reação em cadeia.
      Agora que você já conhece o segredo de Tio Joe, faça o mesmo com seus clientes e tenho certeza que daqui alguns anos estarei aqui escrevendo um artigo sobre você.
      Boas Vendas e Sucesso! César Frazão

      Como escolher o horário e o dia de envio do e-mail marketing

       

      Por em 7 de dezembro de 2013 · 1 Comentário

      O dia e horário em que o e-mail será enviado são elementos críticos que estão intimamente ligados à taxa de leitura que o e-mail marketing irá alcançar. São decisões que devem ser pensadas de forma estratégica, para que o e-mail chegue na caixa de entrada do cliente em um momento oportuno e propício para captar a atenção do leitor. A escolha do horário e do dia de envio podem ser o fator decisivo e de diferença entre o sucesso e o fracasso da sua campanha.
       
       Não existe formula mágica que irá garantir a leitura do e-mail marketing, contudo, existem alguns fatores que podem influenciar o resultado final. Tente pensar no perfil e na rotina do seu público alvo, é importante conhecer bem quem você deseja impactar, pois seus hábitos podem fornecer dicas importantes para se desvendar os melhores horários possíveis para conquistar sua atenção.
       
       Ele trabalha home office ou na rua? Trabalha dentro do horário comercial? Se ele trabalha em escritório, seu e-mail tem mais chances de ser lido no horário comercial, se trabalha na rua, talvez seja melhor enviar um pouco antes do fim do horário comercial. Essas respostas ajudam a traçar um plano estratégico para garantir o sucesso da campanha. Existem também algumas pesquisas que ajudam a fornecer insights sobre os horários que costumam ter um índice de leitura maior e/ou menor, comumente, de manhã é o melhor horário de leitura.
       
       Por fim, não existe melhor forma de desvendar quais os piores e melhores dias e horários que a prática. Faça testes de envio, compare os resultados e tente entender quais dias e horários irão funcionar e otimizar as taxas de leitura e de interação com o seu público alvo.

      segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

      5 filmes que todo empreendedor deve assistir para se inspirar


      Publicado em janeiro 3, 2014 | Por Andressa Theodoro |   

      Certos filmes passam lições muito importantes para empreendedores e acabam complementando ou ensinando mais do que aprendemos na sala de aula. Todos nós podemos utilizar os filmes para trabalhar nossas percepções, emoções e realidades diversificadas.
      Os famosos longas-metragens podem ser utilizados para muito além do entretenimento: eles são lições para a vida toda. Pensando em aguçar mais ainda seu instinto empreendedor o Pensando Grande trouxe 5 dicas de filmes para você se desenvolver profissionalmente. Confira:

      A Rede Social (2010)
      faceEsse filme conta a história do gênio criador do Facebook, que causou uma revolução iniciando uma rede social que vem mudando o modo de pensar e de agir de muitas pessoas.
      Mark Zuckerberg, um jovem analista de sistemas graduado em Harvard, se tornou milionário graças a uma ideia inovadora que, em uma noite de outono do ano de 2003, decidiu colocar em prática. Desde então, ele trabalha em seu computador para tentar criar a rede social que se tornaria um grande sucesso seis anos depois.


      À Procura da Felicidade (2006)
      smithEste filme já se tornou um clássico quando o tema é a realização de seus sonhos. O roteiro traz Will Smith como um homem em busca da carreira que acredita e do sustento da família.
      A Procura da felicidade é exatamente o filme que todo empreendedor precisa assistir antes de começar um negócio ou até mesmo com ele já criado, pois mostra que o sucesso vem com muita persistência.



      O Poderoso Chefão
      chefao“O Poderoso Chefão” é composto por três longas, sendo que o primeiro foi lançado em 1972. Don Vito Corleone, interpretado por Marlon Brando, é o líder de uma família italiana de Nova Iorque, em 1945. O filme começa com o casamento de Connie, filha de Don Vito, que recebe os cumprimentos dos convidados. Bonasera, um imigrante italiano, pede que ele vingue a agressão e tentativa de estupro de sua filha. Como um dos maiores chefes da máfia na época, Corleone escuta, julga a história e coloca para o cidadão uma pena para os jovens agressores. Por essa cena, já é possível perceber o poder de Don Vito.
      Os filmes rodam em torno do poder, do controle do crime organizado e da sobrevivência dos negócios. Com uma trilha sonora marcante, a saga demonstra a força das ligações políticas, a lealdade, os laços familiares e como eles influenciam nos negócios, além da necessidade de mudanças e adaptações para manter uma empresa, que, no caso da trilogia, é a própria máfia. Ou seja, coisas pelas quais os empreendedores também precisam aprender a lidar.

      O Discurso do Rei
      discursoO filme traz a história de George (Colin Firth), segundo filho do casal real, e segunda opção na linha de sucessão ao trono britânico. Desde criança, George é gago, o que se tornou um problema diante dos discursos que precisava fazer como membro da realeza. Para melhorar o problema de fala, George passa a frequentar um terapeuta com métodos pouco convencionais.
      Assim como George, empreendedores também têm receios e precisam passar por cima de medos, dificuldades e aprender a lidar com determinadas situações que surgem ao longo da vida do negócio. Superar os limites e alcançar novos horizontes sempre fará parte do cotidiano dos empreendedores.


      Quem Quer Ser um Milionário (2008)
      miliA história de um menino que responde perguntas por um prêmio milionário em um programa de televisão também pode inspirar os novos empreendedores. O filme mostra que, com conhecimento, você chega aonde quiser. Às vezes, ficamos tão alienados que deixamos a resposta passar despercebida.
      E é aí que está a chave para o sucesso: estar antenado a qualquer acontecimento em sua vida. Tudo pode ser uma oportunidade e todo empreendedor deve estar preparado para enfrentar qualquer situação.

      E aí, já preparou sua pipoca?

      quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

      Previsões para 2014 no Marketing Digital


        por Luiz Ricardo

                                   
      Como é de praxe, todo final de ano há aquelas promessas e previsões para o ano seguinte. Logo, o Digaí não fica de fora e convoca nossos Gurus do Marketing Digital para trazer suas visões. Jogamos os Búzios, consultamos o Tarô, Borra de Café e todas “mancias” da vida pra trazer esse resultado. Confira!
       
      previsões 2014 marketing digital
       
      O ano de 2013 realmente foi bom para o Marketing Digital. Conceitos vêm mudando mais rapidamente, comportamentos e atitudes também. Saímos da “WEB 1.0” – período no qual a internet tornava-se acessível e conhecida pelas pessoas – e vivemos na “WEB 2.0” – período no qual usamos massivamente mecanismo de buscas para informações e redes sociais, nós vamos atrás da informação.
       
      Porém, a tendência é de atualizarmos mais uma versão, tão logo a “WEB 3.0”, momento o qual não iremos só procurar as informações, mas elas virão até nós. É basicamente a organização inteligente do conhecimento. E cá entre nós, ela já começou! Ainda não sobrepõe a 2.0, mas em 2013 ela deu sua ignição. Apesar da velocidade da informação, talvez ela não engate a terceira em 2014, mas com certeza ela será muito presente em nossas vidas.
       
      E por falar em 2014… Sem mais delongas, vamos às apostas, ou melhor profissionais não apostam, eles preveem:
       

      - Felipe Pereira

       
      “- Em 2014, acredito que o mercado de marketing digital passará por uma grande transformação, que na verdade já começou a acontecer. Grande parte das empresas e agências que oferecem serviços de marketing digital no Brasil vêm de uma tradição de branding. No mercado americano, há forte presença de um marketing mais voltado a resultados e isso deve estar cada vez mais presente no cenário nacional. Cada vez mais, vamos ouvir falar em iscas, páginas de captura e conversão.”
       
       

      - Suzana Valença

      “ – A felicidade está na moda. Não é ótimo? Então eu acredito que para 2014 vamos observar um crescimento de campanhas e ações que misturam o digital com o real e que estimulam a interação, a simpatia, o fazer amigos, enfim, a felicidade. Em 2013 vimos algumas iniciativas muito legais neste sentido. Um exemplo foi a cadeira que abraçava o aniversariante na vida real sempre que alguém o parabenizava via Facebook, criada para o Outback, e a cabine-cupido que a Kibon levou para as baladas. A “máquina” fazia um perfil do usuário, pesquisava quem na festa tinha gostos parecidos e estimulava os dois a se encontrarem. Então, em 2014, acredito que o marketing digital vai seguir a tendência de ficar cada vez mais humano.
       
       

      - Marcel Ferreira

       
      “ – Acredito que haverá mais utilização do Marketing de Conteúdo;
      – Maior e melhor utilização do E-mail marketing;
      – Mais utilização das recompensas digitais;
      – Mais foco em Resultado.”
       
       

      - Juliana Pereira

       
      “ – 2012 foi o ano da aquisição – adquirir o maior número de fãs/seguidores possível. 2013 foi o ano do engajamento e da otimização de conteúdo, ou seja, não basta apenas ter milhares de pessoas seguindo você se estas não estiverem engajadas de forma significativa. Para 2014, espera-se o ano da defensoria, onde o verdadeiro impacto empreendedor virá de “advogados” apaixonados e fiéis à marca e do marketing realizado com eles e não para eles.”
       
       

      - Erika Zuza

      “ – “Acredito que o marketing digital será extremamente impactado pelo ano atípico que será 2014, marcado por ações voltadas para a Copa do Mundo. O envolvimento dos mais variados segmentos do mercado com o futebol, demandará criatividade extra das equipes de comunicação! 2014 também é ano de eleições, por isso creio que as ações de marketing digital durante as campanhas serão ainda mais valorizadas, do que nas últimas eleições (em 2012), o que significa mais verba investida e novas vagas extras de trabalho para os profissionais do setor. Por fim, de maneira geral, percebo que o marketing experiencial e a participação do consumidor será cada vez mais valorizada pelas empresas no meio digital, seja para manter um bom relacionamento, seja para gerenciar crises. Fiquemos preparados!”
       
       

      - Valéria Pinheiro

       
      “ – O que acho mais forte é sobre a tendência do Marketing ficar uma coisa mais “humana”, como falou a Suzana Valença. As ações deverão ser mais voltadas para o “espírito”. As empresas tenderão a buscar atingir mais mente e coração. Apelar mais para o emocional, seja em qualquer peça. Então, o Marketing de Conteúdo continua sendo uma das prioridades.”
       
       

      - Walber Nunes

      “ – As empresas já começaram a entender a importância de ações one-to-one nas redes sociais e deixarão cada vez mais de lado sua seriedade e rigidez ao se relacionar com os consumidores 2.0, por perceberem o impacto que ações “para um” geram no âmbito coletivo. Essas estratégias andarão de mãos dadas com o marketing de conteúdo e de oportunidade (devido aos eventos que ocorrerão em 2014 como Copa do Mundo e Eleições presidenciais).”
       

      - Luiz Ricardo Sampaio

      –  Dois pontos serão destaques em 2014:
      .1 – Web Branding: As empresas devem focar na interação com o cliente. Dar vida a sua marca, sair da estática de uma logo, para a dinâmica da pulsação social. Empresas mais conectadas com as redes sociais.
      .2 – Consumidor Mobile: É notório o uso, ora excessivo, do mobile. Só que apesar de termos o dobro de linhas em relação à quantidade de pessoas no Brasil, o que chama a atenção é o uso da internet móvel. Quem nunca foi para uma roda de amigos conversar, e o que era pra ser face a face, foi um “Face to Face”?  Com adolescente nem se fala. Eu diria até que o uso para fins pessoais em um notebook, ou desktop, está caindo em desuso se comparado ao uso massivo de smartphones. Acessos às redes e sites devem ser melhor monitorados para esse tipo de esfera-de-consumo.”
       
      Pois bem, como foi dito acima esse ano de 2014 será atípico devido à Copa do Mundo e às Eleições Presidenciais. Mas a previsões permanecem e vamos com tudo!
       
      E não posso deixar de agradecer a VOCÊ, leitor(a)! Muito obrigado pela sua leitura, sua paciência, seus likes e compartilhamentos (hahaha). Continue conosco em 2014, que promete muito para todos nós.
       
      Torço pra que você arrase nesse ano novo!! Acredite, você consegue.
      Vida longa e próspera ao Marketing Digital.
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