quinta-feira, 20 de abril de 2017

O que faz um bom professor?


    Dicas essenciais para quem deseja se tornar um mestre na arte de ensinar adultos e fazer a diferença na vida dos alunos


     Jerônimo Mendes



Aos meus atuais e futuros amigos professores, especialmente os que se dedicam ao ensino para adultos em cursos de nível superior.
Existem três coisas importantes para a construção de um bom professor. É um misto de técnicas, formação adequada, experiência e insights que são construídos na medida em que você vai somando horas e horas de sala de aula.
É algo parecido com as 10 mil horas de treinamento sugeridas por Malcolm Gladwell em seu best seller Fora de Série (Outliers), uma leitura proveitosa e muito agradável.
Porém, isso demora, motivo pelo qual desejo compartilhar algo que aprendi com amor e com a dor, ou seja, por meio da experiência, alguns cursos avançados de metodologia e muita pesquisa sobre o assunto.
O que faz um bom professor?
1. Formação adequada: você consegue ser muito mais efetivo quando a formação básica na disciplina ajuda. A titulação conta muito e se você se dedicar ao assunto, mais do que se dedicou na universidade, melhor ainda. A tendência é fortalecer o conhecimento ao longo do tempo com outros cursos e especializações.
2. Teaching: o saber ensinar, o jeitão do mestre, metodologia, preparação antecipada, domínio do assunto, a facilidade de se comunicar, a oratória, a interação em sala de aula por meio de discussões em grupo, trabalho em equipe, ferramentas, vídeos etc. Os adultos aprendem de maneira diferente, ou seja, fazendo e não apenas ouvindo.
3. Experiência no assunto: é a prática consistente do mestre que ajuda a transformar o conhecimento teórico em ensino de qualidade. Ler um livro e despejar o conteúdo em sala de aula é fácil, mas o que vai fazer a turma absorver a teoria e colocá-la em prática é a aplicação pura e simples daquilo que você transmite e aplica na sua própria vida profissional.
Ensinar adultos é um desafio considerando que vivemos numa sociedade altamente seletiva, hiperssimplificada e hipercomunicativa. Portanto, para concorrer com Twitter, WhatsApp, Facebook, LinkedIn, Instagram, MSN e tantos outros "roubares de tempo" em sala de aula, você precisa ser mais rápido, mais interessante e mais efetivo do que eles.
Aqui vão algumas sugestões de leitura para quem deseja se aprofundar no assunto e se tornar um verdadeiro mestre na arte arte de ensinar:
1) Aprendizagem de Resultados / Malcolm Knowles 
2) O Livro Verde da Persuasão / Jeffrey Gitomer 
3) 99 Calamidades em Sala de Aula e como evita-las / Tabatha Rayment. 
4) A Arte do Encantamento / Guy Kawasaki
Espero que isso lhe ajude a se tornar um mestre mais efetivo e mais querido por onde passar. Procure o caminho da maestria, não apenas porque precisa de algumas aulas para complementar a renda, mas porque você ama esse negócio de ensinar e isso, meu amigo, faz uma diferença enorme em sala de aula e na vida dos seus alunos também.
Pense nisso e seja um mestre por excelência!

Nenhum comentário:

Postar um comentário