segunda-feira, 11 de abril de 2016

Ciclo P.D.C.A

por 



Ciclo de aperfeiçoamento contínuo do processo


Definição

É um método de gestão que propõe abordagem organizada para a solução de problemas ou acompanhamento de um processo.

Objetivo

Orientar de forma simples e segura as etapas de preparação e execução de atividades predeterminadas, para atingir o sucesso no aprimoramento ou implantação de um processo qualquer.

Descrição

O ciclo de aperfeiçoamento contínuo do processo pressupõe quatro etapas cíclicas e contínuas . A sigla P.D.C.A. vem do inglês:

- P (Plan) -> Planejar;
- D (Do) -> Executar;
- C (Check) -> Verificar/Controlar;
- A (Act) -> Agir/Aprimorar.

Planejar

Consiste em estabelecer um plano, que pode ser um cronograma , um gráfico ou um conjunto de padrões. Esta etapa subdivide-se em :

Definir metas (o que fazer)

A meta deve ser:

- Clara - entendida da mesma forma por todos;
- Exequível - algo cuja execução seja possível;
- Mensurável - algo que pode ser medido (mensurado).

Definir método (como fazer)

Além do como fazer , é necessário que se defina : quem , quando , onde, quanto  e por que vai fazer.

Essas perguntas são conhecidas como o método 5W d 1H que vêm do inglês:  Who? (quem?); when?(quando?); where?(onde?); what?(quanto?); why?(por que?) e how?(como?).

Executar

Executar tarefas exatamente como prevista na fase anterior (planejamento) e coleta de dados para verificação do processo.

Nesta etapa é essencial treinamento no trabalho decorrente do plano e a coleta de dados resultantes da execução.

Verifcar/Controlar

Comparar dados coletados na fase anterior (execução) com os resultados obtidos a partir da meta planejada.

Agir/Aprimorar

Nesta etapa o responsável pelo processo deve cuidar para que haja a consolidação dos resultados , se estes estiverem conforme o planejado ou propor ações corretivas, se algum problema foi localizado durante a fase anterior (verificação/controle).

Quando os resultados obtidos estão conforme o planejado e se deseja consolidá-los , surge o ciclo S.D.C.A. (Standardize, Do , Check, Act - Padronizar , Executar, Verificar/Controlar, Agir/Aprimorar).

A constante interação do ciclo P.D.C.A. com o ciclo S.D.C.A. possibilita a chamada melhoria contínua (Kaizen).

Aplicar os dois ciclos ou não aplicá-los determina os dois tipos básicos de empresas: As empresas que não aplicam o ciclo P.D.C.A. apresentam um comportamento caracterizado popularmente como serrote.

Neste caso as melhorias obtidas são perdidas com o tempo devido a não incorporação das mesmas ao sistema.

As empresas que aplicam o ciclo P.D.C.A. e posteriormente o ciclo S.D.C.A. têm um comportamento caracterizado como escada.

Como todo processo tem um caráter dinâmico, ou seja , está constantemente sendo readaptado pelas novas exigências dos clientes , o ciclo P.D.C.A. também deve ter esse dinamismo e , para tanto , deve ser reavaliado frequentemente.

Nessas empresas os resultados das melhorias são mantidos e o ciclo recomeça de um novo patamar , aperfeiçoando cada vez mais a qualidade . O conhecimento adquirido será sempre somado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário