sexta-feira, 13 de abril de 2018

OTIMIZE SEU PERFIL NO LINKEDIN COM 10 DICAS INFALÍVEIS!

Se o seu perfil do Linkedin não estiver bem elaborado, é provável que você perca possibilidades de negócios. Saiba mais!

Por Camila Rosa
O LinkedIn é uma rede social profissional que surgiu em 2002, com o objetivo de ampliar contatos e manter relações corporativas. Ao invés de ter amigos nessa rede, como é no Facebook, fazemos conexões com parceiros em potencial e seguimos empresas que possuem interesses em comum.
Cada usuário da rede possui um perfil, onde é possível especificar diversas habilidades e experiências. Porém, poucos exploram essa funcionalidade, deixando o perfil incompleto e menos atrativo.
Acompanhe a leitura para conhecer algumas configurações e dicas importantes que não devem faltar hora de preencher seu perfil no LinkedIn e aprenda como aumentar a sua visibilidade na rede!

A escolha da foto de perfil

Como citei anteriormente, o LinkedIn é uma rede profissional, com foco corporativo. É preciso tomar cuidado ao escolher sua foto de perfil.
Use uma foto nítida, mais formal, com apenas seu rosto e use preferencialmente, uma foto sem filtros. A ideia da foto de perfil do LinkedIn é mostrar quem você realmente é, sem caras e bocas – apenas com um sorriso, se caso preferir.
Não esqueça de manter sua foto sempre atualizada: é interessante mudar, pelo menos, a cada 6 meses.

Use um título atrativo ao invés do seu cargo

Abaixo do seu nome no perfil do LinkedIn, você encontra um campo chamado “título”. Nesse campo, muitas pessoas inserem somente seu cargo atual. Contudo, ele permite que você crie uma frase de efeito com até 120 caracteres.
Saiba explorar esse espaço chamativo que vai impactar as pessoas e, de quebra, mostrar que você é criativo! Descreva de maneira sucinta o que você faz, o que gosta ou o que está procurando no momento.
Com certeza, esse pequeno detalhe poderá lhe ajudar a encontrar uma boa oportunidade de emprego ou profissionais certos para o seu negócio. Faça o teste!

Faça um bom resumo

No LinkedIn, percebo que muitas pessoas não preenchem o espaço “resumo” que fica abaixo da cidade onde você se localiza.
perfil no linkedin resumo
Esse espaço é interessante para você especificar melhor o que você faz atualmente e transcrever suas experiências de uma maneira mais fluída e pessoal. Nessa área, você pode mostrar sua personalidade, habilidades e qualidades. Por isso, invista em apresentar o que você sabe fazer de melhor.
O espaço permite escrever o resumo em 2 mil caracteres, não perca a oportunidade para as pessoas conhecerem você melhor!

Recomende pessoas para ser recomendado

A rede social permite que você cause boas impressões, basta estar antenado nas boas práticas para aumentar sua visibilidade. A funcionalidade de recomendaçõesexiste para que isso possa acontecer.
Faça boas recomendações no perfil dos profissionais, clientes, parceiros que você já teve a oportunidade de trabalhar. Se você fizer uma recomendação sobre um profissional, parceiro, cliente, ex-chefe no qual já trabalhou juntos, certamente a pessoa concederá uma boa recomendação sua também.
Além de gerar credibilidade para as pessoas que analisam seu perfil, a recomendação que você concede também fica visível no perfil da outra pessoa.
Adote essa boa prática para gerar conexões mais qualificadas. Coloque na agenda e faça uma recomendação por semana. Fica a dica!

Adicione suas competências

No mesmo local onde estão as recomendações, você pode inserir suas competências para que as pessoas façam também uma recomendação delas. Conforme a imagem abaixo:
perfil no linkedin competências
Indique palavras-chave de conhecimentos específicos que você possui em sua área. Se é você foca em Inbound Marketing, por exemplo, defina palavras como E-mail Marketing, Landing Pages, SEO, etc.
Lembre-se de focar apenas nos conhecimentos que você possui maior experiência, ok?

Personalize a URL do seu perfil no LinkedIn

Muitos não sabem, mas é possível personalizar a URL do perfil, para que fique mais limpa e atrativa, sem aquela sequência de letras e números aleatórios.
O ideal é que você coloque seu primeiro nome e um sobrenome. Para configurar, é muito simples! Basta acessar o menu superior direito, onde diz “Editar perfil público e URL”, e fazer a alteração, conforme o print abaixo:
perfil no linkedin URL
Feita a alteração da forma que você escolheu renomear, a URL aparece assim:
Aqui menos é mais! Tente abreviar o seu sobrenome ou, como no exemplo da minha URL acima, use apenas as iniciais de seus sobrenomes.

Adicione uma capa

Vejo que muitos perfis ainda utilizam aquele fundo azul original do LinkedIn, exibindo um perfil apagado com a mesma “cara” de todos. A foto de capa pode chamar muito a atenção de quem visita seu perfil, se você souber qual imagem utilizar.
No meu caso, como Social Media, resolvi escolher uma imagem que identificasse o que eu faço, com fundo dos logotipos de algumas redes sociais:
perfil no linkedin logos
O ideal é você escolher algo que se encaixe com a sua personalidade e área. Os visitantes do seu perfil saberão logo de cara qual é a sua área de atuação e, além disso, a capa torna o seu perfil estilizado diante de milhares que não fogem do padrão.

Faça parte de grupos da sua área

O papel fundamental do LinkedIn é interação. Por esse motivo, não deixo de abrir meu LinkedIn pelo menos uma vez no dia, seja para compartilhar algo, curtir alguma publicação de uma conexão, publicar algum artigo ou interagir em algum grupo.
No LinkedIn, existe um amplo número de grupos com propostas diferentes. Faça parte de, pelo menos, três grupos relacionados da sua área e participe dos principais debates que ocorrem dentro deles.
A interação em grupos no LinkedIn tem como finalidade ampliar seu reconhecimento no mercado em que atua e garantir mais propriedade para falar sobre assuntos que estão em alta. Fazer parte desses debates não só colabora com seu aprendizado pessoal como também auxilia no aumento da sua rede de contatos e oportunidades de emprego.

Divulgue suas conquistas!

A sessão de conquistas é indispensável para quem deseja ter um perfil otimizado no LinkedIn. Seja autêntico e mostre o que já teve de experiências relacionados a projetos sociais, cursos técnicos, cursos rápidos ou idiomas.
perfil no linkedin conquistas
O bacana é que você pode incluir a quantidade de certificados que desejar, então abuse desse espaço ilimitado para inserir todos os seus certificados! 😉

Divulgue seu trabalho

Transmita seus conhecimentos e seu trabalho no seu perfil no LinkedIn diariamente. Suas conexões certamente podem contribuir ou aprender com o que você tem a dizer. A atualização da rede é fundamental para estreitar relacionamentos e ampliar o networking.
Publique conteúdos sazonais e instigue suas conexões a debaterem sobre o assunto com você. Compartilhe assuntos que sejam comuns para seus contatos e publique pelo menos um artigo por mês no LinkedIn Pulse.
Ganhar relevância dentro da rede depende 100% de você. Reserve meia hora do seu dia para focar em estratégias no LinkedIn.
perfil no linkedin gif
Hoje, talvez você não esteja em busca de uma oportunidade, mas quem sabe amanhã estará a procura de uma nova chance no mercado? Com um perfil otimizado e atualizado, não será um grande desafio correr atrás de uma nova empresa, parcerias ou clientes.
Inicie essas boas práticas e garanta um bom status e posicionamento dentro da sua área no LinkedIn.
Espero ter ajudado. Boa sorte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário