sexta-feira, 13 de maio de 2016

8 filmes e séries que falam de política


A ficção explica os bastidores do poder político

POR THALITA LINHARES - EM 12.05.2016

Nos últimos meses não se fala em outra coisa além do cenário político brasileiro, e os próximos passos do Congresso. Para entender mais sobre o processo e os bastidores do poder político, preparamos uma lista com nove tramas que mostram o cenário. Confira:

House of Cards
A série do Netflix conta a história de Frank Underwood, congressista que tinha a promessa de um cargo no gabinete da presidência, caso assegurasse a eleição do presidente dos Estados Unidos. Após não receber o cargo prometido,  Francis, junto com sua esposa, Claire Underwood, elabora um plano para chegar ao poder.
A política brasileira, durante o processo de impeachment, foi comparada com a série em diversos aspectos. Entre eles, antes de perder o cargo, o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, estava sendo chamado de Frank brasileiro.

Getúlio
Com Tony Ramos como protagonista, o filme brasileiro conta a história e os bastidores do governo do ex-Presidente Getúlio Vargas.

Todos os Homens presidente
Baseado em fatos reais, o filme de 1972 conta a história de dois repórteres do jornal Washington Post que, alertados por uma fonte secreta, descobrem o que está por trás da invasão de cinco homens na sede do Partido Democrata. As investigações revelam o envolvimento do presidente republicano, Richard Nixon, que o leva à renúncia.

O mordomo da  Casa Branca
A trama gira em torno da vida do afro-americano Cecil Gaines que durante 34 anos serviu como mordomo na Casa Branca. Baseado numa história real, Gaines, durante oito governos presidenciais americanos, testemunhou diversos fatos e se envolve na turbulência política e social do período.

The West Wing – Nos bastidores do poder
West Wing é uma série que mostra acontecimentos da ala Oeste da Casa Branca e os bastidores do poder político. Estrelada Martin Sheen como Presidente, a trama de 1999, apresenta a vida do Presidente e suas movimentações políticas.

A dama de ferro
O filme biográfico de 2011 é baseado na vida de Margaret Thatcher, a primeira-ministra do Reino Unido do século 20 com mais tempo no cargo. Interpretada po Meryl Streep, a primeira-ministra teve que enfrentar diversos tipos de preconceitos em um mundo até então dominado por homens.  Ela tomou visibilidade quando durante a recessão econôminica causada pela crise do petróleo no fim da década de 70, tomou medidas impopulares, visando a recuperação do país. Seu maior desafio foi quando o Reino Unido entrou em conflito com a Argentina na conhecida e polêmica Guerra das Malvinas.

Scandal
A série conta a história de Olivia Pope, ex-funcionária da Casa Branca que abre uma empresa especializada em comunicação e gestão de crise. No decorrer da trama, ela passa a resolver os problemas de seus clientes com metodologias ilícitas e, muita vezes, antiéticas pra que a situação não chegue na boca do público.

Veep
Na série de comédia, a senadora Selina Meyer  integra a chapa que conquista a eleição presidencial norte-americana e assume o posto de vice-presidente dos Estados Unidos.  Ela então descobre que o trabalho político está longe de ser o que ela imaginava, e terá que lidar com a imprensa e com os constantes jogos do poder.

Nenhum comentário:

Postar um comentário