terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Vídeos Institucionais: Boas práticas e o que você não deve fazer


POR  EM  EM JANEIRO 19, 2016
Vídeos institucionais são uma excelente forma de comunicação para as empresas em diversos níveis.
Hoje, uma das maiores preocupações de todas as empresas é a de se fazer relevante frente ao mercado saturado e a grande concorrência e também deixar claro seu posicionamento, missão, valores e, obviamente, aquilo que ela oferece de serviço ou produto.
Portanto, é necessário investir em formas de comunicação empresarial eficientes e que sejam interessantes para abordar tanto parceiros e clientes, quanto os próprios funcionários.
Levando em conta que os vídeos são a forma de comunicação mais quente da atualidade e que a maioria das pessoas tem preferência por consumir conteúdos nesse formato, os vídeos institucionais podem ser a solução certa para sua empresa.
Sua empresa já trabalha com vídeos institucionais ou pelo menos sabe a que esse conceito se refere?

O QUE SÃO VÍDEOS INSTITUCIONAIS?

Vídeos institucionais são uma das formas mais eficientes de apresentar toda infraestrutura de uma empresa para o seu mercado de atuação: Produtos, serviços, história, equipe, e muitos outros pontos.
Vídeos Institucionais também podem ser chamados de vídeos corporativos, vídeos empresariais ou vídeo marketing.
Normalmente, esse tipo de material é divulgado no próprio site da empresa, redes sociais, em eventos e também dentro da própria empresa para colaboradores, parceiros e clientes.
Este tipo de vídeo é bastante útil dentro das estratégias de marketing e da comunicação corporativa de qualquer empresa, mas alguns cuidados devem ser tomados na hora da sua produção para que esses vídeos institucionais não sejam um fracasso.
A seguir, você confere alguns passos para produzir vídeos de sucesso e também dicas do que deve evitar nesse tipo de produção.

Tenha um planejamento e estabeleça um objetivo

Antes de começar a produzir seus vídeos institucionais, é importante ter em mente qual será o objetivo dessas peças. Você vai apresentar a empresa ou um de seus produtos ou serviços? Quer vender ou apenas fortalecer a imagem do seu negócio? Defina um objetivo central e dedique todo o vídeo a ele.
Além disso, defina desde o início outros pontos que serão importantes na produção de seus vídeos institucionais, como verba e tempo disponíveis, o público que você deseja atingir, locais em que eles serão divulgados e outros pontos.
Isso tudo vai ajudar a garantir a eficácia de seus vídeos e também evitar que você se perca durante o processo de produção.  

Garanta que seus vídeos institucionais passem apenas uma mensagem

Um vídeo institucional não é um curso de graduação. Cuidado para não passar mensagens demais.
Foque em apenas uma mensagem, e se for extremamente necessário trabalhar com mais, tente não passar de três. Pense na história dos Três Porquinhos ou nas mais famosas parábolas bíblicas: o significado da história está diretamente amarrado à narrativa, que é curta e fácil de lembrar.

Conte uma história

Storytelling é um ótimo recurso que vai te ajudar a criar vídeos institucionais fantásticos.
De acordo com pesquisas, o cérebro humano tem muito mais facilidade de se engajar com histórias do que com dados e fatos contados de maneira solta e sem contexto.
Portanto, capriche em suas narrativas! Faça analogias, crie personagens, use o bom humor e insira sua empresa em um cenário muito mais atrativo e encantador. Você vai ver como esse recurso é eficaz!

Capriche na trilha sonora

O hit do momento pode até ajudar a princípio no engajamento com o seu conteúdo, mas você corre dois riscos. O primeiro é de o vídeo ficar datado rapidamente, sendo esquecido assim que a música sair das rádios. O segundo é que a canção chame tanta a atenção que a mensagem ficará em segundo plano. As pessoas dirão “aquele vídeo da música X” e não “aquele vídeo que mostra que a estratégia da empresa agora é abrir mercados em outros países”.
Portanto, capriche na trilha sonora de seus vídeos institucionais e, mais do que apenas usar as “músicas do momento”, invista em canções que tenham o apelo emocional que seu vídeo pede. Quer algo mais emocionante, que passe a ideia de conquista e superação? Invista em músicas que sejam crescentes e tenham um pico mais animado e emocionante. Quer passar a ideia de diversão? Escolha uma música com um ritmo mais marcado e que seja mais lúdica e animada.  
Lembre-se também de controlar o volume dessas canções, colocando-as apenas no fundo quando houver falas de atores ou locução, e também de usar apenas músicas com direitos autorais liberados ou que você tenha pago pelo uso.  

Cuidado ao fazer vídeos institucionais sem ajuda

Uma produtora profissional de vídeos não é um luxo e é este tipo de parceria que fará a diferença entre 3 minutos de imagens bonitas e 3 minutos de uma narrativa forte e persuasiva.
Profissionais da comunicação podem ajudar a traduzir as necessidades da sua empresa e a cortar o que não dará certo desde o primeiro roteiro.
Se optar por fazer seu vídeo institucional sem ajuda, garanta que você tem uma equipe minimamente qualificada e que poderá executar todo o processo – desde o planejamento até a gravação e divulgação – com dedicação e qualidade.

Não tente fazer um viral

Os vídeos mais populares da internet são, em sua grande parte, fruto do acaso, de variáveis fora do controle de qualquer um. Se houvesse uma fórmula que desse sempre certo, haveria homogeneidade na lista dos vídeos mais vistos do YouTube(e não há, a menos que sua empresa esteja no mercado de videoclipes).
Então a nossa dica é:  Defina metas de visualizações, mas não se preocupe em atingir os Trending Topics do Twitter. Não distorça seu conteúdo para agradar a um público que, na maioria das vezes, não será relevante e não perca tempo e dinheiro.
Trabalhe pesado na divulgação do seu conteúdo de maneira segmentada. Assim é bem mais provável que você consiga atrair uma audiência mais fiel e que se interessará mais vezes pelo seu conteúdo.

Se preocupe com a duração do vídeo

Se você tem um objetivo, consegue estimar quanto tempo precisa para alcançá-lo. Com a mensagem do seu vídeo corporativo é a mesma coisa. É importante definir a duração antes e fazer com que o material editado se encaixe nela. Quase todos os comerciais de TV dos quais você se lembra têm 30 segundos ou até menos.
Defina mais ou menos o tempo necessário para passar sua mensagem de forma firme, clara e convincente e lembre-se que ficar dando muitas voltas ou enfeitando demais sua história, nunca é a melhor opção. Isso pode fazer seu vídeo ficar longo, chato e ainda repelir seu espectador logo de cara.  

Não se esqueça de garantir uma boa iluminação para seus vídeos institucionais

Absolutamente nada do que você assiste na televisão é feito com iluminação natural, ou seja, apenas com a câmera. Luzes extras de diversos tamanhos e potências são sempre empregadas. Na falta de equipamento, grave em local aberto no começo da manhã ou acenda todas as luzes disponíveis (e considere trazer abajures ou lanternas).
Um vídeo mal iluminado pode deixar sua produção difícil de assistir e entender, diminuir a eficácia da sua mensagem e fazer com que sua empresa perca em credibilidade pela produção que não tem um aspecto profissional.
Em nossa série sobre produção de vídeos, o Pocket Video, você encontra umcapítulo totalmente dedicado a iluminação e as formas mais simples e baratas de iluminar seu vídeo. Vale conferir!

Mensure seus resultados

Se for fazer vídeos institucionais, lembre-se de estabelecer também, logo de cara, uma forma de mensurar os resultados dessa ação, que é uma ação de divulgação como qualquer outra.
Defina os indicadores e meça seus resultados em função do tempo, de seu esforço e da verba que foi investida.
Você pode medir o sucesso do seu vídeo de diversas formas: com desempenho em social, número de pessoas que preencheram determinado formulário ou entraram em contato após ver o vídeo e número de visualizações, por exemplo. Caso você use uma plataforma profissional de vídeos, ainda pode medir o engajamento das pessoas com o vídeo, ver de que forma elas o estão consumindo, por qual dispositivo e qual seu perfil.
A partir dessas informações, você terá dados sólidos para melhorar seu vídeo e até mesmo investir em outras produções.

Use Calls to Action (CTAs)

Termine o vídeo institucional com o que você quer que as pessoas façam e com o verbo no imperativo: entre em contato, preencha o formulário, faça a doação, visite o site. Isso, novamente, vai reforçar o objetivo do vídeo e a mensagem na cabeça do espectador.
Os números de visitas, doações, ou contato com a empresa ainda darão ainda outra medida do sucesso do vídeo, e, como você sabe, “what gets measured gets managed”.

Então, agora que você já conhece alguns segredos para tornar seus vídeos institucionais um sucesso, que tal começar a produzir esse tipo de material?
Defina seus objetivos, uma mensagem central e mãos a obra!
Leia também o material abaixo e não deixe de compartilhar com a gente o que achou do conteúdo.
Abraços e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário