segunda-feira, 11 de abril de 2016

Quinze excelentes perguntas e respostas de entrevistas para usar na sua próxima entrevista de trabalho

Por Rodrigo Souto

Por que as tampas de bueiros são redondas? Quantas vezes um elefante é mais pesado que um rato? Quantas bolas de golfe cabem em um ônibus?
A maioria dos gerentes de contratação já ouviu falar sobre como usar essas perguntas "criativas" para identificar os melhores candidatos. Para sorte dos candidatos inteligentes e qualificados, estudos recentes mostram que as perguntas do tipo quebra-cabeça que ficaram famosas no Vale do Silício e em Wall Street são tão tolas quanto parecem. (Na verdade, o Google parou de usar esse tipo de pergunta em suas entrevistas anos atrás.)
No entanto, quando você está entrevistando pessoas para a sua equipe, tem que ser criativo de alguma forma. Perguntas como “Qual foi o último livro que você leu?” e “Onde você imagina estar daqui a cinco anos?” revelam pouco sobre quem os candidatos são de verdade.
Para você ter mais ideias na próxima vez que estiver avaliando candidatos, veja aqui algumas das melhores perguntas de entrevistas, juntamente com as respostas esperadas.

1) “Fale sobre um momento em que você estipulou metas difíceis. O que você fez para realizá-las? Conte sobre o processo e o seu objetivo."

Se você estiver em busca de um candidato que valorize metas e resultados - como a maioria dos gerentes, essa pergunta vai ajudá-lo a avaliar se eles são capazes de lidar com as metas que você estabeleceu. Uma boa resposta mostra que eles entenderam o que são metas difíceis e se empenharam muito para cumpri-las, mantendo um alto padrão de qualidade de trabalho.

2) Fale da [nome da sua empresa] como se eu fosse comprar um produto/serviço.

Essa é uma abordagem diferente e mais desafiadora da pergunta “O que a nossa empresa faz?”. Ela obriga os candidatos a recorrer à pesquisa que fizeram para se preparar para a entrevista e criar uma mensagem convincente de improviso. 
Para alguns candidatos, isso será mais natural. Por exemplo, candidatos à área de vendas ou marketing podem ter mais facilidade que os de uma função administrativa, e tudo bem. Você não está necessariamente avaliando o resultado. Mas vai ser interessante ver como cada candidato pensa e dá sua resposta.

3) "Fale sobre as relações que você teve com seus colegas de trabalho. Como você descreveria os melhores? E os piores?"

Cada equipe é diferente, então essa pergunta ajuda a revelar se o candidato será feliz, produtivo e bem-quisto na sua equipe. As respostas deles mostrarão como eles interagem com outras pessoas, e que tipos de interações ele esperam que ocorra.
Muitos candidatos hesitam em falar mal de colegas e chefes, portanto pode ser interessante para você perceber como eles lidam com a pergunta sobre suas piores relações de trabalho.

4) "Qual tarefa ou projeto você considera sua conquista mais significativa na carreira até agora? Explique o plano, como você o administrou, como mediu seu sucesso e quais foram os maiores erros cometidos."

Lou Adler, autor do guia The Essential Guide for Hiring & Getting Hired and Hire With Your Head passou dez anos (artigo em inglês) pesquisando a melhor e única pergunta de entrevista de trabalho para contratar ou não uma pessoa, e a escolhida foi essa. As respostas dos candidatos vão falar sobre seu sucesso anterior e seu senso de propriedade. Uma boa resposta mostrará que eles são confiantes no seu trabalho e nas suas escolhas profissionais, ao mesmo tempo em que são humildes e dão crédito a outras pessoas. 

5) "O que você fez profissionalmente que te deu sucesso, mas que você não gostaria de repetir?”

A resposta do candidato dará uma ideia de como ele viu um trabalho com o qual não ficou muito satisfeito, o que pode acontecer com qualquer pessoa, em qualquer cargo, em algum momento. O VP de atendimento global ao cliente do HubSpot Michael Redbord afirma que as respostas dos candidatos costumam cair em algumas categorias:
  • Alguma tarefa subalterna (por exemplo, fechar envelopes). Preste atenção se eles entendem o valor dessa tarefa para a empresa ou se apenas pensam que são bons demais para fazer uma tarefa dessas.
  • Algo muito difícil. Por que foi difícil? Talvez porque tenha sido mal planejado, mal executado ou outro motivo? Por qual motivo eles consideram essa experiência insatisfatória?
  • Algo relacionado com a equipe. Desenvolva com perguntas sobre a equipe, quais eram as funções das pessoas e assim por diante.
Até mesmo a categoria do que eles consideram uma experiência que não gostariam de repetir é interessante, afirma Redbord. Quando você fala sobre experiências extremas que emocionam as pessoas, isso pode ser muito revelador.

6) "É melhor ser perfeito e atrasado ou bom e pontual?”

Para a maioria das empresas, a resposta correta é "bom e pontual". Escrevemos antes (em inglês) sobre a importância de concluir alguma coisa quando ela estiver boa o suficiente, porque todo post de blog, email, vídeo etc. sempre pode ser melhorado e ajustado. Mas, em algum momento, você precisa entregar. A maioria dos gestores não quer pessoas que não cumpram prazos por serem paralisados pela perfeição. 
Se o seu candidato responder “Depende”, ouça o que ele tem a dizer. A pergunta foi feita de um jeito que os candidatos podem sentir que existe uma resposta certa ou errada, e eles vão esperar sinais seus de que estão indo na direção certa. Tente manter-se neutro enquanto eles elaboram a resposta. Se a conclusão deles pender para o lado de “bom e pontual”, provavelmente suas prioridades estão no lugar certo.

7) "Em cinco minutos, você pode me explicar algo que seja complicado, mas que você conheça bem?”

Esse é um teste de inteligência muito melhor que uma avaliação de faculdade, além de ser um excelente meio de avaliar a paixão e o carisma do candidato.
O “algo” em questão não precisa ser ligado a trabalho; pode ser um hobby, um time, algo técnico... qualquer coisa. A resposta vai dizer até que ponto o candidato compreende assuntos complexos e como eles podem articular um assunto complexo para uma pessoa que não o domina. Os candidatos que amam ou conhecem bem alguma coisa e podem expressar bem isso têm mais chances de ser carismáticos, entusiastas e influentes no trabalho.

8) "Como você definiria trabalho intenso?"

Algumas empresas têm ritmos muito diferentes, e essa pergunta é um jeito eficaz de dizer se seu candidato pode acompanhar o ritmo do restante da equipe. Ela também ajuda a identificar uma pessoa que “tem potencial para trabalhar muito”, ou seja, uma pessoa que pode estar em uma empresa de ritmo mais lento no momento ou em uma função que não é adequada a ela, mas que quer trabalhar onde possa realmente colocar a mão na massa.

9) "Se eu fosse classificar todo mundo que já trabalhou com você, qual porcentagem não seria seu fã? Se eu fosse entrevistar essas pessoas, qual palavra elas mais usariam para descrever você?"

Não dá para agradar a todos sempre no trabalho. A resposta dessa pergunta vai ajudar você a descobrir se o candidato tem convicção suficiente de que desagradou uma pequena parte de seus colegas, mas não muitas a ponto de se tornar uma figura polarizadora. 
A palavra que o define é mais importante que a porcentagem fornecida na pergunta inicial. Ao ouvir as respostas, você deve dar atenção a palavras como “apaixonado” e se preocupar com palavras como “teimoso”.

10) "Conte sobre uma situação em que você pôs tudo a perder."

Essa é velha, mas funciona. É um teste que avalia a autoconsciência. (Honestamente, os candidatos bem preparados terão uma resposta pronta.) Alguém que aproveita os erros para aprender geralmente é uma pessoa humilde e consciente. Fique atento aos candidatos que culpam outras pessoas ou dão um exemplo falso (algo como “trabalhei muito e fiquei exausto”).

11) "Quem é a pessoa mais inteligente que você conhece pessoalmente? Por quê?"

Essas perguntas testam o que os candidatos valorizam e aspiram, forçando-os a pensar em uma pessoa real que conheçam e depois articular o que faz dela uma pessoa inteligente. As respostas ideais variam, mas podem incluir exemplos específicos da capacidade da pessoa escolhida de pensar e agir muitas etapas à frente. Eles também podem abordar as capacidades de tomada de decisão da pessoa, de se conectar, o desejo de aprender ou a aplicação do que aprendeu.

12) “O que você gostaria de fazer todos os dias da sua vida na sua carreira?”

Embora seja importante contratar pela habilidade da pessoa, também é importante contratar alguém que provavelmente será feliz nessa posição. Uma pergunta como essa pode ajudar a revelar o que deixa cada candidato feliz no trabalho. Isso é fantástico para medir se eles vão gostar da posição e ficar na empresa por um determinado tempo. 

13) "Se você tivesse US$ 40.000 para construir o seu próprio negócio, o que você faria?"

Esta pergunta é uma das favoritas da gerente de contratação do HubSpot, Emily MacIntyre. Em primeiro lugar, o tipo de empresa que eles escolhem revela muito sobre seus interesses, valores e o quanto são criativos.
Depois, você vai perceber o quanto eles são antenados em termos de negócios. Ao especificar um valor (nesse caso, US$ 40.000), você dá a eles a oportunidade de avaliar como gastariam o dinheiro.
As melhores respostas serão específicas: eles vão dar uma visão geral da empresa e falarão sobre a logística de uso do dinheiro, quem contrariam e assim por diante.

14) "Qual foi a maior decisão que você teve que tomar no ano passado? Por que foi tão difícil?”

Essa é uma ótima forma de descobrir como um candidato aborda as tomadas de decisão. Eles foram rápidos para tomar essa grande decisão, ou levaram algum tempo? Eles passaram a maior parte do tempo refletindo sobre isso sozinhos ou compartilharam com outras pessoas? Como eles fizeram um plano? A resposta pode ter sido ligada a trabalho ou pessoal, e se eles perguntarem a você, peça para falar sobre os dois. 

15) "O que surpreendeu você sobre o processo de entrevista até agora?"

Essa é uma pergunta para a qual nenhum candidato pode se preparar, e vai dar a você uma indicação de como os candidatos se sentem sobre o processo. Além disso, você pode ver como eles pensam de verdade. Aqui, você está em busca de detalhes, algo sobre o espaço do escritório, a personalidade da equipe, uma tarefa que eles precisaram realizar. 


Se por caso você estiver sendo entrevistado, pode deixar seu currículo ainda mais atraente para potenciais empregadores ao se tornar um profissional certificado de marketing inbound com a certificação de marketing gratuita do HubSpot. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário