quinta-feira, 15 de maio de 2014

10 aplicativos para facilitar a vida do pequeno empreendedor

 

Em um universo bem extenso de aplicativos desenvolvidos, separamos 10 que são indispensáveis para que não haja erros em sua administração

Nícolás Párraga, www.administradores.com,


A maioria pode ser baixada gratuitamente
Gerir uma empresa não é das tarefas mais fáceis. Não importa o tamanho: principalmente no começo da gestão é preciso se valer de ajuda de confiança, pessoas empenhadas em realmente colaborar e projetos muito bem estruturados.
Além disso, parte desta ajuda está na tecnologia. Usar sistemas, mesmo que os mais simples (tabelas em Excel, por exemplo) para controlar fluxo de caixa, credores, pagamentos, funcionários, entre outros, demanda tempo e disposição para que nada fuja do controle.
No entanto, é a própria tecnologia, por meio de smartphones e tablets que promete auxiliar - e muito, o pequeno empresário. Em um universo bem extenso de aplicativos desenvolvidos, separamos 10 que são indispensáveis para que não haja erros em sua administração.
Aproveite! A maioria pode ser baixada gratuitamente (ao menos em uma versão mais simples).
Evernote
Armazenar arquivos de texto, imagens e áudio, de uma forma que estas ainda possam ser compartilhadas facilmente, por meio de sincronia entre smartphones, notebooks e tablets são as principais funções do Evernote. O aplicativo suporta muitos sistemas operacionais e ainda oferece uma versão gratuita e uma outra paga, um pouco mais abrangente.

SamCard
Empresa pequena geralmente depende de bons contatos tête-a-tête para obter sucesso. No entanto, carregar um calhamaço de cartões de visitas pode ser complicado. Este aplicativo, gratuito e disponível para iOS, fotografa o cartão de visita e transfere as informações diretamente para lista de contatos do celular.

Printcentral
Este serve para iPad e o transforma em uma central de impressões. Além disso, permite o envio de documentos, fotos e páginas web para impressoras que aparecerem em sua rede wi-fi. Ainda há a vantagem do programa aceitar muitas impressoras simultaneamente. Tem mais: se estiver na rua, aceita o envio de documentos via conexão 3G.

Pai
Desenvolvido pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), o Pai funciona como se pegasse o empreendedor pequeno e guiasse pela mão. Tem o objetivo de dar base ao negócio em fase inicial ou para empresas que precisam de um empurrãozinho para aprimorar sua gestão e crescer. Estão nele preços médios de mercadorias, serviços, custos, fluxo de caixa, projeção de custos... Ele realmente é um pai para o empresário! E o melhor: sai de graça para muitos sistemas operacionais.

Sendgine
Organizar o pardieiro de e-mails, por lista de correspondências indesejada, criar páginas para projetos novos e controlar prazos com avisos anteriores ao deadline de cada ação. Todas essas funções estão no Sendgine. Mais que um organizador, ele promete dar uma nova vida às caixas de e-mail.
BizExpense
Ótimo para controlar os gastos: cria categorias, subcategorias, faz gráficos e ainda exporta tudo facilmente para o Excel. Além disso, ainda usa a câmera fotográfica do próprio celular como scanner. E é grátis, para iOS.
Intercom
Autorizar negócios, filtrar informações e permitir acesso fácil aos contatos profissionais, separados por empresa, cargos e até cidade. Com a organização que o Intercom proporciona, nenhuma destas tarefas pode se transformar em um bicho de sete cabeças.

PdaNet
Arquivos importantes presos em seu notebook por falta de wi-fi? O fato é mais comum do que se imagina e pode acontecer com você mesmo, amanhã, quando estiver naquela viagem de negócios. Esse programa faz com que seu celular seja um modem e funcione por meio do cabo, do jeito mais primitivo. Pode salvar vidas, acredite!

HoursTracker
Seus horários e compromissos podem ser muito bem controlados. Basta que você tenha um iPhone e use o aplicativo HoursTracker. Ele é tão certinho que permite até o cálculo de tempo de seus projetos ou atendimento aos clientes.

TeamViewer
Esta é outra mão na roda para quem precisa acessar arquivos em seu notebook ou até mesmo supervisionar, mesmo de longe, a equipe de trabalho. Serve tanto para Android quanto para iPhone.
Nícolás Párraga é digital marketing analyst da Staples no Brasil e na Argentina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário