quarta-feira, 17 de junho de 2015

Como Fazer a SWOT Cruzada



Ao relacionarmos as informações de uma análise SWOT obtemos uma SWOT cruzada. Se você deseja saber mais sobre SWOT acesse o link para o post anterior clicando aqui. A análise SWOT cruzada é uma determinadora estratégica que permite que as empresas determinem o futuro de suas ações.
Para realizar uma análise SWOT Cruzada é necessário que, primeiro, você tenha uma visão clara do ambiente em que seu negócio se encontra. Isso significa que é preciso estar ciente de todas as forças e fraquezas que sua empresa possui e saber identificar oportunidades e possíveis ameaças. Além disso, é preciso estar preparado para criar objetivos e estratégias a partir dos resultados dos cruzamentos dos quadrantes de uma SWOT.
Tipo de estratégia de acordo como cruzamento dos quadrantes
Estratégia Ofensiva: Pontos Fortes x Oportunidades (SO)
A estratégia Ofensiva pega cada um dos pontos fortes e cruzar com as oportunidades. É uma estratégia visa o crescimento e o desenvolvimento, melhorando o que já é bom.
Exemplo: Empresa de Turismo
Pontos Fortes: Influencia de mercado
Oportunidades: Realização da Copa do Mundo e Olimpíadas no Brasil.
Estratégia: Investir em parcerias e alianças para abranger o maior numero de estabelecimentos turísticos utilizando para isso o marketing encima do seu peso de mercado
Estratégia de Confronto: Pontos Fortes x Ameaças (ST)
Do cruzamento dos pontos fortes com as ameaças surgem as estratégias de confronto. É nesse ponto que se deve traçar planos para afastar possíveis ameaças, ou seja se apoia nos pontos forte da empresa para combater e diminuir os riscos de possíveis ameaças. Utilize esse cruzando mento para modificação do ambiente a favor da empresa.
Exemplo: Empresa produtora soja
Pontos Fortes: Tecnologia de Ponta, Qualidade de produto e produção em larga escala
Ameaças: Aumento expressivo do dólar pode encarecer insumos e sementes.
Estratégia: Apostar nas exportações uma vez que o aumento do dólar “barateia” o produto para consumidores internacionais. Empatando o problema no aumento dos insumos já que a receita também será em dólar.
Estratégia de Reforço: Pontos Fracos x Oportunidades (WO)
Do cruzamento dos pontos fracos com as oportunidades surge a estratégia de reforço. As ações adotadas devem reforçar suas fraquezas para que elas não atrapalhem na competitividade do mercado. Desenhe a estratégia de forma a tirar vantagens das fraquezas da sua empresa.
Exemplo: Industria de injeção de peças em PVC
Pontos Fracos: Logística deficitária
Oportunidades: Mercado de revenda de peças plásticas em alta, devido ao encarecimento dos produtos a base de outros compostos
Estratégia: Contratação de empresas terceirizadas de transporte e aluguel de veículos.
Estratégia de Defesa : Pontos Fracos x Ameaças (WT)
Essa estratégia tem como objetivo minimizar perdas e impactos negativos que esses dois quadrantes podem causar na sua empresa.Pode até mesmo adotar alterações profundas na empresa objetivando a proteção em cenários ruins.
Exemplo: Empresa de artesanato
Pontos Fracos: Não consegue atender a demanda
Ameaças: Aumento de fabricas que produzem artigos em larga escala.
Estratégia: Adoção de maquinário e personalização de produtos para criar nichos de mercado, fugindo do mercado consumidor padrão.
Se bem elaborada, a SWOT cruzada se mostra uma excelente estratégia que protege e estabiliza seu negócio ao mesmo tempo, além de possibilitar estratégias de ataque e expansão. O resultado é a base estratégica de qualquer empresa que vise o sucesso.


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