quinta-feira, 28 de maio de 2015

Hotel paranaense é case de sucesso em sustentabilidade


Fabiane Michaito, administradora operacional do Hotel Joaçaba.
FLORIANÓPOLIS - O Hotel Joaçaba, localizado no munícipio de mesmo nome, no Destino Turístico Vale do Contestado, foi apresentado no Simpósio de Governança e Manutenção Hoteleira, que acontece durante o 29º Encatho & Exprotel, como um case de sucesso em práticas sustentáveis na hotelaria. A administradora operacional do empreendimento, Fabiane Michaito, falou sobre algumas ações simples que tornaram o local um exemplo de sustentabilidade.
O Joaçaba promove algumas campanhas, entre elas, a de uso consciente da água voltada para hóspedes e funcionários e a campanha de lavagem de enxovais, onde o hotel expõe nas suítes informações sobre as práticas de economia de água e oferece ao cliente a possibilidade de participar, escolhendo se quer ou não que as suas toalhas e roupa de cama sejam trocadas.
Como as lavagens de enxovais são realizadas no próprio hotel, a redução de cerca de 15 maquinadas ao dia para 8, atualmente, resultou em uma economia de 300 litros de água por maquinada, na redução de 20% de produtos de limpeza, redução com dos custos com energia elétrica e na vida útil do enxoval prolongada.
Todo o valor economizado com a conta de água é revertido para o caixa dos funcionários e utilizado em confraternizações.
Outra ação praticada pelo hotel é a reciclagem de sabonetes já utilizados. As barras são recolhidas nos quartos, esterilizadas e transformadas em sabonete liquido, para uso na lavagem de calçadas, pisos, manutenção e rampas. Com isso, o hotel registrou uma economia de 34% na compra de material de limpeza.
Reaproveitamento é outro pilar da sustentabilidade amplamente trabalhado no Joaçaba. Os panos de limpeza descartados do A&B são reaproveitados na governança para limpeza de sapatos, vidros e outros. As esponjas, também do A&B, são reutilizadas na governança para limpeza geral e os seus resíduos e embalagens são devolvidos aos fabricantes para reutilização.
Lenços umedecidos para limpar maquiagem são oferecidos nas suítes para evitar as manchas difíceis nas toalhas.
Toalhas descartadas são transformadas em protetores de travesseiro pelos próprios colaboradores, o que proporciona mais qualidade, conforto e ainda a redução de custo na compra de protetores de travesseiros.
Essas são apenas algumas das atitudes tomadas pela administração do Hotel Joaçaba pensando no futuro do planeta e ao mesmo tempo na economia para o estabelecimento. Tomando como base os três Rs da sustentabilidade, reduzir, reciclar e reutilizar, o hotel se tornou um exemplo para o setor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário