segunda-feira, 24 de abril de 2017

22 filmes para se acabar de chorar

Os leitores da Galileu sugerem os melhores títulos para partir seu coração

31/03/2017 - 21H03/ ATUALIZADO 21H0303 / POR REDAÇÃO GALILEU

Em uma conversa de almoço da redação GALILEU surgiu o assunto "filmes tristes", daqueles que nos fazem soluçar de chorar e nos deixam mal só de nos lembrarmos deles. Pensando nisso, perguntamos aos nossos seguidores do Facebook e do Twitter quais longas do tipo eram os favoritos deles.

Recebemos centenas de respostas. Abaixo você confere as que mais se repetiram — bom choro:
Marley e Eu (2008)
Nem só de alegrias vivem os filmes sobre a relação entre humanos e cachorros. Não diga que não avisamos: a história de Marley, o melhor pior cão do mundo, é de partir o coração — não à toa foi a campeã de votos entre os nossos leitores. Ah, e quem achar que não foi sofrimento o bastante, ainda pode ler o livro em que o filme se baseia.
Marley & Eu (Foto: Divulgação)

Sempre ao seu Lado (2009)
Outra produção sobre lealdade entre humano e seu melhor amigo canino. A norte-americana, com Richard Gere como protagonista, se inspirou no filme Hachiko (1987), do Japão. Saber que esta história realmente aconteceu só aumenta a dor. Em frente à imensa estação de Shibuya, em Tóquio, a estátua de bronze do cãozinho Hachiko se tornou um dos pontos mais visitados por turistas.
Sempre ao seu Lado (Foto: Divulgação)
Dançando no Escuro (2000)
É um filme do diretor Lars von Trier. Ponto. Quem está familiarizado com alguma das obras do dinamarquês (NinfomaníacaMelancoliaAnticristo…), só de saber isso, já vai imaginar que o clima vai ser bem difícil. Para fãs da cantora Björk, porém, a bad será amenizada por sua bela atuação.
Dançando no Escuro (Foto: Divulgação)

As Horas (2002)
Meryl Streep, Nicole Kidman e Julianne Moore em um mesmo filme. Sim, é tristeza que vale demais só pelas grandes atuações. Mas há ainda uma quarta grande mulher envolvida na trama: as personagens, todas atormentadas por histórias envolvendo suicídio, se cruzam por meio do romance Mrs. Dalloway, de Virginia Woolf.
As Horas (Foto: Divulgação)

A Escolha de Sofia (1982)
Também com Meryl Streep — lhe rendeu um dos três Oscar da carreira — o filme aborda a dor de uma mãe, Sofia, que precisa escolher qual dos dois filhos pequenos irá salvar no campo de concentração de Auschwitz.
A Escolha de Sofia (Foto: Divulgação)
O Menino do Pijama Listrado (2008)
Está aí outra grande produção que muitos conheceram primeiro por meio do livro homônimo, igualmente um soco no estômago. É uma história sobre a Segunda Guerra e o horror do Holocausto contada a partir da amizade entre dois garotos de lados opostos: um menino judeu e um menino filho de um comandante nazista.
O Menino do Pijama Listrado (Foto: Divulgação)
A Lista de Schindler (1993)
A obra de Steven Spielberg, vencedora de sete Oscar é obrigatória para entender a Segunda Guerra. O empresário alemão Oskar Schindler, interpretado por Liam Neeson, foi o responsável por salvar a vida de mais de mil judeus durante a ocupação nazista na Polônia.
A Lista de Schindler (Foto: Divulgação)

12 Anos de Escravidão (2013)
Também vencedor do Oscar — foi a primeira vez que um diretor negro, Steve McQueen, recebeu o título —, o filme conta a história real de Solomon Northup, negro nascido livre que é capturado e feito escravo na Louisiana do século 19.
12 Anos de Escravidão (Foto: Divulgação)
Sociedade dos Poetas Mortos (1989)
Este sucesso com Robin Williams faz todo mundo lembrar dos tempos de escola — e da dor e da delícia das descobertas que se vivem na adolescência. Williams interpreta o professor que todo mundo gostaria de ter tido (ou teve, e vai bater aquela saudade), alguém capaz de dar lições para a vida toda.
Sociedade dos Poetas Mortos (Foto: Divulgação)

Um Dia (2011)
Os encontros e desencontros entre os amigos e amantes vividos por Anne Hathaway e Jim Sturgess são cheios de uma melancolia que nos aproxima muito dos personagens. Torcemos tanto, tanto por eles, mas, você sabe, não podemos controlar os seus destinos. Um Dia também é uma boa pedida para quem abraçar a dor lendo. É baseado em livro de David Nicholls.
Um Dia (Foto: Divulgação)

Para Sempre Alice (2014)
Julianne Moore venceu o Oscar por sua interpretação magnífica de uma mulher que precocemente vai perdendo a si mesma em vida devido ao Mal de Alzheimer. A doença dessa professora de linguística põe toda a sua família em uma dolorosa trajetória.
Para Sempre Alice (Foto: Divulgação)
À Espera de um Milagre (1999)
Baseado no livro de mesmo nome de Stephen King, o filme acompanha a curiosa relação entre o guarda Paul Edgecomb e o prisioneiro setenciado à morte John Coffey, que é negro e foi acusado de estuprar e assassinar duas meninas. Edgecomb descobre que Coffey possui um dom mágico — e começa a ficar em conflito entre o seu dever e a possibilidade de seu novo colega não ser culpado do crime do qual é acusado. 
À Espera de um Milagre (Foto: Divulgação)
O Pianista (2002)
O longa de Roman Polanski é baseado na autobiografia do músico Władysław Szpilman, um judeu polonês que tenta sobreviver na parte pobre de Varsóvia durante a Segunda Guerra Mundial. Basta olhar a imagem de Adrien Brody abaixo para entender o tipo de reação que o filme vai te causar.
O Pianista (Foto: Divulgação)
A Vida É Bela (1997)
Indicado na categoria de melhor filme no Oscar de 1998, o filme conta a história de um bibliotecário judeu e seu filho, que se tornam vítimas de um campo de concentração nazista. Para evitar o sofrimento do filho, o pai usa a imaginação, o humor e a determinação.
A Vida é Bela (Foto: Divulgação)
O Caçador de Pipas (2007)
Adaptado do romance best-seller de Khaled Hosseini, o longa acompanha a jornada de Amir que, após anos morando na Califórnia, nos Estados Unidos, volta para o Afeganistão para ajudar Hassan, seu amigo de infância. A descrição parece simpática e inofensiva, mas o filme consegue ser devastador.
O Caçador de Pipas (Foto: Divulgação)
Um Olhar do Paraíso (2009)
O filme é baseado no best-seller de mesmo nome e é contado da perspectiva da menina Susie que, após ser morta, fica no purgatório desejando vingança contra seu assassino e a recuperação de sua família. 
Um Olhar do Paraíso (Foto: Divulgação)
A Menina que Roubava Livros (2013)
Liesel, uma menina que encontra uma nova família durante a Segunda Guerra Mundial, encontra um refúgio nos livros, cada vez mais raros e proibidos na Alemanha nazista.
A Menina que Roubava Livros (Foto: Divulgação)
Preciosa (2009)
Na década de 1980 no bairro nova iorquino do Harlem, uma adolescente sofre uma série de violências dentro da própria casa. Ao engravidar do segundo filho, ela ganha a oportunidade de se dedicar aos estudos e, possivelmente, mudar a direção de sua vida. 
Preciosa (Foto: Divulgação)

A Chave de Sarah (2010)
Uma jornalista americana começa a investigar a história de Sarah que, durante a infância na Segunda Guerra Mundial, escondeu o irmão mais novo da polícia em um armário, levando a chave consigo ao ser capturada.
'A Chave de Sarah' (Foto: Divulgação)
A Menina de Ouro (2004)
Maggie é considerada velha demais para se tornar uma boxeadora profissional, ainda assim, insiste e começa a trabalhar com o treinador Frankie Dunn para realizar seu sonho.
Menina de Ouro (Foto: Divulgação)

A.I. - Inteligência Artificial (2001)
Dirigido por Steven Spielberg, o filme se passa no futuro e acompanha a trajetória de uma criança androide que foi programada para amar — e que deseja se tornar humana para ganhar o amor materno.
A.I. - Inteligência Artificial (Foto: Divulgação)
Já Estou com Saudades (2015)
Drew Barrymore e Toni Collette interpretam duas amigas que crescem juntas e cuja amizade passa por vários percalços quando uma delas descobre estar com um câncer terminal.
'Já sinto sua falta' (Foto: Divulgação)
Leia também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário