quarta-feira, 23 de abril de 2014

10 Ferramentas que Podem Salvar Empreendedores de Primeira Viagem

       


O que é: As ferramentas de gestão e planejamento podem ajudar os empresários a organizar funções iniciais que são vitais para o funcionamento de um negócio.
Por que usar: Existem diversas ferramentas de gestão e planejamento que visam aperfeiçoar e facilitar a organização do negócio, desde as finanças até o controle de produção. Com elas, ser empreendedor hoje em dia é muito mais fácil do que 50 anos atrás. Com a internet tornou-se ainda mais acessível para o empresário iniciante utilizar ferramentas que aprimorem sua gestão.

10 ferramentas que podem salvar empreendedores de primeira viagem

1. Planilha de Estudo de Viabilidade Econômica

Uma das grandes dúvidas de qualquer empresário é saber se o seu negócio será lucrativo ou não. A Planilha de Estudo de Viabilidade Econômica lhe permitirá saber se o investimento terá um retorno financeiro positivo nos próximos anos, ou seja, com esta ferramenta será fácil saber com antecedência se o seu negócio será viável.

2. Planilha de Investimento Inicial

Um dos erros que um empreendedor de primeira viagem pode cometer é achar que tem dinheiro o suficiente para começar o negócio. O cálculo errado do investimento inicial pode pesar lá na frente, quando as contas começarem a apertar e você sentir que precisava de mais dinheiro do que pensava. Com a planilha de investimento inicial você terá a noção exata de quanto dinheiro gastará nos primeiros meses do negócio.

3. Planilha de Formação de Preços para Serviços

Colocar o preço certo para cada serviço prestado por sua empresa é essencial para a lucratividade e o sucesso do negócio. Se o preço é muito baixo, pode haver prejuízo, se for muito alto, espantará os clientes. O preço deve ser justo tanto para o cliente quanto para o empreendedor tirar o seu lucro.
Usando a Planilha de Formação de Preços para Serviços você definirá o preço levando em conta diversos fatores, entre eles, os custos e as horas de serviço, bem como os preços usados pela concorrência.

4. Planilha de Precificação de Mensalidade

O custo da mensalidade também é uma preocupação dos novos empreendedores. As taxas devem ser justas o suficiente para que os dois lados da mesa saiam ganhando.
Planilha de Precificação de Mensalidade permite que você defina o preço ideal da mensalidade do seu serviço para obter um nível de lucratividade aceitável.

5. Planilha de Necessidade de Capital de Giro

A empresa sempre deve ter uma reserva para cobrir a diferença entre entradas e saídas do caixa, ainda mais quando os prazos são diferentes. Isso é o que chamamos de “Capital de Giro”, ou seja, uma reserva em dinheiro que ajuda o negócio a “girar” financeiramente.
Mas qual seria o valor desse capital de giro? Para descobrir, use a Planilha de Necessidade de Capital de Giro. Essa ferramenta permitirá que você calcule o valor necessário para custear a diferença entre a entrada e a saída de dinheiro do caixa.

6. Planilha de Pesquisa de Mercado

Toda empresa visa oferecer o melhor serviço para seus clientes. E a empresa consegue oferecer melhores serviços se conhecer quem são e o que querem seus clientes.
Para entender a clientela, utilize a Planilha de Pesquisa de Mercado, que oferece um exemplo de questionário para ser usado em qualquer tipo de negócio. Outra utilidade dessa ferramenta é criação de bancos de dados e gráficos que representam as informações fornecidas por seus clientes.

7. Planilha de Indicadores de Vendas

Basicamente, o sucesso de qualquer empresa depende de estratégia (e uma boa estratégia) é construída com dados. A Planilha de Indicadores de Vendas, como o próprio nome diz, revela como anda a situação das negociações de sua empresa. A planilha fornece gráficos para você analisar com precisão se as negociações estão funcionando ou não. Com esses dados em mãos, será possível introduzir mudanças no jeito de negociar com o cliente.

8. Planilha de Curva de Valor

Uma das melhores maneiras de sair na frente dos concorrentes é oferecer um produto ou serviço que seja diferenciado. E para saber como se diferenciar da concorrência, use a Planilha de Curva de Valor, que permite a você conhecer a oferta de valor e benefícios da concorrência, desse modo, a sua empresa poderá buscar meios de acertar os pontos que ainda não foram atendidos pelo mercado.

9. Planilha de Avaliação de Modelos de Negócios

Você sabe como avaliar a sua empresa? Tem idéia de como descobrir se o negócio vale a pena ser empreendido? Com a Planilha de Avaliação de Modelos de Negócios é possível saber se uma idéia é boa ou ruim, se o seu negócio está atingindo as expectativas esperadas e se a sua empresa está “rendendo”.

10. Planilha de Plano de Negócio

Se você tem uma startup, então sabe que um plano de negócios é imprescindível para atrair investimentos de aceleradoras. O mesmo acontece para empresas que buscam apoio de bancos financiadores.
Sem um plano de negócios, o investidor não poderá saber se a sua empresa tem potencial para crescer e ser lucrativa. Usando a Planilha de Plano de Negócio você terá meios de criar um plano empresarial que será de grande auxilio no início do seu negócio.

Boas ferramentas de gestão

Todas essas ferramentas podem ser adquiridas no site da LUZ, uma empresa voltada para a educação de empreendedores. No site você encontra mais informações sobre as ferramentas aqui apresentadas, bem como dicas e tutoriais para obter sucesso no empreendedorismo.
Que tal adquirir outras ferramentas para fazer seu negócio decolar? Acesse o site da LUZ.vc e conheça as planilhas e cursos disponíveis!

 
Fonte: http://blog.luz.vc/marketing/10-ferramentas-que-podem-salvar-empreendedores-de-primeira-viagem/?utm_source=LUZ.vc+%7C+Blog&utm_campaign=0fb83377fd-RSS_EMAIL_CAMPAIGN&utm_medium=email&utm_term=0_16cade68b1-0fb83377fd-295015693#sthash.KAzxIh5T.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário