quinta-feira, 24 de julho de 2014

5 passos para fazer seu primeiro Business Model Canvas


E antes que você pense “ah, mas é complicado e deve gastar um tempão”, elencamos 5 passos simples para tirar seu negócio ou produto do papel com o Canvas

Guilherme Massa,





“Ah, eu conheço o Canvas… quer dizer, nunca usei, mas já vi”. Se você se identificou com essa frase, não se preocupe: você não está sozinho! Apesar do sucesso do Business Model Canvas entre empreendedores e empresas de ponta, é bastante comum encontrar gente que nunca montou um único Canvas. Para acabar com isso, vou te ajudar a criar seu primeiro modelo de negócio inovador!
E antes que você pense “ah, mas é complicado e deve gastar um tempão”, elencamos 5 passos simples para tirar seu negócio ou produto do papel com o Canvas. Evidentemente, esta ferramenta é muito mais poderosa e rica (muito mesmo!), mas com este guia você fazer sozinho intuitivamente e terminará seu Canvas com a sensação de “nossa, fácil assim? Quero mais”!
5 passos para fazer seu primeiro Business Model Canvas:
1. Imprima o Canvas em uma folha A4 ou A3 (baixe o Canvas para impressão). Vai ficar pequeno, mas isso te ajuda a ser objetivo na sua primeira vez;
2. Arrume um bloquinho de post-its pequenos (34,9 mm x 47,6mm) e uma caneta;
3. Assista ao vídeo de 2min feito pelo Alex Osterwalder (criador do Canvas) explicando rapidamente a ferramenta. Separei este aqui que tem legendas em português:

4. Preencha os 9 blocos do canvas! Cada bloco contém perguntas de apoio que ajudam bastante a preenchê-lo;
5. Desenhe! O canvas é visual por essência, então represente cada bloco em um desenho, também usando post-its.
Artigo publicado originalmente em overfora.com.br e cedido gentilmente ao Administradores.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário