sexta-feira, 17 de abril de 2015

VÍDEO COMO ESTRATÉGIA


Eu, você e qualquer um já rolou a barra lateral do Facebook e ficou maravilhado com osvídeos que começam a rodar automaticamente, deixando todo mundo morrendo de curiosidade. Uma sacada de mestre, não é? Enquanto empresas inovadoras, como o Facebook, já perceberam a importância dos vídeos, outras ainda estão um passo atrás nesse processo. E pior: a maioria das empresas ainda não está utilizando essas inovações para melhorar a comunicação com seu público interno e externo.
Eu não vou entrar no mérito das ações de marketing e de publicidade (que utilizam muito bem esses novos recursos). A intenção desse post é falar sobre alguns formatos de vídeo que podem ajudar na comunicação dentro e fora das corporações:

Vídeos institucionais

Eu raramente vejo vídeos institucionais rodando automático no Facebook. Uma pena. Fiz um teste há alguns dias e coloquei na página de um cliente um vídeo que produzi para o aniversário da fundação. Foi a publicação mais visualizada da semana. Esse é apenas um exemplo para dizer que o vídeo está em ascensão e é o formato preferido no momento atual, principalmente porque, com a correria do dia a dia, muita gente não tem mais tempo para parar e ler. O vídeo é prático, sucinto.
Vídeos institucionais são essenciais para pequenas, médias e grandes empresas. Não importa o tamanho, o importante é mostrar o seu serviço da maneira mais eficiente possível. E, além de compartilhar isso nas redes sociais, o vídeo institucional é uma ótima maneira de fazer uma apresentação mais profissional da empresa, em visitas a fornecedores e clientes.
Os estilos são variados, mas, basicamente, o vídeo institucional deve ser explicativo, falar sobre o histórico da empresa, o tipo de serviço que presta, o público que atinge. Um exemplo, produzido por mim e pelo publicitário Daniel Queiroz, é o vídeo do Terra Park Estacionamentos. Esse material é interessante, porque mostra aos clientes o que eles não conseguem ver, os processos por trás do simples ato de entrar – estacionar – sair. Eu sou muito a favor dos depoimentos de usuários e acho que isso engrandece e dá credibilidade à imagem da empresa nos vídeos institucionais.

Vídeos comemorativos

Não deixam de ser vídeos institucionais, mas são produzidos para datas específicas. Os aniversários de fundação são ótimas ocasiões para elaborar um vídeo como esse. O doSescoop/SC, feito para comemorar o aniversário de 15 anos de fundação, é o que eu comentei anteriormente que fez sucesso no Facebook. Vocês podem notar que eu produzi praticamente um vídeo institucional tradicional, mas a homenagem é o principal elemento.

Vídeos motivacionais

Para a comunicação interna das empresas, esse formato de vídeo é muito interessante. Ele pode mostrar para os colaboradores os cargos que podem alcançar dentro da empresa, além disso, é uma ótima oportunidade para disseminar missão, visão, valores e um depoimento do presidente.
Eu produzi um vídeo como esse para o Grupo Bandeira. O vídeo nasceu de duasdificuldades da empresa: a grande rotatividade de funcionários e a impossibilidade de levar os novos colaboradores para conhecer a empresa, que era dividida em diferentes andares do prédio. O Grupo tinha um vídeo institucional, mas ele era claramente voltado para clientes, e não era próprio para usar como uma apresentação para novos colaboradores.
solução encontrada foi produzir um vídeo que chamamos de motivacional, já que a ideia principal era incentivar o crescimento dos funcionários na empresa, mostrando cases reais. Além de, é claro, fazer um passeio pelos setores, mostrando, por meio das imagens, as salas e a estrutura da empresa.
Foto: Daniel Gomes Queiroz

Fonte: http://www.emanuellegomes.com.br/video-como-estrategia/

Nenhum comentário:

Postar um comentário