terça-feira, 18 de março de 2014

14 Dicas Simples e Práticas para Melhorar o Seu Perfil na Linkedin


 

Olá, tudo bom? Como está a sua Terça-Feira?

Recentemente uma amiga me pediu algumas dicas de como ela poderia melhorar o seu perfil na Linkedin. Conversamos por cerca de uns 40 minutos, onde passei pelos principais tópicos.

Depois daquela ocasião, coloquei uma mensagem bem pequena no final do meu último e-mail que quem quisesse 7 Dicas Práticas da Linkedin, deveria responder ao meu e-mail com a frase: "Eu Quero". Em menos de 5 minutos recebi mais de 30 pedidos. Me empolguei, escrevi mais 7 dicas e fiquei pensando que talvez fosse interessante publicá-las no site para que todo mundo pudesse ter acesso, segue:
Confira as 14 Dicas Simples e Práticas para Melhorar o seu Perfil ainda Hoje:

1 – Coloque um Imagem profissional

As pessoas costumam não se preocupar muito com esse item, mas esquecem que estão sendo avaliadas o tempo todo. Do que você escreve, a como se apresenta. Então, tire uma foto profissional, de preferência, mais focada do meio do tronco para cima. Pode parecer bobagem, mas ninguém quer ver o azulejo do banheiro ou o guarda roupa da sua casa de fundo.

2 – Crie um Título Matador

Crie um título atraente. Você tem 120 caracteres na parte superior do seu perfil para descrever o que você faz e chamar a atenção das empresas e pessoas. Seja criativo, não coloque apenas o seu cargo (isso é o que todo mundo faz). E você não é o seu cargo! Se quiser,confere aqui o meu de exemplo.

3 – Faça um Resumo de verdade

Descreva suas experiências e aproveite melhor esse espaço para falar sobre como você agrega/ajuda dentro de uma empresa com suas vivências anteriores.

4 – Informe seus Interesses

Preencha a seção de interesses com as palavras chaves do seu mercado. Elas ajudarão você a aparecer nos resultados de busca dentro da LinkedIn. E indexação no Google!

AQUI O LINK DAS DICAS CASO QUEIRA VISUALIZAR NO SITE

5 – Faça Recomendações

Recomende o trabalho das pessoas que você realmente conhece e admira. Além de gerar relacionamento, existe a possibilidade de você também receber recomendações de volta. O que não é nada ruim, certo?
A regra de ouro não é “Eu não faço para os outros, o que eu não quero que façam comigo” mas sim: “Eu faço (primeiro) para os outros, o que gostaria que fizessem por mim”. Pense nisso!

6 – Participe de Grupos

Encontre a sua turma! Isso mesmo, pesquise sobre grupos do seu interesse e participe! Leia o que eles escrevem, comente, encontre coisas interessantes e faça posts nesses grupos. Interaja! Não seja apenas leitor.
Se você tiver um blog seu, ótimo! Caso contrário, procure conteúdo de outros sites que sejam relevantes para aquele público e publique!!! Exemplo: O Comece.Me :-)
A medida que você vai interagindo, as oportunidades vão surgindo naturalmente. Conexões vão se formando e, na medida do possível, tente se aprofundar no relacionamento com aqueles que comentam seus posts nos grupos.

7 – Altere sua URL Pública

Edite sua URL para torná-la mais pessoal, com seu nome. Isso irá otimizar o seu perfil na Linekdin e aumentar as chances do seu nome aparecer nos resultados de busca, inclusive dos buscadores (Google, Bing…).

8 – Encontre seus contatos de Escola e outras Empresas

Faça o upload dos seus contatos do Outlook,Gmail… Você pode descobrir contatos antigos que possuem Linkedin e você nem sabia. Com isso você pode estabelecer velhos contatos, fazer networking e buscar novas oportunidades e indicações.

9 – Encontre Perfis Parecidos e Melhore o Seu

Pesquise por perfis parecidos com o seu e veja o que e como eles tem descrito suas atividades, que grupos eles participam… De certo modo eles são seus concorrentes (ou talvez parceiros), então use sua criatividade, faça um mapeamento dos perfis e comece a melhorar o seu. Mas por favor, não seja um ctrl+c ctrl+v, ninguém gosta de imitadores, seja você mesmo.

10 – Mostre seus Resultados

As empresas gostam de ver resultados, como nem sempre você pode compartilhar números, pode ao menos mostrar que entende do assunto, como? Criando um blog e começando a postar os seus conhecimentos. Eu mesmo já gerei negócios a partir dessa estratégia.
Se você não quiser montar um blog só seu, encontre sites do seu nicho e se proponha a escrever para eles de graça. Isso gera relacionamento e indicações. E claro, publique o seu conteúdo e demais conteúdos filtrados por você nos grupos adequados em que participa.

11 – Participe de Eventos Gratuitos

Encontre e participe de eventos gratuitos. Faça contatos, mantenha-se no circuito! Não sabe onde encontrar “eventos gratuitos?”. Permita me uma provocação: www.google.com :-) Mais é sério, você precisa colocar seu cérebro para trabalhar, usar sua criatividade. Mas ok, vou te dar um exemplo: http://www.meetup.com/
E lembre-se: É igual quando você é solteiro, precisa aparecer nos lugares. O amor (oportunidade) da sua vida provavelmente não vai bater a sua porta sem que você tenha que fazer algo. A não ser que o Carteiro(a) seja interessante :-)
Fale com as pessoas, ajude-as!! Lembre-se da verdadeira regra de ouro. E novamente, aproveite esses momentos para aumentar sua conexões na Linkedin e aprofundar conversas.

12 – Seja Pró Ativo

Você precisa se colocar em evidência, então, aproveite o tempo para estudar, publicar e se relacionar enquanto procura uma nova posição, recolocação ou oportunidade de negócio. O pior momento para procurar um emprego é quando se está desempregado, o mesmo vale para oportunidades de parceria. Então, semeie bastante, faça contatos, envie dicas de como resolver um problema conhecido de um determinado contato. Estimule as pessoas a te fazerem perguntas e claro, responda-as.

13 – Nunca Esqueça Disso

Mesmo que você arrume um novo trabalho, não deixe de fazer algo grátis pelos outros. Não deixe para fazer amigos/contatos somente quando precisa. Isso é péssimo para a sua imagem.

14 – Divulgue onde Conseguir

Coloque o link do seu Linkedin em seu cartão de visitas e assinatura de e-mail. Todo e-mail que você escrever, será uma oportunidade de divulgar seu perfil!

90% dos perfis que eu vejo na Linkedin não estão trabalhando muitos desses itens. Aplique essas dicas e se destaque!

Quer Mais Dicas como essas? Deixe um comentário abaixo!
AQUI O LINK DAS DICAS CASO QUEIRA VISUALIZAR NO SITE

São dicas simples e práticas, mas que vão te destacar da grande maioria que não faz praticamente nada dentro da Linkedin.

PS: O número de visitas ao site está aumentando significativamente e problemas com a minha hospedagem também :-/ Então, caso você passe por essa lentidão ao acessar o site, por favor, me avise! De qualquer maneira já estou trabalhando para migrar o site.

Se você gostou dessas DICAS, que tal compartilhá-las com os seus contatos na Linkedin também?

Sucesso SEMPRE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário