sexta-feira, 15 de abril de 2016

Motivação – Por que isto é importante?

motivacao
Escrito por Eric Vazzoler
Você já sofreu de ansiedade e irritação quando o domingo vai terminando (a chamada síndrome de domingo à noite)? Odeia segunda-feira? Fica olhando para o relógio a cada 15 minutos pensando no almoço ou na hora de ir para casa? Acha que poderia render mais no trabalho? Está satisfeito com seus resultados razoáveis?
Todos estes sintomas podem estar relacionados a falta de motivação no trabalho.
E você como líder, sabe o que cada membro de sua equipe responderia para estas perguntas? Consegue identificar quais deles estão realmente motivados em suas funções?
A motivação no trabalho é uma das principais preocupações para líderes, gestores e profissionais de recursos humanos e comunicação interna do mundo todo, e isto está intimamente ligado com o rendimento no trabalho e, consequentemente, com os resultados da organização.
A motivação dos colaboradores começou a ganhar mais importância na metade do século passado com estudos de psicólogos renomados, como Abrahm MaslowFrederick Herzberg e Victor Vroom.
Estes estudos, e todos os outros subsequentes sobre este tema, tentam entender o comportamento do ser humano e são usados como base para acriação de práticas, procedimentos e processos que são aplicadas nas corporações para motivar os colaboradores.
Neste post iremos introduzir os conceitos sobre este tema, nos baseando em estudiosos da área, e mostrar a importância que a motivação tem para a organização e para a vida do indivíduo.

Ok, então o que é motivação?

De uma forma simplificada, motivação é o movimento para a ação. São as razões que conduzem um indivíduo a realizar uma determinada ação. Estamos citando Analisa de Medeiros Brum, referência brasileira em comunicação interna e endomarketing.
Complementando este pensamento, para Dr. Stephen P. Robbins, autoridade mundial em comportamento organizacional, motivação do colaborador é adisponibilidade do indivíduo de exercer altos níveis de esforço em direção aos objetivos da organização, condicionada pela capacidade deste esforço de satisfazer certa necessidade individual.
A motivação está conectada com a intensidade, direção e persistência do esforço realizado pelo indivíduo para alcançar determinado objetivo.
  • Intensidade: Quantidade de esforço desempenhada;
  • Direção: É a meta, o foco do esforço. Pode ser organizacional ou pessoal;
  • Persistência: É a quantidade de tempo que a pessoa despende para realizar seu objetivo.
walt-disney
É importante lembrar que o nível de motivação varia de pessoa para pessoa, podendo variar em uma mesma pessoa em relação ao tempo, dependendo do momento e situação em que este indivíduo está em sua vida.
Também ressaltamos que a motivação profissional de cada indivíduo é uma responsabilidade compartilhada entre a empresa e a própria pessoa. Portanto, para alcançar o objetivo de uma equipe motivada, a empresa deve sempre propiciar uma cultura motivacional, mas isto também depende de cada colaborador e de sua capacidade de automotivação.

E por que isto é importante?

Um colaborador motivado trabalha com satisfação, com confiança, comcomprometimento, são mais criativos e autossuficientes, pois são mais determinados ao realizar as tarefas e enfrentar os problemas do dia-a-dia.
Para Robbins “indivíduos motivados se mantêm na realização da tarefa até que seus objetivos sejam atingidos”.
De forma geral. podemos dizer que um colaborador motivado é mais feliz em sua vida profissional e, consequentemente, pessoal.
motivacao-happy
Já para a empresa, colaboradores motivados produzem mais e com mais qualidade, são mais colaborativos, engajados, responsáveis e leais à empresa, além de atenderem melhor o cliente. Todos estes fatores juntos, além de produzirem maiores lucros, resultam em uma cultura organizacional focada em resultados.

Toda empresa quer colaboradores motivados, mas para isto ela deve propiciar um ambiente e uma cultura que estimulem este sentimento, com líderes que conheçam a importância de uma equipe motivada e que tenham ferramentas disponíveis para alcançar este objetivo.
Temos muito para falar sobre este assunto ainda. O que motiva as pessoas? Quais técnicas posso usar para motivar minha equipe? Quais técnicas posso usar para me motivar? E o endomarketing com isto tudo?
motivacao-rino
Agora que já conhecemos um pouco mais sobre a parte teórica da motivação, podemos nos focar na prática. Acompanhe nosso blog e fique por dentro do assunto. Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário